Notícias

Participação do CUIDAR melhora resultados do Mais Querido

Profissionais multidisciplinares são fundamentais na recuperação de atletas

Por - em
Na última semana, os atletas da natação do Flamengo conquistaram bons resultados no Troféu Brasil, trazendo oito medalhas para o clube e deixando o Mais Querido na quinta colocação geral do torneio mais importante da modalidade. Entre os diversos profissionais envolvidos no processo, estão os do Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento, o CUIDAR. 

O departamento, inaugurado em outubro de 2016 com o objetivo de aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, tem influência direta na performance dos rubro-negros em competições. Isso acontece pois o núcleo se guia pela proposta de unir o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, complementando a formação de cada um. Os profissionais do CUIDAR atuam em seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional. 

Gerente de Ciência do Esporte e idealizadora do projeto, Izabel Miranda comentou a participação do núcleo nas competições.

“Foi importantíssimo o apoio da equipe multidisciplinar que trabalhou no Troféu Brasil, por exemplo, dando suporte na recuperação dos atletas das eliminatórias para a final. A colocação alcançada foi muito boa, já que é o campeonato mais importante da natação brasileira, e o esquema de atendimento aos atletas adotado contribuiu muito”, afirmou Izabel.  

“Não só na natação, mas em todas as modalidades com as quais trabalhamos, os resultados vêm sendo melhores. Agora, temos trabalhado para a diminuição do número de lesões e, consequentemente, a maior disponibilidade do atleta em treinos e campeonatos”, finalizou. 

O CUIDAR, cujo espaço físico se encontra na sede do clube na Gávea, atende a todos os atletas dos esportes olímpicos do Mais Querido e conta com o apoio de diversos parceiros como a SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) e o laboratório Hermes Pardini, responsável pela realização de exames médicos nos rubro-negros.