Notícias

Clipp 15/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Renato ataca e Joel ironiza

Às vésperas do Fla-Flu, bate-boca entre técnicos mostra que amizade é passado

Marcos Penido e Márcio Tavares

Em 1995, Renato era chamado de baby e tratado a pires de leite pelo então técnico do Fluminense, Joel Santana. Retribuiu com o gol de barriga com que os dois celebraram o título estadual pelo tricolor, exatamente no ano do centenário do Flamengo. Quando passaram a disputar lugar no mercado de treinadores, a amizade foi se transformando em antagonismo. Chateado com declarações de Joel à época em que dirigia o Vasco, Renato deixou para desabafar agora que enfrentará o rival, no Fla-Flu, amanhã, às 20h30m, no Maracanã, pelo Brasileiro.

- Nunca vi o Joel levantar uma taça como jogador e eu levantei 16. Gostaria de ter jogado no mesmo período em que ele jogou. Ia passar por cima dele - disse Renato.

Do alto da Serra, em Teresópolis, onde o Flamengo está treinando, Joel respondeu de forma irônica:

- É um direito dele falar. E as frases dele sempre vêm em doses humorísticas. Eu o chamava de baby mas agora está meio assanhado. Fui campeão brasileiro pelo Vasco em 1974, e conquistei vários títulos pelo América de Natal. Eu aprendo a cada dia. Ele também vai aprender.

A mágoa de Renato pode ter vindo de declaração de Joel, um dia antes de ser demitido do Fluminense, há quatro meses, para dar lugar a seu ex-jogador. O tricolor empatou com o Bahia e a torcida gritou por Renato. Com a cabeça a prêmio, Joel declarou:

- Não sou treinador de jogar a toalha. Nem coloco a mão no rosto e muito menos desço para o vestiário antes de o jogo acabar - disse, referindo-se a ida de Renato aos vestiários do Maracanã depois de o Botafogo fazer 2 a 0 no Vasco, então comandado por ele, minutos antes do término da partida pela Taça Rio (pouco tempo depois, Renato deixaria a equipe de São Januário).

Desde que o baby começou a crescer como técnico, Joel passou a ser seu concorrente direto. No Brasileiro de 2003, Renato deixou o Fluminense para dar lugar ao seu ex-treinador. Pouco tempo depois, Renato voltava para salvar o time do rebaixamento e celebrar o êxito da missão para qual Joel havia fracassado. Assim com seu ex-comandante, o atual técnico tricolor trafega bem por clubes rivais. Como jogador, Renato atuou por Flamengo, Fluminense e Botafogo. E não esquece de afagar as torcidas:

- Sempre fui bem tratado por todos e são torcidas exigentes. Isso é legal. Agora, estou no comando do Fluminense e vou tentar ajudar o nosso time a vencer.

Sem poder contar com o lateral Carlinhos, nem com seu substituto, Rafael, ambos machucados, Renato faz mistério sobre a escalação. Ontem, a equipe titular treinou com Ricardo Berna, Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Arouca, Romeu, Maurício (David), Thiago Neves e Júnior César; Soares e Somália. Arouca fez a função de ala direita.

Para Somália, o clássico é a chance de acabar com o jejum de gols pelo tricolor no Maracanã:

- Com 16 anos, joguei pelo América-MG contra o Flamengo e vencemos com gol meu. Quem sabe não dou uma alegria à torcida tricolor.

A diretoria tricolor já acertou as bases para assegurar a permanência do apoiador Thiago Neves e o novo contrato deve ser assinado na próxima semana. O lateral Gabriel deve voltar ao clube caso não tenha proposta do exterior.

Em termos de ingredientes, o aperitivo para o clássico promete assim como o movimento em torno das bilheterias. A rivalidade continua mais viva do que nunca.

Paulo Sérgio é opção se Souza não jogar

TERESÓPOLIS. O primeiro Fla-Flu ninguém esquece. Surpreendido pela chance de ser escalado no clássico de amanhã - caso uma punição de Souza não seja suspensa -, o atacante Paulo Sérgio era a imagem da incredulidade após o treino de ontem. Se na véspera ele sequer participara do coletivo, ontem o jogador soube que o técnico Joel Santana o vê como opção.

- Se o Souza (suspenso por agredir o jogador Tcheco, do Grêmio, mês passado) não for liberado, entra o Paulo Sérgio - decretou Joel.

O atacante desabafou:

- Vai ser meu primeiro Fla-Flu. Fico feliz e emocionado - disse Paulo Sérgio.

Além do Fla-Flu de amanhã, Joel tem pela frente, hoje, o julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele é acusado de incitar a violência no último jogo contra o Santos e pode ficar suspenso de um a dois anos.

- Não estou tenso. Não teve esse "invólucro" que criaram. Meus jogadores não são violentos - diz Joel. - Quem chega aonde eu cheguei não manda bater.

Sobre o Fla-Flu, Joel conhece bem o adversário e insinua que o time de Renato Gaúcho foi praticamente montado por ele, no começo deste ano.

- Eles mexeram em algumas posições, como ataque, que é diferente. O Fluminense está pouco à nossa frente.

Ao reconhecer a superioridade do adversário na partida de amanhã, sem usar frases demagógicas declarando o rival favorito, o treinador confessa sua preocupação com sua defesa.

- Temos levado gols por desatenção - alfinetou Joel Santana (M. T.).

Lula regulamenta loteria Timemania

Em solenidade, presidente mostra preocupação com estádios vazios

BRASÍLIA. Numa cerimônia que contou com dirigentes dos principais times brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto ontem, no Palácio do Planalto, regulamentando a Timemania, nova loteria que chegará às lotéricas ainda neste ano. Na solenidade, Lula voltou a falar sobre sua preocupação com a venda precoce de atletas e sugeriu a criação de um grupo de trabalho, integrado por membros do governo e dos clubes, para discutir o assunto.

Lula disse que os clubes devem encontrar um jeito de levar de volta os torcedores aos estádios. Para ele, uma das motivações é a qualidade do time. Mas, como já havia feito em outras ocasiões, demonstrou preocupação com a venda de craques.

- O moleque bate uma bola com três anos e já tem empresário - observou.

O presidente afirmou que a venda precoce de atletas obriga os torcedores a assistirem a campeonatos europeus para poder ver os craques brasileiros em ação.

- Como sou fanático por futebol, eu, às vezes, no fim de semana, fico na TV à meia-noite, e fico procurando canal para ver alguma coisa - revelou. - O que é triste é que você liga a televisão a cabo, vê jogos de vários países do mundo e vê estádio apinhado de gente. E tem vezes que você liga a TV, como eu fiz no domingo para ver Corinthians e Grêmio, e tem 8 mil pessoas.

Lula diz que clubes precisam apresentar espetáculos

Para o presidente, os clubes só irão sobreviver quando tiverem um espetáculo a apresentar ao torcedor.

Lula observou que os clubes, endividados, acabaram se tornando simplesmente uma empresa patrocinada pelo marketing e ele, como presidente, não pode usar a camiseta dos times porque não pode fazer merchandising para quem paga os times.

Lula apontou que atualmente nem os dirigentes estão indo aos jogos "porque os times estão caindo pelas tabelas".

Na opinião de Lula, a Timemania é uma "experiência" que ele espera possa ajudar os clubes a saírem das dificuldades financeiras por que passam atualmente. A Timemania foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e prevê que os times que se interessarem em participar do programa terão direito a 22% da arrecadação bruta da loteria. Para tanto, devem assinar um contrato de adesão com a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela administração das loterias.

Entre os critérios para a adesão ao programa está a apresentação de documentação que prove que os dirigentes não têm contra si nenhuma condenação por crime doloso ou contravenção em qualquer instância da Justiça, apresentação de balanço e reconhecimento de que os valores da remuneração da loteria ficarão vinculados à quitação de débitos dos clubes com o INSS, Receita Federal e FGTS.

Loteria poderá ter até 80 clubes participantes

A nova loteria poderá ter a participação de 80 times das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O sorteio ocorrerá uma vez por semana, aos sábados, e vai premiar apostadores que acertarem sete, seis, cinco, quatro ou três números sorteados. O apostador poderá marcar 10 números, entre os 80 do volante de aposta.

Fim dos descontos na renda é adiado na Alerj

Deputados fazem emendas ao projeto de lei que visa tornar o Maracanã mais rentável

O projeto de lei do governo Estadual para por fim ao desconto nas rendas do Maracanã em favor de entidades de classe vai ter que esperar pelo menos até a semana que vem para ser votado. Em sessão ordinária ontem na Assembléia Legislativa, os deputados fizeram 21 emendas ao texto enviado pelo poder executivo, que será submetido a pareceres das comissões da casa antes de voltar ao plenário. O projeto pretende encerrar os repasses de percentual da arrecadação líquida do estádio para a Fundação de Garantia ao Atleta Profissional (2%), União dos Escoteiros do Brasil (1%) e Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro (0,5%).

Durante o último Campeonato Estadual, o repasse totalizou R$240,9 mil, com média de R$8 mil por jogo, de acordo com a contabilidade da Federação de Futebol do Rio. A idéia do presidente da Suderj e secretário estadual de Esportes, Eduardo Paes, é a de tornar o Maracanã mais rentável e atraente para os clubes. Segundo ele, o estádio é o único no Brasil que pratica este tipo de desconto. Por vir do poder executivo, o projeto tem prioridade de tramitação na Assembléia. A expectativa é de que as emendas sejam analisadas em sua constituicionalidade e aspectos técnicos até o início da semana que vem antes de serem votadas individualmente.

Recentemente, a casa derrubou proposta de instalação de CPI para investigar irregularidades na Federação

Jornal dos Sports

Joel Santana: 'O Renato Gaúcho ainda tem muito o que aprender'

O técnico Joel Santana não quis responder as provocações do treinador tricolor, Renato Gaúcho. Renato disse que foi muito mais vitorioso do que Joel e disse que se jogasse na época do ex-zagueiro, faria a festa. O comandante rubro-negro desconversou e lembrou a importância da partida desta quinta-feira.

“Não me chateia em nada as declarações do Renato. Eu quero falar do jogo. Um jogo difícil e que precisamos vencer de qualquer maneira. Nos preparamos e esperamos fazer um bom jogo”, disse Joel à Rádio Tupi.

O técnico rubro-negro relembrou os momentos em que ele e Renato defenderam as mesmas cores, o elogiou, mas fez uma ressalva.

“Ele já me conhece bem, fomos campeões juntos. Agora ele está do lado dos treinadores. Gradativamente terá sucesso na profissão, mas ainda tem que aprender muito”, comentou o técnico rubro-negro.

Troca de farpas na beira do campo entre Renato Gaúcho e Joel Santana

Velhos conhecidos, treinadores esquentam o clima para o Fla-Flu de amanhã

Nathan de Lima

Polêmica e clima quente nas véspera do Fla-Flu de amanhã, no Maracanã. Os técnicos Renato Gaúcho e Joel Santana, treinadores de Fluminense e Flamengo respectivamente, soltaram o verbo e trocaram alfinetadas nos treinos de ontem nas Laranjeiras e na Granja Comary, onde o Fla se prepara para a partida. Renato disse que Joel não conquistou nada. O comandante rubro-negro disse que o adversário está mal informado.

Após o trabalho tático de ontem, Renato Gaúcho provocou o experiente Joel Santana, atual treinador do Fla e seu antecessor no Flu. Renato afirmou que não lembrava de nenhum título do Joel na época de jogador.

“Como jogador, levantei 16 taças e nunca vi o Joel levantar nenhuma. Neste sentido, estou em vantagem. Quero ver quem me consegue uma foto dele levantando uma taça. A sorte dele é que não me enfrentou”, ironizou Renato Gaúcho.

Joel Santana não possui muitos títulos como jogador, mas foi campeão brasileiro de 1974, quando defendia as cores do Vasco, como reserva. Na época, o Vasco derrotou venceu o Cruzeiro por 2 a 1.

Joel não perdoou o esquecimento do treinador tricolor.

“A declaração do Renato não me chateia, até porque ele está mal informado. Eu já fui campeão muitas vezes na época de jogador. Eu fui campeão brasileiro pelo Vasco em 1974”, disse Joel.

Se na guerra psicológica, entre os dois velhos adeptos da malandragem, o clima pegou fogo. Sobre a partida,  demonstraram se respeitar. Para Renato, o apoio que virá das arquibancadas será um aliado.

“Não podemos pensar que o jogo será fácil por causa da situação em que o Flamengo se encontra. O Fla é sempre um perigo, independentemente da posição ou da fase. Prova disso é que no jogo contra o Náutico, colocou 40 mil pessoas. Todo cuidado é pouco”, afirmou Renato.

Já Joel Santana manteve o discurso de que espera uma partida difícil. “Eu gosto de falar sobre futebol, e o Fla-Flu será emocionante e difícil. Temos que vencer de qualquer maneira. Estamos preparados e sei que vamos fazer um bom jogo”, completou Joel.

Joel Santana, o técnico papa-títulos

Joel Santana comanda o Flamengo em mais um Fla-Flu, amanhã, às 20h30min, no Maracanã. Ele é o unico técnico na história que conseguiu ser campeão pelos quatro grandes clubes do Rio. Joel marcou seu nome no futebol carioca, com títulos, por seu bom humor e por sua velha companheira prancheta, que acompanha o treinador desde o início de sua carreira.

Joel Santana começou sua ligação com o futebol carioca na nova função em 1986, quando treinou pela primeira vez o Vasco, porém não ficou muito tempo e voltou para a Asia. Mais maduro como treinador, Joel retornou ao Brasil em 1992, novamente para o Vasco e conquistou o seu primeiro título carioca. Em 1995, foi a vez do Fluminense agradecer a Joel a conquista do Carioca, com um gol de barriga de Renato Gaúcho (comandante do rival da partida de amanhã) no final da partida. No ano seguinte, o Flamengo trouxe o técnico, que não decepcionou a torcida e conquistou o título estadual daquele ano. Em 1997, foi a vez do Botafogo conquistar o título Carioca com a  ajuda do treinador.

A esperança de Souza no Fla

Clube tenta obter um efeito suspensivo para contar com o atacante no clássico

Thiago Bokel

Souza treinou entre os titulares ontem. Ele espera receber o efeito suspensivo do STJD para jogar o clássico contra o Fluminense amanhã no Maracanã

A palavra esperança entrou definitivamente no vocabulário do Flamengo. Além da vontade de sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento, há no clube uma forte expectativa de que o atacante Souza seja beneficiado com um efeito suspensivo e tenha condições de jogar o Fla-Flu de amanhã. O jogador treinou boa parte do coletivo de ontem na Granja Comary entre os titulares e espera um final feliz.

“É uma situação delicada, pois tenho que aguardar o aval do STJD. Contra o Náutico aconteceu a mesma coisa, fiquei concentrado na quinta e na sexta e não pude atuar. Agora estou esperançoso para que essa questão seja resolvida e eu possa estar em campo contra o Fluminense”, disse o jogador.

Souza foi suspenso por cinco jogos pela expulsão contra o Grêmio, no Olímpico. Ele foi julgado nos artigos 253 e 254 (por agressão física e jogada violenta, respectivamente) e teria que ficar de fora de mais duas partidas. O atacante sabe que errou e espera não repetir esse deslize.

“Essa punição me fez refletir. Tenho uma família que depende de mim e preciso pensar antes de cometer um erro como foi esse. Mas não foi involuntária a minha agressão, ele também me deu um soco e minha adrenalina subiu”, admitiu Souza.

O técnico Joel Santana ficou contente com a possibilidade de contar com um jogador que seja referência no ataque, já que Obina está fazendo um trabalho de recondicionamento físico e Leonardo e Paulo Sérgio não conseguiram o agradar.

“Agora deixo nas mãos do departamento jurídico do clube. Se sair, ele está escalado para o clássico”, afirmou o treinador.

Apesar da possibilidade de contar com o atacante, o vice de futebol Kleber Leite disse que a situação só deve ser resolvida amanhã, quando o presidente do STJD, Rubens Aprobatto estará no Rio. Até lá, provavelmente nada será decidido.

Fábio Luciano está confirmado no Fla-Flu

O zagueiro Fábio Luciano, que fez a sua estréia no último sábado contra o Náutico, e ainda conseguiu marcar um gol, é presença confirmada no Fla-Flu de amanhã. O jogador foi substituído no intervalo daquele jogo por sentir dores musculares. Agora, está recuperado e pronto para fazer seu primeiro clássico carioca.

"As dores melhoraram e estou pronto. Na semana passada treinei muito forte para poder estar em campo e acabei sentindo. Agora o pensamento está voltado em adquirir ritmo e fazer uma boa seqüência de jogos para me firmar de vez", afirmou o xerife rubro-negro.\ Uma das maiores alegrias de Fábio Luciano aconteceu justamente no Maracanã, palco do clássico de amanhã. Quando atuava no Corinthians, ele se sagrou campeão mundial de clubes ao vencer o Vasco nos pênaltis, diante de um estádio tomado por torcedores cruzmaltinos. Apesar de o adversário de amanhã ser diferente, ele espera sair do Maraca feliz novamente.\

"Temos que respeitar o Fluminense, que tem um bom treinador e grande elenco, mas precisamos dos três pontos, que são importantes para nos tirarem dessa situação delicada. Iremos atrás deles de qualquer maneira", explicou o zagueiro.

O sucesso de Fábio Luciano no Flamengo promete ser rápido. Contratado como a grande esperança de acertar o setor defensivo rubro-negro, o jogador teve uma excelente estréia e mostrou que em breve poderá tornar-se uma referência na equipe.

Sub-19 vence mais uma

O Flamengo continua imbatível no Mundial Interclubes sub-19, na Malásia. Ontem, o time venceu o PSV Eindhoven, da Holanda, por 1 a 0 e se classificou para as semifinais da competição. O gol do Fla foi marcado por Erick Flores, no último minuto da partida. O próximo jogo será na sexta-feira, às 7h50. O adversário ainda não está definido.

O Dia

Fla-Flu: Dois amigos nada cordiais

Renato Gaúcho ironiza Joel Santana e debocha do técnico adversário, dizendo que ele nunca foi campeão no tempo de jogador

José Luiz de Pinho e Marluci Martins

Rio - A guerra fria começou. O Fla-Flu de amanhã pode não ter favorito, mas Renato Gaúcho aposta na vencedora carreira de ex-jogador para afundar ainda mais o Flamengo de Joel Santana no buraco do rebaixamento e levar o Fluminense do 11º para o 7º lugar no Brasileirão.

Irreverente, o Gaúcho esquentou o clássico com uma debochada declaração sobre o técnico rival — a quem substituiu no comando do Tricolor.

Perguntado se a malandragem dos técnicos poderá decidir taticamente extracampo o clássico, Renato detonou o ex-mestre.

“Claro que pode. Até porque nunca vi o Joel levantar uma taça como jogador, e eu levantei 16”, disparou alfinetando o ex-limitado zagueiro.

“Duvido que alguém me mostre uma foto do Joel levantando um troféu. E a sorte dele é que não o enfrentei como jogador”, lembrou o inspirado técnico tricolor.

A resposta do treinador rubro-negro foi seca. “O Baby está ficando assanhado... Ele está mal informado”, rebateu Joel, que, pelo Vasco, foi campeão estadual em 70 e brasileiro em 74. “E fui campeão várias vezes (77, 79 e 80) pelo América-RN”, ainda lembrou.

Joel tratou a provocação de Renato com diplomacia. Mas não podia aceitar tudo de graça. “A vida ensina muita coisa. Renato sempre foi assim, descontraído, e conseguiu o título da Copa do Brasil. Gradativamente, está conquistando seu espaço, mas ainda há muito a aprender”, afirmou Joel.

A ‘cutucada’ de renato foi um troco dado a Joel, que o criticou por não ter ficado no banco do Vasco, para não ver a decisão por pênaltis das semifinais da Taça Guanabara deste ano, em que o Flamengo eliminou o arqui-rival, então comandado por Renato.

Uma das 16 taças de seu currículo é a de campeão estadual de 1995, pelo Fluminense, time dirigido por Joel Santana, quando Renato marcou o histórico gol de barriga na vitória de 3 a 2 sobre o Flamengo na final.

“Quando cheguei às Laranjeiras, o Fluminense não ganhava um título já havia 10 anos, e fiz dois gols naquela decisão. Pelo Flamengo, conquistei três títulos e tenho orgulho de ter trabalhado nos quatro grandes do Rio”, garante Renato, que também jogou no Botafogo e foi técnico do Vasco.

Há 11 anos como treinador, carreira iniciada no Fluminense, em 1996, no lugar do próprio Joel, Renato Gaúcho outra vez substituiu o ex- mestre em abril deste ano.

“Fui campeão no Fluminense como jogador e técnico, e a torcida pode esperar mais”, avisa Renato, que garantiu o Tricolor na Copa Libertadores de 2008, ao conquistar a Copa do Brasil.

Joel Santana ainda aprende a cada jogo. Depois de três partidas pelo Flamengo, chegou à conclusão de que a defesa é a principal pedra na chuteira do time da Gávea. “O líder tomou sete gols. Nós tomamos quase 30”, destacou.

Para Joel, todo grande time precisa ter, antes de tudo, uma boa defesa: “Precisamos ter firmeza e humildade para marcar. Precisamos ter responsabilidade quando perdemos a posse da bola”.

PRANCHETA TRICOLOR

Apesar de alfinetar o antigo mestre, Renato parece ter um ‘quê’ de Joel e mostrou que a prancheta também é grande aliada. Ontem, após proibir a filmagem do treino, ele reuniu os jogadores no campo e mostrou como detonar os rubro-negros.

Perguntado se copiava Joel, afirmou. “Essa de técnico usar prancheta existe desde 1920. Não sei como o Flamengo vai jogar e se ele quiser saber como jogaremos, terá de descobrir”, retrucou.

Embora só vá divulgar o time pouco antes do clássico, Renato deu prova de que não está preocupado com o que Joel pode estar preparando.

“Tenho três esquemas (4-4-2, 3-5-2 e 3-6-1) e posso usar qualquer um. Não é porque é o Flamengo que vamos mudar”, avisou ele, que pensa explorar a tensão adversária.

Renato está certo de que o momento delicado do rival, vice-lanterna do Brasileiro, será um trunfo extra para o Flu. “Sabemos que o Flamengo cresce muito nessas horas, mas a torcida deles é exigente e vai cobrar”, prevê o treinador tricolor, que não teme uma possível marcação cerrada sobre Thiago Neves, destaque do meio-campo tricolor.

Gazeta Esportiva

Leonardo quer seqüência para se firmar no Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Contratado após se destacar pelo Paraná no Campeonato Brasileiro de 2006, o atacante Leonardo ainda não conseguiu cair nas graças da torcida do Flamengo. Em quase oito meses no Rubro-Negro, o jogador passou mais tempo na reserva do que em campo.\ Recebendo novas oportunidades desde que o técnico Joel Santana foi contratado, Leonardo sonha com uma seqüência de partidas para provar que pode ser titular na equipe carioca. “É isso que estou querendo, uma seqüência de jogos para conseguir marcar os gols que o Flamengo precisa”, comentou Leonardo.\

Como Obina está fora de forma e Renato Augusto sofreu uma lesão muscular, Leonardo deverá ter a companhia do argentino Maximiliano Biancucchi no clássico de quinta-feira, contra o Fluminense. Leonardo garante que a dupla está empenhada também para driblar, além da falta de entrosamento, o problema de comunicação. “A gente está sempre conversando, mas às vezes ele fala muito rápido e fica complicado.”

O bom humor de Leonardo é decorrente também da vitória sobre o Náutico, no último sábado. O resultado serviu para que a pressão sobre o Rubro-Negro diminuísse nos últimos dias. “O torcedor pôde ver que o time tem poder de superação. Foi bom para dar um alívio e tenho certeza que agora o torcedor vai anos apoiar para sair desta situação”, afirmou Leonardo.

Quem também vive a expectativa de ver o Maracanã cheio na quinta-feira é o volante Rômulo, que disputará seu primeiro clássico como profissional. “É muito bom jogar no Flamengo, melhor ainda atuar num clássico com a presença da torcida. É diferente da época em que eu era juniores. O Fla-Flu tem história e agora posso fazer parte dela. Vestir a camisa do Flamengo é sempre um motivo de orgulho”, diz Rômulo, que estreou entre os titulares na partida contra o Náutico.

Já o meia Roger, acostumado a disputar o clássico, mas com a camisa do Fluminense, garante que está preparado para ser vaiado pelos tricolores na quinta. “As vaias serão inevitáveis, mas não me afetam em nada. Vou entrar em campo com a mesma disposição para tentar ajudar o Flamengo a conquistar mais uma vitória.”

Roger, Rômulo, Leonardo e os demais jogadores tentarão livrar o Flamengo de uma marcar incômoda. O Rubro-Negro ainda não conseguiu nenhuma vitória em clássicos estaduais neste ano. O time empatou quatro vezes com o Botafogo, perdeu uma vez para o Fluminense, além de acumular um empate e uma derrota diante do Vasco. Nesta quarta-feira pela manhã, o elenco do Flamengo retorna ao Rio de Janeiro e treina à tarde na Gávea.

No início da noite, o técnico Joel Santana irá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde será julgado por declarações polêmicas durante o jogo com o Santos, no último dia 5. Caso seja punido, Joel poderá ser suspenso por até dois anos

Joel evita polêmica com Renato Gaúcho\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Perto de enfrentar o Fluminense no clássico de quinta-feira, o técnico Joel Santana evita polêmicas com o adversário. Nesta terça, o comandante do Flamengo preferiu se esquivar das provocações feitas por Renato Gaúcho, treinador tricolor, que disse que Joel Santana pouco conquistou na época em que era jogador.\ “Não me chateia em nada, até porque ele é mal informado. Ele me conhece há muito tempo, fomos campeões juntos, agora ele está do lado de cá, virou treinador, está evoluindo gradativamente, e ainda vai aprender muito”, comentou Joel que, por fim, alfinetou Renato. “Ele está muito assanhado”.\

Nesta terça-feira à tarde, Joel Santana comandou um coletivo do Flamengo na Granja Comary, quando mostrou que ainda não definiu quem será o companheiro de Maximiliano Biancucchi no ataque. Para a posição, o treinador testou Leonardo, Paulo Sérgio e Souza, mas este último ainda aguarda um efeito suspensivo.

PeléNet

Joel responde, e alimenta rivalidade no banco para o Fla-Flu

O técnico Joel Santana não fugiu da provocação. Nesta terça-feira, o rubro-negro respondeu à alfinetada do treinador adversário, Renato Gaúcho, e alimentou a rivalidade no banco de reservas para o Fla-Flu da próxima quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

"Ele [Renato] já me conhece há muito tempo. Foi meu jogador, fomos campeões juntos e ele agora está do lado de cá, dos treinadores. A cada dia conquista seu espaço dentro do futebol, mas ainda tem muita coisa para acontecer e aprender", afirmou Joel. "Ele já está ficando assanhado", continuou o técnico, que prepara seu time em Teresópolis para o clássico.

Nas Laranjeiras, Renato Gaúcho começou a provocação em tom de brincadeira após o treino desta manhã. Tudo corria em cordialidade na entrevista coletiva, até a última pergunta dos jornalistas. Questionado sobre que diferença os técnicos poderiam fazer no Fla-Flu, Renato não pensou duas vezes e alfinetou o treinador adversário.

"Com todo respeito a ele, mas a diferença é que o Joel nunca levantou uma taça como jogador. Eu levantei 16", brincou o técnico, que foi campeão estadual pelo Fluminense em 1995 como jogador (autor do famoso gol de barriga) comandado por Joel Santana, mas só conquistou um título como treinador - o da Copa do Brasil deste ano, pelo clube tricolor.

Apesar da resposta à provocação de Renato Gaúcho, Joel Santana assegurou que não ficou irritado. "Isso não me chateia em nada. Até porque, ele [Renato] anda mal informado. Então, isso não quer dizer nada", encerrou o técnico do Flamengo.

Renato Gaúcho apimenta ainda mais o clássico e provoca Joel

Leonardo Velasco\ No Rio de Janeiro\

Em um primeiro momento, o técnico Renato Gaúcho tentou manter a ironia em um tom bem sutil. Nesta terça-feira, no entanto, o comandante do Fluminense foi mais claro em suas declarações polêmicas, acirrando ainda mais o clima do clássico contra o Flamengo nesta quinta. O alvo: o técnico rubro-negro Joel Santana.

Técnico Renato Gaúcho acirrou ainda mais a rivalidade do Fla-Flu ao ironizar Joel

Tudo corria em extrema cordialidade na coletiva após o treino da manhã desta terça-feira, até a última pergunta dos jornalistas. Questionado sobre que diferença os técnicos poderiam fazer no Fla-Flu, Renato não pensou duas vezes e alfinetou o treinador adversário.

"Com todo respeito a ele, mas a diferença é que o Joel nunca levantou uma taça como jogador. Eu levantei 16", brincou o técnico, que foi campeão quando era treinado por Joel, em 1995, no Fluminense.

Sobre a preparação do Flamengo antes do clássico, que inclui concentração em Teresópolis, Renato Gaúcho afirmou que não considera ser preciso fazer nada especial nos dias que antecedem o jogo.

"Aqui está tudo bem. O grupo está dando uma resposta positiva aos treinos e nada será mudado só porque a partida é contra o Flamengo", sentenciou.

As provocações, no entanto, limitaram-se a Joel Santana. Ao falar sobre os Fla-Flus que já disputou dos dois lados, o técnico da equipe das Laranjeiras adotou um discurso bem mais diplomático.

"Me sinto orgulhoso de ter passado por todos os clubes do Rio de Janeiro e ter sido ídolo de todas as torcidas", disse Renato.

Juniores do Fla estão na semifinal de torneio na Malásia

O time de juniores do Flamengo ficou mais perto de outro título na temporada 2007. Nesta terça-feira, pelas quartas-de-final de um torneio internacional da categoria disputado na Malásia, a equipe comandada pelo técnico e ex-jogador Adílio venceu o PSV-HOL por 1 a 0 - com gol de Erik Flores, no último minuto da partida - e garantiu vaga em uma das semifinais da competição.

Agora, o Flamengo volta a campo na próxima sexta-feira, às 7h50 (horário de Brasília), contra adversário ainda indefinido, para tentar assegurar uma vaga na decisão. Bayern de Munique-ALE, Milan-ITA, Barcelona-ESP, Inter de Milão-ITA, Manchester United-ING e Juventus-ITA ainda estão no páreo.

Se conquistar o título, o time rubro-negro será campeão invicto. Na primeira fase, a equipe empatou com o Milan-ITA por 1 a 1, venceu o Arsenal-ING por 2 a 1, derrotou o Ajax-HOL por 1 a 0 e classificou-se para as quartas-de-final como primeira colocada do grupo A.

Por sinal, a nova "safra" rubro-negra é promissora. Neste ano, o time de juniores do Flamengo já conquistou o tricampeonato estadual e a Taça Belo Horizonte, que é considerado o "Campeonato Brasileiro" da categoria.

Milan vence o Bayern de Munique no Mundial Interclubes da Malásia

O Milan venceu o Bayern de Munique, nesta terça-feira, em Kuala Lumpur, e se classificou para as semifinais da Copa Mundial Interclubes da Malásia. Os gols do clube italiano foram assinalados por Pierre Aubameyang. O Milan é dirigido pelo técnico Filippo Galli

O Flamengo já havia garantido presença na próxima fase da competição ao vencer o PSV dsa Holanda nesta terça-feira.

GloboEsporte

Joel testa duas opções de ataque

Treinador ainda não sabe quem será o companheiro de Maxi no time rubro-negro

Márcio Iannacca

Maxi Bianchucci tem treinado bem e está confirmado no Fla-Flu, quinta

O técnico Joel Santana testou duas opções no ataque rubro-negro. O argentino Maxi Biancucchi está confirmado como titular do Flamengo, mas ainda não sabe quem será o seu companheiro. Souza, que espera pelo efeito suspensivo do STJD, e Paulo Sérgio disputam a vaga no setor.

- Estamos mexendo muito no ataque. Já usamos o Obina, o Souza, o Leonardo e agora esse menino argentino terá uma chance na equipe titular. Ele tem treinado muito bem e terá a sua oportunidade - afirma o treinador, que confirma Paulo Sérgio, caso não possa contar com Souza.

Joel Santana espera que a equipe suba de produção já no clássico deste quinta-feira, contra o Fluminense.

- Aos poucos o nosso time vai se acertando. Para o clássico, só falta escolher o companheiro de ataque do Maxi. Estamos procurando uma estabilidade nesse setor - revela o comandante rubro-negro, que chegou a dar uma bronca no atacante Paulo Sérgio, quando ele desperdiçou uma chance clara no coletivo.

- Vai ficar tentando fazer gol bonitinho? Tem que colocar a bola lá dentro - esbravejou.

Joel usa exemplo da Itália no Fla

Treinador diz que Azzurra foi campeã do mundo por causa de uma defesa bem armada

Márcio Iannacca

Joel Santana se inspira na seleção tetracampeã mundial, em 2006

O técnico Joel Santana está preocupado em arrumar a defesa do Flamengo e evitar gols no início das partidas. Nos três jogos em que o treinador comandou o Rubro-Negro, o goleiro Bruno foi obrigado a buscar a bola no fundo da rede logo nos primeiros minutos dos confrontos.

Joel Santana usou um exemplo recente para confirmar a sua atitude de arrumar primeiro a defesa e depois se preocupar com o ataque.

- Estamos há quase 30 anos trabalhando com isso. A história do futebol está aí e mostra. No futebol, ganha título quem tem uma defesa segura. A Itália foi campeã do mundo com uma defesa bem postada e segura. Tem que ter firmeza e humildade para marcar bem - analisa o treinador rubro-negro.

A convivência com a seleção brasileira feminina, que se prepara para a Copa do Mundo, na China, também é um motivo de inspiração para o treinador do Flamengo.

- As meninas da seleção feminina também são um bom exemplo. Elas não levaram nenhum gol no Pan-Americano - diz o treinador.

Fábio Luciano espera evolução do Fla

Zagueiro prefere não prometer gols em sua segunda partida pelo Rubro-Negro

Márcio Iannacca

Fábio Luciano em sua chegada ao Fla. Para quinta ele não promete gols

O zagueiro Fábio Luciano está completamente recuperado das dores musculares que o tiraram do segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no último sábado, no Maracanã. Para o jogo de quinta-feira, contra o Fluminense, o jogador pede respeito ao adversário, mas diz que o Flamengo precisa entrar em campo como se estivesse disputando uma decisão.

- A gente espera a evolução do time. Estou chegando agora e o nosso time tem muito a melhorar. Temos que pensar jogo a jogo. A primeira meta é conquistar os três pontos do clássico de quinta-feira - diz Fábio Luciano.

Em sua estréia pelo Flamengo, Fábio Luciano marcou um dos gols da equipe. O zagueiro, porém, prefere não prometer nada ao torcedor rubro-negro.

- Não é função dos zagueiros marcar gols. Nossa função é proteger o nosso gol. A bola parada é uma excelente arma para a nossa equipe e só assim eu poderia marcar um outro gol - analisa o jogador.

Souza: 'Bateu o arrependimento'

Atacante diz que vai esperar até o último minuto para saber se atuará contra o Flu ou não

Márcio Iannacca

Souza está confiante para jogar no clássico Fla x Flu, nesta quinta

O atacante Souza está confiante que o departamento jurídico do Flamengo consiga um efeito suspensivo para que ele possa atuar no clássico de quinta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva não avaliou o processo e ainda não deu um parecer sobre o caso. O jogador acredita que terá condições de atuar diante do rival tricolor.

- Estou confiante de entrar em campo na partida de quinta-feira, contra o Fluminense. É uma boa partida para a gente atuar. É horrível ficar do lado de fora - diz Souza.

Lance

Souza espera que Fla consiga efeito suspensivo

Atacante se diz arrependido da agressão que levou a suspensão

Fora da vitória sobre o América-RN, Souza diz que sabe como o torcedor sofre nos jogos (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

O atacante Souza diz estar ansioso para voltar a atuar no ataque do Flamengo. Ele está suspenso pela agressão ao apoiador Tcheco, do Grêmio. No entanto, mesmo faltando duas partidas para que a pena seja cumprida, o jogador espera que o clube consiga um efeito suspensivo.

- Estou ansioso para conseguir o efeito suspensivo porque o Flamengo precisa de mim. Bate um arrependimento. A gente pára para pensar e vê que está fora e não pode ajudar - disse.

Souza ficou fora contra o Náutico, no último sábado, na vitória por 2 a 1. O atacante contou como se sentiu tendo que apenas assistir à partida:

- É horrivel ficar fora. A gente sabe o que o torcedor passa.- afirmou.

Joel confirma Paulo Sérgio no ataque do Fla

Atacante só fica no banco caso Souza consiga o efeito suspensivo

O técnico Joel Santana confirmou nesta terça-feira que, se o atacante Souza não conseguir o efeito suspensivo, Paulo Sérgio será o companheiro do argentino Maxi Biancucchi no ataque do Flamengo contra o Fluminense.

O clássico será disputado nesta quinta-feira, no Maracanã.

- Testei as opções que eu tenho. Mas, se o Souza não jogar, eu vou com Paulo Sérgio - afirmou.

Joel iniciou o coletivo na Granja Comary com Souza ao lado de Maxi, mas o substituiu por Paulo Sérgio. O treiandor ainda mudou o esquema tático ao colocar Leonardo no lugar do volante Cristian, passando a atuar no 4-3-3.

Joel já vê melhora no Flamengo

Treinador afirma time está absorvendo sua maneira de trabalho

LANCEPRESS!

O técnico Joel Santana afirmou nesta terça-feira que os jogadores do Flamengo já começaram a demonstrar alguns aspectos de sua filosofia de trabalho. A marcação e o ataque foram os setores elogiados pelo treinador.

- O time está começando a ganhar algo que gosto, que é absorver pontos importantes na minha visão. A marcação está melhorando e estamos com mais velocidade para atacar. Aos poucos vamos crescer - comentou Joel ao site do clube.

O Flamengo encara o Fluminense nesta quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Para o clássico, Joel pediu o apoio da torcida rubro-negra.

- O clássico vai ser bom, a nossa torcida vai comparecer e certamente vai nos incentivar. Temos que vencer e tenho certeza de que esse apoio pode nos ajudar muito - finalizou.

Fábio Luciano não sente mais dores musculares

Zagueiro do Fla afirma que clássico contra Flu é especial

LANCEPRESS!

O zagueiro Fábio Luciano disse nesta terça-feira que não sente mais as dores musculares que o tiraram no intervalo da partida do Flamengo contra o Náutico, no último sábado. Ele foi o autor do primeiro gol contra os pernambucanos e foi o capitão do time no jogo.

- Da dor que eu estava sentindo estou melhor - afirmou.

Com isso, Fábio Luciano garantiu presença no clássico desta quinta-feira contra o Fluminense. Sobre a partida, o zagueiro fez questão de elogiar o Tricolor, mas declarou que o Flamengo necessita da vitória para sair da zona de rebaixamento.

- É um jogo especial e precisamos vencer. Temos que respeitar o Fluminense, que tem grandes jogadores e uma grande equipe. Mas estanos precisando dos três pontos - finalizou.

Márcio Braga exalta criação da Timemania

Presidente do Flamengo diz que o dia é histórico para o futebol brasileiro

Márcio Braga afirma que Programa de Revitalização da Gávea será concretizado (Crédito: Ricardo Cassiano)

LANCEPRESS!

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, exaltou a criação da Timemania, que será regulamentada nesta terça-feira, em Brasília. O dirigente publicou uma nota no site oficial do clube, na qual afirma que é um dia histórico não somente para o Flamengo, como também para o futebol brasileiro.