Notícias

Bolivianos comemoram 'Dia do Flamenguista'

Fla-Sucre, uma das embaixadas rubro-negras no exterior, tem até time genérico para celebrar paixão pelo Flamengo

Por - em
Vinte e oito de outubro é um dia de festa não só para milhões de rubro-negros nascidos no Brasil. Na pequena Sucre, situada nos altiplanos bolivianos, um grupo de apaixonados vive intensamente o amor pelo clube mais querido do país vizinho. A dedicação é tanta que, em agosto, a Fla-Sucre foi credenciada como uma das Embaixadas oficiais do Flamengo.

Essa relação ficou mais estreita no início de 2007, durante a disputa da Libertadores. Para evitar os efeitos da altitude de Potosí (3.967 metros), o Flamengo decidiu montar sua base em Sucre, cidade com 230.000 habitantes, capital constitucional da Bolívia. Em todo o período de permanência no país, inclusive em Potosí, a delegação contou com a hospitalidade e os serviços voluntários do boliviano Juan Ortega Matienzo. "Ajudei o Fla já viagem preparatória de representantes do departamento de futebol, em janeiro, até o retorno da delegação para o Rio de Janeiro", explicou ele à época. Mais tarde, Matienzo realizou o sonho de assistir ao Flamengo no Maracanã.

A paixão chega a tal ponto que Matienzo montou um time de futsal e o denominou de Flamengo. Com o tempo, a ideia se expandiu e o Flamengo de Sucre foi para os gramados. Em 2008, conquistou o campeonato da Primeira Divisão de acesso da cidade e agora disputa, com bons resultados, a Primeira Divisão B municipal.  A equipe joga com o mesmo uniforme do clube que o inspirou.

No "dia do flamenguista", celebrado em 28 de outubro a partir de projeto de lei sancionado pela Prefeitura do Rio, a Fla-Sucre vai se reunir pela primeira vez para comemorações. Segundo relata Matienzo em mensagem enviada à Vice-Presidência de Planejamento do Flamengo, o ambiente será de muita alegria pelo bom momento da equipe no campeonato brasileiro.  Quero expressar as minhas felicitações por este grande dia, esperando também que nosso clube dê a alegria das últimas semanas. Em Sucre, iremos nos reunir pela primeira vez para festejar o dia 28 de outubro, com dirigentes, jogadores e rubro-negros da cidade".