Notícias

Clipp 22/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Senado dá 'brinde' a pequenos clubes ao mudar a Timemania

Modificação faz com que beneficiados com medida pule de 104 para 600

Alan Gripp

BRASÍLIA. Quando a novela da Timemania parecia estar perto do fim, a criação da loteria esportiva anunciada como tábua de salvação para os clubes da elite do futebol brasileiro ganhou novos capítulos - e ares de trem da alegria. O Senado aprovou anteontem à noite mudanças no projeto de lei, entre elas uma polêmica emenda que amplia o número de clubes beneficiados pelas regras de renegociação de dívidas de 104 para mais de 600. Com isso, a proposta volta novamente à Câmara, que precisa referendar ou não as modificações, onde entrará na fila de votações.

Antes de chegar ao Senado, o projeto da Timemania dava aos clubes das séries A (20 times), B (20) e C (64) do futebol brasileiro o direito de pagar em até 240 meses suas dívidas com o INSS, Receita Federal e FGTS. Com a aprovação da emenda do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), o benefício foi estendido para todos os clubes filiados às federações estaduais e que disputam campeonatos regionais há pelo menos dois anos. Eles continuam, no entanto, fora da loteria. Apenas no Rio, 64 clubes serão beneficiados.

Clubes pequenos teriam 10% das dívidas

De acordo com os cálculos do senador, os times pequenos têm, juntos, 10% de toda a dívida dos clubes brasileiros com o governo. Atualmente, os atrasados podem ser parcelados em até 60 meses.

- Eles merecem ter as mesmas condições porque empregam milhares de pessoas, formam atletas e são referência para as comunidades onde funcionam - argumenta Zambiasi.

Quando o projeto passou pela Câmara, os deputados já haviam feito mudanças, entre elas a que dava o direito de ampliar de 180 para 240 meses o prazo para o pagamento das dívidas atrasadas e o perdão automático de metade das multas aplicadas sobre os impostos devidos. Os senadores não mexeram nas mudanças dos deputados, mas acrescentaram outras.

As alterações livram os clubes de uma regra indigesta. Para ter direito aos benefícios, eles não serão mais obrigados a desistir de ações administrativas e judiciais que movem contra o Estado. Zambiasi considera a mudança justa:

- O problema é que muitas ações estão perto do fim e, se desistissem delas, os clubes teriam prejuízos demais.

Além de estender aos pequenos clubes o benefício da renegociação, as emendas aprovadas acrescentaram as entidades de reabilitação física de portadores de deficiência entre os beneficiados de recursos da Timemania, dentro da cota de 3% do arrecadado direcionados para as Santas Casa de Misericórdia e entidades hospitalares sem fins lucrativos. Procurada pelo GLOBO, a Receita Federal não se pronunciou.

A Timemania deverá arrecadar anualmente, conforme previsão da Caixa Econômica Federal feita no ano passado, cerca de R$500 milhões. O dinheiro terá vários destinatários. Os clubes de futebol das séries A, B e C ficarão com 22%, enquanto 46% constituirão os prêmios dos acertadores da nova loteria.

Atuação contra Inter põe Toró em alta no Fla

Na visita que fez ao Engenhão ontem, estádio que considerou bonitinho, mas sem utilidade comprovada para o Flamengo, o presidente Márcio Braga, de bom humor e mostrando certa fanfarronice, disse que o time rubro-negro vai ser campeão brasileiro e que a má posição na tabela é momentânea, conseqüência dos desfalques. E são exatamente os desfalques que têm dado ao técnico Ney Franco a chance de testar novas alternativas.

Com Paulinho barrado, Toró é o novo investimento de Ney. Ainda é cedo para o treinador garantir a presença de Toró como titular contra o Atlético-MG, dia 4, no Mineirão, mas, pelo que mostrou no empate com o Inter e no coletivo de ontem, o jogador tem tudo para garantir uma vaga.

- Fui eu que mudei a posição do Toró, escalando-o na meia direita e gostei de sua atuação contra o Inter. Ele estava precisando jogar e, se continuar treinando bem, pode jogar contra o Atlético-MG - disse Ney Franco.

Renato Mauricio Prado

Mantra rubro-negro da hora: nem tudo está perdido, Obina vem aí!

Jornal dos Sports

Juventude rubro-negra

Formados na Gávea, Paulo Sérgio e Kayke querem seguir o exemplo de Zico, maior ídolo do clube

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Arquivo/JS

Paulo Sérgio conduz a bola no CT do clube e deve ter presença garantida no time titular na partida do dia 4 de julho

Depois de ouvir da antiga geração revelada do Flamengo que o caminho para sair do buraco era valorizar as categorias de base, no intuito de formar craques e não apenas ser campeão de juniores, duas das maiores promessas para um futuro próximo do Rubro-Negro, Kayke e Paulo Sérgio, agradeceram a confiança dos ídolos, Júnior e Zico.

"Acho importante ter esse respaldo de pessoas importantes como eles, que significaram muito para o clube. Nós achamos isso excelente, mas apesar disso, penso que deve haver também uma mescla, contratando jogadores mais experientes", disse Kayke, que tem mais de 200 gols nas categorias de base do Flamengo e estreou no time no jogo do último sábado contra o Internacional, no Maracanã.

Outra promessa, tratada como uma jóia na Gávea, é o atacante Paulo Sérgio, que está há pouco mais de dois meses no elenco profissional e vem atuando regularmente, seja no time titular ou entrando no decorrer das partidas. Para ele, é preciso que a torcida tenha paciência e apóie os jogadores mais novos.

"Agora estão privilegiando a base, dando mais chance a quem foi formado no Flamengo. Os torcedores precisam ter paciência, porque no início da carreira é normal não ter uma regularidade, fazer boas partidas e outras ruins. O trabalho que venho fazendo é sério, sei que tenho de amadurecer ainda, mas estou aprendendo muito no dia a dia", explicou Paulo Sérgio, que deve ser titular novamente no jogo do dia 4 de julho, contra o Atlético, no Mineirão.

Uma das chaves para que essa nova geração dê certo é a amizade que ela tem. Tanto Kayke, quanto Paulo Sérgio, porém, fizeram questão de reafirmar que o apoio recebido dos companheiros tem sido fundamental para se adaptarem o mais rapidamente possível ao time profissional.

"É uma relação muito boa, de amigos mesmo, estamos sempre em contato. Temos um objetivo quando subimos para o time profissional. Queremos permanecer por muito tempo no clube", disse Paulo Sérgio. "Estamos juntos há mais de dez anos, nossa relação é a melhor possível", emendou Kayke.

Com a força da juventude, a chave para o Rubro-Negro sair desse mau momento já tem nome: a base.

Ney afirma ter Flamengo escalado

O técnico Ney Franco comandou na tarde de ontem um coletivo dos profissionais contra os juniores, escalando por um tempo os titulares e na outra parte os reservas. Apesar da falta de gols no treino, que terminou 0 a 0, o treinador afirmou que deve escalar a formação que começou o coletivo, com Jaílton, Toró, Léo Medeiros e Renato no meio-campo e apenas dois zagueiros.

"Se tivéssemos um jogo agora, eu diria que as chances eram grandes de escalar essa equipe. Deveremos fazer pequenas mudanças, mas a formação não deve ser muito alterada em relação a isso que foi testado", disse Ney Franco.

Apesar de exaltar a qualidade o grupo que tem nas mãos, o técnico rubro-negro não descarta a contratação de reforços.

"Trabalho com todas as possibilidades de contratação, mas não com hipóteses, coisas que são especuladas pela imprensa. O mercado atual não oferece grandes jogadores. No entanto, acho que temos um bom elenco, que merecia estar numa situação melhor. Prefiro dar valor a quem está aqui no momento", afirmou o treinador.

Quem deve perder a vaga no time titular é o cabeça-de-área Paulinho, que, assim como Claiton, treinou no time reserva. Contestado há muito tempo pelos torcedores, pode ter chegado a hora do jogador ficar como opção para o segundo tempo.

Toró sai do esquecimento e agrada o técnico rubro-negro

O jovem Toró parece finalmente ter recuperado o seu prestígio com o técnico Ney Franco. Após ter chegado à Gávea com status de craque, numa operação que custou mais de um milhão aos cofres do clube, ele não conseguiu ter uma seqüência de boas atuações e foi perdendo espaço no Flamengo, até o ponto de chegar a nem ser relacionado para alguns jogos. Porém, na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Internacional, ele atuou como titular e parece ter agradado ao técnico, que, no coletivo de ontem, contra os juniores, o escalou na equipe titular.

“Nunca perdi a confiança nele. Quando cheguei ao Flamengo eu o troquei de posição, pois acho que no meio-de-campo ele pode render mais. Foi importante nas finais da Copa do Brasil e foi muito bem no último jogo, exerceu bem a função técnica e tática. Ele soube aproveitar a chance que teve”, afirmou o treinador.

Com a chegada de Ney Franco ao clube, em 2006, Toró foi recuado para o meio-de-campo e, apesar de ter atuado nas finais da Copa do Brasil daquele ano contra o Vasco, perdeu espaço no grupo e só veio a ter novamente uma chance de mostrar o seu futebol no último jogo, contra o Internacional, no Maracanã.

Engenhão, a nova casa dos rubro-negros

Marcio Braga aprova o estádio e quer parceria com Bebeto de Freitas para administrá-lo

Sérgio Mello

Reconhecimento de campo — O arquiteto Carlos Porto (de braços abertos), idealizador do Engenhão, explica ao presidente Marcio Braga (à direita) que o local foi projetado nos moldes do Estádio da Luz, do Benfica, de Portugal

O Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, desperta interesse em três dos principais clubes do Rio de Janeiro. Botafogo e Fluminense, escorados em seus patrocinadores, devem disputar por meio de licitação a administração do estádio. O Flamengo, representado pelo presidente Marcio Braga, visitou ontem o Engenhão para conhecer as suas modernas instalações.

Mesmo com uma dívida de R$ 230 milhões e em estado de insolvência, segundo Marcio Braga, o Flamengo parece ter largado na frente de Botafogo e Fluminense para participar da administração do estádio. O prefeito Cesar Maia, cuja governo ergueu o Engenhão, acredita que o Rubro-Negro, por representar a maioria dos torcedores cariocas, deverá ser parceiro de alvinegros ou de tricolores: aquele que vencer a licitação terá de dividi-lo com os rubro-negros.

Marcio Braga, ao visitar o Engenhão, disse ter ficado encantado com as modernas instalações que, segundo ele, estão no nível dos estádios europeus. “Sinto-me em casa! O carioca receberá uma excelente arena, que oferece todas as condições para grandes espetáculos. Fui à Europa e conheci os estádios do Sporting, Benfica e Porto e depois fui à Inglaterra. Não vi nada melhor do que o Engenhão”, disse.

Secretário faz apelo às torcidas

O secretário municipal de Obras do Rio, Eider Dantas, confirmou que o Engenhão será liberado na próxima segunda-feira e ainda fez um apelo aos torcedores de Fluminense e Botafogo para que eles se desloquem até o estádio para o Clássico Vovô de trem ou de ônibus. Ele pediu para que evitem o carro, já que as obras em torno do local não estão concluídas.

“Vamos entregar o Engenhão domingo e segunda-feira estará à disposição de Fluminense e Botafogo. O gramado será liberado dia 28 de junho. Para o clássico, gostaria de pedir aos torcedores que não utilizem carros para não criar congestionamentos, uma vez que estamos concluindo as obras em torno do estádio”, pediu o secretário.

A confirmação de que a Federação de Futebol do Rio (Ferj) participará da licitação foi recebida com indiferença pelo presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas. "O termo lógica é algo que não existe na Federação. Quem dá a licitação é a prefeitura. O importante é que estamos preparados para disputarmos", afirmou o dirigente.

Para Marcio Braga, o ideal seria que o Engenhão ficasse com a Ferj, mas a falta de credibilidade da entidade, segundo ele, inviabiliza. "Se tivéssemos uma Federação confiável, o estádio poderia ficar com a entidade. Mas sabemos que a história não é bem essa", alfinetou Marcio.

Quem apareceu de surpresa foi o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, que conversou com Marcio Braga reservadamente. O rubro-negro teria proposto a ele, que não demonstrou muito interesse, uma parceria para administrar o local. “Não houve conversa sobre parceria e por isso não dá para comentar algo. Garanto que o Engenhão é ‘top de linha’ e que nós estamos preparados para a licitação”, disse Bebeto.

Já Marcio Braga revelou que conversou com o presidente alvinegro e sugeriu uma parceria para arrendar o estádio. “Estávamos conversando sobre essa proposta com o Botafogo. Mas é um assunto que requer tempo para ser realizado. Sobre a possibilidade de entrarmos na licitação sozinhos, vamos nos reunir e conversar para avaliar os pontos e decidir se vale a pena ou não concorrermos”, comentou.

Apesar do interesse no Engenhão, Marcio garantiu que o projeto para revitalizar a Gávea permanecerá e no próximo mês deverá abrir licitação para escolher a empresa que fará as reformas. “Não abrimos mão da Gávea. Faremos o centro de excelência, com capacidade no estádio para 30 mil pessoas, o parque aquático e ginásios. Recebemos o terreno em 1932 e terminaremos o que planejamos”, afirmou Marcio.

Espanyol de olho em Juan, do Fla

Úrsula Nery/JS

Juan prefere não se manifestar sobre o interesse do clube espanhol na sua contratação. Ele tem sido um dos poucos destaques do time

Ontem, o Espanyol, clube de Barcelona onde está atuando o ex-jogador rubro-negro Jônatas, revelou seu interesse pelo lateral-esquerdo Juan, que ultimamente vem sendo um dos melhores jogadores do Flamengo. Embora ele seja uma opção alternativa caso as negociações do clube espanhol com o lateral do Boca Juniors, Clemente Rodríguez, que acabou de ser campeão da Copa Libertadores, não dêem certo, o diretor esportivo do clube, Paco Herrera, confirmou o interesse pelo jogador brasileiro.

“Nós precisamos de um lateral-esquerdo. Clemente Rodríguez é a nossa primeira opção, mas consideramos ele e Juan no mesmo nível. A questão é que já estamos negociando com o Boca Juniors há mais de um mês. Tenho uma reunião na próxima segunda-feira para definir as possibilidades do Clemente vir. Caso o negócio não seja feito, iremos tentar o Juan”, disse o dirigente em entrevista à Radio Brasil.

E apesar de o lateral rubro-negro, que já atuou na Europa por Arsenal e Millwall, ambos da Inglaterra, entre 2001 e 2003, afirmar não ter vontade de sair do país, uma possível investida do clube espanhol pode acabar tirando-o da Gávea. Durante a semana, inclusive, o lateral-esquerdo Egídio, que estava emprestado ao Paraná e retornou ao Flamengo, chegou a dizer que tinha voltado ao clube em razão da provável saída de Juan.

O Dia

Flamengo: Sem gols e quase sem jogar

Artilheiro do Brasileirão no ano passado, Souza sabe que ainda está devendo na Gávea

Marluci Martins

Rio - Para quem foi artilheiro do Campeonato Brasileiro no ano passado, a temporada 2007 está muito abaixo das expectativas. Contratado pelo Flamengo para ser seu goleador, Souza conseguiu jogar somente duas das seis partidas disputadas pelo time no Brasileirão. E não marcou nenhum gol.

Souza chegou à Gávea com um item no currículo de fazer inveja a qualquer um: pelo Goiás, marcara 17 gols no Brasileiro de 2006, façanha que lhe valeu a artilharia da competição. Este ano, porém, o jogador não está conseguindo nem mesmo ter uma seqüência de jogos no campeonato, problema com o qual a diretoria rubro-negra não contava. Até agora, Souza enfrentou somente Goiás e Figueirense.

Expulso contra o Figueirense por causa de um chute inconseqüente no zagueiro Vinícius, o atacante cumpriu suspensão no jogo seguinte, contra o Internacional. E, quando pensou que já havia cumprido a sua punição, ainda sofreu um duro golpe: foi condenado pelo STJD a dois jogos de suspensão, o que significa que também não poderá enfrentar o Atlético-MG, no dia 4.

“Estou muito desapontado. Fui ao julgamento, revi o lance e tenho certeza de que não foi uma agressão. Fui injustiçado”, reclamou o jogador, que entra em campo somente no dia 7, contra o São Paulo, no Morumbi.

VISITA INESPERADA

Herói da conquista do título estadual de 99, Rodrigo Mendes fez uma visita de surpresa ontem ao Flamengo, enquanto os jogadores participavam de um treino físico. Em recuperação de uma lesão, o apoiador está em tratamento no Brasil, e seu contrato com o Al-Gharafa, do Catar, que termina no fim deste mês, não será renovado. Mas Rodrigo Mendes não cogita a possibilidade de voltar ao Brasil. Pensa continuar no exterior.

Dirigente do Espanyol diz que Juan é segunda opção do clube

Rio - Em entrevista à Rádio Brasil, o dirigente do Espanyol, Paco Herrera, confirmou o interesse do clube na contratação do lateral Juan, do Flamengo, porém revelou que é a segunda opção. "Nosso interesse primeiro é no Clemente Rodriguez, do Boca. Devemos acertar essa contratação na segunda-feira, caso não aconteça o acordo, o Juan está em pauta", disse o dirigente.

Márcio Braga admite que o Flamengo pode entrar na concorrência pelo Engenhão

Dirigente sonha alto e diz que alto vai ser campeão brasileiro

Rio - O presidente do Flamengo, Márcio Braga, visitou na tarde desta quinta-feira, o Estádio João Havelange, o Engenhão, e admitiu que o clube carioca pode participar da concorrência junto com Fluminense e Botafogo para administrar o local.

Segundo ele, o time vai se recuperar no campeonato brasileiro e disputar o título da competição. "O time está jogando desfalcando. O campeonato termina em dezembro. Acho que vamos ser campeões do Brasileirão. Vamos reforçar o time".

Márcio Braga não quis fazer grandes avaliações sobre o time. "O Flamengo bem é o maior e perde é o pior. Quem tem que saber como anda o time são os preparadores e comissão técnica".

Gazeta Esportiva

Léo Moura reclama de dor muscular e não treina\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na tarde desta quinta-feira, o técnico Ney Franco comandou mais um coletivo do Flamengo, no Centro de Treinamento de Vargem Grande. Além do volante Paulinho, que já vinha sendo poupado nos últimos dias, o treinador também não pôde contar com Leonardo Moura, que reclamou de dores musculares na coxa esquerda.\ No lugar do lateral-direito, o comandante rubro-negro escalou o reserva Luizinho. Já no meio-campo, Toró foi o substituto de Paulinho. Ciente de que Souza, suspenso, não poderá enfrentar o Atlético Mineiro no dia 4 de julho, Ney Franco escalou seu ataque com Leonardo e Paulo Sérgio.\

Quem ficou de fora do coletivo contra o time de juniores foi o atacante Obina. Recondicionando-se após uma grave lesão no joelho, o jogador participou de um treinamento com os juvenis do Fla .

Campeão estadual de 99, Rodrigo Mendes visita o Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Ex-jogador do Flamengo e autor do gol que deu o título estadual ao clube em 1999, Rodrigo Mendes esteve na Gávea na manhã desta quinta-feira, quando visitou alguns antigos companheiros. O atleta aproveitou também para descartar qualquer possibilidade de retorno.\ Apesar de seu contrato com o Al-Garrafa, do Catar, ter se encerrado, Rodrigo declarou que não pensa em voltar ao futebol brasileiro no momento. “Ainda tenho muito tempo para atuar no exterior . Estou apenas de férias no Brasil. Meu filho mora comigo e a saudade não é um problema”, garantiu o meia-atacante.\

Além do Rubro-negro carioca, onde surgiu para o futebol brasileiro, Rodrigo Mendes também teve uma boa passagem pelo Grêmio.

Espanyol confirma interesse em Juan\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O lateral-esquerdo Juan pode mesmo deixar o Flamengo em breve. Nesta quinta-feira pela manhã, a diretoria do Espanyol confirmou que o jogador é uma das opções para reforçar o clube na próxima temporada européia, caso o clube não chegue a um acordo para contratar Clemente Rodríguez, campeão da Copa Libertadores pelo Boca Juniors na última quarta-feira.\ “Nossa primeira opção é o Clemente Rodríguez e já estamos negociando com ele há algum tempo. Esperamos ter uma resposta definitiva até a segunda-feira. Mas o Juan também é um jogador que nos interessa”, declarou o diretor de futebol do Espanyol, Paco Herrera, à Rádio Brasil .\

Precavido para não ficar sem opções para a esquerda, o Rubro-negro reintegrou nesta semana o lateral Egídio ao seu elenco. O jogador estava emprestado ao Paraná desde o início do ano.

Além da possível saída de Juan, a comissão técnica e a diretoria têm outras questões para resolver. No final do mês, o contrato do meia Léo Lima se encerra e o futuro do jogador ainda está indefinido. “Ele na certa vai querer alguma melhoria para renovar o contrato e vamos avaliar isto tudo com muita calma. E a comissão técnica também precisa se manifestar decisivamente”, afirmou o vice de futebol, Kléber Leite.

Dentro das quatro linhas, a grande preocupação do técnico Ney Franco é com a quantidade de passes errados do Flamengo no Campeonato Brasileiro. A folga na tabela tem sido benéfica para tentar corrigir esta questão. “Tirando o jogo com o Goiás, nosso time está com um índice alto de erros de passes e, por isso, estamos treinando este fundamento nestes dias. Levamos gols em que estávamos no ataque e erramos o passe, dando o contra-ataque para o adversário”, explicou.

Na manhã desta quinta-feira, o presidente rubro-negro, Márcio Braga, visitou o Estádio João Havelange (Engenhão). Nos próximos dias, a diretoria decide se entrará no processo de licitação para tomar conta do estádio após os Jogos Pan-Americanos.

Márcio, porém, reafirmou que o projeto para a construção de uma moderna arena na Gávea continua sendo tocado pela cúpula flamenguista. “Aqui será para o Flamengo e começará a ser construído em um futuro próximo. Lá no Engenhão é para todo mundo. Não abrimos mão da Gávea. Isso aqui é nosso, é do Flamengo. Aqui será o Centro Sócio-Desportivo do Flamengo, com capacidade no estádio para 30 mil pessoas”, comentou.

De bom humor, o dirigente garantiu estar confiante de que o Flamengo irá subir de produção com a seqüência do Nacional. “Não tem nada de crise. Aqui está tudo muito bem. Começamos mal no Brasileiro porque tivemos jogadores lesionados e outros na Seleção sub-20. Mas acho que aos poucos a coisa vai voltar ao normal e acho que o Flamengo vai ser campeão brasileiro”, analisou.

Quem também tem um discurso otimista sobre o que esperar do Rubro-negro carioca no Brasileiro é o atacante Obina, que deve voltar ao time no próximo mês, após se recuperar de uma grave lesão no joelho direito. “Temos que vencer os jogos para chegar o mais rápido possível nos primeiros colocados. O campeonato está no início e meu pensamento é o título da competição”, ressaltou o centroavante na manhã desta quinta após treinamento físico na Gávea.

PeléNet

Toró deve ser mantido entre os titulares do Flamengo

O Flamengo só voltará a jogar no dia 4 de julho, já que seus dois próximos jogos pelo Brasileiro foram adiados devido ao fechamento do Maracanã para os Jogos Pan-Americanos do Rio. Contudo, apesar de ainda faltar duas semanas para o duelo, o técnico Ney Franco já começar a armar o time titular, mantendo Toró.

O meio-campista, depois de algum tempo encostado no elenco e pouco utilizado no início da temporada, já tinha sido titular contra o Internacional, na última rodada, e seu desempenho agradou ao treinador, que deverá mantê-lo contra o Atlético-MG, no Mineirão.

"Eu gosto do futebol do Toró. Ele aproveitou bem a chance que teve", disse o comandante rubro-negro, que fez o atleta largar a função de meio-atacante e o recuou para a posição de volante.

Em treinamento nesta última quinta-feira à tarde, Ney Franco armou o meio-campo com Jailton, Leo Medeiros, Toró e Renato. Desta forma, Paulinho está barrado e deverá ficar no banco de reservas.

No ataque, formaram a dupla Paulo Sérgio e Leonardo, que já haviam atuado no empate por 2 a 2 contra o Internacional. Ambos serão os escolhidos de Ney Franco para o confronto contra o Atlético-MG, já que Souza está suspenso e Obina ainda não tem condições de atuar.

Márcio Braga diz que Flamengo será campeão brasileiro

Apesar do mau início do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o presidente do clube, Marcio Braga, afirmou categoricamente que aposta que o título nacional ficará nas mãos do clube rubro-negro. Ele minimizou a posição atual da equipe, 17ª colocada com seis pontos e na zona de rebaixamento:

"Quando termina o Brasileirão, não é em dezembro? Então, eu acho que seremos campeões brasileiros", disse o dirigente, que ainda completou:

"Quem manda aqui sou eu. A palavra final é do presidente e acho que está tudo indo muito bem. Fomos campeões cariocas, mas reconheço que não tivemos um bom início de Brasileiro. Só que estamos muito desfalcados. Temos jogadores lesionados e um na seleção sub-20 [Renato Augusto]. Quando estivermos completos, seremos fortes".

O presidente lamentou a situação financeira do Flamengo, mas se mostrou muito confiante no sucesso rubro-negro na competição nacional. Marcio Braga disse que existem dificuldades, mas que está trabalhando para superá-las:

"Administramos uma instituição que deve R$ 230 milhões. Sair dessa situação ingrata e perversa é difícil. Enquanto isso não acontecer, teremos dificuldades. Mas fomos campeões cariocas e aposto no título brasileiro".

O Flamengo só poderá buscar a reabilitação no Brasileirão no dia 4 de julho, quando enfrenta o Atlético-MG, às 16h, no Mineirão.

GloboEsporte

Zagueiro Juan garante R$ 800 mil ao Fla

Clube rubro-negro tem direito a 5% da transferência do atleta para o Roma

Reuters\ Juan deixa o Bayer e vai para o Roma. Sorte do Flamengo\

Juan saiu do Flamengo em 2002. Mas, cinco anos depois, o zagueiro revelado na Gávea continua dando lucro. A transferência dele do Bayer Leverkusen para o Roma por R$ 16 milhões trará benefícios diretos. O Rubro-negro deve receber cerca de R$ 800 mil, equivalente a 5% da negociação.

De acordo com a legislação da Fifa, o clube formador tem direito a este valor. Porém, o dinheiro não cai automaticamente na conta. A previsão é de que a verba demore alguns meses para chegar ao clube.

Assim que Juan for oficializado no Roma, o Flamengo entra automaticamente com uma carta na Fifa e envia outra notificação para o clube espanhol solicitando o percentual que tem direito. Os valores são definidos e depois de um tempo o depósito é feito na conta do clube.

Vem mais?\ Outro jogador revelado na Gávea está cotado para transferir-se na abertura do mercado europeu: o atacante Adriano. Os cofres rubro-negros agradeceriam.\

Engenhão impressiona Márcio Braga

Mas presidente do Flamengo espera edital do estádio para tomar posição

Engenhão recebeu a visita de representantes do Fla nesta quinta

A visita do presidente do Flamengo, Márcio Braga, ao estádio João Havelange na tarde desta quinta-feira o deixou impressionado. Porém, apesar de aprovar o Engenhão, o dirigente evitou projetar um futuro para o Rubro-negro no local.

- Tudo depende do edital. Mas é claro que o estádio é bonito - declara Braga, que teve a companhia de outros dirigentes do Fla.

O edital da concessão só sai depois do Pan-americano. Botafogo e Fluminense estão na disputa. Mesmo que realmente decida entrar na briga pelo Engenhão, Márcio Braga não vai abrir mão do projeto de revitalização da Gávea.

- Uma coisa não exclui a outra. Ainda queremos modernizar a nossa sede e construir um estádio para 22 mil pessoas - diz.

Ney confirma barração de Paulinho

Goleiro Diego e Leonardo Moura são poupados do treino desta quinta-feira\ Eduardo Peixoto\

O primeiro coletivo desta semana no Ninho do Urubu confirmou a tendência que o técnico Ney Franco vinha deixando escapar nos últimos dias. O volante Paulinho, que ficou fora do jogo contra o Internacional por contusão, deve mesmo ir para o banco de reservas do Flamengo. O trio Jaílton, Toró e Leo Medeiros foi confirmado e, desta forma, Claiton, também continua fora.

Outra novidade entre os titulares foi o goleiro Marcelo Lomba. Bruno treinou no time de juniores, afinal o seu contrato vence no dia 30 de junho e o próximo jogo será apenas em 3 de julho, diante do Atlético-MG. Diego, reserva imediato da camisa 1, sentiu dores na mão direita e foi poupado nesta quinta, assim como Leonardo Moura com uma fisgada na coxa esquerda.

A boa notícia ficou por conta de Renato, que está recuperado e treinou normalmente no coletivo contra o time de juniores, vencido pelos profissionais por 1 a 0, gol de Ronaldo Angelim. Os titulares foram escalados com: Marcelo Lomba; Luizinho, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Leo Medeiros e Renato; Paulo Sérgio e Leonardo.

Suspensão irrita atacante Souza

Jogador não vai enfrentar o Atlético-MG no próximo dia 4 de julho

O leve chute que deu em um jogador do Figueirense custou caro ao atacante Souza (assista ao vídeo do lance ao lado). Expulso de campo, ele foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva a dois jogos de suspensão. E não gostou nem um pouco.\ - Estou bastante chateado. Fui ao julgamento, revi o lance e tenho certeza que não foi uma agressão. Foi injusto - declara o jogador.\

Artilheiro do Campeonato Brasileiro em 2006, Souza sofre com a falta de seqüência de jogos neste ano. Em seis rodadas disputadas, ele jogou apenas duas (Goiás e Figueirense) e ainda não fez gol. E agora também não poderá enfrentar o Atlético-MG, no próximo dia 4.

Fla não quer jogar Leo Lima às feras

Dirigente rubro-negro defende permanência do jogador. Mas, claro, sem aumento salarial\ Eduardo Peixoto\

Léo Lima, se apresenta no Flamengo

A avalanche contra Leo Lima não contaminou a diretoria do Flamengo. O contrato do apoiador termina no próximo dia 30 e, no momento, a situação está indefinida. O técnico Ney Franco mostra-se reticente ao falar do assunto.

- Vamos resolver em breve - diz. Há cerca de um mês, ele garantiu que o contrato do jogador seria renovado. Agora, fica em cima do muro.

Seja como for, os dirigentes querem preservá-lo. Há um consenso de que a torcida não tem simpatia por Leo. Porém, todos concordam que, com paciência, ele pode ser útil.

- Não vou jogar o garoto às feras porque a torcida quer. Não podemos agir assim. Ele é bom, foi bem no Santos, no Grêmio. Sou a favor da permanência do Leo Lima - diz Marcos Braz, que faz somente uma ressalva.

- Mas só se ele não quiser aumento salarial. Senão complica.

Outro fator que faz Leo Lima ser bem visto na Gávea é o bom relacionamento dele com o elenco.

Visita\ Nesta quinta-feira, enquanto o elenco do Flamengo realizava treino físico, Rodrigo Mendes esteve no clube. O herói do título estadual de 1999 está no Brasil recuperando-se de lesão.\

O contrato dele com o Al-Gharafa, do Catar, termina no fim deste mês e não será renovado. No entanto, ele descartou um retorno à Gávea.

Lance

'Se o jogo fosse hoje, esse seria o time' diz Ney

Desfalcado, Fla teria Marcelo Lomba e Luizinho na equipe titular

O lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, não treinou nesta quinta-feira devido à dores na coxa esquerda, o goleiro reserva Diego também desfalcou o treinamento com dores no dedo anelar da mão esquerda. Já o titular, Bruno, agarrou para a equipe de juniores no coletivo contra o time principal. Com isso, o técnico Ney Franco falou à Rádio Tupi como seria a esclação do Rubro-Negro:

- O time que jogou hoje como titular não é definitivo, mas se o jogo fosse hoje, a possibilidade seria grande. Estou com medo de perder jogadores para o mercado europeu, o que é normal para times do Brasil. Eu prefiro dar moral a quem está aqui do que ficar falando em reforços. A realidade é o que temos, por enquanto devemos trabalhar em cima disso, o mercado está difícil. Meu trabalho é acertar técnica e táticamente o time, pois fisicamente estamos bem. O primeiro passo para sair da zona de rebaixamento é a recuperação. O elenco é bom, poderíamos estar mais bem colocados no Campeonato Brasileiro, brigando na parte de cima da tabela - disse o treinador.

A equipe principal, do coletivo no Ninho do Urubu, foi: Marcelo Lombra, Luizinho, Irinei, Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Léo Medeiros, Renato; Paulo Sérgio e Leonardo. Os outros jogadores fizeram trabalho físico.

Márcio Braga pensa em parceria com o Bota pelo Engenhão

Presidente do Fla fica bastante impressionado com a nova arena

Engenhão atrai clubes grandes do Rio (Crédito: Gilvan de Souza)

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, esteve nesta quinta-feira visitando o novo Estádio João Havelange. Bastante impressionado com o que viu, o dirigente afirmou que fez uma proposta ao presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, que também estava visitando a nova arena, para fazer uma parceria na licitação do novo estádio.

– O estádio é maravilhoso. Mas não é coisa para ser decidida imediatamente. Talvez não seja coisa para um clube só - revelou Márcio Braga.

O Fluminense já havia manifestado interesse em obter o comando da administração do estádio.

Claiton luta por mais espaço no Fla

Claiton não se sente incomodado com a perda de espaço dentro do Flamengo. O jogador desconversou sobre um possível problema de relacionamento com o técnico Ney Franco e se justificou dizendo que sempre conviveu bem com os seus treinadores anteriores, entre eles Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão.

Independentemente da ligação com Ney, o volante pretende reconquistar o seu lugar no Rubro-Negro com garra e bom futebol.

Ney Franco intensifica treinamentos no Fla

O técnico do Flamengo, Ney Franco, aumentou o ritmo dos treinos do time Rubro-Negro. Para o treinador, esta medida deu-se ao fato de a equipe ter uma média muito alta de erros de passe no Campeonato Brasileiro.

- Comecei este trabalho visando à tática e à fisíca dos jogadores. Nossos treinamentos estão sendo feitos em campos reduzidos para aprimorar os reflexos dos jogadores e para corrigir os erros de passes - afirma.

Toró tem a confiança do técnico Ney Franco

Treinador rubro-negro diz que o jogador aproveitou bem a chance

!\ O meio-de-campo Rafael Ferreira, o Toró, chegou ao Flamengo com status de craque. Mas desde que estreou em 2006 não conseguiu mostrar o futebol pelo qual ficou famoso. Contudo, o técnico Ney Franco acredita no potencial do jogador.\

Sob seu comando, Toró esteve em campo na final da Copa do Brasil e em diversos jogos, como no último domingo, contra o Internacional.

- Nunca perdi a confiança nele. Quando cheguei ao Flamengo eu o troquei de posição, pois acho que no meio-de-campo ele pode render mais. Foi importante nas finais da Copa do Brasil e foi muito bem no último jogo, exerceu bem sua função técnica e taticamente. Aproveitou bem a chance - disse Ney.

Souza dá a receita para Fla se recuperar

Segundo atacante, duas vitórias amenizariam situação

BERNARDO GLEIZER

Apesar do Campeonato Brasileiro estar apenas no início, a situação do Flamengo já começa a deixar seus torcedores preocupados. Em 17º na tabela e sem jogar nas duas próximas rodadas por causa da interdição do Maracanã, o Rubro-Negro pode chegar no mês de julho na lanterna.

Mas o atacante Souza não está tão preocupado assim. Ele alerta para a proximidade dos outros clubes na tabela de classificação. Dado o equilíbrio do Campeonato Brasileiro, o Flamengo está com seis pontos mas a apenas três do sétimo colocado.

- A situação está complicada, todos sabem. Poderemos estar no dia 4 de julho ainda piores na tabela, mas os times estão bem próximos da gente, com um ou dois pontos à frente. Se conseguirmos duas vitórias já daremos um salto grande. O time está bem - disse Souza, dando a receita.

Paulo Sérgio deve ganhar mais uma chance

Com suspensão de Souza, jovem deve começar jogando contra o Galo

BERNARDO GLEIZER

O jovem atacante Paulo Sérgio deve ganhar mais uma chance como titular no Flamengo. Com a suspensão de Souza pelo STJD, o garoto de 18 anos deve ser a primeira opção de Ney Franco para a partida contra o Atlético-MG, no próximo dia 4, no Mineirão. Ele garante estar preparado.

- Venho treinando forte para quando aparecerem as oportunidades eu estar bem. Estou feliz, apesar do time não estar vivendo um momento muito bom. Mas estamos trabalhando forte para tirar o Flamengo desta situação - explicou o atacante, que já marcou um gol neste Brasileiro e nega que vá sentir a pressão de ser titular num momento tão conturbado.

- A pressão aumenta porque estamos numa posição ruim na tabela, mas mas estou preparado para agarrar a chance se aparecer. A torcida vai cobrar mas isso é normal, ainda mais no Flamengo. O Ney também nos cobra muito e cada um tem que cobrar do outro dentro de campo. O grupo está se entrosando para sair com o resultado positivo - garantiu.

Paulo Sérgio reclamou ainda da falta de oportunidades dos atacantes, alegando que as bolas não estão chegando na frente.

- Não há crise no ataque por causa da falta de gols dos atacantes. O atacante vive de oportunidades e no momento elas não estão aparecendo. A partir do momento em que aparecerem mais oportunidades, voltaremos a marcar - disse.

Léo Moura e Diego fora dos treinos do Fla

Lateral sente dores na coxa esquerda e o goleiro no dedo anelar esquerdo

No treinamento desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, o lateral-direito Léo Moura, do Flamengo, não treinou devido à dores na coxa esquerda, o goleiro Diego também foi outro atleta que desfalcou o time, por causa de dores em um dedo da mão esquerda. Os dois trabalharam à parte.

Enquanto isso, o atacante Obina treinou com o time juvenil e, ao lado, em campo reduzido, os juniores, com Bruno no gol, disputaram um coletivo contra a equipe principal, formada por: Marcelo Lombra, Luizinho, Irinei, Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Léo Medeiros, Renato; Paulo Sérgio e Leonardo. O restante dos jogadores fizeram somente trabalho físico.