Escola de Profissionais: Uso de Terapias Biológicas nas Lesões Musculoesqueléticas
CUIDAR promove mais um encontro científico com profissionais de reconhecimento internacional
Por Raiana Monteiro - emNa primeira semana de setembro o
CUIDAR promoveu, na sede social do Flamengo, na Gávea, mais uma edição
importantíssima do encontro de discussões científicas da sua Escola de
Profissionais. Sob o tema “Uso de Terapias Biológicas nas Lesões
Musculoesqueléticas: Realidade ou Perspectiva?”, os profissionais do CRF e
convidados da comunidade científica nacional receberam Camila Carballo, Pt e
PHD, pesquisadora do Hospital for Sepcial Surgery NYC, dos Estados Unidos para a
abordagem.
“O tema dessa Escola de Profissionais
tratou do que há de mais moderno, de mais atual na ciência em termos de
tratamento de lesões, o que são essas terapias e o nível que a ciência está no
uso dessas terapias biológicas. O que pode ser usado, o que não pode ser usado,
o que é certo... Então a discussão foi nesse nível, com um pessoal de um laboratório
que está no topo da cadeia nos Estados Unidos e no mundo”, enfatiza o
Coordenador-Médico do CUIDAR, Dr. Cláudio Cardone.
“Isso também nos favorece porque já
temos uma relação com eles por ter brasileiros lá. Eles estiveram no Flamengo
na época da Olimpíada, porque o médico-chefe do laboratório é o médico-chefe da
natação dos EUA, então a gente tem contato e se relaciona com esses
profissionais há algum tempo. Dessa vez tivemos a oportunidade de realizar a
escola com uma ex-aluna minha, que estava no Brasil e que agora é pesquisadora sênior,
contratada recentemente. Foi um evento aberto, com bastante gente de fora inclusive”,
completa o Dr. Cardone.
O evento contou com profissionais de diversas instituições renomadas que trabalham atletas olímpicos em todo o país, incluindo um representante do Comitê Olímpico do Brasil.
A Escola de Profissionais do
CUIDAR acontece periodicamente e funciona como uma plataforma de benchmarking
do Centro, visando principalmente a capacitação profissional de sua equipe
multidisciplinar.