Notícias

Flamengo supera pressão em Franca e conquista Super 8 com autoridade

Título é o segundo na temporada e fecha ano de renovação com mais uma taça na galeria

Por - em


Pressão total, ginásio lotado e um adversário recém-campeão sul-americano. Receita para amedrontar qualquer time, menos o Orgulho da Nação. 

O Flamengo entrou em quadra para encarar o líder e favorito Franca e não quis nem saber. Tomou a frente no primeiro quarto, deu aula de defesa no segundo, equilibrou o ataque no terceiro e finalizou com requintes de crueldade no quarto. Alguma esperança o Franca teve, mas o controle foi total da equipe de Gustavo De Conte, que conquistou seu segundo título em 2018. 

Com a conquista, o FlaBasquete já está na Liga das Américas que serpa disputada no segundo semestre de 2019, além da moral que ganha para a volta do NBB. Hoje, o Rubro-negro está na terceira colocação e volta a atuar no próximo dia 12, fora de casa, contra o Corinthians. 

O argentino Franco Balbi foi mais uma vez o ponto de desequilíbrio. Uma atuação gigante do armador que anotou 20 pontos. Marquinhos, escolhido MVP, fez 15 e pegou sete rebotes. Varejão, o craque do primeiro tempo pendurando o Franca nas faltas, fez 16 pontos e pegou seis rebotes. 

O jogo

Como era de se esperar, o primeiro quarto foi bastante equilibrado, com os dois times tomando a dianteira no placar. O Flamengo começou melhor, abrindo 4-0, mas viu o Franca crescer com a torcida no apoio e virar, chegando a fazer 8-13 com cinco minutos. Gustavo parou e acertou a equipe. Com Varejão acumulando faltas dos rivais, o Flamengo foi chegando e tomou a frente, que não perdeu mais nos 10 minutos iniciais. Mesmo com a pressão francana, o FlaBasquete soube segurar e fechou em 25-22. 

A vantagem do primeiro virou atropelo no segundo. Com cinco minutos, o Flamengo abriu 12-0 (34-22) e dominou completamente a etapa. O ginásio ficou em silêncio, acusando o golpe, porém o Flamengo diminuiu um pouco o ritmo e a pontuação baixou. Mas nada que assustasse. A equipe de Gustavo De Conti estava com a marcação fechada e o esquema funcionando muito bem, evitando o trabalho de bola do Franca para fechar em 47-20 e deixar uma ótima gordura para o segundo tempo. 



O terceiro quarto foi o menos movimentado do jogo. O Franca voltou melhor, mas o Flamengo soube administrar a vantagem e a cada ponto sofrido, ia lá para conferir uma cesta e manter a diferença. Através de Hettsheimeir, o time da casa tentou diminuir, o FlaBasquete fechou bem o perímetro e não permitiu os arremessos de longe. Por sua vez, o rubro-negro também não tentou de longe, foi mais para infiltrações com Balbi e Marquinhos e, mesmo perdendo o quarto (22-24), ainda terminou na frente em 11, 62-51. 

Nos 10 minutos finais, o Franca voltou bem e acertou duas de três na sequência, o que fez Gustavo parar o jogo. A conversa surtiu efeito e o Flamengo remotou o jogo. Balbi, com bela infiltração, esfriou o ginásio. 

O jogo se transformou numa batalha. Lá e cá, os dois times se revezaram no ataque e ficou tudo aberto. Mas o peso da quantida de craques do Flamengo falou mais alto. Balbi, Marquinhos, Olvinha e Varejão seguraram o ímpeto do Franca. O título tinha dono. O Flamengo voltou ao lugar mais alto no pódio de um campeonato nacional. A Nação pode comemorar. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.