Notícias

Marcelo Vido fala sobre planejamento dos esportes olímpicos rubro-negros

Diretor executivo da pasta abordou também a internacionalização da marca e a volta do Maracanãzinho

Por - em
Na noite da última terça-feira (07), o diretor executivo de esportes olímpicos, Marcelo Vido, participou do Papo Virtual ao vivo na Fla TV. Foram abordados, entre diversos temas, a chegada do FlaBasquete à final da Champions League das Américas, o retorno do voleibol rubro-negro à Superliga e o planejamento das modalidades para a próxima temporada. 

Flabasquete

“Montamos uma equipe este ano para ganhar todas as competições, mas o grande foco, sem dúvida, é a Champions League, por vários motivos, enter eles voltar a disputar o Mundial Interclubes. Temos a vantagem de jogar, na melhor de três, o segundo e o terceiro jogos, caso necessário, no Maracanãzinho. Somos o único time invicto, com a melhor campanha - são oito partidas e oito vitórias. A equipe está com uma folga agora, mas se preparando para o retorno dos treinamentos e da realização das finais do NBB e a grande final da Champions League”. 

Vôlei

“Começamos há dois anos pela Superliga C, subimos para a Superliga B, conquistamos a vaga na Superliga A e sabíamos que essa última temporada 2019/2020 seria muito difícil. Quando a gente começa a disputar um campeonato desses não é fácil. Agora estamos com um projeto para a próxima temporada, só que, com o problema da crise, estamos avaliando a melhor maneira de uma forma responsável, com a austeridade que o momento exige. Mas estou muito confiante que vamos ter uma grande surpresa para a Nação e uma equipe competitiva para a próxima temporada”.

Planejamento dos esportes olímpicos para os próximos anos

“Nós queremos ser o número um no estado em todas as modalidades e em todas as categorias. No Brasil, a ideia é estar sempre no pódio. É uma jornada que buscamos melhorar a cada temporada, dentro dos nossos recursos e de uma forma responsável. Uma grande conquista nossa em 2019 foi a inauguração do parque aquático. Hoje, sem dúvida nenhuma, se não for o melhor é um dos melhores do Brasil. Isso é primordial para buscarmos o desenvolvimento das modalidades aquáticas. Na natação, conseguimos trazer  dois grandes atletas olímpicos. Um formado no clube, que é o Luiz Altamir, e também o João De Lucca. No judô, temos a Sarah Menezes, campeã olímpica, como espelho pra essa garotada que está subindo. Nossa ginástica feminina é a melhor do Brasil, com a Flavia Saraiva, a Rebeca Andrade, a Lorrane Dos Santos e a Jade Barbosa. A Flavinha já está classificada para os Jogos de Tóquio e a Rebeca ainda tem chances. Então, estamos muito bem servido”.

Isaquias Queiroz

“É até hoje o único  atleta do pais a ganhar três medalhas em uma única edição de Jogos Olímpicos, no Rio, em 2016. E pode  ser o maior brasileiro em número de medalhas. Seria fantástico para o esporte rubro-negro ter o maior atleta da história do país”. 

Remo

“É a modalidade fundadora. Existe uma aura positiva em relação ao remo. Nós conseguimos as melhorias a partir do ano passado com a contratação de um excelente técnico da Alemanha, com várias medalhas olímpicas (Bernhard Stomporowski). E, antes disso, para ser o gestor, fomos buscar o Marcello Varriale. Hoje,  vemos vários atletas de outros clubes querendo vir para o Flamengo. Eles sabem que vão encontrar um clube sólido, com estrutura fantástica, uma comissão técnica maravilhosa e assistência do CUIDAR. Hoje o remo é uma realidade e vai ser assim por muitos anos”. 

Internacionalização da marca

“Em 2014, o Flamengo foi o primeiro clube da América Latina a disputar três jogos nos Estados Unidos contra equipes da NBA. Em 2015, teve o Global Games no Rio e nós fomos convidados novamente a jogar contra a equipe do Orlando e, no ano seguinte, voltamos a jogar nos EUA. Em 2016, recebemos na Gávea a equipe olímpica americana, antes dos Jogos do Rio, e também a associação britânica. Tivemos a oportunidade de enviar 21 profissionais do Flamengo para Colorado Springs, no maior centro de formação e desenvolvimento de atletas americanos. Começamos a mostrar para esses países o nosso trabalho. Agora estamos com um projeto do Flamengo ser um receptor também de camping e clínicas, abertos a todas as nossas modalidades. Vamos convidar atletas de outros países a conhecerem, praticarem e treinarem no clube”.

CUIDAR

“Neste momento, temos vários profissionais trabalhando com todos os atletas. Fazendo home office, naturalmente, mas atentos ao que está acontecendo. O CUIDAR trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos, analistas de desempenho, enfim, vários profissionais que, de forma integrada, desenvolvem a prevenção para a saúde do atleta”. 

Anjo da Guarda

“É o projeto de maior sucesso hoje em termos de lei de incentivo. É um projeto de pessoa física em que o indivíduo que faz o seu imposto de renda pelo modelo completo pode transferir 1% do valor devido ao Governo Federal escolhendo um dos projetos  aprovados pelo Flamengo. É uma transferência de recursos, não é doação. Simplesmente, ao invés de pagar para o governo a pessoa escolhe um projeto, ou então, se já foi pago, pode restituir. É um projeto que tem muito para crescer”.

Maracanãzinho

“Primeiro, é um sonho imaginar que teremos rodadas. Mas se estamos pensando nisso, teremos que realizar uma rodada  dupla pelo menos. Já fizemos isso uma vez este ano. Teve um jogo de basquete e logo em seguida uma partida do Estadual de futebol. É uma experiência que queremos proporcionar ao torcedor. No mesmo complexo, podemos também fazer ativações na parte de dentro, entre o Maracanã e o Maracanãzinho. Estamos construindo essa ideia e esperando que esse sonho já se torne realidade a partir do segundo semestre”.