Notícias

Nadadores seguem para La Loma, onde farão aclimatação para o Pan

O primeiro desafio dos nadadores do Flamengo será a altitude

Por - em

A equipe de natação do Flamengo, que é formada por sete atletas, incluindo o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo, embarcou para San Luís Potosi, no México, nesta terça-feira (4.10), para uma fase de adaptação à altitude - a cidade está a 1.900m acima do nível do mar - no centro de treinamento La Loma. É a última fase de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. As disputas da natação serão realizadas entre os dias 15 e 21 de outubro.

\

Para Cielo, que embarcou disposto a defender seus títulos conquistados no Pan do Rio/2007, nos 50m e 100m livre, a altitude será um adversário a parte.

\

"Vai ser interessante chegar um pouquinho mais cedo para sentir a altitude nas situações do dia a dia. Será bom para aumentar a nossa sensibilidade e chegarmos à competição um pouco mais confortáveis. Eu, pessoalmente, não sei nem o que esperar porque será a primeira vez que vou para a altitude com um tempo maior. Não tirei férias depois do Mundial, mas estou bem preparado, bem treinado, em boa forma física. Achar aquela motivação mental vai ser um pouco mais complicado. É vencer esse medo da altitude antes de a competição começar, tentar se acostumar. É tentar fazer os melhores tempos do ano para entrar em férias e depois começar a pensar na Olimpíada", avaliou o rubro-negro, que ainda irá disputar os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley em Guadalajara.

\

"A primeira vez que competi em altitude foi em 2006, num Sul-Americano, e sofri bastante. Essa coisa de chegar em cima da hora ou bem antes para se adaptar varia de pessoa para pessoa. Lembro que pesou para mim. Nadei na época os 100m livre para 50s. Uma hora depois fui para o revezamento e aumentei meu tempo em dois segundos. Senti cansaço. Quero ver como vou reagir", completou.

\

Cielo quer repetir os dois ouros que conquistou no Rio, em 2007, e fazer, em Guadalajara, tempo parecido nos 50m livre aos 21s52 da conquista do bicampeonato mundial, em Xangai, em agosto. "É difícil falar sobre tempo agora porque a temporada não foi feita para o Pan, mas acho que estou em condições físicas melhores do que no Mundial".