Notícias

As chances para a Libertadores

Flamengo tem 54% de chances de ir para a Libertadores, diz matemáticoO Globo Online

Por - em

Flamengo tem 54% de chances de ir para a Libertadores, diz matemático

O Globo Online

RIO - Faltando três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, sete equipes ainda seguem na briga pelas três vagas restantes na Taça Libertadores da América 2008, segundo o matemático Tristão Garcia - por enquanto, só o Fluminense, campeão da Copa do Brasil, e São Paulo, campeão antecipado do Brasileirão, estão garantidos na competição ( confira a classificação do Brasileiro ).

Dos sete candidatos, porém, dois estão praticamente eliminados da disputa: Atlético-PR, com 2% de chances, e Botafogo, 1%, como demonstram os cálculos do matemático no site Infobola. Ambos têm 50 pontos, em sétimo e oitavo lugar, respectivamente, e dependem de inúmeras combinações de resultados para virar o jogo.

A emoção nesta reta final de campeonato ficará na briga, rodada a rodada, entre Santos, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e Grêmio. Apesar do empate em casa com o Atlético-MG (2 a 2) , o Peixe é o que está mais perto da Libertadores: 94% de chances, diz Tristão. O time da Vila Belmiro é o vice-líder, com 59 pontos, dois à frente do Cruzeiro, terceiro colocado.

Flamengo encara o Santos na próxima rodada

A torcida cruzeirense voltou a festejar uma vitória após sete rodadas - 3 a 1 sobre o Flamengo - e, de quebra, viu as chances de classificação da equipe decolarem de 44% para 81%. Apesar do tropeço, no entanto, o rubro-negro carioca permaneceu no grupo dos quatro primeiros colocados, graças à derrota do Palmeiras para o Sport (3 a 1) , e continua em boa situação nas contas de Tristão Garcia. Suas chances caíram pouco: de 60% para 54%.

O Flamengo tem os mesmos 55 pontos do Palmeiras, mas leva a melhor no saldo de gols (4 a 3). Embora estejam colados na tabela, para o matemático os palmeirenses estão longe do Flamengo quando o assunto é Libertadores: 45% de possibilidades de classificação. Já o Grêmio, sétimo colocado, com 54 pontos, aparece com apenas 23% de chances.

A próxima rodada do Brasileirão reserva o último confronto restante entre os cinco times que brigam para ir à Libertadores: Flamengo x Santos, domingo, no Maracanã. Depois, o rubro-negro carioca terá outro jogo em casa, contra o Atlético-PR, e encerrará sua campanha em Recife, contra o Náutico. Já o Peixe vai encarar o desesperado Paraná, fora, e o tranqüilo Fluminense, na Vila.