Notícias

Gabriela Soares substituirá Jade Barbosa no Pan

Jovem, também atleta do Flamengo, embarca nesta segunda (17.10) para Guadalajara

Por - em
Uma lesão no tornozelo esquerdo na chegada do segundo salto na final do aparelho do Mundial de Tóquio tirou a ginasta do Flamengo, Jade Barbosa, do Pan-Americano de Guadalajara, no México. Mas a Nação pode ficar tranqüila. Gabriela Soares, de 17 anos e cria da casa, foi convocada para a difícil tarefa de substituir a atleta que ganhou o Brasil na última edição dos Jogos, em 2007, no Rio de Janeiro. Gabi, como é carinhosamente chamada, embarca hoje à tarde (17.10) e promete fazer bonito na competição, tendo como exemplo e inspiração justamente a companheira de equipe.

A notícia de que iria para o México veio no último domingo (16.10), como uma surpresa para Gabriela, que curtia o final de semana no interior de São Paulo com a família. Apesar de ter participado do treinamento na Bélgica com a seleção, em agosto desse ano, a ginasta já tinha perdido as esperanças e pensou até mesmo em desistir do esporte.

"A convocação para o Pan foi um choque pra mim. Eu não esperava mesmo, estava desanimada e até pensando em sair da ginástica. Estava em uma viagem de família quando fui comunicada da decisão da confederação brasileira. Fiquei surpresa, mas muito feliz", disse.

Substituir uma ginasta tão vitoriosa como Jade Barbosa não é tarefa fácil para ninguém e Gabriela não esconde a preocupação e o nervosismo com isso. A ginasta, porém, acredita estar preparada para não decepcionar a torcida brasileira.

"Fico triste por ter que substituir a Jade, uma das minhas melhores amigas. Queria que ela estivesse lá, mas vou dar o meu melhor para minimizar ao máximo a ausência dela na seleção, o que por si  só, é muito difícil. Quero ajudar a equipe, em primeiro lugar, mas vou lutar por uma medalha no solo e na trave, meus melhores aparelhos", revelou.

Apesar de ter que ficar fora dos jogos no México, a lesão de Jade não foi tão séria. Segundo o fisioterapeuta responsável pela ginástica artística no Flamengo, Igor Letra, ela estará recuperada a tempo para o evento-teste, em janeiro, em Londres, que classificará as outras quatro seleções que disputarão as Olimpíadas de 2012.

"Pelo o que eu falei com a Jade, a lesão dela foi leve, provavelmente uma entorse de grau um.  O objetivo é solicitar um exame complementar de imagem assim quem ela chegar ao Rio para ver qual a verdadeira extensão  da lesão e já iniciar o plano de tratamento. A princípio, em três semanas ela estará recuperada", afirmou.

Além de Gabriela Soares, o Flamengo ainda será representado por Daniele Hypolito e Priscila Cobello na ginástica artística feminina e Diego Hypolito, Sérgio Sasaki e Petrix Barbosa, na masculina. As competições do esporte no Pan-Americano de Guadalajara vão de 24 a 29 de outubro, quando estarão em disputa 14 medalhas de ouro.