Notícias

CUIDAR: Prestação de contas Janeiro – Março 2019

Centro passará a adotar periodicamente a prática de feedback de serviços prestados ao departamento de Esportes Olímpicos

Por - em



Aqui você confere as ações que o departamento de esportes olímpicos realizou diretamente na preparação de atletas e equipes de todas as modalidades e categorias através do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento do Atleta de Rendimento) entre os meses de Janeiro e Março de 2019. 


Programa de Suporte à Decisão: Reunião mensal com a equipe multidisciplinar, técnicos e gestores das modalidades para integrar e alinhar os conhecimentos e ações, visando aprimorar o processo de formação e desenvolvimento de atletas de rendimento. Todas modalidades participam do programa. Nesse ano já foram realizados 20 PSDs (Programa de Suporte à Decisão).


Monitoramento diário nas modalidades Remo, Ginástica Artística e Vôlei: Realizado com intuito de avaliar, controlar e observar de perto como o atleta está se sentindo e se ele está evoluindo. Além disso pode ser utilizado para detectar e prevenir possíveis lesões e planejar futuros treinamentos. 


Avaliações Fisioterápicas: Realizadas em fevereiro com o objetivo de detectar possíveis fatores de risco que possam contribuir para o desenvolvimento de lesões agudas e/ou crônicas na prática esportiva. 456 atletas de todas modalidades olímpicas foram avaliados, com exceção das primeiras categorias, e contamos com parceria da SONAFE – Sociedade Nacional de Fisioterapia.

 

Avaliações Físicas de Pré-Temporada: Possui como objetivo avaliar o estado de saúde do atleta e identificar aspectos chave para os treinamentos subsequentes. Todas modalidades foram avaliadas, totalizando 557 atletas.

 

Capacitações: Foram realizadas ao todo dez Escolas de Atletas, Pais e Profissionais do Esporte em 2019. Os temas abordados foram: Monitoramento de Controle de Carga de Atletas, Nutrição, Psicologia do Esporte, Transdisciplinaridade no Esporte de Alto Rendimento e Doping.

 

Atendimentos CUIDAR: No ano de 2019 já foram realizados mais de dois mil atendimentos dentre as especialidades do CUIDAR (Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Massoterapia e Nutrição). Além disso, há o suporte diário da Bioestatística atuando na avaliação de dados e confecção de relatórios em todas modalidades e da Fisiologia no suporte ao planejamento de treinos.

 

Apresentações de planejamento: Realizadas aos pais e atletas de todas modalidades a fim de transmitir o que está planejado para a modalidade no ano.


O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento do Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.