Notícias

Clipp 23/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Rubro-negro é o time que mais cresce no Brasileiro

Chance do clube ir à Libertadores é de 24%. Corinthians tem 68% de possibilidade de cair

Embora Joel Santana mantenha a cautela, nenhum clube viu suas chances de chegar à Libertadores aumentarem tanto quanto o Flamengo. Segundo o matemático Tristão Garcia, hoje, a possibilidade rubro-negra é de 24%.

Segundo Tristão, a torcida do Flamengo deve estar atenta a quatro adversários: Santos, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro, que lutam com o Flamengo por três vagas. Na reta final, as chances rubro-negras decolaram. Tristão vê o Flamengo como o time com maior tendência de subida. Lembra que, além de viajar para jogar contra o rebaixado América-RN, terá três jogos em casa.

São Paulo pode ser campeão já no fim de semana

Segundo Tristão, o Flamengo depende só de si. O clube ainda vai enfrentar Cruzeiro e Santos, dois rivais diretos:

- Com 64 pontos, a vaga está garantida. Com 63, a probabilidade é alta.

O matemático diz que o São Paulo tem 2% de possibilidade de ser campeão na próxima rodada, a 33ª - basta vencer e Palmeiras, Cruzeiro e Santos não vencerem. Na rodada seguinte, a chance sobe para 53%. Há 82% de possibilidade de o São Paulo conquistar o título até a 35ª rodada.

- Ou seja, há 82% de chance de o São Paulo bater o recorde e ganhar o título faltando três jogos - diz Tristão.

O Cruzeiro, em 2003, e o São Paulo, em 2006, ganharam o título a duas rodadas do fim.

Quanto ao rebaixamento, Tristão lembra que, além de América-RN, já rebaixado, e Juventude e Paraná, com chances altíssimas de cair, o Corinthians é o único outro time com mais de 50% de probabilidade de queda (tem 68%). O Goiás, clube mais próximo dos paulistas, tem só 17% de chance de cair. Para Tristão, a 32ª rodada foi desastrosa para o Corinthians.

- Para piorar, o time joga contra o Goiás, daqui a quatro rodadas, fora de casa.

Para Tristão, só 49 pontos evitam a queda. Com 48, é possível escapar, embora seja mais difícil para o Corinthians, que tem poucas vitórias e muitos empates no Brasileiro. Ele acha que o time precisa vencer dois dos três próximos jogos.

- Depois, faria uma decisão com o Goiás - diz Tristão.

Ele diz que há 77% de chances de um clube grande cair. Ele inclui Corinthians, Vasco, Internacional e Atlético-MG. Os três últimos não correm risco imediato, mas devem ter cuidado. Segundo ele, uma eventual reação do Corinthians também pode afetar o Sport.(C.E.M.)

Juntos, Fla e Joel Santana reencontram prazer e vitórias

Técnico faz time crescer de novo. Em troca, se motiva e desiste de parar

Carlos Eduardo Mansur

Em 2005, um Flamengo com 80% de probabilidade de rebaixamento chamou Joel Santana. Pouca gente acreditava no time. Pouca gente acreditava em Joel, então recém-saído do Brasiliense. Em nove rodadas, o Flamengo não perdeu, ficou na Primeira Divisão e Joel, valorizado, foi para o futebol japonês.

Em 2007, de novo na zona de rebaixamento, o Flamengo, então penúltimo colocado, chamou Joel. Ele vinha de curta passagem no Fluminense, era taxado de ultrapassado e, desiludido, pensava em largar a carreira. Joel, de novo, fez bem ao Flamengo, hoje candidato a vaga na Libertadores. O Flamengo, de novo, fez bem a Joel. Hoje, ele se diz revigorado.

Para vencer no Flamengo, o técnico diz não existir receita. Diz saber, apenas, de um requisito fundamental.

- Tem que entender e valorizar a torcida. É o maior patrimônio de um clube, ainda mais no Flamengo. E fazer o que ela fez não é mole. Comprar o barulho com o time lá atrás é raro ver - diz Joel, que receita também a simplicidade. - Meu dia começa quando o rapaz que abre a porta me dá bom dia e sorri. Ver Andrade, Adílio, o pessoal da preparação física, o Babão (roupeiro), os funcionários todos e não conversar é um erro. O Flamengo é diferente, é um universo enorme de coisas envolvidas. Tem que respeitar.

Magoado, Joel pensou\ em virar supervisor\

De fato, nas últimas quatro temporadas, as duas passagens de Joel pelo Flamengo foram os trabalhos em que ele teve melhor aproveitamento. Em 2005, ganhou 78% dos pontos com um time condenado à queda. Agora, em 20 jogos, ganhou 62%, aproveitamento só inferior ao do São Paulo.

Quem trabalha no Flamengo, viu chegar em 2007 um Joel diferente, mais fechado e sério nos primeiros dias. Logo, o conhecido Joel voltou. Na Gávea, ele reencontrou a alegria que perdera no Fluminense.

- Um cara não pode te deixar trabalhar só 50 dias, com elenco e comissão técnica sendo montados, e mandar embora depois. Tenho 20 anos de futebol. Fiquei desgostoso, pensei em parar, dar um tempo, ir fazer outra coisa. Pensei em virar supervisor - diz Joel.

O Flamengo deu mais coisas a Joel. Ele ganhou de volta um pouco de liberdade.

- A torcida do Flamengo está em toda parte. Agora dá para ir a um cinema, jantar fora. As pessoas têm prazer em falar com você, sorriem. Eu vivo o que o povo vive. Antes, era só gozação - afirma o treinador, dizendo que só o sono ainda não é o mesmo. - A responsabilidade cresceu. São 80 mil pessoas todo jogo querendo que a gente vença.

Ao sempre incluir a torcida em suas análises sobre o Flamengo, Joel mostra conhecer o clube. Só a cautela não vai embora, nem mesmo após a vitória sobre o Grêmio, que colocou o time em sexto lugar. Ao falar de Libertadores, de planos, de 2008, Joel recua:

- É cedo ainda. Vamos esperar. Tá bonito, sim. Mas a gente quer mais.

Joel diz que sente prazer ao ver o teipe dos jogos do Flamengo, em especial pela dedicação dos jogadores. Já os jogadores exaltaram o treinador após a vitória sobre o Grêmio. Ibson comentou que Joel "não tem preferidos" no grupo. Souza disse dever seu progresso à sua postura mais centrada e apegada à família (seu filho, Lucas, tem cinco meses), além da chegada de Joel.

- Assim que ele chegou, me perguntou se eu tinha esquecido de jogar futebol. Mas falou para eu ter calma que as coisas boas iam acontecer - diz Souza, que alimenta um sonho quando perguntado sobre seleção brasileira. - Em 2007, quero ser artilheiro do Flamengo. Em 2008, quem sabe?

ESTADUAL DE BASQUETE

Pelo Estadual Masculino de Basquete, o Flamengo derrotou a Liga Macaense por 97 a 78, ontem à noite, no ginásio da Gávea. O cestinha foi Marcelinho, com 25 pontos. Invictos, os rubro-negros têm cinco vitórias em igual número de confrontos. A próxima partida do Flamengo será com o Vasco, no domingo.

Ancelmo Gois

Cena carioca

Acredite. Domingo, no Bar do Peixe, em Nova Iguaçu, RJ, quando Obina pegava na bola, contra o Grêmio, um bebum local, rubro-negro, gritava diante da TV:

- Áááááá... Obina é mais bonito que Kakáááááá!

Jornal dos Sports

Amarelinha no Ibson, Dunga!

Grandes atuações com a camisa rubro-negra credenciam Ibson a uma vaga na Seleção Brasileira

Nathan de Lima, Pedro Ivo Almeida e Thiago Bokel

Após sua volta à Gávea, Ibson se tornou o principal jogador do Flamengo neste Brasileiro e já tem seu nome cogitado para uma possível convocação da Seleção Brasileira

A incrível reação do Flamengo neste Brasileiro, no qual chegou a ocupar a penúltima colocação e agora vislumbra a real possibilidade de disputar uma vaga na Libertadores do ano que vem, passa por dois nomes de referência. Se fora de campo a responsabilidade recai nos ombros do técnico Joel Santana, dentro dele, um jogador em especial é apontado como o coração do time: Ibson.

Desde que voltou ao Rubro-Negro, o apoiador, que está prestes a completar 24 anos, virou um dos líderes da equipe e tem mostrado, além da disposição habitual, faro de gol nos momentos cruciais. Assim foi nos jogos contra o São Paulo, virtual campeão brasileiro, Grêmio, adversário direto na disputa pela Libertadores e, no clássico com o Vasco. Em todas essas partidas, Ibson fez os gols que sacramentaram a vitória, mesmo não sendo esta a sua principal obrigação dentro de campo. Ao lado de Juan e Leonardo Moura, ele já é o artilheiro do time no Brasileiro, com cinco gols.

Após conquistar o coração da torcida rubro-negra, a meta agora, como ele próprio disse ao JORNAL DOS SPORTS, é ser chamado para vestir a camisa da Seleção Brasileira.

"Creio nesse sonho. Sou novo, estou trabalhando muito para isso e espero que, com a visibilidade que tem o Flamengo, conseguir alcançar esse objetivo. A Seleção tem jogadores de muita qualidade, é difícil chegar lá, mas acho que posso ter essa chance", afirmou Ibson, que foi citado pelo treinador, junto com os próprios laterais, Fábio Luciano, Toró e Souza como os formadores espinha dorsal no esquema tático.

Clamor

Se essas boas atuações nos momentos decisivos irão levá-lo à Seleção, só o tempo irá dizer, mas elas despertaram na torcida uma euforia de ver novamente um jogador vestindo a amarelinha. O último foi Jônatas, no ano passado. Mesmo sabendo que o técnico Dunga dificilmente chama jogadores que atuam no futebol brasileiro, já passou a ser unânime nas arquibancadas que o apoiador teria uma vaga entre os 22 convocados para os dois próximos jogos das Eliminatórias, contra Peru e Uruguai.

Léo Moura completa 29 anos

Não bastasse a excelente fase do Flamengo, que vem de três vitórias consecutivas, feito que ainda não havia sido alcançado neste Brasileiro, o dia de hoje será de festa na Gávea. Um dos principais jogadores da equipe, o lateral-direito Leonardo Moura (foto) completa 29 anos, sendo dois deles com a camisa rubro-negra.  Desde a sua estréia, no dia 12 de junho de 2005, na derrota por 4 a 2 para o Corinthians, no Estádio Wilson de Barros, do Mogi Mirim, ele esteve em campo em 133 partidas e marcou nove gols.

Naquele jogo, o elenco rubro-negro era bem diferente do atual. O técnico era Celso Roth, e Fabiano Oliveira e Jean marcaram para o Flamengo. Por conta de uma punição da CBF ao time paulista, a partida foi realizada com portões fechados. Léo Moura não estreou bem, falhando logo no primeiro gol, e saindo no segundo tempo para a entrada do então também estreante Renato Augusto.

Um dos maiores ídolos da torcida rubro-negra, Léo Moura já conquistou três títulos pelo clube mais popular do Brasil: campeão da Copa do Brasil do ano passado, da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca de 2007. O lateral, inclusive, foi o autor do gol do título, ao converter o pênalti decisivo no segundo jogo da final, contra o Botafogo.

Fifa — A recuperação rubro-negra neste Campeonato Brasileiro está chamando atenção até no site da Fifa, entidade máxima do futebol mundial. Em reportagem sobre a última rodada da competição, a entidade destacou que o Flamengo se aproximou ainda mais da zona da Copa Libertadores e obteve o recorde de público da competição, com quase 74 mil torcedores no Maracanã na partida em que derrotou o Grêmio por 2 a 0.

Artilheiro Souza curte o seu ótimo momento

Suelen e Lucas são as fontes de inspiração do atacante Souza

Autor do primeiro gol contra o Grêmio no último domingo e atual artilheiro do Flamengo na temporada, com 13 gols, o atacante Souza passou seu dia de folga, ontem, no Parque dos Patins, na Lagoa, acompanhado do seu filho Lucas, de cinco meses e de sua mulher Suelen. Feliz da vida, o matador rubro-negro comemorou muito a quebra do jejum de gols, que o incomodava e ainda falou do seu sonho de jogar na Seleção.

"Estava há 39 dias sem marcar. Claro que existe a vontade de fazer o gol, mas eu continuava tranqüilo, pois tinha o apoio dos jogadores e principalmente do professor Joel”, disse o atacante, que aproveitou o momento para pedir uma vaga na Seleção do técnico Dunga:

"Jogando bem aqui aposto que posso ter uma chance com a camisa do Brasil. O Love é um grande jogador, mas não tenho acompanhado o seu desempenho. O Afonso eu nunca vi jogar, mas não me impressiona."

Com boas atuações nos últimos jogos, Souza vem sendo a principal arma de ataque do técnico Joel Santana e creditou sua melhora ao esquema 5-5 do treinador.

“A chegada do Joel deu novo ânimo a toda equipe. Eu mudei de posição e passei a me dedicar mais nos treinos e estou bem com minha família. Isso tudo ajuda no meu desempenho dentro de campo”, completou.

Torcida ajuda Fla na licitação do Maracanã

A torcida do Flamengo continua fazendo de tudo para ajudá-lo. Além de lotar as dependências do Maracanã, agora ela quer mostrar sua força para tentar sensibilizar o governador Sérgio Cabral Filho a facilitar a licitação do estádio para o clube mais popular do país.

Para conseguir amolecer o coração do governador, os torcedores vão fazer um abaixo-assinado nos portões 16 e 18 do estádio antes da partida contra o Corinthians.

Além dos novos cantos, os apaixonados do Flamengo terão mais uma atração para enfeitar a linda festa que vêm fazendo no estádio. Contra o Atlético-PR um novo bandeirão deve estrear.

Fla tem maior média de público em Brasileiros desde 1992

Na partida contra o Grêmio, neste domingo, o Flamengo atingiu a média de público de 32.455 pagantes por jogo neste Brasileiro, de acordo com o site oficial do Rubro-Negro.

Desde 1999, ano em que o Atlético-MG conseguiu uma média de 31.832 torcedores por jogo, nenhum clube conseguia ultrapassar a marca de 30 mil de média.

Em 1992, quando o Fla conquistou o título brasileiro, o clube obteve uma média de 42.195 torcedores por jogo.

Agora que venha o Vasco!

Flamengo arrasa o Macaé e agora terá pela frente o maior rival no Estadual

Rafael Oliveira

O armador Hélio teve uma boa atuação e anotou seis pontos na partida

O Flamengo voltou a vencer no Estadual de Basquete. A vítima da vez foi o Macaé, derrotado por 97 a 78 (50 a 43). O cestinha da partida foi novamente o ala Marcelinho Machado, com 25 pontos marcados. Giannechini, com 19, foi o maior pontuador da equipe do Norte Fluminense.

Com a vitória de ontem o Flamengo se manteve na liderança da competição, com 100% de aproveitamento, e terá agora cinco dias para se preparar para o clássico de domingo contra o Vasco, ainda sem local definido. A boa atuação do Rubro-negro deixou o técnico Paulo Chupeta confiante para  o desafio.

Clássico\ "É o jogo mais esperado deste campeonato. Estou muito tranquilo porque teremos quase uma semana para treinar. Além disso, acredito que levaremos vantagem em relação ao Vasco porque temos um banco maior que o deles", disse o treinador, que creditou o resultado de ontem justamente ao número de atletas que compõem o plantel rubro-negro.\

"Diferentemente da temporada passada, conto com um número muito grande de jogadores talentosos. E este é um dos segredos do nosso sucesso. A cada dia temos um destaque. No jogo da semana passada, por exemplo, o Hélio acabou com a partida. Hoje já foi o Amiel".

E a vitória do Flamengo foi calcada exatamente neste quesito. Logo no início, Marcelinho se destacou acertando vários arremessos. Quando os  macaenses conseguiram marcar o ala rubro-negro, foi a vez de Alírio brilhar em quadra. E no segundo quarto Amiel entrou para grupo de personagens do jogo. O cubano está cada vez mais nas graças da torcida.

Conjunto\ O Macaé ainda tentou fazer frente jogando de igual para igual até o intervalo. Mas na volta dos vestiários o cansaço atingiu os jogadores, que viram os rivais se afastarem no placar.\

"O Flamengo soube se aproveitar de sua força no elenco. Entrava e saía jogadores e a qualidade do time deles não caía", afirmou o ala macaense Giannechini.

FLAMENGO: Duda(15), Marcelinho(25), Fernando Mineiro(6), Alírio(14) e Coloneze(10). Entraram: Hélio(6), Wágner(4), Maicon(4), Marcellus e Amiel(13).\ Técnico: Paulo Chupeta.\

MACAÉ: Leandro(13), Ed (12), Casé(7), Kaçamba e Costa(9). Entraram: Marcelão(9), Giannechini(19), Barone, Gonzales(7) e Soares(2).\ Técnico: Enio Ângelo Vecchio.\

Sergio Du Bocage

Massa ajuda

O vermelho é a cor da moda. Unido ao amarelo, venceu na Fórmula-1. Unido ao preto, faz sonhar uma nação no futebol. Nos dois esportes, a e o Massa têm participação decisiva. E, em ambos os casos, o improvável contradiz os especialistas e supostos entendidos nos assuntos.

Quem apostava em Kimi Raikkonen? Lewis Hamilton tinha 12 pontos de vantagem, como o São Paulo. Na última corrida, tinha sete para o finlandês. E perdeu. Daria Fernando Alonso, mas o Massa fez o papel dele e entregou a taça para um piloto que nem sabe comemorar.

No futebol, mudam algumas coisas. O São Paulo não parece que vai tropeçar e até aumenta a vantagem. Mas a massa tem marcado\ presença e comemoração não falta. O Flamengo, muito longe de ser de gelo como Raikkonen, sobe empurrado por sua torcida, ocupa o sexto lugar na tabela e sonha com a Libertadores. O que era impossível, virou improvável e, agora, é alcançável.\

Vamos voltar no tempo: em 1992, após um início relutante, com um time de garotos formados em casa, o Flamengo chegou à semifinal daquele Brasileiro. Na última rodada, precisava vencer o Santos no Maracanã e torcer para o Vasco, que ainda não tinha vencido naquela fase, derrotasse o São Paulo, então líder e favorito. O Vasco ia ajudar o Flamengo! Impossível! Mas foi o que aconteceu: Fla 3 x 1 Santos e Vasco 3 x 0 São Paulo. O Flamengo foi à final contra o Botafogo. E deu o improvável: campeão do Brasil, pela quinta vez.

Por que não se pode sonhar novamente? É difícil, muito difícil. Mas quem tem uma torcida como a do Flamengo? Quem tem um torcedor que usa a camisa de seu clube, na vitória ou na derrota? Qual o clube que consegue bater recordes seguidos de público neste campeonato?

Torcida não ganha jogo, não entra em campo. Mas joga, com a camisa 12, merecidamente imortalizada no Flamengo. Percebe-se nos jogadores a vontade de corresponder. O time vestiu a camisa. Se não vacilar como o inglês, nem for arrogante como o espanhol, terá a ajuda da massa para terminar o ano como se fosse novamente campeão.

O Dia

Souza: Sonho é a amarelinha

Atacante do Flamengo revela ter esperança de ser chamado para a Seleção de Dunga, diz que Afonso não o impressiona, elogia Vágner Lover e sugere a convocação de Ronaldo Fenômeno

Marluci Martins

Rio - O atacante Afonso pode até encher os olhos do técnico da Seleção, Dunga, mas não diz nada a Souza. Artilheiro do Flamengo na temporada 2007, com 13 gols — empatado com Renato —, o rubro-negro ainda sonha com a vaga do tão contestado jogador do Heerenveen.

“O Afonso não me impressiona, não. Não sei por quê... Nunca o vi jogar. Já o Vágner Love jogou pouco tempo aqui, mas é um bom atacante. Com boas atuações pelo Flamengo, acho que eu posso ter uma chance na Seleção”, disse, abrindo o sorriso de um otimista sonhador.

Apesar de incluir-se na briga pela camisa 9 da seleção brasileira, Souza ainda acha que essa vaga terá um antigo dono, em breve: “Se eu fosse o Dunga, convocava o Ronaldo Fenômeno. Acho que ainda é ele”.

O gol que marcou na vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio quebrou um jejum de 39 dias sem balançar as redes. Um alívio para Souza, que chegou ao Flamengo graças a um currículo que incluía a artilharia do Brasileirão do ano passado, quando marcou 17 gols pelo Goiás.

“Espero ter desencantado agora. Mas o importante é que, mesmo sem fazer gols, eu vinha abrindo espaços para os companheiros do time”, lembrou o jogador.

Se ainda não reeditou no Flamengo o que fez no passado, Souza também não repete as provocações ao Vasco, ditas quando pisou na Gávea pela primeira vez. Dessa vez, está por cima, e o Vasco, clube que o projetou e do qual guarda mágoa, cai pelas tabelas. Mas Souza parou de chutar cachorro morto.

“Não fico triste nem alegre com essa situação. Estou preocupado somente com o Flamengo. Eles têm de resolver a situação deles e, nós, a nossa. Já falei do Vasco o que tinha de falar. Agora, não preciso mais disso. Vamos jogar bola”, frisou.

Do Vasco, Souza preserva o carinho que naquele tempo já sentia por Joel Santana. E, hoje, considera-o o principal responsável por estar o Flamengo em sexto lugar no Brasileirão, tão próximo da zona de classificação à Copa Libertadores.

“Foi fundamental para nós a chegada do Joel. Ele deu ânimo ao grupo e me motivou. Quando chegou, me puxou num canto e perguntou se eu tinha me esquecido de jogar bola. Ele me conhecia dos tempos de Vasco e pediu que eu trabalhasse forte”, lembrou Souza.

Além do incentivo de Joel, o atacante garantiu que o nascimento do filho Lucas, agora com 5 meses, melhorou sua cabeça. “Estou mais próximo da família e meu foco, hoje, é só o futebol. Deixei os problemas de lado”, afirmou.

NO SACRIFÍCIO

O zagueiro Fábio Luciano revelou ontem ter jogado no sacrifício, domingo, contra o Grêmio. No treino de sábado, ele se machucou e foi aconselhado a se poupar, mas não deu ouvidos aos médicos do clube: “Senti uma dor na coxa direita, e os médicos acharam melhor me vetar. Mas, neste momento, vale o sacrifício”.

Fábio Luciano: "Agora, o Flamengo sonha mesmo com a Libertadores"

Rio - A vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, no último domingo, acendeu de vez as esperanças da torcida do Flamengo pela conquista de uma das quatro vagas na Libertadores da América de 2008. Além de comemorar o fato de a equipe ter conseguido afsatar o fantasma do rebaixamento antes das rodadas finais do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Fábio Luciano destaca que a partir de agora o momento é mesmo de pensar em uma classificação para a competição sul-americana.

"Neste momento, a briga é diferente. Lutamos muito para deixar o rebaixamento, agora já estamos livres matematicamente. Temos mais seis jogos e sonhamos com a vaga na Libertadores. É difícil, mas lutaremos, ao menos, para assustar as outras equipes", disse o zagueiro, que aproveitou para elogiar a torcida do Flamengo.

"Joguei pelo Corinthians, um time de massa. São duas torcidas apaixonadas, é lógico que a do Flamengo apóia em qualquer momento. Muitos dos jogadores chegaram quando o time era o 19º colocado. No Corinthians, vivi um período de título. Aí era fácil para a torcida apoiar. Agradecemos a este grande apoio e os torcedores podem sonhar", encerrou.

Gazeta Esportiva

Boa fase deixa medalhões na reserva do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro como o time carioca de melhor aproveitamento, o Flamengo curte a boa fase. Com uma boa evolução desde que o técnico Joel Santana chegou ao clube, o Rubro-Negro já ocupa a sexta colocação na tabela e sonha com a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.\ O bom momento do time faz com que o treinador até abra mão de escalar alguns 'medalhões' entre os titulares do Flamengo. Um deles é o meia Renato Augusto, tido como grande revelação do clube nos últimos tempos. Apesar de recuperado de uma lesão muscular, o jogador iniciou os dois últimos jogos na reserva.\

O mesmo aconteceu com Obina, liberado para jogar pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. No domingo, na vitória sobre o Grêmio, o atacante teve que sair no banco no segundo tempo para completar sua centésima partida pela equipe da Gávea. Mesmo com a reserva no momento, Obina prefere comemorar a marca.

“Chegar a 100 partidas é uma marca muito importante, principalmente porque durante esse período eu sofri muitas críticas. Estou muito feliz por mais essa vitória”, ressaltou o centroavante, xodó da torcida rubro-negra.

Se Obina goza do carinho dos rubro-negros, o mesmo ainda não se pode afirmar do meia Roger, outro que ficou em segundo plano diante do bom momento do Flamengo e também das seguidas lesões que sofreu. Com Ibson e Toró bem na armação do meio-campo rubro-negro, o técnico Joel Santana pouco tem se preocupado com a ausência de Roger.

Outro que chegou à Gávea com status foi o volante Colace, que passou pelas seleções de base da Argentina. No Flamengo, no entanto, o jogador pouco tem sido aproveitado por Joel, e ainda perdeu pontos ao ser expulso contra o Vasco.

Diante da ascensão de sua equipe, o técnico do Flamengo não planeja grandes mudanças para a reta final do Brasileiro. No próximo domingo o desafio será contra o lanterna e já rebaixado América-RN, em Natal.

A boa notícia para este jogo fica por conta do retorno do lateral-esquerdo Juan, que cumpriu suspensão contra o Grêmio. O jogador, que foi substituído por Egídio na última partida, tem sido uma das principais armas ofensivas do Rubro-Negro neste Brasileiro. Após a folga de segunda-feira, o elenco flamenguista se reapresenta nesta terça, quando trabalha em período integral.

Maracanã da discórdia – Enquanto dentro das quatro linhas, o Flamengo curte um momento de paz, fora dos campos a diretoria segue batalhando para vencer a licitação do Maracanã. Antes do jogo com o Grêmio, o presidente Márcio Braga voltou a alfinetar a CBF, que manifestou interesse em tomar conta do estádio.

“Antes eles queriam implodir isso aqui, e agora mudaram de idéia”, reclamou o dirigente rubro-negro.

Em grande fase, Ibson elogia Joel\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Considerado por muitos como um dos principais responsáveis pela arrancada do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o meia Ibson fugiu do rótulo de herói do time rubro-negro. O jogador prefere creditar sua boa fase ao posicionamento que vem tendo no esquema armado pelo técnico Joel Santana.\ “Tenho que agradecer ao Joel pela liberdade que ele tem me dado em campo. O Joel é um excelente treinador e o trabalho dele está rendendo frutos”, afirmou Ibson, que marcou gols nos últimos dois jogos.\

Além do conhecimento tático de Joel Santana, o meia também fez questão de ressaltar o ambiente criado pelo treinador na Gávea. “O Joel é um paizão. Ele conversa com todos, brinca com todo mundo. Ele está sempre alegre, brincando”, declarou.

O atleta não esqueceu de destacar o empenho mostrado por seus companheiros na luta para buscar a evolução do Rubro-negro dentro do Brasileiro. “A união é o ponto forte deste grupo. Está todo mundo junto pelo objetivo de levar o Flamengo ao melhor lugar possível”, encerrou.

PeléNet

Para Souza, chegada de Joel Santana mudou o Flamengo

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Souza não marcava desde o dia 12 de setembro, quando Flamengo passou pelo Cruzeiro, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Porém, novamente de bem com a vida, o atacante destacou a importância de Joel Santana para a sua melhora e também do time rubro-negro.

"Vinha jogando bem, mas os gols não estavam saindo. Só que eu sabia que uma hora a bola entraria", disse. "Foi fundamental a chegada do Joel Santana. Isso deu ânimo aos jogadores. Ele me deu tranqüilidade", emendou Souza, que anotou o primeiro gol do Flamengo na vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0.

Neste Campeonato Brasileiro, Souza anotou somente em quatro oportunidades. Além dos jogos contra o time gaúcho e Cruzeiro, o atacante deixou sua marca diante do Corinthians (2 a 2), Juventude (4 a 0).

Ibson relaciona bom momento com fase pessoal

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Ibson tem uma explicação para a sua boa fase no Flamengo. Tido por muitos como grande destaque do Rubro-Negro na vitória, por 2 a 0, sobre o Grêmio, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, o volante relaciona o bom momento com a superação que precisou ter para voltar ao time.

Isso porque o meio-campo ficou quatro jogos de fora por conta de um problema no tornozelo direito, contundido na derrota por 3 a 0 para o Internacional, no Beira Rio.

"Tive uma contusão que me deixou ausente e foi muito importante voltar bem ao time. Espero dar seqüência. Estou feliz por voltar ao time e viver um momento especial", disse, lembrando o gol marcado sobre os gaúchos, o segundo do Rubro-Negro.

Lateral-direito do Flamengo cobra vaga na seleção brasileira

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Leonardo Moura vem sendo um dos principais destaques do time do Flamengo. Com gols e boas assistências, é uma das peças fundamentais na arrancada da equipe rubro-negra neste Campeonato Brasileiro. Respaldado pela boa fase, o lateral-direito cobra uma chance na seleção brasileira.

"Tenho certeza que um agora o meu trabalho vai ser reconhecido. Vou continuar fazendo o meu melhor e terei logo minha oportunidade. O Dunga é inteligente e sabe o que fazer", disse.

Para vestir a camisa do time nacional, Leonardo Moura terá dois adversários duros a serem superados. Os escolhidos de Dunga atualmente: Maicon, da Internazionale-ITA, e Daniel Alves, do Sevilha-ESP

"Estamos colocando o Flamengo no seu devido lugar", diz Toró

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

A vitória sobre o Grêmio (2 x 0), colocou o Flamengo definitivamente na briga por uma das vagas na próxima Libertadores da América. Para o meia Toró, um dos destaques do time, o Rubro-Negro jamais poderia brigar contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

"Estamos colocando o Flamengo no seu devido lugar. Agora é seguir trabalhando para poder derrotar o América-RN", destacou o jogador, em entrevista à "Rádio Brasil".

Aliás, sobre o adversário deste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Machadão, em Natal, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, Toró pediu muito respeito com o América-RN.

"Sabemos a situação deles, que já estão rebaixados. Com isso, vão atuar sem responsabilidade. Porém, independentemente de qualquer coisa, temos a obrigação de vencer", encerrou.

Na sexta posição, com 49 pontos, o Flamengo tem três a menos que o Santos, último classificado parta a Libertadores. Mas, além disso, o Rubro-Negro precisa tirar uma diferença também no número de vitórias: 13 x 16.

GloboEsporte

Fla pode perder mando de campo

Árbitro relata que objeto foi atirado no gramado e time corre o risco de ficar sem o Maraca

Márcio Iannacca

O Flamengo pode perder a sua principal arma neste Campeonato Brasileiro: o Maracanã. O árbitro Sálvio Spínola relatou na súmula do jogo entre o time da Gávea e o Grêmio, realizado no último domingo, que um torcedor rubro-negro atirou uma lata de cerveja no ombro do quarto árbitro. O clube corre o risco de ficar sem atuar no estádio por até dez partidas.

Para piorar a situação, o juiz relatou ainda que um morteiro foi atirado no gramado por um rubro-negro. Porém, a polícia militar chegou a prender o responsável pelo ato, que teria sido identificado como torcedor do Grêmio. O advogado do Fla, Michel Assef Filho, ainda não teve acesso à súmula, mas não acredita em punição.

- Não li a súmula ainda. O Flamengo vai aguardar o pronunciamento do tribunal para tomar as suas medidas. Claro que é preocupanta e o Flamengo vai se defender. Mais de 73 mil pessoas foram ao Maracanã e o clube não pode ser punido por causa de um cidadão. Vamos tentar descobrir quem foi - avisa Assef Filho.

O Flamengo deverá ser indiciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto - e pode perder o mando de uma a dez partidas. Além da punição, o clube pode ser obrigado a pagar uma multa de até R$ 200 mil.

No Maracanã, o Flamengo iniciou a sua subida de produção no Brasileirão. Na atual edição do campeonato, o time venceu dez vezes, empatou cinco e perdeu apenas dois jogos. A média de público do time como mandante é superior a 30 mil pagantes. Sem falar da perda na parte técnica, já que a equipe de Joel Santana ainda luta por uma vaga na Libertadores de 2008.

Fla tem maior média de público desde 92

Clube já colocou mais de 1,2 milhão de torcedores em seus jogos como mandante\ Após 15 anos, o Flamengo volta a ser o clube com maior média de público no Campeonato Brasileiro. Em 1992, quando foi campeão nacional, o Rubro-negro colocava mais de 42 mil pessoas por partida como mandante. Este ano, a média é de mais de 32 mil torcedores por confronto. No último domingo, contra o Grêmio, 63.189 rubro-negros pagaram ingresso para ver o time vencer o rival por 2 a 0.\

A cada jogo no estádio, a torcida do Flamengo também tem abusado da criativdade para lançar novas canções. Após uma versão do "Tema da Vitória", os rubro-negros parodiaram uma música entoada pelos vascaínos e aproveitaram para gozer o rival (clique e assista ao vídeo acima).

De acordo com a assessoria de imprensa do Flamengo, o clube já colocou mais de 1,2 milhão em seus jogos como mandante. Esses números serão aproveitados pela diretoria para tentar conseguir vencer a licitação para comandar o estádio. O processo ainda não tem data para ser lançado.

Diego Hypolito participa de Copa do Mundo

Ginasta brasileiro volta a Stuttgart, palco da conquista do título mundial no solo

Diego Hypolito conquistou a medalha de ouro no solo no Mundial de Stuttgart\ O ginasta brasileiro Diego Hypolito está de volta a Stuttgart, na Alemanha, mesmo local que conquistou o título mundial no solo, em setembro. Desta vez, Hypolito vai disputar uma etapa da Copa do Mundo, nos dias 26 e 27/11.\

- Já ganhei medalhas no Pan-Americano e no Mundial este ano. Vou lutar agora por uma conquista na Copa do Mundo, pois na única etapa que disputei esse ano (março), em Paris, sofri uma lesão no tornozelo esquerdo e terminei em sexto lugar – afirma Diego, atleta do Flamengo.

Após a competição na Alemanha, o ginasta brasileiro seguirá direto para a Suíça para participar de um torneio de duplas ao lado de sua irmã Daniele.

Fifa destaca São Paulo e Flamengo

Entidade máxima do futebol exalta arrancada rubro-negra e título certo do Tricolor

Mais um record de público. Torcida do Flamengo deu mais um show no Maracanã

O site oficial da Fifa destacou a vitória do São Paulo, diante do Cruzeiro, que deixou o Tricolor com uma mão e meia na taça do Campeonato Brasileiro. A entidade enfatizou a vantagem de 13 pontos que o time de Muricy Ramalho ostenta na tabela de classificação, o que torna praticamente impossível qualquer reviravolta, uma vez que restam apenas seis rodadas para o final da competição.

A Fifa também mencionou a arrancada do Flamengo, que chegou a amargar várias rodadas a zona de rebaixamento. O time carionca, neste momento, ocupa a sexta colocação e o sonho de se classificar para a Copa Libertadores da América é mais do que possível, já que são apenas três pontos que separam o Rubro-negro do G4.

A notícia diz que, com o apoio de 74 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo não teve dificuldades para vencer o Grêmio por 2 a 0, somar mais três pontos, e se aproximar de vez da elite do continente.

Para Toró, Joel tem a cara do Fla

Meia diz que boa fase do time se deve ao treinador, que chegou no meio do torneio

Toró elogia o técnico Joel Santana

Um dos grandes responsáveis pela melhora de rendimento do Flamengo nesse Campeonato Brasileiro é o técnico Joel Santana. Chamado de "paizão", o treinador chegou à Gávea com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento e já o colocou como a melhor equipe do Rio de Janeiro na competição, na sexta colocação.

O meia Toró reconheceu o trabalho do treinador e o considera um vencedor.

- Estou muito feliz pela oportunidade que o Joel me deu. Ele está colocando o Flamengo no caminho certo e tem a cara do clube. O espírito dele é de vencedor e todos tentam ser como ele dentro de campo - afirma Toró, em entrevista à Rádio Brasil.

Já pensando no jogo contra o América-RN, no próximo domingo, no Machadão, Toró sabe que é o momento de elevar o Flamengo.

- Estamos felizes em subir na tabela e colocar o Flamengo onde ele merece estar. Agora é trabalhar, ver o que tem que ser feito durante a semana para vencermos o América lá no Machadão.

Souza quer chance na seleção em 2008

Atacante do Flamengo elogia Vágner Love e diz que Afonso não o impressiona

Márcio Iannacca

Souza curte a segunda-feira de folga ao lado da família, na zona sul do Rio

O atacante Souza tem 13 gols com a camisa do Flamengo em 2007 e não repetiu a boa fase que o levou a ser artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2006, defendendo as cores do Goiás. Porém, o jogador tem sido importante para o Rubro-Negro na caminhada rumo a uma vaga na Libertadores do ano que vem. Ciente de que pode render mais, o camisa 9 do time a Gávea já sonha com uma chance na seleção brasileira e corneta os adversários por um lugar ao sol na equipe do técnico Dunga.

- Com boas atuações pelo Flamengo, aposto que posso ter uma chance com a camisa da seleção brasileira. Tenho condições de conseguir isso sim. Olha, o Vágner Love atuou pouco no Brasil, mas é um grande jogador. Não tenho acompanhado o seu desempenho atualmente. O Afonso eu nunca vi jogar, mas não me impressiona - diz Souza, para logo depois escolher o camisa 9 da seleção.

- Não posso me escolher? Bom, então escolho o Ronaldo Fenômeno. Ele está na frente de todo mundo. O Adriano tem condição, mas o Ronaldo é o meu camisa 9 - diz.

Souza sabe que a fase não era boa e que o ano de 2007 não está entre os melhores de sua carreira. Além de poucos gols, a temporada ficou marcada pela suspensão de sete jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na partida contra o Grêmio, no primeiro turno do Brasileirão, o jogador foi expulso e na saída do campo ainda agrediu o meia Tcheco. Para o jogador, o pior já passou.

- Vinha jogando bem, mas não vinha fazendo os gols. O treinador sempre me passou confiança e fico feliz de ter marcado esse gol justamente no Maracanã, diante de nossa torcida - afirma Souza.

Ibson liga boa fase à vida pessoal

Prestes a se tornar pai, jogador diz que está muito feliz no Flamengo

Ibson comemora o segundo gol do Flamengo contra o Grêmio

Melhor em campo na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Grêmio, Ibson quer curtir a boa fase. O volante destacou o momento pessoal como um dos fatores fundamentais para a recuperação de seu tornozelo direito, contundido na derrota por 3 a 0 para o Internacional.

- Eu vinha de contusão, fiquei quatro jogos sem jogar. Voltar bem foi fundamental, mas tem tudo a ver com a minha vida pessoal. Estou muito feliz por ter voltado ao Flamengo e pode viver este momento tão especial - diz.

Nos próximos dias, o autor do segundo gol rubro-negro contra o Grêmio será pai. Enquanto isso, ele quer descansar e se concentrar na próxima partida do Fla.

- Temos de descansar, apesar de o time estar bem fisicamente. Agora a cabeça é toda no América - analisa.

O contrato de Ibson com o Flamengo termina no dia 30 de junho. Ele está emprestado pelo Porto, de Portugal.

Lance

Site da Fifa destaca ascensão do Flamengo

Vitória sobre o Grêmio e torcida rubro-negra são exaltadas

As grandes vitórias rubro-negras no Brasileirão não vêm recebendo destaque apenas da imprensa brasileira. Prova disto é que o site da Fifa, entidade que controla o futebol mundial, dá conta de que o triunfo do Flamengo por 2 a 0 sobre o Grêmio faz parte de uma ascensão surpreendente.

O site da entidade máxima de futebol destaca o fato de o Fla ter deixado a penúltima colocação para estar apenas a três pontos da zona que classifica os times para a próxima Copa Libertadores.

Confira o que diz o site da Fifa sobre o Flamengo ou clique aqui :

"Em uma rodada que testemunhou as derrotas dos favoritos Cruzeiro e Santos, o Flamengo manteve sua surpreendente ascensão, deixando a penúltima colocação e ficando próximo dos quatro primeiros colocados, times que irão para a próxima Libertadores. Diante de 74 mil torcedores, o Rubro-Negro se impôs por 2 a 0 ao Grêmio, também aspirante a uma vaga na Libertadores, e ficou a apenas três pontos que dão direito à cobiçada na elite sul-americana".

Ibson agradece a Joel Santana pela boa fase

Meia credita surpreendente reação rubro-negra à chegada do treinador

Apontado por boa parte da torcida rubro-negra como o comandante da reação do Flamengo no Brasileirão, o meio-de-campo Ibson rejeita o rótulo de salvador da pátria e destaca o empenho de toda a equipe.

O jogador, que vêm marcando gols decisivos nos últimos jogos da equipe, credita a boa fase ao posicionamento e liberdade dados pelo técnico Joel Santana, a quem agradece e elogia.

- Tenho que agradecer ao Joel pela liberdade que tem me dado em campo. Ele é um excelente treinador e o trabalho dele está rendendo frutos - afirmou Ibson.

Por sua vez, Joel elogia a dedicação do comandado durante os treinos e coloca-o entre os melhores jogadores do campeonato na posição. Para o treinador, Ibson é o pulmão do time rubro-negro.

- É um jogador fundamental. Durante os treinos é um dos últimos a sair. Corre do início ao fim com a mesma disposição. Se ele cansa, o time dá uma diminuída no ritmo também. Ele toca, corre, recebe, passa. Está em todos os setores do campo. Neste campeonato é um dos melhores na posição dele.

Joel considera América de Natal perigoso

Técnico acredita que rebaixamento fará o rival jogar despreocupado

Alheio à euforia que se observava no Maracanã após a vitória de 2 a 0 do Flamengo sobre o Grêmio, o técnico Joel Santana já se preocupava com o próximo adversário do Rubro-Negro, o América-RN, no próximo domingo, em Natal.

O fato de o time nordestino já estar matematicamente rebaixado é visto por Joel como um fator complicador para o time da Gávea.

– É aí que mora o perigo. Eles não têm mais pretensão e vão querer ganhar da gente. São pontos que não podemos desperdiçar - alertou.

Para a partida contra o América-RN, o Flamengo contará com o retorno de Juan, que não enfrentou o Tricolor Gaúcho devido ao fato de ter recebido seu terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco.

Souza dá a volta por cima pelo Flamengo

Jogador já sofreu com a desconfiança da torcida e agora é aplaudido

A passagem marcante pelo Vasco - onde até gol de título estadual de 2003 fez - dificultou e muito a vida de Souza em sua chegada ao Flamengo. Hoje, com pouco mais de oito meses no clube, ele já começa a superar esta desconfiança da torcida com muito empenho nos jogos.

Não faz muito tempo, Souza vinha tendo atuações abaixo da crítica e comportamento inadequado para um atleta profissional (chegou a pegar uma suspensão de sete partida por agressão a Tcheco, do Grêmio). O atacante admitiu que até o treinador questionou a fase ruim que ele estava vivendo.

– O Joel chegou a me perguntar se eu tinha esquecido de jogar bola. Mas ele foi um paizão para gente e eu e os demais jogadores demos a volta por cima e agora estamos numa situação bem melhor – revelou.