Notícias

Flamengo tem melhor ataque e melhor defesa do NBB

Rubro-Negro teve média de 91,8 pontos marcados e apenas 77,27 sofridos por jogo na fase de classificação

Por - em

O Flamengo terminou a fase de classificação do Novo Basquete Brasil em segundo lugar, mas, apesar de não conseguir a primeira colocação, a equipe da Gávea teve números impressionantes na competição. A equipe do técnico Paulo Chupeta conseguiu, nada mais nada menos, ter o melhor ataque e a melhor defesa da competição.

\

O time do técnico Paulo Chupeta teve média de 91,8 pontos por partida, sendo 27,35 deles de Marcelinho Machado, cestinha do campeonato. O melhor aproveitamento nas bolas de três pontos da fase de classificação do NBB 2009/2010 também ficou com o Flamengo: 41,98%. O armador Hélio, responsável por municiar o ataque rubro-negro, comemorou o resultado.

\

"Às vezes as pessoas não valorizam o trabalho do armador, porque ele não faz tantos pontos. Mas o grupo sabe da importância deste trabalho de municiar os jogadores que chutam mais. As vezes puxo uns pontinhos, mas não é minha função. O nosso jogo é chamar as jogadas e saber onde cada companheiro vai correr e passar. Aí fazemos a assistência e dificultarmos a defesa adversária", explicou o camisa 5.

\

Uma estatística fundamental para este bom aproveitamento no ataque é o número de roubadas de bola por jogo. O Flamengo foi a equipe que mais recuperou bolas neste Nacional, com média de 9,12 roubos. Fundamento essencial também para dar ao time rubro-negro a melhor defesa da competição, com apenas 77,27 pontos sofridos por partida.

\

"Esse é um número importante, porque ajuda na transição da defesa para o ataque. Impede que levemos pontos e também nos ajuda a marcar pontos", completou Hélio.

\

Marcelinho - O capitão rubro-negro Marcelinho Machado foi o grande destaque individual desta campanha. Além de cestinha da temporada, com média de 27,35 pontos, ele foi o jogador com melhor aproveitamento nas bolas de três pontos da fase de classificação do NBB 2009/2010: 43,00%. Foi também mais eficiente, com média de 26,38 pontos de eficiência e o maior ladrão de bolas: média de 2,46.