Notícias

Clipp 16/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Para lutar contra o rebaixamento e a clausura

Na estréia de Roger contra seu ex-time, Fla tem muitas razões para quebrar longo jejum de vitória em clássicos

Legenda da foto: ROGER NA Gávea, ontem. Ele enfrenta seu ex-time pela primeira vez pelo Fla e diz que o clássico é normal

Márcio Tavares

Se Roger mostrar no Fla-Flu de hoje, às 20h30m, no Maracanã, a mesma rapidez que mostrou ao sair em disparada da Gávea para depor em favor do técnico Joel Santana, que ontem foi absolvido por unanimidade da acusação de ter incitado a violência no jogo contra o Santos (artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva), certamente o rubro-negro terá um importante trunfo para superar muitos desafios. Os principais, a luta para fugir do rebaixamento, quebrar o jejum de vitórias em clássicos e evitar uma semana de clausura em Teresópolis.

Roger jura que considera normal o clássico contra seu ex-clube, mas sabe que o lema vencer ou vencer, criado por Francisco Horta, ex-presidente do Fluminense, cai como uma luva hoje para o Flamengo.

- Já enfrentei o Fluminense, o jogo nada tem de especial para mexer com meu emocional. Minha preocupação é com a situação do Flamengo na tabela - disse Roger.

Joel: 'Ele tem que engraxar a minha prancheta'

Sem vencer um clássico desde 4 de outubro de 2006 (coincidentemente 4 a 1 sobre o Fluminense, pelo Brasileiro), com uma vitória o rubro-negro, com 15 pontos, melhora um pouco sua posição, subindo para 18º lugar neste Brasileiro. O Fluminense está em situação tranqüila. Com 26 pontos, o tricolor ocupa a 11ª colocação.

Dirigindo um time que não ganha um clássico há oito partidas (cinco empates e três derrotas), Joel esteve envolvido nos últimos dois dias com seu julgamento no STJD e com o duelo verbal com Renato Gaúcho. Aliviado pela absolvição, Joel misturou bom humor e ironia quando comparou sua carreira à de Renato.

- Como jogador, tenho que tirar o chapéu. Ele foi melhor mesmo que eu. Mas, como treinador, é só comparar os títulos. Como técnico, ele tem que engraxar minha prancheta - disse Joel na Gávea, ainda de tarde, arrancando risadas.

Mas nem tudo era motivo para risos no clube ontem de tarde. O presidente Márcio Braga lançou nota oficial anunciando que recebeu denúncia da PM do Rio, que, por sua vez, foi alertada pela PM de São Paulo, sobre ameaças de membros de torcidas do Palmeiras a torcedores e ao time rubro-negro. Segundo a polícia paulista, os torcedores ameaçam se vingar da morte de um torcedor do Palmeiras no ano passado.

De acordo com as informações, a vingança pode atingir a própria delegação do clube e a diretoria pede garantias, a fim de evitar problemas no jogo de domingo, no Parque Antártica: "Assim sendo, solicitamos providências que dêem garantia de vida e salvaguardem a integridade física de nossos torcedores e da delegação", encerra a nota assinada.

Fluminense: Ricardo Berna, Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Arouca, Romeu, Maurício, Thiago Neves e Júnior César; Soares e Somália. Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Rômulo, Ibson e Roger; Paulo Sérgio e Maxi. Juiz: Evandro Rogério Roman (PR).

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN

Jornal dos Sports

Souza não consegue efeito suspensivo e está fora do Fla-Flu

Desta vez não deu para os advogados do Flamengo. O pedido de efeito suspensivo para o atacante Souza foi negado nesta quarta-feira pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato. Com isso, o camisa 9 está fora do clássico Fla-Flu desta quinta-feira e terá que assistir a partida pela televisão.

O centroavante havia sido suspenso por ter agredido o meia Tcheco durante a partida contra o Grêmio, no estádio Olímpico.Em campo ele deu uma cotovelada no gremista e, fora dele, ainda deu um tapa na cabeça do adversário. O atacante ainda tem mais duas partidas para cumprir a totalidade da pena.

Mesmo com a agressão, o jogador comemorou ter pego apenas cinco partidas de gancho e estava esperançoso em poder obter o efeito suspensivo.

Fla-Flu: o clássico das provocações

Renato e Joel travam duelo fora dos gramados no clássico em que os dois precisam vencer

Bernardo Peirão e Thiago Bokel

Renato disse que respeita muito o adversário e que só tentou motivar o clássico

O clássico mais charmoso do país, o Fla-Flu, promete muitas emoções, hoje, às 20h30, no Maracanã. O Flamengo precisa vencer para se distanciar da zona do descenso. Já o Flu quer os três pontos para subir na tabela de classiifcação do Brasileiro. Com tanta coisa em jogo, um duelo muito especial será travado do banco de reservas.

Renato Gaúcho e Joel Santana, que já trabalharam nas duas equipes, apimentaram ainda mais a partida com uma guerra de provocações que começou no meio da semana.

“Como treinador o Renato ainda tem que engraxar a minha prancheta”, disparou, ontem, brincando o técnico rubro-negro.\ Na última quarta-feira, Renato alfinetou o adversário:\

“Você já viu o Joel levantar uma taça como jogador? Eu já levantei 16”, disse bem-humorado, nas Laranjeiras. A resposta foi imediata, na Gávea.

“O Baby cresceu e já está ficando assanhadinho”, deveolveu Joel Santana.

Apesar das frases bombásticas, Renato procurou amenizar, ontem, o discurso e mostrar respeito ao adversário. Ele fez questão de ressaltar que tudo não passava de brincadeira.

“Futebol está muito sério. A gente precisa mais disso, precisamos de jogadores como o Vampeta, que promovem a partida. Foi apenas isso que fiz, respeito muito o Joel, somos amigos”, afirmou Renato.

Quando o assunto é sério, o técnico tricolor mantém o ar de mistério. Com Rafael ainda no estaleiro, ele deixou uma dúvida no ar sobre o seu substituto. Se o lateral não puder jogar, ao escalar os três zagueiros, Arouca poderá ser deslocado para a ala, com Maurício no meio. Outra opção será a entrada de David.

Do lado do Flamengo, o técnico Joel Santana usou a mesma arma do adversário e também não confirmou a equipe. Mas o time deve ser o mesmo que venceu o Náutico, no sábado passado, com a entrada do jovem Paulo Sérgio no lugar de Leonardo. O argentino Maxi será o seu companheiro no ataque.

Outro duelo à parte será entre Luiz Alberto e Roger. O zagueiro foi criado na Gávea, mas hoje veste com orgulho a camisa tricolor. Já o recém contratado Roger vai enfrentar pela primeira vez o seu ex-clube com a camisa rubro-negra.Com tantos ingredientes, o Fla-Flu de hoje à noite promete arrepiar.

Roger e o outro lado do Fla-Flu

Em seu primeiro Fla-Flu com a camisa rubro-negra, Roger quer brilhar

O grande personagem pelo lado rubro-negro para o Fla-Flu desta noite é o apoiador Roger. O camisa 8 viverá um momento inusitado: jogar o clássico carioca pela primeira vez sem estar vestindo a camisa do Fluminense, clube que o revelou. Apesar das raízes tricolores, o jogador pensa que o adversário será apenas mais um na luta do Rubro-Negro para sair o mais rápido possível da zona de rebaixamento.

"Apesar de ser um grande clássico do futebol brasileiro, será uma partida normal. Já tive a experiência de jogar contra o Fluminense quando estava no Corinthians. O importante é que o Flamengo precisa muito desses três pontos para se aproximar dos outros clubes que estão na nossa frente na classificação", disse Roger.

O retrospecto de Roger contra o Fluminense é favorável. Nas três partidas que ele esteve em campo, pelo time paulista, foram duas vitórias e uma derrota, nos Brasileiros de 2005 e 2006. O duelo entre criatura e criador, no entanto, é secundário na opinião do armador.

"Minha atuação individual não está em primeiro lugar. Até pelo momento que estamos passando, o coletivo tem que prevalecer. Esse jogo será um divisor de águas para o Flamengo, pois vencendo, conseguiremos ganhar moral para sair dessa situação", analisou o apoiador.

Apesar de querer tirar o peso de enfrentar o seu ex-clube, Roger sabe que deverá encontrar uma torcida hostil pela frente. Os tricolores não esquecem de que quando ele se apresentou ao Flamengo, disse que estava vestindo o verdadeiro manto sagrado. Caberá à torcida rubro-negra mais uma vez comparecer em grande número para empurrar o time para mais uma vitória e abafar o protesto tricolor.

Paulo Sérgio ganha vaga no ataque rubro-negro

O atacante Paulo Sérgio, de apenas 18 anos, conseguiu garantir uma vaga na equipe titular do Flamengo para o clássico de hoje no Maracanã. Com Obina afastado para recuperar a forma física e Souza suspenso, a briga pela a camisa 9 do Rubro-Negro ficou entre o jovem jogador e Leonardo, ex-Paraná.

No início da semana, em Teresópolis, Paulo Sérgio começou atrás nesta disputa, pois treinou separadamente e não participou do primeiro coletivo na Granja Comary, local de preparação do Fla para o jogo desta noite. Mas a partir de terça, Joel começou a dar sinais de que o jogador era o favorito para o jogo.

Paulo Sérgio disse que tem personalidade suficiente para encarar o seu primeiro Fla-Flu. "No Flamengo a cobrança é enorme, mas tenho personalidade para encarar. Fico feliz por jogar no Fla-Flu, espero corresponder a confiança. Sempre sonhei em disputar este clássico, mas não esperava que fosse acontecer tão cedo", disse o jogador.

Joel é absolvido e comanda o time do banco

Com a absolvição, Joel poderá comandar o time do Fla diretamente no Fla-Flu

O técnico Joel Santana ganhou uma excelente notícia na noite de ontem. O treinador, que foi indiciado no artigo 279 (incitar prática de violência) na partida contra o Santos, no dia 5 de agosto, na Vila Belmiro, foi absolvido pelo STJD, por unanimidade. Os cinco auditores do caso votaram contra a punição sugerida pelo tribunal.

Com isso, Joel está liberado para comandar do gramado o Flamengo no jogo desta noite contra o Fluminense, no Maracanã. Aliviado, ele comemorou o resultado positivo do julgamento e fez até uma promessa:

"Foi um resultado justo, sou inocente. É a primeira vez que acontece uma coisa dessas comigo. Fiquei muito triste, decepcionado, mas só quem está dentro do futebol sabe o que houve realmente. Foi uma situação estressante, que não vai se repetir mais na minha carreira, eu garanto", desabafou.

Pesou a favor do treinador, além da testemunha do apoiador Roger, uma carta enviada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, inocentando a atitude de Joel.

Efeito suspensivo negado\ Se por um lado as notícias são boas, por outro não há o que se comemorar. O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, não conseguiu o efeito suspensivo para que Souza pudesse atuar, hoje. O presidente do STJD, Rubens Aprobatto, indeferiu o pedido do clube e o atacante terá que cumprir os dois jogos de suspensão que faltam pela punição de cinco partidas pela expulsão contra o Grêmio.\

Roger comemora absolvição do técnico rubro-negro

O apoiador Roger, um dos reforços do Flamengo para o Campeonato Brasileiro, ficou aliviado com o absolvição do treinador, Joel Santana. O técnico foi indiciado pelo STJD ao infringir o artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, incitando o time a agredir os jogadores do Santos quando o Urubu perdia por 3 a 0.

Roger, que testemunhou a favor do comandante rubro-negro, afirmou que a ordem foi mal compreendida.

“Conhecemos a índole do nosso treinador. Ele jamais mandaria a nossa equipe bater no time adversário”, comentou o jogador.

Livre dos problemas com a justiça, o próximo problema de Joel será o Fluminense. Na próxima quinta-feira, o Fla-Flu decidirá o destino dos dois clubes no Brasileirão: para o Fla, vale a fuga da zona de rebaixamento, para o Flu, a sensação de ainda estar vivo para a competição.

Retorno para Nação rubro-negra

Duda, que defendeu o Fla em 2004, está de volta à Gávea para jogar o Estadual e o Nacional

Eduardo Vieira

O ala-armador Duda está na sua segunda passagem pela Gávea

Principal contratação do basquete do Flamengo para a temporada 2007/08, o ala/armador Duda Machado está entusiasmado com a possibilidade de brigar por títulos com a camisa do seu clube de coração.

“Sou flamenguista mesmo. Estarei no Fla-Flu (futebol) e nunca escondi isso. Se deixei o Brasília, que é o atual campeão brasileiro, é porque acredito no grupo que o Flamengo montou nesta temporada.  São excelentes jogadores e acima de tudo meus amigos. Todos se dão bem dentro e fora da quadra”, disse Duda.

Xodó da torcida\ Em 2004, ele comandou o Flamengo na campanha do vice-campeonato Nacional. E se tornou um ídolo da Nação Rubro-Negra. Com humildade, ele se diz apenas mais um jogador na equipe solidária que está sendo montada pelo técnico Paulo Chupeta.\

“Não me vejo como um ídolo da torcida. Sei do carinho dos torcedores e fico muito feliz de poder atuar pelo Flamengo. Os novos jogadores não são tão conhecidos, mas têm todas as condições de montar uma equipe competitiva. Claro que estou um pouco ansioso para a minha reestréia com a camisa do Flamengo.”

Acostumada com os consagrados Oscar, Gema, Caio, Pipoka e Ratto, a torcida rubro-negra espera a primeira oportunidade para tomar contato com os novos reforços: o armador Hélio, os alas Fernando e Amiel e os pivôs Wagner e Alírio.

Para Duda, é uma questão de tempo.

“Logo a torcida perceberá o valor desses jogadores. O Amiel, por exemplo, tem tudo para se dar bem no Flamengo. É um cara raçudo e com muita determinação”, afirmou Duda, que reviverá uma dupla  com Fred.

Duda comenta sucesso

Apesar do brilho próprio de sua carreira, Duda sabe que as comparações com o irmão Marcelinho são inevitáveis.

“Eu sempre procurei ser o Duda. Esse tipo de comparação era comum quando eu estava começando a minha carreira no adulto. Agora, todos também reconhecem o valor”, afirmou o ala, campeão sul-americano com a Seleção em 2006.

A sua família tem tradição no basquete. O irmão Ricardo é o fisioterapeuta do Flamengo, o pai Renê foi ídolo do Fluminense nos anos 70 e o tio Sérgio Macarrão brilhou no Tricolor e no Botafogo.

“Estou feliz de trabalhar no mesmo clube do Ricardo. Sei que se trata de uma excelente profissional e todos no Flamengo elogiam o seu trabalho de fisioterapeuta.”

Maria Helena Braun

De Letra

Fenômenos

Dois "pequenos grandes detalhes" me chamaram a atenção na rodada do último fim de semana do Campeonato Brasileiro. O primeiro foi no sábado. Na situação crítica em que está, como penúltimo colocado na tabela,desacreditado, desfalcado, ironizado pelos adversários, eis que a torcida do Flamengo consegue botar no Maracanã nada menos do que trinta e cinco mil torcedores. Haja paixão! Meu Deus....de onde sai tanto abnegação? Talvez da própria adversidade. Já falei aqui nesse espaço que, na prática, quanto mais o time perde, mais a torcida cresce. Foi assim no jejum de vinte um anos do Corinthians, foi assim com o Botafogo, de duas décadas sem títulos, com o Atlético Mineiro, que bateu recordes de renda na série B e também com a enlouquecida torcida do Grêmio, que se multiplicou em avalanches. Seria a materialização de uma máxima de Nelson Rodrigues? quanto mais apanha, mais gosta? Bem...de onde vem esse fenômeno pouco importa. O grande barato disso é perceber que o futebol e suas paixões têm um poder de fazer ressurgir das cinzas o que parece apagado. Chico e Milton, com certeza, fariam um fundo musical : " o que será que me dá, que me bole por dentro......." .

O Dia

Fla x Flu: Basta ver o currículo

Joel Santana diz que números mostram que é melhor que Renato como técnico

Marluci Martins

Rio - “Você, como técnico de futebol, é melhor do que o Renato Gaúcho?”

A pergunta, no meio da entrevista coletiva de ontem, pegou Joel Santana de surpresa. Ele suspirou e deu um bico na modéstia:

“É só você ver os números que estão aí. Como técnico, ele tem que engraxar a minha prancheta”.

A prancheta de Joel já está lustrada para o Fla-Flu desta noite, assim como sua língua. O discurso do técnico do Flamengo, ontem, foi de quem não gostou de ouvir Renato Gaúcho zombando de seus tempos de jogador. Tanto que Joel nem está pensando em dar um abraço cordial em seu ex-jogador, logo mais, antes da partida, no Maracanã.

“Um abraço? Será que é preciso mesmo fazer isso? Vou desejar boa sorte a ele? Seria muita ironia, né? A gente se cumprimenta de longe...”, desconversou.

Na terça-feira, quando Renato Gaúcho fez as provocações, Joel tentou ser o mais cordial possível. Mas, ontem, na volta de Teresópolis, ficou por dentro do que o técnico do Fluminense realmente dissera.

“Não penso em responder nada. Ele tem esse tipo de ironia, mas, se conquistou tantos títulos como jogador, tem que olhar o outro lado da notícia também. É só ver quantos títulos eu conquistei como treinador. Não estou dando uma cutucada, não... Renato vai aprender muito com o tempo. Acho que não quis fazer intriga. Foi uma brincadeira sadia”, disse Joel, tentando disfarçar seu descontentamento.

Apesar de morder e assoprar na sua resposta ao técnico do Fluminense, Joel Santana deixou claro que sente-se responsável também pela conquista da Copa do Brasil, único título ganho por Renato Gaúcho até hoje como treinador.

“Deixei a equipe quase pronta, mais organizada. Tanto que, desde que saí, o Fluminense só vem colhendo bons resultados. No meu íntimo, acho que deixei um bom trabalho lá”, afirmou.

Uma das apostas de Joel que deram certo nas Laranjeiras foi o apoiador Thiago Neves, destaque do time tricolor. Foi Joel quem levou o ex-jogador do Paraná para o Vegalta Sendai, do Japão, e, depois, para o Fluminense.

“Acertei mais uma vez. Dei um camisa 10 para o Fluminense. O Thiago Neves tem boa finalização, tanto com a perna direita como com a esquerda”, destacou Joel, que terá de enfrentar hoje à noite a sua cria.

Inflamado pelas provocações de Renato, o técnico do Flamengo jura que uma vitória não terá gosto de vingança. Vencer, para Joel, tem um outro significado: “O Flamengo precisa sair logo da zona de degola”.

Roger: Passado que não intimida

Jogador garante que vai encarar o ex-clube como se fosse um adversário qualquer

Marluci Martins

Rio - Se Joel Santana e Renato Gaúcho, ex-amigos, já estão trocando farpas, o mesmo não se pode dizer de Roger. Na véspera do reencontro com a torcida do clube que o projetou no futebol, o apoiador saiu ontem da Gávea sem nenhum sinal de tensão ou ansiedade pelo Fla-Flu de logo mais no Maracanã.

Saiu apressado, pois seria testemunha de Joel Santana, julgado por ter mandado seus jogadores baterem nos do Santos, no jogo na Vila Belmiro, no dia 5.\ Foi pela assessoria do clube que Roger mandou suas declarações sobre o que sentia na véspera do clássico. A surpresa: não estava nem aí.\

“Para mim, não faz diferença nenhuma ter o Fluminense ou outro time como adversário. Já enfrentei meu ex-clube algumas outras vezes e nunca encarei esse fato como algo especial, que me desse motivação extra ou muito menos me intimidasse de alguma forma”, disse Roger, com frieza.

Há dois anos, jogando pelo Corinthians, clube pelo qual conquistaria o título brasileiro, Roger enfrentou o Fluminense em duas ocasiões: em Mogi Mirim, o Corinthians venceu por 1 a 0, e, no returno, nova vitória por 2 a 0, em Volta Redonda.

Para o apoiador rubro-negro, o Fla-Flu só não será um clássico como outro qualquer porque o Flamengo, na zona de rebaixamento do Brasileirão, precisa sempre entrar em campo como se fosse disputar uma decisão.

“Vai ser uma partida importante, claro, porque é um clássico e precisamos da vitória para melhorar nossa situação no campeonato. O Flamengo precisa vencer e é somente nisso que vou pensar quando entrar em campo”, afirmou o ex-tricolor, já acostumado ao confronto.

OBINA NO BANCO?

O técnico Joel Santana fez mistério, mas não descartou a possibilidade de deixar o atacante Obina, hoje, no banco de reservas.

“Num Fla-Flu, tudo pode acontecer”, desconversou o treinador. “Eles estão com o time definido? Nossa equipe também está pronta”, limitou-se a dizer Joel, fazendo suspense em relação ao banco de reservas.

Paulo Sérgio, um vencedor de Fla-Flus

Aos 18 anos, Paulo Sérgio, que vai jogar hoje, vive a ansiedade de quem nunca disputou um Fla-Flu nos profissionais. E, ao mesmo tempo, tem a segurança de quem sempre atrapalhou a vida do famoso rival, nas divisões de base.

Há dois anos, ainda nos juvenis, Paulo Sérgio fez os três gols da vitória de 3 a 1 no primeiro jogo da decisão da Taça Guanabara da categoria. Foi campeão sobre o Fluminense não somente nessa competição. Paulo Sérgio conquistou também a Copa Macaé e a Taça São Lourenço, marcando novamente dois gols na final contra os tricolores.

“Não posso dizer que o Fluminense é meu freguês, mas sei que estou lá na lista deles. Espero continuar lá, agora, no profissional”, disse.

Ele será mesmo titular no clássico. O Flamengo fracassou ontem ao tentar no STJD um efeito suspensivo para Souza, que está impedido de jogar por ter agredido Tcheco, no jogo contra o Grêmio.

Paulo Sérgio está confiante. “Uma vitória num clássico sempre consagra. Se eu puder fazer um golzinho, melhor ainda. Quem não gosta de jogar um clássico, ainda mais no Maracanã, com a maravilhosa torcida do Flamengo?”, destacou o jogador, que já enfrentou o Botafogo, este ano.

Na concentração, Paulo Sérgio prepara-se para o jogo de logo mais. E até estuda como deve atuar, ao lado do argentino Maxi Biancucci: “Posso mudar minhas características, sim. Para jogar com ele, eu fico mais fixo”.

Gazeta Esportiva

Fluminense e Flamengo travam duelo da afirmação\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Vitoriosos na rodada do último final de semana, Fluminense e Flamengo ainda estão longe de cumprirem campanha que agradem a seus torcedores no Campeonato Brasileiro. Para tentar mais um resultado positivo e uma melhora na tabela, as duas equipes entram em campo nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, em partida adiada da oitava rodada. Até o momento, o Tricolor está melhor e ocupa a décima primeira colocação, com 26 pontos em 18 jogos. Já o Rubro-negro, que entrou em campo apenas 15 vezes, é o penúltimo com 15 pontos.\ Como todo clássico, o Fla-Flu desta quinta-feira também teve provocação nos dias que antecederam a partida. Apesar de elogiar o trabalho de Joel Santana como treinador, o técnico Renato Gaúcho alfinetou o adversário ao dizer que Joel poucos títulos conquistou como jogador. O comandante rubro-negro preferiu evitar a polêmica, mas não deixou de alfinetar quando questionado sobre o fato de Renato também usar uma prancheta em seu trabalho. "Ele me viu usando e as pessoas costumam copiar o que é bom", disparou Joel Santana.\

Em meio às trocas de provocações, os dois times também buscam se acertar no Campeonato Brasileiro. Joel Santana, que comandará o quarto jogo pelo Flamengo, garante estar enxergando uma evolução em sua equipe. "O time está começando a ganhar algo que gosto, que é absorver pontos importantes na minha visão. A marcação está melhorando e estamos com mais velocidade para atacar. Aos poucos vamos crescer", comentou o treinador.

Para o duelo desta quinta, o Flamengo entrará em campo sem o meia Renato Augusto, que sofreu uma lesão muscular e foi vetado pelo departamento médico. Com isso, o argentino Maximiliano Biancucchi ganha sua primeira chance como titular desde que chegou à Gávea. "O Fla-Flu é muito conhecido na Argentina. Quando o jogador veste a camisa do Flamengo já tem a obrigação de estar motivado, mas o clássico tem sempre um gosto a mais", afirmou Maxi.

No ataque, Joel Santana mantém Obina afastado para recuperar o peso ideal. Como Leonardo, que chegou a pedir uma sequência, não foi bem contra o Náutico, o técnico decidiu colocar o jovem Paulo Sérgio no setor, caso o Flamengo não consiga o efeito suspensivo para Souza até a hora do jogo.

Pelo lado do Fluminense o técnico Renato Gaúcho reconhece realmente o clássico como o momento de afirmação de sua equipe no Campeonato Brasileiro. Para ele é um presente poder ter mais um jogo pelo primeiro turno para diminuir a vantagem para o pelotão de frente do Brasileirão. "O Fluminense tem como meta disputar e ganhar o título brasileiro e venho falando isso desde o início, sendo mesmo repetitivo. Portanto, podem apostar que o jogo contra o Flamengo é chave para a gente, pois facilitaria a nossa missão no segundo turno derrotar o Flamengo nesta quinta-feira", disse Renato Gaúcho.

Os jogadores do Fluminense acreditam que a melhor maneira de conseguir um resultado positivo diante dos flamenguistas e não dar espaços para o adversário. "O Flamengo vai tentar se impor porque precisa de uma seqüência positiva de vitórias para deixar a zona de rebaixamento. Por isso teremos que nos impor primeiro, atacar de forma cosntante, mas tomando as devidas cautelas para não sermos surpreendidos. Sair em vantagem também será fundamental", afirmou o meia Thiago Neves.

Para este compromisso o Tricolor volta ao esquema 3-5-2, já que os zagueiros Thiago Silva e Roger voltam a ficar à disposição depois de terem cumprido suspensão na vitória de 3 a 0 sobre o Santos. A lateral direita segue desfalcada. Isso porque o titular Carlinhos se recupera de uma ruptura no músculo da coxa esquerda e ficará cerca de um mês afastado dos gramados e o reserva imediato, Rafael, foi vetado por causa de fortes dores na coxa direita. Com isso o treinador deverá ser obrigado a improvisar o volante Arouca na posição, como fez nos treinamentos da semana. Maurício entra no meio-de-campo.

Joel Santana é absolvido em julgamento no STJD

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Joel Santana escapou de uma punição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em julgamento realizado nesta quarta-feira, o treinador acabou absolvido por unanimidade. Ele foi enquadrado após ser flagrado por câmeras de televisão pedindo para seus jogadores 'darem porrada' caso os adversários ficassem de 'palhaçada' na partida contra o Santos, no dia 5 de agosto.\ Denunciado pelo procurador Marcelo Jucá, Joel Santana foi julgado no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): incitar publicamente a prática de infração. O treinador corria o risco de sofrer uma punição de até dois anos.\

Durante seu depoimento, o técnico do Flamengo se mostrou 'arrependido e envergonhado' pelo seu ato. Ainda por cima, falou que sua postura no jogo da Vila Belmiro não condiz com um profissional de mais de 20 anos de experiência.

O meio-campista Roger foi a testemunha de defesa no julgamento de Joel Santana. O atleta revelou que as palavras do treinador são normais no futebol. Além disso, destacou que nenhum dos atletas ouviu as ordens devido ao barulho do estádio.

Com o resultado, Joel Santana está livre para realizar seu trabalho no Flamengo, que luta desesperadamente para sair das últimas colocações da classificação do Campeonato Brasileiro.

Flamengo não consegue efeito suspensivo para Souza\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Fracassou a tentativa do Flamengo de conseguir um efeito suspensivo para o atacante Souza, punido por sua expulsão contra o Grêmio. Na tarde desta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indeferiu o pedido feito pelos rubro-negros, que esperavam liberar o jogador para o clássico com o Fluminense, nesta quinta, no Maracanã.\ Sem poder contar com Souza, o técnico Joel Santana já confirmou que o jovem Paulo Sérgio será o companheiro de Maximiliano Biancucchi no clássico. Leonardo, que fora titular contra o Náutico, fica na reserva.\

Caso não haja nenhum problema de última hora, o Flamengo entrará em campo com a seguinte formação: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Cristian, Rômulo, Ibson e Roger; Maximiliano Biancucchi e Paulo Sérgio.

Roger quer usar clássico para conquistar torcida rubro-negra\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O meia Roger sempre foi um jogador polêmico. Desde que começou a se destacar nas categorias de base do Fluminense, ele sempre provocou discussões e manteve uma relação de amor e ódio com a torcida. Agora, no Flamengo, ele quer repetir os passos de jogadores que brilharam com as duas camisas.\ Na história dos dois clubes, o maior exemplo talvez tenha sido o atacante argentino Doval, um jogador técnico e guerreiro que era adorado pela torcida do Flamengo. Em 1976, envolvido em troca-troca com o Fluminense pelo presidente Francisco Horta, Doval também conquistou o respeito e admiração da torcida tricolor conquistando o título estadual, marcando inclusive o gol da vitória, e se tornando o maior artilheiro da competição.\

E é no Fla-Flu desta quinta-feira, no Maracanã, que Roger, aos 29 anos, pretende mostrar o verdadeiro caminho que pretende trilhar na sua carreira. No clássico mais famoso do futebol brasileiro, o meia pretende ajudar seu novo clube a vencer e solidificar a vantagem sobre o seu rival. Em 361 jogos, o Flamengo obteve 129 vitórias contra 116 vitórias tricolores e 116 empates.

Roger garante que tem raízes rubro-negras e que foi no Flamengo que deu seus primeiros passos no futebol, mas sabe que precisa provar no campo que pode se tornar um ídolo da maior torcida do Brasil. Sua experiência no Corinthians começou bem e chegou a ser campeão em 2005 na companhia de Carlito Tevez, mas no ano seguinte voltou à irregularidade, aparecendo mais em eventos sociais do que nos gramados.

Dispensado por Carpegiani, Roger ganhou uma nova chance no Flamengo. Até agora, seu melhor momento foi o passe perfeito que Leonardo Moura transformou em gol na sofrida vitória sobre o Náutico.

Um lance que Roger pretende repetir muitas vezes com a camisa rubro-negra. Tudo o que ele espera é convencer a diretoria do Flamengo a pagar US$ 500 mil pelos seus direitos federativos no final de dezembro e transformar em paixão eterna o seu namoro com a torcida.

GloboEsporte

Roger: 'Conhecemos a índole do Joel'

Meia vibra com absolvição do treinador, que poderá ficar no banco no Fla-Flu desta quinta

Testemunha no julgamento do técnico Joel Santana, o meia Roger ficou aliviado com a sentença dada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao comandante rubro-negro. O treinador foi absolvido por unanimidade, e o depoimento do jogador ajudou a defesa do Flamengo a descaracterizar a atitude do treinador, flagrado pelas câmeras de televisão mandando a sua equipe "pegar" o time adversário.

Roger saiu em defesa do treinador logo após o término do julgamento.

- Conhecemos a índole do nosso treinador. Ele jamais mandaria a nossa equipe bater no time adversário - afirma Roger, que atuará pela primeira vez contra o Fluminense defendendo as cores do Flamengo.

Joel foi indiciado pelo STJD no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (incitar publicamente a prática de infração). O treinador poderia pegar de um a dois anos de suspensão. Porém, ele foi absolvido por unanimidade

Fla pede proteção à PM em São Paulo

Diretoria recebe informação da polícia carioca e quer tranqüilidade na capital paulista

A diretoria do Flamengo enviou um ofício ao governador de São Paulo, José Serra, e ao Segundo Batalhão de Polícia de Choque alertando às autoridades paulistas para uma possível represália por parte da torcida do Palmeiras. O Rubro-Negro pede proteção à delegação e aos torcedores que forem ao Palestra Itália acompanhar a partida do próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com o documento enviado pelo Flamengo, as informações foram colhidas pela polícia militar do Rio de Janeiro. O motivo da represália seria a morte de um torcedor do Palmeiras, ocorrida no ano passado. As informações dão conta de que torcedores rubro-negros e jogadores correm o risco de sofrerem com a violência dos palmeirenses.

O documento enviado às autoridades paulistas foi assinado pelo presidente Marcio Braga, que está preocupado com a integridade física de jogadores e torcedores da equipe rubro-negra..

Joel vibra com absolvição no STJD

Treinador rubro-negro diz que passou semana estressante por causa do julgamento

Após o julgamento no STJD, Joel Santana avisa pelo celular que foi absolvido

O técnico Joel Santana respirou aliviado ao ouvir a sentença do Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta quarta-feira, no Centro do Rio de Janeiro. Indiciado pelo STJD no artigo 279 (incitar publicamente a prática de infração), o treinador foi absolvido por unanimidade pelos auditores e poderá comandar normalmente o time no clássico desta quinta-feira, contra o Fluminense, às 20h30m, no Maracanã.

- Foi a primeira vez que isso aconteceu. A gente fica triste, decepcionado, mas só quem está dentro do futebol sabe o que é. Essa situação foi muito estressante e espero não passar por outra parecida. São coisas que acontecem no futebol - diz o treinador, visivelmente aliviado com a sentença.

Chateado pela repercussão que teve o caso, Joel vibrou com a sentença e mais uma vez se defendeu, afirmando que não é um treinador violento.

- Infelizmente as palavras saíram, mas fui julgado e absolvido. Agora é pensar no próximo jogo do Flamengo. Foram palavras que eu jamais falaria. Não sou um técnico violento e jamais serei. Eu merecia essa absolvição - analisa o comandante rubro-negro.

Joel foi julgado por sua declarações na área técnica durante o jogo contra o Santos, na Vila Belmiro. Na ocasião, o treinador foi flagrado pela câmera de televisão mandando a sua equipe "pegar" os jogadores do time adversário.

Maxi e Paulo Sérgio no ataque do Fla

Argentino e revelação rubro-negra terão a missão de marcar os gols no clássico

Márcio Iannacca

Paulo Sérgio vai ser titular contra o Flu

Cheio de problemas para escalar o ataque do Flamengo, o técnico Joel Santana acabou montando o setor com as melhores opções no atual momento do clube. Com isso, Maxi Biancucchi e Paulo Sérgio, garoto revelado nas categorias de base do Rubro-negro, vão ter a missão de marcar os gols da equipe.

No clássico desta quinta-feira, contra o Fluminense, ele não poderá contar com Souza, suspenso pelo STJD, e Obina, afastado do time para recuperar a forma física. Além disso, a atuação de Leonardo na partida contra o Náutico não agradou.

- Ele já escalou o Fluminense? Então não vou escalar o meu time. Mas não tem muito segredo. É isso que vocês viram aí no treinamento - diz o treinador.

Nesta quarta-feira, porém, Joel não comandou nenhuma atividade que desse indícios da escalação que usaria no clássico. No coletivo de terça-feira, em Teresópolis, o Flamengo entrou em campo com a seguinte formação: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Paulo Sérgio e Maxi.

Mengão pega Manchester United no sub-19

Equipes disputam vaga na final do Torneio Internacional da Malásia da categoria

Saiu o adversário do Flamengo na semifinal do Torneio Internacional da Malásia, na categoria sub-19. O Manchester United bateu o Barcelona por 1 a 0 nesta quarta-feira, na cidade de Kuala Lumpur e agora decide um lugar na final contra o rubro-negro carioca.

A partida acontece nesta na sexta-feira, às 7h45m, horário de Brasília. Na outra semifinal está o Milan, que aguarda o vencedor de Internazionale e Juventus, que jogam nesta quarta.

O time do técnico Adílio já disputou quatro jogos na competição: foram três vitórias e um empate: 1 a 1 com o Milan, 2 a 1 sobre o Arsenal, 1 a 0 no Ájax. Nas quartas-de-final, venceu o PSV por 1 a 0.

Já a campanha do Manchester apresenta três vitórias e uma derrota: 1 a 0 contra o Porto, 3 a 2 sobre o Boca Juniors, derrota por 2 a 1 para o Internazionale e, nas quartas, vitória sobre o Barcelona por 1 a 0.

Lance

Joel Santana é julgado e absolvido pelo STJD

Treinador diz estar envergonhado e arrependido e é inocentado por mandar jogadores 'meterem a porrada'

Joel poderá ficar a frente do banco de reservas contra o Fluminense (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

O técnico Joel Santana foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter sido flagrado pelas câmeras de televisão mandando seus comandados "meterem a porrada" nos jogadores do Santos, no jogo contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.

Em seu depoimento, Joel afirmou estar envergonhado e arrependido. Ele comentou que o time só fez 15 faltas durante toda aquela partida e os jogadores não o ouviram por conta do barulho da torcida.

O apoiador Roger, que atuou naquela partida, testemunhou em favor do treinador do Flamengo. Ele disse que as palavras usadas por Joel são normais do futebol e reiterou que nenhum atleta ouviu a ordem por causa do barulho no estádio.

O advogado do clube, Michel Assef também mostrou um documento onde todos os jogadores do Flamengo afirmam não terem ouvido as palavras de Joel. Além disso, leu uma declaração do técnico santista Vanderlei Luxemburgo dizendo que ele nada ouviu e que tais palavras são utilizadas para que o time tenha mais empenho e garra em campo.

O relator José Teixeira Fernandes e os auditores Luis Tavares, Luis Nicolini, Fabrício Dazzi e o presidente da seção Marco Antônio absolveram o treinador rubro-negro por unanimidade. Com isso, Joel poderá ficar à frente do banco de reservas no clássico desta quinta-feira, contra o Fluminense.

- Esse tipo de declaração acontece no futebol. Fui julgado e merecidamente absolvido - finalizou Joel.

Fla x Flu da reabilitação movimenta o Maraca

Clássico carioca foi adiado devido ao Pan do Rio de Janeiro

Rafael Ximenes e Ricardo Napolitano

Reabilitação é a palavra que define exatamente o que o clássico entre Fluminense e Flamengo, desta quinta-feira, significa para as duas equipes. O jogo será realizado no Maracanã, às 20h30min, e marca o reencontro dos campeões estaduais de 1995: Renato Gaúcho e Joel Santana. O treinador tricolor vai tentar conquistar os três pontos para terminar o primeiro turno entre os sete colocados. Já o do Rubro-Negro espera respirar um pouco mais e somar pontos para fugir da zona de rebaixamento.

A partida vale pela 11ª rodada do Brasileirão, que foi adiada devido à interdição do Maracanã para os jogos do Pan no Rio de Janeiro.

Nas Laranjeiras, a vitória sobre o Santos na última rodada devolveu a paz aos jogadores do Fluminense e o grupo voltou a acreditar na conquista do título. Durante a semana, o técnico Renato Gaúcho voltou a dizer que faltam muitos jogos e que vai ter muito time "mancando" quando a pressão for maior. O Fluminense, por já ter a vaga na Libertadores, jogaria mais leve.

- O meu time ainda tem chances. O Campeonato Brasileiro é longo e quando as coisas apertarem vai ter muita gente perdendo pontos importantes em casa - disse.

Com a ausência de Carlinhos e Rafael, laterais-direitos, Renato Gaúcho vai ter que improvisar e deve escalar a equipe provavelmente no 3-5-2. Arouca faria o papel de ala pela direita. Renato acredita que o jogo será equilibrado:

- Não é porque o Flamengo está na zona de rebaixamento que o Fluminense é o favorito. Os times estão em situações diferentes, mas quando entrarem no campo do Maracanã a história muda. O Flamengo cresce nessas horas. Vai ser um grande jogo e que deve ser decidido nos pequenos detalhes.

Depois do reencontro com a torcida na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no último sábado, o Flamengo enfrenta o Fluminense no clássico das multidões. O técnico Joel Santana aprovou a atuação na vitória contra o Timbu, mas ele sabe que ainda precisa melhorar muito para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Para isso, o Natalino convoca a torcida do Flamengo.

- O clássico vai ser bom, a nossa torcida vai comparecer e certamente vai nos incentivar. Temos que vencer e tenho certeza de que esse apoio pode nos ajudar muito - finalizou

O Flamengo foi para a Granja Comary, em Teresópolis, para buscar mais união e concentração para o clássico. Nos treinamentos no local, Joel escalou o ataque com Paulo Sérgio e o argentino Maxi Biancucchi, que vai ter a primeira chance como titular no Rubro-Negro.

Porém, Souza ainda pode aparecer na frente, caso o efeito suspensivo seja aprovado pelo STJD. O atacante cumpre punição por ter agredido o apoiador Tcheco, do Grêmio. Já Obina deve continuar afastado recuperando a forma física.

No mais, a formação é a mesma que venceu os pernambucanos com o jovem Rômulo no meio-de-campo e Fábio Luciano na defesa. O capitão rubro-negro sentiu dores musculares devido à inatividade, mas está confirmado no Fla-Flu e fará sua estréia no clássico.

- Tem um sabor especial. É o tipo do jogo que muda a semana que o antecede e, quem vencer, terá uma semana mais feliz. O Fluminense tem uma grande equipe, mas precisamos vencer – disse o zagueiro.

Flamengo pede proteção à delegação em SP

Presidente do clube mandou carta para autoridades paulistas

LANCEPRESS!

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, mandou uma carta ao comandante do Segundo Batalhão de Polícia de Choque e ao governador de São Paulo, José Serra, após ter sido alertada pela Polícia Militar do Rio de que tanto os torcedores quanto a delegação do time podem sofrer algum tipo de ataque da torcida do Palmeiras em São Paulo. A ameaça se deve ao fato de um torcedor palmeirense ter sido morto por flamenguistas no ano passado.

A partida entre Flamengo e Palmeiras será neste domingo, no Estádio Parque Antártica, na capital paulista.

Renato Gaúcho vê a força do Flamengo e sua torcida

Treinador lembra que o time rubro-negro melhora nas adversidades

LANCEPRESS!

O grande potencial que o Flamengo tem ninguém discute, nem mesmo o técnico do seu próximo adversário. Ainda mais quando se fala do maior aliado time rubro-negro: sua torcida. Renato Gaúcho, do Fluminense, lembra da capacidade de recuperação do clube da Gávea quando está em uma situação ruim:

- Vamos encontrar um adversário que cresce muito nas adversidades. Basta olhar o apoio que a torcida deu no último sábado, quando quase 40 mil foram ao Maracanã - disse o comandante ao site oficial do Tricolor.

Renato Gaúcho muda o discurso e elogia Joel

Técnico do Flu deixa as provolções de lado e elogia o amigo

LANCEPRESS!

Depois das provocações que fez ao técnico Joel Santana, na última terça-feira, Renato Gaúcho mudou o discurso e exaltou o trabalho do adversário desta quinta-feira, no Maracanã.

- Respeito muito o Flamengo e o Joel. Aprendi muito com ele. Naquele momento o Joel estava nervoso, mas acredito que ele não falou por mal - admitiu.

Na última terça-feira, Renato Gaúcho havia dito que não lembrava de nenhum título de Joel como jogador. O treinador do Flamengo respondeu dizendo que Renato ainda tinha muito que aprender.