Notícias

Clipp 20/setembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Com apenas dois atacantes, Joel tem dia de mecânico

Técnico do Fla planeja frear Souza e acelerar Leonardo

Legenda da foto: SOUZA (À DIREITA) diz que vai controlar seu temperamento para suprir a ausência do suspenso Obina

Márcio Tavares

Acelerar o ritmo de Leonardo e frear o ímpeto de Souza. Assim, como um piloto experiente que conhece bem os componentes do veículo que dirige (que no momento está longe de ser um bólido), o técnico Joel Santana já tem a fórmula para enfrentar os dois meses e meio restantes de Campeonato Brasileiro com apenas dois centroavantes. Com a suspensão de Obina e a fratura de Paulo Sérgio, restaram a Joel, sem contar o novato Kayke, ainda muito verde, duas opções concretas.

- Conversei com os jogadores sobre isso. Pedi mais maturidade. Cartão por discussão, tirando a bola do lugar, tudo isso é cartão bobo, que prejudica o time e o jogador. O Flamengo está a dois pontos da Sul-Americana e a dois do rebaixamento. Não é hora para se relaxar. Tenho que acelerar o Leonardo e contar com que o Souza não seja mais suspenso - disse Joel Santana, que tem problemas no ataque, mas puxou dos juniores mais um zagueiro: Wellington.

Freguês habitual do STJD, Souza garante que conhece bem o peso que cai sobre os ombros dos principais jogadores do Flamengo. E jura que absorveu as palavras de Joel, reconhecendo que agora sua importância aumentou muito.

- Eu já tinha a noção disso porque, nas várias partidas que disputei, entrei com essa responsabilidade. Sei o que o Flamengo representa. Estou tranqüilo e espero continuar assim - afirma Souza.

Jogo contra Atlético-MG é antecipado para sábado

Joel não gosta de falar sobre punições aplicadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva porque sabe que corre o risco de voltar a se sentar no banco dos réus e teme represálias. Não defendeu, mas também não atacou Obina.

- As punições são muito longas. Melhor seria multa. Ninguém gosta de perder dinheiro. Não se pode privar ninguém de trabalhar, de levar a cesta básica para casa. Mas o Obina está ganhando e tem que estar sempre motivado.

Obina só não pode mostrar o mesmo ritmo de Roger, que terá mais uma semana de trabalhos físicos para tentar voltar. Se a escalação de Maxi contra o Juventude, domingo, está confirmada, Roger talvez jogue contra o Atlético-MG (jogo antecipado de domingo, dia 30, para sábado, no Maracanã). Sua presença ficou condicionada à reação ao trabalho ao longo da semana.

Como anteontem Roger reclamou de dores musculares, que o médico José Luiz Runco considerou normais, ontem Runco traçou com a comissão técnica planos para encontrar uma carga ideal de trabalhos.

Kleber Leite, vice de futebol, encaminhou à CBF pedido para que seja marcada uma reunião entre os clubes, a entidade e representantes do STJD para discutir critérios de julgamentos do órgão. Ele alega que os grandes têm sido prejudicados pela procuradoria do STJD.

Jornal dos Sports

Em defesa do ‘Anjo Negro’

Advogado entra hoje com recurso e efeito suspensivo para tentar reduzir a pena de Obina

Nathan de Lima

O sorridente Obina participa da roda de bobo tendo ao fundo Colace, ao lado o meio-campo Assumpção. Ele confia na redução da pena

Quem viu Obina treinando ontem, na Gávea, não poderia imaginar que ele foi suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no dia anterior. Muito bem-humorado e participando seriamente de todos os trabalhos, o jogador demonstrava saber do carinho que os dirigentes e seus companheiros têm por ele. Os quatro meses de suspensão ou não estavam abalando o artilheiro, ou ele confia muito no setor jurídico do clube, que entra hoje com um recurso para que  seja julgado pelo Pleno do STJD.

O advogado do clube, Michel Assef Filho, afirmou que a defesa manterá a mesma argumentação do primeiro julgamento e tentará desqualificar a jogada do artigo 253 (agressão, que tem pena de 120 a 540 dias) e incluí-la no artigo 255 (praticar ato de hostilidade, que tem como pena de um a três jogos).

“Vamos pedir o recurso amanhã (hoje) e junto com ele encaminharemos o pedido de efeito suspensivo. Espero que no máximo em duas semanas seja julgado no Pleno e que tudo dê certo. Vamos continuar sustentando que a jogada do Obina não foi o tipo de agressão prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Foi apenas um ato de hostilidade, ele não queria agredir o jogador”, disse Assef.

Assim como o advogado, todos na Gávea saíram em defesa do “Anjo Negro” e consideraram a punição, no mínimo exagerada. O técnico Joel Santana lembrou que a carreira do jogador de futebol é curta e que quatro meses é muito tempo para um atleta ficar sem trabalhar.

“Acho que quando uma pessoa erra deve ser punida, mas acho que estas punições estão sendo longas demais. O Obina, por exemplo, ficou quatro meses sem jogar por lesão e agora pega mais quatro. Só aí, já são oito meses, é muita coisa para um jogador de futebol. Ninguém está pensando na vida do atleta. Os jogadores têm que trabalhar, ninguém tem o direito de privar um homem do seu ofício”, disse.

Reunião com os clubes

Já o vice-presidente do clube, Kleber Leite, pretende fazer uma reunião com os grandes clubes do Brasil para tentar resolver este assunto.

“Não quero desmoralizar ninguém, mas temos que encontrar uma solução que atenda a todos. O que vem acontecendo não está certo. Acredito que os clubes que têm maior visibilidade estão tendo um prejuízo maior. Por isso, estou propondo uma reunião ampla com os clubes para podermos discutir o que vem acontecendo”, disse.

Joel confirma Souza e Maxi no ataque

O primeiro treino com bola realizado pelo técnico Joel Santana, após o empate no clássico com o Vasco, serviu para ele começar a dar cara ao time que enfrentará o Juventude neste domingo, em Caxias do Sul. Com Souza voltando à equipe, após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o argentino Maxi Biancucci recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o treinador confirmou o ataque titular para a partida.

Ontem, na Gávea, Joel Santana comandou um trabalho tático priorizando a marcação e a saída de bola e depois as jogadas de ataque. Maxi Biancucci participou normalmente dos treinamentos e forçou a musculatura.

“Ele treinou bem hoje e não sentiu nada. Estamos fazendo um trabalho para ele se recuperar. Se não sentir nada até o coletivo de sexta (amanhã), vai jogar”, disse Joel.

O provável time que enfrenta o Juventude é: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Maxi e Souza.

Roger sente a dores e não deve jogar

Roger coloca a mão na coxa, após sentir um incômodo no local. Ele jogou até agora apenas seis partidas

O apoiador Roger está praticamente fora do jogo, em Caxias do Sul, no domingo. Ontem, no treino na Gávea, ele sentiu a musculatura da coxa direita.

"O Roger já vinha reclamando de um problema muscular e chegou a atuar com o problema. Hoje (ontem), ele fazia um trabalho especial, mas acabou sentindo um incômodo", explicou o preparador físico Ronaldo Torres.

Com isso, o técnico Joel Santana teve que rever os planos em relação ao jogador, já que a sua volta no domingo era dada como certa.

“Eu ainda não conversei direito com o Runco e nem com o preparador físico, mas o Roger sentiu a coxa e agora terá que fazer um trabalho especial. Não acredito que ganhe condições de jogo”, ressaltou o treinador.

Desde que chegou ao clube, Roger atuou em seis jogos, sendo cinco como titular. Ele ainda não marcou nenhum gol com a camisa rubro-negra. Seu último jogo foi contra o Internacional, no Beira-Rio, no dia 8 de setembro, quando foi substituído no intervalo.

Joel promove jogador do juniores

O técnico Joel Santana aposta na tradição do Flamengo de formar craques nas divisões de base e depois da convocação de Kayke, Thiago Salles e Rômulo para a equipe principal, o zagueiro Wellington é o mais novo jogador do elenco profissional do Rubro-negro.

“Puxei para o time principal para ver como ele vai render. Esse rapaz me encantou” disse o treinador.

Na Gávea, a fama de Wellington é de ser excelente nas bolas rasteira e no desarme, contudo, tem certa deficiência nas jogadas aéreas.

Maria Helena Braun

De Letra

Maracanã na Barra

Maria Helena Braun mbraun@jsports.com.br

Eles vinham de todos os cantos. Saíam de ônibus, chegavam a pé, de carro, de carona, desciam dos prédios e andavam na mesma direção. Parecia e era mesmo uma romaria. Uma multidão, tensa, na expectativa. Uns vestiam o uniforme de todos os domingos; camisas, bandeiras, faixas na cabeça, cornetas, pandeiro, tamborim, atabaques. E lá iam eles. Homens, mulheres, crianças, gente de mais idade, todos movidos por um só interesse. Os mais desatentos diriam que aquela multidão estava indo para o Maracanã. Mas como, se seguiam na direção contrária? Os flanelinhas arrecadavam a sobrevivência da semana. O chope não podia faltar, a lingüiça a metro, também não. Eram quase seis da tarde e o Baixo Parque das Rosas, na Barra da Tijuca, assumia ares de geral do Maracanã.

O telões de todos os bares e restaurantes, sem exceção, estavam ligados no jogo Vasco x Flamengo. O juiz apita, a bola rola e, entre um gole de chope e outro, uma asinha de frango, uma picanha na chapa, ecoavam os gritos apaixonados de torcedores, que estavam a pelo menos 30 quilômetros do Maraca. "Uuuuuu!, pênaltiiii! ladrão!". Fechei os olhos e era como se estivesse na arquibancada. “Garçom, sai da frente!” Coitado deles, durante o jogo mal podem circular entre os torcedores, ou melhor, entre os clientes. Eles também são filhos de Deus e pousam um olho na bandeja e outro nos telões.

Gol de Leandro Amaral. O Baixo Parque das Rosas explode num som único, vascaínos se abraçam, brindam, pedem mais uma rodada de chopp, se entusiasmam. Os rubro-negros se calam, engolem seco a cerveja amarga, mas 35 minutos depois é a vez deles soltarem o grito de gol. É a vez dos vascaínos mastigarem com raiva o bolinho de bacalhau. No segundo tempo, silêncio. A tensão aumenta. No último minuto, uma jogada espírita de Alan Kardec impede a vitória vascaína. Termina o jogo, os torcedores, digo, os fregueses, pagam a conta. Vão saindo em ordem, na paz, como deveria acontecer nos estádios. No Baixo Parque das Rosas impera a democracia, rubro-negros e vascaínos torcem lado a lado, sem provocação, nem briga. Todos, com raras exceções, vão embora.

De repente os bares ficam vazios. Domingo que vem tem mais. Com certeza tricolores e botafoguenses vão repetir as cenas que já fazem parte da tradição dos domingos. Para muitos moradores dali, o Maracanã fica na Barra da Tijuca.

O Dia

Dor de cotovelo no Flamengo

Dos jogadores ao vice de futebol, todos sofrem com a suspensão de Obina

Rio - A cotovelada de Obina no zagueiro Índio, do Internacional, doeu no vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite. Doeu no técnico Joel Santana. Doeu nos jogadores do clube. Ontem, na Gávea, não se falou em outro assunto.

Houve até mesmo uma reunião na qual Joel pediu a seus jogadores que evitassem tomar cartões. “Conversamos muito sobre esse assunto. Cobrei mais maturidade. Temos que evitar as discussões e o desrespeito às regras, pois existe um prejuízo para o jogador e a equipe. Temos que evitar os cartões”, disse Joel Santana.

O discurso não foi, porém, de repreensão a Obina. Pelo contrário. Todos no Flamengo consideraram a suspensão de 120 dias pesada demais para o atacante.

“Quando uma pessoa erra, deve ser punida. Mas uma punição muito longa deveria ser revertida em multa, pois ninguém gosta de perder dinheiro”, reclamou Joel. “Vamos criar outro tipo de situação que não seja tirar o emprego de alguém. Não podemos proibir o jogador de levar a cesta básica para casa”, acrescentou o treinador, esquecendo-se de que Obina vai continuar ganhando seu salário enquanto estiver suspenso.

O departamento jurídico entra em ação hoje para tentar reduzir a pena do atacante. O Flamengo tentará a desclassificação do artigo 253 (agressão) para o 255 (ato de hostilidade), com uma punição mais branda e suspensão de um a três jogos.

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, não ficou alheio à discussão. “Os clubes que têm maior exibição sofrem mais. A punição não é igual para todos”, afirmou o dirigente, que convidou o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, para o debate na sede da CBF. Kléber Leite já conversou também com a diretoria do Grêmio e espera reunir representantes de outros clubes de expressão no País.

O zagueiro e capitão do time, Fábio Luciano, tomou as dores de Obina: “Um jogador só deveria pegar quatro meses de suspensão caso fosse reincidente. Não é o caso do Obina. Na Europa, não se toma cartão com tanta facilidade. O rigor aqui é maior”, disse o zagueiro.

Maxi volta ao time, no lugar de Obina

Se Obina foi o assunto triste do dia, o Flamengo teve também um motivo para sorrir, ainda que de leve: o argentino Maxi Biancucchi, afastado devido a uma lesão muscular, está recuperado e, pelo menos a princípio, escalado para o jogo de domingo à tarde, contra o Juventude, em Caxias do Sul.

Na ausência do outro ídolo, o argentino, novo xodó da torcida, vai jogar ao lado de Souza. O técnico Joel Santana nem fez mistério, desta vez. “Se ele não sentir nada no coletivo desta sexta-feira, estará no jogo”, afirmou o treinador rubro-negro.

Assim, o time da Gávea já está definido para a partida contra o Juventude, com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Maxi Biancucchi e Souza.

Apesar da ausência de Obina, a preocupação maior de Joel Santana é com a defesa: “Não podemos tomar gols tão ridículos. Chega”.

O apoiador Roger fez um treino físico sozinho e deve retornar na rodada seguinte. Renato Augusto, Íbson e Paulo Sérgio, machucados, ainda não têm prazo para voltar à equipe.

Flamengo vai recorrer da punição de Obina

Rio - A diretoria do Flamengo, por intermédio do seu departamento jurídico, confirmou que tentará a redução da pena de 120 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) imposta ao atacante Obina. O jogador foi julgado nesta última terça-feira pela cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional, na derrota do Rubro-Negro por 3 a 0, no Estádio Beira-Rio.

O próximo passo será dado pelo advogado Michel Assef Filho, que vai entrar com um recurso para conseguir um efeito suspensivo a favor do jogador do Flamengo. Caso consiga, o próximo julgamento sairá, no máximo, em duas semanas.

"É certo que vamos recorrer. A defesa continua entendendo que o fato não deveria resultar em uma pena de 120 dias. Ela é exagerada. A defesa entende que ele deveria ser punido, mas em outro artigo", comentou.

Gazeta Esportiva

Roger sente a coxa e não deve enfrentar o Juventude\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Liberado pelo departamento médico para se reintegrar ao grupo do Flamengo que vai enfrentar o Juventude, no próximo domingo, em Caxias do Sul, o meia Roger, que estava afastado da equipe para recuperar a forma física, voltou a sentir um incômodo na coxa e deve seguir de fora do grupo que viaja ao Rio Grande do Sul.\ Já o argentino Maxi Biancucchi participou normalmente das atividades desta quarta e está escalado ao lado de Souza para formar o ataque rubro-negro na Serra Gaúcha. No treino tático comandado pelo técnico Joel Santana, a equipe titular foi formada por: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Maxi e Souza.\

Antes da partida, porém, Joel volta a comandar um treino tático nesta quinta e um coletivo apronto na sexta.

Obina - O atacante Obina treinou à distância nesta quarta-feira, um dia após receber a suspensão por 120 dias imposta pelo STJD, devido à cotovelada que deu em um jogador do Internacional na partida realizada no Beira-Rio, em Porto Alegre. O advogado do clube, Michel Assef Filho, entrará com recurso nesta quinta-feira, na tentativa de diminuição da pena

Juan nega problemas para renovar com o Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O lateral-esquerdo Juan desmentiu que tenha tido alguma reviravolta a negociação para a renovação de seu contrato com o Flamengo. Como o compromisso não foi assinado, surgiram notícias de que ele poderia sair no fim deste ano. O lateral, porém, confirmou que vai prorrogar seu vínculo com o Rubro-Negro até o último dia de 2010.\ Ele garantiu que o novo compromisso ainda não foi assinado apenas por falta de tempo. “Só não assinei ainda o novo contrato porque ele foi feito no fim da semana passada e depois começou o nosso período de concentração para o clássico contra o Vasco. Mas está tudo certo e vou permanecer no Flamengo.”\

“Sinto-me muito bem neste clube, conto com o apoio da torcida e tenho respaldo de todos os dirigentes. Não existe motivo para que eu deixe a Gávea”, afirmou o lateral, que vem sendo um dos principais destaques do time no Campeonato Brasileiro deste ano, inclusive marcando muitos gols

Sem Obina, Maxi e Souza formam ataque no Fla contra Juventude\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Sem Obina, suspenso por 120 dias pelo STJD por uma cotovelada no zagueiro Índio do Internacional, a tendência é que o ataque do Flamengo na partida contra o Juventude, neste domingo, em Caxias do Sul, no estádio Alfredo Jaconi, seja formado por Maxi e Souza, dupla considerada titular por Joel.\ Além dos dois, o treinador conta com Kayke e Leonardo para o setor. Isso porque Renato Augusto, que volta e meia é utilizado no ataque, sofreu um estiramento na coxa direita e ficará fora por no mínimo 15 dias, e Paulo Sérgio, que fraturou a clavícula esquerda no empate por 1 a 1 com o Vasco, desfalcará o time por pelo menos seis semanas.\

O time para o confronto deverá ser definido somente no coletivo programado para esta quinta-feira, o último antes do confronto com os gaúchos. Com 33 pontos conquistados o Flamengo precisa vencer para se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento do Brasileirão. No primeiro turno, no Maracanã, o Flamengo conseguiu superar o Juventude por 4 a 0.

Ibson não deve retornar contra o Juventude

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de estar quase 100% recuperado de uma contusão no tornozelo sofrida na derrota para o Internacional, há três rodadas, o volante Ibson não deve reforçar o Flamengo na partida deste domingo, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.\ Segundo o preparador físico do time carioca, Ronaldo Torres, o retorno do jogador deve acontecer apenas na partida ante o Atlético-MG, no próximo dia 30, no Maracanã. “Vou esperar pelo Ibson, mas acho que ele não poderá atuar. O mais certo mesmo é no jogo do outro fim de semana com o Atlético-MG”, explicou.\

Apesar de não contar com Ibson novamente, o técnico Joel Santana ganhou três reforços para o jogo em Caxias do Sul. O meia Roger será relacionado e retornará após ficar duas semanas afastado para recuperar a melhor forma física.

Além dele, o meia Maxi, recuperado de lesão na coxa esquerda, e o atacante Souza, que cumpriu suspensão no clássico contra o Vasco, no último domingo, também reforçam o Flamengo, que ocupa a 13ª posição do Brasileirão, com 33 pontos, apenas dois acima da zona do rebaixamento

PeléNet

Fla deve seguir sem Roger e Ibson, mas tem volta de Maxi

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Ao contrário das expectativas, o meia Roger não deve voltar ao time do Flamengo na partida contra o Juventude, no próximo domingo, em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o jogador reclamou de dores musculares e não treinou com a equipe titular. Além dele, o volante Ibson também segue fora. Por outro lado, os rubro-negros já podem contar com o retorno do atacante argentino Maxi Biancucchi.

Afastado pelo técnico Joel Santana (após a derrota para o Inter) para recuperar a forma física, já que encarou uma forte seqüência de jogos pelo Flamengo após três meses "encostado" no Corinthians por opção do técnico Paulo César Carpegiani, Roger era preparado para voltar contra o Juventude.

Contudo, nesta tarde, quando realizava um trabalho com os fisioterapeutas do clube, o jogador levou a mão à coxa direita. Segundo o preparador físico Ronaldo Torres, Roger chegou a atuar com o problema e talvez por isso ele tenha sentido.

Já Ibson ainda não está totalmente recuperado de uma forte entorse no tornozelo direito. O jogador também segue fora da equipe desde a partida contra o Inter, na qual sofreu a lesão.

Enquanto Roger e Ibson desfalcam o Flamengo pelo quarto jogo seguido, Maxi Biancucchi já está à disposição do técnico Joel Santana após ficar fora de sete partidas.

Nesta quarta-feira, ele participou normalmente do treino tático com a equipe titular, mostrando que está totalmente recuperado de um estiramento na coxa esquerda, sofrido durante a partida contra o Goiás.

Joel Santana ainda vai comandar mais um treino tático nesta quinta-feira e um coletivo na sexta para definir o time. A equipe que treinou nesta quarta e deve entrar em campo no domingo foi escalada com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Maxi e Souza.

Comissão técnica do Fla festeja 1ª semana livre

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Pela primeira vez desde que chegaram ao Flamengo, o treinador Joel Santana e o preparador físico Ronaldo Torres têm sete dias ininterruptos para trabalhar o time. Por isso, a atual comissão técnica rubro-negra comemora a inédita semana livre.

Após o desgastante empate com o Vasco, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, os jogadores ganharam folga na segunda-feira para recuperação. No entanto, na terça, eles "tiraram o atraso" com um dia inteiro de treinos físicos - na praia do Leblon pela manhã e na piscina da Gávea à tarde.

"Fizemos um trabalho de explosão muscular e resistência. Pela primeira vez, conseguimos realizar esse tipo de treinamento. Estávamos jogando todo meio e fim de semana e isso tornava impossível um treino físico mais forte", comentou Ronaldo Torres, que demonstra otimismo com relação à performance física do time contra o Juventude, domingo, em Caxias do Sul.

"Uma semana sem jogo no meio fará muita diferença. Na quarta-feira, por exemplo, o organismo dos atletas estará preparado para um desgaste alto. Como não acontecerá, aumentarão as reservas de energia", continuou.

O técnico Joel Santana também comemorou a semana livre, já que, a partir do jogo contra o Juventude, ele espera um time com mais "fôlego" em campo. "É a primeira vez que o Ronaldo Torres teve um dia inteiro para trabalhar a parte física. Disputamos 13 partidas em 48 dias. Jogamos de quatro em quatro dias, fora as viagens e as concentrações", observou.

Mas não foram apenas o técnico e o preparador físico que festejaram a semana livre. Os atletas também destacaram a importância da pausa na "maratona" de jogos.

"Estávamos precisando dessa parada. Havia um desgaste acumulado pela seqüência de jogos. Por melhor fisicamente que o jogador esteja, não tem como não ficar desgastado. Essa semana vai ser boa para a gente recuperar", afirmou o lateral-esquerdo Juan.

GloboEsporte

Zagueiro dos juniores é promovido por Joel

Wellington, de 17 anos, treina com os profissionais a pedido do treinador rubro-negro

Márcio Iannacca

Joel Santana conversa com Rômulo e Thiago Sales, duas promessas do Fla

O zagueiro Wellington foi promovido e já está treinando com os profissionais. O jogador foi integrado ao time principal a pedido do técnico Joel Santana, que elogiou o garoto, de apenas 17 anos. O treinador rubro-negro elogiou o atleta.

- Puxei para o time principal para ver como ele vai render. Esse rapaz me encantou - diz o treinador rubro-negro.

No entanto, nos corredores da Gávea, Wellington tem fama de ser um excelente zagueiro no desarme e na bola resteira. Porém, as bolas aéreas são o fraco do atleta.

Nos último mês, Joel Santana convocou Rômulo, Thiago Salles e Kayke do time de juniores para o profissional.

Obina mostra tranqüilidade na Gávea

Diferentemente da véspera, Anjo Negro brinca com amigos e torcedores durante o treino

Márcio Iannacca

Obina chora ao tomar conhecimento de sua suspensão de 120 dias pelo STJD\ Diferentemente da véspera, quando chorou ao ser suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o atacante Obina se mostrou tranqüilo durante o treinamento realizado nesta segunda-feira, na Gávea. O Anjo Negro foi suspenso pelo STJD pela cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional.\

Durante o treinamento na Gávea, o atacante brincou com alguns familiares que estavam no clube e torcedores, que deram apoio ao jogador. Obina não concedeu entrevista nesta quarta-feira. O técnico Joel Santana afirmou que o jogador deve ficar motivado, mesmo tendo que ficar parado até 2008.

- O clube está pagando. Ele precisa estar motivado. Ele precisa manter o físico dele porque é um jogador profissional. Eu conheço o Obina há mais de cinco anos e não lembro dele ter tido tal atitude nenhuma vez. O Obina revidou uma agressão. Não estou dizendo que ele está certo, mas vamos ver se ele terá a pena reduzida - diz Joel.

Juan finalmente assina com o Fla

Procurador do lateral aparece na Gávea e acerta permanência do atleta até 2010

Márcio Iannacca

Juan durante pausa no treino do Flamengo na Gávea

O lateral-esquerdo Juan finalmente assinou a renovação de seu novo contrato com o Flamengo. O vínculo do jogador, que se encerrava em dezembro de 2008, passa a ser válido até 2010. O empresário do atleta, Eduardo Uram, esteve na Gávea nesta quarta-feira para conversar com os dirigentes.

O novo contrato de Juan estava pronto desde a semana passada. Nos últimos dias, o jogador era sempre chamado para conversas com o vice-presidente de futebol Kléber Leite, que sempre mostrou confiança na renovação.

- Ele assina agora - garantiu o dirigente.

Fla propõe discussão sobre julgamentos

Kléber Leite encaminha pedido à CBF para debater sentenças aplicadas pelo STJD

Márcio Iannacca

A punição do atacante Obina, que pegou um gancho de 120 dias do STJD por ter agredido o zagueiro Índio, do Internacional, gerou uma grande discussão na Gávea. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, encaminhou um pedido à CBF para que seja marcada uma reunião entre os clubes e a entidade para chegar a um denominador comum sobre os julgamentos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Segundo o dirigente, as partidas de clubes de maior apelo, como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco, têm uma transmissão mais cuidadosa e com um número maior de câmeras de televisão. Com isso, a procuradoria do STJD tem um olhar mais atento para essas partidas.

- Vamos tentar organizar as coisas. Ou se faz uma coisa justa para todos ou não se faz nada. O Obina cometeu uma agressão não relatada na súmula e pegou uma punição de 120 jogos. No mesmo jogo, outras duas agressões foram vistas por todo mundo e esses atletas não foram julgados - diz Kléber Leite.

O dirigente rubro-negro diz que já contactou as diretorias de Grêmio e Botafogo e que recebeu apoio em sua idéia de promover um debate sobre os julgamentos do STJD. Kléber Leite citou um exemplo ocorrido com o Tricolor gaúcho.

- O Tcheco foi suspenso por três jogos por uma das comissões e no pleno foi absolvido. Ele ficou fora de três partidas e prejudicou a sua equipe - afirma o dirigente, para logo depois completar:

- Não existe má fé, mas é preciso rever as decisões. Em algumas partidas são utilizadas 12, 13 câmares. Em outras, apenas três ou quatro - completa.

Maxi treina no time titular

Argentino é escalado ao lado de Souza e garante presença na partida de domingo

Márcio Iannacca

Maxi Biancucchi participa normalmente do treinamento e vai pegar o Juventude\ O atacante Maxi Biancucchi treinou normalmente nesta quarta-feira, na Gávea. Recuperado de um estiramento na coxa esquerda, o argentino participou de um trabalho de finalização e, posteriormente, formou dupla de ataque com Souza no tático comandado pelo técnico Joel Santana.\

Com a volta de Maxi, Joel já escalou o time titular para o jogo de domingo, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A formação do Fla será a seguinte: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Maxi e Souza.

Na quinta-feira, o treinador rubro-negro vai comandar um novo trabalho tático. Na sexta-feira, Joel vai realizar um coletivo para finalizar a preparação do time.

Fla começa disputa pelo tri estadual

Rubro-Negro estréia contra o Recreio/Volta Redonda, fora de casa, no dia 28

O time de basquete do Flamengo começa no próximo dia 28 deste mês, sexta-feira, a disputa do Campeonato Estadual. O Rubro-Negro busca o tricampeonato da competição e na estréia enfrentará o Recreio/Volta Redonda, fora de casa.

O Estadual de Basquete-2007 terá a participação das seguintes equipes: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Iguaçu BC, Automóvel C.F, Liga Macaense e Recreio/Volta Redonda.

Lance

Chances de Biancucchi voltar a jogar são boas

Atacante está recuperado de estiramento na coxa esquerda\ LANCEPRESS!\

Recuperado de estiramento na coxa esquerda, Maxi Biancucchi não está confirmado no time do Flamengo que enfrentará o Juventude no domingo. Apesar de o atacante ter treinado entre os titulares nesta quarta-feira, o técnico Joel Santana prefere esperar o coletivo de sexta para a definição. Mas as chances do atacante jogar são boas.

- A tendência do Maxi é jogar. Ainda faremos um trabalho diferenciado com ele - afirmou o treinador.

Caso Maxi jogue, Joel Santana terá a chance de repetir a dupla de atque que considera ideal, com o argentino jogando ao lado de Souza, que também volta ao time após suspensão.

Zagueiro da base participa de treino no Fla

Joel Santana coloca Welinton para treinar com profissionais\ LANCEPRESS!\

O técnico Joel Santana puxou mais um jogador dos juniores do Flamengo para treinar nos profissionais. Depois do zagueiro Thiago Sales e o atacante Kayke, foi a vez de o zagueiro Welinton ganhar uma chance.

- É um bom zagueiro. Vejo qualidade nele e encantou-me no treinamento. Gosto de fazer esse tipo de trabalho - afirmou.

O treinador lembrou que, por estarem há muito tempo no clube, os jogadores da base conhecem bem o Flamengo.

Joel não concorda com punição de 120 dias

Treinador considera muito alta e pede para que se ache outra solução\ LANCEPRESS!\

Sem poder contar com Obina pelos próximos quatro meses, o técnico Joel Santana pediu para que algumas punições sejam revistas. O treinador reclamou principalmente pelo tempo que o atacante ficará inativo devido à suspensão pela cotovelada que deu em Índio, do Internacional.

- Não estou defendendo o Obina. Ele revidou uma agressão e de fato deve ser punido. Mas está havendo muito rigor. Não se pode privar alguém de trabalhar. É preciso achar outro caminho - afirmou Joel.

Ataque do Flamengo: terceira baixa em três dias

Joel tem menos opções para o setor ofensivo rubro-negro\ LANCEPRESS!\

Os atacantes do Flamengo devem estar torcendo para que esta semana termine logo. No domingo, Renato Augusto, que volta e meia é utilizado no ataque, sofreu um estiramento na coxa direita e ficará fora por no mínimo 15 dias. Também no empate com o Vasco, Paulo Sérgio fraturou a clavícula esqeurda e desfalcará o time por pelo menos seis semanas.

Nesta terça-feira, foi a vez de Obina pegar um gancho de 120 dias e ficar indisponível para o resto do Brasileiro. Com as três baixas, Joel Santana conta, no momento, com quatro atacantes de ofício no elenco: Souza, Maxi, Kayke e Leonardo. Vale dizer que o ataque titular de Joel é Maxi e Souza.

Kléber Leite reclama de critérios do STJD

Dirigente do Flamengo também propôe debate sobre o assunto

Kléber Leite conversou com outros clubes sobre STJD (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, reclamou da suspensão de Obina, mas principalmente por apenas o atacante ter sido julgado pela agressão a Índio, do Internacional. O dirigente lembrou que no mesmo jogo, houve uma entrada de Adriano em Ibson que tirou o volante do jogo.

Além disso, Kléber propôs um debate amplo sobre os critéros adotados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

- Isso tem que ser discutido. Já conversei com companheiros de outros clubes. Ninguém é a favor de agressão nem indisciplina. Mas o que vem acontecendo não é correto. No mesmo jogo, houve duas agressões (Índio em Obina e Adriano em Ibson), no entanto, o procurador denunciou apenas o Obina - afirmou Kléber que conversou com Grêmio e Botafogo sobre o assunto.

Sobre o julgamento de Obina, o dirigente voltou a reclamar do critériro usado pelo STJD:

- O encaminhamento do processo não foi correto. É preciso achar uma solução para isso. Não há agressão somento com cotovelo ou braço. Também pode ser feita com os pés - afirmou, referindo-se ao lance de Adriano em Ibson.

Basquete do Fla começa disputa pelo tri estadual

Rubro-Negro estréia na competição contra o Volta Redonda\ LANCEPRESS!\

O time de basquete do Flamengo começa no próximo dia 28 deste mês, sexta-feira, a disputa do Campeonato Estadual. O Rubro-Negro busca o tricampeonato da competição e na estréia enfrentará o Recreio/Volta Redonda, fora de casa.

O Estadual de Basquete-2007 terá a participação das seguintes equipes: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Iguaçu BC, Automóvel C.F, Liga Macaense e Recreio/Volta Redonda.

Confira a relação dos jogos do Flamengo/Petrobras no turno do Estadual de Basquete:

28/9 – Recreio/Volta Redonda x Flamengo/Petrobras, às 19h, em Volta Redonda.

03/10 – Flamengo/Petrobras x Iguaçu BC, às 19h, na Gávea.

14/10 – Flamengo/Petrobras x Automóvel CF, às 11h, local a ser definido.

21/10 - Fluminense x Flamengo/Petrobras, às 11h, local a ser definido.

24/10 – Flamengo/Petrobras x Liga Macaense, às 19h, na Gávea.

28/10 – Vasco da Gama x Flamengo/Petrobras, às 11h, local a ser definido