Notícias

Flamengo firma parceria com o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro para o CUIDAR

Representantes do IORJ visitam o clube para assinatura do contrato no gabinete da presidência

Por - em
O Flamengo, através do CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento), projeto interdisciplinar dos Esportes Olímpicos, firmou parceria com o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ), na manhã desta terça-feira (6), no gabinete do presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Além do mandatário rubro-negro, a gerente de Ciências do Esportes, Izabel Rohlfs, o diretor-executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, e Bruno Barki, sócio-proprietário e conselheiro do clube, representaram o Mais Querido. Pelo IORJ, os sócios Gustavo Bonfadini, Almyr Sabrosa e Renato Luiz Patuzzo, todos médicos oftalmologistas.

"É uma ação inovadora no esporte de alto rendimento, uma vez que o IORJ vem trazer para a gente uma maior saúde visual e que nos permite melhor desempenho esportivo dos atletas e melhor qualidade de vida. Como o CUIDAR trabalha com saúde e performance, essa parceria encaixa muito bem. Atualmente é possível encontrar diversos artigos relacionando esses dois temas, então é algo muito atual e inovador para um clube que busca excelência no esporte. Estamos saindo na frente com certeza", disse Izabel.

Um dos idealizadores da parceria e amigo de Almyr Sabrosa, um dos sócios do Instituto, Barki contou como aconteceu a aproximação.

"O Almyr é meu amigo de muitos anos e tem diversos projetos muito legais. Conversando com ele, pensamos em fazer um projeto juntos unindo a excelência na oftalmologia deles com uma das principais base de atletas do Brasil em esportes olímpicos. Com o material humano que o Flamengo oferece e a qualidade do trabalho do IORJ, tem tudo para acontecer um crescimento dos atletas. Também envolve uma questão humanitária, pois muitos são de baixa renda e não têm acompanhamento desde criança. Podendo ter esse tratamento e aumentar o rendimento, será positivo para todas as partes", explicou.

Já o Dr. Bonfadini exaltou o orgulho do Instituto em participar desta iniciativa ao lado do clube.

"Essa parceria entre Flamengo e IORJ é inovadora, não existe nada assim no Brasil em relação à saúde ocular dos atletas. Vamos avaliar tanto possíveis problemas que eles possam ter de visão, assim como a performance visual deles. Esperamos que isso melhore também a performance esportiva desses atletas. Vamos participar desde o crescimento esportivo de atletas mais jovens até os profissionais. O IORJ se orgulha muito por ter o Flamengo nessa parceria, é uma ação social do Instituto junto ao clube. Esperamos poder melhorar a saúde ocular de todos eles", declarou.

Bandeira de Mello destacou a relevância da parceria para o trabalho pioneiro do clube.

"Acho extremamente importante, visto que o Flamengo está se posicionando como um clube de vanguarda. Acho que cuidar da saúde visual dos nossos atletas tem tudo a ver com excelência em performance. Então tenho certeza que em alguns anos estaremos comemorando os resultados dessa parceria", finalizou o presidente.

Sobre o CUIDAR
O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento busca aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos, baseando-se em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional.