Notícias

Vai começar a LDB! Flamengo vai em busca do tricampeonato a partir deste domingo (25)

Em parceria com a Unifacisa, equipe Sub-19 do Mais Querido disputa competição pelo time paraibano

Por - em

Faltam 24 horas para a estreia do Mengão na LDB! Neste domingo, às 13h30, os Crias da Gávea enfrentam o Bauru no ginásio do Pinheiros, em São Paulo. No grupo B, o Mais Querido ainda terá pela frente Rio Claro, Cerrado, Mogi e os donos da casa na primeira etapa da fase classificatória.


Maior competição da base no país, a Liga de Desenvolvimento de Basquete é um enorme celeiro da modalidade. Com atletas de até 22 anos, grandes nomes do esporte no país já passaram pelo campeonato, como o Monstrinho Yago Mateus e Cristiano Felício, um dos destaques da campanha do bicampeonato do Flamengo em 2013, atualmente na NBA.


Com o objetivo de desenvolver ainda mais os jovens da base, o Mais Querido firmou uma parceria com a Unifacisa, e atletas das equipes Sub-17 e Sub-19 do Mengão vestirão a camisa do time de Campina Grande (PB) no torneio. A equipe será dirigida pelo técnico rubro-negro Mauro Macêdo. Como forma de preparação para o campeonato, Flamengo e Unifacisa se enfrentaram na última quinta-feira (22) em amistoso no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Antes da atividade, o Diretor Executivo de Esportes Olímpicos e ex-atleta da Seleção Brasileira de basquete, Marcelo Vido, bateu um papo com os jogadores.


“É uma oportunidade enorme para os meninos, tanto do Sub-19 quanto do Sub-22. Se você pegar o histórico da competição, a gente tem alguns atletas que surgiram na LDB que estão na NBA, então talvez seja o melhor programa da Liga Nacional de Basquete, que é o desenvolvimento de jogadores para que, em um futuro próximo, tenhamos mais atletas em alto nível jogando pelo NBB”, explicou o dirigente.


O comandante do Flamengo, Rodrigo Leonardo, falou sobre a busca pelo tricampeonato e a importância da competição e da parceria com a equipe paraibana para o desenvolvimento dos jovens no clube.


“A gente vai para brigar pelo título, mas em nenhum momento teremos jogos fáceis, a LDB é um campeonato muito competitivo. E é uma parte muito legal enfrentar um colega de trabalho”, disse o treinador, continuando. “É um ganho muito grande para os dois, sabermos que não são 12 esse ano, mas 24 atletas se desenvolvendo no Flamengo e os 24 tentando ganhar o título. Então é importante para mim, para o Mauro, e maravilhoso para o clube, que muitas vezes é criticado por ser um time de alto nível, na ponta, mas é um time que também está olhando para seus jovens. Isso pra nós é essencial”.


O Flamengo será representado na LDB pelos armadores Joãozinho, Matheusinho e Cris; os ala-armadores Magno, Camargo, Marlon e Dilber; o ala Lucas; os ala-pivôs Rachel e Ruan; e os pivôs Maciel e Emanuel.


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, MOSS, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).