Notícias

Clipp 18/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Basquete

Fla volta a perder e fica em situação difícil na Liga

Leandrinho, Nenê e Varejão avançam para a segunda fase da NBA

CORRIENTES, Argentina. O Flamengo ficou em situação difícil na luta pelo título da Liga Sul-Americana de Basquete, contra o Regatas Corrientes, da Argentina. Ontem, novamente no ginásio do rival, o time carioca foi batido por 63 a 56, e o Corrientes abriu 2 a 0 nas finais.

A série prossegue na terça-feira, às 19h, no Maracanãzinho. O Flamengo tem de vencer para forçar um quarto jogo no dia 23, no mesmo local, e então, tornar a ganhar, para provocar o quinto jogo, dia 29 ou 30, em Corrientes. Ontem, o rubro-negro atuou sem o astro Marcelinho, expulso na derrota de anteontem (95 a 72), em partida tumultuada. Marcelinho será julgado amanhã.

No primeiro quarto, muito bem na defesa, o Flamengo fez 14 a 4, a 3m30s, fechando o quarto em 16 a 11. No segundo período, continuava melhor, cadenciando o jogo, com Fred, e levou para o vestiário a vantagem de 30 a 22, graças a uma bola de três de Amiel.

Nenê deve estar em quadra no domingo pelo Denver

No terceiro período, o até então apático Corrientes reagiu - liderado por Stanton - diminuindo a diferença: Flamengo 37 a 35, a 4m50s do fim do quarto. O técnico rubro-negro Paulo Chupeta pediu tempo, mas a 2m20s, uma bola de três de Montecchia pôs o time argentino na frente: 43 a 41. O Corrientes fechou o período em 47 a 43. No último quarto, enquanto o Flamengo caía de rendimento, o Corrientes abria 59 a 47, com Martinez, a 4m18s do fim do período, antes de encerrar o placar em 63 a 56.

Corrientes:Montecchia (9), Martinez (11), Stanton (19), Robinson (11) e Lopez (4). Entraram: Rivero (3) e Tintorelli (6). Flamengo:Fred (11), Hélio (6), Amiel (14), Alírio (7) e Coloneze (15). Entraram: Fernando (3), Maicon e Duda.

Gavilán treina no Fla até se transferir

No momento em que questões individuais ameaçavam ganhar espaço na Gávea, a diretoria baixou uma resolução: qualquer assunto que não seja os jogos pela Libertadores e as finais do Estadual está proibido. Para tanto, o clube apara arestas e ontem selou o futuro do paraguaio Gavilán. Ele não jogará o Brasileiro pelo Flamengo, mas ficará na Gávea até encontrar um novo clube.

Gavilán, cuja postura profissional é elogiada na Gávea, tinha acertado com o rubro-negro um vínculo até o fim do ano, dividido em três contratos: dois de três meses e um de seis, para que o Flamengo o avaliasse. O primeiro contrato termina na próxima quarta-feira. O jogador, que se vê sem chances de jogar, quer buscar um clube. O rubro-negro decidiu mantê-lo mesmo após o fim do primeiro contrato. Será o tempo para Gavilán acertar uma transferência.

Joel mantém base para enfrentar Bolognesi

Perguntado sobre as razões que o levavam a não ser aproveitado, Gavilán disse que não costuma conversar com treinadores sobre o assunto.

- Não tenho diálogo algum com Joel sobre isso. Já passou minha época de ficar pedindo explicação - disse o jogador.

Ontem, o vice de futebol do clube, Kleber Leite, anunciou que assuntos relativos à situação dos jogadores do elenco não serão tratados até o fim do Estadual. Na véspera, o técnico Joel Santana fora obrigado a comentar, além do caso de Gavilán, os de Diego Tardelli e Marcinho que, recentemente, se mostraram contrariados.

O presidente do clube, Márcio Braga, almoçou com o empresário de Ronaldo, Fabiano Farah. Ele reiterou o convite para o atacante fazer na Gávea sua recuperação o que, segundo Márcio, vem sendo tratado com o médico José Luiz Runco.

- Para jogar, só em 2009. Foi um encontro de relações públicas - disse Márcio.

No treino de ontem, o técnico Joel Santana mostrou que deve manter, contra o Coronel Bolognesi, pela Libertadores, a chamada "tropa de elite", que venceu o Cienciano e perdeu para o Botafogo. A exceção foi Renato Augusto, cuja contusão na perna ainda inspira cuidados. Ele deu lugar a Marcinho.

Na segunda-feira, o time vai para a Granja Comary, em Teresópolis, onde planeja ficar por duas semanas, ou seja, até o fim do Estadual. A programação só mudaria se houver uma viagem longa para as oitavas-de-final da Libertadores, que será entre os dois jogos finais do Estadual.

Em entrevista ao "RJTV", da Rede Globo, Romário elegeu a torcida do Flamengo como a que mais o marcou:

- A torcida do Flamengo é coisa de outro planeta - disse o ex-jogador.

JORNAL DOS SPORTS

Leo Moura: 'Fla aprendeu lição da Libertadores 07'

DANIEL PRADO dprado@jsports.com.br

Arquivo/JS

Leo Moura é uma das principais armas ofensivas do Fla

Deixando um pouco de lado o Campeonato Carioca, onde aguarda o vencedor da decisão da Taça Rio entre Botafogo e Fluminense, neste domingo, o Flamengo mira suas atenções para a Libertadores. O Rubro-Negro já garantiu classificação no grupo 4, com 10 pontos, mas ainda luta para garantir a primeira posição da chave e, com menor chance, a melhor campanha geral da competição.

No ano passado, a boa campanha da primeira fase não valeu de muita coisa, já que o time da Gávea teve a segunda melhor pontuação, com 16 pontos e acabou sendo eliminado logo em seguida, nas oitavas-de-final, pelo inexpressivo Defensor, do Uruguai. Os cariocas perderam por 3 a 0 em Montevidéu e, no jogo de volta, no Maracanã, não conseguiram devolver o placar e, mesmo vencendo por 2 a 0, foram eliminados.

O lateral-direito Leonardo Moura, que esteve na precoce eliminação em 2007, garante que a equipe aprendeu a lição e que este ano a estória será diferente.

“Aprendemos com os erros do ano passado, quando perdemos para o Defensor por 3 a 0 em Montevidéu. Se tivermos a chance de decidir diante da nossa torcida, com certeza será diferente”, sentenciou o lateral.

A gangorra rubro-negra

Depois de ser quase eliminado, Flamengo pode ter a melhor campanha da Libertadores

nathan de lima e thiago bokel

Jair Motta

Léo Moura credita à derrota em Montevidéu o início da asceção do Flamengo na Libertadores

A velha máxima de que no Flamengo as coisas mudam a cada minuto pode caracterizar sua vida na Libertadores deste ano. Antes de enfrentar o Cienciano, em Cusco, na semana passada, havia o temor pelo pior, no qual uma derrota praticamente dizimaria suas chances na competição. No entanto, a expressiva vitória por 3 a 0 nos 3.360 m acima do nível do mar da cidade peruana mudaram os rumos da equipe de Joel Santana no ano.

O resultado abriu uma outra vertente, antes quase que ignorada no Clube: a de que o time poderia fazerr a melhor campanha entre os 32 participantes e, assim, nas oitavas-de-final, enfrentar o pior segundo colocado da fase de grupos. Por mais que essa colocação ainda esteja difícil de ser alcançada pela diferença de saldo de gols com os outros concorrentes, a vitória sobre o fraco time peruano garantirá, no mínimo, uma das três melhores campanhas desta fase.

O maior aprendizado do Flamengo no campeonato, entretanto, não veio com um resultado positivo. Para o lateral-direito Leonardo Moura o fator determinante para a reação aconteceu após o revés para o Nacional, por 3 a 0, em Montevidéu.

"A derrota para o Nacional fez o grupo amadurecer muito e nos mostrou a importância de vencer também fora de casa. O jogo no Peru nos deu muita confiança de que temos condição também de buscar o resultado mesmo quando não jogamos no Maracanã", enaltece Léo Moura.

O lateral vê, ainda, os fatores positivos de se classificar na melhor colocação:

"É importante ficar em primeiro no geral pois, teoricamente, os times mais fracos  classificarão na parte debaixo. Além disso, entraremos mais confiantes na próxima fase", conclui.

Desafio

Como prova a cada jogo importante, o Flamengo tornou-se um time disposto a calar a boca dos que duvidam de seu potencial. Seja com o apoio da gigantesca e fanática torcida ou com apenas os 11 guerreiros em campo, a equipe de Joel Santana pode alcançar mais um grande feito: até então um grupo com chances de desclassificação precoce na Libertadores pode terminar como o de melhor campanha para a fase de mata-mata.

Flamengo treina tranquilo na Gávea

Classificado na Libertadores, time aguarda o adversário na final do Carioca

O técnico Joel Santana tem tido tempo para treinar a equipe do Flamengo, visando a última partida da fase de classificação da Copa Libertadores, na próxima semana, contra o eliminado Coronel Bolognesi, do Peru.

Joel tem contado com o trabalho do preparador físico Ronaldo Torres, no condicionamento físico do time, e elaborado, também, um esquema de treinamento de fundamentos e elementos táticos. Ele fala sobre o momento rubro-negro.

"Agora, o que me interessa é fazer uma boa classificação na Libertadores. Conseguimos a qualificação para as oitavas-de-final com uma rodada de antecedência, mas vamos buscar o primeiro na tabela geral. Daqui para frente, qualquer jogo é uma decisão. Não pode dar bobeira", disse à Rádio Bandeirantes.

O Flamengo só entrará em campo na quarta-feira da semana que vem, contra o Bolognesi, no Maracanã.

Flamengo tentará vetar Péricles Cortez em seus jogos

Presidente Marcio Braga critica atuação do árbitro no clássico com o Botafogo

A derrota para o Botafogo por 3 a 0 ainda é assunto na Gávea. Na última terça-feira, o presidente Marcio Braga revelou que o clube enviará um ofício à Federação de Futebol do Rio de Janeiro solicitando que o árbitro Péricles Cortez fique proibido de apitar partidas do Rubro-Negro no Campeonato Estadual.

O presidente do Fla se mostrou indignado com a atuação do juiz no clássico do último domingo, que segundo o próprio Marcio Braga, cometeu um 'crime' contra o futebol. Sem tirar os méritos do Bota pela inconstestável vitória, Braga disse ainda que fatou imparcialidade e profissionalismo ao árbitro.

"Não tive tempo, mas vou enviar um ofício à Federação pedindo para esse trio não seja mais escalado em jogos do Flamengo. O Botafgo merecia vencer porque foi superior e o Flamengo estava sem energia por causa de Cuzco. Mas não precisava colocar um árbitro daquela maneira. Coisa gritante, crime contra o produto futebol. Ele apitou de forma parcial", declarou Marcio Braga.

Agora tem que ganhar duas no Rio

Flamengo perde por 63 a 56 para o Regatas, que abre 2 a 0 na decisão da Liga Sul-Americana

Divulgação

O ala Fernando Mineiro teve boa atuação na partida de ontem

Sentindo, e muito, a ausência do seu melhor jogador, o ala Marcelinho, o Flamengo não conseguiu evitar a segunda derrota na melhor de cinco das finais da Liga Sul-Americana de Basquete. O time bem que tentou se impor, mas não teve forças para sustentar a vantagem no placar e acabou sendo derrotado ontem por 63 a 56 pelo Regatas de Corrientes (Argentina), no ginásio do adversário, e agora precisa vencer todas as partidas que ainda restam, se ainda quiser chegar ao título.

Com uma postura totalmente diferente da partida da última quarta-feira, quando foi derrotado por 95 a 72, e chegou a sofrer 34 pontos no primeiro quarto, o Flamengo entrou disposto a apagar a má impressão deixada no primeiro duelo. Comandados por Fred e Coloneze no primeiro período, os rubro-negros imprimiram  o ritmo de jogo tradicional, uma defesa forte e saídas rápidas em contra-ataques e chegaram a abrir 10 pontos de vantagem. Mesmo com uma pequena desatenção nos minutos finais , os comandados de Paulo Chupeta fecharam em 16 a 11.

No segundo período foi a vez do Regatas entrar com uma atenção maior em quadra e não deixar que o time brasileiro se distanciasse no placar. Mesmo mantendo uma defesa sólida o rubro-negro não conseguia manter o bom aproveitamento no ataque, foi aí que começou a brilhar novamente a estrela do cubano Amiel, que já tinha ido bem na primeira partida. Com uma bola de três pontos, o clube abriu oito pontos ao fim do primeiro tempo: 30 a 22.

Reação

Contando com o nervosismo da equipe rubro-negra, e com a boa atuação de Montecchia e Robinson na volta do intervalo, o time da cidade de Corrientes se acertou em quadra e abriu quatro pontos ao fim do terceiro período, levando uma boa vantagem para o último e decisivo quarto: 47 a 43 para a equipe da casa.

No último período, a equipe do técnico Paulo Chupeta esteve irreconhecível. Perdeu a concentração, não se achou tanto na defesa, quanto no ataque e permitiu que o time argentino abrisse uma boa vantagem e consolidasse a segunda vitória: 63 a 56.

Agora é a vez da nação rubro-negra demonstrar a sua força e ajudar o seu time a empatar a série nos próximos jogos que serão realizados nos dias 22 e 23 (se necessário), no Maracanãzinho.

Eduardo Lacombe

O Vermelho e o Negro

Facilidades

Eduardo lacombe lacombe@jsports.com.br

Um colega costuma dizer que o jornalista esportivo é o único que analisa as coisas após elas acontecerem. E se justifica, dizendo que o analista político comenta as coisas ao mesmo tempo em que elas acontecem (o Presidente vai conseguir aprovar determinada Lei? Senadores e deputados darão a Maioria ao Presidente sem levar algo em troca?) Os economistas, por sua vez, têm de dizer se a inflação vai subir antes mesmo dos preços serem mudados nos supermercados. Já nós, os cronistas (argh!) esportivos, falamos do time e/ou dos jogadores sempre depois de sua atuação.

Digo isso porque antes da sensacional vitória em Cusco, nenhum de nós, pobres mortais, admitiria que o Flamengo, além de classificar-se em seu grupo, o faria em primeiro lugar e com a possibilidade de fechar a primeira fase com a liderança isolada entre os 32 - repito, 32 - clubes americanos que disputam a Libertadores. Como dizem os baianos, “Ópaí, ó”!

Pena que à vitória em Cusco seguiu-se a derrota no Maracanã. Pena porque poderíamos liquidar a fatura neste domingo mesmo. Agora, temos de esperar mais um tempo para, enfim, comemorarmos o bicampeonato. Mas não considero este bicampeonato tão fácil quanto alguns torcedores tentam convencer-me. A história, sempre ela, conta que quando há a possibilidade de nos igualarmos ao Fluminense no número de título conquistados - neste 2008, são 30 -, eles dão um pulo à frente. E começamos nós a corrida. Portanto, é bom ficarmos alerta.

Para finalizar, um assunto que, eu sei, nada tem a ver com os 40 milhões de rubro-negros, que somos. No empate entre Botafogo e Portuguesa, ontem, a anulação de dois gols a favor dos paulistas - muito bem anulados, diga-se de passagem - só mostra não existir o tão comentado complô contra eles. Afinal, que motivo melhor para dar continuidade ao complô do que validar dois gols ilegais? Felizmente, podemos dormir, sem ter alguém ao nosso lado sempre chorando e reclamando que os juízes não os deixam ser felizes. E caso eles continuem a reclamar, nós diremos como os baianos: “Êta, mal humor da porra”!

O DIA

Gavilan: 'O Joel não tem diálogo’

Depois da ironia de Diego Tardelli, ontem foi a vez de Gavilán questionar o treinador. Novos contratados não ganham espaço no time-base de 2007

Janir Júnior

Rio - Focos de insatisfação que antes eram velados agora começam a pipocar na Gávea, principalmente por parte dos novos contratados. Depois de Diego Tardelli dizer em tom de ironia que não era salvador da pátria, ao entrar quando o Flamengo perdia de 3 a 0 para o Botafogo, ontem foi a vez de Gavilán questionar Joel Santana. Segundo o volante, o técnico não teve diálogo com ele.

O contrato de Gavilán, que atuou poucas vezes na temporada, vence na quarta-feira, e ele já procura novo clube. “Não tenho explicação para o pouco aproveitamento.O Joel não teve diálogo comigo. Mas também passou do tempo de pedir explicações. Só não sei o motivo”, desabafou Gavilán, que assinou contrato de risco, devido a um problema de artrose no joelho direito.

Além de Tardelli e Gavilán (que atuou apenas em quatro partidas, sendo duas como titular), outros jogadores também estariam insatisfeitos pelo fato de Joel sempre recorrer e exaltar o time de 2007 quando passa por momentos de dificuldades. Para complicar ainda mais a situação dos novos reforços, Jônatas e Rodrigo ainda se recuperam de lesões.

Kléberson, que tem tido mais oportunidades, não tem agradado à torcida. O zagueiro Leonardo é outro que não tem sido aproveitado pelo técnico rubro-negro.

Na quarta-feira, Joel já comentara o fato de não ter espaços para todos no time: “O único que não pode sobrar é o comandante, que sou eu”.

Enquanto alguns jogadores esquentam a cabeça, outros aliviam as dores de barriga na Gávea. Ontem, Leonardo Moura, Souza e Diego Tardelli treinaram normalmente, depois de sofrerem com uma gastroenterite.

Joel Santana antecipou que escalará força máxima contra o Coronel Bolognesi, quarta-feira, pela Copa Libertadores. A base será novamente a de 2007. Resta saber quem vai engrossar o time dos insatisfeitos.

Ser primeiro do grupo, a missão

Rio - A ordem na Gávea é vencer o Coronel Bolognesi para garantir a primeira colocação no grupo e assim disputar a segunda partida da próxima fase da Copa Libertadores no Maracanã. “Temos de evitar perder fora e depois decidir em casa com a torcida ao nosso lado”, disse Íbson.

Leonardo Moura lembrou que nem assim o Flamengo teve sucesso na Libertadores do ano passado. Na ocasião, o time perdeu de 3 a 0 para o Defensor, fora de casa, e, no Maracanã, fez 2 a 0 e não conseguiu a classificação. “Temos de ir bem na partida de ida. Acredito que com a experiência do ano passado nós amadurecemos”, analisou o lateral.

Na segunda-feira, o time deve viajar para a Granja Comary, em Teresópolis, para se preparar para o duelo com o Bolognesi e a final do Estadual. A tendência é que a equipe venha para o Rio na quarta-feira e retorne à Granja logo na quinta.

Léo Moura aprova possível ida para a Granja Comary

Rio - Um dos lideres do elenco do Flamengo, o lateral-direito Léo Moura viu com bons olhos a possível ida do rubro-negro para a Granja Comary, em Teresópolis. O jogador lembra que as últimas passagens do time da Gávea pelo CT da Seleção Brasileira foram bastante proveitosas.

“Se tivermos que sair do Rio vai ser bom para ficarmos todos juntos e pensando na final do estadual. Das outras vezes que saímos deu certo e agora vai dar também. A comissão técnica e a diretoria sabem o que fazem. Com essa semana sem jogo, aproveitamos para ficar com a família, até porque a gente sabe que daqui pra frente isso vai ser cada vez mais raro”.

Para o lateral, a vitória fora de casa por 3 a 0 sobre o Cienciano vai ser importante para dar confiança a equipe rubro-negra para o próximo desafio, contra o Coronel Bolognesi, quarta-feira, no Maracanã.

“O grupo hoje é muito mais maduro do que no ano passado. Aprendemos muito com a Libertadores de 2007 e hoje entendemos como é importante jogar bem fora de casa. A vitória que tivemos lá no Peru nos deu ainda mais confiança de que podemos ir bem mesmo sem ser perto da nossa torcida. Vamos encara a partida contra o Bolognesi com toda seriedade porque é importante ficarmos na melhor colocação possível. Para as próximas fases isso pode ser decisivo”.

Léo não acredita que a equipe peruana jogue de uma forma violenta contra a equipe do Flamengo.

“O Bolognesi não é uma equipe violenta. Não temos com o que nos preocupar quanto a isso e também não podemos achar que vai ser um treino de luxo. Pode, sim, ser um apronto para os jogos finais do estadual”.

O jogador passou mal nos últimos dias, mas já treinou hoje de manhã e garante que está 100% novamente.

“De uma hora pra outra me senti muito mal. Ainda bem que não tem jogo essa semana, porque seria complicado participar. Me alimentei bem, só com a comida da mamãe e estou bom de novo para treinar e jogar”.

Renato Augusto fica fora do treino tático

Rio - Depois de um treinamento de finalização pela manhã, o elenco do Flamengo voltou ao campo agora à tarde para um treinamento tático.

Joel organizou um treinamento de ataque contra defesa em um campo reduzido. O treinador escalou a equipe titular com: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson (Diego Tardelli), Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

Renato Augusto, que se recupera de uma pancada na coxa direita, fez apenas um trabalho físico na academia do clube.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo pede veto da Ferj para árbitragem do clássico

Rio de Janeiro (RJ) - A derrota de 3 a 0 para o Botafogo continua repercutindo no Flamengo. O presidente do clube, Márcio Braga, revelou que vai enviar um ofício a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), vetando a escalação do árbitro Péricles Bassols Cortez nas finais do Campeonato Carioca. Os jogadores flamenguistas, apesar do placar dilatado, deixaram o gramado revoltado com o árbitro, que marcou um pênalti após lance entre Jorge Henrique e Toró na área rubro-negra.\ “Vou enviar esse ofício solicitando que o trio de arbitragem do domingo passado não passe perto do Maracanã nas finais do Campeonato Carioca. O que houve no Maracanã foi uma coisa muito gritante, um crime contra o futebol. Ele foi muito parcial”, analisou Márcio Braga, que negou tentativa de tirar o foco da derrota. “Não estou tentando justificar a derrota, pois o Botafogo foi superior em campo e mereceu a classificação para a decisão.”\

Ainda em relação ao jogo, o lateral-esquerdo Juan poderá ser indiciado por causa de suas declarações após a partida, quando disse que o árbitro foi decisivo para a vitória botafoguense. O procurador André Luís Valentin, do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), promete levar o atleta a julgamento.

“Não preciso que o fato tenha sido registrado na súmula da partida para denunciar o jogador, até porque a declaração foi dada para a imprensa. O jogador de futebol precisa entender que precisa jogar futebol e não ficar reclamando da arbitragem. Acredito que a denúncia vai existir realmente”, disse André

O procurador causou polêmica ao revelar que torce pelo Flamengo após a final da Taça Guanabara, quando indiciou vários jogadores do Botafogo e o técnico Cuca, que reclamaram da arbitragem na derrota de 2 a 1. Na ocasião ele foi muito criticado por Carlos Augusto Montenegro, colaborador do departamento de futebol do Glorioso.

Ainda fora de campo a diretoria do Flamengo conseguiu um adiantamento para colocar em dia os salários do mês de fevereiro dos jogadores, já que existia um certo clima de insatisfação na Gávea.

Gavilán admite possível saída do Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O volante paraguaio Gavilán, contratado no início do ano para ser titular e ajudar o time na disputa da Copa Libertadores, ainda não disse a que veio no Flamengo. Tendo poucas oportunidades com o técnico Joel Santana, o atleta tem seu contrato se encerrando na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, e seu futuro na Gávea é incerto.\ Apesar de existir uma cláusula que prevê a renovação automática, o jogador reconheceu que pode deixar a Gávea caso receba uma boa proposta. “Existe uma cláusula no contrato que me permite sair no caso de uma proposta. Mas estou tranqüilo quanto ao Flamengo, pois nunca deixei de cumprir as minhas obrigações com o clube, participando de todos os treinos da equipe”, afirmou Gavilán.\

O paraguaio se mostrou insatisfeito com o fato de ter tido poucas oportunidades de começar as partidas como titular. E foi irônico ao falar sobre sua avaliação sobre seu rendimento em campo. “Não dá para fazer uma avaliação, pois fui escalado em apenas quatro partidas e somente em duas comecei como titular. Mas se formos olhar os números fui bem, pois desses quatro jogos o Flamengo conseguiu vencer três.”

Sobre seu relacionamento com Joel Santana, o volante disse não ter nenhum problema com o comandante, mas revelou que não existiu nenhuma conversa entre eles sobre a situação do paraguaio. “Nunca existiu esse tipo de diálogo. Já passei da fase de pegar explicações com o treinador sobre o porquê de eu não ter sido escalado”, explicou.

No treino desta quinta-feira, na Gávea, o goleiro Marcelo Lomba, o lateral-direito Leonardo Moura e o atacante Diego Tardelli voltaram a participar das atividades, pois na véspera eles foram preservados por causa de uma indisposição estomacal. São grandes as chances de o clube viajar nesta sexta-feira para Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para ficar treinando até o confronto com o Coronel Bolognesi-PER.

O jogo está marcado para a próxima quarta-feira, no Maracanã, e é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Já classificado para as oitavas-de-final, o Rubro-negro planeja ter uma boa vantagem nas fases seguintes, ficando entre os primeiros da classificação geral.

PELÉNET

Romário: "A torcida do Flamengo é coisa de outro planeta"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Romário foi formado no Vasco e atuou por outros dois "grandes" do Rio de Janeiro: Flamengo e Fluminense. Além disso, defendeu vários clubes pelo mundo, sendo, na maioria das ocasiões, ídolo. Contudo, o Baixinho não pensou duas vezes ao ser perguntado sobre a torcida que mais lhe marcou.

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem

"Ah, a do Flamengo, com todo respeito às outras. A torcida do Flamengo é coisa de outro planeta", afirmou o eterno camisa 11, em entrevista ao RJ TV, da Rede Globo.

A identificação entre Romário e os rubro-negros sempre foi realmente intensa. Apesar de não ter conquistado muitos títulos pelo clube da Gávea (apenas três - Estaduais de 1996 e 1999 e Mercosul de 1999), o atacante é querido até hoje pela "maior torcida do mundo".

O Baixinho atuou pela primeira vez com a camisa do Flamengo em 1995, após passagem arrasadora pelo Barcelona no ano anterior, quando foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. Pouco antes, havia sido o principal nome da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato mundial.

Após dois anos de Gávea, o camisa 11 voltou ao futebol espanhol, para atuar pelo Valência. Mas logo retornou ao Rubro-Negro, onde permaneceu até o fim de 1999.

Na última segunda-feira, Romário anunciou oficialmente sua aposentadoria. O comunicado foi feito durante o lançamento do "Júri do Baixinho - DVD Romário É Gol", num restaurante na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Apesar de já ter "pendurado as chuteiras", o craque deve realizar um jogo de despedida, no qual pretende usar uma camisa que mescle as cores dos três clubes cariocas que defendeu.

Em seus quase 24 anos de carreira, o Baixinho anotou 1002 gols e conquistou títulos marcantes. De acordo com ele, um dos que recorda com mais carinho, além da Copa do Mundo de 1994, é o da Mercosul de 2000, pelo Vasco.

O Cruzmaltino se sagrou campeão após bater o Palmeiras por 4 a 3 no segundo jogo da decisão. Contudo, o grande diferencial, segundo o atacante, foi que os paulistas abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo e a equipe carioca conseguiu a histórica virada nos 45 minutos finais.

Insatisfeito, Gavilán ensaia adeus ao Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Pouco aproveitado, Gavilan (e) afirma estar insatisfeito e pode deixar o Flamengo

Continua incerto o futuro de Gavilán no Flamengo. Pouco aproveitado pelo técnico Joel Santana, o volante paraguaio admite a possibilidade de não renovar seu contrato, que expira no próximo dia 23.

"O contrato pode ser prorrogado normalmente, mas desde que eu esteja trabalhando normalmente. Espero ter a oportunidade de uma seqüência de jogos, o que ainda não aconteceu", disse o jogador, complementando.

"Há uma cláusula que permite a minha saída do clube se receber uma boa proposta para mim e para o Flamengo", emendou.

Gavilán atuou em apenas quatro jogos pelo Rubro-Negro, sendo dois como titular. O volante chegou à Gávea no início da temporada. Após não ser aprovado nos exames médicos, em razão de um problema no joelho direito, o paraguaio propôs um contrato de risco, que seria renovado de quatro em quatro meses.

GLOBOESPORTE

Pai de Souza é baleado em assalto no Rio

Wladimir Rodrigues Cardoso é ferido nas pernas mesmo após entregar cordão e celular

Souza diz a segurança que pretende vender a casa em que mora o pai

O portuário Wladimir Rodrigues Cardoso, de 49 anos, pai de Souza, atacante do Flamengo, foi baleado em uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira, quando chegava em casa, localizada no Jardim Sulacap, zona Oeste do Rio de Janeiro. Wladimir disse aos policiais da Delegacia de Realengo que entregou o cordão de ouro e o telefone celular, e em seguida correu em direção à sua casa, quando os bandidos fizeram vários disparos em sua direção.

O carro ficou com dez perfurações na lataria e no pára-brisa, e o pai do jogador rubro-negro foi ferido na perna direita e no pé esquerdo. Souza disse ao segurança particular de seu pai que a casa será vendida por causa do alto índice de violência no local. Os assaltantes eram quatro homens que estavam num Vectra ou Honda Civic cinza, e tentaram roubar seu carro Space Fox.

A informação é do jornal "O Globo".

Flamengo entrega a vitória ao Corrientes

Equipe argentina abre 2 a 0 na série melhor-de-cinco jogos da final da Liga Sul-Americana

Flamengo começa na frente, mas permite que o Corrientes consiga mais uma vitória

Com Marcelinho Machado assistindo à partida do camarote, o Flamengo começou bem a segunda partida da série melhor-de-cinco da final da Liga Sul-Americana, nesta quinta-feira, em Corrientes, na Argentina. No entanto, cedeu a vitória aos donos da casa por 63 a 56 ao relaxar em quadra.

Com o resultado, os argentinos abriram 2 a 0 na série. Para eles, basta mais uma vitória para ficar com o título da competição. O próximo duelo entre os times será na terça-feira, às 19h, no Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro.

Vitória entregue no último quarto

Após a confusão no jogo de estréia da final, na última quarta-feira, quando a equipe carioca se envolveu em uma briga por se sentir prejudicada pela arbitragem - o que culminou na expulsão de Marcelinho Machado -, o Rubro-Negro entrou determinado em quadra nesta quinta.\ Durante os três primeiros quartos, o time de Paulo Chupeta manteve a frente do placar. No término do primeiro tempo, a vantagem era boa. Flamengo tinha 30 pontos contra 22 do Corrientes. Mesmo sem seu jogador mais experiente em quadra, a equipe soube impor seu ritmo.\

No entanto, no último quarto, a situação degringolou. Ansiosos, os jogadores do Rubro-Negro começaram a rifar as bolas, desperdiçando muitas cestas. Sentindo o momento do rival, o Corrientes igualou no marcador e, embalado pelo forte torcida, colocou uma boa vantagem. Em casa, foi fácil para o time argentino administrar o placar e chegar à segunda vitória sobre o Flamengo.

Fla confirma ida para a Granja Comary

Rubro-Negro ficará em Teresópolis antes das duas finais do Campeonato Carioca

Kléber Leite confirmou a ida do Flamengo para a Granja antes das duas finais

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou que a equipe vai à Granja Comary se preparar para a final do Campeonato Carioca. A novidade é que o time ficará em Teresópolis antes das duas finais do Estadual.

A programação será a seguinte: a delegação parte para a Granja nesta segunda-feira. Na quarta, sai de lá para jogar contra o Coronel Bolognesi, no Maracanã, pela Libertadores, e volta para Teresópolis no dia seguinte, onde fica até o primeiro jogo da final.

Após esta partida, a delegação do Fla volta para a Granja na segunda-feira seguinte. Kleber Leite garantiu que não será um problema disputar a primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores entre os dois jogos da final do Estadual.

Joel mantém base da tropa de elite

Em treino tático, técnico coloca Marcinho na vaga de Renato Augusto, que está machucado

Eduardo Peixoto

Joel: apesar da derrota para o Bota, confiança no Fla está inabalada

A derrota por 3 a 0 para o Botafogo, em um primeiro instante, não abalou as convicções de Joel Santana. Na tarde desta quinta-feira, o técnico realizou um treino tático e mostrou que a tropa de elite do Flamengo continua prestigiada.

A única alteração em relação ao time que venceu o Cienciano e perdeu para o Alvinegro foi forçada. Com um edema na perna direita, o apoiador Renato Augusto ficou na sala de fisioterapia. Marcinho o substituiu.

O restante da equipe permaneceu inalterado. Ou seja: o meio-campo treinou com Cristian, Ibson, Kleberson e Toró. É a formação que Joel apelidou de tropa de elite.

O Flamengo enfrenta o Coronel Bolognesi, dia 23, no Maracanã, pela última rodada da Taça Libertadores. Uma vitória garante ao time a primeira posição no Grupo 4 e a chance de jogar o segundo jogo das oitavas-de-final em casa.

- Aprendemos com os erros do ano passado, quando perdemos para o Defensor por 3 a 0 em Montevidéu. Se tivermos a chance de decidir diante da nossa torcida, com certeza será diferente - declara o lateral-direito Leo Moura.

Romário: 'Torcida do Fla é de outro planeta'

Baixinho fala de sua aposentadoria, de um jogo de despedida e da final da Taça Rio

Em entrevista ao RJ-TV, da Rede Globo, o ex-atacante Romário, que anunciou a sua aposentadoria na última segunda-feira, falou da sua decisão de encerrar a carreira e de uma partida de despedida. Curiosamente, após pendurar as chuteiras no Vasco, o Baixinho fez uma revelação um tanto polêmica para a torcida do time de São Januário.

- A torcida do Flamengo é de outro planeta - diz Romário.

Fla treina completo nesta quinta

Diego Tardelli, Souza e Leo Moura participam de treino de finalização na Gávea

Eduardo Peixoto

A gastroenterite deu uma trégua ao elenco do Flamengo e, pela primeira vez na semana, o técnico Joel Santana pôde realizar um treino sem ausências por causa deste motivo. Na manhã desta quinta-feira, Leo Moura, Diego Tardelli e Souza treinaram normalmente na Gávea.

Por mais de uma hora, os jogadores rubro-negros fizeram um treino de finalização sob sol forte. Os três jogadores que estavam debilitados participaram até o fim.

O departamento médico não tem respostas conclusivas sobre o surto de gastroenterite no clube. No caso de Leo Moura, ele acha que passou mal por causa de uma pipoca que comprou no cinema. Souza, por sua vez, culpa uma pizza.

LANCE

Gavilán não disputará o Brasileiro pelo Fla

Volante ficará na Gávea enquanto não acerta contrato com outro clube

Volante diz que prefere ser realista e praticamente descarta renovação (Crédito: Júlio César Guimarães)

LANCEPRESS!

O volante Gavilán não disputará o Brasileiro pelo Flamengo. Mas, em respeito à conduta do jogador na Gávea, ele não será mandado embora: seguirá treinando até arrumar outro clube.

O contrato de Gavilán termina na próxima quarta-feira, mas tem uma cláusula de renovação automática – quem decide se a exerce é o Fla. Gavilán já admitia que sua continuidade era improvável. Ele não fala com mágoa de não ser utilizado.

– Tenho contrato, mas as oportunidades são mínimas. Tenho de ser realista. Meu contrato acaba agora e dificilmente vou renovar – afirmou.

Ibson: 'Pelo Flamengo, não existe amistoso'\ Volante diz que partida contra o Bolognesi tem muita importância\ LANCEPRESS!\

A próxima partida do Flamengo será na quarta-feira contra o Coronel Bolognesi. Para muitos, este confronto não muito valor pelo fato de o Rubro-Negro já estar garantido nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Para Ibson, no entanto, o jogo tem de ser encarado com seriedade.

O volante rubro-negro pondera que uma vitória garantirá o primeiro lugar do Grupo 4 ao Flamengo, o que dará a vantagem de fazer o segundo jogo das oitavas-de-final no Maracanã.

- Vestir a camisa do Flamengo nunca é amistoso. Sempre que entramos em campo buscamos a vitória. Estamos pensando na Libertadores, nosso objetivo é ficar em primeiro do grupo - declarou Ibson.

Fla confirma preparação na Granja Comary

Kléber confirma que time vai para Teresópolis antes das duas decisões

LANCEPRESS!

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou que a equipe vai para Granja Comary para se preparar para a final do Campeonato Carioca. A novidade revelada pelo dirigente rubro-negro é que o time ficará em Teresópolis antes das duas finais do Estadual.

A programação será a que foi especulada: a delegação parte para a Granja na segunda-feira. Na quarta, sai de lá para a jogar contra o Coronel Bolognesi (BOL), no Maracanã, pela Libertadores, e volta para Teresópolis no dia seguinte, onde ficará até o primeiro jogo da final.

Após esse jogo, a delegação do Fla volta para a Granja na segunda seguinte. Questionado sobre a primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores, que acontecerá entre um jogo da final do Carioca e outro, Kléber Leite não viu problemas.

- Não tem problema. Voltamos de Teresópolis, jogamos pela Libertadores e voltamos para lá depois - finalizou o vice-presidente de futebol.

Joel tenta acertar posicionamento do Fla

Técnico comandou um treino de ataque contra defesa nesta quinta-feira\ LANCEPRESS!\

O técnico Joel Santana completou o treino integral do Flamengo desta quinta-feira com um treino tático na Gávea. Após aplicar um treino técnico (toque de bola, chutes a gol e cabeçadas) na manhã, o treinador realizou um treino na metade do gramado de ataque contra defesa.

Na equipe de defesa, ele escalou os jogadores que entraram em campo contra o Fluminense: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kleberson, Íbson e Toró. Na frente, apenas Marcinho participava da movimentação ofensiva. O restante do elenco participava do outro lado do gramado de um rachão em um campo de menores dimensões.

Renato Augusto não participou de nenhum dos treinos. O jogador está se recuperando de um edema na panturrilha direita e segue em tratamento. Já o volante Jônatas, que se recupera de uma lesão na perna esquerda, fez uma movimentação física pela manhã e correu em volta do gramado.

Leonardo Moura: 'Será um treino de luxo'

lateral entende que o Bolonhese servirá de apronto para a decisão\ LANCEPRESS!\

Já classificado às oitavas-de-final da Libertadores, o Flamengo recebe o Coronel Bolognese na próxima quarta-feira no Maracanã. Além disso, o Rubro-Negro começa a decidir o Campeonato Carioca no fim de semana - aguarda pelo vencedor de Botafogo e Fluminense, que será decidido neste domingo, dia 20.

O lateral-direito Leonardo Moura garante que, diante do Bolognese, o Flamengo fará um treino de luxo.

- Será um jogo de apronto para a primeira partida da final do Campeonato Carioca - disse à Rádio Manchete.

Circula a informação de que a comissão técnica estaria preocupada com uma possível lesão dos principais jogadores do Fla na partida diante da equipe peruana, já que o jogo serve apenas para cumprir tabela. No entanto, o lateral-direiro Leonardo Moura acha difícil isso acontecer.

- Não estou preocupado, já que o adversário mostrou que não é violento. Jogamos contra eles lá (Peru) e eles foram limpos, sempre visando à bola - disse à Rádio Manchete.

O lateral-direito lembra ainda o cansaço na partida de domingo passado diante do Botafogo, e reclama veementemente do calendário do futebol brasileiro.

- Diante do Botafogo o desgaste foi nítido. Tudo tem sua hora, se ficamos fora da final é porque de repente algo de bom nos espera lá na frente. Confesso que ando sentindo o cansaço. Jogar duas vezes por semana é complicado, mas infelizmente temos de seguir esse calendário - disparou o camisa 2 da Gávea.

Torcida do Flamengo e Romário: tapas e beijos

Baixinho é amado por alguns e odiado por outros no Fla, mas enfrenta resistência também no Flu e no Vasco

LANCEPRESS! A polêmica sempre fez parte da carreira de Romário. Apesar de ter declarado toda a sua empatia pela torcida do Flamengo, o Baixinho nem sempre teve boa relação com parte da nação rubro-negra.

Uma prova de inconstância nessa parceria aconteceu em 1998, em uma partida pela Copa Mercosul. Vaiado por alguns torcedores, Romário fez gestos obcenos em direção à arquibancada depois de marcar um de seus dois gols contra o Vélez Sarsfield, no Maracanã.

Pelo Vasco e Fluminense, outros dois clubes que Romário defendeu no Rio de Janeiro, a relação já foi estremecida por algumas atitudes do agora ex-jogador. No Brasileiro de 2001, o ex-atacante teve ríspida briga com a facção Força Jovem do Vasco, a quem chamou de frouxa e ainda insinuou com gestos de que os ajudava financeiramente.

Em 2003, a confusão aconteceu com a torcida tricolor. O Baixinho treinava nas Laranjeiras quando um torcedor chamado Ricardo Gomes atirou seis galinhas no gramado acusando os jogadores, inclusive Romário, de mercenários e pipoqueiros.

Irritado com a atitude do fanático, Romário foi às vias de fato com o torcedor e ainda contou com o apoio do amigo Zé Colméia para agredir o mentor do protesto.

Para o colunista do LANCE!, Roberto Assaf, o fato de Romário ter defendido vários clubes do Rio causou dificuldade para que ele virasse unanimidade em cada um deles.

– Romário sempre foi torcedor dele mesmo. Não acho que ele esteja errado. mas talvez por isso ele tenha tido relação tão conflituosa com todas as torcidas. Nos anos que ele passou apenas no Vasco, ele passou a ser cobrado pelo vínculo que tinha com os rivais do clube de São Januário – declarou o colunista.

Discursos ambíguos entre jogadores do Fla

Ibson foca na Libertadores. Já Léo Moura não deixa de pensar no Estadual

LANCEPRESS!

O Flamengo terá dois jogos decisivos na próxima semana. O primeiro será na quarta-feira, pela Copa Libertadores, contra o Coronel Bolognesi (BOL). Apesar de classificada, a equipe pode ficar entre as melhores colocadas da competição, o que seria uma vantagem na segunda fase. No domingo seguinte, a equipe disputa o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual. Na hora de dizer qual é o foco principal do Rubro-Negro, os jogadores dão discursos diferentes.

- Estamos pensando primeiro na Libertadores. Precisamos vencer para ficar em primeiro do grupo - afirmou Ibson.

Já para Léo Moura, o pensamento está na decisão do Estadual.

- Estou com a cabeça na final. O jogo da Libertadores é importante, mas não tem como tirar o foco da decisão do Estadual - disse.

Apesar da diferença de pensamento, o volante e o lateral-direito concordam em um assunto. Essa semana sem jogos que a equipe terá pela frente é crucial para ir bem nas duas competições.

- O desgaste era nítido. O excesso de viagens, de jogos, hotel, concentração, tudo estava cansando o grupo. Já que não foi a nossa hora de conquistar a Taça Rio, vamos aproveitar esse tempo para treinar ainda mais - finalizou Léo Moura.

Fla aposta na escrita para ser campeão carioca

Neste século, clube ergueu o caneco nas três vezes em que levou a Taça GB

Flamengo levou a melhor em 2007 conquistando a Taça GB

LANCEPRESS!

É claro que todo rubro-negro ficou de cabeça inchada com a eliminação da Taça Rio. No entanto, se depender do retrospecto a partir de 2001, a nação pode ficar tranqüila para a decisão do Campeonato Estadual, contra Botafogo ou Fluminense. Afinal, nos três títulos cariocas deste século, o Flamengo conquistou a Taça Guanabara – assim como este ano – e terminou a competição como campeão.

Tudo começou com o título da Taça Guanabara em 2001. Na final, contra o Fluminense, o Rubro-Negro assegurou o caneco após disputa de pênaltis. No returno, o Vasco levou a melhor, mas acabou sucumbindo ao Flamengo na decisão.

Em 2004, o filme se repetiu: vitória sobre o Tricolor na final da Taça GB, Vasco campeão do returno e Fla, do Estadual.

Ano passado, o Rubro-Negro disputou a final do primeiro turno contra o Madureira e levou a melhor. O Botafogo ficou com o segundo turno, mas, no fim das contas, quem levou a melhor e sagrou-se campeão estadual foi novamente o Flamengo. Ao tomar conhecimento do retrospecto que pode se repetir este ano, Joel Santana mostrou toda sua irreverência.

– Se isso acontecer de novo, vou ficar muito feliz. Te dou até um beijo – brincou o treinador com a reportagem do LANCE!, para em seguida falar sério e explicar o motivo da complexidade de ganhar a Taça Guanabara e a Taça Rio, o que conseguiu no Vasco em 92, no Flamengo em 96 e no Botafogo em 97.

– É muito difícil manter a batida nos dois turnos. Por mais que se esforce, há muita cobrança de todo mundo, inclusive da imprensa, e fica complicado conquistar as duas etapas – analisou o comandante rubro-negro.

Com a autoridade de quem já conquistou o Estadual do Rio pelos quatro grandes, Joel Santana discorda da máxima de que o clube que ganha o segundo turno chega em vantagem na decisão do título por estar embalado. Para o treinador, os finalistas chegam em igualdade de condições.

– Isso é tudo uma grande balela. Em uma decisão, é tudo igual. Não existe vantagem de quem ganha a Taça Guanabara ou a Taça Rio – opinou Joel, que já conquistou várias delas.