Notícias

Clipp 21/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla faz jogo estratégico contra Grêmio

Confronto é decisivo na luta por ascensão na tabela e também para Roger

Márcio Tavares

Na porta do céu, mas ainda sem permissão para entrar. E proibido de falar em Copa Libertadores. É o clima de austeridade que o técnico Joel Santana vem tentando impor na Gávea desde as duas últimas vitórias consecutivas, uma delas sobre o velho rival Vasco (2 a 1), resultado que elevou a auto-estima rubro-negra à estratosfera. Por isso, Joel quer o Flamengo (46 pontos) concentrado hoje, às 18h10m, no Maracanã, apenas no Grêmio (51), adversário na luta por vaga na Libertadores.

- O Grêmio é um time maduro, experiente, que tem o péssimo hábito de jogar bem no Rio - comentou Joel.

O técnico não terá o lateral-esquerdo Juan, suspenso, e o apoiador Rômulo, que rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito. No lugar de Juan, entra Egídio. No de Rômulo, Jaílton seria a opção mais previsível se não estivesse voltando de contusão. A outra seria Rodrigo Arroz, que teve boa atuação contra o Vasco.

Mas a principal novidade do treinador está no banco de reservas. Além do baiano Obina, que completa hoje 100 partidas pelo rubro-negro, a outra estrela é o apoiador Roger, que está sob pressão e tem uma de suas sete últimas chances de mostrar algo no Flamengo.

Fora do time desde o jogo contra o São Paulo, 4 de outubro, quando atuou poucos minutos, ele enfrenta na Gávea uma crise de suspeição. Na primeira vez em que alegou uma dor na parte posterior da coxa esquerda, foi levado imediatamente pelo médico José Luiz Runco para um exame de ressonância magnética. Exame que não revelou lesão.

Após tratamento, voltou ao time contra o São Paulo e alegou de novo sentir dores no local. Os médicos resolveram fazer uma varredura para saber se haveria alguma infecção mascarada, algum foco dentário, algo oculto que provocasse as dores. Virado pelo avesso, nada foi constatado.

- Fizemos um rastreamento e nada foi encontrado. Na nossa avaliação, ele está em condições de jogar - disse José Luiz Runco.

Os dirigentes evitam o assunto, mas na Gávea não é segredo que Roger está por um fio. Médicos e comissão técnica parecem não acreditar em mais nada e Joel vem dando mostras de que perdeu a paciência com ele. Consta, inclusive, que o meia não vem recebendo seus salários e só voltaria a receber se participar dos últimos jogos.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Egídio; Jaílton (Rodrigo Arroz), Cristian, Ibson e Toró; Maxi e Souza. Grêmio: Saja, Bustos, Leo, William e Anderson Pico; Nunes, Marcelo Labarthe, Tcheco e Diego Souza; Jonas e Tuta. Juiz: Sálvio Spinola (SP/Fifa).

TRANSMISSÃO: Canal Premiere e Rádios Globo e CBN

Renato Mauricio Prado

Lá vem o Boitatá!

Pronto! Os rubro-negros estão com a corda toda! Calculadora numa mão e bandeira na outra, dizem que a Libertadores "é logo ali" e prometem incendiar o Maracanã, logo mais, no jogo contra o Grêmio - adversário que, no final da rodada passada, era um dos integrantes do "G-4", cinco pontos acima do rubro-negro, após a vitória sobre o Vasco. Sonho impossível? Continuo a achar que sim.

Além do Grêmio, ainda estão bem a frente do Flamengo, o Cruzeiro, o Santos e o Palmeiras.

- Mas, até o final do campeonato, enfrentaremos praticamente todos eles! - animam-se os mais otimistas dos torcedores do Fla (o Palmeiras é o único que o rubro-negro já enfrentou nos dois turnos).

É verdade. Só que, além de derrotar Grêmio, Cruzeiro e Santos, o Flamengo precisará fazer campanha melhor que todos eles, nas últimas sete rodadas, pois apenas batê-los não será o bastante para ultrapassá-los. Moleza, né?

Mas o Boitatá não desiste. E convocou a Mula sem Cabeça e o Curupira, para, juntos, pedirem a vaga na Libertadores a Papai Noel e ao Coelhinho da Páscoa...

Descrença à parte, é inegável que a arrancada rubro-negra acabou dando um sabor especial à reta final deste campeonato sem graça - onde o São Paulo já é campeão faz tempo....

E que Joel Santana, a despeito do "Cinturão da Castidade" no meio-campo (ou terá sido, justamente, por causa dele?), vem obtendo resultados positivos.

Se conseguir operar o milagre de levar o Fla da zona do rebaixamento para a Libertadores, Joel merecerá, de fato e de direito, estátua na Gávea.

Aliás, já estão lhe devendo uma, desde aquele outro milagre, da fuga da Segundona, em 2005...

Eu só queria entender o que a CBF vai fazer com o Maracanã, se é obrigada a jogar todos os amistosos da seleção (já vendidos a uma empresa de marketing esportivo) na Europa.

Vai alugar um estádio para usar de sete em sete anos? Ah, por favor...

Jornal dos Sports

Chance de ouro para Egídio

O lateral-esquerdo Egidio ganhou uma grande chance na partida de hoje. Sem Juan, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o jovem jogador foi o escolhido pelo técnico Joel Santana, para substituir um dos artilheiros da equipe na competição. Emprestado no inicio do ano para o Paraná para ganhar experiência, o jogador disse que esta sua passagem pelo Sul foi fundamental para sua carreira.

"A minha passagem pelo Paraná me deu muita experiencia e agora estou mais maduro e pronto para esta responsabilidade", disse Egídio.

Quando Joel chegou ao clube, Egídio tinha a fama de ser indiciplinado e após chegar duas vezes atrasado nos treinamentos, ele foi punido pelo treinador. Egídio falou com exclusividade ao JORNAL DOS SPORTS que as broncas do Joel tambem foram fundamentais para sua melhora.\ "Estou com a cabeça no lugar, levei um puxão de orelha do Joel e fui advertido, mas agora estou mais calmo e feliz", completou Egidio.\

Juniores — O time de juniores do Flamengo conseguiu mais uma vitória no OPG. A vitima da vez foi a Cabofriense, que perdeu por 2 a 0,  gols de Diguinho. A grande surpresa do jogo foi a volta do atacante Bruno Mezenga, que começou no banco.

O Fla jogou com Paulo Victor, Cafu, Anderson, Welliton e Léo. Diego Moura, Antonio, Diguinho e Vander (Pedro), Carlinhos (Willian) e Diego Oliveira (Mezenga). Técnico: Adílio.

Léo Moura pede paciência à torcida

Com a suspensão de Juan, a válvula de escape do Flamengo para a partida de hoje contra o Grêmio é o

Com a suspensão de Juan, a válvula de escape do Flamengo para a partida de hoje contra o Grêmio é o lateral-direito Léo Moura. Um dos artilheiros da equipe na competição, o lateral é a grande arma do técnico Joel Santana para tentar furar a forte marcação que a equipe gaúcha tentará impor durante todos os 90 minutos. Léo Moura avisou à torcida, que deve lotar o Maracanã, para ter paciência e apoiar a equipe durante toda a partida.

"Eu sei que vai ser um jogo dificil, o Grêmio é uma equipe forte e nós estamos nos reafirmando. Mesmo desfalcados vamos fazer de tudo para vencer. Confiamos na nossa torcida e sei que ela vai nos apoiar o jogo todo", disse o jogador, que tentou explicar a fórmula que a equipe vai utilizar para vencer os gaúchos.

"Vamos repetir a mesma forma de jogar. Em casa temos que vencer sempre. A torcida pensa em Libertadores, mas nós estamos dando um passo de cada vez. Nosso time melhorou muito desde a última vez que jogamos contra eles. O esquema do Joel, nossa torcida e as novas contratações foram fundamentais para nossa melhora", disse o lateral, que já marcou cinco gols neste Campeonato Brasileiro.

Sobre ser lembrado pelo técnico da Seleção Brasileira, Dunga, nas próximas convocações o jogador foi claro e disse que é só o técnico Dunga chamar que ele estará a disposição:

"Seleção vai ser sempre o meu sonho. Enquanto eu jogar, estarei pensando nisso", disse o jogador, que depois aproveitou o momento para descartar qualquer possibilidade de deixar o Flamengo no final deste ano."Não penso em sair do Flamengo antes de terminar meu contrato em 2009", completou Leonardo Moura.

Ontem, na fila de venda de ingressos no Estádio Caio Martins, em Niterói, um torcedor rubro-negro foi baleado.

Mais um capítulo decisivo

Protagonistas de decisões inesquecíveis, Fla e Grêmio travam duelo de olho na Libertadores

Nathan de Lima

Flamengo e Grêmio já protagonizaram duelos inesquecíveis e decisivos ao longo da história do futebol brasileiro, como a final da Copa do Brasil de 1997, vencida pelos gaúchos e a final do Campeonato Brasileiro de 1982, quando o time da Gávea conquistou o bicampeonato da competição. A partida de hoje, às 18h10, no Maracanã, é considerada pelos rubro-negros como uma nova decisão. Não só pelo Maracanã, que estará completamente lotado, mas também pela situação das duas equipes na tabela.

Se vencer, o clube comandado por Joel Santana chega aos 49 pontos e encosta nos gaúchos, que ficariam só com dois pontos a mais.

O treinador sabe da importância desta partida e disse que se o Fla conseguir passar pelo Grêmio, as chances do time garantir uma vaga na Libertadores do ano que vem ficam maiores.

"Este jogo é muito importante para nós. É uma partida que definirá nosso futuro na competição. Se vencermos eles, poderemos pensar em novos horizontes", disse Joel Santana.

Com a lesão de Rômulo, jogador fundamental no esquema 5-5 de Joel, o treinador teve que quebrar a cabeça para achar um jogador que possa substituir o jovem jogador à altura. O comandante rubro-negro confessou estar em dúvida entre o cabeça-de-área Jaílton, que volta de lesão, e o apoiador Renato Augusto.

"Só vou dizer quem vai jogar na hora do jogo. Até porque ainda tenho que ver como eles vem de lá. Com a saída do Rômulo eu tinha três opções. Poderia colocar o Renato Augusto, o Jaílton, ou até mesmo o Arroz. Mas a dúvida mesmo é entre o Jaílton e o Renato", disse o treinador, que recuar o Cristian para fazer a função do lesionado Rômulo.

Obina, 100 jogos

Outro ingrediente que dará um tempero a mais  é a comemoração do centésimo jogo do xodó da torcida, Obina, que ficará no banco de reservas junto com o apoiador Roger. Obina tem 99 partidas com a camisa rubro-negra e já balançou as redes 32 vezes.

Flamengo: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim  e\ Egídio;  Cristian, Jaílton (Renato Augusto) , Ibson e Toró ; Maxi  e Souza\ Técnico: Joel Santana\

Grêmio: Saja, Bustos, Leo, William e Anderson Pico;  Nunes, Marcelo Labarthe, Diego Souza e Tcheco; Jonas e Tuta\ Técnico: Mano Menezes\

Local: Maracanã\ Horário: 18h10\ Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes (Fifa-SP)\ Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira e Rogério Rolim (SP)\ Observador:  José Carlos Santiago de Andrade (RJ)\

Marcos de Castro

Banho-De-Cuia

O bom companheiro

Marcos de Castro castro@jsports.com.br

Foi numa entrevista de Romário à TV, não faz muito tempo. Se a velha memória não me trai, foi na época do gol mil, mas não me lembro em que programa, foram tantas entrevistas (e sempre inteligentes)... Importa é que ele disse, com toda a segurança, que Joel Santana é o melhor técnico que conheceu, entre tantos que o dirigiram.

Se o leitor amigo tiver na cabeça uma lembrança retrospectiva da tabela do atual Campeonato Brasileiro, verá que Romário de novo tinha razão: esse cara é bom. O Flamengo estava lá na rabada, na zona de rebaixamento. Foi subindo, subindo, Joel sempre discreto, bem humorado, sujeito sóbrio. Agora, se os da frente bobearem, vai beliscar a zona da Libertadores. Dir-se-á que não é justo elogiar Joel, num campeonato em que ele andou gritando umas tolices à beira do campo. E eu perguntarei: mas qual de nós não erra?

Repetindo Romário, um jogador do Flamengo (não sei se Ibson ou Toró) fez os maiores elogios a Joel após a vitória sobre o Vasco, quinta-feira. As melhores qualidades do técnico e do homem Joel, segundo os jogadores todos que se referem a ele, resumem-se nesta: trata-se antes de tudo de um amigo, de um bom companheiro. E não há quem ignore a importância no futebol desse lado, digamos psicológico, que lida com o emocional.

Para nós, profissionais da informação, o bom humor é fundamental entre as pessoas com as quais lidamos. Cansa ver gente como o técnico do São Paulo, sempre mal-humoradinho, sempre metido a corrigir as perguntas dos repórteres, a contra-argumentar com eles em vez de responder com simplicidade.

Simplicidade é o que não falta a Joel, que durante muito tempo suportou calado, por exemplo, uma ironia própria de insensibilidade grosseira que alguém fazia com o seu nome medial, Natalino, nome habitualmente de gente humilde. Pois com sua simplicidade, com seu bom humor, está aí Joel levando o Flamengo da rabeira quase ao topo da tabela. Colabora, assim, para o bom desempenho dos quatro times cariocas neste ano, ao contrário dos três paulistanos. É verdade que um time paulistano será campeão. Mas, em compensação, ainda há time paulistano na zona de rebaixamento, ou batendo na trave.

O Dia

Flamengo: Joel e o traje da vitória

Se deu certo contra o Vasco, técnico repete o ‘visual’ diante do Grêmio

Marluci Martins

Rio - Se deu certo contra o São Paulo e, depois, também diante do Vasco, então, por que mudar? É por isso mesmo que a camisa pólo vermelha e a calça preta já estão na bolsa do técnico do Flamengo, Joel Santana. Neste domingo, é dia de ele usar a roupa da sorte, antes e depois da partida contra o Grêmio, a partir das 18h10, no Maracanã.

Durante a partida, o treinador vai mesmo no básico uniforme de treino. Mas, depois, estará na entrevista coletiva com a roupa que vem ratificando a fama de supersticioso de Joel Santana.

“Já perceberam que estou usando essa roupa, é? Deu certo duas vezes... Botei pra lavar, pra não criar asa”, ironizou Joel, garantindo que sua superstição não terá vida longa. “Não consigo ficar cinco meses usando a mesma roupa”, descartou.

Se Joel tem roupa de sobra no armário para escalar a que bem quiser, o mesmo não se pode dizer em relação ao seu time. Sem Rômulo, fora do Brasileirão por causa de uma lesão no joelho direito, e também sem Juan, suspenso, o treinador terá de mexer na escalação que já considerava ideal.

Joel só não pensou ainda na roupa que usará caso o clube no futuro comemore a conquista de uma vaga na Copa Libertadores. Longe da zona de rebaixamento, o treinador prefere não tirar ainda os pés do chão.

“Meu primeiro objetivo é chegar aos 50 pontos, e só faltam quatro. O segundo é ficar firme na Sul-Americana. E o terceiro é buscar a Libertadores. Mas fui contratado para tirar o clube dessa situação de rebaixamento e, se ainda não estamos livres disso, não quero falar em Libertadores”, afirmou.

O técnico teme que o desgaste do jogo contra o Vasco, na quinta-feira à noite, tenha peso no confronto com o Grêmio. Essa é sua principal preocupação.

“É preciso ter cuidado, pois eles estão há uma semana se preparando para esse jogo, e nós enfrentamos o Vasco numa partida que não foi nada fácil. Houve um certo desgaste”, destacou.

Segundo Joel Santana, o Grêmio não deverá se intimidar por jogar fora de casa, apesar da expectativa de um excelente público no Maracanã apoiando o Flamengo.

“Vamos enfrentar um adversário que tem a mania de jogar bem aqui no Rio. Não será um jogo fácil”, lembrou Joel, com um discurso tão pouco ousado quanto a camisa pólo e a calça preta que tanto lhe dão sorte.

Íbson quer uma chance na Seleção

Um dos destaques do time rubro-negro nos últimos jogos, o apoiador Íbson — fez o gol da vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 1 — torce para que o técnico Dunga lhe dê uma oportunidade na seleção brasileira.

“Sei do meu potencial e me acho em condições de defender a Seleção. Felizmente, o momento é muito bom e sei que o Dunga gosta de dar chance a quem vem se destacando em seus clubes. Agora, é só ajudar o Flamengo a se classificar à Copa Libertadores e dar continuidade ao trabalho”, diz Íbson.

Apesar de ter reencontrado seu verdadeiro futebol na Gávea, o Porto, dono dos direitos federativos do jogador, já adiantou que conta com Íbson para a temporada 2008/09. Seu empréstimo ao Flamengo termina no dia 30 de junho de 2008.

Gazeta Esportiva

Flamengo e Grêmio duelam com Libertadores como meta\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A competição em disputa é o Campeonato Brasileiro, mas quando Flamengo e Grêmio entrarem em campo no Maracanã, neste domingo, às 18h10 (de Brasília), pela 32ª rodada, será a Copa Libertadores de 2008 que estará na cabeça dos jogadores. Com 46 pontos, o Rubro-negro vem embalado por duas vitórias consecutivas e voltou a sonhar com a classificação para o torneio continental. Nesta briga há mais tempo está o Grêmio, que soma 51 pontos no Brasileiro.\ Do inferno ao céu. Assim aconteceu no Flamengo, que vinha amargando a zona de rebaixamento quando o técnico Joel Santana assumiu o time no meio do ano e, hoje, já sonha em participar da principal competição do continente.\

“O campeonato está muito equilibrado e acho que está vaga está perto da gente sim. Há pouco tempo, estávamos em penúltimos e ninguém acreditava na gente. Vamos continuar jogando com a mesma determinação e uma vitória contra o Grêmio nos deixará colados neles. Mas nosso primeiro objetivo é somar o maior número de pontos e nos distanciarmos da parte de baixo da tabela”, comentou o meia Ibson.

O lateral-direito Leonardo Moura também se diz confiante em conseguir uma vitória neste domingo, mas prega respeito ao adversário, que venceu o confronto do primeiro turno do Brasileiro por 1 a 0. “É um jogo difícil e eles também estão na briga pela vaga. Temos de ter calma, é como eu disse, um passo de cada vez. Vamos passo a passo.”

Apesar da confiança do elenco rubro-negro, o técnico Joel Santana continua não comentando a possibilidade de levar o Flamengo à Libertadores do ano que vem. “Na Gávea, estamos proibidos de falar em Libertadores. Temos que viver de realidade. Quando cheguei ao Flamengo desta vez, me passaram que o objetivo era chegar aos 50 pontos e ainda estamos buscando isso. Só podemos pensar em algo mais quando ficarmos matematicamente consolidados onde queremos.”

Em relação ao time que venceu o Vasco, o técnico Joel Santana não poderá contar com o lateral-esquerdo Juan, que recebeu o terceiro cartão amarelo e dará lugar a Egídio. O volante Rômulo, que se machucou na quinta-feira, é outra baixa. Já o zagueiro Fábio Luciano volta após cumprir suspensão e reassume a braçadeira de capitão.

No Grêmio, o técnico Mano Menezes garante não temer enfrentar um adversário motivado pelos bons resultados conquistados recentemente, principalmente após a vitória rubro-negra sobre o Vasco. “Se eles tivessem perdido, estariam preocupados com a proximidade da zona de baixo da tabela. Como ganharam do Vasco estão de olho na de cima, enfim, daria na mesma. O importante é o Grêmio entrar em campo focado em conseguir o seu objetivo”, comentou o treinador.

O zagueiro Léo, que cumpriu suspensão, retoma sua vaga na defesa. Outras boas notícias para os gremistas ficam por conta do lateral-esquerdo Anderson Pico e do volante Nunes, que se recuperaram de lesões musculares e confirmaram suas presenças no Maracanã.

A presença de Anderson foi a que mais tranqüilizou Mano Menezes, que vem enfrentando muitos problemas no setor. Apesar de ainda não ter conquistado a confiança total da torcida, o lateral vem ganhando moral com o treinador. “O Anderson passa por oscilações naturais e estamos tentando tirar o melhor que ele tem para dar. Tem muita força física, maturidade e bom posicionamento”, destacou Mano Menezes.

Roger deve ficar no banco\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O meia Roger, liberado pelo departamento médico, deve ser aproveitado pelo técnico Joel Santana na partida deste domingo, no Maracanã, diante do Grêmio. De acordo com o preparador físico Ronaldo Torres, o jogador ainda não está na condição física ideal e só deve ser alguns minutos durante o jogo.\ Quem também foi liberado para voltar ao time foi o volante Jaílton, que desfalcou a equipe nas duas últimas partidas, devido a uma contusão no pé direito. Ele pode entrar no lugar de Rômulo, que vai passar seis meses fora da equipe devido a uma contusão sofrida durante o jogo contra o Vasco. O argentino Colace, que também briga pela vaga, vai cumprir suspensão.\

Caso vença neste domingo, o Rubro-negro chega aos 49 pontos no Campeonato Brasileiro e se aproxima da zona de classificação para a Copa Libertadores. O Tricolor gaúcho é quarto colocado, com 51 pontos até o momento.

Obina pode completar cem jogos pelo Fla diante do Grêmio

Rio de Janeiro (RJ) - Caso seja escalado neste domingo diante do Grêmio, o atacante Obina completará cem jogos disputados pelo Flamengo. Animado, o atacante espera marcar um gol para deixar sua equipe mais perto de uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.\ Contratado junto ao Vitória em 2005, o centroavante se tornou em um dos xodós da torcida rubro-negra. “Quero ajudar o Flamengo e isso é o que interessa agora. Essa torcida maravilhosa merece muitas coisas boas. Eles fazem um show a parte”, declarou o jogador.\

Obina já marcou 32 gols pelo Flamengo. Até o momento, ele conquistou a Copa do Brasil, a Taça Guanabara e o Campeonato Estadual. Entretanto, o atacante não deve começar como titular no duelo contra o Grêmio. Para esta partida, o treinador Joel Santana pretende escalar Maxi e Souza no setor ofensivo, dupla que começou o clássico contra o Vasco.

PeléNet

Flamengo e Grêmio duelam de olho na vaga da Libertadores

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Não é uma final, mas o Flamengo x Grêmio deste domingo, às 18h10, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, pode ser considerado um jogo decisivo. O vencedor não levantará taça, mas um triunfo significará o estreitamento dos laços com a Libertadores.

A situação dos cariocas é um pouco mais complicada. Apesar da boa arrancada conseguida nas últimas rodadas, a equipe segue cinco pontos atrás do primeiro time da zona de classificação para a competição continental, justamente o rival gaúcho, margem que pode diminuir ou aumentar significativamente dependendo do resultado da partida.

No Flamengo, boas e más notícias. O zagueiro Fábio Luciano, que cumpriu suspensão contra o Vasco, tem retorno confirmado e atuará ao lado de Ronaldo Angelim. Com isso, Rodrigo Arroz voltará a ficar como opção no banco de reservas. Em contrapartida, o lateral-esquerdo Juan, suspenso, não poderá atuar e será substituído por Egídio.

Mas o grande problema de Joel Santana está no meio-campo. O volante Rômulo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no clássico de quinta e ficará fora por cerca de seis meses. Como o argentino Hugo Colace está suspenso, a tendência é que Ibson seja recuado. Outra opção seria a escalação de Jaílton. Neste caso, Renato Augusto, ainda sem estar 100% fisicamente, sairia da equipe.

Em relação à aproximação da "zona da Libertadores", Joel preferiu adotar cautela e ainda fez um alerta. "Estamos na porta do céu, mas ainda não entramos. Por isso, ainda precisamos ter muito cuidado", ressaltou.

Pelo lado do Grêmio, sem novidades. Apesar de o técnico Mano Menezes ter realizado treino com portões fechados, não tem muito o que esconder. A boa notícia fica por conta da volta de Léo à zaga. No meio-campo, Nunes foi confirmado como primeiro volante.

Surpreendendo a muitos durante a semana, o técnico Mano Menezes abandonou sua habitual discrição e alfinetou os rivais. Segundo ele, o clube carioca acabou beneficiado pela CBF, uma vez que teve jogos adiados durante o período de disputa dos Jogos Pan-Americanos.

"A CBF deu ao Flamengo um tratamento especial. Empurrou os jogos do time para frente, quando estivesse em um momento mais positivo", afirmou o treinador do Tricolor gaúcho.

Mano, porém, não deixou de reconhecer que terá pela frente um adversário a ser muito respeitado "No primeiro turno vencemos por 1 x 0, mas os dois estavam mal. Agora, será diferente. Os dois estão em alta e, com certeza, farão uma grande partida", avaliou.

Globo Esporte

Fla faz camisa com 'Tema da Vitória'

Loja oficial do clube vende produto com a letra do novo hino da torcida rubro-negra

Camisa com o novo hino é oficial do Fla

A versão do "Tema da Vitória" caiu nas graças dos rubro-negros, que agora poderá levá-la também no peito: a loja oficial do Flamengo está vendendo uma camisa com a letra do novo hino da torcida, por R$ 29,90.

A Flaboutique lançou pela internet o produto, que é oficial e tem os símbolos do clube na parte da frente, em cima da letra da música: "Eu sempre te amarei, onde estiver estarei, oh meu Mengo. És time de tradição, raça amor e paixão, oh meu Mengo".

A música é cantada no ritmo do "Tema da Vitória", feita pelo compositor Eduardo Souto Neto para as corridas de Fórmula 1 e que ficou imortalizada como trilha sonora dos triunfos de Ayrton Senna.

A primeira torcida a levar a música para os estádios foi a do Internacional, no Beira-Rio, mas com letra diferente da cantada pelos rubro-negros.

Promoção da camisa 12

O Flamengo está realizando ainda, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM, uma promoção para escolher o modelo da camisa 12. O número foi imortalizado em homenagem à torcida e não será mais usado pelos jogadores.

Torcedor do Fla é baleado no Caio Martins

Vítima estava na fila para comprar ingresso para assistir ao jogo contra o Grêmio

Eduardo Peixoto e Thiago Dias

Um torcedor do Flamengo foi baleado na tarde deste sábado, no Caio Martins, em Niterói. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rubro-negro foi atendido em cinco minutos e chama-se José Roberto Monteiro Caldas, de 33 anos.

Ele estava na fila para comprar ingressos para o jogo contra o Grêmio quando desentendeu-se com outra pessoa presente e levou um tiro no pescoço. O autor do disparo fugiu antes da chegada da polícia. A vítima foi encaminhada para o Hospital Antonio Pedro e entrou no centro cirúrgico por volta de 16h.

Os médicos do hospital disseram não estar autorizados a divulgar a gravidade do ferimento. A 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí, Niterói) confirmou o incidente, mas a atendente afirmou não poder dar detalhes sem a presença do delegado, que não está de plantão neste sábado.\ Segundo relatos de testemunhas, a confusão ocorreu porque o autor do disparo teria furado fila e foi repreendido por outras pessoas. Na confusão, ele sacou uma arma e atirou no pescoço da vítima.\

Diante do tumulto, o Flamengo decidiu fechar a bilheteria do Caio Martins.

- Houve esse incidente e como havia um baleado em frente ao Caio Martins não tinha mais como vender ingressos. Foi um episódio que ocorreu na rua e não temos qualquer responsabilidade - declara o coordenador de arrecadação do Fla, Flávio Pereira.

Em três jogos, 140 mil ingressos vendidos

Torcidas de São Paulo, Flamengo e Atlético-MG em corrida por recorde de público

Torcidas de São Paulo, Flamengo e Atlético-MG estão em acirrada disputa para ver quem enche mais os estádios neste domingo. Até a noite de sábado, os tricolores estavam na frente, seguidos por rubro-negros e atleticanos. É grande a chance de o recorde de público do campeonato ser batido.

Jogo Vendidos Carga de ingressos\ Atlético-MG x Vasco  43.823  55 mil\ Flamengo x Grêmio 48.617  79.064\ São Paulo x Cruzeiro 50.813  64.841\

Em Minas Gerais a massa atleticana vai sacudir o Mineirão, contra o Vasco da Gama, no próximo domingo. Segundo a assessoria de imprensa do clube já foram vendidos cerca de 43.823 ingressos dos 55 mil colocados à venda. O público do jogo será o recorde do clube na competição. O maior, até agora, foi o de 37.038 pagantes na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, pela 30ª rodada.

O Flamengo, que tem o recorde do Campeonato Brasileiro com 61.042 pagantes no clássico com o Fluminense, também contará o apoio maciço de sua torcida. Até a tarde deste sábado, haviam sido vendidos 48.617 bilhetes para a partida contra o Grêmio, no domingo. Um carga de 73 mil foi colocada a disposição. A venda dos restantes será a partir de 11h deste domingo, no Maracanã.

No Morumbi, para o jogo do líder São Paulo e o vice Cruzeiro, foram colocados à venda pela diretoria tricolor 64.841 ingressos. Até a tarde deste sábado já tinham sido vendidos 50.813 bilhetes. Os restantes serão colocados à venda a partir das 11h apenas nas bilheterias do Morumbi.

A rodada deve ser a de maior público do Brasileirão 2007. Por enquanto, a melhor marca é da 30ª, que teve público total de 237.732 pagantes, número puxado pelos clássicos Flamengo x Fluminense e São Paulo x Corinthians.

Lance

Rubro-negros de todo o mundo no Maracanã

Gente do Maranhão, Amazonas e até mesmo noruguês verão o jogo

Quase 50 mil ingressos foram vendidos para o jogo contra o Grêmio (Crédito: Paulo Sérgio)

Cassius Leitão

Entre em contato A paixão da torcida rubro-negra por seu time não tem limites. Mais uma prova disto será dada neste domingo no confronto contra o Grêmio, às 18h10min. Gente de toda parte do país e até do exterior estará no Maracanã. Neste sábado, na fila dos ingressos, os torcedores fizeram questão de revelar o grande amor que têm pelo Flamengo.

Pessoas de Manaus (AM), Teresina (PI), Timon (MA) e Aracaju (SE) não mediram esforços para ver o clube do coração de pertinho. Até Klas Malmberg, um fotógrafo do jornal "The Biggest", da Noruega, veio ao Brasil de férias e vai aproveitar a oportunidade para ir ao Maracanã em dia de jogo do Flamengo:

- O Flamengo é conhecido em todos os cantos. Será maravilhoso vê-lo no Maracanã, um dos estádios mais importantes do mundo - destacou.

O vereador Marcelo Biú (PTB-MA), de 23 anos, foi junto a um grupo de amigos de Timon, cidade do interior do Maranhão, para assistir aos jogos contra Vasco e Grêmio. Biú ainda contou a estratégia para acompanhar o time de longe:

- O Marco Simão (amigo de Marcelo) tem teve por assinatura em sua casa e em todo jogo mais de 50 flamenguistas fazem a festa. Eu já vi o Flamengo jogar em Teresina, mas ver no Maracanã é uma sensação que não tem nada igual - revelou o político.

O técnico de enfermagem Jaspe Meira, 38, viajou de Manaus ao Rio de Janeiro para ver o Rubro-Negro:

- É o primeiro jogo que venho no Rio. Estou muito ansioso para ver aquela torcida linda - admitiu.

Até às 17h deste sábado, 48.617 ingressos foram vendidos para o jogo. Mas nem tudo foi festa. As centenas de pessoas que foram comprar ingressos na Bilheteria 8 do Maracanã se depararam com uma imensa desorganização, com atraso de 45 minutos do início das vendas.

Se repetir 2005, Fla ficará perto da América

Com 17 pontos nos primeiros sete jogos de Joel, Fla se livrou da degola

O Milagreiro de 2005 voltará a aprontar? (Crédito: Júlio César Guimarães)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Entre em contato Se Joel Santana fez o milagre de salvar o Flamengo do rebaixamento em 2005, a "igreja rubronegra" tratará de canonizá-lo caso repita o retrospecto daquele ano. Restam sete jogos para o Fla e, se o time fizer 17 pontos dos 21 possíveis – números que Natalino obteve em seu sétimo jogo há dois anos –, terá 96% de chances de avançar a Libertadores, segundo o matemático Tristão Garcia.

Apesar de Joel já estar desenhando um novo milagre em sua "prancheta sagrada", o técnico firma que ainda é preciso afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

– Primeiro, temos de fugir do rebaixamento matematicamente. Quando estivermos salvos, aí sim olharemos para o horizonte. Se for de brigadeiro, vamos atrás dele – brincou o "Homem da Prancheta".

Em 2005, Joel assumiu o comando do Flamengo quando este ocupava a 20acolocação (o Brasileirão daquele ano era composto por 22 times), na zona de rebaixamento.

Em seu primeiro desafio, um empate em 2 a 2 com o Juventude, em Caxias do Sul, conquistado de maneira dramática. Um gol do volante Júnior, nos acréscimos do jogo, garantiu a igualdade e o início de uma arrancada fulgurante. O último capítulo do milagre de Joel também terminou de maneira dramática, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, em Curitiba. Um chutaço de Obina, aos 47 minutos da etapa final, pôs fim ao pesadelo.

De acordo com Tristão Garcia, caso o Fla termine o Brasileirão com 63 pontos (somando os mesmos 17 pontos de 2005), o time dirigido por Joel só não irá para a Libertadores caso tenha muito azar. Esta má sorte estaria diretamente ligada a um ótimo retrospecto de Cruzeiro, Santos, Grêmio e Palmeiras, que, segundo o matemático, são os adversários do Flamengo nesta luta: – Com 65 pontos, um time se classifica. O São Paulo tem 64, mas eu garanto. Porém, com 63, as chances são enormes e só um belo desempenho dos adversários do Fla poderiam atrapalhá-lo – explicou.

Se entrar, Obina fará seu centésimo jogo pelo Flamengo

Baiano chegou ao clube em 2005 e já tem três títulos no currículo

Obina festejando: cena corriqueira no Flamengo

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Entre em contato Na primeira metade de 2005, chegava ao Flamengo o atacante Manoel de Brito Filho, mais conhecido como Obina. Neste domingo, contra o Grêmio, o jogador de 24 anos, caso entre em campo, completará sua partida de número cem com a camisa rubro-negra, com a qual já conquistou uma Copa do Brasil, uma Taça Guanabara e o Campeonato Estadual. O xodó rubro-negro tem 32 gols pelo Mais Querido do Brasil.

Cercado de expectativa por sua bela passagem pelo Vitória em 2004 e não pela aventura no Al-Ittihad (Arábia Saudita), o Anjo Negro da Gávea fez sua estréia no dia 13 de abril de 2005, quando o Rubro-Negro perdeu por 2 a 0 para o Ceará, pela Copa do Brasil. Desde então, o baiano teve de suar muito até se tornar o grande ídolo do atual elenco rubro-negro.

As más atuações em seus primeiros jogos lhe renderam as primeiras vaias, o banco de reservas e a total desconfiança da Nação Rubro-Negra. O fato de ter ficado por bom tempo acima do peso, problema ao qual o próprio jogador atribuía ao apreço pela comida baiana, atrapalharam ainda mais sua trajetória no Flamengo.

Porém, em 20 de novembro de 2005, Obina começava a desenhar seu nome no coração do torcedor rubro-negro ao marcar o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, em Curitiba, e livrou o Fla do rebaixamento do Brasileirão daquele ano.

Após o gol, os problemas de peso voltaram e, com eles, as vaias e novamente o banco de reservas. A desconfiança por parte dos rubro-negros incomodava o folclórico Obina e este decidiu por treinar com maior empenho. O reconhecimento dos torcedores do time da Gávea começava a ficar mais evidente e o baiano começava a ganhar maior tranqüilidade para jogar.

O dia 19 de julho de 2006 foi decisivo para o até então perseguido virar o xodó dos rubro-negros. Flamengo e Vasco decidiam a Copa do Brasil e, aos 11 minutos do segundo tempo, o zagueiro Renato Silva - atualmente no Botafogo - sofreu uma lesão. Obina, que estava no banco, entrou e quatro minutos depois de substituir o defensor acertou um chutaço que abriu o placar da partida, que até aquele momento estava indefinida. Dois minutos depois, Luizão marcou mais um, o Fla venceu por 2 a 0 e o baiano ganhou o "hit das arquibancadas": "Ôoo, Obina é melhor que o Eto'o".

No segundo jogo, uma nova vitória rubro-negra (1 a 0) deu ao Flamengo seu segundo título da Copa do Brasil e a Obina sua primeira conquista com o Manto Sagrado.

Em 2007, mais problemas. Na semifinal da Taça Guanabara, Obina marcou logo aos dois minutos contra o Vasco, mas, o momento que deveria marcar a alegria da comemoração de mais um gol, foi substituído por uma intensa dor, que acabou o tirando dos gramados por seis meses devido a uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. De positivo, apenas o gol que garantiu o empate em 1 a 1 e que levou a partida para a disputa dos pênaltis, vencida por 3 a 1 pelo Fla.

O outro revés para o Anjo Negro no Flamengo deu-se no dia 8 de setembro deste ano, quando após uma troca de xingamentos com o zagueiro Índio, Internacional, Obina acertou uma cotovelada em seu oponente e teve de ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Em primeira instância, saiu o forte golpe: o xodó era suspenso por 120 dias.

Porém, a alegria voltou e na última quinta-feira o STJD reduziu a pena do baiano para cinco jogos e ainda concedeu uma liminar que permitiu Obina enfrentar o Vasco no mesmo dia. Resultado: os rubro-negros venceram por 2 a 1 em mais um capítulo feliz da história do jogador pelo Flamengo.

Neste domingo, Obina deve fazer seu centésimo jogo diante do Grêmio. Quem duvida de uma nova história na vida deste baiano no Flamengo?

Fla encara Grêmio de olho na Libertadores

Rubro-negros e tricolores fazem o famoso jogo de seis pontos

Divino Fonseca e Fred Gomes

A vitória sobre o Vasco no clássico de quinta-feira aumentou as chances de o Flamengo se classificar para a Libertadores. Neste domingo, às 18h10min, no Maracanã, o Rubro-Negro terá mais uma prova de fogo: o Grêmio, um adversário ideal (e direto) para definitivamente se tornar um candidato à próxima edição do principal torneio da América do Sul. O Tricolor Gaúcho, porém, para não ganhar mais um forte oponente na briga, busca sua quinta vitória fora de casa.

O Rubro-Negro é o sétimo colocado e soma 46 pontos, cinco a menos do que o vice-campeão da Libertadores deste ano, o quarto colocado.

O principal problema do Flamengo é a ausência do lateral-esquerdo Juan, que cumpre suspensão automática. A outra notícia ruim é a contusão do volante Rômulo, que torceu o joelho direito e ficará fora de quatro a seis meses. A boa notícia fica por conta da volta do zagueiro Fábio Luciano, que cumpriu suspensão contra o Vasco.

Roger, que está recuperando a forma física, pode reaparecer na equipe. Com a lesão de Rômulo, abre-se também a possibilidade de Renato Augusto voltar ao time titular, com o recuo de Toró.

A partida marca o reencontro entre Souza e Tcheco. No jogo do primeiro turno, que terminou com vitória por 1 a 0 do Tricolor, o atacante rubro-negro desferiu uma cotovelada no apoiador do Grêmio e acabou expulso. Um gol contra de Irineu, agora no Marília, vitimou o time da Gávea.

Se o Grêmio vencer de novo, será o quinto triunfo fora de casa - e apenas o terceiro além da fronteira gaúcha. Dos quatro alcançados, dois aconteceram no Beira-Rio e no Alfredo Jaconi. Essa é a dificuldade do time de Mano Menezes: tem comportamento de leão no Olímpico (a melhor campanha como mandante), mas se amansa longe de casa.

Diante disso, o técnico gremista inaugurou contra o Palmeiras um esquema de provocações para enervar o adversário. Não deu certo: para provar que não eram violentos, como o Palmeiras sugeria, seus jogadores bateram muito em Valdivia, mas perderam por 2 a 0. Agora, Mano acusa o Flamengo de ter conseguido tratamento especial da CBF, pelo adiamento de várias partidas.

Seu time terá Leo, que volta à zaga após suspensão automática, embora o reserva Pereira tenha sido fundamental na vitória sobre o Goiás. O volante Nunes e o lateral-esquerdo Anderson Pico recuperaram-se a tempo de lesão muscular sofrida naquela partida. Eduardo Costa, com o mesmo problema, está fora.

O apoiador Diego Souza, poupado do treino de quinta-feira devido a uma lesão no joelho direito, participou do treino do dia seguinte sem sentir nada. E o lateral-esquerdo Hidalgo, que passou por operação de menisco no dia 3 passado, já está à disposição.

A volta de Hidalgo aviva uma possibilidade levantada pelo próprio Mano. Como ele é ótimo marcador, poderia iniciar a partida. Nesse caso, Anderson Pico seria adiantado para dar combate a Léo Moura, cujo potencial de lateral-direito preocupa o técnico gremista. Sairia Jonas, e Diego Souza seria um meia-atacante.

Léo Moura: 'Time se encaixou tarde'

Na opinião do lateral-direto, Flamengo tem bom elenco

A arrancada do Flamengo na reta final do Campeonato Brasileiro não é encarada como novidade para o lateral-direito Leonardo Moura. O jogador sempre acreditou que o Rubro-Negro tinha um bom elenco, mas em sua opinião o entrosamento veio um pouco tarde.

radio l! - O time se encaixou tarde. Nós temos um bom elenco, outros jogadores chegaram. Agora as partidas estão vindo e estamos conseguindo vencer - disse.(clique e ouça)

Para o jogo contra o Grêmio, neste domingo, no Maracanã, Léo Moura pregou respeito ao adversário.

radio l! - Contra o Grêmio é sempre um jogo difícil. Eles estão em busca da Libertadores e se mantém há bastante tempo lá na frente. Temos que fazer um bom jogo no Maracanã, com o apoio da torcida, para podermos encostar - declarou.(clique e ouça mais)

Joel Santana avisa: 'Com o Flamengo não se mexe'

Treinador rebate as declarações do colega gremista Mano Menezes

As declarações do técnico do Grêmio, Mano Menezes, de que o Flamengo teria sido beneficiado com os jogos adiados em virtude do Pan-Americano, não soaram bem na Gávea. O comentário do treinador do Flamengo, Joel Santana, por exemplo, se tornou um conselho para o comandante da equipe gaúcha:

- Ele tem o direito de falar o que quiser, ele é maior e é vacinado. Mas com o Flamengo não se mexe. Aqui as coisas são diferentes - disse Joel.

Outro que não concordou com a opinião de Mano foi o lateral-direito Leonardo Moura. Para o jogador, a culpa foi do calendário.

- Não é culpa nossa. Os jogos que ficaram para trás a maioria conseguimos vencer. Então é mérito de todo o grupo - declarou.

Fla encara Grêmio de olho no futuro

O Flamengo enfrenta o Grêmio neste domingo de olho no futuro. Com a equipe ainda sonhando conseguir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o técnico Joel Santana comenta a importâcia da partida para o Rubro-Negro:

radio l! - Esse jogo contra o Grêmio será fundamental para alguns pensamentos para o futuro. Iremos a 49 pontos e poderemos vislumbrar algumas coisas para frente. Mas prefiro aguardar, não me engano com futebol. Existem clubes brigando também e se você faz uma declaração precipitada pode pagar caro depois - diz. (Clique e ouça)

E Joel Santana não economiza elogios à equipe adversária:

radio l! - O Grêmio é um time forte, que marca, gosta de jogar com bola alta e tem bons cabeceadores. Eles jogam um futebol simples, mas com muito objetivo. Sabe o que quer, tem um treinador que está há mais de um ano no clube. Mas vamos jogar e se conseguirmos vencer as coisas podem clarear, caso contrário seguiremos na mesma caminhada - afirma. (Clique e ouça)