Notícias

Clipp 28/maio

Por - em

O Globo

Fifa proíbe jogos acima de 2.500m

La Paz, Quito, Potosí e Cuzco não poderão mais organizar partidas internacionais

ZURIQUE. Bolívia e Equador perderam o seu principal jogador: a altitude. O Comitê Executivo da Fifa decidiu, ontem, proibir jogos internacionais em cidades localizadas 2.500 metros acima do nível do mar. Com isso, para alegria dos jogadores brasileiros, não serão mais disputadas partidas das eliminatórias e da Copa Libertadores em cidade como La Paz (3.600m) e Potosí (4.000m), ambas na Bolívia; Quito (2.800m), no Equador; e Cuzco (3.300m), no Peru.

As seleções boliviana e equatoriana fazem seus jogos em Laz Paz e Quito, respectivamente, o que não poderá mais acontecer, inclusive a partir de setembro, nas eliminatórias para a Copa. O Peru também viu frustrado os planos de jogar em Cuzco.

Para Blatter, jogos na altitude causam distorções

A entidade divulgou uma comunicado em que explica a sua decisão: "Por razões médicas e para proteger a saúde dos jogadores, o Comitê resolveu que, no futuro, não deverão mais acontecer partidas internacionais a uma altura superior aos 2.500m de altitude".

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu que a decisão vai criar polêmica na América do Sul.

- Eu sei que serão feitas reclamações sobre a nossa decisão, principalmente na América do Sul, mas nós temos que pensar na saúde dos jogadores em primeiro lugar - explicou Blatter. Além disso, jogos na altitude também levam a uma distorção.

A reunião do Comitê Executivo, que tem o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como um dos seus membros, serviu ainda como preparação para o Congresso da Fifa, que será realizado nos dias 30 e 31, na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Na reunião de ontem, o comitê deu mais um voto de confiança aos preparativos da África do Sul para sediar a Copa de 2010. Segundo comunicado, "a Fifa gostaria de expressar a sua confiança absoluta nos organizadores locais".

A entidade anunciou ainda que, em homenagem ao 89º aniversário do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, será realizado um jogo entre uma seleção mundial e um combinado de jogadores africanos nos dia 18 de julho, na Cidade do Cabo.

No alívio e na lamúria, um roteiro que se repete

Fla e Botafogo empatam em 2 a 2 pela terceira vez no ano, com alvinegros deixando a vantagem escapar novamente

Pela quarta vez na temporada, um clássico carioca de muitos gols, mas sem vencedor nos 90 minutos. Em um jogo de muita velocidade em no qual os alvinegros novamente não conseguiram segurar a vantagem no placar, Flamengo e Botafogo terminaram nos 2 a 2, ontem à noite, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time de Cuca subiu para sete pontos, ocupando a quinta posição, contra apenas quatro da equipe de Ney Franco, décimo lugar na competição. Mas ao contrário do que a tabela pode sugerir, a insatisfação ontem era toda alvinegra.

- É melhor ficar quieto. É impressionante o que está acontecendo - desabafou Dodô, ao deixar o campo, irritado com mais um clássico em que o Botafogo recuou excessivamente no segundo tempo e permitiu a reação do rival.

Do outro lado, Claiton partiu para a provocação.

- Eles falam que são o melhor time do Rio, que são roubados, essas coisas. Mas não conseguem ganhar do Flamengo. Como é que são o melhor do Rio? - indagou.

Ney Franco é homenageado e Renato Silva volta a jogar

Foi a terceira vez seguida que o placar se repetiu entre as equipes. No primeiro duelo, pela Taça GB, empate em 3 a 3. Nas finais do Estadual, dois placares de 2 a 2, com os rubro-negros conquistando o título nas cobranças de pênaltis. Invicto no Maracanã este ano, o Botafogo não derrota o Flamengo há 13 partidas, desde 14 de março de 2004.

Antes de a bola rolar, Ney Franco foi homenageado com uma placa comemorativa por completar um ano à frente do Flamengo. No Botafogo, a novidade era a estréia do zagueiro Renato Silva, suspenso por uso de maconha, e que voltou ontem aos gramados.

O clássico começou em ritmo acelerado. Mais criativo do meio para a frente, o alvinegro enfim abriu o placar, aos 17. Em uma cobrança de falta ensaiada, Zé Roberto rolou para Lúcio Flávio bater com categoria, no ângulo esquerdo de Bruno, que foi displicente no lance e se complicou: 1 a 0.

O Flamengo aumentou o ritmo e o gol de empate saiu aos 40. Renato tocou para Paulinho, que abriu para Juan, à esquerda da grande área. O ala cruzou, a defesa furou e Leonardo, de cabeça, encobriu Júlio César. A bola bateu mansamente na trave e o camisa 1 se esticou para tirá-la, já dentro das redes: 1 a 1.

Quando a torcida rubro-negra ainda comemorava o gol, Dodô pôs novamente o Botafogo à frente, aos 45. André Lima cruzou da direita, por baixo, Zé Roberto desviou e a bola sobrou limpa para o artilheiro chutar no canto direito de Bruno. Foi o quarto gol de Dodô sobre o Flamengo no ano, um em cada partida.

Com Léo Lima no lugar de Paulinho, o Flamengo aumentou sua força ofensiva, mas abriu espaços no meio-campo. Aos oito, Ney mexeu novamente, tirando Leonardo e lançando Paulo Sérgio, de 17 anos.

O Flamengo cresceu no jogo e, a exemplo das finais do Estadual, o Botafogo recuou demais. Cuca ainda pôs Adriano Felício no lugar de Joílson, mas pouco adiantou. Em um dos raros ataques no segundo tempo, o Botafogo quase chegou ao terceiro aos 31, em uma cabeçada à queima-roupa de André Lima. Bruno fez uma excelente defesa. Um minuto depois, veio o troco. Juan tocou para Ronaldo Angelim pela esquerda. O zagueiro cruzou rasteiro e Paulo Sérgio fechou o placar, marcando seu primeiro gol como profissional: 2 a 2.

Flamengo: Bruno, Ronaldo Angelim, Thiago e Irineu; Leonardo Moura, Paulinho (Léo Lima), Claiton, Renato e Juan; Renato Augusto e Leonardo (Paulo Sérgio). Botafogo: Júlio César, Renato Silva, Leandro Guerreiro e Alex (Asprilla); Joílson (Adriano Felício), Diguinho (Juca), Lúcio Flávio, Zé Roberto e Jorge Henrique; André Lima e Dodô. Juiz: Heber Roberto Lopes (PR). Cartões amarelos: Thiago e Renato. Renda: R$199.317,00. Público: 12.321 pagantes.

Paulo Sérgio se recusa a vestir a capa de herói

Jovem de 17 anos, autor do gol que evitou a derrota do Fla, faz uma severa autocrítica e ignora sua façanha

Márcio Tavares

A mãe de Paulo Sérgio, Maria Aparecida, talvez não tenha agüentado a emoção e se sentiu mal após o jogo, em que seu filho de 17 anos salvou o Flamengo de uma derrota para o Botafogo. Mas o atacante não queria assumir o papel de herói. Em torno dele, mais do que o oportunismo mostrado no gol de empate de 2 a 2 no clássico, a empolgação que havia retratava a certeza de que a aposta nele valera a pena.

Mas o jogador, em vez de assumir ares de herói, surpreendeu pela maturidade, serenidade e auto-crítica feroz e extremamente realista.

- Não estava preparado para esse momento. Perdi a primeira chance porque bati na bola com muita força e pedi a Deus uma nova oportunidade. E ele me atendeu. Tive sorte. Não foi o Paulo Sérgio que todos esperavam, mas estou feliz. Olho para trás e vejo as dificuldades que eu e minha família enfrentamos e me sinto recompensado - disse Paulo Sérgio numa curta entrevista coletiva, porque ele estava preocupado com o estado de saúde da mãe.

Ney Franco diz que aposta no jovem foi acertada

Para o técnico Ney Franco, a atuação de Paulo Sérgio não chegou a ser surpresa. Na visão do treinador, ele apenas acabou confirmando tudo que todos do Flamengo projetavam nele ao puxá-lo do time de juniores para o profissional.

- Eu não vejo Paulo Sérgio hoje com outros olhos. Vejo com os mesmos olhos que me levaram a apostar num jogador de 17 anos, veloz e que prometia ser uma boa promessa. Ele só confirmou as apostas que fizemos nele, mostrando que pode evoluir muito - disse o orgulhoso Ney Franco.

Festa para Paulo Sérgio, uma ponta de descontentamento para Leonardo, autor do primeiro gol no clássico. Depois de se recuperar de uma lesão complicada no tornozelo esquerdo, ele também mostrou oportunismo ao cabecear a bola que chegou a provocar polêmica, com os alvinegros reclamando que ela não entrara. Mas não estava totalmente realizado no fim. A substituição o aborreceu.

- A gente sempre fica chateado quando sai. Preciso jogar para pegar ritmo de jogo e fiquei um pouco chateado ao ser substituído. Ainda sinto um incômodo quando tento girar o corpo e quero ver se supero isso logo. Minha intenção é dar dor de cabeça para o professor - afirmou Leonardo.

Ney Franco entendeu a reação do atacante. O treinador gostou da atuação da equipe, que conseguiu evitar uma derrota após estar em desvantagem duas vezes no placar:

- Foi mais um jogo equilibrado. Dois times ofensivos que fizeram um bom espetáculo em busca do gol. O quarto empate só mostra que há um equilíbrio muito grande entre os times. Tivemos força e personalidade para buscar o empate duas vezes.

O empate não era a única razão de festa e orgulho entre os rubro-negros. A decisão da Fifa de acabar com jogos em altitudes acima de 2.500 metros foi comemorada pela diretoria do Flamengo.

- Queremos elogiar a coragem do nosso presidente, Márcio Braga, que encampou uma luta difícil, e a firmeza de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que soube agir nos bastidores. Essa é uma vitória do ser humano - disse o vice de futebol Kleber Leite.

FLAMENGO

BRUNO: No primeiro gol do Botafogo falhou ao pular de forma displicente e deixar a bola escapar de sua mão. Não teve culpa no segundo e fez uma defesa milagrosa aos 30 minutos do segundo tempo que deu tranqüilidade ao time para chegar ao empate. 7.

RONALDO ANGELIM: Uma atuação de extrema eficiência tática. Não só ajudou na marcação como subiu para o ataque e surpreendeu a defesa alvinegra com as suas investidas pela esquerda. 7.

THIAGO PIMENTEL: Com a bola nos pés é um jogador de muita habilidade. Sabe sair jogando. Na marcação teve trabalho e apelou para as faltas. 5,5.

IRINEU: Teve muito trabalho com o ataque do Botafogo. Por seu lado o time alvinegro encontrou facilidade para trabalhar. 4.

LEONARDO MOURA: Pequenos lampejos pelo lado direito. Um belo passe para Paulo Sérgio no segundo tempo. Apareceu pouco no jogo. 5.

PAULINHO: Firme na marcação e um belo passe para Juan cruzar no gol de Leonardo. Sentiu dores musculares no intervalo e teve que ser substituído. 6,5. LÉO LIMA entrou no seu lugar e não teve a mesma eficiência para a equipe. 4.

CLAITON: Bem na marcação, mas com muitos erros nos passes. 5,5.

RENATO: No primeiro tempo foi quem mais deu trabalho à defesa do Botafogo. No segundo, foi recuado para armar o jogo e manteve o ritmo. 7,5.

JUAN: Na defesa deu espaços. Em compensação, criou boas jogadas de ataque, inclusive, no passe do primeiro gol rubro-negro.6,5.

RENATO AUGUSTO: Alternou bons e maus momentos na partida. 6,5.

LEONARDO: Marcou um gol e não estava mal na partida quando foi substituído. 6,5. PAULO SÉRGIO entrou no seu lugar e deu trabalho a defesa alvinegra por ser extremamente rápido e ter habilidade individual. O seu primeiro gol como profissional foi de muita categoria. 7,5.

NEY FRANCO: Seu time esteve duas vezes em inferioridade no marcador e teve personalidade para reagir. O time melhorou com Paulo Sérgio. 7.

Jornal dos Sports

Ney exalta poder de reação

Treinador afirma que Flamengo está crescendo de produção a cada jogo no Brasileiro

Patrick Tostes

Marcos Queiroz/JS

Renato Augusto tenta escapar da marcação do zagueiro alvinegro Asprilla. Jogando no ataque, o camisa 10 fez uma partida apenas discreta ontem

Após o terceiro empate em 2 a 2 seguido entre Flamengo e Botafogo, o clima no vestiário do Rubro-Negro era de satisfação pelo poder de reação demonstrado pela equipe, que mais uma vez saiu atrás no marcador e não se abateu. Ney Franco ficou satisfeito com o que viu. O treinador, que recebeu uma placa comemorativa antes do clássico por ter completado um ano à frente da equipe da Gávea, acredita que o time ainda precisa corrigir alguns defeitos, mas garantiu que o Fla está no caminho certo.

Em uma partida marcada pelo equilíbrio, o Flamengo saiu do Maracanã com aquele famoso empate com gosto de vitória. Ney acredita que a partida de ontem foi emocionante, e quem esteve presente no estádio pôde presenciar um grande jogo. "Foi mais uma partida muito equilibrada. As duas equipes entraram em campo com propostas ofensivas, procuraram a vitória o tempo todo, e quem acompanhou não só esse, como os quatro clássicos disputados este ano, assistiu a grandes partidas", comentou o treinador do Rubro-Negro.

Ney Franco fez questão de ressaltar o poder de reação de sua equipe, que mais uma vez saiu atrás no marcador, porém mostrou que não se abate facilmente e, mais uma vez, conseguiu reagir na partida. "Dos quatro clássicos, saímos atrás no placar em três ocasiões, e mais uma vez conseguimos a reação. Estamos no caminho certo neste Campeonato Brasileiro, pois fizermos duas boas partidas, contra o Goiás e o Botafogo".

O comandante rubro-negro, no entanto, mostrou-se com os pés no chão, e apesar da equipe ter reagido, lamentou as desatenções de sua defesa. "Ainda estamos cometendo alguns erros defensivos. Mas com a sequência de jogos iremos corrigir nossas falhas", analisou.

O jovem atacante Paulo Sérgio, que marcou seu primeiro gol como profissional, recebeu muitos elogios de Ney, que aposta em seu potencial. "Paulo Sérgio vem provando que tem qualidade. Hoje (ontem), ele apenas confirmou o que nós observamos no dia-a-dia", disse.

Leonardo e Paulo Sérgio aproveitaram a chance

Os dois gols marcados pelo Flamengo no clássico de ontem, contra o Botafogo, no Maracanã foram feitos por dois atacantes que não estavam em evidência. Leonardo, agora recuperado de uma lesão, e Paulo Sérgio, recém-promovido dos juniores, foram os responsáveis pela reação rubro-negra e mostraram que só têm a somar ao grupo, que passa por um momento de escassez de jogadores no setor ofensivo.

Leonardo está voltando aos poucos após lesionar o joelho esquerdo. E a volta do atacante não poderia ser melhor, com direito ao gol que iniciou a reação do Flamengo na partida. A vontade de jogar era tanta que, ao ser substituído no segundo tempo, saiu de campo com cara de poucos amigos. Após o jogo, o Leonardo admitiu que ficou chateado, mas minimizou o aborrecimento. "Chateado nós sempre ficamos, né? Ainda mais quando se trata de um clássico. Mas isso é só a demonstração da minha vontade de ajudar ao Flamengo. Agora vou trabalhar forte, para provar ao Ney que posso ser titular", afirmou.

E o atacante está realmente disposto a ganhar uma vaga de titular da equipe, ainda mais com a saída de Roni, que foi para o Cruzeiro semana passada."Se estou no Flamengo é porque acredito no meu potencial. Senão, pegaria minhas coisas e iria embora", disse Leonardo.

Paulo Sérgio, que marcou seu primeiro gol entre os profissionais, era só felicidade após o jogo. "Ainda não foi o Paulo Sérgio que todos esperam, mas tive minha oportunidade e fiz o gol. Agradeço muito a Deus por essa oportunidade", comentou.

Ney Franco: 'Empates mostram o equilíbrio entre Flamengo e Botafogo'

O técnico do Flamengo Ney Franco tem a explicação para o quarto empate seguido entre Flamengo e Botafogo.

“Quem veio ao Maracanã viu um bom jogo de futebol. Os quatro empates mostram o equilíbrio entre os dois times”, ressaltou o técnico rubro-negro à Rádio Tupi

Sobre as circunstâncias dos jogos deste ano entre as duas equipes, o treinador fala que a característica ofensiva dos dois times e a alternância de momentos favoráveis para ambos.

“São duas equipes que procuram o gol o tempo todo. Dois times que buscam sair do Maracanã com a vitória. Nesses quatro jogos, o Botafogo foi superior em alguns momentos e em outros o Flamengo dominou”, disse Ney Franco

Claiton questiona quem é o melhor time do Rio

Mais uma vez o Flamengo sai atrás no placar e mais uma vez consegue arrancar um empate com o Botafogo. A quarta edição do clássico este ano terminou empatado em 2 a 2, neste domingo, no Maracanã.

O cabeça-de-área Claiton saiu de campo com o pensamento de missão cumprida.

”Consegui mais uma vez, essa batalha é difícil. Os jogadores do lado de lá falam que é o melhor time do Rio, e nunca conseguem ganhar da gente, sempre diz que é roubado. Tem que pensar quem é o melhor”, desabafou Claiton

Flamengo vence Paulista na raça pelo Nacional de Basquete

Renatto Thielle/JS

Duelo — O armador Fred fez um grande duelo com o americano Shamell, destaque da equipe do Paulistano e do jogo com 36 pontos

O Flamengo derrotou o Paulistano por 95 a 82 (46 a 30 ), no ginásio da Gávea, ontem. Os cestinhas foram Shamell, do Paulistano, e Olivinha, do Flamengo, com 36 e 34 pontos, respectivamente. O resultado dá confiança à equipe rubro-negra para a reta final do Nacional Masculino de Basquete. O Flamengo terminou a fase classificatória com 12 vitórias e 11 derrotas e aguarda a definição do adversário nos playoffs do Nacional.

“Tivemos uma excelente semana de treinos e a defesa foi fundamental para conseguirmos essa vitória, que aumenta o moral da equipe para os playoffs. O grupo está subindo de produção e, independente do adversário na próxima fase, temos todas as condições de brigar por uma vaga na semifinal”, disse Olivinha.

O adversário do Flamengo será Uberlândia ou Franca

Flamengo: Gustavo (17), Olivinha (34), Léo (5), Fred (13) e Coloneze (9). Entraram: Guto (2), Igor e Olívia (15).\ Técnico: Paulo Chupeta.\

Paulistano: Shamell (36), Ricardo (12), Guilherme (5), Janjão (11) e Jhonatan (8). Entraram: Luís Felipe, Renato (7), Thiago (1) e André (2).\ Técnico: José Neto\

ginasta Victor Rosa é o destaque em Curitiba

O ginasta Victor Rosa é o bicampeão brasileiro de Ginástica Artística. O atleta conquistou 86.500 pontos e conseguiu ocupar o lugar mais alto do pódio ontem, nas finais do individual geral do Brasileiro Adulto de Ginástica no Ginásio de Tarumã, em Curitiba. A medalha de prata no individual geral foi conquistada por Diego Hypólito, que lutava pelo título inédito e terminou com 84.900 pontos.

Com a medalha de ouro, Victor garantiu conquista do seu bicampeonato juntamente com o Flamengo, que comemora também o bi.\ "Estou feliz, me dediquei bastante mas foi inesperado. Essa medalha é muito importante para mim. São duas alegrias: a do Flamengo ter conquistado o bicampeonato e a minha conquista individual", disse o ginasta, entusiasmado com a vitória.\

A conquista é de extrema importância para o atleta, pois essa disputa foi a última seletiva para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Os ginastas que formarão a equipe do Pan foram avaliados durante o Campeonato Brasileiro.

Passe Livre

O Rio continua lindo!

José Antonio Gerheim gerheim@jsports.com.br

O Flamengo é o campeão carioca de 2007; o Botafogo é o vice-campeão, e não perdeu nenhum dos três jogos contra o Flamengo, 3 a 3, no primeiro, 2 a 2 nos dois que decidiram o título. Ontem, no frio domingo, os dois times voltaram a se encontrar no Maracanã, dessa vez com um público pequeno para o tamanho e a tradição do clássico. Mais uma vez ninguém venceu: 2 a 2, agora pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, ainda em sua terceira rodada.

Mas o que valeu no quarto encontro entre os dois grandes clubes foi a vontade de vencer. Mesmo muito desfalcado e ainda sob o visível trauma causado pela eliminação injusta da final da Copa do Brasil, o Botafogo provou que tem um time capaz de levá-lo a disputar o título brasileiro deste ano. Além de ter três craques que fazem a diferença, como Lucio Flavio, Dodô e Zé Roberto e três formiguinhas, chamadas Leandro Guerreiro, Túlio e Diguinho, Cuca ainda tem três bons zagueiros, como Juninho, Alex e como mostrou ontem em sua volta aos campos, Renato Silva. E boas opções no banco, como André Lima, Juca e Adriano Felício. Só precisa reforçar o grupo nas laterais, um outro bom atacante e reavaliar com calma se mais um goleiro experiente não seria uma boa idéia. Até mesmo para o promissor Júlio César ter uma sombra.

Se o Botafogo, mesmo desfalcado, voltou a jogar bem, o Flamengo, apesar de um começo a meia-bomba, também mostrou as qualidades do bom time que Ney Franco montou na Gávea. Soube reagir ao maior volume de jogo do Botafogo, empatou, sofreu o segundo gol, mas voltou a buscar o empate e o conquistou com méritos. É bom ninguém duvidar: o Flamengo tem condições de também brigar pelo título e chegar entre os primeiros.

Outro que vai bem no campeonato é o Vasco, do técnico Celso Roth. Depois de vencer os dois primeiros jogos, de ver Romário chegar ao gol mil, o time teve de arrancar do fundo da alma e do talento de Morais, um empate com sabor de vitória, contra o Náutico nos Aflitos. Arrancado quando o time jogava com apenas nove jogadores e perdia de 2 a 1.

E, para alegria geral do futebol carioca, o Fluminense, agora sob a direção de Renato Gaúcho, com um time reserva sapecou 3 a 0 no campeão mundial de clubes, o Internacional, com Pato, Galo e tudo mais. E sua fanática torcida se prepara para lotar o Maracanã, quarta-feira, contra o Figueirense na arrancada rumo ao título da Copa do Brasil.\ Sob as bençãos do Cristo Redentor!\

O Dia

Em jogo eletrizante, Flamengo e Botafogo ficam no 2 a 2

Alberto João

Rio - Em mais um jogo eletrizante entre os dois times, Flamengo e Botafogo ficaram no 2 a 2, em partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2007. Foi o quarto jogo entre os times no ano e o quarto empate cosnecutivo. Lucio Flávio e Dodô marcaram para o Alvinegro. Leonardo e Paulo Sérgio fizeram para o Flamengo. Apenas 12 mil pessoas compareceram ao Maracanã.

Com o resultado, o Flamengo fica com quatro pontos na competição e o Botafogo chegou aos sete pontos ganhos. Confira aqui a classificação do Brasileirão 2007.

Cuca: 'Botafogo jogou melhor mais uma vez'

O jogo

Antes da partida começar, o técnico Ney Franco recebeu uma placa comemorativa (foto) por ter completado um ano como treinador do Flamengo.

O Botafogo começou melhor e não mostrou nenhum abatimento com a eliminação da Copa do Brasil. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Zé Roberto fez boa jogada pela direita e cruzou, mas Paulinho colocou a bola pela linha de fundo.

Um minuto depois, Lucio Flávio cobrou escanteio da direita e Renato Silva cabeceou sobre o gol do goleiro Bruno.

Com um Flamengo lento dentro de campo, o Botafogo aproveitou e abriu o placar. Aos 17, Zé Roberto fez jogada individual, passou por Thiago e foi derrubado a dois passos da área. Lucio Flávio ajeitou a bola para a cobrança e colocou no ângulo esquerdo, sem defesa para Bruno.

O gol do time de General Severiano acordou o Flamengo. Aos 21, Renato Augusto cobrou escanteio, mas o goleiro Júlio César espalmou para escanteio.

Aos 24, o técnico Cuca teve que fazer uma alteração no Botafogo. O zagueiro Alex saiu machucado e o treinador colocou Asprilla.

Aos 31, Renatou soltou uma bomba de falta, mas a bola passou rente à trave de Júlio César. O gol do rubro-negro estava amadurecendo.

O empate chegou aos 40 do primeiro tempo. Juan foi lançado na área e cruzou para o meio. Leandro Guerreiro não conseguiu fazer o corte e Leonardo cabeceou no canto direito. A bola bateu na trave, o goleiro Júlio César tentou tirar, mas a bola já estava dentro do gol.

Porém, o Botafogo estava melhor e conseguiu fazer o seu segundo gol. Aos 45, André Lima cruzou da direita, a bola passou por toda defesa do Flamengo e, de primeira, Dodô (foto) chutou no canto direito.

No intervalo da partida, o técnico Ney Franco tirou o volante Paulinho e colocou o meia Léo Lima. Logo aos 2 minutos, Renato cobrou falta, mas Júlio César espalmou para fora.

O Botafogo quase amplio o placar aos 3 minutos do segundo tempo. Joílson cruzou da direita, André Lima fez um leve desvio, mas Bruno defendeu. Aos 7, Joílson dominou na entrada da área e chutou para o gol. Bruno fez uma defesa tranqüila.

Para buscar o empate, o técnico Ney Franco tirou o atacante Leonardo, autor do gol, e colocou o jovem Paulo Sérgio. Cuca também mexeu no time. Ele tirou o lateral Joílson e pôs Adriano Felício.

E foi o jovem Paulo Sérgio que quase empatou o jogo. Ele invadiu a área, mas chutou muito forte na saída do goleiro Júlio César.

Aos 29, o goleiro Bruno salvou o Flamengo. Lucio Flavio cobrou escanteio da direita, André Lima cabeceou no canto esquerdo e o goleiro faz excelente defesa.

A estrela do jovem Paulo Sérgio, de apenas 17 anos, brihou aos 31 minutos do segundo tempo. Ronaldo Angelim foi lançado na esquerda e cruzou rasteiro. Paulo Sérgio se antecipou ao Júlio César e desviou para o fundo das redes.

No finalzinho da partida, os dois times foram para o ataque, mas o placar ficou mesmo no 2 a 2.

Autor do segundo do Fla, Paulo Sérgio saiu logo porque Maria Aparecida passou mal

Marluci Martins

Rio - Paulo Sérgio tinha tudo para ser o dono da festa. Afinal, fez seu primeiro gol no time profissional do Flamengo e, justamente, o de empate com o Botafogo. Era dia de dar entrevistas e de comemorar. Mas não pôde responder a mais de quatro perguntas. Sua mãe, Maria Aparecida, passava mal em algum lugar do Maracanã.

“Só pode ter sido pela emoção”, disse Paulo Sérgio, preocupado e com pressa.\ Se sua mãe não estava preparada para ver o filho fazer um gol pelos profissionais, o que dizer do rapaz de apenas 17 anos, que vem sendo apontado como a maior promessa do clube da Gávea?\

“Confesso que eu não estava preparado para esse momento. Tive duas oportunidades. Perdi uma e aproveitei a outra. Sei que não fui o Paulo Sérgio que todos esperavam, mas o gol me ajudou”, destacou o atacante, que entrou no lugar de Leonardo, no segundo tempo.\ Dentro de campo, Paulo Sérgio sofreu mais do que sua mãe, Maria Aparecida. Quando perdeu um gol feito, aos 23 minutos do segundo tempo, o jogador quase entrou em desespero.\

“De cara com o Júlio César, bati na bola com muita força e ela subiu. Pedi a Deus que me desse outra oportunidade. Quando fiz o gol, muitos anos de trabalho vieram à minha cabeça. Jogo bola desde os 5 anos. Quando olho para trás, vejo as dificuldades que já passei na vida”, lembrou.

Se Paulo Sérgio saiu de campo sorrindo de orelha a orelha, Leonardo não teve a mesma sorte. Escalado como titular na vaga de Souza, que machucara a coxa sábado, Leonardo não escondeu o aborrecimento ao ser substituído por Paulo Sérgio.

Saiu de campo lentamente, quando o Flamengo ainda perdia por 2 a 1. “Fiquei aborrecido, sim, mas já passou. É que não estava acostumado a ser substituído nos clubes por que passei...”, lamentou o atacante, que fez o primeiro gol do time, o de empate em 1 a 1, e ainda reclamou da velha dor no tornozelo esquerdo.

Ney aprova o sistema com três zagueiros

Rio - O Flamengo não encheu os olhos, mas causou boa impressão ao técnico Ney Franco. Ele não tem mais dúvida de que o esquema com três zagueiros — que chama de 3-5-2 — é o ideal para o time.

“Foi o nosso segundo jogo com essa formação. A tendência é a gente permanecer com esse esquema, mas, logicamente, com o intuito de melhorar cada vez mais”, afirmou o treinador.

Com quatro pontos em nove disputados, Ney Franco espera que o time consiga recuperar-se já na próxima rodada, jogando contra o Sport, em Recife.

“Felizmente, as outras equipes que estão à nossa frente não se distanciaram muito. Estamos no bolo. Temos que recuperar esses pontos perdidos já no próximo jogo, contra o Sport”, afirmou o treinador.

Enquanto o time folga, a diretoria espera acertar hoje os últimos detalhes da contratação do apoiador Dinélson, cujos direitos econômicos pertencem ao Corinthians, mas estava emprestado ao Paraná.

Gazeta Esportiva

Flamengo e Botafogo empatam pela quarta vez no ano\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No quarto clássico entre as duas equipes em 2007, Flamengo e Botafogo empataram pela quarta vez. Neste domingo, os dois times ficaram na igualdade de 2 a 2, em jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado , o Rubro-Negro soma quatro pontos na competição, três a menos do que o Alvinegro. Lucio Flavio e Dodô fizeram os gols botafoguenses, enquanto Leonardo e Paulo Sérgio balançaram as redes para os flamenguistas. A próxima partida do Flamengo é contra o Sport, fora de casa. Já o Botafogo enfrenta o Grêmio, no Rio.\ Assim como havia acontecido nos três primeiros clássicos do ano, Flamengo e Botafogo começaram a partida privilegiando o ataque. Desde os primeiros minutos, as equipes deixaram claro que iriam partir em busca da vitória. Atuando em um esquema com três atacantes, o Alvinegro dava um pouco mais de trabalho. E assim, a equipe de General Severiano balançou a rede primeiro. Aos 17 minutos, Lucio Flavio cobrou falta com perfeição e não deu chance para o goleiro Bruno. Botafogo 1 a 0.\

Em desvantagem no placar, o Flamengo encontrava enormes dificuldades para pressionar, mas mesmo assim o time conseguiu chegar ao empate ainda no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Juan foi lançado e cruzou para Leonardo, até então sumido no jogo. Mesmo desajeitado, o atacante desviou de cabeça e a bola ainda tocou na trave antes de entrar, apesar do esforço do goleiro Júlio César em tirar a bola de dentro do gol.

O Rubro-Negro teve pouco tempo para festejar. Aos 44 minutos, Joílson cruzou da direita e o artilheiro Dodô pegou forte na bola para recolocar o Botafogo em vantagem no Maracanã antes do intervalo.

Sem o volante Paulinho, machucado, o Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Léo Lima. Do lado do Botafogo, o técnico Cuca pedia para seu time não oferecer espaço para contra-ataques do adversário. E nos primeiros 20 minutos, apesar do maior tempo com a posse de bola, o Rubro-Negro pouco incomodou o Alvinegro.

Na primeira grande chance do Flamengo no segundo tempo, os zagueiros Renato Silva e Asprilla bateram cabeça, mas o atacante Paulo Sérgio desperdiçou ao chutar por cima do gol, na saída do goleiro Júlio César.

Até então pouco efetivo no ataque na etapa final, o Botafogo esteve muito perto de marcar seu terceiro gol aos 31, mas Bruno fez grande defesa para evitar que a cabeçada de André Lima entrasse. No contra-ataque, porém, o Flamengo chegaria ao novo empate. Ronaldo Angelim avançou pela esquerda e centrou para a conclusão certeira de Paulo Sérgio.

O Botafogo ainda tentou ficar em vantagem novamente e teve boas chances em finalizações de Zé Roberto e Jorga Henrique, mas o placar não saiu do 2 a 2. Com o resultado, o Flamengo segue sem vencer um clássico em 2007, enquanto o Botafogo permanece sem bater o rival desde 2004.

Para Ney Franco, Flamengo tem que achar equilíbrio

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Ney Franco afirmou em entrevista concedida após o empate com o Botafogo por 2 a 2, neste domingo no Maracanã, que sua equipe alternou bons e maus momentos na partida, e que ainda não achou um equilíbrio entre ataque e defesa com o novo esquema de três zagueiros, adotado nas duas últimas partidas.\ “Fizemos um bom primeiro tempo, mas caímos de produção no início do segundo. Temos que achar um equilíbrio para a equipe porque em alguns momentos fomos ao ataque de qualquer maneira e deixamos os zagueiros expostos”, opinou o treinador.\

O técnico considerou os resultados da rodada bons para o Flamengo , que chegou a quatro pontos. “Felizmente as equipes não se distanciaram muito, estamos no bolo e temos que nos recuperar nas próximas partidas”, concluiu.

PeléNet

Ney Franco minimiza atuações de Paulo Sérgio e Léo Lima\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ Na sua primeira partida após completar um ano no comando do Flamengo, o técnico Ney Franco - que foi homenageado com uma placa antes do clássico deste domingo, contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro - voltou a mostrar o equilíbrio característico nas entrevistas após os jogos.\

Após o empate por 2 a 2 com o rival, o treinador evitou exaltar o jovem atacante Paulo Sérgio, que marcou seu primeiro gol como profissional, e crucificar o meia Léo Lima, que irritou a torcida com uma atuação apagada.

"Vou olhar o Paulo Sérgio com os mesmos olhos, porque ele já me provou há muito tempo que tem qualidade. Continuo com a mesma visão. Além de fazer um gol, ele teve uma oportunidade. Confirmou nossa aposta", comentou o treinador.

Por outro lado, o meia Léo Lima errou passes que poderiam resultar em contra-ataques perigosos para o Flamengo. Apesar de outra apresentação sem brilho do jogador, Ney Franco procurou defender o atleta.

"Hoje [domingo] o Léo Lima errou dois passes que poderia colocar os colegas na cara o gol. Mas ele teve visão do lance nessas duas jogadas. Os erros ficaram marcados para a torcida, mas, do campo, vi a intenção dele. Foi uma jogada diferente. E ele necessita ritmo", afirmou o técnico.

Leonardo marca pelo Fla após quase dois meses fora\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ Com a lesão do atacante Souza, que sentiu uma fisgada em uma das coxas no último sábado, Leonardo voltou a disputar uma partida pelo Flamengo neste domingo, contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador estava há quase dois meses sem atuar por conta de uma lesão. E mesmo sem ritmo de jogo, ele marcou um gol ajudou o rubro-negro a arrancar o empate por 2 a 2 com o rival.\

Por sinal, o gol de Leonardo foi "chorado". Após cabeçada do atacante, o goleiro Júlio César tirou a bola de dentro do gol, mas a arbitragem confirmou o lance.

"A recuperação demorou um pouco, mas já estou melhor. Daqui a uma semana, estarei 100%. O gol foi chorado, mas o importante é que a bola entrou. Deu para ver nitidamente que o goleiro tirou a bola bem atrás da linha do gol", comentou Leonardo, contando que ainda sente dores.

"É porque jogo de costas e isso dificulta. Sempre vem uma pancada por trás. Ainda sinto um pouco de dor, mas já fiz exames que não acusaram lesão", revelou.

Leonardo não jogava desde o dia 1º de abril, quando sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante a partida contra o Friburguense, pelo Campeonato Estadual do Rio.

A lesão tirou Leonardo de atividade justamente quando ele ganharia a vaga de titular da equipe, contra o União Maracaibo-VEN, na Venezuela, pela Copa Libertadores. Por isso, agora que está recuperado, o jogador promete brigar para conquistar seu espaço no time principal.

"Tive uma seqüência de dois jogos [pelo time reserva] no Estadual e depois me machuquei. Mas isso é coisa do futebol mesmo. Vou treinar forte para tentar engrenar na equipe de vez. Se me acomodar com a reserva, tenho que arrumar minhas coisas e ir embora. Tenho que brigar pela vaga de titular", encerrou o atacante, contratado do Paraná neste ano.

Técnico do Fla festeja 'perseguição' aos líderes\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ Após o quarto empate do Flamengo com o Botafogo neste ano, o técnico Ney Franco comemorou o resultado. Segundo o treinador, o resultado permite à equipe manter-se na "perseguição" aos líderes da competição, mesmo estando cinco pontos atrás do primeiro colocado.\

"As equipes que estão na ponta não distanciaram muito. Foi uma rodada de muitos empates. O líder [Paraná] tem nove pontos, mas estamos no bolo", comentou Ney Franco.

Com o empate, o Flamengo foi a quatro pontos na tabela e ficou na décima posição. Como perdeu o primeiro jogo e venceu o segundo, o time também deixou de ganhar outros quatro. Apesar disso, o técnico insistiu que o empate deste domingo foi um bom resultado.

"É um aproveitamento de 50%. Fico feliz. Agora, cabe a nós recuperar os quatro pontos perdidos a partir do próximo jogo, contra o Sport", afirmou.

Aliás, apesar de elogiar o empate deste domingo, Ney Franco assegurou que o Flamengo não vai jogar por novas igualdades nos próximos dois jogos, contra Sport e Figueirense, por serem fora de casa.

"Agora é reunir o grupo mostrar importância de ganhar ponto fora de casa. Não podemos ir para Recife e Florianópolis buscando o empate. Vamos atrás de vitórias", encerrou.

Fla mantém três anos de invencibilidade contra o Botafogo\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ Além de evitar que o Botafogo chegasse à liderança do Campeonato Brasileiro, o Flamengo manteve, neste domingo, uma invencibilidade de mais de três anos sobre o adversário ao conseguir o placar de 2 a 2. A partida foi realizada no Maracanã.\

A última derrota rubro-negra para o rival aconteceu em março de 2004, por 1 a 0, com o famoso gol de letra de Alex Alves, pelo Campeonato Estadual do Rio. De lá para cá, as equipes se enfrentaram 13 vezes e o Flamengo não perdeu nenhuma.

Porém, o Flamengo ainda não conseguiu vencer o Botafogo neste ano. Neste domingo, houve o quarto empate seguido entre os rivais. O primeiro por 3 a 3 e os últimos três por 2 a 2, sendo que os dois anteriores ao deste noite foram pelas finais do Campeonato Estadual do Rio, cujo título foi conquistado pelo time rubro-negro nos pênaltis.

Curiosamente, em todos o Flamengo conseguiu correr atrás do empate. No primeiro, saiu na frente, permitiu a virada, mas buscou o placar. No segundo, começou perdendo por 2 a 0, mas conseguiu dois gols na etapa final. No terceiro, largou em vantagem, mas deixou o Botafogo passar à frente e novamente correu atrás do empate.

Confira abaixo a série invicta do Flamengo sobre o Botafogo\ 27/05/2007 - Flamengo 2 x 2 Botafogo - Brasileiro\ 06/05/2007 - Flamengo 2 x 2 Botafogo - Estadual\ 29/04/2007 - Botafogo 2 x 2 Flamengo - Estadual\ 11/02/2007 - Botafogo 3 x 3 Flamengo - Estadual\ 10/09/2006 - Flamengo 2 x 0 Botafogo - Brasileiro\ 07/05/2006 - Botafogo 0 x 1 Flamengo - Brasileiro\ 25/02/2006 - Flamengo 3 x 2 Botafogo - Estadual\ 18/11/2005 - Flamengo 1 x 0 Botafogo - Copa Record\ 06/11/2005 - Flamengo 3 x 1 Botafogo - Brasileiro\ 31/07/2005 - Botafogo 0 x 2 Flamengo - Brasileiro\ 06/03/2005 - Flamengo 2 x 2 Botafogo - Estadual\ 21/11/2004 - Botafogo 0 x 0 Flamengo - Brasileiro\ 28/07/2004 - Flamengo 0 x 0 Botafogo - Brasileiro\ 14/03/2004 - Botafogo 1 x 0 Flamengo - Estadual\

GloboEsporte

Bota e Fla empatam mais uma vez\ Rubro-negro sai duas vezes atrás no placar, mas tem força para se recuperar\ Thiago Lavinas\ O Botafogo jogou melhor e teve a chance, mas não conseguiu acabar com o tabu de 12 jogos sem vencer o Flamengo. Apesar de sair duas vezes na frente no clássico deste domingo, no Maracanã, o time permitiu o empate. Foi o quarto jogo do ano entre os dois times e o quarto empate. Os três últimos pelo mesmo placar: 2 a 2.\

Com o resultado, o Botafogo perdeu a chance de assumir a liderança do Brasileiro. O time caiu para quinto lugar com sete pontos. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Grêmio, no Maracanã. Já o Flamengo chega aos quatro pontos e está na 10º posição. No próximo domingo, dia 3 de junho, o clube encara o Sport, na Ilha do Retiro.

Dodô deixa sua marca\ O Botafogo começou melhor o clássico, com Zé Roberto caindo bem pelo lado direito de ataque. O meia fazia jogadas perigosas explorando a falha de marcação no setor. E o gol alvinegro nasceu por ali. O camisa 10 sofreu falta de Juan na entrada da área. Na cobrança, Lucio Flavio acertou o ângulo esquerdo do goleiro Bruno, que ainda se esticou, mas não alcançou a bola, e marcou 1 a 0!\

Mesmo com a vantagem, o Botafogo seguia com o domínio da partida. Desorganizado e sentindo a falta de Souza no ataque - foi vetado por causa de dores na coxa esquerda - o Flamengo não conseguia assustar o goleiro Júlio César. O jogo estava chato, sem grandes emoções. Foi quando Juan arriscou uma subida ao ataque e cruzou. Leonardo se enrolou com o zagueiro e tocou meio sem jeito de cabeça. A bola entrou devagar no canto direito de Júlio César, em um lance bastante confuso aos 40 minutos.

Mas a torcida rubro-negra nem teve tempo para comemorar. Pouco depois, o zagueiro Asprilla arrancou e lançou de trivela André Lima. O atacante cruzou e a bola sobrou para Dodô, que chutou da marca do pênalti sem chance para Bruno. Era o segundo gol alvinegro.

No segundo tempo, o voltou com Léo Lima no lugar de Paulinho, machucado. Mas o Flamengo, apesar de mais ofensivo, não melhorou. Ficava exposto aos contra-ataques. A primeira chance para empatar só apareceu aos 24 minutos, quando o zagueiro Renato Silva falhou e a bola sobrou livre na área. Paulo Sérgio chutou forte, mas por cima do gol.

O Botafogo teve a chance de ampliar com André Lima. O atacante cabeceou e o goleiro Bruno fez uma defesa difícil. Logo depois foi a vez Zé Roberto chutar rasteiro para fora. Foi quando em um contra-ataque puxado pelo zagueiro Ronaldo Angelim saiu o empate. Ele cruzou na área e Paulo Sérgio completou por debaixo das pernas do goleiro Júlio César: 2 a 2. Foi o primeiro gol do atacante como profissional.

E a torcida do Flamengo deixou o Maracanã gritando "é campeão" provocando os alvinegros...

"Estou muito feliz. É o meu primeiro gol como profissional e foi um gol muito importante para o Flamengo. É um momento que vai ficar marcado na minha memória."\ Paulo Sérgio, atacante rubro-negro\

Bolívia em guerra com o Flamengo\ Autoridades culpam clube carioca por proibição de jogos na altitude\ Eduardo Peixoto\ A decisão de Fifa de proibir jogos internacionai em altitudes superiores a 2.500 metros revoltou os bolivianos. E o principal alvo desta fúria é o Flamengo.\

De acordo com os dirigentes locais, a medida só foi adotada porque o clube brasileiro tem enorme prestígio e chorou após empatar por 2 a 2 com o Real Potosí, no dia 15 de fevereiro, a quase 4.000 metros de altura. No dia seguinte ao jogo, a diretoria afirmou que jamais voltaria a jogar em tais condições "desumanas". Posteriormente, dando prosseguimento à sua campanha, o Fla enviou um relatório médico à Fifa e conseguiu o apoio da CBF.

- Essa proibição é um atentado ao caráter universal da prática do futebol - reclama Jorge Pacheco, tesoureiro da Federação Boliviana de futebol ao site boliviano "Erbol".

No mesmo portal, há um editorial criticando a "covardia" do clube carioca (chamado erroneamente de Flamengo FC). "A eles não importa que as partidas ocorram a 40 graus de temperatura", diz um dos trechos da matéria. As autoridades bolivianas prometem recorrer da proibição.

- É um choque! Se isso for confirmado, será o início da destruição da Fifa - ameaça o representante da Agremiação de Futebolistas da Bolívia, o ex-jogador David Paniagua, ao site "Facetas Deportivas".

Ney Franco: 'Líderes não estão tão distantes'\ Treinador considera que o Flamengo está no bolo e fala em vitória contra o Sport\ Thiago Lavinas\

Ag. O Globo\ Ney Franco, técnico do Flamengo, considera o empate com o Botafogo justo\ O empate de 2 a 2 com o Botafogo deixou o Flamengo na 10º posição na classificação do Brasileiro. Apesar disso, o técnico Ney Franco considera que o início de campeonato do time pode ser considerável razoável.\

- É um aproveitamento médio, de uns 50% de aproveitamento. Não perdemos contato dos primeiros. Os líderes não estão distantes. Foi uma rodada de muitos empates e isso favoreceu. O líder (Paraná Clube) tem nove pontos, mas estamos ali no bolo.

Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro. O time espera ter, novamente, uma boa atuação fora de casa, como ocorreu contra o Goiás.

- Precisamos recuperar os pontos perdidos a partir do próximo jogo. É importante ganhar fora de casa. Não podemos ir pensando no empate. Vamos atrás de vitórias.

Flamengo mantém escrita contra o Botafogo\ Rubro-negro está há 13 partidas sem perder para o rival carioca\ Thiago Lavinas\

AGÊNCIA O GLOBO\ Renato Augusto tenta jogada pelo Flamengo contra o Botafogo\ Com o empate de 2 a 2 neste domingo, no Maracanã, o Flamengo manteve uma invencibilidade de três anos e dois meses com o Botafogo. São 13 jogos sem perder para o rival carioca. A última derrota para o Alvinegro ocorreu em março de 2004, por 1 a 0, gol de Alex Alves, pelo Campeonato Carioca.\

Só neste ano, os dois times se enfrentaram quatro vezes. E todos os jogos terminaram empatados. Os três últimos por 2 a 2. O técnico Ney Franco considerou justo o resultado deste domingo.

- O resultado foi justo pelo o que os dois times apresentaram. O Flamengo melhorou no segundo tempo. Pela terceira vez saímos atrás no placar contra o Botafogo. Isso mostra que a nossa equipe tem personalidade e força para correr atrás do resultado.

As duas equipes marcaram 18 gols nos quatro jogos, uma média de 4,5 gols por jogo. Defesas frágeis? Para o treinador rubro-negro, não.

- Duas equipes que jogam para frente. Quem acompanhou os quatro jogos viu que foram jogos abertos.

Apesar de não ter vencido o Botafogo nesta temporada, o Flamengo foi campeonato Carioca em cima do rival. Após o empate nos dois jogos da decisão, o Rubro-negro venceu a decisão por pênaltis.

Paulo Sérgio vibra com o gol de empate\ Atacante de 17 anos faz o primeiro gol como profissional pelo Flamengo\ Thiago Lavinas\

Paulo Sérgio tem apenas 17 anos e foi o herói do Flamengo no empate de 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã. O atacante entrou aos oito minutos do segundo tempo e marcou o gol que evitou a derrota rubro-negra em um bonito toque dentro da área. A bola passou entre as pernas do goleiro Júlio César.\ Após a partida, o atacante comemorou bastante o gol, o primeiro com a camisa profissional do Flamengo.\

- Estou muito feliz com esse gol, que foi importante para o time. É um momento que vai ficar marcado na memória. É bom ajudar o Flamengo.

Paulo Sérgio Luiz de Souza nasceu no dia 11/06/1989, no Rio de Janeiro (RJ). Tem 1,81m e 70,5kg. Formado nas divisões de base, estreou no dia 01/04/2007, na vitória de 2 a 1 sobre o Friburguense. O atacante fez o quinto jogo como profissional do Flamengo.

- Estou cansado. O campo do Maracanã é muito grande - completou o atacante, tendo dificuldades para falar.

Após três rodadas, o Flamengo está em décimo lugar na classificação do Brasileirão com quatro pontos. O time perdeu para o Palmeiras na estréia, venceu o Goiás e, agora, empata com o Botafogo.

Ney Franco é homenageado pelo Flamengo\ Técnico recebe uma placa de prata por completar um ano no comando do clube\ Thiago Lavinas\ Ney Franco recebeu uma placa comemorativa da diretoria do Flamengo neste domingo antes do clássico contra o Botafogo, no Maracanã. A homenagem ocorreu após o treinador completar um ano no comando do Rubro-negro no último dia 23 de maio.\

- É um orgulho. Fico feliz por estar dirigindo a nação rubro-negra e espero ficar aqui ainda mais tempo. Aos poucos vou conseguindo firmar o meu nome no cenário dos treinadores. E com isso a minha responsabilidade só aumenta - diz Ney Franco.

Era Ney Franco\ Jogos: 65\ Vitórias: 32\ Empates: 13\ Derrotas: 20\ Aproveitamento: 56,25%\ Títulos: Copa do Brasil, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca\ A marca pode ser considerada expressiva, não apenas pelos padrões brasileiros, mas também pelo fato de o Flamengo viver um período de troca-troca de treinadores antes da chegada de Ney Franco. O último técnico que ficou por mais de uma temporada no clube tinha sido Zagallo, que comandou o clube no tricampeonato estadual, em 2001.\

Ney Franco tem um aproveitamento de 56,25% no comando do Flamengo. Em 65 partidas, foram 32 vitórias, 13 empates e 20 derrotas. Neste período, ele conquistou a Copa do Brasil, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca.

Lance

Fla e Bota empatam mais uma vez: 2 a 2\ No quarto clássico do ano, mais uma vez ninguém saiu com a vitória\ Rodrigo Mandarini\

Depois de três clássicos emocionantes nesta temporada, Flamengo e Botafogo jogaram neste domingo, pela terceira rodada do Brasileiro, em um Maracanã praticamente vazio. Assim como nas três primeiras partidas, os times proporcionaram aos poucos torcedores presentes no estádio um jogo movimentado. Assim como nos jogos anteriores, não houve vencedor. E, em mais uma coincidência, o placar foi 2 a 2, pela terceira vez seguida.

Logo aos 17 minutos, Zé Roberto foi derrubado por Thiago na entrada da área. Como tem sido rotina nesta temporada, falta por ali é perigo para os adversários do Botafogo. Na cobrança, Zé Roberto ajeitou e Lucio Flavio mandou no ângulo de Bruno, que ainda foi na bola, mas não impediu que o Fogão abrisse o placar.

O jogo continuou movimentado, com os dois times perdendo boas chances. Mais técnico, o Botafogo esteve mais perto de ampliar do que o Flamengo de empatar a partida. Mas, assim como nos outros encontros entres os times, o Alvinegro não soube matar o adversário.

Melhor para o Flamengo, que, os 40 minutos, empatou o jogo: Juan cruzou, Leonardo cabeceou, a bola tocou na trave e ultrapassou, por muito pouco, a linha do gol. Reclamações dos botafoguenses, como tem acontecido nas últimas partidas, mas gol confirmado pelo árbitro Héber Roberto Lopes.

Nem deu tempo de os rubro-negros comemorarem: aos 44 minutos, Asprila avançou, tocou para André Lima, que cruzou para a área. Como também tem acontecido rotineiramente nos clássicos contra o Flamengo, Dodô escorou e marcou um belo gol. Foi o quarto do artilheiro contra o rival em quatro jogos neste ano. E isto aconteceu apenas no primeiro tempo.

Na segunda etapa, com Léo Lima no lugar de Paulinho, o Flamengo deu a impressão que partiria para cima do Botafogo. Porém, ficou só na impressão mesmo. Léo mais uma vez não correspondeu à chance que recebeu de Ney Franco e irritou os rubro-negros. O treinador sacou também Leonardo, outro inoperante em campo, e colocou o jovem Paulo Sérgio.

O Botafogo poderia ter ampliado aos 31 minutos. André Lima cabeceou, mas Bruno fez defesa espetacular, mostrando que a torcida tem razão em temer perdê-lo para o futebol europeu.

Como quem não faz, leva. O Fogão deu razão ao ditado e sofreu o gol de empate aos 32 minutos: Ronaldo Angelim cruzou da esquerda e Paulo Sérgio, que havia perdido gol feito minutos antes, se antecipou e tocou para a rede para empatar: 2 a 2.

No jogo das coincidências, dos dois times comandados por treinadores que completaram um ano no comando das equipes nesta semana, o placar não poderia ter sido outro. Mais uma vez, o terceiro seguido empate por 2 a 2. A dúvida de quem é melhor, se o campeão estadual ou o time que joga o futebol mais vistoso da cidade permanece. Que venha o clássico do segundo turno.

Na próxima rodada, o Flamengo, que chegou aos quatro pontos, enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro. O Botafogo, que soma sete pontos, recebe o Grêmio, no sábado, no Maracanã.

Paulo Sérgio vibra com primeiro gol na carreira\ Jovem do Flamengo ainda está tentando se adaptar aos profissionais\ Rodrigo Mandarini\

O atacante Paulo Sérgio comemorou o primeiro gol com a camisa do Flamengo e não pensou que isso fosse acontecer tão cedo na carreira. Ele foi o autor do gol de empate em 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã.

- Eu nem estou preparado para isso tudo. Tudo está acontecendo muito rápido. Tive a primeira chance, perdi e pedi a Deus mais uma chance. Ele me deu e consegui empatar - contou o jogador

Principal nome das divisões de base do Fla, o jovem, de apenas 17 anos, diz que ainda pode render mais:

- A torcida pode esperar muito de mim. Ainda não fui o Paulo Sérgio que todos esperam, mas isso vai acontecer em breve - promete Paulo Sérgio, que viveu grande emoção quando marcou o seu gol:

- Na minha mente veio todo o trabalho e luta para chegar até aqui. Passei por muitas dificuldades, mas agradeço a Deus que hoje estou vencendo - disse o jogador ,que deixou o vestiário as pressas, pois sua mãe, Maria Aparecida, passou mal no estádio depois que o filho marcou o gol.

Técnico do Flamengo elogia Paulo Sérgio\ Ney Franco diz que confia muito no jovem atacante rubro-negro\ LANCEPRESS!\

Autor do gol de empate do Flamengo no clássico deste domingo, contra o Botafogo, que terminou em 2 a 2, Paulo Sérgio foi muito elogiado pelo técnico Ney Franco na entrevista coletiva. Apesar de ter perdido duas boas chances, o jovem de 17 anos vem enchendo os olhos do treinador.

- Ele já me provou que tem qualidades. O Paulo Sérgio vem fazendo bons treinos. Além de ter feito gols, ele teve oportunidades e confirmou àquela nossa idéia de sempre revelar bons jogadores para o Flamengo - ressaltou Ney Franco.

Leonardo vibra com nova chance no Flamengo\ Atacante fez o primeiro gol do time no empate com o Botafogo\ Rodrigo Mandarini\

Vetado para a partida contra o Botafogo, Souza foi substituído por Leonardo e o segundo não dececpcionou. Ele teve boa movimentação e fez o primeiro gol do Flamengo no empate com o rival em 2 a 2. Recuperado de uma grave lesão no tornozelo esquerdo, ele comemorou a volta à equipe.

- Graças a Deus estou melhor. Em uma semana estarei 100%. Ainda sinto um pouco de dor, principalmente porque eu jogo de costas. Mas em um ou dois jogos estarei melhor - disse Leonardo, garantindo que no seu gol a bola entrou:

- O gol foi chorado, mas ainda bem que entrou. Tive a certeza que a bola entrou mesmo. Estava muito perto do lance - confirmou.

Jejum do Botafogo contra o Flamengo persiste\ Alvinegro não vence maior rival desde 2004, pelo Estadual\ LANCEPRESS!\

Após o terceiro empate seguido em 2 a 2 entre Botafogo e Flamengo, neste domingo, um incômodo tabu para os alvinegros persiste. Desde 2004 (ou 11 jogos) a torcida do Glorioso não comemora uma vitória sobre seu maior rival. A última foi no Campeonato Carioca daquele ano, por 1 a 0, com gol de letra de Alex Alves.

Além desse jejum, o Botafogo continua sem vencer o Flamengo em Campeonatos Brasileiros desde 2000. Naquele ano, o alvinegro venceu por 3 a 1, com gols de Dênis, Donizete e Sandro - Petkovic descontou. O empate deste domingo foi o quarto em quatro jogos na temporada de 2007.

Renato Augusto exalta espírito de luta\ Apoiador do Fla diz que time cometeu alguns vacilos\ LANCEPRESS!\

O apoiador Renato Augusto, do Flamengo, disse após o empate em 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, que o Rubro-Negro pecou em alguns lances da partida, principalmente nos dois gols do adversário. Mesmo assim, ele gostou do resultado

- Demos alguns moles. Nós tomamos gols bobos, mas valeu o espírito de luta e o empate que conquistamos - destacou o jogador.

A próxima partida do Flamengo no Campeonato Brasileiro será no domingo que vem, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife.