Notícias

Clipp 12/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Festa de raça, amor e paixão

Flamengo ainda precisa confirmar vaga, mas sua torcida já é campeã neste Brasileiro

MUITAS BANDEIRAS e um só grito tomaram conta do Maracanã no jogo em que foi registrado o recorde de público do Brasileiro, com 81.844 pagantes: com o apoio da torcida, time venceu 12 vezes no estádio

EM ORDEM, a torcida espera a liberação da polícia para entrar no estádio cantando o novo tema da vitória

William Helal Filho

Momentos antes de o Santos entrar em campo, uma faixa aberta no gramado em frente ao túnel visitante servia de aviso: "O Maraca é do Flamengo". Das arquibancadas, o tema da vitória, um hino de raça, amor e paixão, era repetido como prece até Souza transformar a apreensão em delírio com seu gol libertador. Apesar da vitória suada, a torcida ganhou de goleada. No placar, a nação rubro-negra foi exaltada em letras grandes como campeã do Brasileiro 2007. Além dos recordes de público, a torcida superou os limites que a separam do campo para levar o time à sua 12ª vitória nos 18 jogos que fez no Maracanã na competição.

- O Santos foi anulado pela torcida. Isso que é ganhar no grito. No grito da torcida - disse o estudante Rogério Tomaz.

Entre os quase 90 mil presentes, o ator americano Edward Norton, que está no Rio para as filmagens de Hulk, viu um espetáculo de cinema:

- É a minha primeira vez em um jogo no Brasil. Estou achando incrível.

Mais experiente, Carlos Godoy já não precisa mais ver para crer na força rubro-negra. Com seu radinho, dava as costas para o lance sempre que o Flamengo atacava:

- Não estava olhando quando o Ibson fez o gol da vitória contra o São Paulo, e passei a repetir.

Na estátua do Bellini, a torcida se mostrou tão grande quanto o seu amor pelo time. Para evitar confusão, a polícia isolou a entrada, separando a massa em dois grupos. Depois que o primeiro já tinha entrado, o seguinte foi liberado a avançar, e o fez em ritmo de procissão. Lenta e ordenadamente, as pessoas cantavam o tema da vitória em tom de profunda emoção.

- O jogo com o Santos é místico. Pelos dois times, jogaram os dois maiores que vi: Zico e Pelé - disse Marcelo Velasco, dono de um Gol 81, ano do título mundial, decorado com as cores do clube.

Em dias de jogo, seu urubumóvel leva no teto uma réplica do troféu do Estadual. Cada um homenageia o clube à sua maneira. Além de batiza o filho Arthur, hoje de 4 anos, com o nome de Zico, Dirceu Júnior sempre o leva ao estádio para fortalecer a corrente que fez o time sair da zona de rebaixamento para disputar uma vaga na Libertadores. Ontem, além de incentivar, os rubro-negros ainda cantaram para tripudiar do maior rival:

- Chora vascaíno, o sonho acabou. Libertadores, sou eu que vou.

Apesar do nome, Da Gama, guitarrista do Cidade Negra, engrossou o coro rubro-negro, ao lado dos filhos Ébano e Nandyala.

- Vamos partir para dentro. O queridão armou um time bacana - disse, referindo-se a Joel Santana.

Se o treinador já merece tanto carinho, a paixão pelo time só pode ser expressa numa música.

Fla já tem 80% de chances de ir à Libertadores

Empurrado por uma torcida recorde no Brasileiro, rubro-negro derrota Santos por 1 a 0 e sobe para terceiro lugar

TORÓ, DESTAQUE do Fla, é derrubado por Rodrigo Souto ontem, no Maracanã

LÉO MOURA é marcado por Kléber ao tentar um cruzamento

O grito da torcida ecoou mais alto do que nunca neste Campeonato Brasileiro e o Flamengo está a um passo da sonhada vaga na Libertadores da América do ano que vem. Empurrado por mais de 80 mil torcedores (81.844 pagantes, recorde de público na competição), o time de Joel Santana derrotou o Santos por 1 a 0, ontem à noite, no Maracanã lotado, e pulou para a terceira posição na tabela, com 58 pontos. De acordo com o matemático Tristão Garcia, as chances de o rubro-negro ir à Libertadores subiram de 54% para 80% com o resultado.

O clima de euforia saiu das arquibancadas e invadiu o gramado, com jogadores erguendo uma taça fictícia de pentacampeão brasileiro, trazida por torcedores nas cadeiras azuis. Além de vencer um adversário direto na corrida pela competição continental, o rubro-negro contou com os tropeços do Cruzeiro, derrotado pelo Internacional (1 a 0), no sábado, e do Grêmio, que ontem perdeu do campeão São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0 (gol de Rogério Ceni, cobrando pênalti). O próximo compromisso do Flamengo será contra o Atlético-PR, dia 25, no Maracanã, mas com portões fechados. O clube, no entanto, vai recorrer da punição imposta pelo STJD. Se vencer, o rubro-negro chega a 61 e pode até garantir sua classificação com antecedência.

O Cruzeiro, quarto lugar, com 57 pontos, caiu de 81% para 72% de possibilidades de terminar no G-4, enquanto o Grêmio, com 54, despencou de 23% para 8%. O Palmeiras, que tem um jogo a menos e na quarta-feira enfrenta o Fluminense, no Parque Antártica, soma 55 pontos e está com 44% de chances. Com a vitória sobre o Paraná, no sábado, o Botafogo chegou a 53 pontos e subiu de 1% para 3%.

Santos desperdiça boas chances no primeiro tempo

A festa da torcida no Maracanã não intimidou o time de Vanderlei Luxemburgo, que apostava nas saídas rápidas para o ataque. A ansiedade atrapalhou o rubro-negro no início. Aos nove, Rodrigo Souto perdeu um gol feito. No minuto seguinte, foi a vez de Renato Augusto desperdiçar, cara a cara com Fábio Costa.

O Flamengo tinha mais volume de jogo, mas tinha dificuldades no último passe. Do outro lado, o Santos agia com cautela e apostava nas subidas nas costas de Léo Moura. Rodrigo Souto teve outra boa chance aos 30. Toró apareceu para evitar o pior.

Melhor no jogo, o rubro-negro ainda teve uma oportunidade com Souza, aos 43.

- Melhor ganhar deles (do Santos) aqui do que ter de ganhar em Recife (do Náutico, na última rodada) - gritou Joel Santana para os jogadores, na subida do túnel.

O Flamengo voltou bem, mas aos poucos diminuiu o ritmo no segundo tempo. Aos 25, Joel chamou Roger e Obina e partiu para o tudo ou nada, tirando Toró e Jaílton. A pressão deu resultado aos 31, com três toques de cabeça. Após cruzamento de Juan, Obina tocou para o meio da área, Fábio Luciano escorou para Souza cabecear para a rede: 1 a 0.

Com a torcida em êxtase, o Flamengo ainda levou dois sustos, mas contou com a excelente fase de Bruno em chutes de Rodrigo Souto e Rodrigo Tabata, nos minutos finais. A Libertadores já está mais para realidade do que para sonho.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Obina), Cristian, Ibson e Toró (Roger); Renato Augusto e Souza (Léo Medeiros). Santos: Fábio Costa, Alessandro (Petkovic), Domingos, Marcelo e Kléber; Maldonado, Adriano (Renatinho), Rodrigo Souto e Pedrinho (Vítor Júnior); Rodrigo Tabata e Kléber Pereira. Juiz: Evandro Roman (PR). Cartões amarelos: Toró, Rodrigo Tabata, Pedrinho e Maldonado. Renda: R$1.085.790,00. Público: 81.844 pagantes (87.715 presentes).

FLAMENGO

BRUNO: Apareceu pouco, mas fez duas excelentes defesa após o gol do Flamengo, evitando o empate. 8.

LEONARDO MOURA: Passou boa parte do jogo anulado por Kléber e deixando espaços às suas costas. Cresceu no fim. 5.

FÁBIO LUCIANO: Seguro na defesa e com boa presença nas bolas altas de ataque, participando do lance do gol rubro-negro. 7.

RONALDO ANGELIM: Teve sorte de o Santos atacar pouco por seu setor e ainda investiu nas subidas pela esquerda. 6.

JUAN: Com Léo Moura marcado, foi importante quando o Flamengo partiu para a pressão. Fez o cruzamento para o gol da vitória. 7,5.

JAÍLTON: Aplicado na marcação, teve trabalho para proteger a defesa. 6. OBINA: entrou e participou do lance do gol. Depois, limitou-se a trombar com zagueiros. 6.

CRISTIAN: Implacável na marcação e bem nas bolas paradas. 7.

IBSON: O principal armador de jogadas, cavou faltas perigosas que o time não soube aproveitar. 7,5.

TORÓ: Um símbolo de garra e dedicação. Saiu sob aplausos. 8. ROGER: o substituiu e teve atuação discreta ontem. 5.

RENATO AUGUSTO: Perdeu um gol feito e teve atuação apagada. 4,5.

SOUZA: Lutador na frente, deixou sua marca de artilheiro antes de sair. 8. LÉO MEDEIROS: entrou para ajudar a fechar o meio no fim. 5.

JOEL SANTANA: Sua ousadia de soltar o time foi recompensada. 7,5.

SANTOS

O time de Vanderlei Luxemburgo teve boas chances, mas pagou por contentar-se com o empate. Destaque individual para Rodrigo Souto.

ARBITRAGEM

Evandro Roman teve atuação tranqüila no Maracanã.

Fla inicia em São Paulo luta para não perder seu maior aliado

Diretoria vai tentar junto ao presidente do STJD efeito suspensivo para a decisão do próprio órgão, que tirou o mando de campo por um jogo, o que obrigaria o time a enfrentar o Atlético-PR com portões do Maracanã fechados

IBSON E LEONARDO MOURA festejam perto da torcida a sofrida vitória de 1 a 0 sobre o Santos balançando a bandeira do Flamengo, como se fosse conquista de título no Maracanã

RENATO AUGUSTO, empolgado, se prepara para atirar sua chuteira

GESTO REPETIDO: Souza faz de novo a imitação de usar uma arma, que prometera abolir

Márcio Tavares

Após a vitória de 1 a 0 sobre o Santos, o Flamengo começa a se movimentar hoje para que o insuperável apoio da torcida não seja interrompido nem esquecido e que o lema o "Maracanã é nosso" tenha seqüência na partida contra o Atlético-PR, dia 25. O advogado Michel Assef Filho embarca para São Paulo, a fim de tentar junto a Rubens Approbato, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), um efeito suspensivo para a punição aplicada pela 4ª Comissão Disciplinar do próprio STJD, que tirou do clube o mando de campo por uma partida.

Ficar sem seu principal aliado na reta final da luta pela vaga na Libertadores nem passa pela cabeça dos dirigentes rubro-negros, que consideram possível atingir o objetivo.

- Como não há reunião do STJD nesta quinta-feira, por causa do feriado, tecnicamente achamos que não há como o Aprobato deixar de conceder o efeito suspensivo - disse Michel Assef, pai do diretor jurídico rubro-negro.

Joel diz que não se preocupou com Vanderlei

Na batalha jurídica para que o Flamengo não deixe de jogar diante de sua torcida um dos principais aliados pode ser Eduardo Paes, secretário estadual de Esportes e Lazer e presidente da Suderj.

- Eu me coloquei à disposição do Flamengo para tentar ajudar porque acho que a responsabilidade de fiscalizar quem entra com rojão ou outros objetos é da Suderj e das forças do estado. O Flamengo não pode ser prejudicado por uma falha de fiscalização que compete a nós - disse Paes.

Alheio à polêmica envolvendo a perda do mando de campo, o técnico Joel Santana tem outros problemas. Um deles é substituir Toró, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

- Toró é tão criticado e contestado, mas ele é muito útil porque está sempre corrigindo o que está errado.

O treinador sugeriu um pisão no freio para não criar excesso de otimismo em relação à luta pela vaga na Libertadores.

- Graças a Deus a gente acertou hoje (ontem). Erramos muito pouco, o que não aconteceu contra o Cruzeiro. Mas não quero euforia. Vamos pisar no freio. Com mais três pontos a gente chega à Libertadores e é preciso equilíbrio emocional nesse momento.

O mesmo equilíbrio que ele mostrou quando Vanderlei divulgou uma conversa que teve com o vice Kleber Leite há quatro meses, quando o dirigente falou que estava procurando um manager para o futebol do Flamengo em 2008.

- Estou vacinado. Se fosse treinador novato, poderia perder o foco, mas sei que tenho apoio e respeito da diretoria.

Kleber confirma:

- Estamos procurando um presidente para o futebol do Flamengo em 2008, mas não será Vanderlei. Conversei com ele há quatro meses e percebi que não seria uma boa. Não foi nem cavada. Ele simplesmente tentou desestabilizar o time. Mas, na preleção, expliquei a verdade e todos entenderam - afirmou Kleber Leite.

Coluna Ancelmo Gois

Camisa do Fla

De um policial rubro-negro ao participar da ação de prisão de jovens traficantes de classe média da Zona Sul carioca:

- Adorei que não havia, desta vez, nenhum preso com a camisa do Flamengo.

Fla é penta

Os vascaínos Sérgio Cabral e Eduardo Paes resolveram mandar fazer uma taça para comemorar o "penta" campeonato brasileiro do Fla.

Jornal dos Sports

Que torcida é essa!

Recordes de público e renda. Uma doce rotina para a Nação Rubro-Negra em sua casa: o Maraca

Gabriel Santos e Thiago Bokel

Nina Lima

O bandeirão do décimo-segundo jogador do Flamengo foi um show à parte

O Maracanã foi palco de mais uma festa sem igual da Nação Rubro-Negra. Os mais de 87 mil torcedores que compareceram ao estádio estiveram muito animados e confiantes na conquista da vaga para a Libertadores pelo segundo ano consecutivo. Depois de ter ocupado as últimas colocações, com a vitória de ontem, o Flamengo está em terceiro lugar, somando 58 pontos, tendo assim boas chances de conquistar a vaga na competição continental. Grande parte deste sucesso se deve aos torcedores flamenguistas, que lotaram os estádios, com média superior a 34 mil pagantes por jogo, e apoiaram a equipe a todo momento.

Antes de começar o jogo, o ponto alto foi quando o placar eletrônico mostrou a frase: “Nação Rubro-Negra, a campeã do Brasileirão de 2007”, em alusão ao recorde de público do campeonato batido, batido neste jogo, além da melhor média e de ter oito dos dez melhores públicos da competição. A provocação também não foi deixada de lado, principalmente com o Vasco, quando foi anunciado o gol de empate do Figueirense. Quando o atacante rubro-negro Ronaldo, do Milan, apareceu no telão cantando as músicas do Fla, todos foram ao delírio, acendendo as esperanças de vê-lo, um dia, com a camisa do Flamengo.

As músicas já tradicionais, como: “Oh meu Mengão, eu gosto de você!” e outras novas, como a inspirada no “Tema da Vitória”, foram cantadas com muita empolgação. Na saudação aos jogadores, o goleiro Bruno foi exaltado como o melhor do Brasil.

Todos os jogadores e até o técnico Joel Santana tiveram seus nomes cantados. Porém, por ter atuado com muita raça, Toró foi o destaque para o público.

Arrastão na Tijuca\ Porém, nem foi festa. Devido ao grande público, houve algumas confusões que estragaram parte do espetáculo. Antes da partida, teve um arrastão entre as ruas Santa Luiza e São Francisco Xavier, na Tijuca. O principal intuito era roubar ingressos.\

Além disso, alguns torcedores tentaram entrar no Maracanã com ingressos falsificados e não conseguiram, causando muita confusão.

Escalação de Angelim surpreende

A escalação do zagueiro Ronaldo Angelim surpreendeu a todos no Maracanã. O jogador foi afastado da equipe por conta de um mal-estar que sentiu na partida contra o Corinthians e durante a semana estava vetado para a partida de ontem. Após exames realizados, nada foi constatado e o zagueiro suportou facilmente os 90 minutos contra o Santos. Ronaldo Angelim comentou sua escalação:

“Eu me senti bem depois do treino de sexta-feira e falei para o Joel que estava em condições de entrar em campo. Senti uma palpitação muito forte contra o Corinthians, fato que me assustou, mas agora estou bem”

Ter ficado dez dias sem jogar não pareceu ser problema para o zagueiro rubro-negro:

“Não interferiu em nada ficar esse tempo todo sem atuar. No Fortaleza já fiquei 20 dias sem jogar e fui escalado para uma decisão”\ Camarote vip\

Quem esteve na torcida do Flamengo foram dois rubro-negros assumidos: os jogadores Ronaldo, do Milan e o goleiro Júlio Cesar, da Inter de Milão. Eles vibraram com a grande festa que a torcida fez.

“Queria muito estar no Maracanã. Hoje (ontem),é uma coisa linda. Até brinquei com Maicon neste domingo (ontem) e falei, que isso é porque o time não está disputando o título, imagina se estivesse?”, afirmou o goleiro Júlio Cesar à Rádio Globo.

Técnico do Flamengo enche a bola de Toró

Ele só não fez chover no Maracanã, mas foi fundamental para o triunfo sobre o Santos. Muito criticado e contestado por ser um jogador que não aparece, o apoiador Toró fez ontem uma das suas melhores partidas no ano pelo Flamengo. A atuação foi tão convincente que quando Joel Santana optou por colocar Roger em seu lugar, a torcida vaiou muito o treinador.

A revolta dos torcedores se deu pela entrega que Toró mostrou enquanto esteve em campo.

“Normalmente o Toró é tão contestado que as pessoas não reparam exatamente qual é a sua função. Ele se sacrifica pelo time e estava muito bem, mas chegou um momento em que precisei mexer na equipe para ganhar o jogo. Tinha duas formações que testei durante a semana e optei por começar com a que estava mais entrosada e melhor fisicamente”, explicou Joel Santana, que não poderá contar com Toró contra o Atlético-PR. O apoiador levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.

Luxemburgo não tira o sono de Joel

Técnico desdenha especulações e garante que conta com apoio de Kleber Leite para ficar no Fla

Jorge Lourenço e Pedro Cavalcanti

Nina Lima

Joel Santana esteve inquieto durante o clássico. Ele quer mais três pontos para o time garantir a vaga para a Libertadores

O brilho da estrela de Joel Santana tem tudo para afastar Vanderlei Luxemburgo do Flamengo, em 2008. Nos últimos dias, foi divulgada a notícia de que o treinador do Santos teria recebido uma proposta de Kleber Leite para administrar o Fla-Futebol. Seja como técnico, seja como administrador, o nome de Luxemburgo está longe de ser unanimidade na Gávea. Após ser criticado por Marcio Braga, foi a vez do próprio Joel mandar as especulações para escanteio com a vitória sobre o Peixe.

“É a quarta vez que trabalho no Flamengo e, por acaso, a quarta vez ao lado do Kleber Leite. Ele sempre foi um dirigente que me apoiou muito e teve total confiança no meu trabalho como treinador. Já estou vacinado quanto a este tipo de especulação e esta notícia não me abalou nem um pouco. Como se diz na gíria do futebol, não perdi meu foco, que é o Campeonato Brasileiro”, comentou o técnico, que cobriu Luxemburgo de elogios.

“O Vanderlei é um treinador de alto nível, do tipo que podemos considerar cinco estrelas”, afirmou.

Treinador pede cautela\ Mais uma vez à frente do Rubro-Negro, Joel tece uma saga de superação no Brasileirão. Contratado para fugir do rebaixamento, o treinador remodelou o time e é agora um dos favoritos para abocanhar uma vaga na Libertadores. Apesar dos bons resultados, ele prefere cautela e dá até o número de pontos necessários para terminar a temporada no G4.\

“Acho que três pontos já são suficientes para alcançarmos nosso objetivo, mas precisamos ter calma. Se perdermos os próximos dois jogos, vamos desagradar uma torcida que vem criando uma grande expectativa em torno do Flamengo. Vale lembrar que comecei aqui para sair das últimas posições e, quem sabe, conseguir uma vaga na Sul-Americana. Ainda faltam dois jogos, não podemos soltar fogos antes da hora”, analisou com cautela.

Para jogadores, do Flamengo, apoio da massa fez a diferença

Ibson deixa o santista Rodrigo Tabata para trás e leva o Flamengo ao ataque

A vitória de ontem foi muito importante para conquistar a vaga na Libertadores. Mas, não foi apenas a motivação de voltar à competição continental que moveu os jogadores. Diante dos mais de 87 mil torcedores, que apoiaram durante todo o tempo, o Flamengo conseguiu dar mais uma alegria aos rubro-negros. Para o meio campo Ibson, os rubro-negros foram fundamentais na reação do Fla, que chegou a ocupar a penúltima posição neste campeonato.

"A torcida mexe e empurra bastante. Eles sempre compareceram, até quando estávamos na parte de baixo da tabela e agora pudemos presenteá-la com mais ess a vitória",afirmou.

Renato Augusto, que mais uma vez jogou improvisado no ataque e teve ótima atuação, fez coro com Ibson:

"Foi a primeira das três finais e agora temos que torcer para contar com o apoio da galera no próximo jogo. Ela faz diferença. A gente brigou, lutou e agora temos que comemorar."

Apesar da vitória, o Flamengo teve uma má notícia. O meio-de-campo Toró recebeu o terceiro cartão amarelo e esta suspenso para a partida com o Atlético-PR.

Vitória, uma obrigação cumprida

O sonho está mais vivo do que nunca para o Flamengo. As chances de conseguir a classificação para a Libertadores são maiores a cada dia. A vitória de ontem veio em uma noite especial, em que a torcida bateu o recorde de público do Campeonato Brasileiro e empurrou o time para sair vitorioso mais uma vez, jogando em casa. Agora, o Fla já sonha até com a vice-liderança, que o colocaria direto na fase de grupos da competição continental, que o clube poderá disputar pela segunda vez consecutiva.

Para o lateral Leonardo Moura, um dos destaques do time, o Fla jogou melhor e mereceu a vitória.

"Fomos muito felizes, e fizemos um bom trabalho. Soubemos nos movimentar. O Flamengo jogou mais que o Santos e criou as jogadas. Fomos felizes e graças a Deus saímos com a vitória, que foi importante para dar tranqüilidade, pois poderemos trabalhar com mais calma. Teremos um jogo difícil contra o Atlético-PR", afirmou o camisa 2.

Nada ganho\ Para o atacante Souza, autor do gol da vitória numa jogada de extremo oportunismo, a vaga ainda não está garantida.\

"A gente está sonhando com a Libertadores sim, mas não tem nada ganho e não podemos esquecer disso. Os jogos contra Atlético-PR e Náutico vão ser muito difíceis e precisamos ganhar para assegurar de vez a vaga na Libertadores. Estávamos jogando em casa e sabíamos da obrigação de vencer", afirmou artilheiro, que sentiu dores durante a semana e chegou a ser dúvida para esta partida.

A um passo da Libertadores

Com o apoio maciço de sua imensa torcida, Fla derrota o Santos e fica perto da sonhada vaga

Jorge Lourenço e Pedro Cavalcanti

Nina Lima

Souza domina a bola observado pelo zagueiro santista Domingos: atacante fez o gol que deixou o Flamengo muito perto da vaga na Libertadores

Souza e a torcida rubro-negra decidiram a parada. Ajudado por quase 90 mil rubro-negros, o Flamengo derrotou o Santos por 1 a 0, ontem, no Maracanã, e disparou na luta por uma vaga na Libertadores. Ajudado pelo tropeço do Grêmio, o time da Gávea chegou a 58 pontos e depende apenas de si para chegar na competição mais importante das Américas e fechar com chave de ouro um ano marcado pela redenção de uma equipe que chegou a flertar com a zona de rebaixamento.

O Rubro-Negro entrou em campo e se deparou com um adversário acuado. Com exceção de algumas poucas jogadas de Rodrigo Souto, o Peixe pouco assustou e jogou na defesa, apostando em desorganizados contra-ataques. O começo ruim do Santos motivou o Flamengo, que avançou para o ataque e criou diversas chances de gol. Orquestrada pelo eficaz meio-de-campo, a equipe pressionou, mas acabou esbarrando na boa atuação de Fábio Costa. Inspirado, o goleiro santista salvou seu time em um chute a queima-roupa de Renato Augusto e em uma cobrança de falta de Juan. Somente nos minutos finais da etapa inicial, os visitantes mostraram alguma disposição e subiram ao ataque. Mais uma vez, o perigo ficou por conta das jogadas de Rodrigo Souto, que por muito pouco não abriu o placar.

Matador\ Os gritos desesperados de Vanderlei Luxemburgo quase superaram os da torcida por alguns minutos e o Santos acordou para o jogo na etapa final. Mais disposta, a equipe santista cresceu em campo e deixou o duelo equilibrado. Mesmo com a queda de rendimento, o Flamengo continuou com as melhores oportunidades. Na maior delas, Íbson soltou uma bomba na cobrança de falta, mas a estrela de Fábio Costa voltou a brilhar e o goleiro fez excelente defesa. Cada vez mais próximo do fim, o jogo ganhou tons nervosos enquanto os times se lançavam ao ataque. Foi aí que a força da Nação falou mais alto. Após um passe de Fábio Luciano de cabeça, Souza escorou e fez explodir o Maraca. No fim, a pressão santista parou nas defesas de Bruno, que garantiu a vitória e deixou o time muito perto da Libertadores.\

Renato Augusto: 'É uma vitória com gosto de título'

Após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos, neste domingo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o apoiador Renato Augusto afirmou na saída de campo que este resultado ficou parecido com uma conquista de título. Segundo o jogador, o time rubro-negro está indo no caminho certo para conquistar uma vaga na Libertadores.

”É uma vitória com gosto de título. É a primeiro final das três que teríamos pela frente. Daqui a 15 dias teremos uma nova final”, disse o apoiador.

O atleta voltou à equipe titular depois de ter ficado afastado dos gramados por causa de uma lesão.

”Me senti bem e vamos trabalhar para o outro jogo”, analisou.

Fla frita o Peixe no Maracanã

Daniel Gonçalves dgoncalves@jsports.com.br

Nina Lima

87.716 torcedores novamente deram show e empurraram o Fla na vitória sobre o Santos

“O medo de perder tira a vontade de ganhar”. A frase de Vanderlei Luxemburgo poderia definir a postura de sua equipe hoje. Jogando com três volantes, o Santos não conseguiu segurar o rubro-negro, que, empurrado por quase 90.000 torcedores neste domingo, no Maracanã, venceu por 1 a 0, ficando muito perto de assegurar a vaga para a Libertadores de 2008.

Em um primeiro tempo que se resumia ao Flamengo atacando e o Santos se defendendo, quem assustou pela primeira vez foi a equipe do litoral paulista. Kléber deu um lindo lançamento da intermediária no meio da defesa rubro-negra. Rodrigo Souto dominou, cortou Ibson e, sozinho, bateu para fora. Na seqüência da jogada o Fla respondeu: Renato Augusto recebeu enfiada de Léo Moura dentro da área e chutou em cima de Fábio Costa.

Depois deste bom começo, o jogo esfriou. O Santos, que fechado esperava os contra-ataques, nada criou, pois não conseguia sair jogando com qualidade a partir de sua defesa e o time da Gávea só teve chances em um chute da intermediária de Cristian e em cabeçada de Ronaldo Angelim. Ambas as jogadas passaram ao lado esquerdo do gol de Fábio Costa.

Mas aos 30, o alvinegro de São Paulo resolveu assustar de novo, e de novo com Rodrigo Souto. Ele recebeu ótimo passe depois de boa jogada do xará Tabata, e dentro da área demorou muito a chutar. Quando bateu, o remate saiu prensado, para fora.

Já na reta final da primeira etapa, o Urubu teve outra boa oportunidade. Juan cobrou falta do lado direito da área, direto para o gol, mas Fábio Costa, atento, fez boa defesa. E no primeiro tempo foi só.

Para a etapa complementar, o Santos tentou sair mais para o jogo, mas ainda de forma muito acanhada. Enquanto isso, o Flamengo continuava vindo para cima, buscando o gol e em uma falta da entrada da área, ele quase veio: Cristian soltou a bomba , que o camisa 1 santista espalmou.

Com a partida truncada, os dois times não conseguiam criar chances que levassem perigo aos goleiros adversários. Até que aos 30 minutos veio o gol, e foi do Flamengo. Juan cruzou da esquerda de perna direita, Obina escorou, Fábio Luciano ajeitou e Souza botou no fundo da rede, na jogada que se deu toda de cabeça. Lindo!

Após o gol, o rubro-negro só não tomou o empate por causa de Bruno. Aclamado pela torcida como “o melhor do Brasil”, o arqueiro fez defesa sensacional depois que Vitor Júnior entrou driblando pelo lado direito da defesa flamenguista, tocou atrás para e Rodrigo Souto soltou a pancada.

Joel resolveu segurar o jogo: colocou Léo Medeiros no lugar de Souza e a partir daí foi só administrar o resultado, sem mais sustos. Urubu que cada vez mais sobrevoa a América, um, Santos, que também está muito perto da vaga para a Libertadores, zero.

José Antonio Gerheim

Passe Livre

Vale tudo pela Libertadores?

José Antonio Gerheim gerheim@jsports.com.br

Antes do grande jogo, do megashow que a torcida do Flamengo preparou e o time soube transformar em mais uma vitória histórica no Maracanã, a notícia de que o comandante da virada do time no Campeonato Brasileiro, o técnico Joel Santana poderia em 2008 ser trocado pelo treinador do Santos, Vanderlei Luxemburgo, caiu como uma bomba que poderia jogar por terra tudo que com amor, dedicação e competência o clube vem conquistando degrau por degrau neste ano de 2007. E que tem justamente na figura de seu comandante, Joel Santana, com o apoio de seu melhor e mais fantástico jogador, a sua imensa torcida, o principal responsável  pela virada de rumo no Brasileiro, pela antes inimaginável terceira colocação no campeonato e a agora já quase realizada conquista da vaga na Libertadores.

Sei que o futebol de hoje, cada vez mais refém do chamado mercado, dos fatores econômicos, do marketing, leva os clubes, muitas vezes, a terem de tomar decisões, fazer negócios, que em outras épocas não fariam. Mesmo diante, vamos supor, do raciocínio de que para não apenas disputar, mas para ganhar a Libertadores, o Flamengo precise de um técnico como Vanderlei Luxemburgo, que goza da fama de ser um perito e emérito conhecedor dos caminhos da competição mais valorizada do continente, da arte de formar times e negociar jogadores, há uma questão ética, diria mesmo um limite para tudo.

Certamente, aos olhos da torcida, do atual grupo de jogadores, poderia até parecer traição. E uma ingratidão que Joel não merece, pois não seria o mesmo que considerá-lo somente capaz para dirigir o Flamengo nas competições domésticas, pior ainda, somente para as do sofrimento, da angústia, da aflição?

Como só se fala em Libertadores, passo aos tricolores uma informação confidenciada por uma fonte muito segura que a principal contratação, a mais sonhada delas nas Laranjeiras, pelo grande benemérito do clube, Celso Barros pelo supervisor Branco e por Renato Gaúcho é a do meia Renato.

O ex-jogador do Flamengo virá para formar a dupla com Washington, que será o camisa 9, o comandante do ataque tricolor.

O Dia

Afirmação de Vanderlei é usada em preleção

Marluci Martins

Rio - O jogo contra o Santos começou cedo, ainda na concentração do Flamengo, na Barra. Foi lá que se instalou o clima de rivalidade, quando os jogadores e o técnico Joel Santana souberam que, em entrevista ao ‘Ataque’ publicada ontem, Vanderlei Luxemburgo revelara ter sido convidado para trabalhar na Gávea, na próxima temporada.

Preocupado com a repercussão da notícia, o vice de futebol Kléber Leite convocou uma reunião de última hora com o time e justificou-se.

“Realmente, tive uma conversa por telefone com o Vanderlei, mas isso não teria vazado por mim. De repente, o Vanderlei revelou isso numa tentativa de desestabilizar o Flamengo, mas se deu mal, pois fiz uma preleção, expliquei tudo e avisei que o Joel só não seria o técnico do Flamengo no ano que vem se não quisesse”, afirmou Kléber Leite.

Segundo o dirigente, a idéia é que o futebol tenha um gestor em 2008. Vanderlei foi o primeiro nome de sua lista, mas já está fora dos planos, por razões que Kléber não comenta: “Eu disse ao Vanderlei que gostaria de vê-lo como o executivo do futebol do Flamengo. No ano que vem, o futebol terá um presidente e eu vou ser a rainha da Inglaterra. Mas agora o nome do Vanderlei já está descartado”.

Pode ter pesado contra Vanderlei a resistência do presidente Márcio Braga a seu nome: “Não acho que o Vanderlei seja um bom nome, pois já trabalhou no Flamengo e não se saiu bem”.

Joel diz que não perdeu o foco e fica em 2008

A notícia de que o técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo, foi convidado para trabalhar no Flamengo fez Joel Santana pela primeira vez admitir que a tendência é continuar na Gávea em 2008. Ele só espera que a contratação de um gestor não atrapalhe seu trabalho.

“Acho que vou ficar, sim. Se vier um manager, é só cada um ficar na sua, e tudo termina bem”, comentou.

Após o jogo, Joel deixou transparecer não ter aprovado a revelação de Vanderlei, a respeito do convite que recebera para trabalhar na Gávea: “Se eu ainda fosse marinheiro de primeira viagem, teria perdido a sintonia. Mas não me deixei levar pelo noticiário. Não perdi o foco”.

VAGA PARA ANGELIM

Não bastasse a polêmica envolvendo Vanderlei, Joel teve de manter a cabeça fria para tomar uma decisão antes do jogo: a escalação de Ronaldo Angelim, que foi liberado pelos médicos.

Técnico quer a vaga com sua torcida

Para Joel, basta uma vitória e o Flamengo estará na Libertadores do ano que vem. Quem entra em campo hoje para ajudar a realizar esse sonho é o vice jurídico do clube, Michel Assef Filho.

O advogado irá a São Paulo para uma audiência com o presidente do STJD, Rubens Approbato. Na pauta, a tentativa de ‘escalar’ a torcida, seu 12º jogador, para a partida contra o Atlético-PR, dia 25, no Maracanã. A princípio, o jogo será disputado com portões fechados, como punição por incidentes ocorridos na partida contra o Grêmio.

“Vou tentar obter uma liminar de efeito suspensivo. Espero que ele aprecie o meu pedido”, afirmou Michel Assef Filho.

DIA DE APREENSÃO

Hoje é dia de folga, mas, mesmo assim, de apreensão para Joel Santana. Ele não abre mão de seu 12º jogador: “Estou preocupado com esse castigo que querem dar na gente. Como podem castigar uma equipe que está trazendo público ao estádio? Não entendo, mas vou procurar entender isso”.

O que deixa Joel mais aliviado é a certeza de que o time está bem próximo da Copa Libertadores de 2008.

“Com mais uma vitória, acho que vai dar... Mas não vamos ficar soltando fogos. Vai que a coisa não acontece”, destacou o técnico.

Torcida do Mengão teve uma atuação de gala no Maracanã

“Chora, vascaíno, o sonho acabou. À Libertadores, sou eu que vou”.\ A torcida do Flamengo mais uma vez deu o tom da festa e deixou o Maracanã provocando o principal rival carioca, após a vitória por 1 a 0 em cima do Santos.\

Novamente, a galera deu um show de civilidade, alegria, entusiasmo e principalmente confiança no time, lotando o estádio e comemorando o passo importantíssimo dado ontem rumo à vaga para a Copa Libertadores.

Se o time não fez uma partida memorável, a torcida teve uma atuação de gala. Antes do jogo, fora do Maracanã, reinou o clima de paz. Mulheres, crianças e idosos se misturavam com os fanáticos torcedores, formando uma grande família rubro-negra rumo ao estádio.

Prova disso foi que no fim do jogo o Jecrim (Juizado Especial Criminal) computava duas prisões por desacato e dois cambistas detidos. Índice zero, se levado em conta que o Maracanã recebeu 87.716 espectadores (81.884 pagantes), quebrando recordes de renda e público do Brasileirão. “Isso é para calar a boca de quem diz que o torcedor do Mengão é arruaceiro”, elogiou Emanuel de Carvalho, do Cachambi.

Dentro do estádio, a ‘nação’ rubro-negra deitou e rolou. Cantou sem parar o seu novo ‘ hit’: “Eu sempre te amarei, onde estiver eu estarei, oh, meu Mengão. És time de tradição, raça, amor e paixão. Oh, meu Mengão.”

Para animar ainda mais a torcida nas arquibancadas, o Vasco, que derrotava o Figueirense por 3 a 0, cedeu o empate em Florianópolis. A cada gol da equipe catarinense, as estruturas do Maracanã balançavam.

E o gol de Souza foi a senha para o delírio total. A torcida deixou o Maracanã emocionada. O êxtase era tamanho que sobrou gozação até para o Rei Pelé. “Como é que é?... O Zico é melhor do que o Pelé”.

Após a vitória, torcedores comemoraram com jogadores do Flamengo, que desfilaram em campo com uma réplica da taça de bolinhas — que será dada ao São Paulo — pelo penta do Rubro-Negro não reconhecido pela CBF.

Flamengo: Rumo à Libertadores

Time vence o Santos por 1 a 0 e fica mais perto de concretizar seu sonho

Raphael Roque

Rio - Sob o incentivo de quase 90 mil vozes, novo recorde de público no Brasileiro, o Flamengo venceu o Santos por 1 a 0, no Maracanã, e está agora a dois passos do paraíso chamado Copa Libertadores. Souza fez de cabeça o gol que deixou os rubro-negros em terceiro lugar, com 58 pontos, restando apenas duas rodadas para o fim do campeonato. O  Flamengo enfrenta o Atlético-PR, no Maracanã, dia 25, e o Náutico, em Recife, dia 2 de dezembro.

Ontem, somente a vitória interessava e, por isso, o Rubro-Negro procurou dominar as ações desde o início. Mesmo com uma escalação cautelosa, com Jaílton, Cristian e Toró no meio-campo, Joel Santana conseguiu encurralar o Santos de Vanderlei Luxeburgo.

A equipe paulista entrou satisfeita com o empate e não se arriscava muito. As principais chances ficaram nos pés de Rodrigo Souto, que apareceu muitas vezes como elemento-surpresa, nas costas dos laterais.

RENATO AUGUSTO PERDE

Aos 10 minutos, Renato Augusto desperdiçou a melhor chance do Flamengo no primeiro tempo. Ele recebeu passe de Leonardo Moura, livre na área, mas demorou e perdeu ângulo ao chutar. Fábio Costa espalmou.

O Flamengo chegava bem nas jogadas de bola parada e Fábio Luciano e Ronaldo Angelim tiveram boas chances em cabeçadas. Aos 36, Juan obrigou Fábio Costa a difícil defesa em cobrança de falta.

O Flamengo voltou do intervalo da mesma forma, prendendo o Santos em seu campo, mas sem criar oportunidades claras. A melhor foi aos 10 minutos, quando Cristian obrigou Fábio Costa a boa defesa em cobrança de falta. Então, aos 27 minutos, Joel resolveu lançar o time à frente e substituiu Jaílton e Toró, que saiu muito aplaudido, por Roger e Obina.

A injeção de ânimo deu resultado. Aos 31, Fábio Luciano recebeu de Obina na área e ajeitou de cabeça para Souza marcar: 1 a 0. O estádio quase veio abaixo.

O Flamengo recuou, Joel sacou Souza e colocou Léo Medeiros para fechar o meio-campo, e por pouco não foi castigado. Bruno fez milagre em chute de Rodrigo Souto, aos 33. E aos 44, o goleiro voltou a salvar, em conclusão de Rodrigo Tabata. Com isso, a vitória já estava garantida e a festa na arquibancada também.

Gazeta Esportiva

Flamengo vence o Santos e fica próximo da vaga na Libertadores

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo fez a festa de mais de 87 mil pessoas no lotado Maracanã. Com um gol do atacante Souza, o clube carioca derrotou o Santos por 1 a 0, neste domingo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficou bem perto de uma vaga na Libertadores da América de 2008.\ Com o resultado positivo, o Flamengo aproveitou a derrota do Cruzeiro no dia anterior e assumiu a terceira colocação, com 58 pontos. Mesmo derrotado, o Santos segue na segunda posição, com 59 pontos, mas perdeu uma ‘gordurinha’ que tinha antes dos jogos deste final de semana.\

Na próxima rodada, que acontecerá daqui duas semanas (no dia 25) por causa dos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o Flamengo jogará contra o Atlético-PR, novamente no Maracanã. O Santos terá pela frente o Paraná, que ainda luta para não cair à Série B em 2008, no estádio Durival de Britto, em Curitiba.

O jogo: Com a massa flamenguista em peso, o time carioca começou a partida muito nervoso e deu espaços para o Santos, que tinha um bom toque de bola. Tanto é que até o volante Rodrigo Souto teve liberdade e coragem para deixar a marcação e se arriscar no ataque em duas oportunidades.

Após os 15 minutos, o Flamengo conseguiu se acalmar e criou sua primeira chance de gol com o meia Renato Augusto. O chute passou raspando a trave esquerda de Fábio Costa.

Com muito equilíbrio no meio-de-campo, o jogo seguiu sem oportunidades claras de gol. A única, que exigiu um pouco de elasticidade do goleiro santista, foi numa falta cobrada pelo lateral-esquerdo Juan, aos 36 minutos.

Na volta do intervalo, o Santos manteve sua postura de tocar bem a bola no meio, mas as jogadas de ataque esbarravam na ineficiência do atacante Kleber Pereira. O Flamengo, em bolas paradas, levava perigo, como numa cobrança de Cristian da intermediária.

Com duas substituições ao mesmo tempo – as entradas de Obina e Roger -, o time carioca dominou o meio-de-campo e conseguiu o gol da vitória, aos 31 minutos. Após cruzamento da direita, o zagueiro Fábio Luciano cabeceou da segunda trave para o meio da área. A bola encontrou Souza, que tocou livre para o gol.

Em desvantagem, o técnico Wanderley Luxemburgo tentou dar mais mobilidade ao ataque com as entradas de Renatinho e Petkovic, mas nada deu certo. A defesa do Flamengo, bem postada, conseguiu barrar as últimas tentativas santistas.

Para Joel Santana, mais três pontos bastam para lugar na América

Rio de Janeiro (RJ) - Os resultados da rodada ajudaram e, com a vitória sobre o Santos, as projeções de Joel Santana mudaram. Para o técnico do Flamengo, que pensava em 62 pontos para garantir a classificação à Libertadores da América, agora só mais uma vitória é o suficiente para o time carioca conseguir a vaga.\ “Acho que mais três pontos bastam. O Cruzeiro perdeu, o Grêmio também. Tem o Palmeiras contra o Fluminense, mas acho que com 61 dá para se classificar”, disse Joel Santana, na entrevista coletiva após o jogo no Maracanã.\

O que Joel não quer é uma euforia por conta da boa fase do time e da possibilidade de terminar o Campeonato Brasileiro como vice-campeão – está hoje um ponto atrás do Santos. “Temos que ter calma e paciência. Não podemos soltar fogos agora. Tudo o que foi feito até agora pode ir por água abaixo”, afirmou.

O técnico flamenguista elogiou muito o desempenho da equipe em campo, especialmente o volante Toró. “Ele é criticado, mas é o cara que corrige tudo no time. Ele que cobre a lateral, o meio. Sua postura tática é muito importante. Mas o time inteiro está de parabéns”, comentou.

Flamenguistas querem muito mais trabalho para conquistar vaga

Rio de Janeiro (RJ) - Os jogadores do Flamengo sabem que nada está ganho na luta por vaga na Libertadores, apesar da vitória sobre o Santos, no Maracanã. Todos falam em muito trabalho nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro – contra Atlético-PR, no Rio, e contra o Náutico, no Recife.\ “Posso garantir que haverá muito trabalho aqui no Flamengo para conquistar a classificação à Libertadores. Teremos jogos difíceis pela frente”, disse o goleiro Bruno, que se destacou por defesas importantes nos momentos decisivos da partida.\

O atacante Souza, herói da vitória com o gol de cabeça, lembrou que os jogadores entraram em campo com um único pensamento na cabeça: a vitória. “A gente tinha que ir pra cima do Santos. Não poderíamos perder de jeito algum. Sonhamos com a vaga na Libertadores, mas não tem nada garantido”, afirmou.

PeléNet

Flamengo derrota o Santos e se aproxima da Libertadores

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo deu um passo importante para chegar à Libertadores. Na noite deste domingo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro derrotou o Santos, por 1 a 0, gol de Souza. O triunfo deixou o time carioca com 58 pontos, na terceira posição. Já o Peixe, mesmo com o revés, segue em segundo, com 59, e sua situação continua relativamente tranqüila.

ASSISTA AO GOL DO ATACANTE SOUZA

Na próxima rodada, no fim de semana dos dias 24 e 25, o Flamengo pega o Atlético-PR, no Maracanã (provavelmente com os portões fechados), enquanto o Santos encara o Paraná Clube, no Durival de Britto, em Curitiba. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não definiu as datas e horários.

Antes da bola rolar, duas "surpresas". O goleiro Fábio Costa, do Santos, recuperado de dores lombares, e o zagueiro Ronaldo Angelim, do Flamengo, sem as dores no peito, foram confirmados como titulares nas respectivas equipes.

Quando a partida começou, o Flamengo, apoiado pela sua torcida, apresentou um ligeiro domínio no primeiro tempo. Ganhando a maioria das ações no meio-campo, os jogadores sempre chegavam com perigo. O goleiro Fábio Costa salvou o time paulista duas vezes, após arremates de Renato Augusto e Juan.

O Santos também assustou nos 45 minutos iniciais. A melhor opção da equipe paulista foi com o volante Rodrigo Souto. A principal chance surgiu logo aos nove minutos, mas a bola saiu à direita de Bruno.

O segundo tempo começou com o Flamengo exercendo uma grande pressão para cima do Santos. Porém, tirando uma falta de Cristian, o goleiro Fábio Costa pouco trabalhou.

O Santos equilibrou as ações a partir dos 25. Só que o Flamengo acabou inaugurando o placar, aos 30 minutos, por intermédio de Souza, após receber toque de Fábio Luciano.

Com o resultado negativo, Vanderlei Luxemburgo mexeu na equipe e colocou Renatinho e Petkovic. A equipe ainda tentou algo, mas esbarrou nas defesas de Bruno.

Dirigente do Flamengo descarta contratação de Luxemburgo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Kleber Leite mudou de idéia. O vice de futebol do Flamengo parece não ter mais a ambição de trazer o técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Santos, para ser o "comandante" do projeto arquitetado pelo clube para a temporada 2008.

"O próximo ano será de reformulação. Queremos a construção de um novo estádio e entraremos forte na disputa pela administração do Maracanã. O presidente (Márcio Braga) quer colocar profissionais de nível. Porém essa história do Vanderlei Luxemburgo está totalmente sepultada", avisou.

Antes da vitória do Flamengo sobre o Santos, por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, o técnico do Peixe admitiu ter conversado com o dirigente rubro-negro. Porém, "em respeito ao técnico Joel Santana", Luxemburgo não emitiu opinião sobre o assunto.

O treinador rubro-negro, porém, não quis polemizar ainda mais o assunto e aproveitou a oportunidade para elogiar o Vanderlei Luxemburgo.

"Já estou vacinado com este tipo de polêmica. Considero o Vanderlei um treinador cinco estrelas. Trabalhei quatro vezes no Flamengo e todas com o Kleber Leite ao meu lado. Estou tranqüilo", contou o Natalino.

Flamengo não terá Toró, suspenso, contra o Atlético-PR

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Toró desfalcará o Flamengo na partida contra o Atlético-PR, inicialmente no dia 25, no Maracanã (provavelmente com os portões fechados), pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF ainda não definiu a data e horários dos jogos. O meia rubro-negro recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória rubro-negra sobre o Santos, por 1 a 0.

Jogador de armação no início de carreira, Toró vem apresentando grande disposição e foi uma das principais peças no esquema defensivo montado por Joel Santana.

O técnico utilizará os treinamentos durante a semana para definir o substituto de Tóro na partida diante do Furacão. O meia Roger surge como favorito para ocupar a vaga.

Caso Joel Santana opte por Roger, Renato Augusto continua na frente ao lado de Souza. Se o atacante argentino Maxi Biancucchi foi o escolhido, Renato Augusto recua para o meio, sua posição de origem.

Emocionado, Cristian agradece apoio no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Cristian foi um dos jogadores mais emocionados e celebrados após a vitória do Flamengo sobre o Santos, por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante, que chegou ao Rubro-Negro no meio da temporada, agradeceu o apoio vindo do clube da Gávea.

"Ninguém acreditava em mim e o Flamengo me abriu as portas. Agradeço muito por isso. O clube me acolheu em um momento difícil", disse, o volante, que não parava de chorar.

Após a vitória rubro-negra, o volante "desfilou" com uma taça confeccionada por um torcedor do Flamengo, fazendo uma alusão ao pentacampeonato brasileiro.

Aproveitando a oportunidade, Cristian também enalteceu a força vinda da arquibancada. "Uma torcida como esta não é brincadeira. Eu nunca vi nada parecido e estão todos de parabéns", encerrou.

Com o triunfo sobre o Santos, o Flamengo chegou aos 58 e passou para terceira posição do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso, provavelmente com os portões fechados, será no dia 25, contra o Atlético-PR, no Maracanã.

GloboEsporte

Cabeça de Souza deixa Fla perto do sonho

Com recorde de público, time rubro-negro derrota Santos e pula para terceiro no Brasileirão

Eduardo Peixoto

Dizem que atacantes vivem de gols. Souza provou neste domingo que a teoria é verdadeira. Sumido durante 71 minutos, o atacante usou a cabeça para garantir a sofrida vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos, no Maracanã.\ Foi o alívio e  o início da festa para os 81.844 pagantes (87.716 presentes) que lotaram e quebraram o recorde de público do Campeonato Brasileiro.\

O resultado deixa o Rubro-Negro no caminho certo da Taça Libertadores. A equipe pula para a terceira colocação, com 58 pontos. Segundo as contas do técnico Joel Santana, basta mais três pontos em seis disputados para a conquista da vaga.

Apesar de derrotado, o time paulista se mantém em situação até certo ponto confortável. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo têm 59 pontos e ocupam a vice-liderança.

Próximos jogos\ 25/11/2007 (16h) FLAMENGO x Atlético-PR Maracanã\ 25/11/2007 (16h) Paraná x SANTOS Vila Capanema\

Chances perdidas

O Flamengo lançou-se ao ataque desde o início de jogo. Chutes, porém, inexistiram. Tímido, o time visitante teve uma grande oportunidade aos dez minutos. Rodrigo Souto driblou Ibson dentro da área e, livre, bateu para fora.

Ibson protege a bola para o Flamengo

No lance seguinte, o Rubro-Negro respondeu. Leo Moura lançou, Renato Augusto demorou e chutou em cima de Fábio Costa. Cristian também esteve próximo de marcar. Mas o zero a zero persistia. A festa nas arquibancadas, também.

A pressão dos anfitriões não diminuiu. Aos 37, Juan cobrou falta lateral e Fábio Costa espalmou. O Santos novamente teve chance cristalina aos 40, mas Rodrigo Tabata bateu em cima da zaga adversária. Aos 44 minutos, Rodrigo Souto entrou facilmente na área rubro-negra, mas finalizou cruzado e Bruno defendeu.

Souza decide com a cabeça

A partida começou mais nervosa no segundo tempo. O Santos ameaçava em contra-ataques com Rodrigo Tabata. O Flamengo tentava nos chutes de longe. Aos dez, Cristian chutou forte e Fábio Costa espalmou.

Os minutos foram passando, o time da casa começou a errar passes e a torcida pediu a entrada de Roger. Satisfeitos com o resultado, os paulistas começaram a trocar passes tranqüilamente.

Aos 28, enfim, Joel mexeu na equipe. Ele trocou Jaílton e Toró por Obina e Roger. Mas a boa chance foi do Santos. Pedrinho chutou e mandou rente à trave esquerda de Bruno.

Sumido no jogo, Souza apareceu com precisão aos 31.O Flamengo fez tabelinha de cabeça na área. Obina escorou, Fábio Luciano ajeitou e Souza completou para as redes.

Quando a torcida  ainda comemorava, Rodrigo Souto chutou e Bruno fez defesa espetacular.

O goleiro resolveu fazer jus à alcunha de "melhor do Brasil" dada pela torcida do Flamengo. Aos 44, Rodrigo Tabata chutou da entrada da área e Bruno voou para espalmar.

Depois do jogo encerrado, o Flamengo desfilou com uma imitação da taça das bolinhas, que será entregue ao São Paulo ao fim do campenato. Os jogadores foram ovacionados pela galera e alguns, como o volante Cristian foram às lágrimas durante uma volta olímpica improvisada (assista à comemoração ao lado).

Fla dá volta olímpica com réplica da taça

Após sair de campo, grupo retorna para agradecer a torcida e receber troféu de bolinhas

Márcio Iannacca

Os jogadores do Flamengo já estavam no vestiário quando o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, pediu o retorno dos atletas para agradecerem os rubro-negros. A equipe voltou e deu uma mini volta olímpica, que teve direito a uma réplica da taça de bolinhas, troféu que será entregue ao São Paulo pela CBF em virtude da conquista do pentacampeonato, também conquistado pelo Fla, em 1992.

Kléber Leite explicou por que mandou a equipe retornar ao gramado.

- Temos que agradecer essa torcida. Ela é espetacular. Por isso pedi aos atletas para voltarem ao campo - diz o dirigente.

Os jogadores do Flamengo agradeceram o apoio dos rubro-negros. Uns mais contidos, outros emocionados. O volante Cristian chorou copiosamente e sequer conseguia falar na saída do campo.

- O Flamengo abriu as portas para eu mostrar o meu futebol. Preciso agradecer essa torcida maravilhosa - afirma o volante, destaque do time rubro-negro.

Ibson também fez questão de agradecer.\ - A torcida sempre joga com a gente. Temos que agradecer muito mesmo - garante o meia.\

Renato Augusto: 'Vitória com gosto de título'

Meia tem boa atuação em seu retorno ao time titular. Jogador não sentiu nada

Márcio Iannacca

O meia Renato Augusto afirmou na saída do gramado após a vitória por 1 a 0 sobre o Santos (assista ao vídeo ao lado com os lances da partida), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, que o triunfo deste domingo mais parecia a conquista de um título. Para o jogador, o time está no caminho certo.

- É uma vitória com gosto de título. É a primeiro final das três que teríamos pela frente. Daqui a 15 dias teremos uma nova final - diz o meia.

O jogador, que retornou à equipe titular após ter ficado de fora por causa de uma lesão, afirmou que se sentiu durante toda a partida.

- Me senti bem e vamos trabalhar para o outro jogo - analisa o jogador.

'Assunto Luxa está ultrapassado'

Kléber Leite diz que pensou no técnico do Santos para ser gerente do Fla, mas desistiu

Eduardo Peixoto

Joel Santana será o técnico do Flamengo em 2008. Isso, claro, se assim desejar. Neste domingo, o vice presidente de futebol do clube, Kléber Leite, disse que o assunto Vanderlei Luxemburgo está ultrapassado (assista a trecho da coletiva do dirigente).

De acordo com o dirigente, houve um contato telefônico entre as partes há alguns meses. A idéia seria colocar o atual técnico do Santos como um gerente executivo na próxima temporada. Entretanto, ao conversar com outras pessoas, Kléber desistiu da idéia:

- O assunto está ultrapassado. Sequer houve um contato pessoal. Ouvi a opinião de outras pessoas e desisti. Está definidíssimo que o Joel será o nosso treinador em 2008. Mas continuamos com a idéia de contratar um grande executivo do futebol para a próxima temporada. O Flamengo vai viver um ano de transformação.

Caso Luxa: Joel diz que não ficou magoado\ Para técnico, que especulação no Fla só abalaria 'marinheiro de primeira viagem'\

Kléber Leite garantiu que Joel Santana só sai do Flamengo se quiser. Por sua vez, o treinador disse que ainda não é o momento de falar sobre a permanência. Mas e as informações de que o dirigente rubro-negro planeja contratar Vanderlei Luxemburgo?

- Não fiquei magoado. Um marinheiro de primeira viagem ficaria perdido com uma notícia dessas na véspera de um jogo - diz Joel.

Kléber Leite explicou que pensou em Luxa para exercer a função de diretor executivo, mas desistiu da idéia após conversar com o colunista do "O Globo", Renato Maurício Prado.

- Vanderlei é treinador cinco estrelas. Mas é a quarta vez que trabalho no Flamengo e em todas quem me trouxe foi o Kléber. Não me deixei levar pelo noticiário - assegura Joel Santana.

Fla arma missão para garantir torcida

Advogado do clube vai tentar convencer Rubens Aprobatto a dar efeito suspensivo

Eduardo Peixoto

O Flamengo tenta nesta segunda-feira garantir mais um capítulo da festa do Maracanã. O advogado do clube, Michel Assef Filho, vai a São Paulo para conversar com o presidente do STJD, Rubens Aprobatto.

O objetivo é convencê-lo a dar o efeito suspensivo para que seja permitida a entrada de público no jogo contra o Atlético-PR, dia 25 de novembro. Na última sexta, o Fla foi punido com a perda de um mando de campo por causa de incidentes no jogo contra o Grêmio.

- Nós confiamos no Rubens Aprobatto. Michel Assef Filho levará argumentos irrefutáveis para que consigamos jogar com o apoio da nossa torcida - declara o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite.

No jogo contra o Santos, a torcida rubro-negra protestou contra a decisão do STJD e ironizou o "caso Dodô". Mesmo após ser flagrado no exame antidoping, o atacante do Botafogo escapou de punição: "Absolve quem se dopa e pune quem faz espetáculo", dizia a faixa, que teve de ser retirada rapidamente por ordem do policiamento do Maracanã.

'Estamos pertinho', diz Joel Santana

Técnico mantém cálculos de que mais três pontos levam o Mengão à Libertadores

Eduardo Peixoto

A vitória por 1 a 0 sobre o Santos levou o Flamengo à terceira posição do Campeonato Brasileiro, com 58 pontos. E, na matemática de Joel Santana, faltam mais três pontos para a conquista da vaga na Taça Libertadores (assista ao lado a trecho da coletiva do treinador após o jogo).

- Nós agora estamos pertinho. Bom que saímos vitoriosos porque seria desagradável empatar ou perder diante desta torcida maravilhosa. Três pontos já deve ir. O Grêmio só chega a 60, Cruzeiro tem um jogo fora contra o Sport. Sem esquecer do Palmeiras, com 61 deve dar - declara o técnico.

O treinador do Flamengo disse que a partida deste domingo foi "bonita". Ele ressaltou já saber que o confronto seria decidido nos detalhes.

- O jogo era isso. Uma oportunidade, uma falha. As duas equipes estão disputando a vaga e felizmente nossa equipe errou muito pouco. Falei que se mantivéssemos a mesma pegada do jogo contra o São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG.

O Flamengo agora terá 15 dias de descanso até a partida contra o Atlético-PR, no Rio de Janeiro. O STJD puniu a equipe com perda de mando de campo, mas o clube tenta um efeito suspensivo.

Toró: 'Não decepcionamos a torcida'

Meia revela que grupo se uniu para vencer a partida deste domingo, no Maraca

Márcio Iannacca

O meia Toró foi substituído antes do término da partida deste domingo, contra o Santos, no Maracanã, e deixou o gramado aplaudido pelos mais de 80 mil rubro-negros que estiveram no estádio (assista aos lances da bela atuação do jogador do Flamengo). O jogador revelou que o grupo fez um pacto para não perder o confronto deste fim de semana.

- Fico feliz por tudo. Nós jogadores nos unimos e dissemos que não poderíamos decepcionar essa torcida - afirma o meia.

O meia voltou a ter moral no grupo com o técnico Joel Santana e se tornou um jogador indispensável ao esquema do time rubro-negro. Desde a entrada do atual comandante do Flamengo, o atleta não deixou mais a equipe.

Torcedores aprovam 'Fla-micareta'

Idéia de se reunir ao redor do Maracanã na partida contra o Atlético-PR é aprovada

Eduardo Peixoto

Festa do lado de fora é grande antes do jogo com o Santos e pode se repetir

A torcida do Flamengo planeja uma invasão aos arredores do Maracanã no jogo contra o Atlético-PR, dia 25 de novembro. O clube foi punido pelo STJD por incidentes na partida contra o Grêmio e terá de jogar com portões fechados.

A idéia dos rubro-negros é organizar uma espécie de Fla-micareta no dia da partida. Como a presença de público está proibida no Maracanã, os rubro-negros pretendem lotar as imediações do estádio e assistir ao jogo de um telão e com a presença de trio elétricos.

- Claro que eu venho. Essa idéia é ótima e a torcida vai mostrar sua força - diz o torcedor Pedro Bittar, de 25 anos.

Alguns, mais empolgados, planejam usufruir dos benefícios da festa.

- Além de torcer pelo Flamengo, ainda vai dar para dar uns beijos na boca da mulherada - diz Gustavo Andrade, de 21 anos.

Maracanã dá título à torcida do Fla

No placar eletrônico, Suderj felicita Nação por recorde de público no Brasileiro

Eduardo Peixoto

Torcedores rubro-negros fazem a festa antes de entrar para assistir ao jogão

O pentacampeonato é do São Paulo. Mas o Maracanã deu o título do Brasileirão à torcida do Flamengo. Neste domingo, antes do jogo contra o Santos, o placar eletrônico do estádio parabenizou os rubro-negros pela presença.

"Nação rubro-negra, a campeã do Brasileirão de 2007", dizia o placar eletrônico. Nesta partida contra o Santos, o Mengão vendeu 81.844 entradas, recorde absoluto da competição.

Antes de o duelo começar, os torcedores demonstraram animação e cantaram que são "a maior torcida do Brasil". Neste Brasileiro, a média do Flamengo é superior a 38 mil pagantes por jogo.

Lance

Flamengo vence o Santos e sobe para terceiro

Rubro-Negro repete o dever de casa e fica mais perto da Libertadores

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Com mais um gol decisivo de Souza, o Flamengo venceu o Santos por 1 a 0 neste domingo, assumindo a terceira colocação do Brasileirão com 58 pontos e ficando muito próximo da Libertadores-2008. Na expectativa de ver seu "terceiro cartão amarelo abonado" (o Flamengo foi punido com a perda do mando de campo para o jogo contra o Atlético Paranaense), a Nação Rubro-Negra quebrou mais um recorde de público - 81.844 pagantes / 87.716 presentes. O Santos ainda é o vice-líder, com 59 pontos.

O primeiro tempo mostrou um Flamengo que tinha domínio territorial, mas que não levava grande perigo ao gol do Santos. As melhores chances rubro-negras saíram de chutes de fora da área de Cristian. No primeiro deles, aos 16 minutos de jogo, a bola passou raspando à trave esquerda do goleiro Fabio Costa. Na outra, o volante rubro-negro cobrou falta, na entrada da área, mas a barreira desviou.

Além dos chutes de Cristian, Renato Augusto foi outro que apareceu em uma boa chance aos dez minutos de jogo, quando recebeu excelente passe de Leonardo Moura, mas não conseguiu marcar o gol, disparando uma bomba que foi espalmada por Fábio Costa.

Pelo lado santista, o destaque também foi um volante: Rodrigo Souto. O ex-vascaíno apareceu três vezes com perigo na frente de Bruno. No primeiro lance, aos nove minutos, Souto cortou Fabio Luciano, mas chutou à direita de Bruno. Nas outras oportunidades, Toró travou com precisão e Bruno defendeu um chute cruzado de pé esquerdo, segurando pelo menos o empate no primeiro tempo.

Aos três minutos da etapa final, uma boa trama protagonizada por Juan, Souza e Renato Augusto quase resultou em um gol contra do Santos. A segunda chance rubro-negra veio aos dez minutos, quando Cristian cobrou uma falta com perigo, mas Fábio Costa defendeu bem. Vale destacar no lance que Maldonado, que já tinha amarelo, puxou Ibson, mas não recebeu o segundo amarelo.

Porém, o primeiro susto rubro-negro foi o único lance de emoção da etapa final até os 25 minutos de jogo, pois depois o jogo ficou truncado no meio-de-campo. Aos 27 minutos, Toró - outrora muito vaiado e de uma contratação muito contestada - saiu ovacionado devido à raça e os muitos desarmes que fez no jogo, dando lugar para Roger.

O golpe fatal rubro-negro saiu aos 30 minutos, quando Juan cruzou e Obina cabeceou para o meio da área. Na seqüência, o gigante Fabio Luciano colocou Souza, o artilheiro das decisões do Fla em 2007, na frente de Fábio Costa. O camisa 9 rubro-negro, com força, não titubeou e abriu o placar. Para completar a festa, três minutos após o gol, Bruno fez defesa espetacular em chute de Pedrinho.

Depois do gol decisivo, o Flamengo optou por um jogo inteligente, tocando bola e fechando o meio-de-campo. Mas ainda deu tempo de Bruno fazer defesa espetacular em chute de Rodrigo Tabata. Tudo está dando certo para o Flamengo neste Brasileirão.

Joel elogia: 'Luxemburgo é técnico 5 estrelas'

Técnico desconversou em relação a uma possível ida do santista para o Fla

Diante das declarações de que Vanderlei Luxemburgo teria recebido uma sondagem do Flamengo, o técnico Joel Santana buscou não polemizar em relação a uma possível ida do técnico do Santos para o clube da Gávea, destacando a boa relação que tem com Kleber Leite, vice-presidente do Rubro-Negro, além do potencial de Luxa.

- Vanderlei é um profissional de linha, um treinador cinco estrelas. Esta é a quarta vez que trabalho no Flamengo e, por coincidência ou não, com o Kleber Leite. Ele é um dirigente que me dá apoio, confia no que faço e respeita o que venho fazendo - revelou.

O Homem da Prancheta atribuiu a sua experiência no futebol como o fator principal para que as especulações não interferissem para o jogo deste domingo, vencido pelo Fla por 1 a 0.

- Em nenhum momento me deixei levar por isso. Já participei de tantas decisões e procuro me preparar sempre. Não posso perder o foco - disparou.

Angelim: 'Mal-estar contra o Timão assustou'

Zagueiro adimite que não sabia se jogaria contra o Santos

O mal-estar que teve no jogo contra o Corinthians há uma semana assustou o zagueiro Ronaldo Angelim, que participou da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos neste domingo, pela 36ª rodada do C