Notícias

Clipp 26/setembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Pressão pela escalação de Roger irrita Joel

Técnico afirma que não fez planos para 2008 porque ainda não sabe se continuará no Fla

Ibson e Renato Augusto continuam fora do time do Flamengo. Mas a possibilidade de Roger voltar ao meio-campo contra o Atlético-MG, sábado, no Maracanã, provoca polêmica. Sentindo-se pressionado, o técnico Joel Santana não escondeu sua insatisfação diante da situação:

- Estão querendo me botar no paredão. Não sou técnico de ficar contra a parede. Roger treinou bem, mas tem de treinar de acordo para mostrar que merece a camisa. Ele está entregue aos preparadores físicos e, quando estiver em condições, vamos escalá-lo.

Bruno diz que recebeu ameaças pelo telefone

Afirmando que o Flamengo e outros clubes erraram ao fazer um planejamento pensando num 2007 de forma ampla, tratando campeonatos estadual e Brasileiro da mesma forma, Joel surpreendeu ao afirmar que o futuro não importa.

- Quem pensou de uma forma geral, fez planejamento errado. Campeonato Brasileiro é degrau por degrau, é uma competição que flutua a todo momento. No começo lá no São Paulo, estavam pedindo a cabeça do Moracy (na verdade, Muricy Ramalho), que hoje tem 70% do título nas mãos.

Sobre 2008, uma incógnita:

- Planos pro ano que vem? Não sei nem se fico. Já renovaram meu contrato?

Apesar do tom já em clima de fina ironia, Joel continuava insatisfeito por causa do que considerou pressões para escalar Roger. O jogador, por sua vez, devidamente avisado do mau humor do comandante ou por estratégia, adotou um discurso de conciliação. Sem deixar em alguns momentos o culto ao ego, fez praticamente um mea culpa pela situação que vem enfrentando.

- A parada foi importante para eu recuperar a forma porque com dois ou três sempre me marcando eu preciso estar em boas condições para superar a marcação e suprir as carências do Flamengo. Não sei foi falta de treinos quando estava no Corinthians ou excesso de carga aqui. Não sei se fui mal lançado. Pode ter sido um erro não só da comissão técnica (na época comandada por Ney Franco) mas meu também. Eu sofri com essa situação, até chorei em casa, mas estou à disposição do Joel. Não tem essa de economizar esforço - disse Roger.

Se o meia-atacante aparentava tranqüilidade, o goleiro Bruno estava preocupado. Suas declarações sobre o Atlético-MG repercutiram mal em Belo Horizonte e até sua família foi ameaçada:

- Recebi ligações de Minas com os caras dizendo que minha família é toda de lá, que eu vou voltar pra lá um dia. O que é isso? Não é ameaça? Só disse que entre Flamengo e Atlético eu preferia que o Atlético fosse rebaixado. Nada mais...

Hoje, o Flamengo será julgado no STJD. O clube foi denunciado porque foram atirados copos d'água no gramado, no clássico contra o Vasco.

Jornal dos Sports

Joel Santana desaprova declaração de Bruno

Joel encarou as palavras de Bruno como provocação ao Galo

O goleiro do Flamengo,Bruno, foi titular do Atlético-MG, em 2005, durante boa parte do Campeonato Brasileiro, quando a equipe mineira foi rebaixada à segunda divisão. O arqueiro afirmou em uma entrevista que não se importaria em ver uma nova queda do ex-clube, desde que o Rubro-Negro se livre da ameaça de cair para a segundona. No momento, os dois times passam perigo, a equipe da Gávea está na 14ª posição, com 34 pontos, seguido pelo Galo na 15ª colocação, com 33.

Joel Santana não gostou da declaração do goleiro Bruno. Segundo o técnico, as palavras do atleta podem servir de motivação para o adversário.

“Não é legal esse tipo de declaração, acho que agente tem que parar de se preocupar com os outros e se preocupar mais com o Flamengo. Eu acho que aqui na Gávea, nós temos que ficar quieto e fazer o nosso trabalho. São dois meses para encerrar a temporada. Estamos totalmente dedicados para sair o mais rápido possível dessa situação”, disse Joel Santana à Rádio Tupi.

Flamengo e Galo se enfrentam, no próximo sábado, no Maracanã. No primeiro turno, Bruno desfalcou a equipe, porque estava resolvendo a renovação de seu contrato.

Sombra e água fresca para Roger, nunca mais!

Jogador volta cheio de disposição e espera reconquistar a vaga entre os titulares contra o Galo

Thiago Bokel

Wallace Teixeira/JS

Roger sabe que o descanso acabou. Agora, o apoiador está suando a camisa para voltar com tudo na partida contra o Atlético Mineiro

Acabou o descanso. Depois de ficar afastado da equipe por duas semanas para recondicionar a parte física, o apoiador Roger finalmente deverá voltar ao time na partida de sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã. A dúvida agora é se ele irá começar entre os titulares ou se ficará no banco.

Roger mostrou muito empenho no treino integral realizado ontem na Gávea. Na parte da manhã, sob supervisão do preparador físico Ronaldo Torres, ele foi um dos jogadores mais exigidos. Todo o suor despejado nesses dias de isolamento, entretanto, teve uma recompensa.

“Foi um período difícil, ficava lamentando em casa com a minha família, chegava até a chorar por não estar jogando, mas agora vejo que era ansiedade mesmo. Precisava ter calma para não precipitar o meu retorno, porque poderia acontecer o mesmo erro que ocorreu da outra vez, quando adiantei minha estréia e acabei tendo algumas lesões pequenas, normais para o tempo que fiquei parado com aquela indefinição no Corinthians”, explicou o apoiador.

Mesmo sendo sempre exaltado pelo técnico Joel Santana como um jogador diferenciado, Roger ainda não tem sua volta ao time titular garantida. Apesar de fisicamente estar com a condição mínima necessária para agüentar uma partida inteira, o que passa a pesar neste momento é a falta de ritmo. Como Toró, o seu substituto, vem correspondendo, o treinador rubro-negro ainda pretende aguardar até o final da semana para decidir qual dos dois irá jogar, ou até se podem atuar juntos.

“Gostei do Roger no treino de hoje (ontem), mas ele tem de mostrar que está em condição de ser titular. O Flamengo não se resume somente ao Roger. Temos 30 jogadores no grupo e não quero que fiquem me pressionando para escalá-lo. Não sou treinador de aturar pressão para colocar um certo atleta. Quando ele estiver bem, irá jogar, mas não quero precipitar nada”, irritou-se Joel.

Todo o estresse do comandante tem uma razão. Após a saída de Roger, o treinador conseguiu repetir a escalação do meio-de-campo, fator considerado por ele mesmo como primordial para afastar o Fla da degola.

Ao melhor estilo “brucutu”, que Dunga escolheu para a Seleção Brasileira na última Copa América, o técnico Joel Santana achou em Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró, a formação ideal para este momento.

Fla pode perder mando do campo

Além das lesões de Renato Augusto e Paulo Sérgio, o clássico entre Flamengo e Vasco, poderá causar outro grande prejuízo. No gol marcado pelo lateral Leonardo Moura, a torcida vascaína tentou atirar copos sobre o jogador do Fla, após ele comemorar propositalmente na frente da principal facção organizada cruzmaltina.

O mando de campo daquela partida pertencia ao Flamengo e o STJD resolveu indiciar o clube no artigo 213 - deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordem —, e o julgamento foi marcado para a tarde de hoje. Caso seja punido, o Flamengo poderá ter de pagar uma multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e pode perder o mando de campo de um a três jogos.

Esta é a segunda vez no ano que o Fla corre risco de perder o direito de jogar no Rio. Há pouco tempo, o clube foi absolvido pela invasão do folclórico "Beijoqueiro", contra o Goiás.

Revitalização da Gávea

O imbróglio envolvendo a liberação do governador Sérgio Cabral para o Flamengo  realizar o Programa de Revitalização da Gávea ganhou mais um capítulo ontem. Em nota oficial, o presidente Marcio Braga admitiu que irá lutar de todas as maneiras para que o plano inicial rubro-negro saia do papel, apesar do veto inicial feito pelo novo governador e da administração do Maracanã em conjunto com o Fluminense, tendo a obrigatoriedade de mandar no mínimo 70% dos jogos que fará no estádio.

A hipótese de contar com dois estádios, a Gávea para a realização de jogos menores e o Maracanã para clássicos, vem sendo encarada como fundamental para o clube. Sérgio Cabral, segundo o presidente rubro-negro, pediu para que o projeto fosse redimensionado, e o Fla irá cumprir esse desejo do governador, sem abrir mão de revitalizar a sua sede.

Maracanã é a arma rubro-negra para fugir do caos

O treinador Joel Santana tenta mostrar o caminho para o Flamengo escapar de vez da degola no Campeonato Brasileiro

Depois de passar o Brasileiro inteiro se aventurando na zona do rebaixamento, o Flamengo terá três jogos decisivos para exterminar de vez o fantasma do rebaixamento. Em 14º na tabela, o Rubro-Negro tem apenas um ponto de vantagem sobre o Corinthians, atual 17º colocado e primeiro na degola.

Para se distanciar do perigo, o Flamengo terá três partidas no Rio pela frente. A primeira será contra um adversário direto, o Atlético-MG, no sábado. Depois, será a vez de medir forças contra o líder São Paulo e, para finalizar, o clássico com o Fluminense, que vem de quatro vitórias seguidas. O técnico Joel Santana já traçou uma meta para essas "decisões".

"Se conseguirmos fazer sete pontos nestes três jogos, já estará de bom tamanho. Mesmo assim, só irei respirar aliviado quando atingirmos 50 pontos, que considero necessários para não cair. Exceto o América-RN, existem nove equipes entre a zona do rebaixamento e a Sul-Americana, então se vencermos essas três partidas, já poderemos pensar em uma situação melhor para a frente", avaliou o treinador.

Para Joel, o que atrapalhou o Flamengo neste ano foi a falta de planejamento.

Quando a diretoria resolveu se mobilizar, o campeonato já estava em andamento e as outras equipes estavam um passo na frente do Rubro-Negro.

Novela Marcelinho segue indefinida no Fla

A negociação entre Flamengo e Marcelinho Machado já se transformou em uma novela. Ainda não foi ontem que as duas partes chegaram a um acordo e sua transferência continua indefinida.

De acordo com fontes ligadas ao jogador, na sexta-feira, dia 21, ele entregou ao clube suas últimas exigências contratuais. Desde então, o departamento jurídico rubro-negroestá examinando a proposta e ainda não deu o seu aval. Com isso, aumentam as expectativas sobre o fim desta história.

A diretora de esportes olímpicos do clube, Patrícia Amorim, que vem comandando as negociações desde o início, continua esperançosa mas adiantou que enquanto o contrato não for aprovado a novela continuará. "No momento em que o jurídico aprovar, vamos poder sentar pra ter a conversa decisiva. Mas até lá temos que esperar".

O jogador pode ser anunciado a qualquer momento pelo clube rubro-negro. Se confirmada esta será a maior transação do Basquete do Flamengo desde a vinda de Oscar Schmidt, em 1999.

A contratação de Marcelinho faz parte do plano traçado pela diretoria do clube para a temporada 2007/08. O Rubro-negro espera trazer para a Gávea o tricampeonato estadual e o inédito título do Nacional de Basquete.

Flamengo aposta no entrosamento para o Estadual

Rafael Oliveira

A equipe do Flamengo vem treinando forte, em dois períodos, para chegar 100% na estréia, no sábado, contra o Volta Redonda

Às vésperas da estréia no Estadual de Basquete, o Flamengo não quer saber de descanso. Continua treinando forte para a partida contra o Volta Redonda, no próximo sábado. A idéia do treinador Paulo Chupeta é deixar a equipe, formada por jogadores que vieram de clubes diferentes, bem entrosada para a disputa do tricampeonato.

"O grupo desta temporada é melhor do que o da passada. Mas ainda precisamos de mais conjunto para chegar ao ideal. Como o campeonato é longo, com muitas partidas, acredito que não vamos demorar para encontrar o entrosamento necessário", explicou o técnico.

O ala Duda, um dos que chegaram a Gávea neste semestre, concorda que a equipe precisa de mais tempo para se conhecer. "Os treinos estão indo muito bem. Mas é claro que ainda não estamos 100%. Precisamos de mais entrosamento, que certamente virá no decorrer da competição. Até o fim do Estadual já estaremos bem entrosados e prontos  o Nacional".

Mas nada disso abala o clima de confiança entre os jogadores. O pivô Coloneze, que participará de seu segundo Estadual pela equipe rubro-negra, aponta o Flamengo como o favorito ao título. "O time já vem treinando há dois meses. Acho que quando o campeonato começar vamos ter a prova de que estamos no caminho certo. Pelo time que foi montado, o Fla tem totais condições de brigar pelo tri-estadual e pelas primeiras posições do Nacional".

O ala Fernando Mineiro fez coro com seu companheiro de equipe. “Estamos treinando forte. O grupo está empolgado. Se mantivermos o bom desempenho dos treinos nas partidas, o Flamengo estará sempre na ponta da tabela”.

Baixa para a equipe\ Quem desfalcará a equipe nas primeiras partidas do campeonato é o armador Fred. O capitão rubro-negro se recupera de uma lesão na tíbia e ficará cerca de 18 dias afastado das quadras. Seu retorno só deverá acontecer na partida contra o Vasco, no dia 14 de outubro.\

O Dia

Fla contrata pentacampeão mundial Kleberson

Rio - De acordo com o site oficial do Flamengo, o time acaba de contratar o meio-campo pentacampeão do mundo Kleberson, de 28 anos, que atuava no Besiktas, da Turquia.

O jogador fará exames médicos na manhã desta quarta-feira e apresentado às 18 horas, no auditório Rogério Steinberg, 2º andar, da sede da Gávea.

O contrato de Kleberson com o Flamengo é até 31 de dezembro de 2008.

Flamengo: Nem Roger, nem Íbson

Joel descarta estrelas e vai manter meio com Toró, Cristian, Rômulo e Jaílton

Marluci Martins

Rio - Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró. Esse meio-campo soa familiar aos ouvidos da torcida do Flamengo? É bom ir se acostumando, pois, contra todas as expectativas, o técnico Joel Santana confessou ontem ao ‘Ataque’ que não deverá escalar Íbson e Roger, sábado, quando o time enfrenta o Atlético-MG, no Maracanã.

“Com esse meio-campo, ganhamos do Cruzeiro, empatamos com o Vasco e poderíamos ter vencido o Juventude, se o árbitro não tivesse anulado um gol do Leonardo Moura. Estou satisfeito. O Toró emagreceu, está em forma e vem jogando muito bem”, avisou Joel.

O técnico considera “muito difícil” Íbson ter condição de jogo, pois ainda se queixa de dor no tornozelo. E, quando o assunto é Roger, Joel se cerca de cuidados: “O que não pode acontecer é ele jogar o primeiro tempo, ficar mal e eu ter que tirá-lo depois”.

Nem tudo está perdido para Roger, porém. Como está fora dos planos do técnico, o apoiador não vai começar o coletivo de amanhã como titular. Mas Joel está disposto a dar-lhe uma chance, se seu desempenho entre os reservas for bom. Então, restará uma alternativa a Roger, se quiser jogar no sábado: terá de engolir a bola.

JOEL FAZ DESABAFO

O que Joel Santana não aceita é a pressão pela escalação do jogador. Angustiado com as cobranças, principalmente da imprensa, ele fez um desabafo, ontem.

“O Flamengo não é o Roger. Temos um grupo de 30 e poucos jogadores, e sinto que estão me botando na parede. Mas não sou treinador de ficar na parede, não. Trato o Roger como trato o Toró e qualquer outro. Ninguém aqui é contra o talento do Roger. No momento em que acharmos que está bem, é claro que ele vai jogar”, disse Joel Santana.

Enquanto os titulares da partida contra o Juventude faziam um trabalho na piscina da Gávea, Roger treinou com os que não jogaram em Caxias do Sul.

Íbson, ainda queixando-se de dor no tornozelo, fez um trabalho físico à parte, e não teve presença confirmada no coletivo de amanhã.

Apoiador admite time melhor sem ele

Roger já está se preparando para a possibilidade de continuar fora do time, sábado. O apoiador admitiu que o meio-campo do Flamengo, sem ele, está sendo eficiente.

“O time não está jogando mal. Compreendo que ele (Joel) tenha que prestigiar os que estão jogando”, disse Roger, conformado.

Fora do time desde a derrota para o Internacional, o apoiador garantiu que aprimorou a forma física nas duas semanas de treino intensivo. Mas admitiu que ainda sentirá falta de ritmo:

“Não seria coerente me tirar do time por duas semanas e esquecer que estou sem ritmo de jogo. A cobrança em cima de mim é muito grande”.

Flamengo volta a ser alvo do STJD

Rio - O Flamengo volta a ser alvo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O gol marcado por Léo Moura contra o Vasco acabou trazendo problemas ao Rubro-Negro. Isso pelo faot de copos que foram arremessados no gramado logo depois do gol do lateral-direito. O julgamento acontecerá nesta próxima quarta-feira.

"Isso é um absurdo. No Maracanã, quem se responsabiliza é o governo. O Flamengo não tem nada com isso", disse Isaías Tinoco, supervisor de futebol do clube da Gávea.

Léo Moura fez o gol e correu em direção à torcida do Vasco e pediu silêncio. Os cruzmaltinos responderam jogando copos plásticos em campo. Dessa maneira, o Flamengo foi denunciado por infração ao artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena é multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de uma a três partidas.

Gazeta Esportiva

Roger evita cobrar vaga no time\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - De volta aos treinos com o grupo do Flamengo, o meia Roger não sabe ainda se será titular contra o Atlético Mineiro, sábado, no Maracanã. Sem atuar há quase três semanas, o jogador será avaliado pelo técnico Joel Santana durante os próximos coletivos.\ “O ritmo eu só vou pegar com as partidas e não necessariamente jogando os 90 minutos. Essa decisão fica com a comissão técnica e vou seguir o que for determinado”, afirmou o meio-campista rubro-negro.\

Roger passou as últimas semanas treinando à parte, para aprimorar o seu condicionamento físico, já que vinha sendo criticado pela forma como se comportava em campo. “Todo mundo sabe que o trabalho feito foi para o meu bem. Se fosse um jogador qualquer, podia entrar sem estar em perfeitas condições. Mas eu sempre recebo marcação de um ou dois jogadores e preciso estar no mesmo nível dos companheiros e dos que me marcam para poder me destacar. Não é nada legal treinar sozinho, mas fiz toda a programação prevista e posso voltar bem melhor. O Flamengo precisa disso, eu também preciso e tenho certeza de que tenho muito a dar ao time ainda” ressaltou.

Objeto atirado por torcedor pode prejudicar Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Paralelamente à briga contra o rebaixamento, o Flamengo também trava batalhas constantes no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nesta quarta-feira, o clube será julgado por causa de um copo atirado no campo do Maracanã, no clássico contra o Vasco, quando o Rubro-Negro era o mandante. Caso seja punido, o clube da Gávea poderá perder o mando de campo de uma a três partidas.\ “É sobre o suposto lançamento de um copo no campo do Maracanã entre Flamengo e Vasco. O clube será julgado amanhã (quarta) e poderá ser punido no artigo 213. Como o Flamengo vai impedir que um torcedor jogue um copo para o alto na hora da emoção de um gol? Isso é normal no Maracanã, mas não quer dizer que alguém quis atirá-lo no campo”, afirmou advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, à Rádio Brasil.\

Quem também corre o risco de ser levado ao Tribunal é o lateral-direito Leonardo Moura, que fez gestos obscenos em direção à torcida do Vasco, após marcar um gol no clássico do último dia 16. “Sobre o Leonardo Moura eu não posso falar nada, pois não fomos informados pela procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva”, concluiu o advogado rubro-negro

Confronto direto com Galo preocupa jogadores do Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na décima quarta colocação do Campeonato Brasileiro e apenas um ponto acima da zona de rebaixamento, o Flamengo terá uma série de três partidas consecutivas no Maracanã. Antes de duelos contra São Paulo e Fluminense, que fazem boa campanha, o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-MG, que também luta para permanecer na Série A.\ Os jogadores rubro-negros acreditam que a série em casa será importante para as pretensões da equipe no Brasileirão. “O jogo com o Atlético-MG será de muita responsabilidade e importantíssimo para nós. É como se chama um jogo de seis pontos. Vamos respeitar sempre o adversário, mas precisamos fazer de tudo para vencer”, salientou o técnico do Flamengo, Joel Santana.\

Para sair de campo com a vitória, o treinador espera contar com a boa fase do lateral-direito Leonardo Moura, que marcou gol nos últimos três jogos.

“Passei por uma fase ruim, o que acontece com qualquer jogador. Fico feliz por fazer os gols e ajudar o time. Isso prova que o Flamengo não tem apenas grandes atacantes, mas também bons laterais, já que o Juan também tem se destacado”, ressaltou Leonardo Moura, que prevê um duelo complicado no sábado.

“O campeonato é muito equilibrado e não podemos vacilar. Temos condições de vencer o Atlético-MG, mas precisaremos jogar bem para conseguir sair de campo com um bom resultado”, completou o lateral.

A única ausência na reapresentação do Flamengo, na manhã desta terça-feira, foi o zagueiro Fábio Luciano, liberado para resolver problemas particulares em São Paulo.

PeléNet

Na "calada da noite", Flamengo contrata Kleberson

Da Redação\ Em São Paulo\

O Flamengo anunciou na "calada da noite" desta quarta-feira a contratação do meio-campista Kleberson, de 28 anos, que atuava no Besiktas, da Turquia.

Após se aproximar do Santos, Kleberson é anunciado com reforço do Fla para 2008

A informação foi veiculada pela assessoria de imprensa do clube já na madrugada desta quarta. O jogador fará exames médicos pela manhã e apresentado às 18h.

O mercado brasileiro de contratações está fechado desde o dia 14 deste mês. Assim, o pentacampeão mundial pela seleção brasileira só terá condições legais de atuar em 2008. O clube anunciou que o contrato de Kleberson vai até 31 de dezembro do ano que vem.

As negociações entre as partes começaram em junho. Na época, Santos e Inter mostraram interesse no atleta. As conversas com o Flamengo "esfriaram", e Kleberson ficou perto de um acerto com o time de Vanderlei Luxemburgo.

Há cerca de 15 dias, o clube da Vila Belmiro anunciou a desistência do negócio. O motivo era o imbróglio jurídico envolvendo o jogador e o Besiktas. Kleberson havia entrado na Fifa para conseguir a liberação em abril, mas acabou perdendo a disputa na entidade.

O meio-campista foi então multado em 3,18 milhões de euros por quebra unilateral de contrato com o clube turco, além de receber gancho de quatro meses a partir da assinatura de novo contrato.

Em seguida, o "staff" do atleta conseguiu efeito suspensivo após recorrer na CAS (Corte Arbitral do Esporte). No momento, o processo segue em julgamento na Suíça.

Enquanto a batalha jurídica continuava, o Flamengo se reaproximou de Kleberson. Depois de uma reunião na tarde desta terça entre dirigentes rubro-negros e representantes do jogador, ficou acertada a contratação.

Kleberson começou sua carreira profissionais no Londrina, em 1997 e se transferiu no ano seguinte para o Atlético-PR. Ganhou destaque em 2001 pelo time da Arena da Baixada e, em 2002, foi um dos principais nomes da seleção brasileira de Luiz Felipe Scolari na conquista da Copa do Mundo.

Seu bom rendimento no Mundial chamou a atenção do Manchester United. Contratado após a Copa, ele não conseguiu repetir o mesmo sucesso e deixou o futebol inglês em 2004, passando ao Besiktas, mas chegou a um atrito com o clube turco que terminou na Fifa.

Roger volta a treinar no Fla, mas Joel não confirma retorno

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Depois de passar quase três semanas realizando apenas trabalhos físicos com os profissionais do Flamengo, o meio-campista Roger voltou a treinar com o restante do elenco nesta terça-feira, na Gávea. Com isso, aumentaram as chances do jogador ser relacionado para a partida do próximo sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã.

"Sempre deixei claro que quando o Roger estivesse bem fisicamente, ele receberia o mesmo tratamento que os outros jogadores do Flamengo recebem. Aqui existe um grupo e quem estiver melhor vai ter a sua chance na equipe. Ninguém está contra o Roger e assim que ele estiver apto a apresentar o futebol brilhante que ele tem, a chance dele vai aparecer", afirmou o técnico Joel Santana em entrevista à Rádio Globo.

Apesar da participação do atleta na atividade desta terça, o treinador rubro-negro se irritou com os questionamentos em relação ao aproveitamento de Roger no próximo jogo do clube no Brasileiro.

"Não adianta me colocarem contra a parede, pois não sou desse tipo de treinador que aceita pressões. O Roger recebe a mesma atenção que o Toró, o Thiago Salles e outros atletas recebem. Sabemos das qualidades do Roger e assim que os preparadores deixarem claro que ele está em plenas condições, ele vai ser escalado", concluiu o treinador do Flamengo.

O clube da Gávea é o 14º colocado no Campeonato Brasileiro, com 34 pontos, e está apenas com um ponto de vantagem em relação ao Corinthians, primeira equipe da zona de rebaixamento da competição nacional.

Fla vai ao STJD nesta quarta e pode perder mando de campo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

O gol do lateral-direito Leonardo Moura, no clássico contra o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, pode fazer com que o Flamengo perca o mando de campo de três partidas na competição. Por causa de copos plásticos arremessados no gramado depois do gol, o clube rubro-negro será julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quarta-feira.

O Flamengo foi denunciado pela procuradoria do STJD por infração ao artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desportos) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Portanto, além de correr o risco de perder o mando de campo de uma a três partidas, o clube pode ser obrigado a pagar multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil, se for condenado.

A denúncia irritou os rubro-negros, já que, apesar de o mando de campo no clássico contra o Vasco ter sido do Flamengo, os copos foram arremessados pela torcida cruzmaltina.

Após o gol de Leonardo Moura, que empatou o jogo por 1 a 1 no fim do primeiro tempo, o lateral-direito correu em direção à torcida do Vasco e fez um gesto pedindo silêncio. Como resposta, os cruzmaltinos atiraram vários copos plásticos na direção do jogador.

Além disso, os rubro-negros também reclamam que o Maracanã é de responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro, e, por isso, o Flamengo não poderia ser punido.

GloboEsporte

Fla anuncia contratação de Kléberson

Meio-campo negociava com o Rubro-Negro desde junho e será apresentado nesta quinta

Eduardo Peixoto

Kléberson assinará contrato com o Flamengo até o fim de 2008

O mercado brasileiro de transferências está fechado. Mesmo assim, o Flamengo se movimentou e contratou no fim da noite de terça-feira o volante Kléberson. O acerto foi confirmado durante a madrugada pelo site oficial do Rubro-Negro.

A apresentação do novo reforço, que só terá condições de jogo a partir de 2008, acontece às 18h desta quinta-feira, no auditório Rogério Steinberg, na Gávea.

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, negociava com o pentacampeão mundial desde junho. Entretanto, uma pendência jurídica entre Kléberson e o seu ex-clube - Besiktas - prejudicou o acordo. O Santos também entrou na disputa e quase atrapalhou o negócio.

Contrato até dezembro de 2008\ Na tarde de terça, porém, o dirigente flamenguista esteve reunido com o advogado do jogador em um hotel na Barra da Tijuca e fechou o a contratação. O compromisso entre as partes será assinado até o fim de 2008.\

Kléberson, atualmente com 28 anos, apareceu com destaque em 2001, no Atlético-PR. Ele foi titular da seleção brasileira durante a fase final da Copa do Mundo de 2002. Valorizado, foi vendido ao Manchester United, mas não obteve sucesso nos Diabos Vermelhos e acabou negociado com o Besiktas.

Ficha técnica\ Nome: José Kléberson Pereira\ Data e local de nascimento 19/6/1979, em Uraí-PR (28 anos)\ Clubes anteriores: Atlético-PR, Manchester United e Besiktas\ Principais títulos: Copa do Mundo (2002), Copa América (2004), Campeonato Brasileiro (2001) e Campeonato Inglês (2002/03)\

Pela torcida, Mengão será agressivo

Joel quer comportamento para agradar aos torcedores que forem ao Maracanã no sábado

Eduardo Peixoto

Um Flamengo como a torcida quer. Se depender da vontade de Joel Santana, os flamenguistas que forem ao Maracanã no sábado vão assistir a um time agressivo contra o Atlético-MG.

Desde que retornou ao clube, o treinador tem ótimo aproveitamento no estádio. São nove jogos, com seis vitórias e três empates (dois deles em clássicos).

- Jogar em casa é sempre importante. Mas o que vale é o nosso comportamento. Temos de ser agressivos para agradar à nossa torcida. É isso que eles querem - declara o treinador.

Sul-Americana ou rebaixamento?

A seqüência no Maracanã contra Atlético-MG, São Paulo e Fluminense é considerada determinante por Joel.

- São três jogos decisivos para a gente. Na tabela, nove ou dez times lutam ou pela Sul-Americana ou pelo rebaixamento.

O Flamengo ocupa a 14ª posição, com 34 pontos e está apenas um à frente da área de descenso.

Pressão pró-Roger irrita Joel Santana

Técnico não confirma escalação do apoiador e diz que não atura 'ficar contra a parede'

Eduardo Peixoto

A quatro dias do jogo contra o Atlético-MG, a pergunta recorrente na Gávea é: Roger volta ao time titular do Flamengo? A resposta, por enquanto, ainda não existe. E a pressão para desvendar o mistério está tirando o técnico Joel Santana do sério.

Nesta terça-feira, o treinador fez questão de dizer que o apoiador é apenas mais um do elenco flamenguista.

- Não adianta me colocar contra a parede. Sou treinador que só coloco quem está bem. Trato o Roger da mesma forma como faço com o Thiago Sales, o Toró. Ninguém aqui é contra ele, se ele estiver legal, vai jogar - declara Joel.

Afastado há 15 dias para melhorar a forma física, o jogador foge de qualquer polêmica. Ele diz que seguiu à risca tudo o que foi planejado pela comissão técnica e aguarda o "ok" para retornar ao time.

- Cabe à comissão técnica avaliar o momento certo para eu entrar. Estou me sentindo bem - diz Roger.

Fla esquece CT e volta à Gávea

Desde que Joel assumiu, treinos voltaram à Zona Sul. Ele diz que é provisório

Eduardo Peixoto

A era Ney Franco no Flamengo teve como uma de suas características o aproveitamento do CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Mas o treinador saiu e Joel Santana, aos poucos, optou pelo retorno integral à Gávea.

Há pelo menos três semanas nenhum treino foi marcado para o CT. Mas Joel assegura que a situação é provisória.

- Foi treinando na Gávea que o Flamengo conquistou suas glórias. Aqui é lindo, tem a proximidade com o torcedor. Mas em breve voltaremos ao CT. Lá temos mais condições de trabalho, dá para fazer um revezamento de campo - declara.

A distância do Ninho é algo que incomoda alguns atletas. Mas, apesar de inacabado, o lugar oferece condições satisfatórias de trabalho. O atacante Souza, por exemplo, diz não se importar com a mudança.

- Para mim, tanto faz. Aqui é legal, lá também é. O importante é o Flamengo ter tranqüilidade para conseguir as vitórias.

Ofensas de Dualib surpreendem Roger

Jogador diz que relacionamento com ex-presidente do Corinthians era 'bom'

Eduardo Peixoto

Roger diz que não teve problema com Dualib enquanto esteve no Corinthians

Se o ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib, o xingou, Roger pouco se importa. Ao ser informado sobre as escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, com autorização judicial, o jogador do Flamengo se mostrou surpreso e evitou qualquer tipo de polêmica.

- Meu relacionamento com ele sempre foi bom. Não estou sabendo de nada disso - declara.

Roger garantiu mais uma vez que não tem nada a ver com a MSI, antiga parceira do Timão e epicentro das investigações policiais. Sobre Dualib, ele disse que viu poucas vezes.

- Raramente ele ia à concentração. Era muito difícil nos encontrarmos. Estou sabendo destas ofensas agora, por você. Fico surpreso - afirma.

Além de Roger, Carlos Alberto, chamado de "epilético", e Amoroso, considerado "velho", também são alvos de Dualib nas ligações.

'A coisa' briga com o Flu pelo Maraca

Em solenidade nas Laranjeiras, Roberto Horcades reitera vontade de vencer a licitação

Fred Huber

Fluminense e Flamengo rivais mais uma vez: desta vez pela licitação do Maraca

Nesta terça-feira, durante o lançamento do projeto de marketing esportivo do Fluminense ("Saúde Esporte Clube"), no Salão Nobre das Laranjeiras, o presidente Roberto Horcades reiterou a intenção do clube de vencer a licitação para utilizar o Maracanã. O adversário tricolor será um velho rival dos gramados, o Flamengo. Ao comentar o assunto, bem-humorado, Horcades chamou o Rubro-negro de "A coisa".

- Vamos brigar pelo Maracanã, já conversamos com o Celso Barros (presidente da Unimed, patrocinadora do clube) e vamos entrar para ganhar. Não é uma promessa, é uma vontade. Vamos ter um adversário feroz, "a coisa". Não podemos falar o nome deles aqui dentro - brinca.

No início de setembro, o Tricolor e o Flamengo assinaram uma parceria para baratear o custo de jogar no Maracanã.

Chuva de copos deixa Fla na mira do STJD

Clube será julgado nesta quarta-feira por objetos arremessados no clássico contra o Vasco

Eduardo Peixoto

O gol de Leo Moura contra o Vasco pode custar caro ao Flamengo. A procuradoria do STJD denunciou o clube por causa de copos arremessados no gramado durante clássico, que ocorreu no Maracanã. O julgamento acontece nesta quarta-feira.

- Isso é um absurdo. No Maracanã, quem se responsabiliza é o governo. O Flamengo não tem nada com isso - declara o supervisor Isaías Tinoco.

Assim que empatou o jogo, no fim do primeiro tempo, o lateral-direito correu em direção à torcida do Vasco e pediu "silêncio" com o dedo indicador. Como resposta, ganhou uma chuva de copos de plástico da torcida vascaína (assista ao gol no vídeo ao lado).

Por isso, o clube acabou denunciado no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena é multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de uma a três partidas.

Fla e Roger treinam duro na Gávea

Jogador faz trabalho puxado na manhã de terça, mas Joel não confirma escalação

Eduardo Peixoto

Os jogadores do Flamengo sofreram na manhã desta terça-feira. Durante pouco mais de 1h20m, o preparador físico Ronaldo Torres comandou um puxado treino físico, na Gávea. A novidade foi a participação do apoiador Roger com os demais companheiros.

Ele está afastado há duas semanas para se condicionar. A tendência é que ele possa enfrentar o Atlético-MG, sábado, no Maracanã. Mas o técnico Joel Santana ainda prefere aguardar.

- Ele teve um comportamento razoável para quem está voltando - diz o treinador, que preferiu torcer também pelos retornos de Ibson e Renato Augusto.

- Não adianta falar só do Roger. Tem outros aí. Neste momento, precisamos de todo mundo. Futebol não se faz só com 11 jogadores - diz um irritado Joel Santana.

Renato Augusto está descartado pelo departamento médico. Ibson fez teste de força na musculação, mas dificilmente vai jogar.

A ausência no treino da manhã de terça foi o zagueiro Fábio Luciano. Ele estava em São Paulo resolvendo problemas particulares e é aguardado na parte da tarde.

Lance

Joel Santana critica declaração de Bruno

Treinador do Fla ressalta que este não é o momento de provocar os rivais\ LANCEPRESS!\

O técnico Joel Santana criticou nesta terça-feira o goleiro Bruno, que em entrevista na segunda, disse que entre o Flamengo e o Atlético-MG prefere que o Galo seja rebaixado.

Para o treinador, esse não era o melhor momento para dar esse tipo de declaração.

- Não é legal. Temos que parar de nos importar com os outros. Bruno, mesmo sendo um goleiro novo, já é experiente, não era o momento de falar nada, até porque ainda nada fizemos - disse o treinador à Rádio Tupi.

O Flamengo enfrenta o Atlético-MG no próximo sábado, no Maracanã, brigando para se afastar da zona de rebaixamento. A diferença das duas equipes no Brasileiro é de apenas um ponto (34 do Fla contra 33 do Galo).

Advogado não acredita em perda de mando

Michel Assef Filho defende ainda que o Vasco também seja julgado\ LANCEPRESS!\

O Flamengo será julgado nesta quarta-feira no Superio Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido ao lançamento de copos no gramado do Maracanã, no clássico do último dia 16 contra o Vasco. Contudo, o advogado do clube Michel Assef Filho, acha exagerada a acusação, já que o clube não pode proibir a venda dos objetos no estádio.

- O Flamengo não pode ser resposabilizado pela venda de copos no Maracanã e acabar sendo punido porque os torcedores, ao comemorarem um gol, jogaram copos para o alto e eles cairam no gramado - disse o advogado em entrevista à Rádio Brasil, defendendo ainda uma possível punição ao adversário:

- A procuradoria está correta de oferecer denúncia ao Flamengo, já que o clube detinha o mando de campo. Mas se ficar comprovado que o torcedor do Vasco também lançou o copo, o clube deverá ser julgado.

O Rubro-Negro foi denunciado no artigo 213 ( deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Além de correr o risco de perder de um a três mandos de campo, o Flamengo poderá ser multado de R$ 10 mil a R$ 200 mil.

Joel confiante na seqüência no Maracanã

Para o treinador, o Flamengo tem de ter vontade para vencer\ LANCEPRESS!\

Os próximos três jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro serão disputados no Maracanã. Mesmo tendo de enfrentar duas equipes que estão entre as cinco primeiras da competição, São Paulo e Fluminense, além do Atlético Mineiro – clube que está em situação parecida com a do Rubro-Negro –, o técnico Joel Santana demonstra confiança no bom retrospecto de seu time em suas partidas em casa.

– É sempre bom jogar em casa. No Brasileiro isso faz a diferença. Temos de ser agressivos como o nosso torcedor gosta. Se vencermos estes jogos, nos afastaremos desta zona perigosa em que estamos – disse.

Perguntado sobre as dificuldades que o Flamengo terá nesses confrontos, o treinador preferiu não dar palpite e ainda deu exemplos da falta de lógica do futebol.

– Contra o Sport, com o estádio lotado, achei que fôssemos ganhar e empatamos. Contra o vice-líder Cruzeiro, fomos bem e vencemos.

Joel Santana está preocupado com o cansaço do Flamengo\ LANCEPRESS!\

O técnico do Flamengo, Joel Santana, considera essencial o trabalho físico realizado com seus jogadores. Ele não entende como podem criticar exercícios realizados na praia e na piscina do clube.

Joel lembra que ter duas partidas em uma semana cansa os atletas, o que mostra a importância de um cuidado diferenciado com a parte física. Como exemplo, o treinador usa as equipes brasileiras que estão na Copa Sul-Americana.

- Botafogo e Vasco jogaram no meio da semana passada e reclamaram do cansaço. Ambos perderam seus confrontos no último fim de semana - argumenta.

O treinador garante que no Flamengo, mesmo com críticas, a recuperação está sendo bem-sucedida.

- Agora que estamos começando a recuperar nossos atletas, as pessoas não entendem o que está sendo feito. Maxi já está 100% e Roger deve voltar em pouco tempo - completa.

Roger acredita estar apto para voltar a jogar

Apoiador diz que não ficará chateado se não for escalado contra o Galo

Roger aprova sua parada para recuperar a forma (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!\ Depois de quase três semanas recuperando a forma física, o apoiador Roger, que voltou a trabalhar com o restante do elenco nesta terça-feira, disse se sentir pronto para voltar a jogar pelo Flamengo.\

- A parte física ainda é um complicador para mim. Porém, no trato com a bola eu tenho plenas condições de atuar. Antes desta parada eu estava sofrendo marcação individual e às vezes até dois jogadores me vigiavam - declarou.

Roger se mostrou satisfeito com o empenho que teve nos treinamentos dos últimos dias e ainda aproveitou para deixar claro que sua escalação é uma opção do técnico Joel Santana para o jogo contra o Atlético-MG, sábado no Maracanã.

- Eu sofri com os preparadores físicos e isso foi muito justo, pois precisava desta recuperação física. Se eu jogar ou não, isso depende do Joel, mas acho que já posso jogar. Só ganha ritmo quem atua - completou.