Notícias

Espaço físico do CUIDAR na Gávea completa oito meses

Gerente de Ciências de Esporte do Mais Querido comenta aniversário

Por - em
O CUIDAR, Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento, vem sendo cada vez mais influente no desenvolvimento dos atletas rubro-negros. O espaço físico na Gávea - que aprimorou ainda mais a interdisciplinaridade desportiva, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas ligadas à ciência do esporte - completou oito meses de existência nesse dia 22 de Junho. 

Izabel Miranda, gerente de Ciências do Esporte do Mais Querido, comemorou essa data e falou sobre a importância do CUIDAR para os Esportes Olímpicos do Flamengo.

"A preocupação em evitar resultados prematuros nos jovens ocorre devido às consequências que estes podem trazer à carreira do atleta. Por ser geralmente fruto de uma preparação forçada, a busca de resultados nos atletas em formação tem como alvo duas principais críticas: a primeira é a possibilidade de provocar um esgotamento precoce das reservas de adaptação do jovem atleta e a segunda está resumida na ausência do trabalho de base ideal para se alcançar o alto nível de desempenho na idade adulta, provocada pela orientação exclusiva para a vitória", disse Izabel.

A gerente, que esta à frente do projeto desde o início, continuou contando como todo conhecimento cientifico adquirido vem sendo aplicado. 

"A teoria do treinamento vem sofrendo profundas alterações com o avanço do conhecimento científico. Os resultados das pesquisas aplicadas no esporte fornecem parâmetros mais precisos para a determinação das cargas de treinamento, com o intuito de maximizar as adaptações provenientes dele, sem a perda da integridade física e psicológica do atleta", explicou. 

E por fim, Izabel concluiu falando sobre a responsabilidade do projeto, destacando a importância do CUIDAR para os atletas dos Esportes Olímpicos do Flamengo. 

"Nessa perspectiva o Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento (CUIDAR) é responsável por implantar um programa de intervenção das Ciências do Esporte no sentido de contribuir com informações e ferramentas atualizadas e padronizadas para que treinadores possam nortear seu programa de treinamento para o alcance da excelência no rendimento esportivo, promovendo a saúde do atleta", completou.

Desde Janeiro de 2016, o CUIDAR vem realizando diversas atividades em prol dos atletas rubro-negros. O projeto construiu, e vem desenvolvendo, um banco de dados dos 640 atletas do Flamengo, o que possibilita que os ciclos de treinamento das oito modalidades esportivas que o Mais Querido oferece também fossem impactados para melhor. O CUIDAR promove ações não só para os atletas. Os profissionais do clube puderam contar no último ano com 14 Escolas de Profissionais do Esporte, que contou com uma média de 100 profissionais envolvidos. 

Futuramente, o projeto rubro-negro ainda pretende realizar algumas ações, como o desenvolvimento de parcerias com universidades na área de saúde e desempenho esportivo, implantação do programa de desempenho escolar de atletas e a construção de um instrumento para identificação de potenciais talentos esportivos.

Sobre o CUIDAR
O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.