Notícias

Cielo volta a melhorar seu tempo nos 100m livre, mas fica fora do pódio em Londres

Nadador do Flamengo foi sexto na final, com 47s92, e agora busca o bicampeonato olímpico nos 50m

Por - em
Cesar Cielo voltou a fazer seu melhor tempo do ano, mas ficou fora do pódio na final olímpica dos 100m livre, nesta quarta-feira (01.08), no Centro Aquático de Londres. O nadador do Flamengo marcou 47s92 e terminou na sexta posição na prova vencida pelo americano Nathan Adrian, com 47s52. A medalha de prata foi para o australiano James Magnussen (47s53) e a de bronze para o canadense Brent Hayden (47s80). Na terça-feira, nas semifinais da distância, o brasileiro já havia melhorado sua marca, com 48s17.

"Não fiz uma saída muito boa", disse Cielo. "A prova foi pesada, doeu bastante no final. Mas consegui fazer os 47 que eu queria, praticamente o melhor tempo da minha vida. Esperava um pouquinho mais em relação à marca, mas foi uma final muito disputada, o pessoal nadou muito bem mesmo, se superou e eu acabei ficando fora do pódio."

Cielo contou que chegou a pensar em não disputar os 100m livre em Londres. "Não vinha treinando muito para essa prova, mas acabou sendo bom, fui à final", disse o nadador, que dominou a disputa até a virada, batendo na frente, com 22s60. "Velocidade eu tenho. Agora, é levantar a cabeça, colocar essa velocidade nos 50 m, a partir de amanhã, e tentar defender esse título."

A busca do bicampeonato olímpico nos 50 metros livre será o desafio de Cesar Cielo a partir desta quinta-feira (02.08), no Centro Aquático de Londres. A expectativa para os brasileiros em torno da prova é enorme, já que Cielo é o atual campeão olímpico (21s30) da distância, bicampeão mundial (Roma/2009 e Xangai/2011) e recordista mundial (20s91). Também é o atual líder do ranking mundial, com a marca de 21s38, feita em maio, no Troféu Maria Lenk.

Cielo vem liderando o ranking mundial e as principais disputas dos 50m livre no mundo nos últimos quatro anos. Não esconde que vai entrar na disputa para brigar pelo bicampeonato olímpico na prova mais rápida da natação. "O que eu sempre pensei foi em achar algum 'buraco' na prova, em como executar melhor algum ponto específico e tentar fazer isso direito num momento em que todo mundo está nervoso, ansioso. Chegou o momento", observou Cielo, que vem se dedicando a este ciclo olímpico desde que terminaram os Jogos de Pequim, em 2008 .

Cielo vai nadar as eliminatórias na última das oito séries, nesta quinta-feira (02.08). A prova dos 50m livre abre o programa das eliminatórias, a partir das 6 horas (de Brasília). Os 16 mais rápidos passam às semifinais, às 15h30 (de Brasília). A final será disputada na sexta-feira (3/8),


Leo de Deus não passa para a final dos 200m costas

Leonardo de Deus fez boa prova, mas não conseguiu passar para a final dos 200m costas. O nadador do Flamengo terminou na sétima colocação da primeira bateria da fase semifinal dos 200m costas, com o tempo de 1m58s14. Após a realização da segunda série, o rubro-negro ficou em 13º lugar e fora da disputa por medalha.

"Melhorei um pouco em relação à manhã. Não gostei do resultado, não foi o que esperava, mas está bom, aprendi um pouquinho", disse o calouro em olimpíadas.