Notícias

No último segundo da prorrogação, FlaBasquete vence Caxias do Sul por 85 a 84 e segue líder do NBB

Gui Deodato foi o responsável por forçar mais cinco minutos de jogo, e Balbi foi o autor dos dois pontos que decretaram o triunfo rubro-negro

Por - em

Foto: Matheus Magnani / Divulgação Caxias

Vitória emocionante fora de casa! No primeiro confronto de 2024 pelo NBB, o FlaBasquete mostrou a força do seu elenco e venceu o Caxias do Sul por 85 a 84 na noite desta quarta-feira, no ginásio do Sesi-RS. Gui Deodato levou a partida para a prorrogação, e Balbi, no último segundo, foi o autor dos dois pontos que decretaram o triunfo rubro-negro. Gabriel Jaú foi outro destaque do confronto com 26 pontos.

Destaques
Gabriel Jaú – 26 pontos;
Gui Deodato – 19 pontos;
Franco Balbi – 15 pontos;
Didi – 13 pontos.

1º Quarto
Os primeiros dois pontos da partida foram rubro-negros com Gui Deodato, que encontrou liberdade para arremessar. Logo em seguida, Balbi trabalhou bem a jogada no garrafão, cravou mais dois e sofreu a falta. Ele também converteu o lance livre de bonificação. Na sequência, o armador argentino ganhou em cima da marcação e anotou uma bola tripla. O Orgulho da Nação fazia um ótimo início de jogo. Por outro lado, a equipe de Caxias do Sul estava disposta a fazer jogo duro e também aproveitava suas chances no ataque, deixando o duelo bastante equilibrado. No fim do quarto, o FlaBasquete terminou na frente por 21 a 16.  

2º Quarto
O início do segundo período seguiu equilibrado, com as equipes trocando pontos. Em determinado momento, os times cometeram alguns erros e o placar ficou um tempo sem se mexer. Mais uma vez, Gui Deodato foi certeiro e anotou mais uma bola tripla, ampliando a vantagem rubro-negra para seis pontos. O Caxias, por sua vez, não deixava a equipe rubro-negra desgarrar no placar e continuava pontuando. Destaque para Didi, que acertou duas bolas de três seguidas. Nos minutos finais, o Rubro-Negro conseguiu uma boa vantagem e fechou o primeiro tempo na frente por 39 a 31.

3º Quarto
Na volta do intervalo, Gui Deodato, cestinha do Mengão na partida, tentou outra bola de três e converteu. Gabriel Jaú também estava bem no jogo. Anotou uma bola tripla, e na sequência, foi pra enterrada. Ne reta final do período, Caxias do Sul reagiu e encurtou a diferença no placar. Mas o Orgulho da Nação seguiu na vantagem, fechando o quarto em 57 a 53.

4º Quarto
No início do último quarto, Caxias do Sul seguiu com sua reação e buscou a virada. O Rubro-Negro, por sua vez, não se abateu e seguiu no ataque, não permitindo que o adversário abrisse vantagem. Gabriel Jaú, além de acertar três lances livres, converteu uma bola tripla importantíssima. Os minutos finais foram emocionantes! O Mengão, em dois lances livres de Jaú, passou a frente no marcador. Nos últimos segundos, com o Fla atrás no placar por três, Gui Deodato recebeu na zona morta, empatou a partida e forçou a prorrogação: 78 a 78.

Na prorrogação, o Orgulho da Nação largou na frente com um ponto de Didi, em lance livre. O Caxias respondeu na mesma moeda e também converteu dois lances livres. Caxias do Sul chegou a passar a frente no marcador, mas o FlaBasquete foi valente e lutou até o fim. No último segundo e alguns centésimos, Balbi sofreu a falta e foi pra dois lances livres. Acertou o primeiro e errou o segundo, mas pegou o rebote e converteu dois pontos na bandeja para dar uma vitória espetacular ao Mengão, que segue na liderança do NBB: 85 a 84.

Próximo desafio
O Orgulho da  Nação volta à quadra na próxima sexta-feira (5) para encarar o União Corinthians, às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Arnão, em mais um compromisso fora de casa pelo Novo Basquete Brasil 2023-2024.

Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Loku Cuello, Marko Filipovity e Diarra.
Técnico: Gustavo De Conti.