Notícias

Clipp 12/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla volta a vencer em noite dramática

Com gol de Leonardo Moura, aos 42 do segundo tempo, time derrota o Náutico de virada: 2 a 1

Legenda da foto: LEONARDO MOURA festeja o gol da vitória sobre o Náutico no Maracanã, diante de quase 35 mil torcedores

Oito jogos e quase dois meses depois, o Flamengo voltou ao Maracanã para viver emoções fortes. Sem jogar bem mas esbanjando vontade, o time começou perdendo para o Náutico ontem, mas virou o placar aos 42 minutos do segundo tempo, conseguindo por 2 a 1 sua terceira vitória no Campeonato Brasileiro e três pontos que, se não o tiraram da zona de rebaixamento, foram importantíssimos para recuperar a confiança do grupo.

- A gente chegava e a bola não entrava, mas o gol aconteceu na hora certo. Tentei uma vez e não deu, mas na segunda fui feliz - desabafou Leonardo Moura, autor do gol salvador.

- Foi uma vitória bem do jeito que o rubro-negro gosta: sofrida e suada - festejou o técnico Joel Santana.

Fábio Luciano estréia com gol de cabeça

Apoiado por quase 35 mil torcedores, o Flamengo tomou a iniciativa do jogo, mas quem chegava com qualidade era o Náutico. Tanto que, num contra-ataque aos 11 minutos, abriu o placar, em jogada de Felipe. Ele girou como quis sobre Ronaldo Angelim na área e chutou cruzado. A bola não ia na direção do gol, mas, ao tentar cortar, Cristian pôs para dentro. O juiz Paulo César Oliveira, porém, deu o gol para o atacante.

O Flamengo sentiu o gol, passou alguns minutos afoito e começou a errar passes seguidamente. Parte da torcida vaiava Leonardo Moura, mas o time teve personalidade para superar o momento delicado. Foi à frente e, mesmo oferecendo espaços ao Náutico, reassumiu o controle da partida. Aos 24, foi premiado. Juan cobrou falta pelo lado direito, o estreante Fábio Luciano subiu sem marcação e empatou com uma cabeçada certeira.

O rubro-negro ganhou confiança e teve pelo menos três chances de virar o placar. Aos 31, após cruzamento de Renato Augusto, Roger emendou de primeira por cima; aos 41, Ibson, dentro da área, chutou para excelente defesa de Eduardo, e aos 43, depois de Cristian tentar duas vezes e acertar a trave na segunda, a bola sobrou para Ibson cabecear para fora, livre de marcação. O Náutico, por sua vez, também esteve perto de marcar novamente com Felipe, em chute rasteiro que tirou tinta da trave de Bruno.

Sem o capitão Fábio Luciano, que sentiu dores musculares e foi substituído por Rodrigo Arroz, o Flamengo voltou com mais vontade do que qualidade. E, quando ameaçava, parava nas boas defesas do goleiro Eduardo. Aos 13, ele pôs para escanteio, no susto, o centro de Juan. Depois, salvou milagrosamente com o pé um chute de Ibson da marca do pênalti.

A partir daí, o time sentiu que a vitória só viria na base da superação. A cinco minutos do fim, os seguranças do clube já haviam descido para proteger o ônibus da delegação mas, antes de algum protesto, Roger encontrou Leonardo Moura entrando pela direita e o lateral chutou cruzado, fazendo o gol da vitória e do alívio rubro-negro a três minutos do fim.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Renato Augusto (Maxi Biancucci) e Leonardo. Náutico: Eduardo, Deleu, Vágner, Toninho e Hamilton; Daniel, Elicarlos, Radamés (Geraldo) e Acosta; Felipe e Marcelo Silva (Everaldo). Juiz: Paulo César Oliveira (SP). Cartões amarelos: Cristian, Elicarlos, Radamés, Deleu, Roger. Cartão vermelho: Deleu. Público pagante: 34.457 Renda: R$277.371,00.

Uma nova opção com pele rubro-negra

Carreira e prestígio em alta, Adílio pode ser alternativa do Fla em caso de fracasso de Joel

Legenda da foto: ADÍLIO, AO lado de Joel Santana na Gávea: o vitorioso técnico dos juniores seria uma das alternativas para substituir o veterano treinador

Na Malásia, o time de juniores do Flamengo está brilhando num torneio internacional. O rubro-negro se classificou para as quartas-de-final vencendo o Arsenal por 2 a 1 e hoje volta a campo para enfrentar o Ajax, em Kuala Lumpur. O time precisa de um empate para passar à próxima fase da competição e, por trás desse sucesso, está Adílio, um colecionador de títulos nas divisões de base e que começa a ser encarado por alguns cardeais rubro-negros como uma solução ideal para o time profissional a curto prazo.

Revelador de talentos e bom armador de times jovens, Adílio tem o principal quesito que seria necessário para ser apoiado num vulcão como o Flamengo: pele rubro-negra. Ídolo da torcida, reverenciado como um dos astros de maior identificação com a massa, ele já está sendo visto como uma alternativa para o caso de nova substituição neste Brasileiro. Uma solução caseira que não oneraria o clube, já afundado em dívidas em todos os níveis de seu futebol.

Uma opção encarada com carinho, mas sem confirmação

Num clube sem dinheiro para investir em treinadores de renome e quase sempre às voltas com captação de recursos, Adílio seria uma alternativa interessante, caso haja algum acidente de percurso na trajetória de Joel Santana. Ele conhece bem o clube, tem trânsito livre em todos os níveis da Gávea, mas até agora não teve uma oportunidade no time principal porque precisava evoluir e amadurecer como comandante.

O amadurecimento tem sido comprovado pelos títulos que vem conquistando nos juniores. Nenhum dirigente, no entanto, admite abertamente a possibilidade de colocá-lo no lugar de Joel, caso o treinador fracasse na tentativa de fazer a equipe principal rodar: afinal, seria reconhecer que a contratação de Joel foi um erro.

Jornal dos Sports

Fabio Luciano estréia com pé direito na equipe rubro-negra

Fabio Luciano entrou com o pé direito no Maracanã, neste sábado. Além de ter estreado na equipe titular do Flamengo em casa, diante da torcida, o zagueiro marcou o primeiro gol da vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o Náutico.

O jogador destacou a raça e o apoio da torcida para a conquista desse resultado.

“Flamengo é isso ai, os jogadores são isso ai: raça, além da força dos torcedores, que nos prestigiaram. A gente tem agora uma seqüência boa dentro de casa e com a ajuda da torcida a gente espera reverter essa situação”, disse Fabio Luciano à Rádio Globo.

O zagueiro foi substituído no intervalo por Rodrigo Arroz pois sentiu dores musculares.

“Estou muito tempo sem jogar nesse ritmo, melhor dar uma segurada para não dar nenhum problema”, explicou o jogador.

O pulso do Flamengo ainda pulsa

Na raça, Flamengo vence Náutico de virada e começa a reação para sair da zona de rebaixamento

SÉRGIO MELO

Nina Lima

Muito criticado nos últimos jogos, Leonardo Moura faz bela jogada e marca o gol da vitória do Fla

Foi chorado, sofrido e dramático, mas o Flamengo, na base da raça, venceu o Náutico, de virada, por 2 a 1, na noite de ontem, no Maracanã. Apesar da nítida falta de padrão de jogo e  dos excessivos erros de passes, o torcedor rubro-negro deu prova de que é o 12º jogador, e apoiou a equipe durante toda a partida.

O início foi preocupante, com o Náutico fazendo marcação forte e levando perigo ao gol de Bruno. Na segunda chance de gol, a equipe de Recife saiu na frente. Em um contra-ataque, Felipe recebeu dentro da área e  teve tempo de dominar, girar e cruzar rasteiro. No meio do caminho, a bola bateu no pé direito de Cristian, sem chance para o goleiro rubro-negro.

O Flamengo sentiu o golpe e o Náutico poderia até ter aumentado, se após o cruzamento de Hamilton pela esquerda, o uruguaio Acosta não tivesse enfeitado a jogada ao tentar o gol de meia-bicicleta.

Consciente ou não, o Flamengo chegou ao empate, depois da torcida rubro-negra fazer a sua parte, gritando e empurrando o time para frente. Juan cobrou falta na lateral direita e centrou na área. O estreante Fábio Luciano veio de surpresa e cabeceou firme para deixar tudo igual. Daí para frente, o Flamengo foi o senhor do jogo, desperdiçando seis chances claras de gol.

A principal aconteceu no final da primeira etapa. Cristian recebeu passe na área, pela esquerda, soltou uma bomba e Eduardo defendeu no reflexo. A bola voltou para Cristian que tentou de cabeça e acabou carimbando o travessão. No rebote, Ibson ajeitou para Leonardo completar para o gol vazio, mas o atacante não alcançou a bola e ela saiu rente a trave direita do goleiro Eduardo.

Gol no fim

Na etapa final, o jogo começou parelho, com as equipes desperdiçando as suas chances de gol. Mas dois momentos mudaram a história da partida: aos 17 minutos, Renato Augusto sentiu fisgada e acabou substituído por Maxi Biancucchi; e aos 35 min, o lateral Deleu foi expulso deixando o Náutico com dez.

Com isso, o Flamengo foi o dono do jogo, mas pecava nas finalizações. Porém,  quando a partida caminhava para o empate, Roger fez um belo lançamento para Léo Moura, que mesmo com dois marcadores, dominou e chutou cruzado marcando o gol da vitória, levando a torcida rubro-negra ao delírio.

Flamengo: Xô, urucubaca!

Euforia toma conta do time, mas Joel pede atenção. Para ele, o perigo ainda ronda a Gávea

THIAGO BOKEL E SÉRGIO MELLO

Nina Lima

O zagueiro Rodrigo Arroz comemora a vitória sobre o Náutico. Ontem, ele aplaudiu a torcida e fez uma sessão de descarrego no gramado após o suado triunfo

A sensação dos jogadores do Flamengo, após a salvadora vitória de ontem sobre o Náutico, era de afastar de vez a urucubaca que vem assolando o time neste Brasileiro. O zagueiro Rodrigo Arroz, logo depois da partida, foi até a torcida expressando o sentimento de alívio com a primeira vitória da equipe no Maracanã neste campeonato. O técnico Joel Santana, no entanto, não concorda que a má fase esteja definitivamente afastada.

“É cedo para falar que esse período de concentração deu certo. Fizemos um apelo para o nosso torcedor comparecer e eles não nos deixaram na mão. Foi uma vitória muito sofrida, mas com a disposição que a torcida gosta de ver”, enalteceu o treinador.

A sensação de dever cumprido com este resultado positivo só valerá até hoje. Amanhã o time se reapresenta para viajar para Teresópolis onde fará a preparação para o jogo contra o Fluminense. Joel comemorou, mas já quer a equipe voltada para o próximo confronto.

“Cada vitória é um título. Tivemos uma série de acontecimentos essa semana que nos prejudicaram, mas conseguimos superar. O time estava atento na maior parte da partida e quando isso acontece, dá para saber que as coisas vão dar certo no final. Agora o pensamento é de manter o ritmo forte nos treinamentos para sair deste mau momento”, encerrou Joel.

Outro fator muito lembrado por todo o grupo rubro-negro foi a presença e o apoio da torcida, que demonstrou ainda ter a esperança de que dias melhores virão.

Antes do jogo, a vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo e vereadora da cidade, Patrícia Amorim, entregou a medalha Mérito Esportivo Pan-Americano aos atletas do Pan.

Ela foi convidada também para presenciar a sanção da Timemania, em Brasília, junto com o presidente do clube, Marcio Braga\ Juniores pegam Ajax na Malásia\

Depois da vitória de 2 a 1 sobre o Arsenal, na rodada anterior, a equipe de juniores do Flamengo volta a campo amanhã, às 7h50min, para enfrentar o Ajax, pelo Torneio Internacional da Malásia. A partida será disputada em Kuala Lumpur. O Rubro-Negro, que lidera o grupo A, com quatro pontos, seguido pelo Milan, tem no jovem atacante Kayke o seu artilheiro na competição, com dois gols.

Léo Moura diz que time ainda tem que melhorar

Léo Moura foi um dos protagonistas na vitória do Flamengo, de virada, por 2 a 1 sobre o Náutico, neste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Mas para o jogador esse foi só o primeiro passo, e avisa que o time tem muito o que melhorar.

“O grupo vem sofrendo muita pressão para vencer os jogos, então quando você está vencendo quer que acabe logo. E essa vibração faz o time crescer, pois todo mundo quer vencer. Hoje as coisas começaram a mudar, mas tem que fazer ajustes, não tem que pensar que porque venceu está tudo bem”, disse o lateral.

Roger diz que vitória foi conquistada na raça

Jogando sua primeira pelo Flamengo no Maracanã, Roger pode não ter feito uma partida brilhante, mas foi decisivo ao dar um passe açucarado para Leonardo Moura marcar o gola da vitória por 2 a 0 em cima do Náutico. O resultado ainda não tira o time da Gávea da zona de rebaixamento, mas já alivia o clima no clube, tanto que todos os jogadores comemoram a vitória como se tivessem conquistado um campeonato.

Roger reconheceu que o as chances existiram e agradeceu pelo gol no final da partida.

“A partida de hoje (sábado) foi coração, várias bolas foram no travessão, foram para fora, mas Deus ajudou e a gente conseguiu fazer um gol no finalzinho”, disse o apoiador.

Fla derrota o Náutico e levanta o Maraca

Timbu não resiste à pressão rubro-negra e Joel conquista sua primeira vitória

Jorge Lourenço jlourenco@jsports.com.br

Nina Lima

Fábio Luciano comemora seu gol, o primeiro da virada rubro-negra. A vitória fez o Mengão respirar, mas o time continua na zona de rebaixamento

Em noite de redenção, a torcida rubro-negra finalmente soltou o grito de vitória e comemorou o resultado da equipe sobre o Náutico. Após partida emocionante, o Flamengo derrotou, de virada, o alvirrubro pernambucano, por 2 a 1. A partida marcou a primeira vitória de Joel no comando do clube e coroou o estreante Fábio Luciano, autor do gol de empate do Fla.

O Timbu não se intimidou ao jogar no maior estádio do mundo e começou partindo para cima do Urubu. Logo aos 12 minutos, Marcelo abriu o placar para os visitantes. Ele driblou um zagueiro e chutou contra o gol e a bola desviou em Cristian, enganando o goleiro Bruno.

Perdendo por 1 a 0, o Rubro-Negro despertou para o jogo, que se tornou emocionante. Enquanto o Fla levava perigo constante ao adversário, o Timbu fazia contra-ataques perigosíssimos e quase conseguia ampliar.

Coube ao estreante Fábio Luciano empatar para os donos da casa, aos 25. O zagueirão marcou de cabeça após cobrança de falta de Juan, levantando a torcida carioca. A equipe ainda desperdiçou uma chance clara de virar em uma jogada espetacular: Leonardo Moura finalizou para a defesa do goleiro Eduardo, que espalmou em cima de Leonardo. O atacante cabeceou, mas a bola pegou no travessão. Ibson ainda tentou mandar para dentro no rebote, mais uma vez de cabeça, mas mandou para fora, perto do gol.

O segundo tempo foi do time de Joel Santana. O Náutico voltou recuado e assistiu uma pressão constante do Flamengo. Logo aos 5 minutos da etapa final, Cristian recebeu de Ibson e finalizou contra o goleiro do Timbu, que fez excelente defesa. Ciente de que o time precisava da vitória, o técnico tirou Renato Augusto e colocou Maxi Biancuchi, primo do argentino Messi, para reforçar o ataque.

A pressão do Fla aumentou quando a equipe pernambucana ficou com apenas 10 homens em campo. O lateral Deleu fez falta dura em Juan, levando o cartão vermelho. Aos 37, o Urubu desperdiçou mais uma chance de virar. Após ótimo cruzamento de Biancuchi, Leonardo cabeceou desequilibrado contra o gol adversário e mandou para a linha de fundo.

A entrada de Leo Lima no lugar de Cristian colocou o Rubro-negro totalmente no ataque. Aos 42 minutos, Leonardo Moura levantou a maior torcida do Brasil, marcando o segundo gol e decretando a vitória flamenguista. O lateral recebeu um lançamento longo de Roger, não perdeu a chance e virou para os donos da casa.

A vitória não tirou o Fla da zona de rebaixamento, mas fez a equipe respirar e chegar aos 15 pontos na competição. O próximo compromisso da equipe para fugir da degola será contra seu antigo rival, o Fluminense. O clássico será na noite da próxima quarta-feira, no Maracanã. Já o Náutico, também em situação complicada, enfrenta o Atlético-MG em Pernambuco.

Fla homenageia os medalhistas do Pan

Nina Lima

Os representantes rubro-negros posam no gramado do Maracanã antes da partida entre Náutico e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro

Antes da partida contra o Náutico, ontem, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro de futebol, a diretoria do Flamengo homenageou os seus atletas que ajudaram o Brasil a brilhar no quadro de medalhas do Pan-Americano, como na ginástica artística e no nado sincronizado. O clube ainda teve representantes no remo, pólo aquático e futebol masculino.

Um dos grandes nomes do Brasil na Olimpíada da América foi a rubro-negra Jade Barbosa, que conquistou uma medalha de ouro no salto sobre cavalo e uma de prata por equipe. Os irmãos Hypólito (Diego Daniele) também brilharam na ginástica, assim como Victor Rosa, assim como técnico Renato Araújo

E a turma pan-americana parece ter dado sorte, afinal o rubro-negro quebrou um jejum sem vitórias e começa a sair da zona de rebaixamento do Brasileiro.

A equipe brasileira de ginástica  viaja nessa semana para a disputa do Mundial de Sttutgart, que será eliminatório para a Olimpíada de Pequim, em 2008. O que pode fazer com que a delegação rubro-negra participe do maior evento do mundo.

“Vamos confiantes para o Mundial tentar buscar a vaga para a Olimpíada. Isto seria um grande passo para a ginástica masculina, que vem mostrando a sua evolução”, comentou Victor Rosa.

No nado sincronizado, o rubro-negro foi representado por cinco atletas: Giovana Sthephan, Caroline Hildebrandt, Michelle Frota e Gláucia Heier.

Breno é a segurança rubro-negra no futsal

Destaque do Carioca, goleiro renovou o contrato para lutar pelo título do Estadual

Eduardo vieira

Wallace Teixeira

O goleiro Breno fez um excelente campeonato e renovou o seu contrato com o Flamengo

Apontado como o  melhor goleiro do futsal do Rio de Janeiro, o rubro-negro Breno mantém a humildade e sabe que tem muito a aprender e pretende fazer história no Flamengo. Aos 22 anos, é uma das atrações do Estadual, que começa no fim do mês.

“Todos esses elogios são frutos do trabalho que desenvolvo nos treinos e jogos. Atuar no Flamengo já é a realização de um sonho porque toda a minha família é rubro-negra. Tenho algumas metas como ser campeão no clube, disputar a Liga Futsal e chegar à Seleção Brasileira. Mas tudo isso será consequência de um bom trabalho nesta temporada”, comentou Breno, o paredão da Gávea.

Aos 7 anos, já fazia sucesso na posição defendendo o Clube dos Sargentos. E depois teve passagens por Madureira e Minas Tênis, antes de chegar ao Flamengo no início desse ano. A equipe do Carioca, que alcançou às semifinais, foi reforçada com as contratações de Sixel. Gabriel, Élcio e Raphael.

“Teremos um grande desafio no Estadual que é enfrentar equipes profissionais, com alto investimento, e que treinam em dois períodos, como Petrópolis, Teresópolis, Cabo Frio, Macaé e Vasco.

“Se o Flamengo fizer uma boa campanha, será um incentivo para a diretoria investir mais e disputar a Liga, que é o grande objetivo de todos. Será um campeonato muito forte e a primeira meta é chegar às semifinais. Se isso acontecer, aí tenho certeza de que será complicado ganhar do Flamengo. É um time que cresce nos momentos decisivos”, afirmou Breno.

A nação rubro-negra foi convocada pelos jogadores e comandada por Leléu (torcedor símbolo do futsal e do basquete) fará a diferença. “Tivemos uma reunião com os torcedos e eles vão nos apoiar nos jogos. Sem dúvida, fazer do Maracanãzinho a nossa casa é algo fantástico. Uma quadra oficial e num local de fácil acesso. Tenho a certeza de que a torcida nos prestigiará.”

Depois de um adiamento, a tabela e o número de clubes deverão ser anunciados essa semana pela diretoria.

Chupeta aposta na coragem do novo grupo do Flamengo

Eduardo Vieira

Wallace Teixeira

O técnico Paulo Chupeta (C) estuda a melhor forma de montar o Flamengo para a disputa do Estadual-2007 e o Nacional-2008

O técnico Paulo Chupeta já avisou aos novos jogadores do Flamengo, que iniciaram essa semana a pré-temporada. “Quem não aguenta pressão, não pode jogar com a camisa rubro-negra. Aqui a cobrança é intensa e a equipe tem compromisso com a vitória. E o objetivo é ser campeão brasileiro.”

De uma tacada, chegaram o armador Hélio, os alas Duda, Fernando e Ariel e os pivôs Alíro e Wagner. Mas a maior expectativa é o desempenho de Duda, que era o garoto-prodígio da Gávea em 2004 e voltou mais experiente, após ser campeão em Brasília.

“Duda voltou amadurecido e em condições de se tornar um ídolo da torcida. Ele foi uma aposta minha e da diretoria. Fez um excelente campeonato no Brasília e tem tudo para fazer uma ótima temporada. A força dessa equipe é a homogeneidade. É um grupo novo, com média de idade de 25 anos”, disse Chupeta.

Apesar da qualidade do grupo, ele sabe que são jogadores em formação e que não chegam com status de antigos ídolos como Ratto, Pipoka, Caio, Oscar, Robyn Davis e Gema.

“Esses jogadores que contratamos não têm o histórico desses nomes citados, que chegaram prontos ao Flamengo. Mas eu aposto muito nesse grupo, que tem qualidade e muita vontade de trabalhar e progredir no basquete. Vamos montar uma equipe com defesa forte, marcação agressiva e velocidade.”

Da última temporada, permaneceram o armador Fred, os pivôs Cascão e Maicon e o ala Colin. Um dos auxiliares técnicos é o ex-ídolo rubro-negro João Batista.

Paulo Chupetar pode ser o único tricampeão

Atual bicampeão estadual, o técnico Paulo Chupeta terá um grupo totalmente reformulado em relação ao de 2005, que superou o favorito Rio de Janeiro. “É verdade. Sou o único que pode ser tricampeão. Mas ninguém vence sozinho basquete. A qualidade dos jogadores sempe fez a diferença para o Flamengo.”

Ontem, ele comandou a equipe infanto-juvenil rubro-negra que venceu por 88 a 75 o Comary. E teve uma boa notícia para o basquete carioca.

“Conversei com o Miguel Palmier, o técnico do Comary, e ele disse que aquele projeto da NBA pode sair. E assim teremos um time bem forte. Sei que Macaé pode ter até duas equipes e estou torcendo pelo sucesso do projeto do Fluminense. O basquete do Rio merece uma grande competição.”

O Vasco também se mobiliza, mas só deve dar uma resposta até o início de setembro. A Federação, no entanto, aguarda a presença de 10 a 12 equipes na competição.

“Já tivemos 10 pré-inscritos. E estamos esperando a definição. Vamos tentar negociar com um canal de televisão e a expectativa é de que seja um grande campeonato”, comentou um dos dirigentes da Federação, Fernando Lima.

O Dia

Com gol no fim, Flamengo volta a vencer

Rio - Foi suada, sofrida e muito comemorada a vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Náutico, de virada, no Maracanã. A salvação de um empate que seria desastroso aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, com Léo Moura, depois de uma série de gols perdidos durante todo a partida.

Com o resultado, o Rubro-Negro soma 15 pontos, cinco atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento, mas também com pelo menos três jogos a menos que seus adversários.

Antes da partida, o técnico Joel Santana pediu atenção para que a equipe não voltasse a sofrer gols no início. Os jogadores levaram só 11 minutos para esquecer o pedido. Felipe girou facilmente na frente de Ronaldo Angelim, mas bateu torto. Cristian tentou tirar e tocou para o gol. A torcida esboçou um apoio, mas logo foi perdendo a paciência com os seguidos erros do time.

ERROS E GOLS PERDIDOS

Sorte que na primeira vez que chegou ao gol de Eduardo, aos 24 minutos, o Flamengo conseguiu empatar. Juan cobrou falta da direita e o estreante Fábio Luciano subiu sozinho para cabecear. O time foi para cima, mesmo sem muita coordenação. Aos 31, Roger pegou livre uma sobra da zaga e isolou. Empolgado, o Rubro-negro deixava espaços na defesa e Felipe quase marcou aos 38. Eduardo ainda salvou em chute de Ibson e, aos 43, Cristian, por duas vezes, e Ibson perderam três chances claras no mesmo lance.

O Flamengo voltou para o segundo tempo sem Fábio Luciano, com dores musculares depois de três meses inativo. Lenta, a equipe só melhorou a partir da entrada de Maxi Biancucchi, no lugar de Renato Augusto, com dores na coxa. O argentino se movimentou bem e quase fez um gol, aos 25.

Aos 34, o lateral-esquerdo Deleu foi expulso e o Flamengo intensificou a pressão. Já no fim Roger encontrou na direita Léo Moura, que marcou para a redenção dos rubro-negros. “Tinha que ser no coração. A bola não entrava de jeito nenhum. Mas conseguimos vencer, que era o mais importante”, desabafou Roger.

Gazeta Esportiva

Jogadores do Flamengo acreditam em reação no segundo turno

Rio de Janeiro (RJ) - Animados com a vitória conquistada no final diante do Náutico, os jogadores do Flamengo deixaram claro que o time tem tudo para sair da zona de rebaixamento. Com jogos a menos do que as outras equipes que brigam para não cair à Série B, eles pretendem engatar uma seqüência de vitórias no segundo turno do Campeonato Brasileiro.\ Para o meia Roger, a situação do Rubro-negro, atualmente penúltima posição, com 15 pontos, é crítica, mas deve melhorar. “Ainda estamos em uma zona perigosa. Só que temos totais condições de conseguir mais vitórias se jogarmos dessa maneira”, analisou.\

O atleta elogiou a vontade da equipe carioca. “Melhor do que a vitória foi a maneira que o Flamengo se postou em campo. Buscamos o resultado e impusemos nosso ritmo”, ponderou.

Já Leonardo Moura, autor do gol da vitória, ficou satisfeito com seu desempenho. “Só faz os gols quem segue tentando. Perdi na chance anterior, mas conseguiu marcar logo depois”, encerrou.

Joel agredece presença da torcida

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de ver o Flamengo vencer o Náutico por 2 a 1, o treinador Joel Santana agradeceu aos torcedores. Segundo ele, os cerca de 35 mil pagantes que foram ao estádio do Maracanã ajudaram o Rubro-negro a sair com uma vitória neste sábado.\ “Fizemos uma convocação e ela foi atendida. Mesmo quando tomamos o gol, eles ficaram do nosso lado. Apoiaram a gente até os minutos finais e nos ajudaram bastante”, declarou o técnico.\

O comandante do time carioca também aproveitou para ressaltar a importância dos três pontos. “Cada vitória é um título. Mas esse jogo valeu por uma série de problemas que tivemos na escalação”, afirmou. “Temos que cumprir nosso trabalho de somar pontos. Se vencermos os jogos atrasados, sairemos desse lugar. O negócio é vencer para sair dessa situação”.

Apesar disso, ele fez questão de criticar que a equipe cometeu alguns erros no confronto deste sábado. “Estávamos com a partida na mão, com um homem a mais no final e os jogadores estavam mais interessados em buscar o terceiro gol do que tocar bem a bola. Tínhamos que jogar com toques curtos, mas eles insistiam nos lançamentos longos”, disparou.

Para Joel Santana, os substitutos e os estreantes fizeram a diferença na partida deste sábado. Vale lembrar que Fabio Luciano fez sua primeira partida com a camisa do Fla e marcou um gol. “Os reservas entraram bem. Futebol não se faz com 11 jogadores apenas”, resumiu. Léo Lima, o argentino Maxi e Rodrigo Arroz entraram durante o jogo.

Flamengo vence Náutico de virada\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Com um gol marcado por Leonardo Moura aos 42 minutos do segundo tempo, o Flamengo derrotou o Náutico por 2 a 1, neste sábado à noite, no Maracanã, voltando a conquistar um resultado positivo depois de três rodadas.\ Com o resultado, a equipe rubro-negra chegou aos 15 pontos, mas se mantém na penúltima colocação, embora esteja com quatro jogos a menos. Já o Náutico segue com 20 pontos e agora ocupa a 16ª posição no Campeonato Brasileiro.\

O time dirigido por Joel Santana teve sempre ambição ofensiva, enquanto a equipe visitante entrou com o objetivo apenas de se defender e acabou sendo castigada com um gol no final da partida.

O zagueiro Fábio Luciano fez um gol na estréia, mas atuou apenas durante um tempo. Quem ganhou os elogios da torcida foi o argentino Maxi, que entrou no segundo tempo e se transformou no melhor jogador da equipe da Gávea. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Fluminense em jogo atrasado, enquanto o Náutico receberá o Atlético-MG, nos Aflitos.

O primeiro tempo foi muito movimentado neste sábado. Logo aos quatro minutos, Hamilton arriscou de longe e Bruno se atrapalhou todo para fazer a defesa, quase deixando a bola entrar. Aos 11 minutos, antes que o Flamengo se organizasse em campo, o Náutico marcou com o atacante Felipe, que recebeu na área e bateu forte. A bola tocou em Cristian e enganou Bruno. Em desvantagem, os jogadores cariocas ficaram muito nervosos e passaram a errar passes, irritando a torcida.

A galera só se acalmou aos 24 minutos, quando Juan cobrou falta e o estreante Fábio Luciano aproveitou a desatenção da zaga para meter a cabeça e empatar a partida. O gol deu alma nova ao time dirigido por Joel Santana, que passou a pressionar em busca do segundo gol. O Náutico atacava de forma esporádica e quase marcou aos 38 minutos, novamente com Felipe, que chutou com grande perigo.

Nos minutos finais da etapa, o Flamengo partiu para o ataque e obrigou o goleiro Eduardo a trabalhar. Aos 42 minutos, Ibson obrigou o goleiro a espalmar para escanteio. Um minuto depois, Cristian recebeu de Leonardo Moura e chutou, Eduardo deu rebote e Cristian, com o arco vazio, cabeceou no travessão. No último lance da etapa, Leonardo cruzou da esquerda e Juan e Renato Augusto passaram batidos quando estavam livres na pequena área.

O Flamengo voltou para o segundo tempo sem Fábio Luciano, que não suportou o ritmo de jogo, e tentando assumir o controle da partida, atacando muito com os laterais Leonardo Moura e Juan. Já o Náutico se mantinha na defesa tentando sair em lançamentos de Acosto para Felipe, muito isolado na frente. Aos 11 minutos, o goleiro Eduardo teve que se empenhar para evitar que Rodrigo Arroz cabeceasse para o gol. Um minuto depois foi a vez de Renato Augusto e Roger tentarem os chutes que foram bloqueados pela zaga pernambucana.

O Náutico só chegou com perigo aos 18 minutos em conclusão de Radamés que Bruno defendeu no susto. A pressão carioca aumentava a cada minuto sob o comando do argentino Maxi, que mostrava muita qualidade na condução e armação das jogadas. A situação do Náutico piorou aos 31 minutos, quando Deleu foi expulso depois de derrubar Juan e receber o segundo cartão amarelo.

Nos minutos finais, o Flamengo partiu com tudo para tentar o gol da vitória, mas o nervosismo dos jogadores acabava prejudicando as conclusões. Aos 43 minutos, bem lançado por Roger, Leonardo Moura entrou pela direita e colocou na saída do goleiro Eduardo, fazendo a torcida rubro-negra explodir de alegria no Maracanã.

PeléNet

Fla freia Náutico, vence a 1ª com Joel, mas segue em penúltimo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Em seu retorno ao Maracanã, que estava fechado para os Jogos Pan-Americanos desde 18 de junho, o Flamengo também reencontrou a vitória, a primeira após a volta do técnico Joel Santana. Neste sábado, o time - que não ganhava havia três partidas - derrotou o Náutico por 2 a 1 e freou a ascensão do adversário direto na luta contra o rebaixamento. Contudo, a equipe carioca continuou na penúltima posição do Campeonato Brasileiro.\ O gol da vitória de virada saiu dos pés do lateral-direito Leonardo Moura, aos 42min do segundo tempo. O triunfo foi sofrido, já que o Flamengo pressionou desde o início, mas levou um gol logo aos 12min, em um lance infeliz do volante Cristian, que desviou contra a própria meta após chute de Felipe - autor do gol na súmula.\

Contudo, aos 24min, o zagueiro Fábio Luciano (ex-Corinthians), que fez sua estréia pelo Flamengo, empatou de cabeça. O gol inflamou a torcida rubro-negra, que compareceu em bom número. Assim, o time pressionou muito o Náutico em busca da virada, mas perdeu ótimas chances de gol.

Após o primeiro tempo eletrizante, os times diminuíram o ritmo na etapa final. Mas a entrada do veloz e habilidoso argentino Maxi Biancucchi (primo de Messi) melhorou o time do Flamengo, que passou a dominar o jogo. A pressão rubro-negra aumentou com a expulsão de Deleu, aos 34min. De tanto insistir, Leonardo Moura fez o gol da vitória.

"Foi super importante essa vitória. A gente vinha sofrendo muita pressão para vencer. O Flamengo estava sendo muito criticado. Mas o grupo é forte e vai mostrar isso vencendo", comentou Leonardo Moura.

Com a vitória (a primeira no Maracanã neste Brasileiro), o Flamengo foi a 15 pontos em 15 partidas - quatro a menos do que a maioria dos adversários - e permaneceu na 19ª posição. De qualquer forma, o resultado positivo foi muito importante sob vários aspectos.

Primeiro, porque impediu a escapada do Náutico. O time pernambucano - o primeiro fora da zona do rebaixamento - também freqüentou o grupo de risco durante várias rodadas, mas saiu dele com uma reação: venceu três jogos, sendo os dois últimos, e empatou um.

Ao encerrar a invencibilidade de quatro partidas do Náutico, o Flamengo manteve o adversário com 20 pontos, na 16ª posição. Entretanto, a equipe de Recife pode retornar à zona do rebaixamento ao fim desta 19ª rodada.

Além disso, a vitória aliviou o técnico Joel Santana. Contratado para o lugar de Ney Franco justamente pela série de maus resultados da equipe, o treinador sofreu duas derrotas nas duas primeiras partidas após seu retorno ao Flamengo. No entanto, neste sábado, enfim, ele venceu pela primeira vez desde que voltou ao clube para a sua quarta passagem pela Gávea.

"Para mim, cada vitória é um título. Aqui é minha casa. Conheço bem Maracanã. O jogo de hoje [sábado] valeu para sairmos dessa situação", afirmou o técnico, que ficou bastante aflito na beira do campo após o segundo gol do Flamengo.

Agora, o time rubro-negro vai tentar buscar a seqüência de vitórias necessária para sair da zona do rebaixamento, começando pelo clássico contra o Fluminense, na próxima quinta-feira, novamente no Maracanã. Já o Náutico vai atrás da reabilitação no domingo que vem (dia 19), contra o Atlético-MG, em Recife.

Joel festeja sua primeira vitória após retorno ao Flamengo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Depois de derrotas nos dois primeiros jogos disputados pelo Flamengo sob seu comando, o técnico Joel Santana, enfim, pôde comemorar uma vitória. Ela veio neste sábado, por 2 a 1, de virada, sobre o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro.

Após a partida, o treinador não escondeu seu alívio pela conquista do resultado positivo. "Para mim, cada vitória é um título. Aqui é minha casa. Conheço bem Maracanã. O jogo de hoje [sábado] valeu para sairmos dessa situação", afirmou o técnico.

Joel Santana assumiu o time em substituição a Ney Franco, que deixou o cargo justamente por causa da péssima campanha da equipe - ainda na penúltima colocação - neste Campeonato Brasileiro.

Por isso, o mau retrospecto no início do trabalho já preocupava Joel. Nas duas primeiras partidas no retorno do treinador à Gávea, a equipe sofreu cinco gols e não marcou nenhum - perdeu por 3 a 0 para o Santos, na estréia do técnico, e por 2 a 0 para o Atlético-PR, ambas fora de casa.

A prova maior da ansiedade de Joel pela vitória foi dada por ele próprio ao fim do jogo diante dos pernambucanos. Após o gol da virada rubro-negra, o treinador desesperou-se na beira do campo com os erros dos seus jogadores, que partiram para frente em busca do terceiro gol e colocaram em risco a vitória, já que deixaram o time exposto aos contra-ataques dos visitantes.

"No final, bateu uma certa ansiedade. Porque quando você coloca vantagem do jeito que colocamos, não precisa se expor para fazer o terceiro gol. Tínhamos de ter qualidade para segurar a bola e atacar com firmeza, mas isso não estava acontecendo. Era para valorizar a posse de bola", encerrou Joel Santana, que quase invadiu o gramado e deu muito trabalho para o árbitro auxiliar.

Agora, Joel tentará dar uma seqüência de triunfos ao Flamengo na próxima quinta-feira, quando ocorrerá o clássico contra o Fluminense, no Maracanã.

Aliviados, jogadores do Fla agradecem o apoio da torcida

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Apesar da péssima campanha do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, a torcida rubro-negra compareceu em bom número ao Maracanã, neste sábado, contra o Náutico, e empurrou o time em busca da virada. Por isso, após a partida, os jogadores e o técnico Joel Santana agradeceram o apoio dos mais de 34 mil torcedores que foram ao estádio nesta noite.

"O importante é que fizemos um apelo ao torcedor e ele compareceu. E mesmo tomando o gol prematuramente, o torcedor manteve o apoio. Isso que foi legal. No final, foi do jeito que o Flamengo gosta, sofrido, suado, trabalhado, mas a equipe foi buscar o resultado", disse Joel Santana, que durante a semana convocou a torcida, assim como o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite.

Já o lateral-direito Leonardo Moura, autor do segundo gol do Flamengo, destacou que se a fase da equipe fosse melhor, o apoio dos torcedores seria ainda mais intenso.

"Não estamos em uma posição boa, e a torcida fez o que fez. Imagina se a gente está em uma posição melhor. Então, é isso que vamos buscar no campeonato. Mas o momento agora é de comemorar para tirar essa 'nhaca'. A bola não estava entrando", disse.

Para o estreante Fábio Luciano, autor do primeiro gol da equipe na partida deste sábado, a boa presença dos torcedores foi fundamental para a reação do time, que venceu por 2 a 1.

"O Flamengo é isso aí, é com essa raça. Estava faltando confiança, mas ela vai vir com o apoio do torcedor, que veio e nos prestigiou. Temos uma seqüência de jogos em casa e com o apoio da torcida vamos sair dessa situação", afirmou o zagueiro.

Com a vitória sobre o Náutico, a equipe rubro-negra chegou aos 15 pontos na classificação do campeonato - cinco a menos que o próprio time pernambucano, primeiro fora da zona de rebaixamento -. Na próxima quinta-feira, o Flamengo terá um clássico pela frente contra o Fluminense, às 20h30, no Maracanã.

Fábio Luciano estréia e ajuda Flamengo a vencer em casa

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

O zagueiro Fábio Luciano teve uma boa estréia pelo Flamengo na partida deste sábado, contra o Náutico, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Além de demonstrar segurança na defesa, o ex-jogador do Corinthians fez o gol que abriu o caminho para a vitória rubro-negra por 2 a 1, de virada.

Por sinal, no lance do gol Fábio Luciano mostrou oportunismo. Bem colocado dentro da área, ele subiu sozinho e cabeceou na saída do goleiro do Náutico para empatar a partida, que àquela altura era vencida pelo time pernambucano por 1 a 0.

Após a partida, Fábio Luciano elogiou bastante o apoio da torcida, que compareceu em bom número apesar da má campanha da equipe - penúltima colocada do certame.

"Flamengo é isso aí, com essa raça. Estava faltando confiança, mas ela virá com o apoio do torcedor, que veio e nos prestigiou. Temos uma seqüência de jogos em casa e com o apoio da torcida vamos sair dessa situação", afirmou.

Como já era previsto, Fábio Luciano teve de ser substituído no intervalo. O zagueiro, que não atuava desde o fim de abril, quando disputou sua última partida pelo Colônia, da Alemanha, saiu com dores musculares para a entrada de Rodrigo Arroz. "Senti uma beliscada, mas nada grave. Estava há muito tempo sem jogar", comentou o zagueiro.

No dia em que o zagueiro foi apresentado, o técnico Joel Santana já adiantou que ele chegou ao clube para ser titular. Resta saber agora quando o atleta terá condições de atuar durante 90 minutos.

GloboEsporte

Regulamentação da Timemania ajudará o Fla

Clube poderá receber verba de patrocinador após assinatura da regulamentação da loteria

Márcio Iannacca

A diretoria do Flamengo espera receber em duas semanas a verba de patrocínio da Petrobas, retida desde o início do ano por causa de dívidas com o Governo. O clube só conseguirá receber por causa da assinatura da regulamentação da Timemania, marcada para a próxima terça-feira, às 14h30m, em Brasília. O mandatário rubro-negro, Márcio Braga, vai estar na capital federal para acompanhar todo o processo, que depende da assinatura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a assinatura, o Flamengo precisa enviar a documentação de confissão da dívida com o Governo para a Caixa Econômica Federal e só assim receberá a certidão negativa de débito. Com a CND em mãos, o clube poderá receber toda a verba da empresa estatal do petróleo. Cerca de R$ 6 milhões vão entrar nos cofres rubro-negros. Flamengo e Petrobras são parceiros desde 1984.

Em 2007, o clube passou a receber cerca de R$ 1,3 milhão por mês de seu patrocinador. Porém, o dinheiro está retido por causa de uma ação na Justiça. Com a Timemania, o Rubro-Negro não terá mais problemas para receber os valores acordados. OS salários de jogadores e funcionários está em dia.

A idéia da diretoria rubro-negra é levar uma comitiva de atletas para Brasília. O atacante Obina, e atletas de outras modalidades devem estar presentes para acompanhar a assinatura da regulamentação.

Joel: 'Cada vitória é um título'

Treinador diz que time ainda precisa de seqüência de vitórias para ficar bem na tabela

Márcio Iannacca

Antes do término da partida deste sábado em que o Flamengo venceu o Náutico por 2 a 1, no Maracanã, o técnico Joel Santana estava tenso, nervoso e até entrou no gramado de tão ansiso para ouvir o apito final do árbitro Paulo César de Oliveira (assista ao vídeo ao lado). Quando a partida terminou, o comandante rubro-negro correu para o vestiário ciente de que ainda falta muito para a sua equipe sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na coletiva, mais calmo, o treinador analisou a vitória do Flamengo em sua volta ao Maracanã - a equipe não atuava no estádio há 55 dias.

- Cada vitória do Flamengo é um título. Vocês sabem que aqui é minha casa. Tivemos problemas para escalar a equipe durante a semana, mas superamos tudo isso e conseguimos uma vitória - afirma.

Ao ser questionado se a vitória deste sábado poderia ser comparada a uma final de Copa do Mundo, Joel respirou fundo e respondeu.

- Posso dizer que é quase uma final de Copa do Mundo. No jogo, a gente estava com um jogador a mais e eles apenas com jogadores de marcação. A gente precisava manter a posse de bola para matar o jogo - diz o treinador.

Leo Moura passa de vaiado a herói

Lateral-direito marca o gol da vitória do Flamengo aos 43 minutos do segundo tempo

Márcio Iannacca

O lateral-direito Leo Moura foi o grande herói da vitória do Flamengo sobre o Náutico por 2 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador estava sendo vaiado pelos torcedores, mas deu a volta por cima e definiu a partida para o Rubro-Negro.

- Agradeço a Deus por esse gol. Só faz os gols quem segue tentando. Perdi na chance anterior, mas conseguiu marcar logo depois. Ainda bem - diz Leo Moura.

Leo Moura marcou o seu segundo gol na temporada. Em 2005, sob o comando de Joel Santana, o lateral também foi um dos artilheiros do time rubro-negro na caminhada para fugir do rebaixamento. Agora, em 2007, ele volta a balançar a rede.

Em jogo dramático, Fla bate Náutico

Rubro-Negro vira o placar no fim do jogo e vence pela terceria vez no Brasileirão

Márcio Iannacca

Em um jogo dramático e cercado de nervosismo, o Flamengo venceu o Náutico por 2 a 1, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (assista no vídeo ao lado aos melhores momentos do jogo). Enquanto na arquibancada o torcedor rubro-negro fez o seu papel, em campo, o time carioca só conseguiu cumprir o seu dever de casa aos 42 minutos do segundo tempo, com um gol de Leonardo Moura.

Com o resultado, o Flamengo chegou aos 15 pontos no Campeonato Brasileiro e segue em penúltimo lugar na classificação. O Náutico seguiu fora da zona de rebaixamento, com 20. Na próxima rodada, o Rubro-Negro vai enfrentar o Fluminense, na quinta-feira, dia 16, no Maracanã. Os pernambucanos pegam o Atlético-MG, nos Aflitos, no domingo, dia 19.

Fla melhora após o empate

O Flamengo começou melhor a partida, aproveitando o apoio do seu torcedor, que compareceu em bom número no Maracanã. Porém, o Náutico foi quem abriu o marcador, logo aos 12 minutos. Felipe dominou na entrada da área, passou por Ronaldo Angelim e chutou. A bola desviou em Cristian e enganou o goleiro Bruno. Aos 25, Fábio Luciano, o estreante da noite, empatou após cobrança de falta de Juan.

A partir daí, o Flamengo dominou o Náutico, que só assustava nos contra-ataques. O Rubro-Negro carioca teve três chances claras de virar o marcador - duas com Ibson e uma com Cristian. Diferentemente das partidas anteriores, o time da Gávea mostrava segurança na zaga e força ofensiva para chegar ao gol adversário.

Passe de Roger premia o Fla

O time rubro-negro voltou sem o seu capitão Fábio Luciano. O jogador sentiu dores musculares e o técnico Joel Santana preferiu poupá-lo. Rodrigo Arroz entrou em seu lugar. O Flamengo bem que tentou virar o jogo, mas chutava muito pouco a gol. Os cariocas só assustaram o rival quando o argentino Maxi Biancucchi entrou na vaga de Renato Augusto, que deixou o campo sentindo a parte posterior da coxa esquerda.

O primo de Lionel Messi, do Barcelona, incendiou a partida. O argentino fez boas jogadas pela ponta direita e ainda perdeu uma ótima oportunidade de desempatar o jogo. A partir dos 30 minutos, o Flamengo entrou em desespero em busca de seu gol, mas pecou na falta de confiança. Deleu ainda foi expulso, após uma entrada violenta em Maxi Biancucchi.

O Flamengo seguiu a pressão e conseguiu o seu objetivo. No fim, os mais de 34 mil torcedores que foram ao Maracanã acabaram premiados com um belo lance de Roger e o gol da virada de Leo Moura.

Renato Augusto deixa o campo chorando

Meio-campista sente a coxa esquerda, é substituído e sai vaiado pela torcida do Flamengo

Márcio Iannacca

O meia Renato Augusto foi substituído na partida deste sábado, contra o Náutico, no Maracanã, sentindo fortes dores na parte posterior da coxa esquerda. Chorando copiosamente, o jogador foi vaiado pelos torcedores rubro-negros ao deixar o gramado.

Renato Augusto não vem fazendo boas atuações desde o Mundial sub-20, disputado no Canadá. Na competição, a seleção brasileira foi eliminada nas oitavas-de-final pela Espanha. O time brasileiro, na ocasião comandado por Nelson Rodrigues, obteve uma vitória e três derrotas.

Nos últimos dias, o Flamengo recebeu uma proposta de 15 milhões de euros por Renato Augusto. A diretoria rubro-negro, porém, recusou e nem quis conversar com o Palermo, da Itália.

Fábio Luciano estréia com o pé direito

Zagueiro atua apenas um tempo pelo Fla e deixa o campo com dores musculares

Márcio Iannacca

O zagueiro Fábio Luciano estreou com o pé direito com a camisa do Flamengo. Além de ter sido escolhido o capitão do time pelo técnico Joel Santana, o jogador ainda marcou um gol em seu primeiro jogo pelo time rubro-negro (assista ao vídeo do gol ao lado). No intervalo, ele deixou o campo com dores musculares e nem voltou para a etapa final.

O jogador aprovou a sua estréia na saída do primeiro tempo.

- Está bom, mas temos que voltar com o mesmo empenho - diz Fábio Luciano.

Fábio Luciano será reavaliado pelos médicos do Flamengo na segunda-feira para saber se terá condições de enfrentar o Fluminense, na quinta-feira, no Maracanã, no clássico pelo Campeonato Brasileiro.

Atletas pan-americanos são homenageados

Medalhistas rubro-negros na competição recebem o carinho dos torcedores no Maracanã

Márcio Iannacca

Os atletas do Flamengo que disputaram os Jogos Pan-Americanos do Rio foram homenageados neste sábado antes do confronto entre o Rubro-Negro e o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro. Diego e Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Vitor Rosa entre outros deram a volta olímpica no gramado do estádio.

- O Flamengo é um clube poliesportivo e fez o seu papel. Esses atletas escreveram mais um capítulo na história do Flamengo - diz Patrícia Amorim, vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo.

O Flamengo foi representado nos Jogos Pan-Americanos por 20 atletas. O clube conquistou dez medalhas - três de ouro, três de prata e quatro de bronze.

Lance

Flamengo vence o Náutico de virada: 2 a 1

Rubro-Negro enfim vence no Maraca neste Brasileiro. No entanto, time volta a jogar mal e só vira no final

Fla vence terceira partida neste Campeonato Brasileiro (Crédito: Júlio César Guimarães)

Rafael Ximenes

Antes de começar a partida, os atletas do Flamengo que estiveram nos Jogos Pan-Americanos foram homenageados pela torcida com muita festa. Nomes como os irmãos Hipólito e Jade Barbosa estiveram presentes. Dentro do gramado, o Flamengo, que não jogava há quase dois meses no Maracanã, aproveitou a volta da parceria com a torcida e derrotou o Náutico por 2 a 1, conseguindo sua primeira vitória no Maracanã, neste Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 15 pontos, mas ainda continua na 19ª colocação, só que com 15 jogos. O Timbu permaneceu com vinte, na 16ª posição, com 19 partidas disputadas.

Todos esperavam que o Flamengo partisse para cima, mas errando muitos passes foi o Náutico que começou melhor o jogo e teve a primeira oportunidade graças a uma bobeada de Bruno. Hamilton bateu de longe e o goleiro bateu roupa, mas conseguiu afastar o perigo.

Aos 11 minutos, os pernambucanos abriram o placar em um lance de muita sorte. Felipe recebeu na grande área, girou em cima de Ronaldo Angelim e bateu cruzado. A bola desviou em Cristian e entrou.

O Flamengo, que só havia chegado em uma cobrança de falta de Cristian, foi premiado em outro lance de bola parada. Juan bateu falta. O capitão Fábio Luciano foi mais rápido que o goleiro Eduardo e tocou de cabeça para o fundo das redes do Timbu.

O gol deu um ânimo a mais para o Rubro-Negro, que passou a buscar a virada. Aos 31, Roger perdeu boa chance chutando por cima da meta de Eduardo. O Náutico aproveitava os contra-ataques e contava com uma boa apresentação de Acosta e Felipe.

Em um desses lances, a bola chegou até Felipe na grande área. Como um replay do primeiro gol, o atacante girou e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave direita de Bruno.

Depois dos 40 minutos, a partida ficou ainda mais movimentada. O Fla teve duas excelentes chances e o Timbu uma. Na primeira do Rubro-Negro, Ibson deu um belo chute e Eduardo fez uma excelente defesa. Depois o lance mais incrível do jogo: Cristian recebeu dentro da área e bateu. Eduardo espalmou e a bola voltou para o volante, que cabeceou na trave. No rebote, Ibson, com o gol livre, cabeceou para fora. O Náutico chegou após uma bola rebatida na área. Marcelo Silva, da entrada da área, bateu para fora.

O segundo tempo começou com mudanças nas duas equipes. Do lado do Fla, Fábio Luciano, com dores musculares, deu a vaga para Rodrigo Arroz. No Timbu, o técnico Roberto Fernandes tirou o atacante Marcelo Silva e colocou o zagueiro Everaldo, mudando o esquema para o 3-5-2.

Antes dos cinco minutos, o atacante Felipe, o melhor do Náutico, chegou duas vezes com perigo. No Fla, Renato Augusto e Leonardo praticamente não eram notados em campo. As melhores oportunidades estavam limitadas a jogadas de bola parada.

O time só melhorou após a entrada do argentino Maxi Biancucchi. O baixinho deu mais movimentação ao antes estático ataque rubro-negro. Aos 25 minutos, o atacante recebeu dento da área, deu um drible no zagueiro e bateu. Eduardo defendeu.

Aos 34 minutos, o lateral-direito Deleu fez falta em Juan e foi expulso. O técnico do Timbu foi rápido e colocou Rafael Mineiro para compor o setor, abdicando ainda mais o ataque. Joel Santana, por sua vez, pôs Léo Lima buscando o gol da vitória.

Neste momento, a pressão do Fla era grande, e o esforço foi recompensado aos 42 minutos. Roger lançou Léo Moura. O lateral entrou na área pela direita e bateu cruzado. A bola bateu na trave e entrou. Aí foi só a galera comemorar.

Na próxima rodada, o Flamengo faz o clássico com o Fluminense, no Maracanã, quinta-feira, em jogo adiado da 11ª rodada. Já o Náutico pega o Atlético-MG, domingo, nos Aflitos.

Joel Santana: 'Vitória do jeito que o Fla gosta'

Flamengo sofre para vencer o Náutico por 2 a 1 no Maracanã

LANCEPRESS!

A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Náutico, neste sábado, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi conquistada no final, gol de Léo Moura aos 42 minutos do segundo tempo. Para o técnico Joel Santana, o triunfo foi típico do clube.

- Foi do jeito que o Flamengo gosta, sofrido, suado, trabalhado. Mesmo quando sofremos o gol, a torcida ajudou e nos manteve unidos, foi legal - disse o técnico, para depois definir a vitória deste sábado da seguinte maneira:

- Cada vitória significa um título, aqui é minha casa. Valeu pela série de situações que vêm acontecendo. Tivemos problemas para escalar equipe e fomos obrigados a tirar o Fábio Luciano para não estourar o jogador.

Estreantes do Flamengo são pés-quentes

Fábio Luciano e Rômulo participam bem da vitória sobre o Náutico

LANCEPRESS!

O zagueiro Fábio Luciano e o volante Rômulo fizeram suas estréias na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Náutico, neste sábado, no Maracanã, pela 19ª rodada do campeonato Brasileiro. Os dois mostraram ter estrela.

Fábio Luciano fez o primeiro gol, mas acabou saindo no intervalo, após ter sentido uma fisgada na panturrilha.

- O Fla é isso aí, raça. Estava faltando um pouquinho de confiança, mas com uma sequência boa em casa vamos conseguir os resultados - disse o zagueiro.

Já o volante Rômulo, que subiu dos juniores, elogiou a parceria com a torcida rubro-negra.

- Tomamos um gol de erro. Fiz minha estréia com o pé direito. Essa torcida é a coisa mais linda - disse.

Roger diz que valeu pela entrega do time contra o Timbu

Apoiador elogiou raça do time na vitória por 2 a 1 contra o Naútico

LANCEPRESS!

O apoiador Roger tem consciência que o Flamengo não desempenhou um grande futebol na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, neste sábado, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, ele elogiou outra virtude do time.

- Acho que fizemos grande partida, na entrega de todos. É no coração que vamos sair dessa situação. Nesses jogos valem mais a vontade do que a técnica - disse o jogador, que elogiou a atuação do time do Náutico.

- Eles têm grandes jogadores, marcaram forte e dificultaram muito. Parabéns para eles - disse.

Leo Moura dedica vitória à torcida e a sua família

Lateral foi o herói da vitória rubro-negra com gol no fim da partida

LANCEPRESS!

Autor do gol da virada do Flamengo sobre o Náutico, com um chute cruzado aos 42 minutos do segundo tempo, o lateral Leonardo Moura dedicou a vitória à torcida, que compareceu em peso ao Maracanã. Ele também não esqueceu da sua família.

- A vitória é para essa torcida maravilhosa, que compareceu e nos apoiou muito. A luta continua para sair desta situação difícil.

O jogador usou uma camisa dada por sua família por baixo do uniforme como uma espécie de talismã. E deu certo:

- Essa vitória é dedicada a minha família, que me apoia, a Deus e também a essa torcida maravilhosa - afirmou.