Notícias

Marcelinho faz história e Fla vence primeira nos playoffs

Craque chega aos 4 mil pontos pelo Flamengo e time supera o São José por 78 a 71 fora de casa

Por - em
No primeiro duelo entre o campeão carioca e o campeão paulista na fase eliminatória do Novo Basquete Brasil 2009-2010, quem levou a melhor foi o time do Rio de Janeiro. O Flamengo bateu o São José, fora de casa, por 78 a 71 na primeira partida da série melhor de cinco jogos das quartas de final da competição e agora terá a oportunidade de fechar a disputa em casa, na HSBC Arena.

Os dois próximos jogos acontecem no domingo, às 20h30, e na segunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo da SporTV. Se vencer ambas as partidas, o time da Gávea avança na competição e segue na luta pelo tricampeonato nacional. Destaque para Marcelinho Machado, cestinha do jogo com 35 pontos, que voltou a fazer história contra o São José.

Se na fase de classificação ele bateu o recorde de pontos do NBB, com 63 pontos, e também o de maior número de bolas de três em uma única partida, com 16, desta vez ele chegou a uma importante estatística com a camisa do Flamengo: chegou ao seu ponto de número 4 mil desde que chegou à Gávea em 2007.

Início equilibrado
A partida foi eletrizante desde seu início. Ainda no primeiro quarto, Marcelinho Machado fez história ao superar a marca de 4 mil pontos com a camisa do Flamengo. Mas o camisa quatro do Rubro-Negro fez muito mais do que isso e foi o grande nome do jogo nos 10 minutos iniciais. Ele anotou 16 dos 24 pontos da equipe da Gávea no primeiro período, e mesmo jogando fora de casa com a pressão da torcida local, o Fla fechou o período na frente por um ponto: 24 a 23.

Se o Flamengo tinha Marcelinho inspirado, do outro lado era Wanderson quem pontuava. E foi ele quem comandou a reação do São José no segundo quarto. Com a defesa rubro-negra rendendo abaixo do esperado, o ala do time paulista não encontrou muitas dificuldades para comandar os ataques dos donos da casa. Fulvio, com a mão boa nas assistências, também foi fundamental para que os times fossem para o vestiário com o São José na frente por 39 a 38.

Marcelinho decide

O técnico Paulo Chupeta chamou a atenção de seus comandados no intervalo e o time voltou à quadra com outra postura. A defesa ficou mais agressiva, o ataque apostou na tradicional velocidade e o Flamengo chegou a abrir nove pontos de vantagem. Mas o time relaxou, Fulvio voltou a distribuir ótimos passes para Mateus, cestinha dos donos da casa, e o São José chegou a empatar o placar. Só que na última jogada do quarto, Fred deixou Wagner debaixo da cesta para dar a vitória parcial de 58 a 56 ao Fla.

A exemplo do que aconteceu no terceiro quarto, o Flamengo entrou em quadra mais ligado do que o São José na etapa final. Marcelinho voltou a se destacar individualmente, coisa que não aconteceu no segundo e no terceiro período, e os rubro-negros conseguiram deslanchar no placar. Novamente, o time de Paulo Chupeta abriu sete pontos de diferença, e apesar de levar alguns sustos no decorrer do quarto, precisou apenas administrar a vitória por 78 a 71.

São José: Matheus (21), Mineiro (6), Mudo (0), Fabrício (11), Fulvio (12), Wanderson (15), Renato (0), Vinícius (0), Jimmy (0), Paulão (6), Anderson (0) e João (0).
Flamengo:
Marcelinho (35), Hélio (0), Dedé (0), Wagner (7), Fred (10), Duda (7), Vitor (0), Jefferson (10), Teichmann (8), Coloneze (1) e Alírio (0).