Notícias

Clipp 13/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

No divã, Fla tenta verbalizar sua dor

Enquanto procura novos líderes, time pode ter técnico suspenso do banco

Pedro Motta Gueiros

O silêncio disse mais do que mil palavras. No gramado de um Maracanã vazio, o goleiro Bruno era a única voz de comando do time do Flamengo que venceu o Santos por 3 a 1 no domingo. Outra liderança, além do técnico Caio Júnior, era o zagueiro Fábio Luciano, que assistiu ao jogo das tribunas por estar machucado. Depois de iniciar seu trabalho na base da conversa, o novo treinador quer fazer do diálogo uma regra para o time se livrar das dores e recuperar a confiança em novas conquistas. No divã após a humilhante eliminação na Libertadores, o Flamengo tem que verbalizar seus sentimentos, como Bruno e a torcida já costumam fazer.

- Esse é um aspecto em que ainda podemos melhorar - disse o novo técnico. - O Flamengo não pode depender de um ou dois. Precisamos encontrar novos líderes.

A busca é urgente para quem corre o risco de perder o seu novo comandante na beira do campo. Expulso do jogo contra o Corinthians, há duas semanas, quando ainda defendia o Goiás, Caio será julgado hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Denunciado por ofender o juiz Leandro Pedro Vuadem e por invadir o campo, o técnico poder ser suspenso por 30 a 720 dias na combinação dos dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

- Foi uma reação equivocada, mas tomada no calor do jogo, sem a intenção de ofender - disse o treinador.

Internamente, os jogadores também estão sob julgamento. Pressionado pela falta de gols, Souza deixou o campo sob silêncio e aparente insatisfação, quando foi substituído por Diego Tardelli e desceu ao vestiário sem se dirigir a Caio.

- Foi justamente o contrário, nos cumprimentamos. Souza precisa de confiança e de tranqüilidade e, no que depender de mim, ele vai ter - disse o técnico.

Desde a eliminação o Flamengo se viu obrigado a rever prioridades. A partir de agora, a capacidade de se adaptar às mudanças é uma exigência. Após chegar sob expectativa grandiosa, Caio mexeu em seu planejamento, mas conservou a intensidade com que se dedica a cada jogo:

- Eu me identifico muito com o rigor do Muricy no São Paulo.

Rodrigo rescinde com Fla e acerta com São Paulo

No domingo, diante dos gols do Flamengo e de um Maracanã vazio, Caio pulava energicamente e abraçava o preparador Ronaldo Torres. Na folga de ontem, já estava montando a estratégia para de domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Além da vitória, o Flamengo quer trazer de volta a confiança para os quatro jogos que fará em casa, contra Internacional, Fluminense, Figueirense e São Paulo.

- Ficamos muito abatidos mas sabemos da nossa capacidade - afirmou o atacante Marcinho, de peito e de braços abertos para enfrentar os novos tempos. - O Caio nos passou confiança e nós fizemos o mesmo com ele.

Enquanto o técnico tenta criar novos laços com jogadores e torcida, o clube se desfaz de outros. Ontem, o zagueiro Rodrigo rescindiu contrato e acertou com o São Paulo. Com apenas seis jogos e um longo período inativo desde que foi contratado, em janeiro, só quebrou sua passagem silenciosa na Gávea para se queixar do atraso de salários. Em busca de novo líderes, o Flamengo precisa de jogadores que tenham algo mais a dizer.

Basquete

Vitória garante Fla nas semifinais do Nacional

Rubro-negro tem\ duas vitórias na série contra Cetaf/Vila Velha\

VILA VELHA (ES). O Flamengo está a um passo das semifinais do Nacional de Basquete Masculino e pode garantir sua vaga à noite. A equipe rubro-negra enfrenta o Cetaf/Vila Velha-ES, às 20h, em Vila Velha, na terceira partida da série melhor de cinco, pelas quartas-de-final da competição. Como venceu os dois primeiros duelos, no último fim de semana, na Gávea, o Flamengo precisa de apenas mais um triunfo para se classificar.

Já a equipe capixaba tem uma missão difícil e improvável: ganhar três confrontos consecutivos para se classificar para a próxima fase. Na primeira fase, os dois times se enfrentaram quatro vezes e o Flamengo venceu todas.

Se vencer hoje, o Vila Velha forçará a disputa de um quarto confronto, amanhã, nos mesmos horário e quadra. Em caso de nova vitória, igualando a série, o Flamengo terá ainda a vantagem de decidir a vaga na Gávea, na sexta-feira à noite.

Flamengo: Marcelinho, Duda, Amiel, Coloneze e Alírio. Cetaf/Vila Velha: Felipinho, Manuil, Jefferson, João Gabriel e Eric.

Coluna Gente Boa

O craque

Paulo Alberto Monteiro de Barros, o inesquecível Artur da Távola, foi sepultado com uma bandeira do Fluminense sobre o caixão - e até aí tudo bem, era tricolor roxo - e uma camisa do Flamengo. Foi a última homenagem do superamigo Marcio Braga. O presidente do Flamengo ainda teve o cuidado de mandar escrever o nome do senador nas costas, embaixo do número dez.

JORNAL DOS SPORTS

Confiança está de volta à equipe

A volta da confiança e a maior união do grupo foi o principal saldo da vitória do Flamengo sobre o Santos na estréia do Brasileirão, ontem, no Maracanã. Aliviado pelo resultado e pela boa atuação da equipe, o técnico Caio Júnior mostrou-se muito motivado com o seu trabalho e, junto com os jogadores, ficou mais convencido que o Flamengo pode, sim, brigar pelo título brasileiro deste ano.

Uma das principais razões para que o técnico pense desta maneira é a união do grupo que, segundo muitos jogadores, aumentou ainda mais após a eliminação da Libertadores.

"Senti um grupo muito unido, são amigos. A presença do nosso capitão, Fábio Luciano, no hotel e no vestiário foi muito importante", disse o treinador, que acredita que dirigir o Flamengo é a chance de sua vida: "Estar à frente do Flamengo neste momento é uma honra. É motivo de felicidade para mim e para a minha família e tenho certeza de que farei um grande trabalho aqui", disse.

Trabalho aceito\ Conhecido por se tornar amigo de seus comandados, Caio já começa a conquistar os atletas do clube.\

"Ele mostrou nesse jogo que é treinador inteligente, procurou respeitar as qualidades dos jogadores, manteve o mesmo time e nos deu muita confiança. Nós também estamos confiando no trabalho dele", afirmou Marcinho.

A confiança e a união que começa a crescer na Gávea ainda não chegou à torcida. Para Marcinho, o Flamengo precisa reconquistá-la.\ "Temos de trazer o torcedor de volta ao Maracanã. Eles têm de ter confiança no time, pois temos condições de ser campeões”.\

Sonhar não custa nada, Mengão

Vitória sobre o Santos anima jogadores rubro-negros, que já falam em título nacional

Bernardo Peirão e Nathan de Lima

Wallace Teixeira

O técnico Caio Júnior pode pegar um gancho hoje à tarde na Justiça Desportiva

A vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Santos, no último domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, encheu de esperança o coração rubro-negro. Não pelo futebol demonstrado dentro de campo e menos ainda pela força do adversário, já que o Peixe jogava com o time reserva. O torcedor rubro-negro voltou a sonhar com o título brasileiro por causa de uma pequena tradição. Toda vez que o Flamengo venceu o Santos na estréia da competição, terminou o campeonato dando a volta olímpica. Foi assim em 1980 e 83.

Além dessa feliz coincidência, mais um dado renova o ânimo da torcida que ainda tem marcado em seu peito a dor da decepção causada pela eliminação precoce da Libertadores. Ano passado, o campeão São Paulo também estreou em casa com os portões fechados e venceu o seu adversário, Goiás, por dois gols de diferença.

Apesar das semelhanças, o técnico Caio Júnior não quis confiar nas forças ocultas e deixou bem claro, que para ser campeão, uma equipe tem que trabalhar muito e conseguir suas vitórias dentro de campo.

"Não acredito nisso. Acredito é no trabalho. No jogo com o Santos, quando nós estávamos vencendo mantivemos a postura. Isso é o que importa. O São Paulo foi campeão porque estava sempre focado. O trabalho do Muricy é muito bom nesse sentido. Eu também tento ter essa característica, procuro estudar os adversários, e nesse campeonato cada jogo deve ser encarado como uma decisão", disse Caio Júnior, que hoje terá que enfrentar um dos maiores rivais do Flamengo no ano passado. A Justiça Desportiva.

O novo treinador rubro-negro foi indiciado nos artigos 274 e 187, II, após a partida contra o Corinthians pela Copa do Brasil deste ano, quando ainda comandava o Goiás. Se for condenado o novo treinador rubro-negro pode pegar pena de 30 a 720 dias.

O diretor jurídico e advogado do clube, Michel Assef Filho, acredita na defesa e tem certeza de que tem provas suficientes para conseguir uma absolvição do treinador.

"Vou levar o Caio Júnior para depor e vamos mostrar a prova de vídeo, pois queremos a absolvição. Temos como provar que ele em nenhum momento ofendeu o árbitro e nem invadiu o campo. Estamos confiantes", disse Michel Assef Filho.

Apesar de ter sido indiciado quando ainda treinava o Goiás, a diretoria do Flamengo resolveu dar toda a assistência necessária ao Caio Júnior.

Vaiado, Souza conta com apoio de Caio Junior

Arquivo/JS

Souza espera voltar a fazer gols o quanto antes com a camisa rubro-negra

Apesar de ter se esforçado bastante, o atacante Souza não consegue encerrar o incômodo jejum de gols que atravessa, que já atinge a marca de oito partidas sem balançar as redes. O jogador tem se sacrificado taticamente neste ano, atuando mais fora da área a abrindo espaço para os meias que vem de trás. O trabalho de pivô tem sido muito elogiado, mas a falta de gols tem sido alvo da ira dos torcedores rubro-negros, que apontam o camisa 9 como principal culpado pela eliminação vergonhosa do time na Taça Liobertadores, an última quarta-feira, para o América-MEX.

Apesar de não contar com o apoio das arquibancadas, Caio Junior mostra confiança no potencial do atleta para o Brasileiro, competição da qual ele já foi artilheiro, em 2006, pelo Goiás.

n este último domingo, na estréia contra o Santos no torneio nacional, Souza chegou a acertar o travessão, mas acabou sendo substituído na segunda etapa, como já tem virado rotina. Caio Junior explica que é preciso ter paciência para que o atacante volte a brilhar e marcar gols.

“O Souza cansou. Mas é um jogador que precisa de tranqüilidade para render, e que se depender do treinador terá esta tranqüilidade”, disse Caio Júnior.

Zagueiro Rodrigo é liberado pelo Flamengo

Jogador não é mais atleta rubro-negro

A diretoria do Flamengo anunciou de forma oficial nesta segunda-feira a liberação do zagueiro Rodrigo. O zagueiro já não é mais jogador do Rubro-Negro. A situação do jogador ficou insutentável dentro da Gávea, já que a diretoria, assim como o resto do grupo, não estabeleceu um bom convívio com Rodrigo.

O técnico Caio Júnior chegou a declarar que Rodrigo estava nos planos para o jogo contra o Santos, mas os dirigentes interviram e Caio desistiu da idéia. O São Paulo tem interesse no jogador, que já jogou no clube do Morumbi.

Hora de garantir a classificação

Flamengo enfrenta o Cetaf, em Vila Velha, e tem a chance de fechar a melhor de três do Nacional

Pedro ivo almeida

Wallace Teixeira

O ala cubano Amiel é um dos pontos fortes do Flamengo

Após vencer as duas primeiras partidas nos playoffs das quartas-de-final do Campeonato nacional, o Flamengo volta a quadra hoje, às 20 horas, no ginásio do Colégio Marista de Vila Velha, para enfrentar o CETAF/Garoto/UVV pela terceira partida da série melhor de cinco.

Apesar da vantagem considerável na série, precisa de uma simples vitória para garantir-se na semi-final, a equipe carioca tem alguns motivos para se preocupar. Além de jogar as próximas duas partidas fora de casa, o time não contará com dois de seus principais atletas: os armadores Hélio e Fred.

Desfalques

Ambos os jogadores desfalcarão a equipe por motivo de contusão. Enquanto Fred se recupera de uma lesão no dedo médio da mão direita, Hélio ficará de fora devido a um problema na região lombar. Os médicos rubro-negros acreditam que apesar do problema, Hélio não desfalque a equipe por mais de um jogo. Já a situação de Fred é um pouco mais delicada, o armador só deve retornar caso a equipe chegue às finais da competição.

Não é só garantir por antecipação a vaga nas semifinais que o time da Gávea está de olho. A equipe deseja fechar logo a série para poder ter um tempo maior para descanso, coisa que não acontece faz tempo, devido a seqüencia de jogos, tanto nas finais da Liga Sul-Americana, quanto no Nacional.

"O objetivo é vencer e fechar a série para nos recuperarmos do desgaste de jogos e viagens para a semifinal. Mas não será fácil. O Cetaf nos deu trabalho no Rio e em Vila Velha será ainda mais complicado. Mas confiamos no talento do nosso time. Na última partida, relaxamos um pouco em alguns momentos, jogando um pouco no individualismo. Precisamos atacar com mais coletividade nos próximos confrontos", explicou o ala Duda.

Outros jogos

Também pelos playoffs quartas-de-final, o Rio Claro vence o Joinville por 1 a 0, a equipe do Minas Tênis está levando a melhor contra o Saldanha da Gama, também por 1 a 0, assim como o Brasília que vai vencendo o Uberlândia.

O Brasília é considerado um dos grandes favoritos ao título do Nacional

Sergio Du Bocage

Flamengo está disputando apenas o Brasileiro. Caio Júnior não tem a responsabilidade de ser campeão da Libertadores e pode mexer no time com mais liberdade. Numa rápida pesquisa, descobre-se que quando o Flamengo estreou com vitória sobre o Santos, no Brasileiro, foi campeão, em 80 (1 a 0) e em 83 (2 a 0). Houve um empate em 81 (0 a 0) e uma derrota, em 97 (3 a 2).

E mais: nos cinco títulos, o técnico tinha nome com C: Coutinho, Carpegiani, Carlos Alberto e Carlinhos (duas vezes). Ou seja, Caio Júnior começou com o pé direito.

O DIA

Caio Júnior no banco dos réus

Técnico do Flamengo vai ser julgado hoje e pode pegar gancho de 30 a 720 dias

Janir Júnior

Rio - Depois do 3 a 1 contra o Santos, na estréia no Brasileirão, Caio Júnior vai em busca da sua segunda vitória hoje, não no banco de reservas, mas sim no do STJD. O técnico foi denunciado por ter xingado o árbitro Leandro Vuadem, na partida entre o Goiás (seu ex-clube) e o Corinthians, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. A punição varia de 30 a 720 dias, mas Caio Júnior acredita na absolvição.

O treinador demonstra tranqüilidade. “Estava irritado com a derrota do Goiás (4 a 0), mas não me referi ao árbitro”, afirmou Caio, que pretende comparecer ao tribunal. Ele será julgado por ofensa ao árbitro e invasão da área de arbitragem.

Apesar de o problema ter surgido quando ainda comandava o Goiás, o técnico será defendido por Michel Assef Filho, do corpo jurídico do Flamengo. “Conversei com o Caio. Mesmo cientes de que ele na época da possível infração estava no Goiás, vamos defendê-lo. Ele afirmou que não será punido, pois tem a consciência tranqüila de que não fez nada para ser expulso no jogo. Em momento algum ele desmereceu ou desrespeitou o Tribunal”, afirmou Assef Filho.

Após a folga de ontem, hoje o time treina em tempo integral na Gávea. Depois do momento conturbado com a eliminação na Libertadores, a vitória sobre o Santos amenizou um pouco o clima. Desde 2002, o clube não iniciava um Brasileiro com vitória e na ponta da tabela.

Como o Flamengo somente voltará a campo no domingo, para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, o técnico terá tempo para fazer ajustes na equipe. O zagueiro Rodrigo se desligou do clube e acertou com o São Paulo.

“O grupo tem um ambiente ótimo, e isso facilita. Vamos aproveitar a semana livre para trabalhar”, declarou o treinador, que comandará treinos táticos, de finalizações e coletivos.\ Depois da vitória sobre o Santos, Caio Júnior saiu em defesa do atacante Souza, que tem desperdiçado chances nos últimos jogos.\

A Olympikus será anunciada a qualquer momento como nova fornecedora de material esportivo. Resta resolver as pendengas judiciais com a Nike.

Dez é a camisa de Marcinho

Número imortalizado por Zico caiu bem no jogador, artilheiro do Fla em 2008

Janir Júnior

Rio - Pouco depois de chegar ao vestiário do Maracanã, antes do jogo contra o Santos, Marcinho estava para começar sua reza com pensamentos positivos quando viu a camisa 10 do Flamengo separada para ele. Após atuar desde o início do ano com o 22 às costas, ficou ao mesmo tempo surpreso e temeroso: afinal, o número imortalizado por Zico poderia mudar sua sorte ou pesar? Nem uma coisa nem outra. Ele fez um gol — seu 11º na temporada —, é artilheiro do time e ainda deu passe de calcanhar para Íbson marcar: foi a nona assistência para seus companheiros balançarem as redes.

“Depois da lesão do Renato Augusto, o número 10 foi preservado. Contra o Santos, fiquei surpreso, pois estava jogando com a camisa 22. Mas as duas deram sorte. A 10 vestiu bem em mim, e sei do peso e da grande história que ela tem. São poucos os que têm oportunidade de usá-la”, afirma Marcinho.

Quando chegou ao clube, vindo do Atlético-MG, Marcinho, 23 anos, ressaltava que sua posição preferida era a de quarto homem do meio-campo. Mas agora já fala como atacante. “Comecei a jogar na frente por necessidade, e acertei. A qualidade no meio-campo também ajuda”, destaca.

Paulista de Irapuã, Marcinho chegou a ser questinado por torcedores atleticanos por algumas indisciplinas fora de campo. Na Gávea, tem dado provas de profissinalismo; fora do clube, garante que é um ‘cara tranqüilo’: “Fico muito em casa e também gosto de visitar meus amigos. Sou bem tranqüilo”, assegura o jogador.

Sempre antes de entrar em campo o católico Marcinho reza; depois, agradece. E quando sai tudo certo, curte os bons momentos ao som de pagode e música sertaneja, seus gêneros preferidos.

Patrocinado pela Nike, não liga muito quando o assunto é roupa, mas gosta de se vestir bem. A camisa do Flamengo, seja a 10 ou a 22, parece ter caído bem em Marcinho.

“A primeira vez que entrei no Maracanã e vi a torcida, com todas aquelas bandeiras e cantando, senti o que o clube representa. É algo espetacular, que vou guardar para sempre”, completa Marcinho.

Fla está cheio de coincidências com os títulos brasileiros conquistados

Genilson Junior

Rio - Cercado de coincidências. Foi assim que o torcedor rubro-negro se viu nesta segunda-feira, um dia após o Flamengo derrotar o time misto do Santos por 3 a 1 e acabar a primeira rodada na liderança do Brasileiro, por causa do número de gols marcados (veja a classificação). Tudo porque nas duas vezes em que o Fla estreou no Brasileirão vencendo os santistas acabou como campeão nacional. Em 1980, o Fla derrotou o Peixe por 1 a 0, já em 1983, a vitória foi pelo placar de 2 a 0.

Outra semelhança acontece se analisarmos o nome dos técnicos campeões brasileiros pelo Rubro-Negro. Em todas as cinco vezes o nome do treinador começava com a letra `C`. Neste ano, o técnico rubro-negro se chama Caio Júnior.

Depois desses fatos, a torcida rubro-negra está um pouco dividida. Os mais empolgados, como o empresário Guilherme Alves, de 25 anos, morador da Barra da Tijuca, acreditam que o hexa-brasileiro está bem próximo.

"Ainda não consegui entender o que aconteceu na eliminação na Libertadores, mas confio neste grupo. Com essas coincidências então, tenho muita fé no hexacampeonato brasileiro", vibrou.

Há também aqueles torcedores mais pés no chão. Como o caso do advogado Raul Costa, de 29 anos, morador de Niterói. Para ele, essas semelhanças não servem de nada.

"Acho que se valer dessas coincidências é coisa de torcedor sem time. Quando conquistamos nossos cinco títulos tinhamos jogadores que faziam a diferença e infelizmente nao temos isso hoje. Vivemos do folclórico Obina, que até faz gols em decisões, mas está anos luz atrás dos nossos idolos do passado, dando apenas Zico e Junior como exemplo", esbravejou.

Confira os técnicos campeões pelo Fla:

1980 - Claudio Coutinho\ 1982 - Carpegiani\ 1983 - Carpegiani, Carlinhos. Cléber Camerino e Carlos Alberto Torres (campeão)\ 1987 - Carlinhos\ 1992 - Carlinhos\

Todos os quatro treinadores participaram da campanha.

Zagueiro Rodrigo agradece Flamengo e elogia São Paulo

Rio - O zagueiro Rodrigo, que defendia o Flamengo e acertou sua transferência para o São Paulo, elogiou nesta segunda-feira o clube e o elenco rubro-negro.

"Saio do Flamengo pela mesma porta que entrei. Gostaria de agradecer o apoio e o carinho da torcida, dos demais jogadores e, principalmente, a confiança de todo o departamento médico e da fisioterapia, por terem me recuperado e ajudado nos momentos difíceis", afirmou o defensor.

Segundo ele, o que o atrapalhou no Flamengo foi "falta de sorte" no início da temporada, quando teve uma grave constusão no braço. Rodrigo disse ainda que tentou fazer um acordo para atuar pela equipe carioca pelo restante da temporada, sem sucesso.

O zagueiro adiantou que a "a expectativa de voltar a jogar no São Paulo passa a ser grande, principalmente pelo fato de conhecer todo o planejamento e estrutura que lá podemos aproveitar".

Caio Júnior começa a ganhar a confiança do elenco

Treinador será julgado amanhã pelo STJD e pode ficar fora por até 720 dias

Rio - Passada uma semana desde que foi anunciado como novo treinador do Flamengo, Caio Júnior já começa a ganhar a confiança e o respeito do grupo. Um dos titulares no jogo de estréia do treinador, Jailton, elogiou bastante o novo comandante.

"Ele é um cara tranquilo, que conversa muito com os jogadores, está sempre aberto para conversar e todos nós juntos vamos ter sucesso nesse brasileiro", comentou o cabeça-de-área, em entrevista à Rádio Brasil.

"A gente espera poder se adaptar ao estilo de trabalho dele (Caio Júnior) o mais rápido possível. Os jogadores são inteligentes para se adaptar rápido. Já mostramos no primeiro jogo e, apesar do Santos estar com a equipe reserva, tivemos um bom resultado e tivemos essa vitória para nos dar tranquilidade no campeonato", concluiu Jailton.

O time se mostrou muito abalado depois da trágica eliminação da Copa Libertadores, mas o treinador já falou que com muito trabalho e entrega dos jogadores, o elenco poderá superar a desclassificação e focar somente no brasileiro. Jailton, concorda com o técnico e acredita que o Flamengo pode ser campeão brasileiro em 2008.

"Nossa equipe tem totais condições de chegar ao título brasileiro, ainda mais por ter mantido a base do ano passado. A gente vai brigar por isso. O que passou, passou e é vida nova. Vamos nos doar ao máximo para conquistar esse título"

Sobre o jogo contra o Santos o cão-de-guarda da defesa rubro-negra comentou.

"Tinhamos a obrigação de vencer o jogo e entramos concentrados e determinados. Assim a vitória veio"

O Flamengo, depois de muito tempo terá uma semana inteira para descansar e treinar visando somente uma partida, contra o Grêmio, no Olímpico, no próximo domingo.

Amanhã, o técnico Caio Júnior será julgado, pelo Superior tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pelas declarações contra a arbitragem e a invasão de campo que aconteceram no jogo entre Goiás, time de Caio Júnior na época, e Corinthians, pela Copa do Brasil 2006. O técnico pode ficar suspenso por até 720 dias.

GAZETA ESPORTIVA

Esquecendo a Libertadores, Caio Jr. aposta em recuperação do Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A estréia de Caio Júnior no Flamengo foi com o pé direito, já que o treinador conseguiu derrotar o Santos por 3 a 1, no último domingo. Mas o comandante rubro-negro sabe que não pode se acomodar, pois o time ainda tenta se recuperar do trauma pela eliminação na Copa Libertadores. No que depender da confiança de Caio Júnior, no entanto, o torcedor pode ficar otimista.\ “O foco principal é: o Flamengo tem qualidade. Por isso, a chance de recuperar uma situação ruim é muito grande”, comentou o treinador.\

E o Flamengo fechou a primeira rodada do Brasileiro na primeira colocação, já que foi o único dos times que venceu por dois gols de diferença, que marcou três gols. Assim, o Rubro-Negro defende a ponta no próximo sábado, diante do Grêmio, em Porto Alegre.

Kléber Leite diz que Rodrigo não deixará saudades na Gávea\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Com apenas seis partidas disputadas na temporada, o zagueiro Rodrigo se despediu do Flamengo deixando os dirigentes do clube carioca muito irritados. O vice-presidente de futebol rubro-negro, Kléber Leite, garantiu que o jogador não deixará saudades.\ “Que vá rápido. Se o Fábio Luciano é um sonho de jogador, o Rodrigo é o contrário”, disparou o dirigente, claramente desapontado com o defensor.\

Rodrigo, que acertou transferência para o São Paulo, passou um longo tempo entregue ao departamento médico rubro-negro. O zagueiro também irritou os dirigentes ao cobrar o pagamento de salários atrasados.

O zagueiro estava emprestado ao Flamengo pelo Dinamo de Kiev até o final de junho, mas foi liberado pelo Flamengo antes disso.

Nesta terça, STJD decide se tira Caio Jr do banco do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Caio Júnior poderá ficar fora do banco de reservas nas próximas partidas do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O treinador será julgado nesta terça-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por sua expulsão contra o Corinthians na Copa do Brasil, quando comandava o Goiás, e pode ser suspenso por até 720 dias.\ Caio Júnior foi indiciado nos artigos 187, inciso II (Ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) e 274 (Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou à partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar ou nele ingressar sem a necessária autorização), do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).\

Na última semana, Caio afirmou estar certo de que será absolvido, mas o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, garantiu que o treinador não pensou em menosprezar os auditores do STJD.

“Ele afirmou que não será apenado, pois está com a consciência tranqüila de que não fez nada para ser expulso no jogo. Em nenhum momento ele desmereceu ou desrespeitou o Tribunal”, explicou o advogado ao Justiça Desportiva.

Flamenguistas querem título para torcida esquecer América\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Satisfeitos com a vitória por 3 a 1 sobre o Santos que colocou o time na liderança do Campeonato Brasileiro na primeira rodada, o elenco está ciente de que ainda precisa reconquistar a torcida após o vexame na eliminação da Copa Libertadores.\ E os jogadores reconhecem que a busca pelo título brasileiro é o único caminho para que os torcedores possam esquecer a derrota para o América-MEX.\

“Nosso objetivo não é fazer uma boa campanha e chegar à Libertadores. Nosso objetivo é brigar pelo título deste Brasileiro, pois assim também teríamos a vaga garantida e ajudaria um pouco a apagar a frustração”, afirmou o volante Jaílton.

O meia-atacante Marcinho concorda com o companheiro. “Temos de trazer o torcedor de volta ao Maracanã. Eles têm de ter confiança no time, pois temos condições de ser campeões”, ressaltou.

Em jejum, Souza pode ser barrado por Caio Júnior\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No domingo, apesar da vitória do Flamengo sobre o Santos por 3 a 1, Souza voltou a passar em branco, aumentando um jejum de gols que já vem desde o dia 22 de março.\ Pelo menos contra o Peixe, o atacante escapou das vaias dos últimos jogos porque o jogo foi com os portões fechados, cumprindo punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.\

Porém, o camisa 9 não fugiu do olhar atento do técnico Caio Júnior. Para o jogo contra o Santos, o estreante treinador decidiu dar um voto de confiança ao time derrotado pelo América-MEX, mas afirmou que depois disso poderia fazer modificações.

Diante da má fase, Souza começa a ver crescer a sombra de Obina, que já marcou mais gols que Souza (oito a seis) em 2008, mesmo na reserva.

Caio Júnior começará a pensar em possíveis mudanças a partir desta terça-feira, quando o elenco rubro-negro se reapresenta para treinamento em horário integral. O zagueiro Fábio Luciano pode voltar, recuperado da lesão que o afastou das duas últimas partidas, poderá retornar à equipe.

O próximo compromisso do Flamengo será no domingo, contra o Grêmio no Olímpico.

PELÉNET

Jaílton vê bom futuro do Fla nas mãos de Caio Júnior

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico Caio Júnior parece mesmo ter agradado a todos na Gávea. Após receber elogios do atacante Marcinho, o novo comandante rubro-negro foi exaltado por Jaílton. O volante considera que a equipe tem um futuro promissor nas mãos do treinador.

"Ele é muito tranqüilo e aberto a conversas. Tenho certeza de que vamos nos dar muito bem e isso fará com que a gente chegue longe esse ano", ressaltou o jogador, em entrevista à Rádio Brasil.

Outro ponto abordado por Jaílton foi a recuperação do Flamengo, após a traumática eliminação da Copa Libertadores. E o volante não pensa em remoer o passado.

"Isso acabou. Agora temos de pensar no Brasileiro e em voltar a disputar a Libertadores ano que vem. E vamos tentar conseguir isso através da conquista do Brasileiro", frisou.

Caio Júnior estreou no comando do Rubro-Negro neste domingo, com vitória por 3 a 1 sobre o Santos, no Maracanã, na estréia do Nacional. O próximo compromisso será diante do Grêmio, domingo, às 16h, no Olímpico.

Marcinho elogia início de trabalho do novo técnico do Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Já no primeiro jogo como técnico, Caio Júnior recebeu elogios de seus jogadores, principalmente de Marcinho. O atacante enalteceu o substituto de Joel Santana após a vitória por 3 a 1 sobre o Santos, neste domingo, no Maracanã, pela estréia no Campeonato Brasileiro.

"Ele mostrou que é um técnico inteligente e pode tirar tudo do jogador. Ele nos deu tranqüilidade para jogar. Depois de um jogo complicado que tivemos durante a semana, ele nos deu confiança e soube montar a equipe. Se pegar os jogadores que jogaram hoje, a maioria conseguiu fazer uma boa partida", ressaltou Marcinho.

O atacante, que vem se destacando na temporada, lembrou a importância que cada jogo tem em uma competição como o Brasileiro. "Temos que encarar cada jogo como final. Ganhamos, foi bom, mas amanhã (segunda-feira) temos que pensar no Grêmio. Analisar o tipo de jogo deles para fazer um bom jogo e vencer, pois no brasileiro vencer fora é fundamental", disse.

Jogar com os portões fechados não foi aprovado pelo jogador, mesmo com uma provável pressão da torcida. "Particularmente, preferia um jogo com bom público, pois mostra quem tem personalidade. Há jogadores experientes no grupo e tenho certeza que faríamos uma bela partida de qualquer jeito", analisou Marcinho.

Departamento jurídico confia na absolvição de Caio Júnior

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Se depender do departamento jurídico do Flamengo, Caio Júnior deve ser absolvido no julgamento que realizado nesta terça-feira. O técnico pode pegar um gancho que varia de 30 a 720 dias. Ele foi denunciado após o jogo entre Goiás e Corinthians, pela Copa do Brasil, quando comandava a equipe esmeraldina por ter ofendido o árbitro e invadido o gramado do Pacaembu.

"Estou confiante na absolvição, pois além de eu ter certeza que o Caio não proferiu as palavras ofensivas que estavam na súmula, tenho uma carta na manga. Espero que consiga convencer os auditores", disse o advogado do clube, Michel Assef Filho, em entrevista à Rádio Manchete.

Caio acertou com o Rubro-Negro na semana passada e Michel surpreendeu ao afirmar que desconhecia o fato do técnico poder ser denunciado pelo ocorrido na competição nacional.

"O Flamengo não sabia disso. O próprio Caio não tinha certeza se poderia ser enquadrado em um processo disciplinar. Mas de qualquer forma, já o recebi e preparei a defesa", revelou.

Nesta terça-feira, também estão agendados também os julgamentos de Bruno, Jônatas e Toró. Os três foram enquadrados pela Comissão Disciplinar e o goleiro foi absolvido.Já os outros dois foram suspensos por uma partida.

Michel Assef Filho espera que a decisão seja mantida no Tribunal Pleno. Eles foram denunciados pelos acontecimentos no clássico entre Flamengo e Botafogo, realizado no dia 13 de março, válido pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

"Espero que o Pleno confirme a decisão da Comissão Disciplinar. O julgamento que mais me preocupa é o do Caio Júnior. Não podemos ficar sem comandante. Neste início de Campeonato Brasileiro precisamos dele para retomar as rédeas. Ficar sem técnico seria ruim para o time", finalizou

Contratado pelo São Paulo, Rodrigo explica saída do Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Rodrigo confirmou nesta segunda-feira sua saída do Flamengo. O zagueiro, que pouco atuou na Gávea, já acertou com o São Paulo, clube pelo qual se destacou em 2004 e onde atuará até o fim da atual temporada. Contudo, apesar de o Rubro-Negro já ser passado em sua vida, o jogador não quis deixar uma imagem ruim.

Por isso, agradeceu o apoio recebido da torcida e também a atenção do departamento médico, que o ajudou na recuperação de séria lesão no braço direito.

"Saio do Flamengo pela mesma porta que entrei. Gostaria de agradecer o apoio e o carinho da torcida, dos demais jogadores e, principalmente, a confiança de todo o departamento médico e da fisioterapia, por terem me recuperado e ajudado nos momentos difíceis", disse.

"Infelizmente, nesta passagem pelo Flamengo, posso dizer que tive um pouco de falta de sorte no começo da temporada, devido à grave contusão que tive no braço. Tenho plena convicção de que sempre cumpri com minhas obrigações no clube e que tentei um acordo para continuar a defender o Flamengo nesta temporada.", declarou, através de sua assessoria de imprensa.

Contratado como parceiro ideal do capitão Fábio Luciano, Rodrigo pouco atuou com a camisa do Flamengo. Ao todo, foram apenas quatro jogos. Por isso, baseado em uma avaliação de custo-benefício, a diretoria do clube não fez esforço para prorrogar seu vínculo.

GLOBOESPORTE

Rubro-Negro reencontra liderança do Brasileiro após longo período

Fla não ficava na primeira posição desde a estréia na ediçãos de 2002

Das agências de notícias No Rio de Janeiro

Além de apagar um pouco da má impressão deixada na derrota da última quarta-feira para o América do México, pela Libertadores, a vitória do Flamengo deste domingo contra o Santos por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro (assista aos gols no vídeo ao lado), fez o clube quebrar uma longa escrita. Desde a primeira rodada da competição em 2002, o Rubro-Negro não ficava na liderança.

Naquela ocasião, o Flamengo derrotou o Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, e terminou o primeiro fim de semana do Brasileirão de 2002 na ponta de cima da tabela. Os gols rubro-negros daquele jogo foram marcados por Liédson (dois) e Felipe Melo. No entanto, aquela vitória não signficou uma boa campanha, já que o clube carioca brigou para não ser rebaixado até as últimas rodadas.

Antes de 2002, o Flamengo havia sido líder do Brasileiro em 1999, ao lado do Corinthians. A primeira posição veio após um triunfo no Maracanã por 5 a 2 sobre o Vitória. O problema foi a seqüência rubro-negra. Nos dez jogos que restavam, foram oito derrotas, um empate e uma vitória. O retrospecto final tirou a chance de o título parar na Gávea.

Caio Júnior encara o tribunal nesta terça

Técnico é denunciado no STJD por ter ofendido árbitro quando ainda estava no Goiás. Advogado do Fla vai defendê-lo

Das agências de notícias No Rio de Janeiro

Caio Júnior senta no banco dos réus nesta terça

Mal chegou ao Flamengo, o técnico Caio Júnior pode ser impedido de trabalhar do banco de reservas durante longo tempo. No entanto, o comandante rubro-negro afirmou à imprensa que confia plenamente em sua absolvição.

O treinador foi denunciado por ter xingado o árbitro Leandro Vuadem, da partida entre Goiás e Corinthians, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, quando ainda treinava o clube goiano.

As declarações de Caio Júnior de que acredita que será absolvido foram, inclusive, explicadas pelo advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, para que não haja má interpretação.

- Conversei com Caio Júnior e nós do Flamengo que faremos a sua defesa, mesmo sabendo que ele na época da possível infração estava no comando do Goiás. Ele afirmou que não será apenado, pois está com a consciência tranqüila de que não fez nada para ser expulso no jogo. Em momento algum ele desmereceu ou desrespeitou o Tribunal - explica o advogado.

Caso seja punido, Caio Júnior pode pegar pena de 30 a 720 dias. No vestiário após a partida contra o Santos, o treinador explicou que os comentários não foram ofensivos ao árbitro.

- Estava irritado com a derrota do Goiás (4 a 0) e não me referi ao juiz - garante

Souza recebe apoio de Caio Júnior

Atacante não marca há oito jogos e vira alvo da torcida. Treinador o tranqüiliza

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Souza tem média baixa de gols no Flamengo

Souza chegou ao Flamengo credenciado como artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2006, pelo Goiás. Os gols não saíram na mesma proporção na Gávea, mas o estilo "pivô" do atacante sempre mereceu elogios dos treinadores e o respeito da torcida. Isso até a última quarta-feira.

Depois da derrota para o América-MEX, o centroavante foi o eleito pela torcida como um dos grandes culpados pela eliminação da Taça Libertadores. Recém-chegado, Caio Júnior ignorou as críticas e o colocou na equipe contra o Santos. Os portões fechados no Maracanã impediram as prováveis vaias.

Souza se esforçou, cabeceou uma bola no travessão, iniciou a jogada do segundo gol e deixou o campo no segundo tempo novamente sem balançar as redes e visivelmente chateado. O jejum chega a oito jogos.

- O Souza cansou. Mas é um jogador que precisa de tranqüilidade para render, e que se depender do treinador terá esta tranqüilidade - diz Caio Júnior.

Em 64 jogos pelo Flamengo, o atacante marcou 21 vezes. Média de 0,32 gol por jogo.

Fla exalta o capitão Fábio Luciano

Mesmo machucado, zagueiro foi ao hotel e vestiário para apoiar colegas

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

A eliminação para o América-MEX respingou no capitão Fábio Luciano. Diante de algumas versões dizendo que ele não entrou em campo na partida de quarta-feira por causa de uma crise causada por salários atrasados, o Flamengo apressou-se em defendê-lo.

Em qualquer bate-papo, os jogadores queixam-se da injustiça com o capitão.

- É um absurdo o que fizeram com o Fábio. Ele jamais faria isso. É um grande exemplo para todo o elenco - afirmou o zagueiro Thiago Sales.

Após a partida contra o Santos, o técnico Caio Júnior fez questão de lembrar que, mesmo machucado, Fábio apareceu para incentivar a equipe.

- O grupo é ótimo. Nosso capitão foi ao hotel, ao vestiário e isso fortalece a equipe - disse o treinador.

Novas lideranças

No entanto, nas primeiras conversas com os jogadores, o treinador diagnosticou uma certa dependência do grupo em relação ao capitão. Por isso, quando ele não está em campo, há a tendência de os demais sentirem-se perdidos.

- Temos de criar novos líderes para não depender de um só jogador. É um trabalho que gosto e pretendo fazer aqui - afirmou Caio Júnior (assista à entrevista do treinador rubro-negro no vídeo acima).

No jogo contra o Santos, Bruno foi o capitão. Com o estádio sem torcedor, deu para perceber que o goleiro se esforçou para exercer liderança. Ele não ficou calado em momento algum, tentando orientar os companheiros.

LANCE

Fábio Luciano pensa em parar de jogar

Capitão do Fla revela cansaço e que quer se dedicar mais à família

Fábio Luciano promete que a Gávea será a sua última casa como jogador (Crédito: TV LANCE!)

Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO

Tudo indicava que seria um tranqüilo dia de treino no Flamengo. Vitória sobre o Santos, titulares poupados da atividade no gramado e apenas Renato Augusto, que se recupera de contusão, dando voltas ao redor do campo. Até que o capitão Fábio Luciano resolveu anunciar que pode estar fazendo sua última temporada nos gramados. (Veja a entrevista completa com o jogador na edição desta terça do LANCE!) .

- Em princípio, a razão para parar é ficar mais tempo com a minha família. Mas esse fim do ano que eu falei ainda não é certo, é apenas uma idéia que está amadurecendo. Por outro lado, pode ser que seja agora. Daqui a três meses, eu posso falar que não dá mais - surpreendeu.

Se Fábio Luciano realmente deixar os gramados, o Flamengo não perderá somente seu capitão e zagueiro central, mas, principalmente, um líder na arte de orientar os companheiros. Por isso, já apontou seus prováveis sucessores:

- Léo Moura tem essa característica, apesar de falar menos do que eu. Bruno tem que ter mais liderança, porque é um jogador importante para o time e que todos escutam.

Pivô da polêmica sobre sua ausência na partida contra o América do México, na última quarta-feira, pela Libertadores, o capitão garantiu que só sairá do Rubro-Negro para se aposentar.

- Não vou trocar o Flamengo por outro clube - prometeu.

Flamengo lidera Brasileiro depois de seis anos

Rubro-Negro começou na ponta da competição pela última vez em 2002

Flamengo x Santos 2008 (Crédito: Lancepress!)

Fla x Vitória, em 99

Inter x Fla, em 2002

LANCEPRESS!

Além de apagar um pouco da má impressão deixada na derrota da última quarta-feira para o América do México, pela Libertadores, a vitória do Flamengo deste domingo contra o Santos por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, fez o clube quebrar uma longa escrita. Desde a primeira rodada da competição em 2002, o Rubro-Negro não ficava na liderança.

Naquela ocasião, o Flamengo derrotou o Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, e terminou o primeiro fim de semana do Brasileirão de 2002 na ponta de cima da tabela. Os gols rubro-negros daquele jogo foram marcados por Liédson (dois) e Felipe Melo. No entanto, aquela vitória não signficou uma boa campanha, já que o clube carioca brigou para não ser rebaixado até as últimas rodadas.

Antes de 2002, o Flamengo havia sido líder do Brasileiro em 1999, ao lado do Corinthians. A primeira posição veio após um triunfo no Maracanã por 5 a 2 sobre o Vitória. O problema foi a seqüência rubro-negra. Nos dez jogos que restavam, foram oito derrotas, um empate e uma vitória. O retrospecto final tirou a chance de o título parar na Gávea.

Caio Júnior deve ter 'reforços' para domingo

Treinador tem chance de contar com Renato Augusto e Fábio Luciano contra o Grêmio\ LANCEPRESS!\

Depois da excelente estréia no comado do Flamengo, o técnico Caio Júnior deve ter a volta de dois jogadores importantíssimos no próximo compromisso rubro-negro, domingo, contra o Grêmio: Renato Augusto e Fábio Luciano.

O apoiador já está entregue à preparação física e só não atuou na primeira rodada do Campeonato Brasileiro devido à falta de ritmo de jogo. O zagueiro e capitão deve voltar a treinar normalmente com o restante do grupo na quarta-feira.

Fábio Luciano deve retonar ao time no lugar de Leonardo. Renato Augusto disputará posição com Marcinho.

Michel Asseff: 'Tenho uma carta na manga'

Advogado do Flamengo vai defender Caio Júnior no julgamento

LANCEPRESS!\ Mal chegou ao Flamengo e o técnico Caio Júnior já pode ser imepdido de trabalhar. Isto porque o treinador foi denunciado por ter xingado o árbitro Leandro Vuaden, da partida entre Goiás e Corinthians, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, quando ainda estava à frente da equipe esmeraldina.\

Advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho garante que desconhecia o fato, assim como o técnico, mas já tem uma defesa esquematizada para livrar Caio Junior da suspensão, que pode variar de 30 a 720 dias. O julgamento acontecerá nesta terça-feira.

- Eu tenho uma carta na manga para dedendê-lo mas prefiro não revelar no momento. O Flamengo desconhecia o fato. O Caio não lembrava do caso. Eu recebi a denúncia, que mostra que ele foi indiciado por uma invasão ao gramado e ofensa ao árbitro. O Flamengo está confiante na absolvição, bem como nosso treinador - disse à Rádio Manchete.

No Fla, Rodrigo mal completou 90 minutos

Reforço tricolor, zagueiro teve uma sequência de problema na Gávea\ LANCEPRESS!\

Mesmo que o São Paulo consiga inscrever Rodrigo para atuar nas quartas-de-final da Libertadores, o que teria de fazer até as 21h50min (de Brasília) desta segunda-feira, talvez o zagueiro não seja uma boa opção para enfrentar o Fluminense.

A despeito de sua qualidade, bastante ressaltada pelos especialistas , Rodrigo não atua desde 7 de fevereiro, quando fraturou o braço direito. O defensor terminou sua recuperação recentemente. Só na última semana voltou a treinar com bola.

Além disso, Rodrigo sequer completou 90 minutos em campo nesta temporada - sem contar os acréscimos. A partida em que se machucou, a última da Primeira Fase da Taça Guanabara (Primeiro Turno do Campeonato Carioca), foi justamente a primeira e única como titular. Foi nesta ocasião que ficou mais tempo em campo: 40 minutos.

Antes disso, Rodrigo só atuou mais três vezes, todas no decorrer dos jogos (veja lista abaixo). Por ter chegado na pré-temporada acima do peso, teve de perder mais tempo para entrar em forma do que os companheiros. Por isso, as poucas chances. E quando a teve, se lesionou.

- Ele não teve tempo para mostrar nada no Flamengo. - resumiu Rodrigo Benchimol, repórter que cobre o Flamengo para o LANCE! e o LANCENET!.

A previsão para a recuperação da fratura no braço direito, de três meses, cumpriu-se. Durante este período, porém, Rodrigo ficou descontente por não poder trabalhar com o grupo e se irritou ainda mais quando os salários atrasaram. Motivos suficientes para querer deixar a Gávea.

O comportamento do zagueiro, inclusive, irritou o vice-presidente do Rubro-Negro, Kléber Leite. O dirigente deu declarações criticando a atitude de Rodrigo e elogiando Fábio Luciano.

Nada disso, porém, inibiu os são-paulinos, que já contaram com o jogador em 2004 e 2005 e o sondaram no início desta temporada. Para Benchimol, Rodrigo pode dar certo no Morumbi mais uma vez:

- Hoje ele está visivelmente mais em forma do que quando chegou. Acho que dá pra entrar e jogar, mas vai sentir falta de ritmo de jogo. É o principal problema dele. No São Paulo, vai ter tudo de que precisa, que é melhorar de cabeça e ter oportunidade.

Veja a lista de jogos no Flamengo :

DIA JOGO CAMPEONATO TEMPO EM CAMPO\ 24/1 Flamengo 4 x 1 Cardoso Moreira Carioca 12 minutos\ 27/1 Flamengo 5 x 1 Duque de Caxias Carioca 24 minutos\ 2/2 Flamengo 5 x 0 América Carioca 11 minutos\ 7/2 Flamengo 2 x 1 Volta Redonda  Carioca 40 minutos\

Começou como titular e saiu após fratura no braço direito.