Notícias

CUIDAR realiza palestra “Atuação Fisioterapêutica no Basquete” em parceria com a SONAFE

Evento reuniu profissionais da área na Gávea nesta terça-feira (26)

Por - em
Com o objetivo de capacitar e manter os profissionais do esporte sempre atualizados, o CUIDAR – Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento vem realizando palestras na sede do clube, na Gávea. Nesta terça-feira (26), a pauta foi “Atuação Fisioterapêutica no Basquete”. O evento foi mediado pelo Coordenador de Fisioterapia do Flamengo Alexandre Montenegro, e contou com a participação de Ricardo Machado, fisioterapeuta do FlaBasquete, e de Henrique Jatobá, do Comitê Olímpico Brasileiro há mais de 15 anos. 

Em parceria com a Sociedade Nacional de Fisioterapia (SONAFE), a palestra foi realizada no auditório Rogério Steinberg e teve a presença de diversos profissionais da área da saúde. O evento fez parte do programa da SONAFE que promove reuniões de fisioterapeutas do Rio de Janeiro frequentemente. Gerente de Ciências do Esporte do Mais Querido, Izabel Miranda exaltou o papel do Flamengo na iniciativa. 

“O mais importante foi mostrar que nossos profissionais estão fazendo o trabalho da forma correta e, mais do que isso, de uma forma multidisciplinar. A prevenção não depende só do fisioterapeuta. A redução do número de lesões, a redução do impacto dessas lesões ou a disponibilidade que o atleta tem para treinar e competir depende muito de um trabalho construído pela medicina, fisioterapia, preparação física, nutrição, psicologia, fisiologia, que é o que o CUIDAR está fazendo ao longo desse tempo”, afirmou Izabel. 

“São condutas que são, hoje, utilizadas em nível internacional. Nós trabalhamos muito de acordo com as condutas estabelecidas pelo Comitê Olímpico Internacional na prevenção e na melhora do desempenho do atleta”, finalizou.

A próxima palestra do CUIDAR acontece nesta quinta-feira (28), também no auditório Rogério Steinberg, às 19h. Mais uma edição da Escola de Pais, Atletas e Profissionais do Flamengo, o tema do encontro é “Doping no Esporte”, e reunirá na mesa o Dr. Bruno Fonseca, membro da Comissão de Combate ao Doping do Ministério do Esporte desde 2004, o Dr. Rodolfo Alkmin, Oficial de Controle de Dopagem da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), e a ex-ginasta e atual Gerente de Esportes Terrestres do Flamengo, Luisa Parente, membro do Tribunal de Justiça Antidopagem.