Notícias

O segredo do sucesso está na defesa

Preocupação com o setor defensivo é exaltada por jogadores e comissão técnida do basquete

Por - em

A fase do basquete rubro-negro não poderia ser melhor. Onze vitórias consecutivas, liderança do Novo Basquete Brasil e o craque Marcelinho Machado pontuando muito. O principal fator para esta grande sequência de resultados positivos, no entanto, para os jogadores e integrantes da comissão técnica do Flamengo não é o ataque. Pelo contrário. É a defesa.

\

Afinal, todos sabem do potencial rubro-negro para pontuar, tanto nas bolas de longa distância como nas infinltrações. Por isso, a diferença tem que ser na marcação. É isso que o técnico Paulo Chupeta e seu auxiliar, João Batista, sempre passam para o grupo. E os jogadores parecem ter assimilado bem o recado.

\

"Chega a ser maçante o que o João Batista fala com a gente (risos). Ele conversa bastante e diz que temos que focar na marcação. Nós sabemos disso. O ataque da nossa equipe é muito forte, então se marcarmos bem e fizermos uma defesa forte, será um grande passo para o time render bem na frente", explicou o armador Hélio.

\

O ala-pivô Guilherme Teichmann concorda. Segundo ele, foi justamente a evolução defensiva que fez com que o estilo de jogo do Flamengo tivesse evoluído na segunda parte do NBB.

\

"O time melhorou bastante no segundo turno, não perdemos nenhum jogo, e isso porque estamos marcando bem e jogando de maneira consistente na defesa", disse.

\

Segundo Chupeta, a agressividade da defesa no primeiro quarto da vitória sobre o Palmeiras/Araraquara é um modelo para o restante da temporada.

\

"Fizemos uma defesa agressiva, consistente, e colocamos 30 pontos de frente logo no primeiro quarto. Isso acabou assustando um pouco o time do Araraquara e resolvemos o jogo ali", completou.

\

O Flamengo volta a jogar na próxima sexta-feira, às 20h, contra o Bauru. Depois da partida contra o time paulista, restarão apenas três jogos para o final da fase de classificação do Novo Basquete Brasil 2009-2010.