Notícias

Clipp 19/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Ney Franco lamenta pausa forçada

Técnico teme piora na tabela. Torcida reclama da campanha do Fla

A confirmação da CBF de que os jogos contra Vasco e Juventude, no Maracanã, realmente estão adiados não agradou nem um pouco ao técnico do Flamengo. Não é exatamente a pausa de 17 dias - a contar do dia após o último jogo, contra o Inter - que incomoda Ney Franco, mas sim, o fato de que durante o período o clube será mantido na desconfortável zona de rebaixamento.

Parte desse desconforto pode ser atribuído à chegada das críticas mais duras sobre o seu trabalho. No início da noite de ontem, o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, passou cerca de uma hora reunido com chefes de torcida que protestaram contra a campanha do time. O dirigente, no entanto, negou que haja qualquer pressão sobre Ney Franco:

- Foi uma conversa amistosa. Eles têm os questionamentos sobre alguns pontos mas não houve pressão.

Time deve treinar alguns dias na Toca da Raposa

Antes dessa reunião, o técnico Ney Franco, enquanto lamentava o período sem jogos, pareceu prever as cobranças.

- Todo técnico de futebol vive momentos de intranqüilidade, mas vou saber passar por isso. Na condição de treinador, eu gostaria de ter o meu time jogando. Teremos que treinar durante esse tempo dentro dessa zona de desconforto - disse Ney Franco, que já ensaia a ladainha de desculpas que precisarão ser dadas, enquanto o time não subir de produção. - Infelizmente, sem jogar as duas próximas rodadas, não teremos como reverter essa situação, que pode piorar já que não vamos pontuar. Precisaremos ser fortes para responder as críticas, que vão vir.

O Flamengo, que soma apenas seis pontos e está na 17ª colocação, jogará com o Juventude a partida válida pela 8ª rodada no dia 26 de agosto. Já o clássico contra o Vasco, pela 7ª rodada, foi remarcado para o dia 16 de outubro. Dessa forma, o clube só volta a jogar pelo Brasileiro dia 4 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Depois, o Flamengo faz mais sete partidas fora do Rio, até voltar ao Maracanã, no dia 11 de agosto, contra o Náutico. Ney Franco considera que jogar tantas vezes fora dificultará ainda mais a trajetória do time. Na próxima semana, o elenco deve viajar para Belo Horizonte, onde fará uma 2ª pré-temporada na Toca da Raposa, CT do Cruzeiro.

Fernando Calazans

Eu também errei.

Errei ao criticar o técnico Ney Franco pela substituição de Toró, no jogo de sábado, em que Flamengo e Inter empataram de 2 a 2.

Toró não foi substituído por desejo de Ney Franco, mas por força de uma contusão, da qual já se queixara no intervalo do jogo.

No dia em que fazia a sua apresentação mais desenvolta desde que o vejo no Flamengo, Toró teve a falta de sorte de ser escalado num meio de campo desfalcado dos dois Renatos. E, ainda por cima, saiu contundido. A crítica a Ney Franco, portanto, nesse episódio, não procede.

Uma conversa breve com o vice-presidente Kléber Leite, do Flamengo, sobre prováveis reforços, não me deixou animado. Vem aí isso que estão chamando de "janela" do futebol, em que jogadores brasileiros vão e vêm, nas transações com a Europa. Ou melhor: vão os melhores, vêm os piores.

É preocupante, porque, com esse time, sem ou com os Renatos, o Flamengo não vai longe no Campeonato Brasileiro.

Nem o Flamengo nem o Vasco. Nenhum dos dois tem elenco para Campeonato Brasileiro. O Fluminense é a interrogação. O Botafogo é, a princípio, o único que tem, o que não quer dizer que já é favorito, porque estamos no começo.\ Mas promete.\

Renato Mauricio Prado

O Flamengo já está na zona do rebaixamento. E parece cada vez mais provável que vá passar o campeonato inteiro neste drama.

Em tempo: Léo Lima com a camisa 10, que já foi de Zico, é mais que uma afronta. É heresia!

Jornal dos Sports

Flamengo pode ir para Minas em busca de paz

Na zona da degola, Ney Franco deve levar o time a Belo Horizonte para fugir da pressão da torcida

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Nina Lima/JS

Fugindo do inferno — Ney Franco (centro) conversa com o supervisor Isaias Tinoco (E) e o vice de futebol Kleber Leite sobre a possibilidade de ir para Minas

Com a entrada do Flamengo na zona de rebaixamento mais o período em que o time ficará sem atuar no Campeonato Brasileiro (até o dia 4 julho), um novo planejamento começa a ser traçado na Gávea. Para evitar pressões sobre os jogadores e ter uma clima mais tranqüilo de trabalho até o dia do clássico com o Vasco, dia 16 de outubro, a diretoria deve levar o grupo rubro-negro para Belo Horizonte na próxima semana. Até lá, a maioria dos treinos vai ocorrer no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, tendo em vista manter os jogadores afastados do contato com a torcida.

"Semana que vem existe a possibilidade de sairmos do Rio. Caso o período sem jogos seja confirmado, iremos para Belo Horizonte. Essa parada será boa para analisarmos o que fizemos de errado e aprimorarmos técnica e fisicamente a nossa equipe", disse o técnico Ney Franco.

Ontem, na Gávea, iniciou-se a discussão dos preparativos para este possível período de treinos em Belo Horizonte, que deve ser realizado na Toca da Raposa. Os jogadores fizeram testes físicos para medir o nível de lactato, substância produzida após períodos longos de exercício físico e que pode gerar dores musculares, para que possa ser feito um planejamento específico de preparação física.

O técnico Ney Franco ainda comentou o período sem jogos e, apesar de comemorar o fato de que os jogadores que estão entregues ao departamento médico terão tempo para se recuperar, mostrou-se preocupado com a situação do clube na competição. Com o adiamento dos jogos contra Vasco e Juventude, o Flamengo ficará com dois a menos do que os demais no Brasileiro e corre o risco de, quando voltar a atuar, contra o Atlético, no Mineirão, estar na lanterna do Brasileiro.

"Ficaremos duas rodadas sem jogar e, por isso, continuaremos na zona de rebaixamento. Será ruim voltar a atuar estando nesta situação. É um pouco frustrante, pois temos time para estarmos numa posição melhor. Gostaria de jogar o quanto antes para evitar que fiquemos na lanterna", disse Ney Franco.

Márcio Braga visita Estádio João Havelange nesta quinta

O presidente Márcio Braga visitará o Estádio Olímpico João havelange, mais conhecido como Engenhão, na próxima quinta-feira pela manhã. Ele será recepcionado pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Eider Dantas, e, além de analisar o estádio, verificará quais as condições para seu arrendamento.

Contagem regressiva para a volta de Obina

Atacante está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho e retorna ao time mês que vem

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Jair Motta/JS

Chega de saudade — Obina quer voltar a jogar, mas não pretende queimar algumas estapas da recuperação que faz após ter operado o joelho esquerdo

Agora falta pouco. Depois de mais de três meses em recuperação de uma cirurgia para reconstituir o ligamento cruzado do joelho esquerdo, Obina está na fase final da preparação para retornar aos gramados. O jogador, no entanto, não quer antecipar a volta para não correr o risco de ficar mais tempo ainda sem jogar.

"Estou ansioso. Acho que no meio de julho estou de volta. Pelo menos essa é a minha expectativa. Tenho me dedicado ao máximo neste final de recuperação e não quero queimar etapas. Por isso será difícil jogar contra o Atlético-MG, dia 4 de julho, por não estar 100% fisicamente", disse o jogador.

A última partida de Obina foi na semifinal da Taça Guanabara, dia 25 de fevereiro, contra o Vasco. A lesão ocorreu exatamente quando o folclórico jogador fez o gol do Rubro-Negro na partida, que terminou empatada em 1 a 1 e foi decidida nos pênaltis, com a vitória para o Flamengo. A jogada aconteceu com menos de cinco minutos e deixou os torcedores muito apreensivos, pois eles vaiavam constantemente Souza e Roni, os outros atacantes do grupo naquela ocasião.

Agora, com Roni tendo se transferido para o Cruzeiro, Leonardo, que voltou há pouco de contusão mas não vem conseguindo atuar bem, o técnico Ney Franco tem experimentado jovens jogadores durante as partidas, como Paulo Sérgio e Kayke, além de improvisar no ataque Renato Augusto, que se encontra na Seleção sub-20. Com a volta de Obina, o treinador ganhará mais uma opção para o setor que vem sendo muito criticado.

"Confio no potencial dos meus companheiros, sei que eles vão conseguir fazer o Flamengo engrenar no Brasileiro. Precisamos pôr o time numa posição que ele realmente merece", explicou o atacante.

Obina ainda explicou que a sua forma física, apesar de estar muito tempo parado, não será problema. Ele está perto do seu peso ideal e agora só precisa recuperar o ritmo de jogo para voltar a ser novamente o maior xodó dos torcedores.

Claiton afirma que fica na Gávea até 2008

Nina Lima/ JS

Claiton, ex-capitão do Flamengo, tem sido preterido por Ney Franco, mas avisa: “Fico no clube até o fim”

A situação do meio-de-campo Claiton no Flamengo não é das mais confortáveis. Após uma temporada irregular, quando ficou na reserva em alguns jogos, o jogador foi barrado pelo técnico Ney Franco semana passada. Agora, no pensamento dele, só passa tentar ajudar o clube a sair da zona de rebaixamento.

"Não gostaria de ter começado o Brasileiro tão mal assim, mas agora o que nos resta é trabalhar com empenho para tirar o Flamengo dessa situação delicada. Os resultados não vêm aparecendo, mas já provamos a nossa qualidade antes e acredito que em breve estaremos numa colocação melhor", disse o jogador.

Antes do início do treino de ontem, Claiton chegou a deixar o clube, mas acabou voltando e participou do resto da atividade.

Questionado se o seu ciclo no Flamengo estaria chegando ao fim, o jogador foi direto ao afirmar que não pretende deixar o clube no momento, mesmo com as críticas que vem recebendo, inclusive do vice de futebol Kleber Leite.

"Tenho um contrato de dois anos e pretendo cumpri-lo até o fim. Não iria querer precipitar a minha saída neste momento. Sei que tive um início de temporada ruim, mas estava me recuperando. Acabei na reserva por uma opção do treinador. É claro que fiquei triste com essa situação, mas creio que tenho condições de voltar ao time titular", afirmou o ex-capitão.

Apesar de desmentir que esteja num clima ruim com o técnico, Claiton foi preterido por Ney Franco para substituir Paulinho no jogo contra o Internacional. No seu lugar, o comandante rubro-negro optou por escalar Toró, que não jogava há muito tempo.

Apoiador do Fla está com o pé inchado

O técnico Ney Franco ganhou mais uma preocupação ao final do jogo de sábado contra o Internacional. Depois de Paulinho sentir uma fisgada na batata-da-perna esquerda, na véspera da partida, e desfalcar o time, Toró, que entrou no seu lugar, saiu de campo reclamando de fortes dores no pé direito, em razão de um pisão que deixou o local muito inchado.

Os dois jogadores não treinaram ontem. Paulinho foi submetido a uma ressonância magnética que não acusou qualquer lesão, mas continua reclamando de dores. Toró acabou sendo poupado do teste físico que os demais atletas se submeteram, para evitar algum impacto e piorar a contusão.

A contusão não podia ter vindo numa hora pior para o jogador, revelado pelo Fluminense, que não atuava há muito tempo e foi um dos melhores em campo no empate com o Internacional. Ao final do jogo, Toró mal conseguia andar por conta das dores.

O caso de Paulinho preocupa menos e, em breve, o cabeça-de-área deve voltar aos treinamentos. Já a lesão de Toró atesta que, quando a fase é ruim, até quem entra bem no time acaba se contundindo. Não foi divulgado quando o jogador poderá voltar as atividades.

Ney Franco diz que a culpa pelos gols não é só da defesa

Devido à pausa forçada a que o Flamengo terá de se submeter, em razão do adiamento dos jogos no Maracanã, que ficará fechado até o final do Pan-Americano, o técnico Ney Franco terá um tempo maior para poder trabalhar o time. A escolha do esquema que enfrentará o Atlético, dia 4 de julho, no Mineirão, no entanto, só deve ser decidida na próxima semana.

"Prefiro esperar mais um tempo para decidir de que forma jogar. Até porque somente semana que vem saberei com quem eu poderei contar para essa partida", explicou o treinador.

Ney Franco fez questão de dizer também que, apesar de o time ter a defesa mais vazada da competição, sofreu 15 gols em seis jogos, a culpa não pode ser destinada apenas aos defensores. Para ele, o time todo é responsável quando sofre gols.

"Em alguns momentos, sofremos gols que independem da defesa. Às vezes, perdemos a bola no meio-de-campo ou no ataque e damos a oportunidade para o adversário marcar. A culpa é de todos, assim como quando se ganha, o mérito também é", justificou o comandante rubro-negro.

O Flamengo conta atualmente com sete zagueiros no grupo. Além dos quatro jogadores que costumam atuar, Ronaldo Angelim, Thiago, Moisés e Irineu, o clube ainda conta com as revelações das categorias de base, Hélder, Marlon e Rodrigo Arroz.

Renato Augusto acredita na virada do time rubro-negro

Numa época em que os jogadores aparentemente têm cada vez menos amor à camisa dos clubes onde atuam, o apoiador Renato Augusto, prata-da-casa, mostrou uma vez mais a sua paixão pelo Flamengo. Mesmo afastado da equipe para disputar o Mundial Sub-20, no Canadá, ele continua atento à situação do clube no Campeonato Brasileiro. Apesar de se mostrar preocupado, deixou claro que acredita numa recuperação na competição.

"Fico triste, pois além de jogador sou torcedor. De qualquer forma, sei que temos um grupo para sair desta situação", afirmou.

O jogador, que quase foi cortado da Seleção Brasileira sub-20 por causa de um problema muscular, voltou a treinar com bola na Granja Comary, em Teresópolis, nos treinos de ontem, e não corre mais risco de ser cortado. Ele comentou a importância do Mundial e admitiu que, caso o Brasil faça uma boa campanha, a competição pode render bons frutos para a sua carreira.

"É um Mundial no qual todos os jogadores têm visibilidade. Nós precisamos aproveitar essa chance e voltar para o Brasil como campeões", afirmou Renato Augusto.

Empresário adia renovação de Renato com o Flamengo

Renato treina na Gávea. Antes, porém, ele, Kleber Leite e Cláudio Guadagno, seu procurador, almoçaram para discutir a renovação de contrato

Ontem, o vice de futebol Kleber Leite se encontrou com o empresário do apoiador Renato, Cláudio Guadagno, para tentar a renovação do contrato do jogador. O compromisso dele com o Flamengo vai até o fim deste ano, mas ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube e deixar a Gávea no ano que vem. Por este motivo, a renovação com o jogador é uma das prioridades do Flamengo, já que Renato tem sido um dos principais destaques do time desde a sua contratação em 2005.

"Almocei com Cláudio hoje (ontem) e, como eu esperava, ele não tem o interesse de desenvolver negociações a respeito da renovação do Renato no momento. O jogador estava com a gente e temos a garantia de que ele não joga em clube algum do Brasil que não seja o Flamengo. Porém, ele prefere esperar um pouco para abrir as negociações", afirmou o dirigente.

Ney Franco lamenta adiamento de partidas do Fla

Sem fazer tanto estardalhaço quanto Botafogo e Vasco em relação ao adiamento de partidas no Maracanã, que será fechado para o Pan-Americano, o Flamengo, atualmente na 17ª posição e na zona de rebaixamento, pode ser o grande prejudicado com esta mudança.

“É um pouco frustrante essa situação do Flamengo, porque dentro da nossa visão a gente tem equipe para estar numa situação melhor. E a melhor forma para isso acontecer é entrar em campo o quanto antes para se recuperar na tabela”, disse Ney Franco em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Com o adiamento do clássico com Vasco e da partida contra o Juventude, o Rubro-Negro ficará sem atuar por longos 16 dias, até o confronto com Atlético-MG, dia 4 de Julho, no Mineirão. Assim, quando entrar em campo novamente, o time da Gávea poderá estar amargando a última posição do campeonato e terá que jogar com esta pressão para se recuperar na tabela.

“A gente vai ter que ter paciência para ficar treinando esses 16 dias e torcer logo para chegar o dia 4 de julho”, comentou Ney, resignado.

Para evitar uma maior perda de ritmo de jogo, o Flamengo marcará um amistoso para o próximo sábado, com uma equipe ainda a ser definida.

O Dia

CBF rasga o regulamento do Brasileiro e remarca novas datas da sétima rodada

Botafogo e Corinthians jogarão no dia 15 de agosto, enquanto Vasco e Flamengo no dia 16 de outubro

Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira as novas datas das partidas entre Vasco e Flamengo e; Botafogo e Corinthians, partidas válidas pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, Botafogo e Corinthians estava marcado para este sábado. Agora, em função do fechamento do Maracanã para o ensaio da festa de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro , o confronto passou para o dia 15 de agosto, às 20h30, no Maracanã.

Já o clássico entre Vasco e Flamengo, antes marcado para o próximo domingo, dia 24, às 18h10min, será realizado no dia 16 de outubro, às 20h30min, também no Maracanã. O mais curioso é que a CBF precisa de um prazo de dez dias antes da realização da partida para alterar local ou horário do jogo, em um intervalo de menor que este, a entidade não poderia passar por cima do regulamento da competição.

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, em entrevista à Rádio Tupi, reclamou da decisão e avisou que vai acionar as Justiças Comuns e Desportivas contra a CBF. O dirigente mostrou-se indignado por não ter sido avisado oficialmente e nem pelo Vasco poder utilizar o Estádio de São Januário ou até mesmo no Engernhão.

"Já fazem alguns dias que estou vendo que a definição não iria sair de maneira oficial. Até o momento, tomei conhecimento por intermédio da imprensa. Entrei no site da CBF e vi que a informação estava lá desde às 17h. Fala-se em regulamento, em Estatuto do Torcedor, mas nunca se cumpre o que foi determinado. Serei obrigado a ir à Justiça Desportiva e à Justiça Comum. Mandou-se fazer ingresso e tudo mais, o Vasco vai ter prejuízo. Como é que a CBF marca uma partida do turno no returno? É inaceitável. Podem jogar o regulamento do Brasileiro no lixo", disse Eurico.

Flamengo: Preparado para ser o lanterna

Na zona de rebaixamento, time poderá cair ainda mais, pois ficará 16 dias sem jogar

Marluci Martins

Rio - Nada é tão ruim que não possa piorar. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Flamengo, 17º colocado, já se prepara para o pior: a lanterna da competição está a sua espera.

O técnico Ney Franco sabe que, quando voltar a jogar, no dia 4 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão, o Flamengo talvez esteja em último lugar no Brasileirão. Seus dois próximos jogos, contra Vasco e Juventude, foram adiados respectivamente para os dias 16 de outubro e 23 de agosto, por causa dos preparativos do Maracanã para o Pan-Americano.

“Eu gostaria que o time jogasse hoje e amanhã. É desconfortável desenvolver um trabalho com o time na zona de rebaixamento. E somente atuando poderemos sair disso. Vamos ficar 16 dias sem jogar. A gente tem que aceitar qualquer tipo de crítica e ser forte para suportar a pressão”, afirmou Ney.

TREINOS EM BH

Sem chance de sair tão cedo da incômoda zona de rebaixamento, o Flamengo programou um jogo-treino contra o Madureira, sábado, no Ninho do Urubu. E, ontem, o técnico Ney Franco teve uma reunião com a cúpula do futebol para discutir a possibilidade de o time recarregar as baterias fora do Rio. A Toca da Raposa, uma das concentrações do Cruzeiro, em Belo Horizonte, deverá ser escolhida pela diretoria e a comissão técnica da Gávea.

“Vamos tentar recuperar os jogadores que estão no departamento médico”, lembrou o treinador.

Enquanto Renato se recupera de uma contusão na coxa esquerda, e, Paulinho, de uma dor na panturrilha, Ney Franco já vai sentindo saudade do Maracanã. O Flamengo só volta a jogar no estádio no dia 12 de agosto, contra o Náutico. Até lá, terá disputado oito partidas fora de casa.

Obina, único beneficiado com recesso

Para um jogador, a parada que o Flamengo faz no Campeonato Brasileiro até que não cairá tão mal: Obina vem correndo contra o tempo para voltar à equipe.

Recuperando-se da cirurgia no joelho esquerdo, no dia 1º de março, o atacante acredita que não desfalcará o time por muitas rodadas.

“Ainda não estarei pronto quando o Flamengo disputar sua próxima partida, no dia 4, mas acho que consigo voltar ao time no meio do mês que vem. Quero estar 100 por cento fisicamente”, afirmou Obina, garantindo que, dessa vez, não terá problemas com a balança. “Estou tranqüilo em relação ao meu peso”, garantiu.

Com o adiamento dos dois próximos jogos do Flamengo, Obina terá mais tempo para se preparar:

“Já foi uma grande alegria ter voltado a fazer o trabalho de dois toques com o grupo, na semana passada”.

Fora do time, Obina dá força aos atacantes Souza e Leonardo, que não estão conseguindo levar o Flamengo para uma situação mais confortável no campeonato: “Já passei por situação mais difícil do que a deles. E também fui vaiado”.

Gazeta Esportiva

Fla ainda espera por resposta de Bruno. Juan pode sair.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Em situação crítica no Brasileiro, o Flamengo espera ter novidades sobre o goleiro Bruno ainda nesta semana. O clube fez uma proposta para renovar com o jogador, mas os investidores da MSI ainda não responderam à oferta feita pelo Rubro-egro. A empresa pretende negociar Bruno com o futebol europeu.\ Outro jogador que poderia trocar o Flamengo pela Europa é o lateral-esquerdo Juan, na mira do Espanyol-ESP. Mas enquanto não recebe uma proposta oficial, o ala pensa apenas na chegada de reforços que possam ajudar o time carioca a melhorar sua situação. 'Com todos os jogadores à disposição nós temos um bom grupo, mas os reforços são sempre bem-vindos. Afinal, num campeonato longo como o Brasileiro é sempre bom ter um número razoável de jogadores', ressaltou o jogador.\

Fora das quatro linhas, nos próximos dias o presidente Márcio Braga deverá visitar o Estádio Engenhão, construído para os Jogos Pan-Americanos e que já interessa a Fluminense e Botafogo . O dirigente rubro-negro, no entanto, garante que a visita não implica na desistência do Flamengo em construir seu estádio na Gávea.

'Apesar de estarmos pensando a respeito deste arrendamento, vale lembrar que o Flamengo ainda tem um projeto de construir o seu próprio estádio. O Engenhão será apenas uma opção alternativa. O Engenhão não é só um estádio de futebol, é também um estádio olímpico. Por isso, precisamos ver quais as condições que a prefeitura irá nos oferecer. O que importa é que iremos analisar todas as possibilidades para saber se o Flamengo irá entrar nesta disputa', afirmou Márcio Braga, ao Jornal dos Sports.

O Flamengo tem encontrado dificuldades para conseguir autorização para construir uma moderna arena na Gávea. Algumas autoridades contrárias à obra, dizem que o estádio traria ainda mais complicações para o trânsito na região.

Claiton nega vontade de sair do Flamengo

Gazeta Press

Rio de Janeiro (RJ) - Na última semana, o volante Claiton se irritou ao saber que seria barrado para o jogo contra o Internacional. O clima esquentou no Flamengo e o jogador chegou a ser criticado pelo vice de futebol, Kléber Leite, que pediu para o atleta falar menos e jogar mais para recuperar sua posição. Nesta segunda-feira, dois dias do empate rubro-negro com o Colorado, Claiton confirmou não estar feliz com a reserva, mas desmentiu que esteja planejando deixar a Gávea.\ 'Antes de mais nada, eu acredito muito em mim, no meu futebol. Sei que pelo que já mostrei em outros clubes, eu tenho um bom mercado, mas no momento meu pensamento é trabalhar forte para recuperar minha posição', comentou o volante, em entrevista à Rádio Brasil.\

Mesmo sem vaga cativa no time, Claiton também mostra abatimento com o fato de o Flamengo ter fechado a sexta rodada na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro . O time soma apenas seis pontos na competição. 'É um momento difícil para o Flamengo. a gente não gostaria de começar a competição desta maneira, mas o negócio é trabalhar duro para reverter este quadro', disse.

Até mesmo os jogadores que estão longe sofrem com os maus resultados do Flamengo. Integrado à seleção brasileira sub-20 que tem treinado na Granja Comary, o meia Renato Augusto lamentou o fato de o Rubro-Negro estar na zona de rebaixamento. 'A gente fica triste, porque agora sou torcedor também. Mas temos time para sair desta situação', comentou o jogador, que só acompanhou os melhores momentos do empate rubro-negro com o Internacional. 'Tivemos grandes oportunidades de sair com a vitória, principalmente no primeiro tempo. Mas agora é consertar os erros para sair desta situação', concluiu.

PeléNet

Afastado do Fla há quatro meses, Obina planeja retornar em julho

Marcelo Ferreira

Longe dos gramados desde o dia 25 de fevereiro, quando rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, o atacante Obina já começa a planejar seu retorno aos campos. Em fase final de recuperação, o jogador, no entanto, não quer queimar etapas e deseja voltar apenas quando estiver totalmente recuperado da grave lesão.

"Eu espero que na metade do próximo mês eu já tenha condições de voltar a vestir a camisa do Flamengo. Estou cumprindo uma programação e não posso passar por cima disso", afirmou Obina, que garantiu também estar no peso ideal. "Meu peso está normal, estou me cuidando e não terei problemas quando voltar a jogar", revelou o jogador.

Sem poder contar com o centroavante, o Flamengo vive um momento ruim em relação aos seus outros atacantes. Muito contestados pelos torcedores, Souza, Leonardo e Paulo Sérgio não agradaram nos últimos jogos e os dois primeiros, inclusive, foram vaiados algumas vezes por não estarem marcando gols.

"Eu já passei por esta situação que eles estão vivendo. Fui muito criticado e consegui dar a volta por cima. Acredito muito no potencial deles e tenho certeza que eles ainda vão trazer muitas alegrias para a torcida rubro-negra. Basta ter tranqüilidade que os gols voltam a aparecer", analisou Obina.

Ney Franco não comemora intervalo de 15 dias sem jogos no Fla

Marcelo Ferreira

Com a confirmação do adiamento do clássico ante o Vasco, marcado anteriormente para o próximo domingo, o técnico Ney Franco terá agora 15 dias pela frente para ajustar a equipe do Flamengo, que entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro após a sexta rodada.

O duelo ante o time de São Januário foi remarcado nesta segunda-feira para o dia 16 de outubro, em razão da interdição do Maracanã para a realização dos jogos Pan-Americanos, no Rio. Com isso, o próximo adversário do Flamengo na competição nacional será o Atlético-MG, no dia 3 de julho, em Belo Horizonte.

"Como treinador, eu gostaria de jogar logo. Afinal, a única maneira de pontuar dentro da competição é atuando. Meu desejo era entrar em campo o mais rápido possível para tentar tirar o Flamengo desta incômoda situação de zona de rebaixamento. Mas vamos aproveitar essa pausa da melhor maneira possível e acertar nossa equipe", disse o técnico Ney Franco após o treinamento desta segunda-feira, na Gávea.

Apesar de ter entrado na zona de rebaixamento, o dia foi de apenas avaliações físicas no Flamengo. Divididos em grupos de cinco, os atletas foram orientados pelos preparadores físicos e realizaram exercícios e corridas dentro do campo.

Ainda em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, o meio-campista Renato não participou da avaliação, realizando um trabalho físico específico. Também machucados, Toró e Paulinho foram poupados do treinamento.

Paulinho, por sua vez, fez um exame de ressonância magnética nesta segunda e não foi detectado qualquer tipo de lesão na panturrilha do jogador, que reclamara de dores no local durante a última semana. Já Toró está se recuperando de dores no pé direito, causadas por uma pancada sofrida na partida do último sábado, diante do Inter-RS.

Clubes do Rio ameaçam entrar na justiça contra decisão da CBF

Após a CBF anunciar em seu site a remarcação das datas dos jogos Botafogo x Corinthians e Vasco x Flamengo, que seriam disputados no próximo fim de semana, os dirigentes dos clubes envolvidos ameaçaram entrar na justiça para manter a realização das partidas como anteriormente divulgado.

MUDANÇA NO BRASILEIRO\ Botafogo x Corinthians 23 de junho, 18h10 15 de agosto, 20h30\ Vasco x Flamengo 24 de junho, 18h10 16 de outubro, 20h30,\ JOGOS 1ª DATA NOVA DATA\

CORINTHIANS FESTEJA TROCA\ JOGOS DO BRASILEIRÃO 2007\ Segundo o presidente do Vasco, Eurico Miranda, as novas datas foram decididas de maneira unilateral pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e isso é um desrespeito à instituição. Ele afirma que pretende que o clássico seja realizado no próximo domingo - nem que seja em São Januário.\

"Não tomei conhecimento oficial sobre esta decisão, somente pela imprensa. Vou buscar onde tiver que buscar o direito do Vasco, que está sendo prejudicado com a remarcação da data deste jogo para o decorrer do segundo turno do Brasileiro. Vou inicialmente à Justiça desportiva e, se necessário, à comum", declarou o dirigente, em entrevista à Rádio Tupi.

O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, também criticou a decisão da CBF, disse que não aceita o retardamento da partida contra o time paulista e que também pretende entrar na justiça para a manutenção do jogo no sábado. De acordo com o dirigente, a partida poderá ser realizada no estádio Edson Passos, em Mesquita (RJ), no sábado mesmo.

"O Botafogo não admite que esse jogo não seja realizado no sábado. Vamos entrar com um pedido de mandado de garantia na justiça para que seja realizada a partida, somente ocorrendo a mudança do estádio. O clube vai lutar com tudo que tem direito", afirmou Bebeto de Freitas.

Técnicos também não gostam de mudança na data dos jogos\ Os treinadores dos clubes cariocas cujos jogos do próximo fim de semana foram remanejados pela CBF também criticaram a decisão. Líder do Campeonato Brasileiro, o técnico Cuca, do Botafogo, gostaria que a partida contra o segundo colocado fosse realizado o mais breve possível.\

"Eu queria enfrentar o Corinthians logo porque nosso momento é bom e eles têm alguns jogadores machucados e outros na seleção. Vamos nos reunir amanhã [terça-feira] cedo para definir o que vamos fazer, pois vamos ficar duas semanas sem ter jogo. Mas acho que o principal prejuízo é financeiro para o clube", comentou Cuca.

O treinador do Vasco, Celso Roth, também reclamou da decisão. Segundo ele, a equipe não terá vantagens com o período sem jogos pois entrou na competição após um longo tempo sem jogar - devido à eliminação no Estadual do Rio e na Copa do Brasil. Ele afirma que seus atletas precisam jogar.

"Acho que não nos ajuda, nós temos que jogar. Os erros se corrigem com as mudanças nos treinos e nos jogos. O Vasco veio de um período parado, teve uma ascensão e depois perdeu dois jogos, justamente porque não tinha ritmo. Trabalhar é muito bom, mas no futebol é melhor ainda jogar", comentou o comandante vascaíno.

O Flamengo foi o único clube que não reclamou da decisão tomada pela CBF. O técnico Ney Franco também não foi direto nas críticas, mas mostrou-se incomodado com essa pausa justamente no momento em que o clube está na zona de rebaixamento do campeonato.

"O momento é de trabalhar com inteligência. No mínimo a gente não sai da zona de rebaixamento e depois não vai ter o Maracanã. Mas não adianta ficar lamentando e nem passando a responsabilidade. Temos que conseguir os resultados fora de casa", disse o comandante rubro-negro.

GloboEsporte

Obina acredita em recuperação imediata

Atacante diz que ataque do Fla vai dar a volta por cima no Campeonato Brasileiro

Obina dá força ao companheiro Souza

A situação do Flamengo no Campeonato Brasileiro, 17º colocado, abrindo a zona de rebaixamento, não preocupa a Obina, que está quase recuperado da lesão no joelho esquerdo. O centroavante acredita numa rápida recuperação na competição.

- O time procura fazer o melhor, mas os resultados não estão vindo. O campeonato está começando, mas é hora de lutar para colocar o clube numa posição melhor. Mas não estou preocupado com rebaixamento pois confio no grupo - aposta.

A má fase dos atacantes também foi comentada. Para Obina, sua história de superação no clube deve servir de exemplo para os demais, já que no Brasileirão somente Leonardo e Paulo Sérgio balançaram as redes, e uma vez cada um.

- O ataque não está fazendo muitos gols, mas o time sim. Quem está sendo vaiado agora, terá força e dará a volta por cima como eu. O Souza, por exemplo, ainda dará muitas alegrias à torcida - confia Obina, que garantiu também estar com seu peso ideal.

Ney Franco teme saída de jogadores

Técnico torce para que os clubes estrangeiros não gostem dos jogadores rubro-negros\ Eduardo Peixoto\

Ney Franco torce para europeus esquecerem os jogadores do Flamengo\ Juan interessa ao Espanyol. O Benfica quer Bruno. Todos desejam Renato Augusto. A cada dia que lê o noticiário do Flamengo, o técnico Ney Franco fica mais aflito. Mais do que contratar reforços, ele está preocupado sofrer abalos na sua espinha dorsal.\

- Fico na expectativa de não perder nenhum jogador. O mercado europeu vai abrir e quando eles querem, tiram qualquer jogador daqui com facilidade - declara o treinador.

A abertura da janela de transferências no Velho Continente acontece no dia 1º de julho. Por enquanto, as especulações ainda dominam o noticiário. O técnico Ney Franco torce para que continue assim.

- Espero que eles não gostem dos nossos jogadores - diz.

O Flamengo trabalha com a hipótese de perder um jogador nesta etapa. Para se calçar, o clube começa a se mexer. Na segunda, o lateral-esquerdo Egídio voltou à Gávea após um período de cinco meses emprestado ao Paraná. O apoiador Vinícius Pacheco, que ainda está na equipe paranista, também foi ao Fla para rever os companheiros.

Gerson Magrão fica mais dois anos

Jogador tinha propostas, mas Ney Franco recomenda prorrogação automática do contrato\ Eduardo Peixoto\

Gerson Magrão está esperançoso com a nova fase no Flamengo

Em meio ao baixo astral reinante no Flamengo, o sorriso discreto de Gerson Magrão chamava a atenção. Mas ele tem motivos. Depois de um início de ano abaixo do esperado, aos poucos, o jogador começa a ganhar a confiança de Ney Franco e, para melhorar, foi informado de que seu contrato, que acaba no próximo dia 30, será prorrogado automaticamente por mais dois anos.

Ele teve uma conversa franca com o técnico Ney Franco e gostou do resultado.

- Tinha algumas propostas de times brasileiros e pedi uma posição do Ney. Ele falou que não iria me liberar e contava comigo. As coisas estão melhorando - diz o atleta, cujo novo compromisso vai vigorar até junho de 2009.

Gerson Magrão estava no Feyenoord-HOL e chegou ao Flamengo debaixo de muita expectativa. Ney Franco chegou a dizer que o jogador tinha potencial igual ao de Renato Augusto. Mas a estréia ruim contra o Madureira, no sábado de Carnaval, o marcou negativamente.

- Dizem que a primeira impressão é a que fica e aquela atuação fraca me prejudicou. Eu não jogava na lateral esquerda há muito tempo e não me adaptei - declara.

Os meses seguintes foram de ostracismo e indicações constantes de que seria dispensado. Mas durante os treinamentos, reconquistou a confiança de Ney. Na partida contra o Internacional, Magrão entrou no segundo tempo e teve participação importante no primeiro gol rubro-negro.

- Ao lado do jogo contra o Friburguense foi a minha melhor atuação aqui. Joguei como apoiador pelo lado esquerdo e rendi bem - diz o jogador, que disputou seis jogos no Flamengo.

Nélio admite que errou ao sair do Fla

Promessa da base rubro-negra espera propostas para dar continuidade à carreira\ Eduardo Orgler\

Nélio, de promessa rubro-negra ao esquecimento no CFZ\ "Eu conquistei o meu espaço e joguei fora". A frase dita num indisfarçável tom de arrependimento é a prova do reconhecimento de que tudo poderia ter sido diferente. E como. Afinal, não são poucos os torcedores rubro-negros que volta e meia se perguntam: "E aquele Nélio, revelação dos juniores, que fim levou?"\

O garoto que surgiu como grande promessa das categorias de base do Flamengo em 2001, hoje, aos 23 anos, amarga o ostracismo treinando sozinho no Centro de Futebol Zico (CFZ), à espera de uma proposta para voltar a jogar. Em maio, ele passou 21 dias em teste num clube da primeira divisão de Portugal e agora vive a expectativa de ser contratado. O jogador também afirma que foi sondado por alguns clubes brasileiros para disputar a Série C. Contudo, é no exterior que ele vislumbra a chance ideal para o recomeço:

- Lá fora ninguém me conhece, ninguém sabe dos problemas que tive durante todo esse tempo. É melhor, pois poderia recomeçar do zero. Aqui, acabei ficando marcado como um jogador que não pára em clube nenhum, e isso me prejudicou muito - explica o jogador, em entrevista por telefone, do Rio de Janeiro, ao GLOBOESPORTE.COM.

Atitude precipitada

Mas, ao olhar para trás, Nélio não hesita em reconhecer que pecou pela inexperiência e pela precipitação ao acionar o Flamengo na Justiça do Trabalho quando tinha apenas 19 anos, em 2004.

- Naquela época, o Evaristo (de Macedo, técnico do Flamengo na ocasião) não queria trabalhar com os garotos mais novos. E eu já tinha algumas propostas boas de outras equipes para jogar como profissional. Isso mexeu com a minha cabeça. Acabei me precipitando e entrei na Justiça para conseguir a minha liberação - conta Nélio, atleta da mesma geração do goleiro Wilson, vice-campeão da Copa do Brasil deste ano pelo Figueirense.

A essa altura, o jogador já havia praticamente acertado a sua transferência para o Vasco. Mas, segundo ele, o clube de São Januário acabou desistindo de contratá-lo depois que o Flamengo ficou sabendo da negociação e ameaçou investir em atletas da base cruzmaltina.

Nélio ganhou a ação contra o Flamengo na Justiça, mas fez uma contraproposta ao clube. Devolveria o seu passe ao Rubro-negro, com a condição de que fosse emprestado ao Atlético-PR. Acordo selado, o garoto foi para o Furacão, mas nem tudo saiu como o planejado. Na verdade, nada. Ficou algumas partidas no banco no primeiro mês, até que uma grave contusão no tornozelo acabou com as suas esperanças de deslanchar no time paranaense.

"Todo dia me liga um empresário diferente. Mas para quem cresceu no Flamengo e se acostumou a ter tudo do bom e do melhor, é complicado lidar com certas situações. Às vezes, paro e penso: o que eu vim fazer aqui?"\ Nélio, 23 anos, sobre a dificuldade de dar prosseguimento à carreira\

Ao voltar ao Flamengo, sentiu que já não havia mais espaço para ele. Como ainda tinha contrato em vigor, acabou emprestado ao Brasiliense, em 2004, e participou de alguns jogos da campanha do título estadual do Jacaré.

Adeus à Gávea e alta rotatividade

Ainda em 2004, Nélio chegou a um acordo para rescindir o contrato com o Flamengo, que lhe devia salários atrasados e direitos trabalhistas. Rodou por Paraná, Cruzeiro e Fortaleza antes de voltar ao Brasiliense, onde ficou até setembro de 2006. Foi embora depois de se desentender com o técnico Lula Pereira.

- Se eu tivesse esperado um pouco mais no Flamengo, hoje estaria numa situação melhor. Quando você roda muito, as coisas começam a não andar - lamenta Nélio.

No ínicio de 2007, participou de toda a pré-temporada do Cabofriense, mas deixou o clube a uma semana do início do Campeonato Carioca, alegando que o time titular era escalado de acordo com interesses de empresários.\ Hoje, Nélio vive a angustiante espera por uma oportunidade na qual valha a pena apostar. A situação financeira estável ainda o faz pensar duas vezes antes de aceitar qualquer proposta.\

- Todo dia me liga um empresário diferente. Mas para quem cresceu no Flamengo e se acostumou a ter tudo do bom e do melhor, é complicado lidar com certas situações. Às vezes, paro e penso: o que eu vim fazer aqui? - explica o amargurado Nélio, referindo-se à dificuldade de se adaptar a clubes em que a infra-estrutura deixa a desejar.

Sobre a possibilidade de voltar ao Flamengo um dia, o jogador não alimenta expectativas.

- Sei que hoje em dia as portas para estão totalmente fechadas para mim lá. Alguns dirigentes da época em que rescindi o contrato ainda têm grande influência no futebol do clube. Então, não existe a menor chance. Quem sabe no futuro, com outra diretoria.

Para espairecer, Belo Horizonte é o destino

Ney Franco anuncia nesta terça viagem para capital mineira antes do jogo contra o Galo

Eduardo Peixoto

Em um time cuja maioria dos jogadores contratados atuou em Minas Gerais, nada melhor do que a capital mineira para fazê-los relaxar e iniciar uma arrancada no Campeonato Brasileiro. A partir da próxima semana, o Flamengo vai realizar sua intertemporada em Belo Horizonte.

O técnico decidiu tirar o time da cidade já deixá-lo na cidade de seu próximo jogo. A idéia é viajar no próximo dia 25. O jogo contra o Atlético-MG acontece no dia 4 de julho, no Mineirão.

- A tendência é que a gente saia do Rio. E se sair, vai ser para Belo Horizonte - diz o técnico Ney Franco, que vai conversar com os atletas na manhã desta terça-feira para comunicá-los da decisão.

Nesta semana, o Rubro-negro vai revezar os treinos entre Gávea e Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Sem nenhum jogo no fim de semana, a comissão técnica corre atrás de um jogo-treino no sábado.

Pausa coloca Ney e jogadores à prova

Torcedores vão à Gávea e pedem saída do treinador, que se mantém inabalável\ Eduardo Peixoto\

Leo Moura, Juan e Renato estão na lista que os torcedores querem

A tendência é piorar. Se até o momento o Flamengo ocupa a 17ª posição no Campeonato Brasileiro, quando voltar a jogar, no dia 4 de julho, o clube pode deparar-se com uma realidade muito mais cruel: a lanterna da competição, embora com dois jogos a menos.

As previsões não são pessimistas, mas sim realistas. O próprio técnico Ney Franco reconhece que a paralisação forçada pelo adiamento dos jogos contra Vasco e Juventude pode ter conseqüências psicológicas desagradáveis.

- Gostaria de jogar logo. É desconfortável trabalhar nesta zona de rebaixamento e, de antemão, sabemos que não sairemos dela e poderemos ficar em situação pior. Vamos trabalhar o lado mental dos jogadores - declara o treinador.

Fórmula pedida: medalhões e pratas da casa

Portanto, até o jogo contra o Atlético-MG, o lema é trabalhar o lado psicológico do grupo e, por que não, do próprio Ney. O péssimo início no Brasileiro trouxe reflexos imediatos. Nesta segunda-feira, cerca de dez torcedores estiveram na Gávea para conversar com a diretoria.

Eles querem a saída imediata do técnico e pedem uma condição para apoiar o time de forma integral até o fim da competição: manter uma espinha dorsal com jogadores experientes (Bruno, Leo Moura, Juan, Renato e Obina foram citados) e completar o time com atletas formados na Gávea.\ Enquanto isso, com sorrisos amarelos e cabisbaixos, os atletas fizeram um trabalho de reavaliação física. Como se vê, a ordem é recomeçar do zero e iniciar uma escalada para pôr em prática o batido lema de que "os últimos serão os primeiros".\

Time só joga no Rio dia 12 de agosto

Seqüência de oito jogos longe de casa é problema a mais para Ney Franco\ Eduardo Peixoto\

Kléber Leite não se incomoda com a longa seqüência fora do Rio

A situação no Campeonato Brasileiro preocupa. Estacionado na zona de rebaixamento, o Flamengo tem seis pontos em igual número de rodadas, e pela frente, um longo período sem jogos no Rio de Janeiro. O próximo acontece apenas nos dia 12 de agosto, contra o Náutico.

São oito jogos fora do estado fluminense, seis deles sem o mando de campo. As exceções são as partidas contra Paraná (que o Fla vai mandar em Uberlândia) e América-RN (marcada para Juiz de Fora). Nada animador para um time que precisa de vitórias.

- Minha leitura disso é que mais para frente também teremos uma série de jogos no Rio. São elas por elas. Não vejo problema algum nisso - minimiza o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite.

Realmente, a partir do jogo contra o Náutico, o Rubro-negro fará uma série de partidas no Maracanã. Até o fim de setembro serão oito jogos no estádio e apenas três fora. Porém, caso a campanha ainda seja ruim, o trunfo pode ter o efeito contrário.

No último sábado, contra o Internacional, os torcedores demonstraram bastante impaciência com o time e ensaiaram um coro de "burro" para o técnico Ney Franco.

Caminho tortuoso do Fla fora do Rio:

Dia Adversário Local\ 03/07 Atlético-MG Mineirão\ 07/07 São Paulo Morumbi\ 19/7 Paraná Parque do Sabiá (Uberlândia-MG)\ 22/7 Grêmio Olímpico\ 25/7 América-RN Mario Helênico (Juiz de Fora-MG)\ 29/7 Corinthians Pacaembu\ 05/08 Santos Vila Belmiro\ 09/08 Atlético-PR Arena da Baixada\

Lance

Obina não quer queimar etapas para voltar

Atacante acha difícil jogar contra o Atlético Mineiro no dia 4 de julho

Obina está próximo de voltar a jogar (Crédito: Ricardo Cassiano)

Fora dos campos de futebol desde o dia 25 de fevereiro, quando rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, Obina está prestes a voltar a jogar. O centroavante do Flamengo se revela ansioso pelo retorno, mas descarta atuar sem estar com 100% de suas condições físicas.

- Estou ansioso e louco para voltar. Acho que em meados de julho volto, estou na expectativa. Estou me dedicando ao máximo nesta reta final da recuperação, mas não posso queimar etapas. É muito dificíl jogar contra o Atlético Mineiro, pois quero voltar na plenitude física - afirmou Obina, referindo-se ao jogo do dia 4 de julho, no Mineirão.

O centroavante garantiu ainda que não escolhe local para voltar a jogar e que a torcida rubro-negra não precisa se preocupar, pois está com um bom peso.

Ney não descarta Léo Moura como apoiador

Lateral vem se destacando quando atua mais centralizado

Após uma ótima fase no Flamengo, Léo Moura teve uma queda de rendimento. No entanto, vem jogando bem as últimas partidas em uma função diferente da habitual. É no meio-de-campo que o até então lateral-direito vem brilhando, como no empate em 2 a 2 contra o Internacional, quando deu um belo passe para Juan marcar.

O técnico Ney Franco não descarta utilizar Léo Moura como um apoiador, mas ressalta que o prefere na lateral.

- O Léo tem qualidade para jogar no meio-de-campo, mostrou que eventualmente pode ser utilizado neste setor. Pode até ser uma boa opção, mas é lateral-direito - comentou Ney Franco.

Com a ausência de Renato Augusto, que está na Seleção sub-20, o técnico tem como opções para o meio-de-campo Léo Lima, Gérson Magrão ou pode colocar um atacante de forma mais recuada. Leonardo e Paulo Sérgio seria estas alternativas.

Ney Franco decide nesta terça-feira se Fla viaja

Equipe pode fazer período de treinos em Minas Gerais, no CT do Cruzeiro

O Flamengo poderá viajar na próxima semana para Belo Horizonte, onde faria um período de treinos no CT do Cruzeiro já visando à partida do dia 3 de julho, contra o Atlético Mineiro, no Mineirão.

O técnico Ney Franco decide nesta terça-feira a programação da equipe, mas já adiantou que pretende usar o tempo sem jogos para ajustar o time.

– Vou trabalhar parte tática e marcação pressão, que não está funcionando, principalmente no Maracanã. Será bom também para recuperamos os jogadores lesionados. Quando souber quem estará disponível, definirei o esquema - afirmou Ney Franco, que pretende fazer um jogo-treino no próximo sábado.

O treinador comentou ainda que o período sem jogos poderá deixar o time na última posição, o que seria psicologicamente ruim.

- Nesse período sem treinos, temos de aceitar críticas e ser fortes para superá-las. Só vtórias nos tirarão dessa situação - complementou.

Ney Franco diz que consegue ver reação imediata

Mas lamenta o fato de ficar 16 dias sem jogar pelo Brasileirão\ !\

O Flamengo ainda tenta recolher os cacos e se armar para melhorar no Campeonato Brasileiro. O clube só tem uma vitória na competição e amarga duas derrotas em que sofreu quatro gols. Mas isso não desanima o técnico Ney Franco, que ainda acredita numa reação imediata do Rubro-Negro:

- O importante é fazer uma boa perspectiva, a melhor forma de sair dessa situação é vindo para o campo fazer um trabalho de qualidade. Torcemos para que os jogadores que estão no departamento médico se recuperem logo para montar a equipe. O Flamengo tem condições de estar melhor na tabela, eu consigo ver uma reação imediata. Infelizmente as duas próximas rodadas nós não jogamos, temos que ver como trabalhar os 16 dias fora dos campos - disse o comandante.

O clube não disputará nenhuma partida nas próximas duas semanas devido ao fechamento do Maracanã para os jogos Pan-Americanos. A equipe só retornará no dia 4 de julho, diante do Atlético-MG, em Minas Gerais.

Renato Augusto não será cortado da Seleção sub-20

Apoiador Renato Augusto voltou a treinar com bola nesta segunda em Teresópolis

O apoiador Renato Augusto voltou a treinar com bola nesta segunda-feira na Granja Comary, em Teresópolis, onde a Seleção Brasileira sub-20 se prepara para a disputa do Mundial da categoria, no Canadá.

Ele fez um trabalho de progressão, supervisionado pelo preparador físico Paulo Camelo, e não deve correr risco de ser cortado.

Fla não desiste de construir estádio na Gávea

Interesse no Engenhão não vai descartar projeto de arena na sede do clube

O Flamengo também vai entrar na briga para ficar com a gestão do Engenhão, estádio construído para o Pan, que será inaugurado no fim deste mês. Mas engana-se quem pensa que o presidente do clube, Marcio Braga, desistiu do seu projeto para o estádio-shopping na Gávea. A nova arena é vista pelo cartola como uma alternativa para jogos de grande porte, da mesma forma que o Maracanã.

– Se divulgarem que o projeto para a arena na nossa sede será arquivado, eu nem vou ao Engenhão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ainda nem conheci o local – disse Marcio Braga, que não mandou representantes na última visita da Prefeitura ao estádio, que foi acompanhada pelo Fluminense, clube que, assim como o Botafogo, está interessado no Engenhão.

Márcio Braga vai conhecer o Engenhão nesta semana. A visita dele será agendada pelo secretário de obras da Prefeitura do Rio, Eider Dantas. Braga disse que vai levar uma comitiva de técnicos, engenheiros e arquitetos envolvidos no projeto do estádio na Gávea para avaliar o Engenhão.

– Antes de dizer qualquer coisa, eu preciso conhecer bem o local. O que há no momento é interesse do Flamengo em analisar o Engenhão como alternativa para jogos de maior parte, mas não abriremos mão do projeto para a Gávea - garantiu.