Notícias

Na ousadia, Leonardo de Deus é campeão pan-americano em Guadalajara

Nadador do Flamengo ignora altitude, voa e conquista a medalha de ouro nos 200m borboleta

Por - em

A natação rubro-negra conquistou sua terceira medalha de ouro no Pan de Guadalajara, na noite dessa segunda-feira (17.10), com Leonardo de Deus nadando a final dos 200m borboleta. O nadador do Flamengo, de apenas 20 anos, que está estreando em Pan-Americanos, conquistou o ouro ao fazer o tempo de 1m57s92 e ignorar os efeitos da altitude local. Com a conquista de Leonardo, o Flamengo já soma três ouros (100m livre, revezamento 4x100m livre e 200m borboleta) e uma prata (400m medley) nos Jogos de 2011.

\

Leo mostrou gana de vencer e se manteve no bolo dos primeiros colocados nos 50 primeiros metros. Logo ganhou espaço, virou em primeiro lugar e passou a liderar a prova, surpreendendo a todos os adversários, incluindo Kaio Márcio, um dos favoritos ao ouro e que acabou ficando com o bronze.

\

"Estou muito feliz e quero agradecer a minha equipe e família. É o meu primeiro Pan. Venho de um resultado muito bom no Mundial e só tenho a agradecer. É uma experiência incrível conquistar o ouro no meu primeiro Pan-Americano", disse Leonardo de Deus, muito emocionado.

\

Joanna Maranhão, especialista no estilo medley, acabou não rendendo o suficiente para assegurar uma medalha na final dos 400m livre e acabou em quarto lugar.

\

Contratempo:
Após vencer a final dos 200m borboleta, a organização dos Jogos de Guadalajara decidiu por desclassificar Leonardo de Deus pelo uso indevido de um patrocínio na touca do atleta, ato protestado imediatamente pela comissão técnica brasileira e pelos outros nadadores, Daniel Lawrence Madwed e Kaio Márcio, prata e bronze respectivamente, que se recusaram a subir no pódio. A decisão foi reavaliada pelos membros da organização que oficializou a medalha de ouro do rubro-negro.

\

 

\