Notícias

Botafogo e Flamengo juntos pelo Engenhão

Clubes acenam com parceria pela administração do Estádio Olímpico João HavelangeDas agências de notíciasGLOBOESPORTE.COMAdministração do Engenhão poderá ser de Botafogo e Flamengo

Por - em

Clubes acenam com parceria pela administração do Estádio Olímpico João Havelange

Das agências de notícias

GLOBOESPORTE.COM

Administração do Engenhão poderá ser de Botafogo e Flamengo

O Botafogo foi o único clube de futebol a apresentar nesta quarta-feira à Prefeitura uma oferta para administrar por 20 anos o Estádio Olímpico Municipal João Havelange (Engenhão).

A entrega do envelope foi entregue pela manhã na Secretaria Municipal de Fazenda. As bases da proposta, porém, ainda não são conhecidas, pois a análise dos documentos depende do Tribunal de Contas do Município (TCM) concluir a análise do edital. O TCM pode opinar pela continuidade do processo ou exigir alterações que podem ou não forçar a realização de uma nova licitação.

O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, esteve na entrega da proposta acompanhado pelo presidente do Flamengo, Márcio Braga. Os dois dirigentes acenaram com a possibilidade de firmar uma parceria para administrar em conjunto o complexo esportivo. As conversas entre Botafogo e Flamengo, revelou Márcio Braga, já duravam seis meses.

Bebeto de Freitas descartou a possibilidade de uma parceria com o Fluminense. O Tricolor, que tinha interesse na administração do estádio, desistiu de apresentar uma oferta alegando ter dúvidas jurídicas sobre a legalidade do edital.

- Botafogo e Flamengo estão juntos porque temos os mesmos problemas e as soluções são parecidas - diz Bebeto.

Márcio Braga admitiu que a associação ao Botafogo é uma espécie de Plano B em relação à Arena da Gávea - o empreendimento de lazer que o rubro-negro planeja construir em sua sede, que inclui um shopping e campo de futebol. O projeto já obteve todas as licenças e está ameaçado de não sair do papel devido a uma ação judicial que questiona a cessão do espaço para finalidades comerciais e não a manutenção exclusiva de atividades esportivas.

- Pode se chamar de Plano B mesmo se a situação jurídica for resolvida. A construção do nosso empreendimento levará pelo menos 30 meses - explica Márcio Braga.

A proposta pelo Engenhão foi apresentada em nome da Companhia Botafogo. Segundo Bebeto, trata-se de uma associação entre o clube, uma empresa européia especializada na administração de estádios e um banco cuja matriz é no exterior. O presidente do clube não quis detalhar o que planeja fazer no Engenhão, nem a oferta feita à Prefeitura. Ele prometeu apresentar o projeto um prazo de 30 dias após a licitação ser homologada.