Notícias

Clipp 17/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla empata no último minuto e evita a zona de rebaixamento

Para se manter fora, porém, rubro-negro depende de resultados de hoje

Um gol de Juan no último minuto do jogo de ontem, contra o Inter, no Maracanã, salvou o Flamengo de começar o domingo na zona de rebaixamento do Brasileiro. Com o empate em 2 a 2, o time soma agora seis pontos, na décima-sexta posição da tabela. Mas, dependendo dos jogos de Náutico, Santos e Sport, hoje, o rubro-negro pode terminar a sexta rodada entre os quatro piores clubes do campeonato.

- Infelizmente, tivemos muitos jogadores sem ritmo de jogo. Mas houve muita luta. Emocionalmente, o time não se abalou - disse o técnico Ney Franco, chamado de burro pela torcida ao substituir Toró por Kayke.

O Flamengo teve maior volume de jogo até os 30 minutos do primeiro tempo, quando deu quatro chutes a gol. Na melhor oportunidade, logo aos dois minutos, Paulo Sérgio recebeu ótimo passe de Léo Medeiros e, mesmo sem marcação, chutou fraco e completamente torto.

Alex perde pênalti, mas depois faz um golaço

Com forte marcação, o Inter equilibrou o jogo e, nos quinze minutos finais, quase abriu o placar, primeiramente numa falta cobrada por Ceará. Bruno fez grande defesa.

Aos três minutos da etapa final, Ronaldo Angelim fez pênalti em Índio, mas Alex cobrou para fora. Aos 13, Bruno se esticou e evitou o gol de carrinho de Adriano, mas nada pôde fazer aos 19, quando Alex fez fila, passando por Angelim, Irineu e pelo goleiro, marcando o primeiro gol do Inter.

Aos 32, porém, Juan foi à linha de fundo e cruzou para Ronaldo Angelim empatar de cabeça. O gol animou o time, que quase vira aos 36, com Leonardo Moura. Mas aos 42, Adriano, já na área, recebeu lançamento, deu um corte em Jaílton e tocou na saída de Bruno para marcar o segundo do Inter. A salvação veio aos 45, quando Leonardo Moura enfiou para Juan, que marcou e evitou a derrota.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Léo Medeiros, Toró (Kayke) e Léo Lima (Gérson Magrão); Paulo Sérgio (Luizinho) e Leonardo. Inter: Clemer, Ceará, Índio, Sidnei e Rubens Cardoso (Marcão); Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Pinga (Maycon); Iarley e Márcio Mossoró (Adriano). Juiz: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Cartões amarelos: Pinga, Mossoró, Angelim, Paulo Sérgio e Juan. Público: 15.358 pagantes Renda: R$203.759,00.

FLAMENGO

BRUNO: Teve sorte no pênalti chutado para fora. Não teve culpa nos gols. 5.

LEONARDO MOURA: Seguro na defesa, foi um boa opção de ataque. 6.

IRINEU: Falhou na bela jogada do gol do Internacional. 3.

RONALDO ANGELIM: Não estava bem na partida até marcar o gol de empate. 5.

JUAN: Cruzamento preciso para Ronaldo Angelim marcar. Autor do gol que salvou o Fla da derrota. 7.

JAÍLTON: Comprometeu jogadas de ataque por causa de seus passes errados e falhou no lance do segundo gol. 3.

LÉO MEDEIROS: Acertou um passe no início, mas não manteve a regularidade. 4.

TORÓ: Esforçado, correu muito, mas faltou sorte. 4. KAYKE entrou em seu lugar e nada fez. 3.

LÉO LIMA: Poderia ter marcado duas vezes, mas estava pouco inspirado e saiu de campo vaiado. 3,5. Foi substituído por GÉRSON MAGRÃO, que foi mais produtivo. 5.

PAULO SÉRGIO: Um chute fraco para fora e outro sem direção. Muito pouco. 3,5. LUIZINHO entrou em seu lugar, mas não mudou nada. 3.

LEONARDO: Sem poder de fogo, errou muitos passes. 4.

NEY FRANCO: Não conseguiu dar um padrão ao time, que jogou desfalcado. Demorou a fazer as substituições. 4.

INTERNACIONAL

Destaque para Alex, que perdeu o pênalti e se redimiu marcando um belo gol, e para Adriano.

ARBITRAGEM

Heber Roberto Lopes acertou na aplicação dos cartões e na marcação do pênalti do Inter.

Jornal dos Sports

Fla passa por sufoco mais uma vez

Na base da raça, Flamengo arranca empate em 2 a 2 com Inter, mas está perto da zona de rebaixamento

Leo Shabbach

Jair Mota/JS

Ronaldo Angelim e Juan comemoram o empate com o Internacional. O Flamengo escapou de mais uma derrota no Campeonato Brasileiro

Em um jogo de nível técnico baixo, que só ficou bom perto do fim, o Flamengo acabou empatando com o Internacional em 2 a 2, e, com apenas seis pontos, complicou-se de vez neste Campeonato Brasileiro. O time comandado por Ney Franco continua na 16ª posição, mas, dependendo de alguns resultados, pode entrar na zona de rebaixamento hoje.

O Flamengo começou bem o primeiro tempo, mostrando disposição. A equipe se movimentava muito e levava perigo ao gol do Internacional.

Entretanto, o Flamengo, aos poucos, foi diminuindo seu ritmo e o Colorado começou a crescer na partida. Não é à toa que, aos 32 minutos, Marcio Mossoró sofreu pênalti que o árbitro Heber Roberto Lopes não marcou. Fora isto, apenas outros dois chutes perigosos do Internacional deram emoção ao primeiro tempo.

Já a segunda etapa começou bem mais agitada. Logo aos dois minutos, o zagueiro Ronaldo Angelim cometeu pênalti infantil sobre Índio, que o apoiador Alex chutou para fora. Porém, aos 19 minutos, redimindo-se da má cobrança de pênalti, Alex driblou dois marcadores e o goleiro Bruno para tocar com categoria para o fundo da rede.

Depois, numa noite que parecia ser de redenção, foi justamente Ronaldo Angelim quem empatou o jogo, escorando de cabeça cruzamento de Juan.

No final, o atacante Adriano, do Inter, fez um belo gol e, quando tudo indicava mais uma derrota rubro-negra, o lateral Juan, em noite inspirada, deu números iguais ao placar.

Ney Franco acredita em melhora

Paulo Sérgio não teve boa atuação e, marcado sob pressão por um defensor do Internacional, tenta dominar a bola para dar início a um ataque

Após o empate com o Internacional, o clima no vestiário do Flamengo era de preocupação. Afinal, dependendo dos resultados de hoje, o time pode entrar na zona de rebaixamento. O técnico Ney Franco sabe que a sua equipe não fez um bom jogo, mas encontrou pontos positivos na atuação de ontem.

"Perdemos muitos jogadores para essa partida e tivemos que pôr em campo alguns atletas que não atuavam há muito tempo. Hoje (ontem) eu vi o time com muito mais entrega do que contra o Figueirense", disse o treinador.

Outra preocupação do comandante rubro-negro foram as vaias da torcida, que protestou muito diante das alterações feitas por ele. Mesmo assim, Ney Franco considera a reação normal.

"Vínhamos de uma derrota e estamos numa posição difícil na tabela, mas, mesmo assim, a torcida nos incentivou no início do jogo e empurrou o time. Depois que sofremos o segundo gol era normal que as vaias surgissem. Em uma competição muito disputada como o Brasileiro, o mando de campo tem que prevalecer e ainda não conseguimos vencer dentro de casa. Por isso estamos numa posição ruim", explicou-se Ney Franco.

Em seis rodadas do Brasileiro, o Flamengo venceu apenas uma, além de ter a defesa mais vazada da competição, com 15 gols sofridos. Por causa desses números, o técnico deve ter muito trabalho pela frente.

Ney Franco: 'Pelo menos nesse jogo teve uma entrega dos jogadores'

O Flamengo não conseguiu sair de um empate em 2 a 2 com o Internacional neste sábado no Maracanã. Muito modificado pelo técnico Ney Franco, o time da Gávea errou mitos passes e desperdiçou muitas chances durante toda a partida, mas pelo menos houve disposição dos jogadores rubro-negros, algo que não aconteceu na última partida, quando a equipe foi goleada pelo Figueirense por 4 a 0. O técnico Ney Franco comentou sobre a partida.

”Tivemos que contar com alguns jogadores que estavam sem ritmo de jogo. Nós mudamos muito e isso pesou na parte técnica. Pelo menos nesse jogo teve uma entrega dos jogadores. Seria melhor sair de campo com os três pontos, mas somamos apenas um”, disse o treinador.

Eduardo Paes confirma Maraca fechado no próximo fim de semana

Suderj acata pedido da organização do Pan, adia jogos do Brasileiro e divide dirigentes do Rio

O secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer e presidente da Suderj, Eduardo Paes, anunciou ontem que acatará o pedido do Comitê Organizador da competição (CO-Rio) para fechar o Maracanã a partir de amanhã ou, na pior das hipóteses, quarta. Com esta decisão, os jogos Vasco x Flamengo e Botafogo x Corinthians, que seriam realizados no fim de semana, precisarão ser transferidos para outros estádios ou ter as datas alteradas. A opção mais provável para a realização da partida Vasco x Flamengo pode ser a capital da República. Até São Januário poderá ser cogitado, já que os cruzmaltinos são os mandantes do jogo. Ou mesmo Volta Redonda.

A necessidade de fechamento do Maracanã se deu porque o diretor da coreografia de abertura dos Jogos Pan-Americano, Bryan Walters, pressionou o presidente do Co-Rio, Carlos Arthur Nuzman, ameaçando que se o processo de montagem do cenário e os ensaios não começarem amanhã, com pequena tolerância até quarta, ele abandonará o projeto, deixando o Pan-Americano sem a cerimônia de abertura.

A notícia dividiu os dirigentes de Botafogo, Flamengo e Vasco. O presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, não quis comentar o assunto, enquanto o seu vice, José Luís Moreira, se disse surpreso com a decisão.

Já no Botafogo, a reação à notícia foi mais enérgica. O presidente do clube, Bebeto de Freitas, estava indignado com a decisão, que, segundo ele, pode prejudicar o Alvinegro.

"Eduardo Paes prometeu que jogaríamos sábado e, em cima da hora, quer mudar. Não vamos jogar quarta, pois tem a final da Libertadores e isso vai dividir a atenção. Propusemos disputar a partida quinta, mas até agora não obtivemos resposta. Um dia não vai fazer diferença", reclamou o dirigente.

Em contrapartida, o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, disse que vai acatar a decisão de transferir o jogo contra o Vasco, que poderá ser disputado em Brasília.

"A vida é feita de mão dupla. Por isso, não vamos criar problemas. Paes disse que isso já está decidido. Agora temos de aguardar a posição da CBF, mas estamos aqui para ajudar".

Entretanto, o mando de campo do clássico é da equipe da Colina e, como o presidente Eurico Miranda ainda não se pronunciou sobre o assunto, a situação continua indefinida.

O Dia

Juan salva o Flamengo da derrota contra o Inter

Alberto João

Rio - Com um gol salvador aos 45 minutos do segundo tempo, o Flamengo acabou empatando em 2 a 2 com o Internacional, na noite deste sábado, no Maracanã. Com o resultado, o time da Gávea pode entrar na zona de rebaixamento, após os jogos de domingo. Os gols da equipe gaúcha foram marcados por Alex, que também perdeu um pênalti, e Adriano. O zagueiro Ronaldo Angelim e o lateral Juan fizeram para o Flamengo.

Sem contar com Souza, Renato e Renato Augusto, o técnico Ney Franco escalou um time com Léo Lima, Paulo Sérgio e Leonardo. Para substituir Paulinho, o treinador escalou Toró e deixou Claiton no banco.

Como foi o jogo

Aos 2 do primeiro tempo, o jovem Paulo Sérgio escapou bem entre os zagueiros do Inter e bateu mascado. A bola passou à direita do gol de Clemer.

E foi o único bom lance do time da Gávea. Aos 18, o Internacional chegou com perigo, mas não concluiu bem. Rubens Cardoso inverteu para Ceará dentro da área, o lateral limpou e bateu para dentro. Pinga pegou mal na bola e desperdiçou boa chance de abrir o placar.

Aos 31, o time do Internacional pediu pênalti, quando Inter Márcio Mossoró fintou Leonardo Moura e acabou derrubado na área. O juiz Heber Roberto Lopes não marcou nada.

No segundo tempo, o time gaúcho teve um pênalti logo no início. Pinga cobrou falta na área do Flamengo, o zagueiro Índio foi puxado por Ronaldo Angelim e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o meia Alex deslocou Bruno, mas acabou mandando para fora.

Sem mostrar poder de fogo, o Flamengo sofreu o gol aos 19 minutos do segundo tempo. Alex recebeu na entrada da área, passou por Irineu, driblou o goleiro Bruno e tocou para o gol vazio.

Irritada com a atuação do time, a torcida do Flamengo não quis nem saber e não parou de vaiar. Precisando do resultado, o técnico Ney Franco tirou Léo Lima e Paulo Sérgio e colocou Gérson Magrão e Luizinho.

O time melhorou e chegou ao gol de empate. Aos 32, Juan fez bom cruzamento na marca do pênalti, Ronaldo Angelim apareceu sozinho e cabeceou no canto direito sem defesa para Clemer.

A felicidade rubro-negra durou pouco. Aos 41, Adriano driblou Jaílton e bateu no canto esquerdo para fazer o segundo gol do Internacional.

Porém, o lateral Juan acabou salvando o Flamengo de uma derrota no Maracanã. Aos 45, Leonardo Moura deu excelente passe para Juan, que bateu na saída de Clemer.

Gazeta Esportiva

Flamengo acha gol no fim e empata com o Internacional

Rio de Janeiro (RJ) - Com um gol marcado por Juan aos 45 minutos do segundo tempo diante do Internacional, o Flamengo conseguiu escapar de mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na noite deste sábado no Maracanã, as duas equipes empataram em 2 a 2. O resultado aliviou um pouco a situação da equipe carioca que se manteve fora da zona de rebaixamento com seis pontos ganhos, após a sexta rodada.\ O resultado acabou sendo o mais justo porque nenhuma das equipes fez por merecer a vitória. Desfalcado de Fernandão e Alexandre Pato, o Inter só mostrou vontade, mas pouca técnica, e ainda perdeu um pênalti no início do segundo tempo. Já o Flamengo, apesar das mudanças efetuadas pelo técnico Ney Franco, não conseguiu se encontrar durante o jogo.\

Bem modificado em relação aos outros jogos, o Rubro-negro começou no ataque e logo aos dois minutos, o jovem Paulo Sérgio recebeu entre os zagueiros colorados e bateu à direita do gol de Clemer. O time da Gávea, apoiado pela torcida, marcava a saída de bola do Inter que não conseguia se organizar. O primeiro momento perigoso dos visitantes aconteceu aos 11 minutos em chute de Wellington Monteiro que assustou o goleiro Bruno.

O Flamengo continuou mantendo a pressão e o goleiro adversário teve que se empenhar aos 17 minutos para evitar o gol da equipe carioca depois de chute de Léo Lima, da intermediária. A resposta do Inter veio no minuto seguinte quando Ceará cruzou e Pinga, livre na área. chutou para fora.

Aos 31 minutos, o lance mais polêmico do primeiro tempo. Márcio Mossoró driblou Leonardo Moura na área e foi derrubado pelo jogador do Flamengo. O árbitro Héber Roberto Lopes não marcou a falta e ainda aplicou cartão amarelo no jogador da equipe gaúcha. No último lance importante da primeira etapa, o mesmo meio-campista da equipe gaúcha escorou a bola para Edinho que veio na corrida e acertou um chute violento que passou bem perto do gol de Bruno.

O Inter voltou para o segundo tempo com Adriano no lugar de Márcio Mossoró e logo aos dois minutos, Ronaldo Angelim puxou Índio pela camisa dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança. Alex chutou para fora, desperdiçando a grande oportunidade. Aos oito minutos, Juan disputou a jogada com Alex na área e caiu, mas acabou recebendo o cartão amarelo por simulação.

Os dois times passaram a fazer muitas faltas e deixaram a partida truncada, irritando os torcedores que não conseguiram ver um bom futebol no Maracanã. Mesmo assim, o Inter tinha um ligeiro predomínio sobre a equipe da casa e criava melhores oportunidades como aconteceu aos 13 minutos, quando Pinga entrou pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro Bruno deu rebote e Adriano chegou atrasado e não conseguiu concluir.

O melhor futebol do Inter acabou premiado aos 19 minutos, quando Alex, que tinha perdido um pênalti, recebeu na entrada da área, driblou Irineu, passou pelo goleiro Bruno e balançou as redes do Flamengo.

O time carioca partiu no desespero para tentar o empate e quase conseguiu o objetivo quando Leonardo Moura cruzou da direita, Léo Lima desviou de cabeça, mas a bola bateu no zagueiro Índio, quase enganando o goleiro Clemer.

O técnico Ney Franco colocou o jovem Kayke no lugar de Toró com a intenção de dar mais agressividade ao time. Como a mudança não deu resultado imediato, o treinador rubro-negro fez mais duas alterações, tirando Léo Lima e Paulo Sérgio da equipe. E o Flamengo acabou chegando ao empate aos 32 minutos quando Juan cruzou da esquerda e Ronaldo Angelim entrou entre os zagueiros para cabecear sem chances para o goleiro Clemer.

O Rubro-negro tentou partir para o desempate mas acabou sofrendo o segundo gol aos 41 minutos através de Adriano que recebeu a bola na entrada da área, driblou Jailton e chutou para marcar. Quando a torcida já vaiava, o Flamengo chegou ao empate com Juan que recebeu na área e deslocou o goleiro Clemer.

Interdição do Maracanã muda planos do Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - Em função dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, o Flamengo teve o clássico contra o Vasco adiantado. Para o técnico do time rubro-negro, Ney Franco, a decisão, apesar de aceitável, irá prejudicar o planejamento programado para a seqüência do Campeonato Brasileiro . Depois do empate em 2 a 2 diante do Internacional , neste sábado, o treinador lamentou e, ao mesmo tempo, comemorou a reformulação da tabela.\ “A causa é justa e o Rio já respira o ar do Pan. De um jeito é positivo porque possibilita ao nosso elenco recuperar todos os atletas que estão machucados e com problemas físicos. Isso será importante para voltarmos com força máxima. Por outro lado, ficaremos duas rodadas sem jogar e sem poder pontuar”, afirmou o comandante.\

Neste sábado, foi divulgado que o Maracanã permanecerá fechado para os clubes cariocas e será somente utilizado para os Jogos do Rio de Janeiro, disputados a partir do dia 13 de julho. De acordo com Ney Franco, a decisão força o Flamengo a projetar uma intertemporada indesejada.

“Teremos que fazer um treinamento em outro local, uma intertemporada forçada e isso modifica todo o nosso planejamento. Agora é trabalhar duro para voltar a jogar contra o Atlético-MG (somente no dia 3 de julho), no Mineirão”, concluiu.

Jogadores do Fla lamentam empate, mas acreditam na recuperação

Rio de Janeiro (RJ) - Em uma partida de poucas jogadas tecnicamente bem trabalhadas, o segundo gol do Flamengo no empate em 2 a 2 com o Internacional, no entanto, contou com a ótima participação de Leonardo Moura. Com a ajuda do lateral-direito no setor ofensivo, o Rubro-negro conseguiu sair do Maracanã neste sábado com um ponto importante, já que jogou em desvantagem no marcador durante todo o confronto. Apesar da recuperação demonstrada, os atletas da Gávea lamentaram o tropeço.\ Deslocado do setor de origem, o jogador carregou a bola pelo meio-de-campo e encontrou Juan dentro da área do Inter, que não desperdiçou a chance e marcou aos 45 minutos da etapa complementar. Mesmo com a assistência, Leo Moura não saiu satisfeito com o desempenho da equipe rubro-negra.\

“Precisamos levantar a cabeça. O resultado não foi bom, já que jogamos dentro de casa. Agora é trabalhar duro para poder melhorar cada vez mais”, declarou o lateral. A respeito de ser improvisado na armação do meio-campo, o atleta parece não ter se adaptado totalmente à função. “Minha posição não é essa, mas a escolha depende do técnico (Ney Franco) e eu devo aceitar”, completou.

Quem também reclamou do resultado negativo obtido no Maracanã foi o goleiro Bruno. “O momento é buscar equilíbrio, porque esse empate foi bastante ruim. Teremos que manter o foco durante a semana e melhorar na próxima rodada (contra o Vasco)”, concluiu.

PeléNet

Flamengo e Internacional empatam e têm planos frustrados

Flamengo e Internacional empataram por 2 a 2, neste sábado, no Maracanã, e frustraram as metas traçadas antes do confronto. Os cariocas lutavam pela recuperação no Campeonato Brasileiro, enquanto o Internacional, que vinha de duas vitórias seguidas em casa, teve interrompido o seu embalo na competição.

Agora com seis pontos, o time da Gávea manteve a 16ª posição e pode terminar a sexta rodada, neste domingo, na zona de rebaixamento. Além disso, a equipe não conseguiu se reabilitar da goleada sofrida para o Figueirense (4 a 0) e segue sob a desconfiança dos torcedores.

"Temos que buscar o equilíbrio porque o trabalho está sendo feito. Empate em casa é sempre ruim, mas nosso momento é esse, não tem mais o que falar", lamentou o goleiro Bruno.

O Internacional, por sua vez, após a conquista da Recopa Sul-Americana sobre o Pachuca-MEX, aparece com sete pontos no nacional, apenas na região intermediária da tabela (12° colocado).

"A gente sempre vem a campo para vencer, mas acabamos tomando um gol no fim, e isso prejudica", reclamou o atacante Adriano.

A falta de entrosamento do meio-campo rubro-negro - o técnico Ney Franco utilizou uma formação inédita - parece não ter sido sentida pelos jogadores do Fla, que dominaram as ações Do setor no início do confronto. No entanto, o predomínio da equipe carioca não traduziu-se em muitas chances reais de gol.

Na melhor delas, o jovem atacante Paulo Sérgio recebeu livre na intermediária, avançou e chutou errado, longe do gol de Clemer. A partir dos 25min, o time de Porto Alegre conseguiu equilibrar o jogo, principalmente pela atuação destacada do atacante Iarley.

Contudo, as falhas nas assistências prejudicaram o Inter. "Erramos muitos passes e o time deles está jogando certinho. Podemos jogar um pouquinho mais com a bola no chão porque só temos o Iarley na área", disse o meia Alex na ida para o vestiário.

No começo do segundo tempo, o time gaúcho desperdiçou uma ótima oportunidade: Alex cobrou para fora pênalti sofrido por Índio. O lance serviu para motivar os torcedores, que passaram a incentivar os jogadores da equipe da Gávea.

Mas, ao contrário do que se poderia supor, a perda do pênalti não abalou o time colorado, que marcou seu primeiro gol aos 19min. Em jogada individual, Alex se redimiu do erro ao passar por Irineu e Bruno e chutar quase sem ângulo para o fundo da rede.

Pressionado pelo resultado desfavorável, o Flamengo passou a arriscar mais no campo de ataque e chegou ao empate depois de uma bela cabeçada do zagueiro Ronaldo Angelim, aproveitando cruzamento de Juan. Adriano e o próprio Juan ainda tiveram tempo para marcar um gol para cada time, nos últimos minutos, e decretar o empate

Na tentativa de evitar uma crise de maiores proporções, o Flamengo terá o clássico contra o Vasco pela frente. A partida inicialmente estava marcada para o Maracanã, no dia 24. No entanto, por conta dos preparativos para os Jogos Pan-Americanos, o estádio será fechado já na próxima segunda-feira.

Com isso, duas são as alternativas: ou o confronto terá sua data alterada - a hipótese mais provável - ou o jogo acontecerá em outro local. A decisão sobre o caso deverá sair neste domingo. Já o Internacional irá encarar o arqui-rival Grêmio no estádio Olímpico, no dia 24, domingo, às 18h10.

Jejum no Rio de Janeiro preocupa elenco do Flamengo

O empate por 2 a 2 com o Internacional, neste sábado, manteve um jejum incômodo para os flamenguistas. A equipe ainda não conseguiu vencer jogando no Rio de Janeiro na atual edição do Campeonato Brasileiro.

A falta de triunfos já aflige jogadores e comissão técnica do clube. O treinador Ney Franco, por exemplo, considera as vitórias no Maracanã essenciais para que a equipe mantenha um equilíbrio na competição nacional.

"Lógico que somar três pontos seria o ideal. Em um campeonato como esse, tem que prevalecer o mando e é o segundo que fazemos em casa onde não vencemos", ressaltou.

Esta na verdade foi a terceira vez que a equipe da Gávea não vence no Rio. Além do empate desta noite, houve a derrota para o Palmeiras na estréia (4 a 2) e a igualdade no clássico contra o Botafogo (2 a 2).

O comandante, aliás, creditou o fraco rendimento do time no Brasileirão a essa situação. "Nossa posição é desconfortável. A projeção era estarmos em uma situação melhor neste momento da competição, mas os resultados no Rio prejudicaram", comentou.

Outro que lamentou a falta de vitórias em casa foi o lateral-esquerdo Juan, autor do gol de empate neste sábado. Mesmo assim, o atleta ressaltou que o time carioca encarou rivais de alto nível no Rio.

"Esse empate representou uma situação complicada na tabela e continuamos perto da zona de rebaixamento. Temos a consciência de que em casa tem que fazer os três pontos, mas os jogos no Maracanã foram contra adversários difíceis", disse.

O Flamengo ocupa a 16ª colocação no Brasileiro, com seis pontos, e terminará a rodada entre os quatro últimos na tabela neste domingo caso de vitória de um dos que integram a área de risco - Náutico-PE, Sport, Santos e América-RN.

Ronaldo Angelim aprova volta do Flamengo ao sistema 4-4-2

Autor de um dos gols do Flamengo no empate por 2 a 2 com o Internacional, neste sábado, o zagueiro Ronaldo Angelim ressaltou que prefere a equipe atuando no esquema 4-4-2, como ocorreu na partida ante os gaúchos, no Maracanã.

O defensor lembrou que essa formação foi escolhida pelo técnico Ney Franco logo no início da temporada, e assim a equipe ganhou entrosamento. No entanto, o jogador disse aceitar jogar da maneira que o comandante rubro-negro optar.

"Independente da forma que jogue, se o jogador fizer o que o treinador manda o time vai bem. Para mim, o 4-4-2 é onde a equipe está mais treinada e vai melhor", ressaltou o atleta.

Ney Franco optou pelos quatro jogadores na linha defensiva após a vexatória derrota por 4 a 0 para o Figueirense, em Florianópolis, no último domingo. Na ocasião, o Fla entrou em campo com três zagueiros - Moisés, Thiago e o próprio Angelim.

O jogador declarou que por também utilizar a perna esquerda consegue se adaptar às duas formas de jogo. "Sou um zagueiro canhoto e posso atuar em qualquer um dos esquemas", encerrou.

Ronaldo Angelim mostrou também oportunismo na partida. Aos 32min, após cruzamento de Juan pela esquerda, o defensor cabeceou com estilo no canto direito de Clemer, marcando o primeiro gol do Fla.

Ney Franco comemora e lamenta período sem jogos do Flamengo

Com o provável adiamento do clássico contra o Vasco - a partida seria realizada no próximo domingo, dia 24 de junho, mas deve ser remanejada porque o Maracanã não poderá ser utilizado -, o Flamengo ficará até o dia 3 de julho, quando enfrentará o Atlético-MG, no Mineirão, sem entrar em campo. Para o técnico Ney Franco essa situação tem seu lado bom e o lado ruim.

"É positivo porque possibilita recuperar todos os atletas que estão com problemas físicos e voltar com força máxima. Por outro lado, ficaremos duas rodadas sem jogar e sem pontuar", analisou o treinador da equipe rubro-negro após o empate com o Internacional-RS por 2 a 2, neste sábado, no Rio de Janeiro.

Com o fechamento do estádio do Maracanã devido a realização dos Jogos Pan-Americanos na capital fluminense, no mês de julho, algumas partidas dos clubes cariocas no Brasileiro foram remanejadas. No caso do Flamengo, o jogo contra o Juventude também foi adiado e o confronto com o São Paulo teve o mando de campo invertido a favor do time paulista.

Ney Franco acredita que cabe agora ao clube encontrar o caminho para aproveitar esses dias livres que terá pela frente. Pego de surpresa com o quase certo adiamento do clássico, o comandante do Flamengo se reunirá com a diretoria para tomar a decisão.

"Teremos que fazer uma intertemporada forçada, seremos obrigados a modificar nosso planejamento. A causa de adiar o jogo é justa, a cidade já está respirando o Pan. Nos cabe trabalhar para voltar a campo, no Minerão, com uma equipe forte", comentou o treinador, que conversará com os dirigentes na segunda-feira, na Gávea, sede do clube.

GloboEsporte

Nome de Obina ecoa na Granja Comary

Anjo Negro é lembrado em Teresópolis a cada toque na bola do atacante Afonso Alves

Márcio Iannacca

Obina já está treinando com bola no Fla

Obina sequer está jogando no Flamengo, recuperando-se de uma cirgurgia no joelho esquerdo. Porém, a cada toque na bola do atacante Afonso Alves, do Herenveen, da Holanda, convocado para a Copa América, na Venezuela, o nome do Anjo Negro era gritado pelos torcedores que foram à Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Afonso fez apenas duas partidas pela seleção brasileira, contra Inglaterra e Turquia, e ainda não marcou nenhum gol com amarelinha. Obina, por sua vez, jamais foi lembrado em uma convocação do Brasil.

O Anjo Negro só deve retornar aos gramados em julho. Quando se machucou, o jogador estava vivendo uma de suas melhores fases na carreira.

Fla marca no final e empata com Inter

Em jogo emocionante no segundo tempo, equipes ficam no 2 a 2 no Maracanã

Gustavo Rotstein

Sobrou emoção em apenas 45 minutos. Com quatro gols no segundo tempo, Flamengo e Internacional empataram em 2 a 2 neste sábado, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time rubro-negrou pode entrar na zona de rebaixamento no fim da rodada. O time está em 16º lugar com seis pontos.

O Inter, que está em 11º lugar com sete pontos, agora se concentra no rival Grêmio, no clássico gaúcho no próximo domingo. O Flamengo tem futuro incerto. O jogo contra o Vasco, inicialmente marcado para o dia 24 no Maracanã, pode ser adiado, pois o estádio será utilizado no Pan-americano. Com isso, o compromisso do Rubro-negro deverá ser o Atlético-MG, no dia 3 de julho, em Belo Horizonte.

Apenas chutes de fora da área assustam no 1º tempo

O Flamengo começou o jogo impondo um ritmo veloz, puxado por Toró e Paulo Sérgio, que levou perigo nos minutos iniciais. Mas o primeiro gol poderia ter saído não fossem as falhas nas conclusões. O Inter até tinha espaços deixados pela defesa rubro-negra, mas não conseguia aproveitar as chances por causa do grande número de passes errados.

Com a ausência de jogadas trabalhadas, o jeito foi arriscar de longe. E foi assim que Clemer foi exigido pela primeira vez, quando Léo Medeiros acertou um chute de fora da área, obrigando o goleiro colorado a fazer boa defesa.

O time gaúcho reclamou de pênalti de Leonardo Moura em Márcio Mossoró aos 32 minutos. O jogador do Inter levou cartão amarelo por simulação.

Aos 36 minutos o goleiro Bruno finalmente trabalhou. Numa cobrança de falta, Ceará chutou forte de fora da área, e o goleiro do Flamengo fez bela defesa em seu ângulo direito. No final do primeiro tempo, mais um chute de longa distância voltou a assustar Bruno. A bola sobrou para Alex, que arriscou, mas foi pela linha de fundo.

Inter perde pênalti no início do 2º tempo

As equipes mal haviam se aquecido quando o Internacional teve um pênalti a seu favor. Após cobrança de falta, Ronaldo Angelim derrubou Índio fora do lance de bola. Aos quatro minutos, Alex deu uma paradinha, cobrou e chutou para fora.\ Logo depois, foi a vez de o Flamengo reclamar pênalti de Alex em Juan. O lateral do Flamengo foi advertido com cartão amarelo por supostamente ter se jogado.\

Mas parece que Alex não queria fazer um gol simples. Aos 20 minutos, o meia entrou em velocidade na área do Flamengo, driblou Bruno, e, quase sem ângulo, tocou para fazer um golaço.

Logo depois, o técnico Ney Franco decidiu colocar em campo o jovem atacante Kayke, mas o fato de ter tirado Toró irritou os torcedores, que xingaram o treinador de burro. Mesmo assim, o treinador fez outras substituições. A entrada de Luizinho e Gérson Magrão incendiou a equipe, que partiu para cima. No momento que a torcida demonstrava mais irritação, o Flamengo chegou ao empate. Juan foi à linha de fundo e cruzou para Ronaldo Angelim, que, livre no meio da área, cabeceou para fazer 1 a 1.

Apesar da pressão do Flamengo, o castigo veio aos 41 minutos. Num lance de contra-ataque, Adriano teve calma dentro da grande área para tocar no canto de Bruno. Mas o Fla não se entregou, e chegou ao empate aos 45 minutos, com Juan.

Vaias não abalam técnico Ney Franco

Comandante lembra que, quando jogou bem, time foi incentivado por seus torcedores

Gustavo Rotstein

Em alguns momentos do empate em 2 a 2 com o Internacional, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro a torcida do Flamengo mostrou ter perdido a paciência. O técnico Ney Franco e os jogadores foram alvos de xingamentos das arquibancadas.

Quando o Flamengo levou o segundo gol, soaram os coros de burro, para o técnico, e time de m... para os jogadores. No entanto, as críticas parecem não ter abalado a serenidade de Ney Franco.

- A torcida nos incentivou no início da partida, mas quando levamos 2 a 1 houve as vaias. A equipe não se abalou e correu atrás do empate - observa.

Juan, que admitiu que o Flamengo não teve boa atuação, afirma enteder as críticas dos rubro-negros.

- Isso é Flamengo. Quando estamos mal, a torcida vaia, mas quando estamos bem, somos incentivados. É algo normal para nós.

Juan: 'Renatos e Souza fizeram falta'

Lateral enaltece grupo rubro-negro, mas admite que reforços seriam bem-vindos

Gustavo Rotstein

Autor do gol que livrou o Flamengo da derrota nesta sábado (assista o vídeo ao lado), Juan reconheceu que as ausências de titulares prejudicaram o Flamengo no empate em 2 a 2 com o Internacional, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Renato e Paulinho estão machucados; Renato Augusto atualmente integra a seleção brasileira sub-20; Souza cumpriu suspensão pela expulsão contra o Figueirense.

- Os Renatos e o Souza fazem falta ao time. Com a volta deles na próxima rodada, vamos melhorar. Fizemos um jogo apenas razoável - afirma.

Para o lateral, embora o grupo do Flamengo seja de qualidade, alguns reforços poderiam ser úteis para melhorar a equipe na temporada.

- Com todos os jogadores à disposição nós temos um bom elenco, mas os reforços são sempre bem-vindos.

Lance

Fla marca no fim e empata com o Inter

Lateral-esquerdo Juan marca aos 45 do segundo tempo e empata partida contra o Internacional no Maracanã

Flamengoe Inter ficaram n empate (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

Rodrigo Mandarini

Drama, superação, princípio de crise, erros de arbitragem e gols no fim do jogo. Esses foram alguns dos ingredientes da partida entre Flamengo e Inter, neste sábado, no Maracanã. Resultado: 2 a 2. Os gols, todos no segundo tempo, foram marcados por Alex e Adriano para o Inter, com Juan e Angelim fazendo os do Fla.

Como não pôde escalar os Renatos, Augusto e Abreu, Ney Franco teve de optar pelos xarás Leonardos, Medeiros e Lima, além de Toró. No Inter, Alexandre Gallo ficou sem seu homônimo Pato e sem Fernandão. Ele teve de se contentar com Alex e Mossoró. Com tantos desfalques, venceria quem desse mais sorte e errasse menos.

Depois de três partidas sem vencer, o Flamengo começou a partida tentando apagar da lembrança dos torcedores as atuações irregulares e colocar seu nome nas posições mais confortáveis da tabela. Logo aos dois minutos, Paulo Sérgio avançou livre e chutou cruzado, a bola saiu torta, sem perigo. O jovem, de 18 anos, ainda teve duas chances na primeira etapa, mas nada muito perigoso.

O Inter também tentou, mas sem muita qualidade. Primeiramente, Wellington Monteiro chutou e a bola passou na frente de Bruno, que se esticou, mas não alcançou. Depois, Ceará fez boa jogada e tocou para Pinga, na marca do pênalti, perder. Ainda no primeiro tempo, os colorados reclamaram de um pênalti de Léo Moura em Mossoró. Mas o árbitro nada marcou.

No intervalo, a torcida do Flamengo pediu raça. Antes de sair de campo, o zagueiro Ronaldo Angelim discordou dos rubro-negros e afirmou: "O que está faltando é gol". Tinha razão. Logo no começo do segundo tempo, o mesmo Ronaldo Angelim segurou Índio: pênalti. Alex cobrou para fora e perdeu a chance de abrir o placar. Vale lembrar que na estréia de Bruno no Flamengo, no ano passado, contra o mesmo Inter, Fernandão marcou dois gols em penalidades e deu a vitória ao Colorado por 2 a 1.

No lance seguinte, uma polêmica. Juan invadiu a área e foi empurrado por Alex. Héber Roberto Lopes não teve seu nome gritado pelos torcedores. O que se ouviu na arquibancada foi o nome de Edílson, em referência a Edílson Pereira de Carvalho, da "Máfia do apito".

Aos 19 minutos, Alex limpou o seu nome e marcou um golaço: ele invadiu a área driblando, passou até por Bruno e abriu o placar. Foi a vez dos torcedores do Inter gritarem o nome dele, Alex.

Quando a crise já parecia se instalar no Flamengo, Ney Franco tirou os perseguidos Toró e Léo Lima, além de Paulo Sérgio. Entraram, respectivamente, Kayke, Gerson Magrão e Luizinho. A torcida não perdoou e chamou o treinador de burro. Para piorar, Claiton, preterido, ainda fez cara feia e apontou para o treinador, jogando os torcedores contra ele.

Ney Franco chegou a respirar aliviado aos 31 minutos. Juan cruzou e Angelim cabeceou firme, no canto direito de Clemer: 1 a 1. O gol deu uma trégua nas vaias. Mas por pouco tempo.

Aos 41 minutos, Adriano, que tinha entrado no intervalo, recebeu lançamento, passou como quis por Jaílton e desempatou: 2 a 1 Inter. Mais vaias, mais xingamentos a Ney Franco e brigas na arquibancada.

Quando o Maracanã já havia se transformado em um caldeirão, com Ney Franco e seus comandados ardendo nas labaredas rubro-negras, o alívio: Léo Moura enfiou uma bola para Juan, que tocou na saída de Clemer: 2 a 2, aos 45 minutos.

Com o empate, o Flamengo chega aos seis pontos. O Rubro-Negro ainda não venceu em casa. Já o Inter, com sete pontos, conquitou o seu primeiro ponto fora de casa.

Ney Franco defende jogadores do Flamengo

Treinador diz que não faltou qualidade, faltou ritmo

Rodrigo Mandarini

O técnico Ney Franco disse que os desfalques do Flamengo foram decisivos para o time não ter conseguido um resultado melhor diante do Inter, neste sábado, no Maracanã. O treinador não pôde contar com Renato, Renato Augusto, Souza e Paulinho no empate por 2 a 2 com o Colorado.

- Nós perdemos muitos jogadores. Não acho que os substitutos não têm qualidade. O que atrapalhou foi a falta de ritmo. Toró, Jaílton e Léo Lima não vinham atuando constantemente - destacou Ney.

Com a ausência dos principais jogadores, o time do Flamengo mostrou dificuldades em encontrar substitutos à altura. Ney Franco, ainda assim, não admite a fraqueza do elenco.

- Nós estamos avaliando com cautela possíveis reforços. Não tivemos peças de reposição por termos perdido jogadores importantes - disse.

Angelim acha que tanto faz o 3-5-2 ou o 4-4-2

Zagueiro diz que o importante é obedecer o treinador

O zagueiro Ronaldo Angelim marcou o primeiro gol do Flamengo no empate por 2 a 2 com o Inter, neste sábado, no Maracanã. Depois da partida, o jogador disse que o esquema de jogo utilizado, o 4-4-2, não é pior ou melhor do que o 3-5-2, utilizado na derrota para o Figueirense por 4 a 0 no último domingo.

- Independentemente da forma de jogar, o importante é fazer o que o treinador pediu. O 4-4-2 foi o modo que estamos mais treinados. Mas o outro esquema também funciona - garantiu.

Com a adoção do 4-4-2, Angelim disputa a vaga com Thiago. Este não atuou contra o Inter por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ainda há a possibilidade de Ney Franco escalar Angelim e Thiago e sacar Irineu.