Notícias

Olivinha reassume protagonismo e faz a diferença em quadra para o FlaBasquete

Ala-pivô calibra a mira e se torna em dor de cabeça constante para os adversários

Por - em


De volta à boa fase. O mais experiente jogador do basquete rubro-negro reencontrou o caminho das cestas e dos duplos-duplos.  Olivinha reassumiu a condição de titular no FlaBasquete nos últimos jogos e mostrou como é uma das principais armas de Gustavo De Conti para conseguir a vaga na final do Super 8. Nesta quinta-feira, o Flamengo enfrenta o Botafogo na Arena Carioca 1, às 21h10 e Olvinha quer manter o nível. Foram 47 pontos nas duas últimas partidas contra o Minas, essenciais para a equipe sair de quadra com os triunfos. 

No Flamengo desde 2012 e campeão de tudo, Olivinha tem a exigência dos craques e sentiu que estava devendo. Foi trabalhar. Arregaçou a as mangas, pegou a bola e passou a ficar mais tempo ainda depois dos treinos praticando arremessos, principalmente de três. Olivinha já tinha o hábito, mas intensificou. Na véspera do jogo contra o Botafogo, foram mais de 20 minutos arremessando com aproveitamento altíssimo, principalmente da chamada "zona morta". 

"Depois dos jogos, eu venho tentando melhorar e detectei na parte ofensiva eu estava deixando a desejar. Após os treinos eu fico fazendo minha série de arremessos e vem dando certo. Não tem fórmula mágica. Quanto mais você trabalha, mais sucesso você tem", disse o ala-pivô, que também falou do entrosamento com Marquinhos, seu amigo de longa data e que na última partida contra o Minas somaram 50 pontos. "Eu e o Marquinhos jogamos juntos há 10 temporadas, sendo sete aqui no Flamengo. O entrosamento é muito grande, eu sempre sei onde ele estará ele também sabe".



Não só Olivinha, mas o Flamengo como um todo melhorou os números na frente também. A média de pontos da equipe aumentou e nos três confrontos recentes o time passou da linha dos 90 pontos, chegando a fazer 100, exatamente contra o Botafogo, rival de quinta-feira. Para Olivinha, isso se deve não só ao entrosamento da equipe, que melhora a cada jogo, mas também ao tempo que Gustavo teve para trabalhar seus comandados. 

"Nossa equipe vem trabalhando muito duro. Tivemos um período grande para treinar, coisa que não conseguíamos antes, por conta do calendário apertado. Então pudemos treinar bastante e isso ajudou a equipe. Nosso entrosamento melhorou demais como equipe. Conseguimos ver isso nos jogos. Nosso ataque flui muito e temos grandes jogadores com poderia ofensivo muito grande. A equipe está num momento muito bom e isso é devido ao trabalho duro que estamos fazendo. Nós sabíamos que ia chegar essa hora e isso é fruto do trabalho que estamos fazendo realmente".

O clássico contra o Botafogo será o sexto na atual temporada. Foram quatro no Estadual e um pelo NBB. Todos com vitória do Flamengo. No Carioca, os times se enfrentaram na fase classificatória e o placar foi rubro-negro nos dois jogos. Na estreia, em General Severiano, um jogo apertado e vitória pelo placar de 67 a 57. Na volta, no Tijuca Tênis Clube, outro confronto equilibrado: 73 a 69. Na decisão, que seria em melhor de três, o Flamengo acabou em duas partidas: 88 a 69 e 83 a 73, garantindo o Tridecacampeonato estadual. 

Já no NBB, os dois times se enfrentaram no Tijuca Tênis Clube com mais uma vitória do Orgulho da Nação, por 102 a 73. Para Olivinha, todos esse retrospecto tem seu peso, mas quando a bola subir na Arena Carioca, tudo ficará para trás.

"O foco tem que ser durante os 40 minutos. A gente já jogou bastante contra eles, conhecemos bem o time, vencemos todas, mas isso já é passado. Cada jogo é uma história diferente e amanhã também será. É mata mata. Quem vencer, passa para a final. As duas equipes tem o mesmo objetivo. O Botafogo vem de uma vitória boa contra o Pinheiros, que deu bastante confiança, mas nossa equipe também está pronta. A gente vem muito bem. Ganhamos contra o Minas, a confiança tá grande e a equipe tá motivada", finalizou o camisa 16.

Brinquedos por Ingressos

Como foi realizado na partida anterior contra o Minas, não haverá venda de ingressos para a partida. As entradas serão trocadas por brinquedos em bom estado na porta da Arena. Um brinquedo = um ingresso. Como ocorre em todos os clássicos no Rio de Janeiro, este Flamengo x Botafogo terá torcida única rubro-negra. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.