Notícias

Sem Coloneze, Flamengo enfrenta Assis na Arena HSBC

Reservas brilharam na vitória sobre o Bauru e equipe busca terceira vitória seguida no NBB

Por - em
Mais uma equipe paulista pela frente. O Assis Basket é o novo desafio do Flamengo na fase classificatória do Novo Basquete Brasil. O jogo, o décimo dos atuais bicampeões nacionais na competição, será realizado neste domingo, às 11h, na Arena HSBC, ginásio na Barra da Tijuca.

O grande desfalque é Coloneze, que deve ficar fora das quadras por aproximadamente 45 dias. Na sexta-feira, quando o Flamengo venceu o Bauru por 107 x 90, também na Arena HSBC, o pivô deixou a quadra ainda no primeiro quarto, sentindo muitas dores no joelho esquerdo. O primeiro prognóstico do departamento médico do Flamengo, ainda na quadra, não parecia muito animadora. Mas depois de uma ressonância magnética, no sábado, o fisioterapeuta Ricardo Machado confirmou que a lesão não é tão grave.

"Felizmente, o jogador teve apenas uma ruptura parcial do cruzado anterior e não vai precisar passar por uma cirurgia, o que seria necessário se essa ruptura fosse total. O jogador deve ficar com um imobilizador por duas semanas e depois fará um fortalecimento de três ou quatro semanas para poder ter condições de voltar às quadras", explicou Machado.

A vitória sobre o Bauru - A julgar pela atuação de sexta, o torcedor pode esperar uma boa partida. Na vitória sobre o Bauru, o Flamengo mostrou que não depende apenas do seu quinteto titular para brigar pelo tricampeonato. Com os alas Duda e Jefferson em noite apagada e sem Colonese, que deixou a quadra machucado ainda no primeiro quarto, coube ao capitão Marcelinho e aos reservas Guilherme Teichmann e Dedé comandarem o sexto triunfo rubro-negro na competição. Com a vitória, o time de Paulo Chupeta chegou à quinta colocação com seis vitórias e três derrotas.

 Depois de primeiro quarto ruim e com um aproveitamento muito abaixo do normal, o Flamengo melhorou no segundo período com as entradas de Teichmann e Wagner. A equipe chegou a abrir uma diferença de onze pontos, mas foi para o intervalo vencendo por 49 a 41. Os dez minutos seguintes foram os melhores. Com Fred em quadra, o Flamengo ganhou em marcação e velocidade. Além de anotar uma bola de três pontos, o armador conseguiu parar o americano Larry, principal articulador de Bauru. Teichmann e Dedé também brilharam no período, e o Flamengo chegou a estar vencendo por 15 pontos.

A diferença se manteve até os 6 minutos finais, quando o time paulista esboçou uma reação e chegou a diminuir a diferença para apenas cinco. Foi aí que os alas Marcelinho e Dedé fizeram a diferença. O primeiro não errou mais nada até deixar a partida com cinco faltas e 28 pontos a menos de três minutos do fim. Já Dedé mostrou que está totalmente recuperado de um problema na mão direita ao anotar duas bolas de três pontos, suficientes para garantir uma boa vantagem para o Flamengo.

Apesar da falta de ritmo de jogo, Dedé estava feliz de ter ajudado a equipe em um momento importante da partida.

"Até que para quem estava sem jogar há mais de um mês eu acho que fiz uma boa partida e ajudei a equipe a conseguir mais uma vitória. O mais importante é que me senti bem na quadra e a mão não incomodou em nada", disse o ala.

Já Marcelinho, que fez sua terceira partida após mais de 40 dias parado, sabe que ainda está longe de sua forma ideal, mas enalteceu a força do elenco rubro-negro.

"Eu ainda me sinto preso na hora de realizar alguns movimentos, mas isso aos poucos eu vou readquirindo com o ritmo de jogo. O mais importante é que ajudei a equipe a vencer e o Flamengo mostrou que tem um elenco muito forte. O Dedé entrou muito bem e acabou sendo decisivo", elogiou o capitão rubro-negro.

De acordo com Marcelinho, o técnico Paulo Chupeta ressaltou também a importância do sistema defensivo, treinado exaustivamente durante toda a semana.

"É claro que em alguns momentos a gente deixou a marcação cair, mas no geral tivemos uma concentração defensiva muito boa. O Duda não esteve bem, mas o Dedé fez uma grande partida e mostrou que no Flamengo todos são importantes".