Notícias

Clipp 10/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Joel: 'Isso é um jogo estratégico, para se errar pouco'

Márcio Tavares

Uma sexta-feira de surpresas e de confirmações óbvias na Gávea. A obviedade surgiu com a divulgação oficial de que ingressos para o jogo contra o Santos só nas mãos de cambistas: os 81.844 acabaram. A surpresa ficou por conta do técnico Joel Santana, que num jogo despistes mais do que esperado trocou parte do time titular que começou o coletivo de ontem à tarde. Tudo confessadamente para não dar pistas a Vanderlei Luxemburgo de como o Flamengo vai jogar amanhã.

- Eu sei que time vai jogar... Quem quiser que tire suas conclusões. O Vanderlei disse lá em Santos que não ia falar muito para não dar pistas. Por que eu iria facilitar as coisas pra ele? Eles, com um ponto, resolvem o problema deles. Nós com uma vitória ficamos com 70%, 80% dentro da Libertadores.

Das mudanças de Joel (Rodrigo Arroz na vaga de Thiago Sales, Roger na de Jailton e Maxi na de Toró), com Renato Augusto no meio-campo, apenas o primeiro deve começar jogando amanhã. Na segunda parte do treino, Joel remontou a equipe que vinha jogando, mantendo Rodrigo Arroz na zaga.

- Isso é um jogo estratégico, para se errar pouco. E, se errar, tenho peças certas para consertar - disse Joel.

Se na Gávea havia euforia de torcedores e expectativa de todos em relação à escalação, a preocupação da diretoria estava voltada para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O STJD julgava o Flamengo, por causa de uma lata de cerveja e um morteiro atirados sobre o trio de arbitragem no intervalo do jogo contra o Grêmio.

Punido com a perda de um mando de campo e multa de R$10 mil, o advogado Michel Assef Filho vai tentar um efeito suspensivo junto à presidência do STJD, para que o clube cumpra a pena no Brasileiro de 2008. Se o recurso for negado, o time fica sem seu principal aliado na partida contra o Atlético-PR, dia 25, pois terá de jogar no Maracanã com portões fechados. O problema é que até o fim da tarde de quinta-feira, cerca de quatro mil ingressos tinham sido vendidos. E quem já comprou?

- Pode entrar na Justiça exigindo seus direitos. - disse Kleber Leite, vice de futebol. - Vai ter uma enxurrada de ações. Lá em casa são duas certas.

'O Maracanã é mágico'

Vanderlei fala do seu respeito ao estádio, ao Fla, elogia Joel, mas aposta no Santos

O TÉCNICO Vanderlei Luxemburgo, do Santos: "O grito do torcedor no Maracanã impressiona e intimida"

Antonio Maria Filho

Quando se trata de Flamengo, a magia do Maracanã se torna mais forte e absoluta. O grito do torcedor impressiona e intimida. A pressão se torna total. Quem não está psicologicamente preparado sofre e pode sucumbir. Vanderlei Luxemburgo, nascido e criado dentro da Gávea, sabe perfeitamente disso. Por telefone, o técnico afirmou que, ao longo da semana, conversou muito com seus jogadores, mostrando-lhes como o Santos precisará se comportar para não se intimidar com a força da camisa 12 rubro-negra (a torcida). E aposta que a sua equipe tem virtudes suficientes para, amanhã, superar todos os obstáculos.

MARACANÃ: "O Maracanã é mágico sim. Dia de grande jogo do Flamengo é impressionante. A chegada no estádio, com as ruas cheias de gente e o trânsito parado. A festa na arquibancada, quando a torcida entoa seus cânticos também impressiona; assim como o espetáculo que as equipes proporcionam dentro de campo, num grande jogo como este Flamengo e Santos. Tudo isso é marcante para o torcedor, para o jogador e mesmo para o pessoal que vende picolé. Já vivi grandes momentos no Maracanã e poderia enumerar uma porção deles, como jogador do Flamengo, como treinador e até mesmo quando ia até lá como torcedor".

PREPARAÇÃO: "Tenho conversado com os meus jogadores sobre tudo aquilo que eles irão se deparar e como reagir. Eles estão acostumados a enfrentar todo tipo de pressão. O futebol de hoje é diferente e as equipes mais experientes não se abalam com pressões. Mas é importante conversar com eles e ouvir o que têm a dizer. O importante é mostrar o que pretendemos desde o início. Quando a bola rolar, temos que esquecer toda a festa e jogar com determinação. Só assim poderemos conseguir um bom resultado".

CAMISA 12: "Conheço perfeitamente a torcida do Flamengo. Cresci flamenguista e fui criado praticamente lá dentro. O grito da torcida é importante para qualquer time e a empolgação da massa rubro-negra é impressionante. Mas, ao mesmo tempo, o torcedor é implacável, principalmente o do Flamengo. Se aplaude, também sabe cobrar. A torcida desequilibra se tudo correr direitinho. Caso contrário, se o time adversário ameaçar mais e se mostrar melhor, quem acaba sofrendo é o próprio time do Flamengo".

SANTOS: "Nosso time é experiente e confio plenamente no nosso potencial. Claro que tem jogadores jovens. Mas a jovialidade deles não me preocupa. Nosso zagueiro Marcelo é um desses que surgiram nos últimos tempos: tem mostrado eficiência, personalidade e joga como um veterano. Considero o Santos uma equipe madura e experiente. Nosso goleiro é o Fábio Costa, acostumado a grandes jogos, assim como Maldonado, Rodrigo Souto, Pedrinho e Kléber Pereira, entre outros".

TROPEÇOS: "Reconheço que tivemos alguns tropeços no Campeonato Brasileiro e, por causa deles, hoje não temos condições de lutar pelo título. Vejam bem: perdemos para o América de Natal (3 a 2) jogando em casa, diante de nossa torcida. E o mesmo aconteceu contra o Náutico (2 a 1), também na Vila Belmiro. Depois, vencemos essas equipes quando as enfrentamos no campo delas. Um outro resultado que não poderia acontecer foi a derrota para o Goiás. Esses nove pontos nos fizeram falta. Outra coisa que acabou beneficiando o São Paulo foi sua desclassificação prematura da Libertadores. Nós seguimos na Libertadores e outros times se desgastaram por causa da Copa do Brasil. Pode parecer que não, mas essas coisas têm influência sim".

FLAMENGO: "Sua equipe pode não ser formada por grandes estrelas, craques, mas é certinha. Todos sabem jogar e entram em campo conscientes do que precisam realizar. A nova realidade do futebol brasileiro causa isso: surge um jogador com bom potencial e, em pouco tempo, ele acaba se transferindo para o exterior. O Flamengo não é o único a sofrer. O poder de compra dos europeus é grande. Ao contrário do que acontecia antigamente, os jogadores saem muito cedo e não são contratados apenas pelos grandes e tradicionais clubes. Por isso, temos que trabalhar com seriedade, saber planejar e cumprir todas as metas estabelecidas".

JOEL SANTANA: "Para mim, é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro e é inegável que o Flamengo decolou desde que Joel assumiu o comando da equipe. Considero-o inclusive injustiçado, já que muita gente não leva em conta que ele conquistou títulos estaduais em todos os grandes clubes do Rio. Isso é incontestável. Seus críticos preferem falar da prancheta que ele usa para anotar suas observações. Cada um trabalha do jeito que acha melhor. Eu tenho a maior admiração pelo Joel Santana".

PENTACAMPEONATO: "Esse assunto não me compete e esta discussão não leva a lugar algum. Meu negócio é conquistar títulos com a bola rolando".

Coluna Ancelmo Gois

Fla vence ISL

Lembra aquela ISL, a empresa suíça que patrocinou o Flamengo com rios de dólares e depois faliu?

O Fla acaba de ganhar uma ação na Suíça contra os administradores da massa falida da finada, que cobravam devolução de dinheiro. Causa ganha pelo escritório Bastos-Tigre.

Fla na rede

Já que todo mundo reclama de desconforto em fila, o Flamengo fez um teste e pôs à venda, pela internet, ingressos para o Fla x Santos deste domingo, no Maracanã.

Dos 81 mil vendidos, só 288 foram comprados pela rede.

Lambreta do Ronaldo

Ronaldo, em Milão, cultiva dois hobbies: andar de lambreta e entoar o novo canto da torcida do Flamengo, seu time do coração: "Tu és time de tradição/Com raça, amor e paixão/Ó meu Mengô...".

Aliás, o craque ainda sonha em jogar no Fla e procura quem o ajude a realizar o desejo.

Jornal dos Sports

Joel faz mudanças em coletivo

Joel não divulga a equipe que enfrenta o Santos, no domingo

O técnico do Flamengo, Joel Santana, surpreendeu a todos no treinamento desta sexta-feira, o último antes da partida contra o Santos, no domingo, no Maracanã. O treinador fez três mudanças na equipe.

Na defesa, Thiago Sales, que não teve boa atuação nas últimas partidas, deverá ser substituído por Rodrigo Arroz. O apoiador Roger teve uma nova chance no meio-campo no lugar de Jaílton e Toró saiu para a entrada de Maxi Biancuchi. O argentino treinou ao lado do atacante Souza e Renato Augusto jogou no meio.

O Flamengo começou as atividades desta sexta com: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Arroz, Juan; Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Maxi e Souza.

“Nós temos opções, até vocês podem ter ficado surpreendido, mas coloquei dois times deferentes e as duas opções treinaram muito bem”, disse Joel Santana à Rádio Tupi.

O comandante flamenguista prefere não divulgar a equipe rubro-negra, já que o técnico do Santos, Luxemburgo, usa essa tática.

“É claro que nós já sabemos aquilo que vamos fazer. Nós temos opções , muitos jogadores treinaram bem. Depende de como ele vai vir de lá para decidir o que vamos fazer aqui”, afirmou.

Em boa fase, Toró deve ser titular

Praticamente confirmado como titular, o apoiador Toró vive um bom momento na Gávea. No treino de ontem, o jogador participou da segunda parte do coletivo na vaga de Maxi e jogou muito mais do que o argentino. Criticado no início do ano, o jovem apoiador dedicou sua melhora de rendimento ao técnico Joel Santana.

“Estávamos em uma situação muito ruim e com a chegada do Joel Santana melhoramos bastante. Ele foi muito importante para mim, até porque quando ele chegou eu estava meio que sem prestígio e ele conversou comigo e me deu uma chance, sem falar que me colocou para jogar em uma posição que eu gosto mais”, disse Toró, que comentou sobre o recorde quebrado pela torcida rubro-negra, que vendeu todos os ingressos para o jogo contra O Santos.

“A torcida já comprou tudo. Vamos  corresponder ao  carinho que está nos dando”, disse.

Roupa de Toró

Após o treino de ontem, alguns torcedores pediam autógrafos aos jogadores que deixavam a Gávea. E quando o apoiador Toró estava indo embora, o meio-campo Ibson viu a bermuda branca que Toró usava e começou a gritar:

“ Toró parece que está com gesso na perna, coloquem amanhã nos jornais que ele teve que ser engessado”, brincou Ibson.

Souza dribla as dores no tendão

Souza teve um problema antigo no tendão de Aquiles, mas se recuperou

Depois de desfalcar a equipe durante toda a semana por causa de uma contusão no tendão de Aquiles da perna direita, o atacante Souza voltou a treinar com o grupo no coletivo de ontem. Ele teve boa movimentação e foi premiado com um belo gol, após driblar o goleiro Marcelo Lomba e concluir com categoria. Com isso, garantiu sua escalação amanhã.

“Fiz fisioterapia durante toda semana, e mesmo sentindo dor ainda, irei jogar. Nessa hora, vale todo o sacrifício, pois é o jogo do ano. Atuei quando o time estava na zona do rebaixamento e aturei as cobranças, não ia querer ficar fora logo na melhor hora, quando estamos perto de um feito inimaginável há poucos meses”, relatou Souza, que admitiu não ter preferência pelo companheiro de ataque, seja Renato Augusto ou Maxi.

“Maxi é veloz e Renato tem mais força, mas são jogadores de muita qualidade e quem entrar nos ajudará muito”.

FlaZine será lançado

O Gease-FLA, Grupo Especial de Alegria e Segurança nos Estádios, lançará no jogo entre Flamengo e Santos um veículo de comunicação ligado à maior torcida do Brasil. A revista será distribuída gratuitamente no Maracanã e terá oito páginas coloridas com informações sobre os serviços disponíveis aos torcedores. Haverá também uma versão eletrônica, que poderá ser vista no sítio: www.gease-fla.com.br.

Rodrigo é arroz de festa rubro-negra

O técnico Joel Santana não quis confirmar o time que enfrenta o Santos amanhã, às 18h10min, no Maracanã, pela 36º rodada do Campeonato Brasileiro, mas o duelo entre os zagueiros Thiago Sales e Rodrigo Arroz parece estar decidido. No treino de ontem, Arroz participou de todo o coletivo entre os titulares e dificilmente não começa a partida.

Acostumado a entrar em jogos decisivos, Rodrigo quer provar que não azeda em grandes jogos.

Assim como na final da Copa do Brasil do ano passado, quando ele entrou e fez uma boa partida, Arroz volta a campo para participar de mais uma festa.

O técnico Joel Santana explicou que mesmo não sendo canhoto, o jovem jogador tem capacidade de atuar tanto de zagueiro central, como de quarto zagueiro.

“Isso é questão de escolha. Rodrigo Arroz já jogou três vezes nessa função e vencemos as três, inclusive contra o Corinthians, que ele foi muito bem”, disse Joel Santana.

Angelim volta a treinar\ O zagueiro Ronaldo Angelim foi liberado pelo departamento médico do clube e já voltou a treinar.\

O jogador que havia sentido um forte mal-estar na partida contra o Corinthians, quando foi substituído ainda no primeiro tempo, esteve ontem na Gávea, conversou com o grupo e trabalhou a parte física na academia do clube.

O médico do clube, Serafim Borges, explicou a situação.

“O Ronaldo Angelim está liberado. Pode trabalhar normalmente. Ele tinha reclamado de um problema cardiovascular, mas os exames não deram nada”, disse.

Caldeirão pronto para fritar o Peixe

Torcida bate mais um recorde de público no Brasileiro e Joel promete atacar para fisgar o Santos

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Mais uma prova de amor em vermelho e preto. A fanática Nação Rubro-negra volta a bater o recorde de público do Campeonato

Brasileiro. Uma multidão de 81.844 pessoas vai lotar o Maracanã e passar todo o seu calor para que o Santos seja fritado em campo. Desta forma, os comandados de Joel estarão muito perto da tão sonhada vaga na Copa Libertadores de 2008.

Por causa disso, vale tudo para conseguir uma vitória histórica. Pensando nisso, o técnico Joel mantém o clima de mistério na Gávea, porém a dúvida que pairava no ar, sobre com qual esquema tático o time enfrenta o Santos amanhã no Maracanã, começa a ser desvendada. No coletivo de ontem, o treinador começou o coletivo com um meio-de-campo com dois apoiadores (Roger e Renato Augusto), mesma formação que terminou o de quinta-feira e mais uma vez Joel deixou o gramado empolgadíssimo com o que viu, já que os titulares golearam os reservas por 4 a 0 e Renato Augusto teve uma atuação de gala.

O apoiador marcou três gols, dois na primeira parte do treinamento, quando jogou no meio-campo e um no segundo, quando Joel Santana escalou a equipe no esquema que vinha utilizando nos últimos jogos e deslocou o jovem jogador para o ataque. Souza completou a goleada. Joel tentou despistar, mas o time que deve entrar em campo é o mais ofensivo.

“O empate não é bom para gente. Vamos atacar”, disse Joel, que elogiou a atuação de Renato no coletivo. “Renato Augusto fez gol jogando tanto na frente como no meio. Treinou muito bem hoje (ontem) “, afirmou.

Joel não confirmou a escalação de Roger no lugar de Jaílton e nem a presença de Arroz, que ontem treinou como titular e parece ter ganho a vaga no lugar do vetado Angelim.

Mas parece que o time está decidido.

”Temos duas opções, uma para começar e outra para usar durante o jogo. Já sei o que vou fazer, mas usarei esta estratégia. Luxemburgo não vai me dar nada antes”, disse Joel.

Um duro golpe para a Nação

Fla perde mando do campo e pode ter de devolver ingressos vendidos para jogo contra o Atlético-PR

Thiago Bokel

A torcida marca presença nos jogos do Flamengo há muito tempo no Campeonato Brasileiro, mas pode ficar de fora do último jogo do clube na competição

O jogo de amanhã contra o Santos poderá ser o último do Flamengo no Maracanã. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu ontem o clube com a perda do mando do campo por um jogo, além de multá-lo em R$10 mil. Como o time só atuaria no Rio uma vez depois desse jogo, contra o Atlético-PR, é muito provável que não atue mais no Estado este ano, uma ducha de água fria para os torcedores, que esgotaram ontem os 81.844 bilhetes que foram colocados à venda para o jogo contra o Santos.

O maior problema nessa situação toda é que os ingressos para o jogo contra o Atlético-PR já estavam sendo vendidos. No total, 32.730 estavam destinados à promoção da Nestlé, que já foi paga. Além desses, 4 mil já haviam sido comercializados. Com isso, o Rubro-Negro terá que reembolsar os torcedores que já adquiriram os seus ingressos. No entanto, ainda há uma esperança.

“O Flamengo está muito triste com essa decisão. Não tem como o clube pôr uma babá em cada um dos 80 mil torcedores que forem ao estádio. Pedimos que a torcida tenha a consciência do que isso significa para não se repetir mais. Vamos recorrer dessa punição e solicitar o efeito suspensivo já na segunda-feira. O engraçado é que quinta-feira fomos absolvidos no mesmo artigo por unanimidade”, disse o advogado do clube, Michel Assef Filho.

Torcedor também é punido

E o maior punido com toda essa história foi o próprio torcedor que vinha marcando presença e fazendo o seu papel em todos os jogos do time no Maracanã. Além de possuir o recorde de público, o Flamengo tem nove das dez maiores presenças neste Brasileiro. Michel Assef ainda espera que a nação pague pelo erro de apenas um torcedor.

"Infelizmente não sou eu quem toma essa decisão. Vou mostrar as nossas provas. Espero que o presidente do STJD compreenda a situação e faça justiça. Depende de quando ele receberá o recurso, espero que seja antes do feriado", desejou.

A única boa notícia vinda do tribunal foi que o cabeça-de-área argentino Hugo Colace, expulso no clássico com o Vasco, dia 18 de outubro, levou a punição de um jogo de suspensão, que já foi cumprida. Com isso ele está liberado para jogar o restante do campeonato, se assim for o desejo do técnico Joel Santana.

Com a chance real da conquista da vaga na Libertadores, que só foi possível graças a excelente campanha rubro-negra jogando em casa, a iminente perda do mando de campo na reta final do Brasileiro foi um duro e inesperado golpe para um time que vinha fazendo dos jogos no Maracanã um verdadeiro espetáculo.

Mozer: 'A campanha do Flamengo foi muito difícil'

O zagueiro Mozer, do Flamengo, na década de 80, quando a equipe rubro-negra conquistou muitos títulos. O ex-jogador, que treina o Interclube, de Angola, enalteceu a boa colocação do Flamengo no Campeonato Brasileiro.

"A campanha do Flamengo foi muito difícil. Teve um período complicado na zona do rebaixamento, mas hoje está em uma posição excelente", disse Mozer à Rádio Brasil.

Mozer acredita que com uma união entre os torcedores e o time Rubro-Negro, o Flamengo conseguirá vencer o Santos, no domingo, às 18h10, no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileirão.

"Isso é fruto do trabalho e da união entre a torcida e o time. Precisa ter uma comunhão entre os torcedores e a equipe para a festa ser completa", afirmou.

Julio Cesar Imperador visita a Gávea

O ex-jogador Júlio Cesar Imperador - campeão brasileiro em 1992 pelo Flamengo - visitou a Gávea nesta quinta-feira. Ele veio ao Rio na busca de parcerias para o Anapolina da cidade de Anápolis da Primeira Divisão de Goiás onde ele exerce hoje a função de gerente de futebol.

Julio Cesar trabalhou com o gerente de futebol Isaias Tinoco na temporada de 1993.

Flamengo x Vasco é a atração da próxima fase do Estadual

Seis jogos foram realizados pela última rodada do Estadual de Futsal. O único jogo que valia disputa para uma das quatro vagas para a próxima fase, foi realizado entre Canto do Rio e CSSE. O time de Niterói acabou levando a melhor, classificando-se em quarto lugar do grupo A.  A rodada também confirmou o clássico Vasco e Flamengo nas quartas-de-final, com o primeiro sendo na quinta-feira, em Vassouras.

A nova fase começa com América e Petrópolis, na quarta-feira.

O Canto do Rio não tomou conhecimento da dificuldade do Clube do Exército e venceu por 8 a 4, com gols de Chumbinho(2), Catatau(2), Marquinho(2), Leleco e Guilherme. O time chegou a abrir uma vantagem de 6 a 0, e quando o CSSE esboçou uma reação já era tarde. O time do Exército esteve desanimado com a perda dos pontos do jogo contra Teresópolis, quando se atrasou e perdeu por W.O.

"O time deles começou bem, mas tivemos paciência e fizemos dois gols no primeiro tempo. No segundo abrimos uma boa vantagem, que eles não conseguiram ameaçar", disse Celso, técnico do Canto do Rio.

O Flamengo foi até Cabo Frio e venceu o Drogaria, por 8 a 4. Os gols rubro-negros foram de Charles, Élcio(2), Marcelinho, Gabriel(2) e Antony. Já pelo Drogaria:  Rafael, Anderson(2) e Douglas.

"Abrimos uma boa vantagem no primeiro tempo (4 a 1), e administramos o resultado no restante da partida. A quadra é pequena, o que não ajudou muito o nosso desempenho", falou Cid Escarlate, técnico do Flamengo.

Já o Vasco conseguiu acabar com a invencibilidade do Petrópolis, vencendo por 4 a 3. O Teresópolis  venceu o lanterna Montanha por 11 a 1. O  Cabo Frio superou em casa o Piedade, por 4 a 0. E o Macaé bateu o América por 5 a 2.

O Dia

Fla: Joel tira o seu trunfo da manga

Renato Augusto é a arma do treinador para surpreender e vencer o Santos de Vanderlei

Martha Esteves

Rio - Está na cara que Renato Augusto é ‘o cara’ do técnico Joel Santana para surpreender Vanderlei Luxemburgo amanhã, contra o Santos. No coletivo de ontem, ficou claro que Joel quer dar um nó na cabeça do rival.

O apoiador deu show na Gávea. No primeiro tempo do coletivo, ele atuou no meio-campo, no auxílio a Maxi e Souza, e fez dois belos gols. Na segunda parte, foi para o ataque. E Souza fez o outro gol da vitória sobre os reservas.

O técnico fez outras mudanças no time da Gávea. Na zaga, Rodrigo Arroz treinou na vaga de Thiago Sales, que foi testado na quinta-feira. Roger ganhou uma chance no meio-campo, na vaga de Jaílton, e Toró deu lugar a Maxi Biancuchi na frente.

Tudo indica que Renato Augusto será escalado no ataque, ao lado de Souza. Joel aposta num time agressivo ofensivamente, mas não quer dicas ao rival.

“Não estou aqui para dar armas ao Vanderlei. Esta partida é decisiva e será jogada na base das estratégias. Temos de vencer para alcançar 70, 80% de chances de entrar na Libertadores. Em casa, com a força da torcida, não tem outro modo de agir senão vencer”, entende.

O treinador gostou de ver Renato Augusto nas duas posições, elogiou o empenho de todos e não economizou os sorrisos de satisfação. Mas nada de dar qualquer pista sobre a escalação definitiva da equipe.

ANGELIM PASSA BEM

O departamento médico recebeu todos os resultados dos exames de Ronaldo Angelim. E nenhum deles apresentou qualquer anormalidade no coração do atleta, que sentiu palpitações. O zagueiro está liberado para retornar aos treinamentos.

“Fizemos uma série de exames porque o jogador se queixou de palpitações. Tentamos encontrar vestígio de algum quadro inflamatório, mas deu tudo normal nos exames”, diagnosticou o médico Serafim Borges.

Por causa dos dez dias de inatividade, o zagueiro está fora da partida de amanhã, contra o Santos. A dupla de zaga deverá ser formada pelo capitão Fábio Luciano e Rodrigo Arroz.

Importante é jogar

Para Cristian, ser primeiro ou segundo volante pouco importa. Ele quer mesmo entrar em campo e ajudar o time a garantir a vitória amanhã. De preferência, tendo boa atuação. O jogador não esconde que está focado no objetivo de mostrar serviço e garantir sua permanência no Flamengo ano que vem.

Assim como a maioria, Cristian sabe que o jogo contra os santistas será muito difícil e que uma vitória encurta o caminho até a Copa Libertadores. Para ele, há uma espécie de pacto mudo pelo esforço em busca da vitória amanhã à noite.

“Se a gente vencer o Santos, os jogos contra Atlético-PR e Náutico terão menos pressão. Quanto mais cedo a gente garantir a vaga na Libertadores, melhor”.

Ele já imagina a emoção que sentirá quando a torcida gritar seu nome mais uma vez no Maracanã. “Nem dá pra explicar. É uma coisa muito linda”.

TIME FICA SEM SEU ‘CRAQUE’ CONTRA O ATLÉTICO-PR

No grito da torcida, que coleciona recordes neste Brasileiro, o time do Flamengo encontrou sua força. Amanhã, provavelmente mais de 90 mil pessoas estarão no Maracanã desempenhando o papel de 12º jogador. Foram esgotados os 81.844 postos à venda, estabelecendo o recorde de público no torneio.

O clube separou oito mil gratuidades para idosos, deficientes e crianças de até 12 anos. Somando-se aos caronas de costume, é certo que mais de 90 mil torcedores estarão no ‘maior do mundo’.

Mas o time da Gávea pode perder o seu 12º jogador na partida contra o Atlético-PR. No julgamento de ontem, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o clube foi punido com a perda do mando de campo de um jogo e multa de R$ 10 mil, por causa de dois torcedores que atiraram uma lata de cerveja e um morteiro sobre o trio de arbitragem, na saída para o intervalo do jogo contra o Grêmio, no Maracanã, no dia 21.

Se for mantido o resultado, o time rubro-negro terá de enfrentar o Atlético-PR, no dia 25, com portões fechados, no Maracanã. O problema é que já foram vendidos mais de 36 mil ingressos para o jogo, que faz parte da promoção de uma empresa de produtos alimentícios.

Mas o advogado Michel Assef Filho antecipou ontem que vai tentar um efeito suspensivo para que o clube cumpra a pena do STJD somente no Brasileiro de 2008.

“O Flamengo não pode ser punido. Nenhum clube consegue evitar que um torcedor jogue algo dentro do campo. Além disso, é responsabilidade da Suderj a venda de bebidas no estádio”, reclamou

Fla: Souza avisa: joga mesmo sentindo dor

Martha Esteves

Rio - Para ganhar do Santos e fazer a alegria de mais de 90 mil pessoas que estarão no Maracanã, e de uma ‘nação’ de quase 35 milhões, Souza é capaz de qualquer sacrifício. Até mesmo jogar sentindo dores no tendão de aquiles do calcanhar direito.

Ontem, ele ainda sentia um certo incômodo na região afetada por uma inflamação, mas nem quis saber. Pediu aos médicos um voto de confiança e entrou em campo. Mesmo garantindo que entrará na partida, o artilheiro vai fazer fisioterapia hoje e amanhã.

“O importante é vencer o Santos e dar alegria ao torcedor. O Maracanã lotado é um bom analgésico para qualquer dor. O momento é de se fazer qualquer sacrifício pelo time, porque o jogo contra o Santos é como se fosse uma final para a gente”, entende Souza.

O atacante gostou do estilo ofensivo mostrado pelo time no coletivo de ontem. Para ele, essa é a estratégia ideal para sufocar o Santos em sua defesa. Valorizar a posse de bola é outra dica.

“O Vanderlei é um dos melhores técnicos do Brasil e pode até montar estratégia para se defender, mas sempre explorando os contra-ataques. E nós devemos ficar atentos para não sermos surpreendidos”, alerta.

Souza, que vem se destacando depois que aprendeu a movimentar-se melhor em campo, pede também que todos ajudem a marcar. Para ele, se o time mostrar luta e dedicação vai ter o apoio da torcida. Caso contrário... “A pressão muda de lugar e passa a nos prejudicar. Mas estou certo de que a massa rubro-negra vai estar sempre ao nosso lado”, encerra.

Gazeta Esportiva

Joel espera reedição de bom futebol diante do Peixe\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Neste domingo, o Rubro-Negro enfrentará o Santos em um duelo direto por uma vaga na próxima Copa Libertadores, já que o Peixe é o segundo colocado, duas posições à frente do time carioca. Ciente das dificuldades que terá pela frente, o técnico Joel Santana espera que seus comandados possam reeditar o bom futebol mostrado em algumas das vitórias no Maracanã.\ “Se nós repetimos as atuações contra o São Paulo, Vasco, Atlético-MG temos muita chance de sairmos vitoriosos. O importante é continuarmos lutando e correndo em campo, porque assim, os resultados vão aparecer. E uma vitória no domingo irá nos deixar em uma posição muito confortável, pois iríamos decidir nossa vaga na Libertadores em casa, contra o Atlético-PR”, comentou o treinador rubro-negro.\

O Flamengo finaliza sua preparação na tarde deste sábado, quando Joel Santana comanda uma atividade na Gávea. O Rubro-Negro soma 55 pontos e está na quarta colocação no Brasileiro.

Homenagem - No dia 15, o Flamengo completará 112 anos de sua fundação. Para comemorar, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro pretende homenagear o Rubro-Negro com uma solenidade na próxima terça-feira à noite. A iniciativa partiu de Patrícia Amorim, vereadora e conselheira do Flamengo, e que também foi nadadora do clube.

Flamengo perde mando de campo por objetos atirados no gramado

Rio de Janeiro (RJ) - Em um julgamento com mais de duas horas de duração, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) optou por punir o Flamengo pelo mau comportamento de parte da torcida no jogo contra o Grêmio. Nessa sexta-feira, a Quarta Comissão Disciplinar tirou o mando de campo do clube por uma partida, além de aplicar uma multa de R$ 10 mil.\ O time da Gávea foi julgado por conta de um foguete de artifício e uma lata de cerveja terem sido arremessadas contra o trio de arbitragem no dia 21 de outubro. Na ocasião, o Fla bateu o Tricolor gaúcho por 2 a 0, no Maracanã.\

Por conta disso, o Rubro-negro foi denunciado no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), que prevê uma multa de até R$ 200 mil, além da perda do mando de campo por no máximo dez partidas.

Por conta da punição, o Flamengo jogará com o Atlético Paranaense, no dia 25 de novembro, sem o apoio de sua torcida no Maracanã, fator que, segundo jogadores e comissão técnica, vem sendo fundamental para a reação do time no Campeonato Brasileiro. Contra o Santos, o time carioca poderá atuar sem restrições.

Apostas de Joel, Thiago Salles e Renato Augusto comemoram chance\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Para o duelo deste domingo contra o Santos, no Maracanã, o técnico Joel Santana apostará em dois jovens jogadores para manter boas chances de classificar o Falmengo para a Libertadores: o zagueiro Thiago Salles e o meia Renato Augusto.\ Para Thiago Salles, a oportunidade não é uma novidade. Ronaldo Angelim ainda aguarda pelo resultado de seus exames, e por isso o zagueiro se mantém entres os titulares. Apesar da pouca experiência, Thiago se diz pronto para o duelo contra os santistas.\

“A equipe do Santos é muito boa e tem um técnico muito experiente. Não é por acaso que estão na segunda colocação. Mas temos de impor nosso ritmo para buscar a vitória”, afirmou o defensor.

Para ajudá-lo na missão de deter o ataque do Santos, Thiago Salles sabe que poderá contar com a força da torcida do Flamengo, que já quebrou o recorde de venda de ingressos para o jogo deste domingo.

“Sabemos que a força da torcida é muito grande. Quando estávamos na zona de rebaixamento eles foram lá e nos apoiaram. Sabíamos que agora não seria diferente. É sempre bom jogar com o Maracanã lotado e o jogador tem que estar preparado para isso”, salientou Thiago, que relembrou sua estréia para reforçar sua opinião.

“Quando subi para os profissionais neste ano, a minha estréia foi contra o Sport e foi o recorde de público do campeonato na ocasião. Marquei um gol e fui bem. Espero que isso possa acontecer novamente”, completou o zagueiro.

Já o meia Renato Augusto, que ganhou uma vaga no ataque para o jogo contra o Santos, se mostra aliviado por sua recuperação. O jogador passou um bom tempo tentando se livrar de uma série de lesões. Escalado como titular pela primeira vez desde que se colocou à disposição, ele admite ter sofrido muito no período em que ficou de fora.

“No campo é mais fácil. Na torcida, é muito mais difícil. Sofri muito acompanhando os jogos no Maracanã. Agora em campo, espero ajudar o time a conseguir as vitórias”, comentou o meia rubro-negro

Julgado pelo STJD, Colace pode enfrentar o Santos

Rio de Janeiro (RJ) - Flamengo e Vasco receberam uma boa notícia do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em um julgamento rápido realizado nesta sexta-feira, o rubro-negro Colace e o cruzmaltino Marcelinho ganharam condições de jogo para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro.\ Os dois atletas foram expulsos no clássico do dia 18 de outubro, quando o Gigante da Colina foi derrotado pelo time da Gávea por 2 a 1. Na ocasião, quem apitava o jogo era o paranaense Evandro Roman.\

Marcelinho foi enquadrado no artigo 250 do CBJD (praticar ato desleal ou inconveniente) e, por unanimidade de votos, foi absolvido. Com isso, ele poderá jogar contra o Figueirense, neste domingo.

Já Colace estava em uma situação mais complicada. Denunciado no artigo 254 do CBJD (praticar jogada violenta), ele poderia pegar até seis partidas de suspensão. Entretanto, seu processo foi desclassificado para o artigo 250, onde ele pegou um jogo de gancho. Entretanto, como cumpriu suspensão automática, o argentino pode ser relacionado para o confronto direto diante do Santos

PeléNet

Recorde de público é cenário ideal para Fla x Santos número 100

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Além da quebra do recorde de público da atual edição do Campeonato Brasileiro (70.905 ingressos foram vendidos de forma antecipada até o final da tarde desta quinta-feira), Flamengo e Santos vão atingir outra marca histórica no clássico de domingo, às 18h10 (de Brasília), pela 36ª rodada da competição. Será a 100ª vez que as duas equipes vão se enfrentar.

Torcida do Flamengo comemorou vitória sobre o São Paulo com bandeira de Zico

Os santistas lideram as estatísticas: 41 vitórias, 33 derrotas e mais 25 empates, 159 gols marcados e 136 sofridos. No último duelo, tranqüila vitória do Peixe na Vila Belmiro, por 3 a 0, em 5 de agosto passado, gols de Pedrinho, Marcos Aurélio e Kléber.

Este resultado fez com que o Alvinegro pulasse na frente dos números na história do Campeonato Brasileiro. Em 43 jogos, foram 16 triunfos, 15 resultados negativos e 12 igualdades, com 49 gols feitos e 43 contra.

As duas equipes fizeram a final da competição em 1983. No dia 29 de maio daquele ano, o Rubro-Negro venceu o Peixe por 3 a 0 e conquistou o tricampeonato brasileiro, no Maracanã, lotado por 155.523 torcedores, o maior público da competição em todos os tempos.

Os santistas haviam vencido por 2 a 1, no Morumbi, e jogavam pelo empate, mas Zico, Leandro e Adílio marcaram para o time carioca, que jogou com Raul, Leandro, Marinho, Figueiredo e Júnior; Vítor, Adílio, Élder e Zico; Baltazar (Robertinho) e Júlio César (Ademar). Carlos Alberto Torres era o treinador.

O Santos atuou com Marolla, Toninho Oliveira, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva (Serginho II), Paulo Isidoro e Pita; Camargo (Paulinho Batistote), Serginho e João Paulo, sob o comando de Formiga.

O Santos venceu o primeiro duelo entre as equipes, em um amistoso, em 4 de julho de 1920: 6 a 0, na Vila Belmiro, gols de Castelhano (2), Ary (2), Haroldo e Constantino, de pênalti.

Fla é punido e terá que enfrentar o Atlético-PR sem sua torcida

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo sofreu um baque nesta sexta-feira. Julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Tribunal puniu o Rubro-Negro com a perda de um mando de campo (portões fechados), além de uma multa de R$ 10 mil. A pena será cumprida na partida do dia 25, contra o Atlético-PR, no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro

Apesar da derrota inicial, o departamento jurídico do Flamengo ainda não seu deu por vencido. O advogado do clube, Michel Assef Filho, avisou que irá recorrer da sentença.

"Cumpre contra o Atlético-PR, mas vamos recorrer da decisão. Pediremos o efeito suspensivo e tenho certeza que o presidente do STJD vai conceder. É impossível o clube prevenir que um objeto seja atirado no gramado, principalmente numa partida com 70 mil torcedores", disse.

Caso realmente o Flamengo seja punido, o clube terá que enfrentar um outro problema. Isso porque, cerca de 36.730 ingressos, da promoção "Torcer Faz Bem", da Nestlé, para o jogo contra o Atlético-PR, já foram vendidos antecipadamente.

A punição ao Flamengo aconteceu em função da partida contra o Grêmio (vitória rubro-negra por 2 a 0), dia 21 de outubro, no Maracanã, pela 32ª rodada. O árbitro do duelo, Sálvio Spínola Fagundes Filho, colocou na súmula que um foguete foi atirado para dentro de campo, assim como uma lata de cerveja, cheia, em direção ao auxiliar Carlos Augusto Nogueira Junior.

Flamengo x Santos: ingressos estão esgotados

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Todos os 81.844 ingressos para o jogo Flamengo e Santos, domingo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileiro, estão esgotados. Os últimos 10.939 bilhetes foram vendidos nesta sexta-feira. Com isso, o recorde de público deste campeonato, que era de São Paulo x América-RN (69.874), já foi totalmente superado.

O Rubro-Negro tem a melhor média de presença de torcedores como mandante do Campeonato Brasileiro (34.195) e oito dos dez melhores públicos da competição, incluindo o jogo diante do Santos: Flamengo 2 a 0 Grêmio (63.189), Flamengo 2 a 1 Corinthians (62.026), Flamengo 0 a 2 Fluminense (61.042), Flamengo 1 a 0 São Paulo (59.098), Flamengo 1 a 1 Sport (51.552), Flamengo 1 a 0 Fluminense (49.828) e Flamengo 1 a 1 Vasco (49.495).

Com 55 pontos, na quarta posição, o Flamengo briga diretamente por uma vaga na próxima Libertadores da América com Santos (segundo, com 59), Cruzeiro (terceiro, com 57), Palmeiras (quinto, com 55) e Grêmio (sétimo, com 54).

O Fluminense, em sexto, com 55 pontos, já está classificado para a Libertadores. O Tricolor, em junho, garantiu seu posto ao faturar o título da Copa do Brasil.

Flamengo avisa que Ronaldo Angelim não tem problema cardíaco

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Ronaldo Angelim recebeu uma grande notícia nesta sexta-feira. O departamento médico do Flamengo informou que o zagueiro não tem qualquer problema cardíaco. Sendo assim, o jogador retorna aos treinamentos normalmente na próxima semana.

"Deu tudo normal. Fizemos todos os exames e nenhum apresentou qualquer tipo de irregularidade", avisou o medido Serafim Borges, durante o treinamento, na Gávea.

Ronaldo Angelim se sentiu mal durante a vitória do Flamengo sobre o Corinthians, por 2 a 1, dia 31 de outubro, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. No compromisso seguinte, derrota para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Mineirão, o zagueiro foi vetado e substituído por Thiago Sales.

Para o duelo com o Santos, neste domingo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada, o técnico Joel Santana ainda não definiu quem será o companheiro de Fábio Luciano: Thiago Sales ou Rodrigo Arroz. A tendência é de que o segundo seja escolhido.

GloboEsporte

Cristian: 'Se fizer gol, me jogo no fosso'

Muito feliz, volante se rende à torcida do Flamengo e a chama de a melhor do mundo

Eduardo Peixoto

Quarenta e cinco minutos do segundo tempo, a bola sobra e Cristian, de primeira, faz o gol da vitória do Flamengo sobre o Santos. Esse é o sonho do jogador para a partida deste domingo, no Maracanã (assista ao gol de Cristian contra o Atlético-MG).

Mas, caso se torne realidade, a proeza pode causar danos a ele. O volante imagina uma forma inusitada de comemorar.

- Ah, queria me jogar no meio da galera. Com certeza, se eu fizer gol, caio no fosso ali do Maracanã. Seria demais - diz.

Contratado no meio deste ano, Cristian caiu no gosto do técnico Joel Santana e dos torcedores. A recíproca é verdadeira.

- Não há nada mais bonito do que a torcida do Flamengo. É a melhor do mundo, com certeza. Nunca vi nada igual.

Até o momento, o volante marcou uma vez pelo Rubro-Negro. Na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã. Na ocasião, ele correu em direção à torcida e vibrou. Mas não pulou no fosso. Ainda...

Fla x Santos: ingressos esgotados

Ninguém mais tira o recorde de público do Rubro-Negro neste Brasileirão: 81.844

A torcida do Flamengo não ficou satisfeita em bater o recorde de público do Brasileirão com os 70.905 ingressos vendidos quinta-feira e resolveu logo garantir a marca até o término da competição. Nesta sexta-feira as entradas restantes foram esgotadas, estabelecendo a marca de 81.844 ingressos vendidos para a partida contra o Santos, domingo, às 18h10m, pela 36ª rodada do Brasileirão. Antigo detentor do recorde, o São Paulo terá que se contentar com o segundo lugar, já que a lotação máxima do Morumbi é de 72 mil espectadores.

Flamengo faz 'final' contra o Santos

Diante de mais de 81 mil pagantes no Maracanã, clubes lutam pelo sonho da Libertadores

No dia 17 de outubro, 76.567 pessoas pagaram ingresso para ver o Ronaldinho, Kaká e cia jogarem pelo Brasil no Maracanã. Neste domingo, porém, o Flamengo, de Ibson, enfrenta o Santos no mesmo palco e já garantiu o maior público do futebol nacional em 2007. O duelo entre o quarto e o segundo lugares do Campeonato Brasileiro garantiu, antecipadamente, a venda de 81.844 entradas. Somando os não pagantes, a estimativa é de que a partida, que começa às 18h10m, vá levar mais de 90 mil pessoas ao estádio.

E não poderia ser diferente. Depois de uma arrancada que o tirou da penúltima colocação, o Rubro-Negro tem chances reais de garantir a vaga na Taça Libertadores. A vitória sobre os paulistas é parte fundamental deste projeto.

- Estaremos diante da nossa torcida, o nosso povo. O empate seria muito ruim porque nos forçaria a vencer os últimos dois jogos (Atlético-PR e Náutico) de qualquer maneira. Uma vitória nos deixa com 80% de chances de chegar à Libertadores - declara o técnico Joel Santana.

Em sua quarta passagem na Gávea, ele estreou justamente contra o Santos. E o resultado não foi dos melhores: derrota por 3 a 0

Luxemburgo e Joel são amigos, mas travam um duelo à parte no jogão deste domingo

Após 35 rodadas, o Flamengo tem 55 pontos. Quatro a menos do que o Santos. O time de Vanderlei Luxemburgo vem preparado para sofrer a forte pressão da torcida flamenguista.

- Quem ficar com medo de jogar no Maracanã lotado nem precisa continuar na carreira. É o principal palco do futebol - declara o técnico alvinegro.

Palco este que garantiu ao Fla a maior média de público deste Brasileiro, com quase 40 mil pagantes. Entretanto, a partida deste domingo, pode marcar o fim da festa rubro-negra. Na sexta-feira, o clube foi condenado perder um mando de campo por causa de incidentes no jogo contra o Grêmio. A diretoria ainda tenta recorrer.

Caso realmente a punição seja confirmada, Flamengo x Santos terá o maior público deste Brasileiro. Algo "normal" para o confronto entre as duas equipes. De todas as edições da competição, o recorde também pertence a um duelo entre os dois: em 1983, o Rubro-Negro venceu a final da competição, no Maracanã, diante de 155.253 pagantes. Mas o Santos já levou a melhor diante da torcida rubro-negra. No Rio-São Paulo de 1997, os paulistas empataram por 2 a 2 e calaram o estádio (assista às histórias dos dois jogos nos vídeos abaixo).

Jogo de xadrez

Para a "final de campeonato" deste domingo, Joel Santana trabalhou bastante o lado coletivo da equipe. A principal aposta é Renato Augusto. O jogador treinou muito bem durante a semana e garantiu o retorno ao time titular. Ele, provavelmente, joga na vaga de Maxi.

Embora tenha ensaiado uma formação bastante ofensiva, com Roger e Maxi no time titular, a tendência é que o Flamengo mantenha o meio-campo cauteloso, com Jaílton e Toró ao lado de Cristian e Ibson.

- Vamos ver. Isso é como um jogo de xadrez. Tem de ter paciência. Vamos ver como o Santos vai se comportar - declara o treinador.

Na zaga, Ronaldo Angelim foi liberado pelos médicos da suspeita de problema cardíaco. Mesmo assim, sem condição física, ele fica fora. Rodrigo Arroz deve ser o titular.

Com três volantes, Peixe pode confirmar a vaga

Apesar de poder garantir matematicamente a vaga na Libertadores 2008, caso vença o Flamengo e Palmeiras e Grêmio não vençam seus compromissos, o Santos pisará no gramado do Maracanã com uma formação precavida. Com o retorno de Maldonado, recuperado de lesão, Vanderlei Luxemburgo escala o Peixe com três volantes, Rodrigo Souto e Adriano fazem companhia ao chileno, e apenas Pedrinho na armação das jogadas. Pet foi barrado. Acostumado a jogar no Maracanã, o camisa 10, que foi revelado pelo Vasco, reconhece a força do rival em casa.

- É difícil jogar contra o Flamengo na fase boa em que está, com os torcedores empurrando. A equipe do Santos é experiente e não pode se abater com nenhuma forma de pressão. Esperamos fazer um bom jogo e já sair com essa definição da Libertadores - declara Pedrinho.

Outra novidade no alvinegro praiano é a entrada de Rodrigo Tabata no ataque, ao lado de Kléber Pereira. Marcos Aurélio fica como opção no banco de reservas, assim como Fábio Costa, que não treinou durante a semana em virtude de dores nas costas.

Fla perde um mando de campo

STJD pune o clube, que vai tentar um efeito suspensivo, para cumprir a pena só em 2008

A atitude de dois torcedores do Flamengo, que atiraram uma lata de cerveja e um morteiro sobre o trio de arbitragem na saída para o intervalo do jogo contra o Grêmio, no Maracanã, no último dia 21 de outubro, custou muito caro ao Rubro-Negro. Em julgamento que durou mais de duas horas, nesta sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o clube foi punido com a perda de um mando de campo e mais multa de R$ 10 mil.

O advogado Michel Assef Filho já adiantou que vai tentar um efeito suspensivo para que o clube cumpra a pena apenas no Brasileiro de 2008.

- O Flamengo não pode ser punido. Nenhum clube consegue fazer com que um torcedor não jogue nada dentro do campo. Além disso, é responsabilidade da Suderj a venda de bebidas no estádio. Não podemos fazer nada se foi arremessada uma lata no campo - diz, em entrevista ao site "justicadesportiva.com.br".

Se for mantido o resultado, o time rubro-negro terá que enfrentar o Atlético-PR, no próximo dia 25, com portões fechados, no Maracanã. O problema é que até o fim da tarde de quinta-feira, já haviam sido vendidos para essa partida 36.730 ingressos, que fazem parte da promoção de uma empresa de produtos alimentícios.

Para quem comprou entradas para o jogo contra o Santos, neste domingo, não há problema, pois a pena só é válida para a penúltima rodada.

Fla se cala sobre perda do mando

Kléber Leite diz que só vai tocar no assunto após a partida contra o Santos

Eduardo Peixoto

Kléber Leite diz pensar apenas no Santos

A cúpula do futebol rubro-negro só pensa no Santos. Nem a notícia de que o Flamengo foi condenado a perda de um mando de campo no jogo contra o Atlético-PR modificou o discurso.

O vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, recebeu a informação da condenação quando estava pedalando em uma bicicleta ergométrica, na Gávea.

- Só penso na partida contra o Santos. Este assunto será comentado apenas na segunda-feira - diz, via assessoria de imprensa.

O departamento jurídico vai entrar com um pedido de efeito suspensivo para que a pena só seja cumprida em 2008. Por enquanto, a orientação aos mais de 5 mil torcedores que compraram ingressos antecipados é esperar. Caso não seja possível transferir a punição, o Flamengo vai ressarcir os que já haviam garantido lugar no jogo contra o Atlético-PR.

Renato Augusto dá show em treino

Jogador começa como apoiador, passa para o meio e marca três gols na atividade

Eduardo Peixoto

Na quinta-feira, Joel Santana declarou que Renato Augusto fizera o melhor treino sob o seu comando. Pois no dia seguinte, o jogador do Flamengo foi ainda melhor. No coletivo desta sexta, ele deu show e marcou três gols, dois deles muito bonitos.

Renato começou a atividade no meio-campo auxiliando Maxi e Souza. Em menos de dez minutos, ele marcou dois golaços. Na segunda parte, Joel o colocou no ataque. Souza marcou o terceiro e novamente Renato Augusto deu números finais ao coletivo.

A tendência é que Joel o escale como atacante.

- Futebol é questão de gosto. Não agrado a todo mundo. Ele fez gol nas duas posições e o que importa é que treinou muito bem - declara o comandante rubro-negro.

Joel muda 'meio time' em coletivo

Técnico surpreende e testa time ofensivo com Renato Augusto, Roger, Maxi e Souza

Eduardo Peixoto

Renato Augusto treinou bem novamente nesta sexta, dessa vez no meio-campo

Joel Santana surpreendeu no coletivo desta sexta-feira, o último antes do jogo contra o Santos, domingo. O técnico do Flamengo fez três alterações na equipe que treinou nos últimos dias.

Na zaga, Rodrigo Arroz treinou na vaga de Thiago Sales. Roger ganhou uma chance no meio-campo na vaga de Jaílton e Toró deu lugar a Maxi Biancuchhi. O argentino formou dupla de ataque com Souza e Renato Augusto foi deslocado para o meio. Novamente no meio-campo, ele fez um lindo gol no início da atividade.

A formação ofensiva é novidade nesta semana. Nos treinos anteriores, Joel tinha barrado Maxi para colocar Renato Augusto. A mudança é surpreendente porque no treino de quinta, o técnico elogiou bastante a atuação do time. Entretanto, a escalação defensiva que o Santos testou, com três volantes, pode ter mudado o pensamento do comandante rubro-negro.

O Flamengo iniciou o treino desta sexta com: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Arroz, Juan; Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Maxi e Souza.

Lance

Publicada em 9/11/2007 às 19:07

Fla terá portões fechados contra o Atlético-PR

STJD pune o clube por causa de incidentes no Maracanã

Os rubro-negros terão de ficar do lado de fora

O jogo em que o Flamengo já bateu o recorde de público deste Brasileirão - próximo domingo no Maracanã, contra o Santos - pode ser a última oportunidade de os rubro-negros empurrarem o time em casa este ano. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu nesta sexta-feira que o Fla terá de jogar sem a presença de torcedores contra o Atlético-PR, dia 25, também no Maracanã.

O Flamengo foi julgado por causa de uma lata de cerveja atirada contra um assistente de arbitragem e um morteiro lançado no gramado, na vitória (2 a 0) sobre o Grêmio, em 21 de outubro, no Maior do Mundo.

Além de proibir a presença de público contra o Atlético-PR, o clube foi multado em R$ 10 mil. Mas o clube promete recorrer, já que o julgamento desta sexta-feira foi realizado na Quarta Comissão Disciplinar do STJD - relativo à primeira instância.

Outro problema é que a partida contra o Furacão faz parte da promoção da Nestlé. Até a tarde de quinta-feira, o Flamengo havia anunciado que mais de 34 ingressos já haviam sido vendidos.

Ingressos para Fla x Santos estão esgotados

Mais de 80 mil torcedores empurrarão o time para cima do Peixe

O Maraca vai lotar

Flavio Trindade

A torcida do Flamengo não cansa de estabelecer recordes de público neste Brasileirão. A Nação rubro-negra esgotou nesta sexta-feira os ingressos para a partida contra o Santos, domingo no Maracanã.

Pelo menos 81.844 pagantes lotarão o Maracanã para um confronto em que três vagas na Copa Libertadores de 2008 está em jogo.

Com esse público, o Flamengo supera o recorde do São Paulo e estabele uma marca que não poderá mais ser alcançada pela equipe paulista, uma vez que o Morumbi possui a capacidade máxima de 72 mil torcedores.

O jogo contará com esquema especial de policiamento, comandado pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe). De acordo com o comandante do Gepe, major Marcelo Pessoa, será utilizado o mesmo efetivo do jogo entre Brasil e Equador, ocorrido em 17 de outubro e válido pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

Os torcedores também contarão com esquema especial nos meios de transporte. Tanto o Metrô quanto a Supervia e a Rio Ônibus se comprometeram a disponibilizar veículos extras para assegurar o conforto e segurança na ida e volta do Maracanã.

Para não comprometer a segurança, foi descartada a possibilidade de se colocar uma carga extra de ingressos, como havia sido comentado na última quinta-feira.

Adílio destaca atuação de Zico no título de 83

Volante foi o autor do gol que decretou a vitória por 3 a 0 sobre o Santos

Com a proximidade do centésimo jogo entre Flamengo e Santos, que acontece neste domingo, no Maracanã, Adílio lembra da final do Brasileiro 1983. Naquele ano, o Rubro-Negro conquistou seu terceiro título nacional depois de vencer o Peixe por 3 a 0.

O craque Adílio, autor do último gol, contou como foi aquele jogo e destaca a importância de Zico, que foi para partida já negociado com a Udinese, da Itália:

– O gol no início foi importante, nos deu tranqüilidade. E o meu acabou com as chances deles. O Santos se lançou todo ao ataque e, se fizesse um, iríamos para a prorrogação.

Adílio e Andrade relembram show de 1983

Fla venceu o Peixe por 3 a 0 naquele ano diante de 155.523 pessoas

Adilio marcou o gol que decretou a vitória por 3 a 0 sobre o Santos em 83

Cassius Leitão\ Hugo Perruso\ Guilherme de Paula\

Agora é certo: o recorde de público deste Campeonato Brasileiro pertence ao Flamengo. Com 70.905 ingressos vendidos para a partida de domingo, contra o Santos, o Rubro-Negro volta à liderança (desbancando São Paulo x América-RN, com 69.874). E o duelo contra o Peixe cai como uma luva para a marca.

O recorde de público da história dos Brasileiros é justamente de um jogo entre Flamengo e Santos, no Maracanã. Na final do campeonato de 1983, 155.523 pessoas presenciaram a conquista do Rubro-Negro após vitória por 3 a 0 (gols de Zico, Leandro e Adílio).

Mesmo com a derrota por 2 a 1 no primeiro jogo daquela final, a torcida rubro-negra não desanimou e viu um show do Flamengo. Adílio, um dos destaques da equipe, disse que sempre se lembra daquele dia e elogiou a atitude da torcida durante o jogo:

- Ela incentivou do início ao fim. Naquele dia, não tinha como algum time ganhar da gente.

Outro jogador do time, mas que não pôde participar da final, foi Andrade, que se recuperava de cirurgia e estava na arquibancada.

- A torcida foi maravilhosa e eu pude sentir de perto. Os lances dos gols ainda estão vivos na minha memória - afirmou.

Para domingo, restam apenas 10.939 ingressos para as cadeiras de campo (o Flamengo aumentou a carga total para 81.844). Nesta quinta-feira, cambistas já agiam livremente vendendo ingressos pelo dobro do preço.

Fla x Santos tem o maior público de Brasileiros

155.523 pessoas assistiram a grande decisão de 1983

Diego Rodrigues RIO DE JANEIRO

Neste domingo, Flamengo e Santos têm um jogo importante pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã: o centésimo entre as equipes, que ainda lutam por uma vaga na Libertadores 2008. O Fla é o quarto colocado da competição com 55 pontos, quatro a menos que o vice-líder Santos, e vai motivado pela quebra de recorde de público pagante deste Brasileirão. Mas esta não será a primeira vez que cariocas e paulistas têm uma partida decisiva pela maior competição nacional.

No dia 29 de março de 1983, Flamengo e Santos diante de 155.523 mil pessoas, o maior público da competição até hoje, fizeram um dos clássicos mais emocionantes da história do confronto.O Fla de Zico, Adílio, Júnior e Cia. aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o rival e conquistou seu terceiro título nacional e o bicampeonato - em 1982 venceu o Grêmio. O principal jogador foi o Galinho de Quintino, que marcou um e deu passe para outro.

A festa na arquibancada era contagiante e, talvez por isso, Zico, pegando a sobra de um chute de Júnior, marcou aos 50 segundos de jogo para o delírio dos flamenguistas que ainda chegavam ao Maraca. Depois foi a vez do Galinho, aos 39 do primeiro tempo, cobrando falta pela direita, colocar a bola na cabeça do lateral-direito Leandro, que balançou as redes de Marolla. O resultado deu tranqüilidade para o Rubro-Negro voltar ao segundo tempo.

Aos 44 minutos da segunda etapa, Adílio foi o encarregado de dar números finais a goleada rubro-negra por 3 a 0. De peixinho, ele escorou cruzamento da direita e decretou o terceiro título brasileiro do Flamengo.

Porém, nem tudo foi festa na grande final. Quando Arnaldo César Coelho apitou o fim da partida, uma confusão generalizada entre os jogadores do Santos e alguns jornalistas tomou conta do gramado no Maior do Mundo. Apesar da briga, nada impediu o Flamengo de levantar mais um caneco.

Renato Augusto marca três vezes em coletivo

Jogador se mostra totalmente recuperado e vai encarar o Santos

O meio-de-campo rubro-negro Renato Augusto foi o destaque do treino desta sexta-feira, na Gávea. Atuando um tempo no meio-de-campo e outro no ataque, o jogador marcou os três gols do coletivo, no qual os titulares venceram os reservas por 3 a 0.

O técnico Joel Santana fez alterações na equipe e deixou algumas dúvidas na cabeça de quem acompanhou o treinamento. No primeiro tempo, Joel escalou uma formação mais ofensiva, com Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto no meio e Souza e Maxi, no ataque. Com essa formação, os titulares abriram 2 a 0 no placar.

Na segunda parte do treino, Joel sacou Maxi e Roger, colocando Jailton e Toró, adiantando Renato Augusto. O time recuou e Toró perdeu muitas oportunidades antes de Renato Augusto fechar o placar.

Após o treino, o tecnico Joel Santana tentou despistar os jornalistas quando questionado sobre qual formação mandaria a campo. Para o treinador futebol é questão de gosto, e quem decide quem joga, ou não, é ele.

- Futebol é questão de gosto. É o único esporte que não agrada a todo mundo. Vou fazer o time do meu jeito, o que achar melhor. O Renato jogou atrás e fez gol, na frente e fez gol - afirmou.

Ronaldo Angelim é liberado pelos médicos

Zagueiro deve voltar ao time na partida contra o Atlético-PR

Depois de desfalcar o Flamengo na partida contra o Cruzeiro, o zagueiro Ronaldo Angelim treinou normalmente nesta sexta-feira, após passar por uma avaliação médica.

De acordo com o médico Serafim Borges, Angelim passou por uma rigorosa bateria de exames, que não acusaram nenhum problema com o atleta. Foi descartada a suspeita de arritmia cardíaca, que chegou a ser cogitada.

Ainda de acordo com o médico, na próxima semana o elenco rubro-negro já começa a realizar os exames médicos clínicos para a temporada de 2008. Os jogadores passarão por uma série de exames que inclui cardiologia, ergometria, oftalmologia e otorrinolaringologia, entre outros.

Uma escalação ofensiva no treinamento

Joel escala meio-campo com Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger

Joel Santana surpreendeu a todos quando escalou no treinamento o time titular com Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger formando o meio-de-campo e Souza e Maxi Biancucchi no ataque. O time ofensivo deu conta do recado e com menos de 20 minutos de treinamento já estava com dois gols de vantagem sobre o time reserva.

Logo Joel voltou à formação original, sacando Roger e Maxi e colocando Jaílton e Toró, mas ficou no ar se aquela armação mais onfensiva poderia ser escalada no jogo contra o Santos, no domingo, mas Joel Santana preferiu manter o mistério.

- Nós temos muitas opções, o Souza e o Roger treinaram bem. Não resta dúvida que eu já tenho o time na cabeça, mas o Vanderlei é um treinador estrategista e experiente, eu tenho que saber como ele vem de lá para eu arrumar o meu aqui - disse o treinador à Rádio Tupi.

Fla irá lançar DVD das últimas conquistas

Torcedor poderá relembrar os títulos da Copa do Brasil e do Estadual

O Flamengo está produzindo um DVD sobre as conquistas da Copa do Brasil (2006) e do Carioca (2007). A produtora responsável já começou a gravar, na Gávea, o depoimento dos jogadores, integrantes da comissão técnica e diretoria que participaram das duas campanhas.

A intenção é lançar ainda este ano ou nos primeiros meses de 2008.