Notícias

Clipp 21/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla em rota de colisão com a Conmebol

Diretoria diz que pode até perder por W.O. mas não joga em cidade acima dos 2.750 metros

Legenda da foto: RODRIGO, QUE tem experiência positiva em Libertadores, chega ao Flamengo com status de astro

Márcio Tavares

O riso franco do zagueiro Rodrigo mostrando uma rara satisfação em sua apresentação como novo reforço do Flamengo contrastava com o sentimento da diretoria em relação ao futuro. Antes ainda há o Estadual pela frente, mas no clube é evidente que todas as atenções estão voltadas para a Copa Libertadores. E, pelo ânimo mostrado pela cúpula do futebol, o Flamengo entrou em rota de colisão com a Confederação Sul-Americana (Conmebol) por causa de jogos na altitude.

O Flamengo estréia dia 13 ou 20 de fevereiro contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, Peru, e ainda nem sabe se terá pela frente o Cienciano e os 3.400 metros de altitude de Cuzco, já que o time peruano disputa com o Wanderers, do Uruguai, a última vaga no Grupo 4. Mas, antes mesmo da definição, surgiu o impasse .

- O Flamengo não joga em altitude acima dos 2.750 metros. Isso é assunto encerrado - disse Kleber Leite, vice de futebol, corroborando as declarações dadas mais cedo pelo presidente Márcio Braga. - Se quiserem, dêem W.O. e tirem os pontos do Flamengo.

Rodrigo: 'O Flamengo é\ um cartão postal do Rio'\

Por causa da gritaria do Flamengo após o jogo contra o Real Potosí nos 4.000 metros de Potosí, na Bolívia, este ano, também pela Libertadores, a comissão médica da Conmebol enviou à Fifa um relatório com estudos que condenavam as partidas em locais acima de 2.750 metros. A não ser que os times tivessem pelo menos 20 dias para se adaptar.

A Fifa atendeu sugestão, mas divulgou recentemente no Japão um comunicado ambíguo, dando a conotação de que essa regra valeria apenas para jogos pelas eliminatórias de Copa do Mundo. Interpretação que conflita com a opinião dos dirigentes do Flamengo.

- Almocei ontem (anteontem) com o presidente da CBF e o Ricardo Teixeira me garantiu que a decisão da comissão médica da Fifa vale para todas as competições. Ele teve participação efetiva nesse processo e nossas garantias são totais. Nossas armas são poderosas - disse Kleber.

A Conmebol, no entanto, pensa de forma diferente. O uruguaio Eduardo de Luca, secretário-geral da entidade, disse que não pretende alterar o procedimento. A Conmebol vai mais longe: o plano é tentar junto à Fifa que os jogos das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010 possam ser disputadas em cidades acima de 2.750 metros, como La Paz e Quito. Uma atitude elogiada por Evo Morales, presidente da Bolívia, cuja seleção joga em La Paz, a mais de 3.000 metros de altitude.

Jogando ou não na altitude, o Flamengo apresentou o zagueiro Rodrigo como um dos trunfos para a Libertadores. Aos 27 anos, sem jogar desde agosto por conta de uma operação no joelho esquerdo, Rodrigo foi emprestado ao rubro-negro até 2008 pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Com um riso franco, trocando de bonés de torcidas organizadas, parecia muito feliz. Risonho, não usava as tradicionais poses de galãs indiferentes e distantes que os jogadores costumam exibir.

- Essa camisa (número 4) caiu bem. Amadureci muito lá fora, ganhei experiência disputando a Champions League. Mas voltei ao Brasil para reativar meu projeto de chegar à seleção brasileira, que foi interrompido quando fui para a Ucrânia. O Flamengo não foi lá me buscar para que eu venha aqui ser um chinelinho. Gosto de treinar e de jogar. O clube não vai se arrepender da minha contratação.

A prova disso é que Rodrigo vai começar a treinar cedo. No dia 26, data da apresentação do paraguaio Gavilán, ele começa a acelerar sua recuperação física. Entusiasmado com a recepção que teve ao chegar, o zagueiro, natural de São Manuel, interior de São Paulo, casado e com dois filhos, não escondeu a recente admiração que passou a ter pela torcida rubro-negra.

- Vendo pela TV, ficava arrepiado com a festa da torcida no Maracanã. O Flamengo é um cartão postal do Rio.

Bolognesi, um herói peruano

Carlos Eduardo Mansur

No Brasil e no mundo do futebol, Coronel Bolognesi é um nome desconhecido. No Peru, Francisco Bolognesi Cervantes, que deu nome ao rival da estréia do Flamengo na Libertadores, é herói nacional e patrono do exército do país.

- Esses times desconhecidos e com nome esquisito podem atrapalhar. Nunca ouvi falar, mas é bom ter cuidado - diz o técnico Joel Santana.

Bolognesi nasceu em 1816 e lutou na Batalha de 2 de maio, em que uma aliança sul-americana duelou com a Espanha. A vitória selou a independência do Peru, que afirma ter garantido a independência da América.

O coronel volta à ativa na Guerra do Salitre, que opôs Peru e Bolívia ao Chile. Nela, os chilenos anexaram territórios dos peruanos e bolivianos. Estes últimos perderam a saída para o mar.

Bolognesi defendeu o Peru na Campanha de Tacna e Arica, cidades que pertenciam ao país. Ele morreu em combate na Batalha de Arica, em 1880, na derrota peruana. O Chile venceria também em Tacna. Ao fim da guerra, um tratado de paz pôs as duas cidades sob domínio chileno por dez anos, até que houvesse um plebiscito, jamais realizado. Arica ainda é território chileno. Mas em 1929, Tacna, localizada no atual extremo sul do Peru, quase fronteira com o Chile, foi devolvida aos peruanos. No mesmo ano, nasceu em Tacna o Coronel Bolognesi Fútbol Club.

MARCELINHO BRIGA

O ala Marcelinho Machado se envolveu em uma confusão com o árbitro na derrota do Flamengo para o Boca Juniors por apenas um ponto de diferença (77 a 76), anteontem, pelo Grupo C da Liga das Américas de Basquete. Após a partida, o jogador reclamou de uma falta não marcada pelo juiz da República Dominicana, que acusou-o de agressão e escreveu o fato na súmula. A comissão geral da Liga puniu o ala com um jogo de suspensão, que seria cumprido ontem, contra o Defensor, do Uruguai.

Jornal dos Sports

Garra paraguaia na Gávea

Experiente em disputas de Libertadores, meio-campo Gavilán é contratado pelo Flamengo

NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL

Gavilán em ação pelo Grêmio contra o Boca Juniors, na final da Libertadores

A nova onda de contratações do Flamengo continua a todo vapor. Depois de confirmar as vindas do apoiador Marcinho, ex-Atlético-MG, e do zagueiro Rodrigo, que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, ontem foi a vez de a diretoria anunciar a chegada do cabeça-de-área paraguaio Diego Gavilán, que disputou o última temporada pelo Grêmio. Ele  se apresenta na próxima quarta-feira para realizar exames médicos e assinar contrato.

Gavilán, no entanto, não estará presente na estréia do time no Campeonato Carioca, pois foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por 120 dias por ter agredido o apoiador chileno Valdívia, na derrota do Grêmio para o Palmeiras por 2 a 0, no dia 6 de outubro deste ano. A punição, entretanto, só vale para campeonatos regionais e nacionais, assim sendo, Gavilán está liberado para defender o Rubro-Negro na Libertadores.

Com esta contratação, somada à de Jônatas, o Flamengo passa a ter onze cabeças-de-área no plantel: Rômulo, Jaílton, Léo Medeiros, Ibson, Cristian, Vinícius Colombiano, Marcinho e Colace - estes três últimos, ainda não estão garantidos para 2008, pois poderão ser emprestados.

Gavilán não teve uma boa passagem pelo Grêmio, e em nenhum momento conseguiu se firmar entre os titulares. Depois da suspensão, ele ficou sem ambiente no clube gaúcho. Outro fator importante para sua saída foi a grande identificação que Gavilán com o Inter, onde jogou por dois anos. A rejeição da torcida se deu logo nos primeiros jogos.

Faltam dois

Agora, de acordo com o que tinha anunciado o dirigente, apenas mais dois jogadores deverão chegar para o próximo ano. Um será o atacante para formar dupla com Souza. O outro, ainda é uma incógnita.

Jogos da Libertadores definidos

Foram definidos ontem os jogos do Flamengo na fase de grupos da Libertadores. O Rubro-Negro estreará contra o Coronel Bolognesi, no Peru. A data do jogo ainda não está decidida, podendo ser nos dias 13 ou 20/2. Em seguida, o time enfrenta o vencedor do duelo entre Cienciano e Montevideo Wanderers, no Maracanã. Depois Fla vai ao Uruguai jogar contra o Nacional. No returno, a ordem dos jogos será invertida.

O técnico Joel Santana comentou aos adversários do Grupo 4:

"Eles que precisam ter medo do Flamengo, não nós ficarmos preocupados. Azar o deles terem caído no nosso grupo, pois estamos montando uma equipe forte, para vencer todas as competições. Não existe adversário mais difícil. Ninguém conhece esse Bolognesi, mas geralmente são esses jogos que costumam nos dar mais trabalho. Precisamos saber jogar na catimba sul-americana", alertou o treinador.

FlaTV

Kleber Leite anunciou ontem que o lançamento da FlaTV, que estava previsto para o próximo dia 3 de janeiro foi adiado para o dia 15 do mesmo mês devido a um problema com o link do site do Flamengo.

Ronaldo, o sonho que não acaba

O vice de futebol Kleber Leite admitiu que o Flamengo tentou contratar um o atacante Ronaldo. No entanto, ele foi pessimista quanto à vinda do jogador.

"Nós estaremos sempre atrás de um profissional deste nível. Mas conversei com os dirigentes do Milan (atual clube de Ronaldo), e eles querem ficar com o jogador até o final de maio", esclareceu o dirigente, que descartou o nome de Leandro Amaral, pelo litígio entre ele o Vasco.

Sobre a possibilidade de contar com o Fenômeno, Joel Santana ficou entusiasmado:

"É uma boa. Um jogador desse nível, nunca esquece de jogar futebol", afirmou. Se Ronaldo está longe, outro atacante pode estar mais perto. Diogo, destaque da série B pela Portuguesa é um dos sonhos de consumo na Gávea. Ms o alto preço pedido por ele é o grande entrave.

Salários pagos\ A diretoria quitou ontem o salário do mês de novembro e o 13º. Mas o dinheiro quase não saiu, pois a Justiça estipulou que o clube terá que pagar R$ 6 milhões ao Atlético de Madri, ainda pela negociação do zagueiro Gamarra. Devido a uma manobra do departamento jurídico, a verba acabou liberada.\

Rodrigo veste o Manto Sagrado

Zagueiro é apresentado na Gávea, declara amor ao Flamengo e sonha com a Seleção Brasileira

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Rodrigo se mostrou bem à vontade com sua nova pele: a camisa rubro-negra

A zaga do Flamengo para a Libertadores do ano que vem já está definida. O mais novo xerifão rubro-negro se apresentou ontem, no auditório Rogério Steinberg, na Gávea. Rodrigo chegou ao clube vestindo um blazer, mas rapidamente fez questão de colocar o que ele chamou de sua nova pele. O jogador, que já atuou por São Paulo, Ponte Preta e que atualmente defendia as cores do ucraniano Dínamo Kiev, foi muito festejado por alguns torcedores, que compareceram à sua apresentação.

O novo xerife da Gávea chegou com banca de titular e vestiu a camisa 4, que pertencia ao zagueiro Ronaldo Angelim nesta temporada. "Já esperava isso tudo aqui. Eu acompanho o Flamengo há algum tempo e já sabia dessa paixão toda que a torcida tinha", comentou o zagueiro, empolgado com os torcedores.

Rodrigo chegou ao Brasil em agosto para realizar uma operação no joelho esquerdo. Ele teve propostas de outros clubes brasileiros, mas preferiu o Flamengo. O jogador comentou o porque dessa escolha.

"Quando cheguei ao Brasil para tratar do meu joelho, recebi propostas de alguns clubes, mas me decidi pelo Flamengo, primeiro pela torcida, que é maravilhosa e depois pelo projeto apresentado por mim e pelo Kleber Leite", explicou o novo camisa 4, que depois mostrou estar consciente da pressão que um jogador tem ao vestir a camisa do clube mais popular do país.

"A responsabilidade de jogar em clube desse tamanho é gigantesca, mas acho que estou preparado para esse desafio. Eu não cheguei aqui para entrar no grupo do chinelinho, eu vim para me dedicar muito", avisou Rodrigo.

Com 27 anos de idade, o jogador sabe que suas chances na Seleção Brasileira estão começando a acabar e por isso ele quer aproveitar a oportunidade dada pelo Flamengo para poder vestir enfim a camisa verde-amarela.

"Tive um bom momento no São Paulo e minha passagem pela Europa me deu muita experiência, foi muito bom para mim e agora espero fazer uma grande temporada aqui na Gávea, para quem sabe conseguir uma vaga na Seleção Brasileira. É bom aproveitar a visibilidade desse clube maravilhoso. Se eu fizer aqui o que eu fiz no São Paulo, ou um pouco mais, eu tenho certeza de que conseguirei a vaga", completou o zagueiro, que já treinou com Fábio Luciano no tempo de Ponte Preta. O contrato de Rodrigo com o Fla é até o fim de 2008, mas o Rubro-Negro pode comprar os direitos federativos do jogador.

Jônatas

A negociação do cabeça-de-área Jonatas continua a todo vapor é o que garante o vice de futebol, Kleber Leite.

"Está tudo muito bem encaminhado e em breve vamos anunciá-lo. Porém, isso não deve acontecer antes do Natal", disse Kleber.

Rubro-Negro Gabril feliz pelo reconhecimento

Outro homenageado na noite de ontem foi o jogador Gabriel Machado, do Flamengo. Mesmo não podendo participar de duas partidas, por causa de um problema no joelho, o rubro-Negro foi o artilheiro do Estadual adulto.

"Estou muito feliz pelo reconhecimento. Todos nós passamos o ano nos esforçando e trabalhando para melhorar cada vez mais o nível das competições. Tive um problema no joelho e não pude jogar algumas partidas, mas superei o problema e ainda assim conquistei a artilharia do campeonato. Isso é muito bom", afirmou o jogador.

Gabriel, que dá aulas de Futsal para crianças de 2 a 8 anos em uma escolinha, acredita que o esporte ainda precisa de um gás para crescer.

"Para o próximo ano, desejo que haja uma ampliação do futsal, com maior investimento no esporte, para termos uma boa estrutura de treinos e jogos. Só assim o futsal carioca irá se desenvolver e reconquista o espaço que tinha antigamente. Vamos trabalhar bastante para isso".

A Seleção Brasileira de futsal terá no domingo um desafio internacional contra a Argentina. no ginásio Poliesportivo, em Barueri, em São Paulo. O goleiro Rogério é uma das atrações da equipe campeã pan-americana.

Flamengo homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer

O Flamengo prestou uma homenagem ao maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que dia 15 de dezembro, completou 100 anos. O presidente do clube, Márcio Braga, visitou o artista em seu escritório e o presenteou com a camisa de número 100 e com o nome do arquiteto nas costas.

De acordo com a assessoria do Rubro-Negro, a idéia é que Niemeyer crie um monumento em homenagem à torcida rubro-negra, tombada como Patrimônio Cultural Carioca pelo prefeito César Maia. Oscar Niemeyer topou a proposta e prometeu entregar a obra em 15 dias e deverá ficar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Oscar Niemeyer, arquiteto, é autor de grandes obras do cenário brasileiro. Projetos como a cidade de Brasília, Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Museu de Arte Contemporânea são três de suas principais obras.

Felipe Cardoso

De Olho Na Bola

Um melhor, outro pior

Felippe Cardoso felippe@jsports.com.br

O Flamengo foi mais beneficiado no sorteio dos grupos para a Libertadores. O Fluminense terá na teoria mais dificuldade. No grupo do Flamengo poderemos ter dois uruguaios, mas se não vacilar como neste ano contra o Defensor a presença de Nacional e possivelmente Montevidéo Wanderers não deve causar muitos transtornos. É melhor até que não venha o Cienciano pois evitaria a altitude. O tal do Coronel Bolonhese é time com nome de prato italiano, o mais fraco do grupo.

Já o Fluminense terá com certeza a altura de Quito, o Libertad do Paraguai e o atual Campeão da Sul-Americana, o Arsenal da Argentina. É um grupo difícil com escolas tradicionais na América do Sul. É improvável que o Arsenal não passe pelo MIneros da Venezuela na fase Pré-Libertadores.

Os dois elencos (Fla e Flu) serão fortes e competitivos, mas sem dúvida os adversários tricolores darão mais trabalho, o que não garante que o time se classifique. A tarefa do Flamengo é menos dolorida, pelo menos a princípio.

Já o Cruzeiro do técnico Adílson Batista pode ter muitas dores de cabeça contra o Cerro Porteño do Paraguai, um time que merece muita atenção.

Luiz Augusto Veloso

Fla e Flu vêm demonstrando maior ousadia nas contratações para a temporada 2008 do que Vasco e Fluminense. E isto é perfeitamente explicável. Para eles o Carioca não servirá de laboratório. Como ele correrá paralelamente à Libertadores, os dois representantes cariocas não tinham como adiar a definição de seus elencos para as duas competições. Tudo indica que ambos estarão bem mais fortes e consistentes do que se mostraram em 2007. A política adotada foi a de buscar jogadores experimentados, com passagens por grandes clubes e reduzir ao máximo a opção por nomes de riscos. Para o Flamengo trata-se de uma revolução se considerarmos o caminho adotado no início de 2007 quando o clube buscou no Ipatinga a fonte de suas contratações. Aparentemente os rubro-negros aprenderam a lição.

O Dia

Flamengo e Fluminense começam a Libertadores fora de casa

Rio -  A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta quinta-feira a tabela da primeira fase da Copa Libertadores 2008. Os times brasileiros vão iniciar a disputa em partidas fora de casa e terminar os duelos jogando em seus estádios. Ainda não foram definidos os dias de cada partida, mas a Conmebol anunciou as datas disponívels para a realização da primeira fase: 13/2, 20/2, 27/2, 5/3, 12/3, 19/3, 26/3, 2/4, 9/4, 16/4 e 23/4.

O Flamengo começa longe da sua torcida a campanha no Grupo 4 contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. O rubro-negro enfrenta a equipe peruana novamente na última rodada, só que jogando no Maracanã. O Fluminense estréia pegando a LDU na altitude de Quito. O São Paulo joga em Medellín, contra o Nacional, e o Santos enfrenta o Cúcuta, na Colômbia.

O Cruzeiro, que ainda disputa a Pré-Libertadores, que na verdade já é considerada a primeira fase, pega o Cerro Porteño nos dias 30 de janeiro, no Mineirão, e 6 de fevereiro, em Assunção, no Paraguai.

Confira a tabela dos times brasileiros:

Grupo 4

Coronel Bolognesi-PER x Flamengo

Flamengo x Montevideo Wanderers-URU ou Cienciano-PER

Nacional-URU x Flamengo

Flamengo x Nacional-URU

Montevideo Wanderers-URU ou Cienciano-PER x Flamengo

Flamengo x Coronel Bolognesi-PER

Flamengo tentou repatriar Ronaldo

Rio - Enquanto a diretoria do Flamengo tratava de negociar com o apoiador Marcinho, com o zagueiro Rodrigo e com o cabeça-de-área Jônatas, o vice de futebol Kléber Leite sonhava alto. Principalmente nas últimas semanas, o dirigente tentou de todas as maneiras contratar o atacante Ronaldo, do Milan, da Itália, para a disputa da Libertadores da América do ano que vem.

No entanto, de acordo com o próprio dirigente rubro-negro, a intenção dos italianos não é liberar o Fenômeno no momento. Por essa razão, o negócio esfriou e acabou.

"Eles me disseram que têm interesse no Ronaldo, pelo menos, até junho. Mas seria fantástico", disse Kléber Leite. Ronaldo está no Rio de Janeiro para tratar de um problema muscular, pois, em 2007, quase não entrou em campo por causa das seguidas lesões.

Zagueiro Rodrigo é apresentado no Flamengo

Rio - Na tarde desta quinta-feira, o Flamengo apresentou oficialmente o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo e que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. O jogador, que aos 27 anos já sofreu uma cirurgia em dos joelhos, em agosto, mostrou-se bem motivado para vestir a camisa rubro-negra.

"Um momento novo na minha vida e retornando ao Brasil com vários objetivos ambiciosos. Chego motivado e sem me preocupar em jogar com pressão, pois o jogador que não quiser trabalhar com pressão, não pode jogar futebol", disse o zagueiro, durante sua apresentação na sede da Gávea.

Joel Santana comenta sorteio do grupo do Flamengo na Libertadores

Rio - Durante um evento de premiação a veículos de imprensa, nesta quinta-feira, promovido pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, o técnico Joel Santana comentou o sorteio do grupo do Flamengo na Libertadores da América de 2008.

O Rubro-Negro caiu no Grupo D, com Nacional (Uruguai), Coronel Bolognesi (Peru) e Cienciano (Peru) ou Wanderes (Uruguai), que disputarão a última vaga do grupo na repescagem.

"O Flamengo não tem de escolher grupo e nem tem do que se lamentar. Quem tem de se lamentar são os outros adversários, que caíram no nosso grupo. O azar foi o deles, deveriam ter caído em outro canto. Agora, eles já devem saber muito bem o que deve acontecer com eles quando enfrentarem o Flamengo", disse Joel Santana, em entrevista à Rádio Brasil.

Flamengo presta homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer

Rio - O Presidente do Flamengo, Márcio Braga, encontrou-se na manhã desta quinta-feira com o arquiteto Oscar Niemeyer. Em homenagem aos 100 anos do artista, completados no último dia 15, o dirigente o presenteou com uma camisa personalizada, a qual ostenta o nome e o número 100, referente à idade do arquiteto.

Márcio, que também o presenteou com um casaco do Flamengo, contou a Oscar Niemeyer os impressionantes números da torcida do Flamengo, que este ano levou quase 1 milhão e 400 mil torcedores pagando ingresso ao Maracanã.

O presidente também falou sobre o tombamento da torcida, que agora é Patrimônio Cultural Carioca e fez um pedido: que o arquiteto desenvolva um monumento em homenagem à massa rubro-negra e ao Flamengo. Oscar Niemeyer aprovou a idéia e pediu 15 dias para pensar em alguma coisa. A princípio o monumento será colocado à beira da Lagoa, no Remo do Flamengo.

Em entrevista à Rádio Brasil, Marcio Braga falou de sua emoção em poder ter oportunidade de prestar a justa homenagem a um dos mais ilustres brasileiros ainda vivo.

"Antes de ser rubro-negro, Niemeyer é um ícone nacional e mundial. Uma grande pessoa, que merece todo e qualquer tipo de homenagem. Todos nós que participamos da entrega da camisa ficamos emocionados", disse o dirigente.

Gazeta Esportiva

Márcio Braga não quer jogos nas alturas em 2008\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após o sorteio dos grupos da próxima Copa Libertadores, a diretoria do Flamengo já começou a projetar os confrontos com seus rivais. Além do Nacional, do Uruguai, e do Coronel Bolognesi, do Peru, o clube carioca vai enfrentar o vencedor do duelo entre os uruguaios do Wanderers e os peruanos do Cienciano, que podem usar a seu favor a altitude de Cuzco, fato que não agradou os dirigentes rubro-negros.\ Nesta quinta-feira, a diretoria, através do presidente Márcio Braga, já manifestou preocupação com a possibilidade de o Cienciano avançar, já que este time costuma mandar seus jogos na cidade de Cusco, no Peru, com altitude de quase 3000 metros, superior aos 2.700 metros recomendados pela Fifa para preservar a saúde dos atletas.\

A Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol) solicitou à Fifa a liberação para que os times possam jogar na altitude de até 3.600 metros, fato que desagradou o Flamengo. Márcio Braga deixou claro que o clube carioca não aceitará este tipo de situação. “A cidade de Cuzco está acima da altitude exigida pelos médicos e o Flamengo só vai jogar em cidades que não apresentem riscos de vida a seus atletas. Todos puderam acompanhar o que aconteceu com meus jogadores no ano passado, em Potosí. Espero que se cumpram as determinações médicas”, afirmou.

Márcio se refere ao empate por 2 a 2 entre o Flamengo e o Real Potosí, da Bolívia, que mandava seus jogos acima de 4200 metros, na estréia das duas equipes na Copa Libertadores do ano passado. Na ocasião, vários atletas flamenguistas deixaram o gramado se sentindo mal. “Se esse time (Cienciano) se classificar, ele vai ter que jogar na cidade de Lima. Eles vão ter que cumprir a decisão da Fifa. A altitude só vai ser um problema para o Flamengo se as pessoas decidirem tentar desrespeitar aquilo que foi exigido pela Fifa”, declarou.

Apesar desta possibilidade de enfrentar problemas nos bastidores para evitar atuar na altitude, Márcio Braga gostou do grupo flamenguista. “O grupo está bom, mas não podemos ficar escolhendo adversários. Se o Flamengo quiser ser campeão, tem que ganhar os jogos, independentemente do rival. Mas não acredito que seja um grupo fácil, pois o futebol está cada vez mais nivelado e isso sempre faz com que os jogos sejam complicados”, disse.

Flamengo paga salários atrasados de jogadores e funcionários\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar das recentes contratações, o Flamengo precisou sanar um problema interno que gerava um ambiente ruim no clube. Nesta quinta, a diretoria garantiu aos jogadores e funcionários um Natal mais tranqüilo: foram pagos os salários de novembro, 13º e prêmios referentes a vitórias e ao título do Campeonato Carioca disputado no primeiro semestre.\ Os recursos para o pagamento dos salários vieram do dinheiro do patrocínio da Petrobras, que estava retido desde o início do ano por questões burocráticas com o Governo Federal.\

O clube da Gávea conseguiu a liberação de R$ 15 milhões, mas a maior parte deste valor, entretanto, estava comprometida como garantia de empréstimos tomados pelo clube. O restante, por outro lado, foi utilizado para pagar os salários atrasados.

A diretoria do clube carioca, porém, precisou brigar na justiça para liberar o dinheiro. Nesta semana, o Flamengo perdeu mais uma batalha na ação movida pelo Atlético de Madrid e Gamarra. Em 2000, quando contratou o zagueiro, o clube contraiu uma dívida com o rival espanhol e não pagou. O valor da pendência é estimado em R$ 6 milhões. Para que o pagamento fosse feito, seriam bloqueadas as cotas da Petrobras

Presidente exige títulos de novos reforços\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Os esforços dos dirigentes do Flamengo para trazer reforços terão de ser recompensados. Pelo menos é isso que garantiu o presidente do clube, Márcio Braga, que espera títulos em 2008.\ A idéia é montar um elenco capaz de conquistar o título da Copa Libertadores. Assim, os dirigentes vêm acertando com nomes como o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, o volante paraguaio Gavilán, que estava defendendo o Grêmio, e o apoiador Marcinho, que chegou do Atlético Mineiro.\

Márcio Braga, porém, diz que os méritos pelo sucesso nessas transações não são dele. “Espero que o grupo entre forte na Copa Libertadores, pois aqui os jogadores são contratados para serem campeões. Mas quem tem os méritos nisso são as pessoas que cuidam do departamento de futebol. Participo apenas no fim para dizer sim ou não e assinar o cheque”, admitiu o presidente, que desde que assumiu o Flamengo procurou deixar a área nas mãos de Kléber Leite, vice-presidente de futebol.

Nos próximos dias a diretoria ainda espera anunciar mais, pelo menos, dois nomes para a disputa da Copa Libertadores. Kléber Leite vem dizendo que trará reforços de impacto, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as negociações. O objetivo dos dirigentes é fechar o elenco até a data da reapresentação, marcada para o dia 2 de janeiro de 2008.

Oscar Niemeyer: Na manhã desta quinta-feira, o presidente Márcio Braga esteve no escritório do arquiteto Oscar Niemeyer e entregou a ele uma camisa do clube, numa homenagem ao aniversário de cem anos do arquiteto.

“Fico muito feliz pelo Flamengo ter conseguido prestar essa homenagem ao Oscar Niemeyer, que é um grande nome do nosso Brasil. Trata-se de uma pessoa vitoriosa e que ainda vai fazer coisas muito bonitas para o nosso país”, afirmou Márcio Braga.

PeléNet

Rodrigo acertou com Flamengo de olho na Seleção

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O zagueiro Rodrigo foi apresentado nesta quinta-feira, na Gávea, como reforço do Flamengo para a próxima temporada. Aos 27 anos, o defensor estava no Dínamo de Kiev-UCR e deixou claro que está preparado para suportar a pressão de vestir a camisa rubro-negra, o trampolim ideal para ser lembrado pelo treinador Dunga.

"Fiquei dois anos e meio na Ucrânia. Amadureci muito, ganhei mais experiência e agora era a hora certa de voltar ao Brasil para ser lembrado para a Seleção. Estou me sentindo um garoto, me sentindo em casa. Fui muito bemn tratado e estou muito feliz de estar aqui no Flamengo", afirmou o ex-jogador do São Paulo.

Rodrigo realizou uma artroscopia no joelho esquerdo em outubro. Ele acredita que a pequena cirurgia em nada atrapalhará a sua pré-temporada, tanto que começará a treinar antes dos demais jogadores do elenco flamenguista, que se reapresentam no dia 3 de janeiro.

De acordo com o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, o próprio jogador pediu para iniciar sua preparação logo após o Natal.\ "Estou há muito tempo inativo e preciso ganhar ritmo", completou o defensor.\

Joel: "Quem caiu no grupo do Flamengo deu azar"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico do Flamengo, Joel Santana, projeta para a próxima temporada um Flamengo que irá colocar medo nos adversários. Satisfeito com as contratações feitas pelo Rubro-Negro, o comandante deu um aviso aos "inimigos", principalmente os da Copa Libertadores, competição tratada como prioridade na Gávea.

"Eu não tenho que falar dos outros times do grupo. Quem caiu na nossa chave, deu azar e já sabe o que vai acontecer. Eles é que têm de pensar na gente, pois entramos como protagonistas na Libertadores e não como coadjuvantes", frisou o treinador.

O Rubro-Negro está no Grupo D da mais importante competição do continente, ao lado de Nacional-URU e Coronel Bolognesi-PER. O quarto componente sairá do duelo entre Cienciano-PER e Montevideo Wanderers-URU.

Até o momento, o Flamengo já anunciou a contratação de três jogadores: o meia Marcinho (ex-Atlético-MG), zagueiro Rodrigo (ex-Dínamo de Kiev-UCR) e volante Gavilán (ex-Grêmio). O volante Kleberson, que chegou à Gávea neste ano e ainda não atuou por cumprir suspensão imposta pela Fifa, também é considerado reforço para a próxima temporada

Vice de futebol do Fla admite que tentou contratar Ronaldo, do Milan

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, admitiu ter tentando a contratação do atacante Ronaldo, do Milan. A negociação, porém, não evoluiu, já que o clube italiano pretende ficar com o Fenômeno até o meio do ano.

"Eu pesquisei tudo, inclusive o Ronaldo. Mas não conseguimos chegar a um acordo, porque o Milan pretende ficar com ele até junho do ano que vem", afirmou o dirigente.

O sonho do Rubro-Negro em contar com o craque é antigo. Na verdade, sempre que Ronaldo termina uma temporada, fala-se em uma possível transferência para a Gávea. Apesar de torcer para o clube carioca, o atacante não pretende sair da Europa no momento.

Fla dará mais dois presentes à torcida: Jônatas e um "bom" atacante

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo já anunciou três reforços para a próxima temporada, mas o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, ainda promete ao menos dois presentes aos torcedores. O primeiro deve ser o volante Jônatas, do Espanyol-ESP, que está a um passo da Gávea.

O outro jogador será um atacante e que chegará para ser titular. De acordo com o dirigente, o reforço não será digno de qualquer tipo de desconfiança.\ "Eu não sei de onde ele virá. Se é brasileiro, ou não. Mas garanto que será bom. E quanto a isso não restarão dúvidas, podem ter certeza", frisou Kleber.\

Contudo, os dois novos integrantes do elenco rubro-negro não devem chegar até o fim desta semana. "Já está bom de presente de Natal. Demos presentes de qualidade. É melhor deixar um ou dois para o Ano Novo", brincou.

Até o momento, o Flamengo já apresentou oficialmente o meia Marcinho (ex-Atlético-MG) e o zagueiro Rodrigo (ex-Dínamo de Kiev). O volante Gavilán (ex-Grêmio) vestirá a camisa rubro-negra pela primeira no dia 26.

O volante Kleberson, que chegou no meio de 2007 mas não atuou por estar suspenso pela Fifa, também é considerado reforço para a próxima temporada.

Flamengo homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer

O Flamengo prestou uma homenagem ao maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que dia 15 de dezembro, completou 100 anos. O presidente do clube, Márcio Braga, visitou o artista em seu escritório e o presenteou com a camisa de número 100 e com o nome do arquiteto nas costas.

De acordo com a assessoria do Rubro-Negro, a idéia é que Niemeyer crie um monumento em homenagem à torcida rubro-negra, tombada como Patrimônio Cultural Carioca pelo prefeito César Maia. Oscar Niemeyer topou a proposta e prometeu entregar a obra em 15 dias e deverá ficar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Oscar Niemeyer, arquiteto, é autor de grandes obras do cenário brasileiro. Projetos como a cidade de Brasília, Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Museu de Arte Contemporânea são três de suas principais obras.

GloboEsporte

Fla põe os salários em dia

Diretoria rubro-negra diz que completa pagamento dos atrasados nesta quinta

Eduardo Peixoto

Só agora jogadores do Fla ganharam as premiações pelo título do Estadual do Rio

O Natal dos jogadores e funcionários do Flamengo está garantido. Nesta quinta-feira, o departamento financeiro do clube providenciou o pagamento do mês de novembro, 13º e premiações referentes a vitórias e ao título do Campeonato Carioca.

O mês de dezembro só vence no dia 20 de janeiro. A verba para o pagamento dos salários veio do dinheiro da Petrobras, que estava retido desde o início do ano por questões burocráticas com o Governo federal.

No entanto, por causa da Timemania, o Rubro-Negro conseguiu a liberação dos R$ 15 milhões. A maior parte do valor, entretanto, estava comprometida como garantia de empréstimos. O restante foi utilizado para pagar os atrasados.

Por pouco, a operação não teve um desfecho complicado. Na última segunda-feira, o Fla perdeu um novo round da batalha contra Atlético de Madrid e Gamarra. Em 2000, quando contratou o zagueiro, o clube contraiu uma dívida com o clube espanhol e até hoje não pagou. O valor estipulado pela Justiça é de quase R$ 6 milhões.

Para que o pagamento fosse feito, seriam bloqueadas as cotas da Petrobras. A estatal chegou a ser notificada, mas o departamento jurídico rubro-negro conseguiu evitar o problema de fim de ano.

- Não vou nem confirmar, nem desmentir (a derrota na Justiça). Essa ação corre há alguns anos e ainda não terminou. Ao contrário de outras pessoas no clube que saem divulgando as coisas, tenho responsabilidade - diz o advogado do Flamengo no caso, Adalberto Ribeiro.

Flamengo perde e vira freguês do Defensor

Rubro-negro repete derrota do futebol e está eliminado da Liga das Américas de Basquete

O Flamengo perdeu mais uma na Liga das Américas de Basquete e está eliminado da competição. O Rubro-negro perdeu para o Defensor, do Uruguai, por 79 a 75, nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, sede do Grupo C do torneio. O detalhe é que o time carioca perdeu para o mesmo rival que o tirou da Taça Libertadores da América de futebol em maio deste ano, nas oitavas-de-final.

Os time carioca fez uma partida muito irregular e os uruguaios comandaram o placar desde o início. A maior vantagem do Defensor foi de dez pontos, mas o Flamengo chegou a estar na frente em alguns momentos. No entanto, os erros nos lances livres no último quarto selaram a derrota rubro-negra. O armador Hélio foi o cestinha do jogo ao lado de David Jackson Jr., ambos com 26 pontos.

Com isso, o Minas (em primeiro) e o Defensor (em segundo) avançaram para as oitavas-de-final. Os dois primeiros desta chave enfrentarão os classificados do Grupo D, que tem Libertad Sunchales e Peñarol, ambos da Argentina, Liceo Mixto, do Chile, e Universo, do Brasil.

Conheça o Coronel Bolognesi

Adversário do Fla na estréia foi fundado há nove anos e tem sede no meio do deserto

Lance de Coronel Bolognesi (de vermelho) e Millonarios, em agosto de 2007

O time que o Flamengo vai enfrentar na estréia da Libertadores, na verdade, é uma segunda edição. E tem o carinhoso apelido de "Bolo". O primeiro Coronel Bolognesi, o Club Deportivo Coronel Bolognesi, nascido em 1929, e campeão da Copa Peru de 1976, deixou de jogar futebol profissional em 1992. Em 1998, renasceu como Coronel Bolognesi Futbol Club - jogando apenas em categorias de base. Mas o sucesso das equipes de jovens acabou promovendo a volta do futebol profissional. Em 2007, o time da cidade de Tacna se sagrou vice-campeão peruano, conquistando o direito de disputar, pela primeira vez, a Libertadores.

O treinador do Coronel Bolognesi é Juan Reynoso. Um de seus dirigentes é Claudio Pizarro Dávila, pai do centroavante Claudio Pizarro, da seleção peruana. O "Bolo" joga no Estádio Jorge Basadre Grohoman, inaugurado em 1954, que hoje tem a capacidade para 25 mil pessoas, um gramado de boa qualidade e torres de iluminação elogiadas. Ele foi todo reformado para a Copa América de 2004 e sediou duas partidas: Costa Rica 0 x 1 Chile e Paraguai 1 x Uruguai.

Tacna fica no extremo sul do Peru, a apenas 52 km da fronteira com o Chile e a mais de mil quilômetros da capital Lima (precisamente 1.293 km). Se na Libertadores-07 o Flamengo enfrentou a altitude, em 2008... o adversário rubro-negro será o deserto. O clima em Tacna é seco, tanto que o Rio Caplina, que corta a cidade, vem da palavra indígena Kapallina ("aquele que se acaba e não chega ao mar). A cidade tem cerca de 300 mil habitantes.

Quem foi o Coronel Bolognesi?

Francisco Bolognesi nasceu em 4 de novembro de 1816. Descendente de italianos, ele entrou para a vida militar em 1844 e participou de diversas campanhas, chegando a ser comandante das forças armadas do país. Ficou famoso, porém, pela frase que precedeu sua morte. Em 1880, o Peru (aliado com a Bolívia) travou contra o Chile a chamada Guerra do Pacífico. Bolognesi comandava um regimento de 1.800 peruanos que foram cercados na cidade portuária de Arica por 5.300 soldados chilenos. Diante da oferta de rendição, Bolognesi reagiu:

- Tenho deveres a cumprir aqui e os cumprirei até o último cartucho.

Em sete de junho de 1880, os soldados chilenos invadiram Arica e tomaram a cidade. Mais de mil peruanos morreram, inclusive Bolognesi que, por conta disso, entrou para os livros peruanos de história como herói.

Fla promete guerra contra altitude

Kléber Leite diz que não joga em Cuzco se o Cienciano avançar à primeira fase

Eduardo Peixoto

Protesto em Machu Picchu contra a proibição da FIFA à realização de jogos

Para evitar confusão, é melhor que o Cienciano não elimine o Montevideo Wanderers na fase classificatória da Taça Libertadores. Caso contrário, o time peruano vai cair no Grupo 4, ao lado do Flamengo. E, de antemão, a diretoria rubro-negra avisa que não vai jogar na altitude de 3.400m de Cuzco.

De acordo com determinação da Fifa, jogos internacionais em alturas superiores a 2.750 metros só podem acontecer se houver um período de 21 dias de aclimatação. Mas a Conmebol não pretende seguir a regra nesta edição da Libertadores e vai liberar jogos em cidades como La Paz (3.600m), Potosí (4.000m) e Cuzco.

- Nós não vamos jogar. Vamos para o pau, aconteça o que acontecer. É uma vitória do ser humano a determinação da Fifa. Eu, como jornalista, já vi o jogador João Paulo desmaiar fazendo polichinelo, vi o Zico sequer conseguir sair do hotel por causa da altitude - declara o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite.

Na edição de 2007 da Taça Libertadores, o Flamengo teve sérios problemas em Potosí, na Bolívia. Diversos jogadores passaram mal e precisaram de atendimento médico.

Fla tentou contratar Ronaldo Fenômeno

Kléber Leite procurou Milan para tentar trazer Fenômeno para jogar a Taça Libertadores

Eduardo Peixoto

Ronaldo no treino do Milan em Yokohama

Não foi por falta de tentativa que Ronaldo não acertou com o Flamengo. Nas últimas semana, o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, procurou o time italiano interessado em fazer uma proposta para que o atacante disputasse a Taça Libertadores pelo seu clube de coração.

Porém, a resposta não foi animadora e adiou a realização do sonho do dirigente.

- Eles me disseram que têm interesse no Ronaldo, pelo menos, até junho. Mas seria fantástico - declara Kléber.

Ronaldo praticamente não entrou em campo em 2007 por causa de uma série de lesões. Nesta quinta-feira ele desembarcou no Rio de Janeiro para passar as festas de fim de ano e também recuperar-se de um problema na panturrilha.

Segundo informações que circularam na Gávea nesta quinta, o atacante teria pedido ao dirigente do Milan, Leonardo, para disputar a Libertadores pelo Flamengo. Kléber Leite desmente a informação.

Recentemente, em entrevista ao "Esporte Espetacular', Ronaldo cantou o "Tema da vitória" da torcida rubro-negra e reiterou mais uma vez que é flamenguista.

Joel Santana: 'Ronaldo é uma boa'

Técnico do Fla pede três presentes de Natal: Ronaldo, título da Libertadores e do Mundial

Fabrício Costa

Joel Santana quer receber três presentes de Natal no dia em que também comemora o seu aniversário: Ronaldo, conquista da Libertadores e do Mundial

Vestido com as cores do Flamengo, Joel Santana foi um dos técnicos homenageados na festa de fim de ano do sindicato dos treinadores de futebol. Além de ganhar o troféu de destaque do ano, o treinador rubro-negro recebeu os cumprimentos dos amigos que não poderão encontrá-lo no Natal. Data em que o técnico também comemora o seu aniversário. Quando perguntado o que queria de presente no dia 25 de dezembro, Joel não titubeia.

- Quero conquistar a Libertadores e o Mundial Interclubes no ano que vem. Nesta temporada, já tive muitas alegrias. Não tenho do que reclamar - garante.

Surpreso com a transferência do atacante Adriano do Inter de Milão para o São Paulo por seis meses, Joel Santana imagina que a diretoria do Flamengo poderia lhe dar um mimo parecido de Natal.

- O Ronaldo é uma boa. Quem sabe? Mas isso tem que ver com o Kléber Leite. Ele já deu demonstrações de que gosta do clube e um jogador talentoso nunca esquece o dom - afirma Joel, sem saber que na Gávea, Kléber Leite já dava fim aos sonho rubro-negro.

Rodrigo: 'Camisa caiu bem'

Jogador chega à Gávea de blazer, mas logo veste o uniforme rubro-negro

Eduardo Peixoto

Rodrigo chega e se apresenta ao Fla

Na sala ao lado do auditório Rogério Steinberg, a festa de um colégio exigia traje esporte fino. Talvez por isso, Rodrigo tenha chegado à Gávea de blazer para sua apresentação oficial como jogador do Flamengo, nesta quinta-feira. Mas a elegância foi trocada rapidamente pela camisa rubro-negra.

Sorridente, o defensor aprovou a "nova pele".

- A camisa caiu bem. Estou muito feliz e me sentindo em casa. Acompanhei a reta final do Flamengo. Eu, do outro lado da televisão, fiquei até arrepiado. Não tinha por que não vir. Torcida gigantesca, clube de tradição.

O jogador, de 27 anos, estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Porém, em agosto veio ao Brasil para realizar uma operação no joelho esquerdo. Ele teve propostas de outros clubes brasileiros, mas preferiu o Flamengo. O fato foi exaltado pelo vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite.

- Ele poderia ter acertado com o atual campeão brasileiro (São Paulo), mas preferiu vir para cá - diz o dirigente.

O contrato é até o fim de 2008, mas o Rubro-Negro pode comprar os direitos federativos do jogador. Recuperando-se da cirurgia, Rodrigo vai antecipar o fim das férias para depois do Natal.

Hélder vai para o Boavista

Zagueiro deixa o Rubro-Negro e assina por dois anos com a equipe de Bacaxá\ Sem chances na temporada 2007, o zagueiro Hélder, formado nas divisões de base do Flamengo, deixou a Gávea para assinar contrato com o Boavista, da primeira divisão do Campeonato Carioca. O defensor, de 21 anos, fica em Bacaxá por dois anos e será apresentado nesta sexta pela manhã no estádio Luso-Brasileiro, da Portuguesa.\

- A diretoria do Boavista está trazendo jogadores jovens, mas ao mesmo tempo com experiência em grandes clubes. Estou muito satisfeito com o grupo que tenho em mãos e nossa base já está formada com a chegada do Hélder. Trata-se de um jovem valor que dará mais qualidade para nosso setor defensivo - afirma o técnico Edinho à assessoria do clube.

Além de Hélder, o Boavista ainda corre atrás de mais um zagueiro e o anúncio deve ser feito nos próximos dias segundo o gestor do clube, José Luiz Lins Magalhães Filho:

- Estamos em busca de um outro zagueiro, com o mesmo perfil do Hélder. Temos uma negociação muito adiantada e esperamos anunciar nos próximos dias. Vamos entrar no Estadual para fazer um bom papel e estamos trabalhando para formar um grupo capaz de conseguir bons resultados - diz o dirigente.

Espanyol aceita emprestar Jônatas

Flamengo mantém otimismo e deve anunciar o retorno do volante em breve

Jônatas está cada vez mais perto do Fla

As resistências à saída de Jônatas do Espanyol praticamente acabaram. O diretor esportivo do clube, Paco Herrera, reconheceu que o jogador deve ser emprestado brevemente.

- Estou conversando com o representante dele (Eduardo Uram) para ver a possibilidade de o jogador ser cedido a alguma equipe - diz, em declaração publicada no jornal "Marca".

Ele evitou citar o nome do Flamengo. Mas sabe-se que o clube rubro-negro está com tudo alinhavado com o volante. O vice-presidente de futebol Kléber Leite espera concluir todo o processo nos próximos dias.

- Está tudo muito bem encaminhado - diz ele, mantendo o discurso das últimas semanas.

Fora dos planos do técnico do Espanyol, Jônatas desembarca no Brasil na próxima semana para as festas de fim de ano. É provável, porém, que a bagagem dele venha carregada. Afinal, as chances de retornar a Barcelona são pequenas. O contrato de empréstimo dele com o Flamengo teria 18 meses de duração.

Lance

Zagueiro Rodrigo se apresenta na Gávea

Jogador começa a treinar no dia 26 para recuperar logo a forma física

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Apresentado nesta quinta-feira, na Gávea, como novo reforço do Flamengo, o zagueiro Rodrigo mostrou-se entusiasmado com o fato de agora representar a maior torcida do Brasil. Ele também garantiu não ter qualquer problema no joelho esquerdo, operado em outubro.

Sobre a recuperação do problema, o jogador anunciou que iniciará seus treinamentos ainda em 2007, a partir da próxima quarta-feira, fato confirmado pelo vice de futebol, Kléber Leite.

- Está tudo certo com o meu joelho. No entanto, vou iniciar os treinamentos antes do restante do grupo, já que pretendo estar no mesmo patamar que os outros no dia da reapresentação - adianta o zagueiro de 27 anos.

O atleta revelado pela Ponte Preta voltou a exaltar o papel da torcida rubro-negra na reta final do Campeonato Brasileiro deste ano, fazendo coro às pessoas que consideram a torcida do Flamengo como o 12º jogador do clube.

- O time estava em baixa e, depois que a torcida começou a apoiar, rapidamente os jogadores começaram a responder. Como muitos dizem, a torcida do Flamengo é o 12º homem. Já disputei uma Libertadores e, quando todos estão envolvidos em apenas um objetivo, tudo tende a seguir bem - conclui Rodrigo, contratado para formar dupla de zaga com Fábio Luciano.

Kléber Leite diz que Flamengo se reergueu

Vice de futebol comemora o fato de jogadores procurarem o clube

Na apresentação do zagueiro Rodrigo, um dos quatro reforços do Flamengo para a temporada de 2008, o vice de futebol, Kléber Leite, comemorou o que considera o reerguimento do Rubro-Negro.

- Hoje o Flamengo voltou a ser aquele Flamengo que desejamos, pois os jogadores voltaram a procurar o clube. No caso do Rodrigo, o São Paulo, atual campeão brasileiro, estava interessado e ele optou por nós - festeja.

Kléber explica que o clube da Gávea não repete os erros de administrações anteriores, evitando pensar na formação de times, mas, sim de grupos.

- Pensamos em fazer um grande elenco, objetivando a formação de um Flamengo forte - conclui.

Flamengo estréia contra o Coronel Bolognesi

Disputa da fase de grupos da Libertadores se inicia no dia 13 de fevereiro

A exemplo do que aconteceu na Copa Libertadores de 2007, o Flamengo fará sua estréia na próxima edição da competição jogando fora de casa. O adversário do primeiro jogo do clube da Gávea será o Coronel Bolognesi, no Peru. A fase de grupos se inicia no dia 13 de fevereiro.

O segundo do Rubro-Negro será no Maracanã, onde receberá o vencedor do cruzamento entre Montevidéo Wanderers (URU) e Cienciano (PER). O primeiro turno do Fla no Grupo A se encerra no Uruguai, onde o clube enfrentará o Nacional.

Na quarta rodada, o Flamengo recebe o Nacional, no Maior do Mundo. Na seqüência, pega o ganhador do confronto cinco, fora de casa, e o Coronel Bolognesi, desta vez no Rio de Janeiro

Rodrigo: 'O Flamengo não se arrependerá'

Jogador garante gostar de treinar e jogar, espantando o conhecido chinelinho

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Depois de dois anos e meio no futebol da Ucrânia, onde jogava pelo Dinamo de Kiev, o zagueiro Rodrigo, novo reforço do Flamengo, mostrou-se confiante em sua apresentação, assegurando que o Rubro-Negro fez a escolha certa ao contratá-lo e refutando o perfil de "chinelinho".

- O Flamengo foi me buscar na Ucrânia e eu vou ser, como vocês falam, um chinelinho? De jeito nenhum, gosto de treinar e jogar. O Flamengo não se arrependerá de ter me contratado - garante, sorrindo para o vice de futebol, Kléber Leite.

O jogador de 27 anos ainda explicou o problema que teve no joelho esquerdo, o que fez com que tivesse que ser submetido a uma artroscopia em outubro.

- Tive uma tendinite no joelho esquerdo, mas estávamos disputando campeonatos importantes e fiquei usando medicamentos para seguir atuando. No entanto, chegou um período em que não dava mais para fazer isso - esclarece.

Cristian exalta a temporada no Fla

Camisa 8 aponta a Nação como a principal responsável pelo seu rendimento

LANCEPRESS!

O meio-de-campo do Flamengo Cristian não se cansa de comemorar a boa temporada que fez pelo Rubro-Negro. Mais precisamente no Campeonato Brasileiro, em que participou da campanha que classificou o clube para a Copa Libertadores.

Para o jogador, a torcida foi o fator principal para a arrancada rumo ao terceiro lugar.

- Só tenho a agradecer a essa torcida, que foi fantástica do ínicio ao fim da temporada. Mesmo nos momentos mais difíceis, eles estavam lá para nos ajudar - afirma.

Envolvido em um troca-troca com o meio-de-campo Claiton entre Atlético-PR e Flamengo, Cristian não sente saudades do Furacão. Tudo porque o seu nome foi alvo de insinuações sobre a sua vida pessoal, algo que o camisa 8 pretende não passar mais.

- Somente eu e a minha esposa sabemos pelo que passamos. Falaram coisas que não eram verdades. Eu tive de vir para o Flamengo para mudar de vida - revela.

Niemeyer recebe camisa 100 do Flamengo

Arquiteto foi homenageado devido ao seu aniversário de 100 anos

Oscar Niemeyer receba camisa do Flamengo das mãos de Márcio Braga (Crédito: Divulgação)

LANCEPRESS!

O arquiteto Oscar Niemeyer recebeu nesta quinta-feira um presente do presidente rubro-negro, Márcio Braga, devido a realização dos seus 100 anos de idade no último dia 15. Niemeyer recebeu uma camisa do Flamengo com o número 100 estampado nas costas, além de ganhar ainda um casaco do clube.

No encontro, Márcio Braga aproveitou também para fazer um pedido para o arquiteto: um monumento em homenagem a torcida rubro-negra. Niemeyer aprovou a idéia e pediu 15 dias para poder pensar. O monumento deverá ser colocado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde fica a sede de remo do Flamengo.

Joel brinca e diz que vai dar prancheta para Romário

Treinador do Flamengo acredita no sucesso do Baixinho como técnico

Danilo Santos RIO DE JANEIRO

O técnico Joel Santana, do Flamengo, esteve na tarde desta quinta-feira, em um almoço de confraternização dos treinadores na Barra da Tijuca, e brincou sobre a situação de Romário, efetivado como treinador do Vasco para 2008.

- O Baixinho me disse que vai pedir minha prancheta e eu respondi que não vou emprestar. Para ele até dou minha prancheta. Estou torcendo por ele nessa nova função, pois é um grande amigo - destacou Joel.

O bom relacionamento com Romário contrasta com as briguinhas com o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho. Joel Santana disse que o comandante tricolor teria que engraxar muito sua prancheta para chegar ao seu patamar.

Gavilán descarta atuar na zaga

Jogador reforça que joga somente como primeiro ou segundo volante

LANCEPRESS!

Gavilán, o mais novo reforço do Flamengo, anunciado com exclusividade pela Rádio LANCE!, deixou claro que chegará na Gávea para disputar uma vaga como volante. O jogador informou que se adequará ao esquema tático do Rubro-Negro mas descartou a possibilidade de ser utilizado como zagueiro.

radio l! - Na zaga não, nunca joguei. Jogo como primeiro ou segundo volante, dependendo do esquema que o Joel for utilizar - esclareceu o paraguaio.(clique e ouça)

O ex-atleta do Grêmio revelou que o técnico Joel Santana não teve influência na contratação, garantindo que a negociação foi feita diretamente com o vice-presidente de futebol, Kléber Leite.

radio l! - As coisas foram diretas, feitas diretamente com o senhor Kléber Leite. Pelo que eu fiquei sabendo eles perguntaram sobre minha pessoa ao Mano Menezes e ao Paulo Pelaipe do Grêmio - disse, referindo-se ao ex-técnico e ao diretor de futebol do Tricolor Gaúcho

Gavilán adota discurso humilde no Flamengo

Jogador elogia companheiros de equipe e nação rubro-negra

LANCEPRESS!

O volante Gavilán chega com um discurso humilde. O novo reforço do Flamengo disse saber que sua experiência em Libertadores não o ajudará a garantir uma vaga na equipe titular do rubro-negro. O jogador, que já disputou quatro vezes a competição, elogiou os companheiros de clube e assegurou que os reforços que estão chegando são para somar ao grupo.

Gavilán exaltou a torcida e acredita que a Nação será um diferencial na competição continental, assim como foi no Campeonato Brasileiro deste ano.

radio l! - Vamos precisar de todo mundo e eu serei mais um com a mesma idéia, objetivo e mentalidade, para que possa passar aos meus companheiros as experiências que tive esse ano, com o Grêmio, quando estávamos perto de ganhar uma Libertadores - explica.