Notícias

Conheça Bruno Jotta, o bioestatístico do CUIDAR

Profissional rubro-negro é responsável pela análise de desempenho dos atletas

Por - em

Por trás das medalhas rubro-negras, há um profissional essencial para o rendimento dos atletas. Bruno Jotta da Costa é o bioestatístico do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento). Formado em Educação Física, mestre e doutor em Engenharia Biomédica (COPPE PEB UFRJ), trabalhou anteriormente na Fundação Universitária José Bonifácio, e hoje é o responsável pela supervisão e tem participação na escolha dos testes e nas análises dos atletas do Flamengo.

Os dados analisados por Bruno geram resultados para que o CUIDAR possa informar e ajudar nas decisões técnicas, dando um suporte na parte de seleção, supervisão e execução de testes aplicados. O bioestatístico rubro-negro contou um pouco de como seu trabalho pode influenciar na atuação dos atletas.

"O trabalho é muito influente no desempenho dos atletas porque ele está em um segmento que é um dos carros chefe do CUIDAR, que são as análises. A ocupação do setor de fisioterapia e os preventivos de lesão estão presentes no produto final para os atletas. Acabamos oferecendo as melhores condições de treino e aumentamos o potencial competitivo e de desempenho." disse o bioestatístico.

A atuação de Bruno se estende aos oito esportes olímpicos do Flamengo e já mostra grande evolução desde o inicio de sua aplicação.

"Hoje temos algumas propostas diferentes das análises do começo, e tudo está sendo bem aceito pelo corpo técnico e pelos preparadores físicos. Os treinos estão cada vez mais relevantes para contribuir na evolução física e competitiva dos atletas.", contou. 


* Sob supervisão de Isabel Oberg e Isabela Abirached



Sobre o CUIDAR
O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.