Notícias

Carta aos conselheiros do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo vive um momento decisivo. O realinhamento fiscal, a reforma institucional, com a criação da sociedade empresária do futebol, o Maracanã e o Programa de Revitalização d

Por - em

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2007

Caro Conselheiro,

Gostaria de convidá-lo a uma reflexão. No dia 1° de setembro, o Globo publicou a 2ª reportagem sobre a remodelação do Maracanã e em ambas chama a atenção que o projeto inclui empreendimentos comerciais, um shopping por exemplo, como forma de viabilizar economicamente a iniciativa. É assim no mundo inteiro. Os estádios modernos possuem valor agregado através de empreendimentos integrados como centro de convenções (Wembley), shopping (Basel), hoteis (Bolton), museus (Preston), restaurantes, lojas, etc. Isso é fundamental para a utilização racional e lucrativa do equipamento.

Ora, porque se pode modernizar o Maracanã e não podemos construir nosso estádio moderno na Gávea? Porque o Flamengo não pode oferecer em sua casa opções de lazer, entretenimento e serviços, com conforto, segurança e qualidade, aos seus sócios, torcedores e à população em geral?

O Programa de Revitalização da Gávea, cujas informações já lhe foram enviadas, é de vital importância para o clube e, além do estádio, compreende a ampliação das instalações dos esportes olímpicos, a conclusão e expansão da sede social e a construção do Centro de Excelência de Remo. O Flamengo já possui todas as licenças necessárias e o Conselho Diretor pretende encaminhar o projeto ao Conselho Deliberativo ainda este mês. Serão construídos 140 mil m², dos quais 60 mil serão destinados ao estacionamento e 24 mil de área bruta locável.

A área comercial foi concebida para dar viabilidade econômico-financeira ao empreendimento e, também, para atender às expectativas do torcedor contemporâneo que aprecia instalações confortáveis e a oferta de serviços. A área de compras e lazer é parte dos atrativos do estádio e estará à disposição da população permanentemente e não apenas nos dias de jogos. O próprio Estado quer fazer o mesmo no Maracanã, e o Flamengo concorda. Esperamos ansiosos pela publicação do edital de privatização e participaremos efetivamente da licitação, afinal todos sabemos que o Flamengo é o melhor conteúdo para o Maracanã, que não é incompatível com o Programa de Revitalização da Gávea.

Contudo, causa estranheza que os interesses contrários ao clube não se apresentem de forma clara e transparente para uma discussão benéfica e construtiva. A carta enviada aos conselheiros por pessoa estranha ao clube, sem sequer endereço do remetente, foi uma invasão de nossa privacidade. A divulgação não autorizada de dados dos conselheiros é criminosa e deve ser apurada com rigor para que se possa punir os responsáveis.

O Clube de Regatas do Flamengo vive um momento decisivo. O realinhamento fiscal, a reforma institucional, com a criação da sociedade empresária do futebol, o Maracanã e o Programa de Revitalização da Gávea serão os alicerces do Clube no século XXI. Não podemos permitir que interesses velados, mesquinhos e subalternos impeçam o Flamengo de avançar. Precisamos dar as mãos e lutar juntos. Lutando, vence!

Saudações rubro-negras,

Marcio Baroukel de Souza Braga\ Presidente\