Notícias

Bernardinho visita sede rubro-negra e elogia instalações olímpicas

Treinador da seleção masculina brasileira de vôlei ressalta que Flamengo "está trabalhando no sentido de ter aquilo no que se é de maior eficiência no mundo"

Por - em
A sede do Mais Querido recebeu uma visita ilustre. E com muitas conquistas para contar. O técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardinho, visitou o clube e conheceu Fred Luz, diretor geral do Flamengo, e Marcelo Vido, diretor de Esportes Olímpicos. Com mais de 35 anos de experiência, o multicampeão não hesitou em elogiar o trabalho da pasta.

"Os aparelhos que pude ver nas instalações provam que o Flamengo está trabalhando no sentido de ter aquilo que é de maior eficiência no mundo. Não é ter o que é mais luxuoso, mas o que funciona no mundo todo. Ao entrar no Centro de Força senti que estão alinhados com o que há de mais moderno. Rodei cinco países de vanguarda no esporte mundial e o Centro de Força do Flamengo está totalmente adequado aos padrões atuais da preparação física e do treinamento de força", exaltou o treinador.

Para Bernardinho, a melhora na estrutura não beneficia apenas o Flamengo, mas o esporte nacional. O treinador lembrou que o momento mais importante envolvendo a Rio 2016 não é antes, mas depois da competição. Porém, os dois estão relacionados.

"O mais interessante é ter feito isso no momento correto. Ou seja, na pré-Olimpíada, no entusiasmo a todo vapor em torno da Olimpíada. O importante é o pós-olímpico e o Flamengo está aproveitando, no bom sentido, e usufruindo da forma correta desse momento para poder enriquecer as atividades dos esportes no clube. Acompanhava à distância e hoje conheço presencialmente um projeto para médio e longo prazo que vai trazer muita coisa interessante para o esporte do Rio de Janeiro e do País", analisou.

Nostalgia
O treinador passou pelo Mais Querido como atleta e treinou no ginásio Togo Renan Soares Kanela. Desde 2013, a estrutura se aperfeiçoou e mudou em relação ao período de Bernardinho como jogador.
 
"Estive no Togo onde joguei e treinei. Está todo reformado e é um Centro de Treinamento. Estava falando com o Marcelo Vido que estive no Centro de Treinamento da Seleção Americana de vôlei. É um grande galpão, simples mas com algumas coisas adequadas e especificas com muitas quadras que são até divididas entre a seleção e muitas outras atividades. Aqui, hoje o teto é um pouco mais baixo, o piso é flutuante, algo que nós não tínhamos no passado".

Bernardinho também lembrou que os outros esportes olímpicos funcionam "dentro do projeto proposto". O técnico ainda exaltou a "preparação para que seja instalada a piscina mais moderna no mundo" e vê o Mais Querido como o futuro clube de futebol com melhor capacidade de ter esportes olímpicos.

"Às vezes, nós ficamos muito desesperançosos com o país. Esse é um projeto de esportes num clube de máxima exposição que é o Flamengo e acende pequenas luzes de esperança. Com a força do Flamengo, com a garotada que milita nas escolinhas, tendo essa referência de qualidade na ponta... Não é um projeto só para agora. É um projeto a longo prazo, de formação e de desenvolvimento de alto rendimento. Para nós do esporte olímpico, o futebol é uma outra divisão, certamente é uma referência. No Rio de Janeiro, hoje, o Flamengo é uma referência. Hoje a gente já pode ver que está em um processo de desenvolvimento, de reformas que se pode comparar ao Pinheiros, ao Minas Tênis Clube, que não são clubes de futebol e trabalham com outro tipo de vertente ao futebol. E o Flamengo certamente vai se incluir entre os principais clubes de esportes olímpicos do Brasil", finalizou.