Notícias

Flamengo perde e fica em segundo no NBB

Em jogo com clima de decisão, Brasília supera o Fla por 90 a 83 e garante primeira colocação da fase de classificação

Por - em

A Páscoa não teve um sabor doce para o time de basquete do Flamengo. Os rubro-negros foram a Brasília precisando vencer seu maior rival para garantir o primeiro lugar da fase de classificação do NBB 2009-2010, mas não conseguiram superar os donos da casa. Com Marcelinho, que marcou 21 pontos, eliminado do jogo ainda no terceiro quarto, e sem repetir as grandes atuações defensivas das últimas partidas, o Fla acabou derrotado por 90 a 83.

\

O resultado dá ao Brasília a vantagem de decidir todas as séries dos playoffs em casa. O Flamengo, por sua vez, só não joga o último jogo de uma possível decisão contra o Brasília na HSBC Arena. Agora, os rubro-negros voltam suas atenções para o Torneio Interligas. Nos dias 06, 07 e 08 de abril, o Fla enfrenta o próprio time da casa, o Juventut Sionista (ARG) e o Libertad Sunchales (ARG).

\

Virada na raça
O Flamengo sabia da importância de começar bem a partida contra o Brasília. Afinal, esta vem sendo uma das principais características do time rubro-negro no Novo Basquete Brasil. No entanto, quem começou com tudo foi o time de casa. Empurrado por sua torcida, o Universo abriu vantagem de 7 a 0, e desde então, os rubro-negros só puderam correr atrás do resultado.

\

No primeiro quarto, o time do técnico Paulo Chupeta não conseguiu, e saiu de quadra perdendo por 28 a 20. Mas, no segundo período, o time colocou a cabeça no lugar, acertou seu posicionamento defensivo, e mesmo sem Marcelinho Machado, que abriu o supercílio, mostrou porque é o atual bicampeão brasileiro. Marcando muito e saindo em velocidade nos contra-ataques, o time virou o jogo em um arremesso de três de Duda e foi para o vestiário vencendo por 40 a 39.

\

Ducha de água fria
A euforia com grande virada, no entanto, virou decepção no terceiro quarto. Os primeiros lances do penúltimo período de jogo mostraram o que iria acontecer pela frente. Duas bolas de três de Guilherme Giovanoni, falta antidesportiva de Duda, falta técnica de Marcelinho e o Brasília reassumiu o controle do jogo. Com incríveis 31 a 13 no quarto, vantagem de 70 a 53. Para piorar, Marcelinho, com cinco faltas, foi expulso.

\

Sem o camisa 4, o Rubro-Negro ainda esboçou uma reação no início do último quarto. Com Helio inspirado, o Fla chegou a cortar a diferença para dez pontos, mas Alex, Nezinho e Guilherme não deram brecha para uma virada e mantiveram os donos da casa sempre na frente. No fim, Brasília 90 a 83.

\

Para o técnico Paulo Chupeta o mal início do Flamengo e a enorme vantagem de 19 pontos que Brasília abriu no terceiro período acabou sendo determinante para a derrota.

\

"Nós corremos atrás do placar o tempo todo, e num jogo entre duas equipes desse nível é muito difícil tirar uma vantagem grande. Até enconstamos no último período, mas demos azar em duas bolas decisivas e não conseguimos reverter o resultado. Mas mostramos força e um poder de reação muito grande e mesmo não jogando bem poderíamos ter vencido", explicou Chupeta.

\

Flamengo: Marcelinho (21), Hélio (16), Wagner (7), Fred (3), Duda (8), Jefferson (13), Teichmann (7) e Coloneze (8).
Brasília: Arthur (12), Estevam (7), Valtinho (3), Alex (25), Guilherme (27), Rossi (2), Nezinho (8), Cipriano (2), Biro (0) e Mineiro (4).