Flamengo vence Corinthians e fica a uma vitória das semifinais do NBB
Mais Querido terá a primeira chance de fechar a melhor de cinco das quartas no próximo domingo (18), em São Paulo
Por Paulo Neto - emO Flamengo venceu o Corinthians por 85 a 82 na noite desta quinta-feira (15), no Tijuca, e reassumiu a liderança da série melhor de cinco das quartas de final do NBB por 2 a 1. O próximo confronto será no domingo (18), às 10h, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Em caso de triunfo, o Rubro-Negro avança à semifinal sem necessidade do Jogo 5.
A partida desta noite foi marcada por um Flamengo aguerrido. Mesmo atrás no placar durante boa parte do jogo, o rubro-negro soube sofrer e buscar alternativas. No último quarto, potencializado pela sua defesa, a equipe conseguiu a virada e não olhou mais para trás. Vitória confirmada diante de uma torcida vibrante no Tijuca Tênis Clube. Destaque para a atuação do cestinha Shaq Johnson, com 19 pontos, e Franco Balbi, que veio do banco para mudar a cara do jogo. Foram 16 pontos, 5 rebotes e 5 assistências para o Mago.
Agora, o torcedor rubro-negro torcerá de casa no sábado, quando o Orgulho da Nação vai a São Paulo para o primeiro match point da série.
O jogo
1º Quarto
O Flamengo começou a partida num ritmo alto, embalado pela sintonia entre quadra e arquibancada. Os primeiros minutos foram agitados, com bom volume ofensivo e aproveitamento nos arremessos - mais da metade dos pontos tentados foram convertidos. O Corinthians, porém, conseguiu acompanhar o ritmo rubro-negro e, nos instantes finais, aproveitou pequenos erros para abrir pequena vantagem no placar. Fim do primeiro quarto: 25 a 22 para os paulistas.
2º Quarto
Gui Deodato comandou as ações ofensivas do Flamengo no início da segunda parcial, ditando o ritmo da equipe. Uma bola tripla de Jordan Williams virou o jogo e levantou o ginásio: 31 a 29 para o Mais Querido naquele momento - graças também a melhora defensiva da equipe. Apesar da boa sequência, o Corinthians retomou o controle nos minutos finais e foi para os vestiários com vantagem no placar: 45 a 39.
3º Quarto
Na volta do intervalo, o Flamengo mostrou intensidade e rapidamente reduziu a vantagem. O terceiro período foi marcado por muito equilíbrio entre as equipes. No final da parcial, o Rubro-Negro manteve o jogo vivo e foi para o último quarto apenas três pontos atrás no placar: 67 a 64 para o Corinthians.
4º Quarto
O Flamengo voltou para o último quarto determinado a virar o jogo - e conseguiu. Com a defesa muito bem, a equipe fechou a “casinha” e impediu a criação de arremessos do Corinthians. Do outro lado da quadra, as oportunidades apareceram, e o Rubro-Negro soube aproveitar. Uma bola tripla de Franco Balbi colocou o Mais Querido na liderança por 74 a 69, com cinco minutos por jogar. Os instantes finais foram de emoção, mas o Flamengo soube ser decisivo e garantiu a vitória por 85 a 82, abrindo 2 a 1 na série.
Próximo compromisso
Agora, o Orgulho da Nação volta à quadra no domingo (18), às 10h, para o quarto jogo das quartas de final do NBB, em São Paulo.
Quinteto inicial
Alexey, Shaq Johnson, Jordan Williams, Kayo Gonçalves e Lucas Siewert.
Técnico: Sergio Hernández.