Notícias

CUIDAR promove palestra em parceria com Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Atletas do nado artístico rubro-negro foram primeiras a participarem do Programa de Educação Antidopagem do Flamengo

Por - em
No último sábado (16), o CUIDAR realizou mais uma ação do Programa de Educação Antidopagem do Flamengo. Em parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, o núcleo rubro-negro promoveu uma palestra educativa sobre o tema para as atletas do nado artístico. A atividade foi ministrada pela ex-ginasta e Secretária Nacional da ABCD, Luisa Parente, e pelo diretor, André Siqueira. A moderação foi do Dr. Claudio Cardone, Coordenador Médico do CUIDAR.

Pautada pelos programas de informação e educação estabelecidos pelo Código Mundial Antidopagem, a ABCD fornece conhecimento sobre o assunto através de palestras, seminários e encontros com profissionais, entre outras formas de divulgação. Com objetivo de propagar a cultura antidopagem à toda a comunidade esportiva, a ABCD criou a campanha Jogo Limpo, que busca a adesão e a disseminação por parte dos participantes de forma direta e indireta quanto à importância do tema. O Rubro-Negro foi o primeiro clube olímpico a aderir ao movimento, que conta hoje com mais de 30 instituições.

“A adesão do Flamengo à campanha Jogo Limpo é fundamental para nós, pois se trata do clube de maior torcida do país. Assim levamos a cultura de combate à dopagem ao maior número de pessoas. Além disso, é um clube com tradição na formação de atletas olímpicos, representando boa parte das seleções de base, que é o nosso principal público alvo. Dessa forma, a divulgação dos canais da ABCD ajuda a levar as informações aos atletas, treinadores e familiares e o Flamengo também cumpre seu papel na educação antidopagem”, disse a secretária Luisa Parente.

Jullia Catharino, que compete pelo Mais Querido e pela Seleção Brasileira de nado artístico, aproveitou a palestra para tirar algumas dúvidas, esclarecidas na atividade. A atleta ressaltou a importância da abordagem ao tema.

“Realmente a gente tem que estudar esse assunto no dia a dia porque é muito importante e às vezes a gente deixa passar, mas, na verdade, é algo que temos que prestar muita atenção e saber tudo, estar bem ciente de todas as consequências e processos”, disse Jullia. “O clube fez uma palestra incrível tanto para as atletas que já são de seleção, quanto para as que são da base e vão começar a ter contato. Achei muito importante, muito esclarecedor e muito boa a iniciativa”.

Nadadoras da equipe Sênior e das categorias de base participaram do evento online, além de pais e responsáveis pelas atletas mais jovens. Membros da comissão técnica, profissionais do CUIDAR, gerentes de outras modalidades e o Diretor Executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, também se juntaram ao grupo.