Notícias

Clipp 30/abril

Noticiário do Flamengo na midiaHOJE TEM LIBERTADORES ÀS 19.45H NO SPORTV E DECISÃO DE BASQUETE ÀS 23 HORAS NA ESPN BRASIL

Por - em

O GLOBO

Obstáculos fora de hora

Viagem de 12h, trânsito caótico e até extravio de mala... Fla enfrenta desafios antes do América

Legenda da foto: JOGADORES DO Flamengo, com Souza à frente, fazem musculação na sala de ginástica do hotel, na Cidade do México. A chuva impediu o time de treinar no Estádio Azteca

Carlos Eduardo Mansur

Num cenário intimamente ligado à história do futebol brasileiro, o Estádio Azteca, na Cidade do México, o Flamengo inicia hoje, às 19h45m (horário de Brasília), o duelo com o América, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. E trazer para o Brasil um bom resultado se transformou num exercício de superação de problemas. O desgaste é tamanho que o técnico Joel Santana admite poupar boa parte do sistema defensivo hoje.

Após o primeiro jogo das finais do Estadual, contra o Botafogo, o time enfrentou quase 12 horas entre vôos e esperas em aeroportos para chegar ao México. Na chegada, o motorista do ônibus se perdeu no caótico transito da capital mexicana: foram duas horas e meia até hotel.

Mais tarde, a chuva também resolveu atrapalhar. Caiu justamente na hora do treino, que seria leve, mas serviria de reconhecimento do Azteca. Os responsáveis pelo estádio vetaram qualquer atividade e a comissão técnica rubro-negra, que escolheria outro campo, optou por uma atividade na academia do hotel.

Problemas podem forçar mudanças

Hoje, Joel decidirá que time irá a campo. O desgaste da viagem em meio às finais do Estadual pode mudar a formação. Os laterais Leonardo Moura e Juan, os zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim e o meia Toró são os que mais preocupam.

- É hora do equilíbrio para fazer um bom jogo aqui e na final do Estadual - disse Joel que, para completar o quadro, não pôde observar o América porque sua mala, que tinha DVD's de jogos do América, foi extraviada e parou em Buenos Aires. - Temos que superar tudo. Quem se consagra, muitas vezes, não é quem brilha em jogo de três pontos. É quem vai bem em decisão - disse Souza, que admitiu sentir falta dos gols, que não fez nos seus últimos cinco jogos.

Joel pode pôr Luizinho na lateral e Tiago Sales na zaga.

- Eles têm um atacante que, embora gordinho, faz muitos gols (Cabañas). Além de uma defesa alta - afirmou Joel.

Na chegada à Cidade do México, o que se vê é uma nuvem de poluição. A qualidade do ar é uma das piores do mundo. Assim como em Cuzco, onde venceu o Cienciano, o clube decidiu dar as mãos à ciência. Embora a capital mexicana esteja a 2.235m de altitude, bem menos do que os 3.600m de Cuzco, o médico Serafim Borges alerta que a poluição potencializa os sintomas da altitude. Ou seja, o atleta se sente numa cidade mais alta:

- O nível de monóxido de carbono no ar é muito alto. Ele cria uma competição com o oxigênio para ser absorvido pelo organismo.

Ele diz que, a 2.235m, a perda de desempenho do atleta é, em média, de 15%. A queda pode se acentuar com a poluição. No vestiário, os jogadores terão oxigênio à disposição. Eles terão a concentração de oxigênio na hemoglobina monitorada, assim como a pressão arterial e a freqüência cardíaca.

Para amenizar, o Azteca é um cenário de felizes histórias para o futebol brasileiro. A face mais famosa é a Copa de 1970. Mas há um capítulo desconhecido no Brasil, escrito por um baiano que hoje tem 68 anos e trabalha como contador na Cidade do México. Em 29 de maio de 1966, Arlindo dos Santos, então meia do América, marcou no empate em 2 a 2 com o Torino, da Itália, o primeiro gol da história do Azteca.

Vascaíno, Arlindo teve no Botafogo sua primeira chance no futebol. Bicampeão carioca em 1962, chegou ao América em 1965, indicado por Didi, que era o alvo dos mexicanos, mas já recebera outras propostas.

- Numa excursão do Botafogo ao Peru, foram ver o Didi. Ele não pôde ir e me indicou. Sempre fui substituto dele. Na véspera do jogo com o Torino, pedi a Deus para continuar sendo. Didi tinha feito o primeiro gol do Maracanã. Perguntei se Deus não me daria a chance de inaugurar o gol do Azteca - lembra Arlindo. - Foi um chutaço. De uns 40 metros. Diziam por aqui que, com Arlindo e Pelé, o Brasil já era tricampeão. Mas a Copa de 70 eu vi mesmo foi lá do Brasil.

Há 23 anos, vive no México. Hoje, ele será um brasileiro torcendo contra o Flamengo:

- Joguei cinco anos aqui, era vascaíno e comecei no Botafogo. Ou seja, é tudo contra o Flamengo. Mas gosto do Joel. Fiz curso de treinador com ele.

América: Ochoa, Rodriguez, Sebá e Cervantes; Castro, Nuñez, Villa, Mosqueda e Rojas; Cabañas e Esqueda. Flamengo: Bruno, Leonardo Moura (Luizinho), Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Tiago Sales) e Juan; Cristian, Ibson, Kleberson e Toró; Marcinho e Souza. Juiz: Juan Carlos Chandia (Chile).\ TRANSMISSÃO: Sportv e Rádios Globo e CBN\

Goleiro Ochoa é uma muralha a ser vencida

MEDELLÍN. Os muros que cercam o centro de treinamento do América, do México, são uma demonstração clara do que representa Guillermo Ochoa para o clube. Grande obstáculo que o Flamengo terá pela frente hoje à noite, o jovem goleiro de 22 anos é o destinatário de mensagens escritas nas paredes e nos portões do CT. Inscrições como "Ochoa, te amo" ou "Ochoa, você é o maior".

São 12 anos de clube e profunda identificação. A boa aparência o faz querido, também, pelas adolescentes. Quando Ochoa se aproxima, o que se vê é um jovem que transita entre momentos de timidez e outros de personalidade para se colocar entre os grandes de sua posição. Hoje, Ochoa é a principal esperança de um time em crise, último colocado no campeonato nacional.

- Trabalho para ser um dos melhores e acho que estou entre eles, sim. Mas nada foi fácil - diz o goleiro, que dá o tom do que significa o jogo de hoje. - Jogamos tudo na Libertadores.

Ochoa chegou com dez anos ao América. Após passar pelas divisões de base, foi pinçado aos 18 pelo técnico holandês Leo Bennhaker. Hoje, virou ídolo de torcedores e torcedoras.

Vendo os jogos do Flamengo na Libertadores, Ochoa conheceu o time e o goleiro Bruno.

- O Flamengo tem defesa sólida, ótimos laterais e um atacante alto e forte - disse, referindo-se a Souza. - Vi que o Bruno gosta de bater faltas. Meu estilo é outro. Prefiro ficar sob a trave, evitando gols dos adversários.

Bruno elogia o rival:

- É um grande goleiro. Quem sabe não faço gol nele aqui no Azteca?

Ochoa rompeu, no América, a tradição de goleiros estrangeiros. Disse estar surpreso ao saber que já tem certa fama no Brasil e sonha com o exterior.

- Gostaria de jogar na Europa: Itália, Inglaterra, Espanha. Ou até no Brasil. O São Paulo é um grande clube, mas Santos e Flamengo também são belas equipes. (C.E.M.)

Unidos pela conquista da Liga

Atletas, dirigentes e funcionários do Fla gravam apoio ao basquete para a final

Legenda da foto: O RUBRO-NEGRO MARCELINHO afirma: "É a chance de fazer história com a camisa do Flamengo"

Claudio Nogueira

Horas antes de entrar em quadra para buscar o título de basquete mais importante de sua história, a equipe do Flamengo receberá, na preleção, um incentivo inesquecível: um DVD de 15 minutos, no qual todos os setores do clube, do presidente aos funcionários, falam palavras de apoio para a final da Liga Sul-Americana, hoje, contra o Regatas Corrientes, às 23h de Brasília, em Corrientes, na Argentina.

- O melhor título para o DVD seria "Um por todos e todos por um", porque o clube está unido em torno deles e do título - afirmou, por telefone, de Buenos Aires, a vice de Esportes Olímpicos, Patrícia Amorim.

Para o técnico, um grupo escolhido a dedo

Flamengo e Corrientes estão empatados em 2 a 2 na série final. A última partida será no ginásio do time argentino, porque este fez a melhor campanha na Liga. Abriu 2 a 0 em casa, no Ginásio José Jorge Conte, mas o Flamengo lotou o Maracanãzinho e fez 2 a 2. Nas semifinais e finais, Patrícia tem apresentado ao grupo vídeos motivacionais. Hoje, antes da mensagem gravada na Gávea, ela apresentará trechos do filme "À procura da felicidade".

- Ouvimos Márcio Braga, Diego Hypólito, jogadores de futebol, como Obina, Bruno e até o Max Biancucci, que é argentino, o técnico Joel Santana, a nadadora Mariana Brochado, garotos da escolinha de basquete, do nado sincronizado, funcionários. Será uma surpresa. Nem a comissão técnica sabe o que eu e a Cristina Calou (diretora geral do departamento) preparamos! - contou Patrícia.

O ginasta Diego Hypólito falou de concentração e de objetivos, ressaltando o quanto a conquista da Liga seria importante.

- Os jogadores de futebol falaram que também estão numa decisão e que acompanham o basquete. O Bruno falou em concentração, o Juan em não perder a cabeça, e o Joel Santana disse: 'Vamos ganhar dos argentinos na casa deles!' - acrescentou Patrícia.

Além disso, cerca de 80 torcedores viajaram para Corrientes, de ônibus. O Flamengo passou a segunda-feira em Buenos Aires, onde treinou no Boca Juniors, antes de seguir, ontem à noite, para Corrientes. O discurso de união de Patrícia é igual ao do treinador Paulo Chupeta:

- Este grupo foi escolhido a dedo. Além da qualidade técnica, levamos em conta o caráter. À exceção do cubano Amiel, todos jogaram juntos na base ou noutros clubes. Nosso segredo é a amizade, é o amor fraterno. O jogador no banco não tem raiva do titular. Nosso relacionamento é como um casamento, e que Deus nos reserve um presente.

Para o técnico, este é o melhor grupo com o qual já trabalhou.

- Os jogadores querem ganhar o título, e esta é a Libertadores do basquete, que ainda não temos - enfatizou o técnico, informando que Fred, lesionado, não joga, mas viajou.

Ex-jogador nos anos 70 e 80, especialista em bolas de três pontos, Chupeta é técnico do adulto há três anos e tricampeão estadual. Está cotado para dirigir a seleção brasileira no Sul-Americano. No Nacional, o time já garantiu o primeiro lugar na fase classificatória.

- O grupo sabe o que fazer. Vamos irritá-los, administrando o jogo até o terceiro quarto. Vamos passar bem a bola sem nos precipitar. Vamos fazer defesa forte, contra-atacar e irritá-los, para que a torcida se volte contra eles. Meus pivôs são melhores, e vamos tirar proveito disso - disse ele.

Hoje, o ala Amiel começa jogando, ao lado de Hélio, Marcelinho, Alírio e Coloneze.

- Estamos muito concentrados em fazer o Flamengo campeão. A quadra dará a última palavra - afirmou Amiel. - Tudo o que temos feito é jogar unidos, praticar o jogo coletivo. Todo jogador gosta de uma torcida como a do Flamengo, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Estou muito feliz no clube.

O astro Marcelinho falou em história.

- Estamos prontos para tudo. Sonhávamos com este momento, lutamos para chegar à decisão e queremos muito o título. A final está aí. É a chance de fazer história com a camisa do Flamengo, e final se joga com o coração - disse ele, rubro-negro desde a infância.

TRANSMISSÃO: ESPN Brasil

Corrientes respira decisão

Torcida local deverá lotar ginásio em busca de título inédito

Com cerca de 260 mil habitantes, Corrientes, capital da província argentina do mesmo nome, vai parar para incentivar o Regatas Corrientes à conquista da Liga Sul-Americana de Basquete. Assim como o Flamengo, o time foi convidado, porque o Peñarol de Mar del Plata (ARG) desistiu. Antes de perder duas partidas da série final para o Flamengo, a equipe estava invicta.

Astro do Corrientes, o armador Montecchia, campeão olímpico pela Argentina em Atenas-2004, pediu apoio à torcida.

- Vai ser uma batalha. Teremos o apoio do povo de Corrientes para fazer pressão, assim como nos fizeram sentir (no Rio). Que possamos conseguir o título para festejá-lo com todos - disse ele ao site da LNB, a Liga Nacional (argentina) de Basquete.

Para ele, no quarto jogo, em que o Flamengo venceu por 86 a 79, fizeram diferença a precipitação do time e as bolas de três do adversário brasileiro.

Com as cores azul e branca, o clube argentino foi fundado a 27 de setembro de 1923. Corrientes fica próxima ao Rio Paraná e mais perto de Assunção do que de Buenos Aires. Assim como o Flamengo, o Corrientes é originariamente um clube de remo. Porém, não se dedica ao futebol. É a primeira vez que seu basquete joga um torneio de tal nível. No último fim de semana, foi eliminado dos playoffs da LNB, ao perder para o Quimsa, nas quartas-de-final. Hoje, o ginásio José Jorge Conte estará lotado por cinco mil pessoas junto à quadra. Os ingressos estão esgotados.

- Com a torcida ao lado da quadra, nossa equipe será forte. É preciso fazer toda a pressão, para que eles se sintam intimidados - disse Montecchia.

Ancelmo Gois

Vulcabrás no Fla

A Vulcabrás pode substituir a Nike como fornecedora de material esportivo do Flamengo.

O dono da empresa, Pedro Grendene, ligou para Marcio Braga e avisou: "A Nike pode ganhar da gente nos EUA, e a Adidas, na Europa. Mas aqui, não."\ É. Pode ser.\

Fernando Calazans

Passando o bastão

Em boa hora, o técnico Joel Santana, de acordo com a diretoria do Flamengo, resolveu escalar o time principal no jogo de hoje da Copa Libertadores, contra o América do México. Por um instante, Joel chegou a pensar em escalar um time misto, mas deve ter percebido que a medida não teria boa repercussão. Para ele, Joel, é claro que o título do Estadual do Rio é mais importante.

Natural. Joel quer deixar o clube - o que fará no dia seguinte ao último jogo - com o título debaixo do braço, até para levá-lo à Africa do Sul, onde já o chamaram, injustamente, de Mr. Nobody.

Mas Joel não pode dar a impressão de que está pouco ligando para a Libertadores, só porque não será mais o técnico do clube na competição. Sim, o jogo de hoje é o último de Joel, no Flamengo, pela Libertadores. Um resultado ruim não deixaria Joel em má situação, mas sim o seu sucessor, o técnico que assumir o seu lugar. E, também, é claro, o Flamengo. Joel tem o dever de entregar o bastão, quer dizer, o time, em boa situação, com o melhor resultado possível. Por isso, é necessário utilizar a melhor escalação do Flamengo. Até por bom senso.

Um bom resultado, hoje à noite, não é tarefa tão difícil assim. O América do México atravessa uma das piores fases de sua história, com uma campanha pífia no seu campeonato caseiro. É o último colocado, depois de 12 partidas sem vitória.

Será que logo o Flamengo, o Flamengo de Joel, com seu time titular, será o veículo, digamos, de uma reabilitação do América?

Não creio. Desde que o Flamengo jogue um futebol razoável, não creio que se deixe derrotar.

E, se tiver um bom resultado, Joel Santana poderá se sentir orgulhoso ao passar o bastão para o seu sucessor na Libertadores.

JORNAL DOS SPORTS

Toró garante: time aprendeu a lição

Arquivo JS

Toró tem esperanças de ter um bom relacionamento com o treinador que assumir no lugar de Joel

A lição de Cusco, quando o Flamengo derrotou o Cienciano por 3 a 0 na altitude de 3.360 m da cidade peruana, mas depois não teve forças para fazer um bom jogo contra o Botafogo na semifinal da Taça Rio, parece ter sido  aprendida pelos jogadores. Uma prova é o discurso de Toró.

"Chegamos desgastados daquela vez. Mas isso já passou. Estávamos esperando por esse período de decisões há muito tempo e teremos de suar sangue nos dois jogos. Depois, teremos tempo para nos recuperarmos. Não podemos perder para o América para não chegarmos desmotivados contra o Botafogo", avisou Toró.

Um dos jogadores que mais cresceram desde a chegada de Joel Santana, o apoiador está procurando curtir intensamente os últimos momentos com o paizão:

"Vou ficar órfão, mas tenho certeza de que o Joel ficará torcendo por nós. Espero dar continuidade a esse bom trabalho, que estou fazendo, com o novo treinador.”

Treino no hotel

As fortes chuvas que caíram no horário do treino no Estádio Azteca fez com que os jogadores do Flamengo ficassem no hotel. Eles fizeram apenas musculação na academia do Hotel Royal Pedregal, onde estão hospedados.

Caio Jr. ganha força na lista de técnicos no Fla

Com menos de uma semana para a despedida oficial de Joel Santana, alguns nomes já começam a ganhar força  no Flamengo. Antes tidos como prioridades por seus currículos vencedores, Abel Braga, Muricy Ramalho e Paulo Autuori, por ainda terem compromissos com Internacional, São Paulo e Al Rayyan, do Qatar, respectivamente, teriam rejeita o convite.

Com isso, o vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, partiu à procura de outros treinadores. O que mais o agrada, segundo algumas fontes na Gávea, é o nome de Caio Júnior, atualmente comandando o Goiás. Ele, inclusive, teria sido contatado pelo dirigente na última sexta-feira. Ontem, através de sua assessoria, o técnico se contradisse em alguns momentos.

"Tenho duas decisões essa semana, contra o Corinthians (hoje) e o Itumbiara (domingo). Por isso, não quero entrar em detalhes nesse momento. Fico lisonjeado com o possível interesse do Flamengo, mas não fui contatado. Estou focado nesses dois jogos", afirmou.

Sem medo

Outro possível candidato à vaga, Tite, atualmente desempregado, também disse não ter sido procurado diretamente por pessoas ligadas ao Flamengo e desmentiu que tivesse problemas para trabalhar no Rio. em razão da violência, como foi especulado quando teve propostas do Botafogo e do próprio Flamengo, em 2006. Dorival Júnior, do Coritiba, corre por fora.

Em busca do fôlego e do sucesso

Flamengo faz o primeiro jogo pelas oitavas-de-final da Libertadores contra o América do México

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Arquivo/JS

Kleberson e Marcinho estão confirmados contra o América

Há quase 38 anos, a Seleção Brasileira chegou ao México desacreditada, mas com um bom futebol e com 90 milhões de torcedores em ação encantou o mundo. Comandado por Zagallo, o grupo foi derrubando todos os adversários, até chegar à final, no Estádio Azteca, golear a Itália e se sagrar tricampeã mundial.

Hoje, chegou a vez de o Flamengo entrar no mesmo estádio e provar que, mesmo à distância, os aproximadamente 35 milhões de corações rubro-negros podem bater juntos com os 11 jogadores da equipe de Joel Santana e ajudá-los a sair de campo com um bom resultado contra o América, pela primeira partida da segunda fase da Copa Libertadores.

A partida começa às 19h50m e, para o Flamengo, voltar do México com pelo menos um empate já seria suficiente para continuar sonhando com o segundo título da competição.

O lateral-esquerdo Juan, que recentemente foi observado por um olheiro da CBF a pedido do técnico Dunga, disse que, assim como em 1970, chegou a hora de o Flamengo marcar mais uma vez sua história no futebol mundial.

"É uma boa lembrança, mas aquela Seleção já fez a história dela. Chegou a hora de nós fazermos a nossa", disse Juan.

Ao contrário do que vem sendo divulgado, o América tem uma grande equipe e apesar de viver um péssimo momento no Campeonato Mexicano, venceu todas as partidas que disputou em casa na Libertadores deste ano. Além da força de sua torcida, que quando empolgada lota os quase 115 mil lugares do Estádio Azteca, o time conta com a segurança do goleiro Ochoa e os gols do atacante Cabañas.

Os jogadores do Flamengo estão ciente das dificuldades que vão encontrar e por isso sabem que precisam prestar atenção para anular os pontos fortes dos mexicanos.

"O América sempre foi forte jogando em casa, a pressão lá é forte. O time deles tem tradição de jogar com muita correria e isso pode nos complicar por causa da altitude. Temos de nos dedicarmos totalmente e levarmos para casa um bom resultado", completou Juan.

Joel deve poupar jogadores do setor defensivo contra América-MEX

Arquivo/JS

Leo Moura é um dos mais cansados do Fla e pode ser poupado nesta quarta

Após ter o único treino no estádio Azteca antes de enfrentar o América-MEX cancelado devido ao forte temporal que cai na Cidade do México nesta terça-feira, o técnico Joel Santana recebeu uma informação importante de seu departamento médico. De acordo com o preparador físico Ronaldo Torres, quatro jogadores demonstraram um desgaste maior na atividade feita no hotel onde a delegação rubro-negra está hospedada. Os dois laterais, Leo Moura e Juan, e os dois zagueiros, Ronaldo Angelim e Fabio Luciano foram os que sentiram mais o cansaço acumulado pela viagem e pela primeira partida da decisão do Carioca, contra o Botafogo, no último domingo.

Desta maneira, Joel Santana deverá mesmo poupar alguns atletas do confronto desta quarta-feira, às 19h45 contra os mexicanos, válido pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores. Pelo menos dois dos jogadores do setor defensivo do Flamengo podem ser poupados visando a finalíssima do próximo domingo, contra o mesmo Botafogo.

Paulo Sérgio comemora convocação para Seleção Sub-19

O atacante do Flamengo, Paulo Sérgio, vibrou ao saber que foi convocado pelo técnico da Seleção Brasileira Sub-19, Rogério Lourenço, para disputar dois amistosos no Canadá, nos dias 24 e 31 de maio, contra o Wisla Krakow e a Seleção Sub-20 do Canadá, respectivamente.

Artilheiro do Campeonato Carioca de Juniores com 17 gols e finalista da competição, o jogador acredita que o chamado foi uma recompensa pela boa fase que vive atualmente na Gávea.

“Fiquei muito feliz por ter sido convocado. É uma emoção muito grande vestir a camisa da Seleção Brasileira e não vejo a hora de chegar esse momento. Por tudo que passei até aqui na minha carreira e, principalmente, pelo meu desempenho esse ano, me sinto recompensado com essa chance”, disse o jogador de 18 anos

Obina: 'Sou o 13º titular'

Jair Motta/JS

O atacante Obina não é titular do Flamengo, mas isso não diminui em nada o carinho que a torcida rubro-negra tem com este jogador. O 'Anjo Negro' segue ídolo, condição que se reforça ainda mais com os gols decisivos que Obina marca.

Contra o Botafogo, no último domingo, Obina entrou no segundo tempo e deixou sua marca. Foi dele o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0.  O atacante, sempre tranquilo, não se incomoda com a reserva e afirmou que sente-se o 13º titular da equipe.

"Tem certos momentos que eu me sinto titular. Eu me sinto ali o 13º titular, poruqe o 12º é o torcedor", disse Obina à Rádio bandeirantes.\ O jogador mostrou-se satisfeito com mais um gol importante com a camisa do Flamengo.\

"Eu fiz um gol que pode ser decisivo depois. Vou procurar fazer o mesmo no próximo jogo para sairmos vencedores de novo. É importante corresponder e fazer gols", concluiu.

América do México enfrentará o Fla sem reforços na Libertadores

México - O América do México anunciou nesta terça-feira que enfrentará o Flamengo sem reforços no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores, que será disputado quarta-feira no estádio Azteca da capital mexicana.

"A decisão da diretoria é ir sem reforços, com a equipe que temos", declarou o vice-presidente do clube, Pedro Portilla.

Portilla disse que o time jogará sem reforços devido à alta competitividade do futebol mexicano, que faz com que muitos clubes tenham chances de entrar na briga pelo título ainda nas últimas rodadas.

"O futebol mexicano é muito competitivo. Praticamente todos os clubes têm algo pelo que brigar até as últimas rodadas", disse o vice-presidente do América, equipe que está em último no Torneio Clausura do Campeonato Mexicano.

Por causa das contusões que vários jogadores tiveram em jogos nacionais, o técnico do time, o argentino Rubén Omar Romano, pediu alguns reforços nas últimas semanas.

Romano tinha dito que o clube precisava de dois defesas e de um meio-campo.

O chileno Hugo Patrício Droguette e o paraguaio Darío Verón foram os jogadores apontados por alguns meios de comunicação como prováveis reforços do América. No entanto, a transferência deles foi desmentida pelos clubes em que os dois jogam atualmente.

Machucado, Erick Flores está fora da decisão do Carioca de juniores

Um dos principais jogadores do time de juniores do Flamengo, Erick Flores (foto), não disputará o segundo jogo da final do Campeonato Carioca da categoria, no próximo domingo, contra o Fluminense. Erick vai operar a mão direita amanhã e deve ficar de fora dos gramados por três semanas e será substituído pelo cabeça-de-área Antônio.

Além do meia, o time também não poderá contar com os gols de Kayke. O jovem, de apenas 19 anos acertou sua transferência por empréstimo ao Brasiliense para a disputa da Segunda Divisão do Brasileiro. O jogador, que se destacou no Torneio Internacional da Malásia do ano passado, era a estrela dos juniores do Fla até subir para o time profissional. Após sua "promoção", teve alguns problemas disciplinares e foi afastado.

Como perdeu a primeira partida por 3 a 2 o time do técnico Adílio precisa vencer por dois gols de diferença para se sagrar tetracampeão. Uma vitória simples leva o jogo para a disputa por pênaltis e o empate dá o título ao Flu.

Tardelli satisfeito por protagonizar jogadas cruciais

Atacante não se firmou como titular, mas já mostrou que é importante

Arquivo/JS

O atacante Diego Tardelli(foto) ainda não conseguiu se firmar no time titular do Flamengo, mas, mesmo assim, tem se mostrado importante para a equipe. O jogador tem entrado em momentos decisivos e tido boas atuações. Na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, Tardelli entrou e fez o gol do título, aos 46 minutos do segundo tempo.

Na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, novamente contra o Botafogo, Diego Tardelli foi lançado por Joel Santana na segunda etapa e participou diretamente da jogada do gol de Obina, que deu a vitória e a vantagem do empate ao Flamengo.

O jogador deixa claro que a condição de reserva não lhe agrada, mas a boa participação em momentos agudos das competições, assim como os eventuais títulos que forem conquistados pelo Fla, lhe serve de alento.

"Para mim é importantíssimo participar decisivamente dos jogos. Não venho atuando muito e isso não é o que eu gostaria. Porém, na frente, no quadro, vai estar a minha foto se formos campeões. Isso para mim tem muito valor", disse.

O atacante, no entanto, admitiu que a saída do técnico Joel Santana, que acontecerá logo depois da final do Campeonato Carioca, poderá lhe favorecer.

"Pode ajudar tanto para mim quanto para outros que não vêm atuando. Mas o Joel é um grande treinador e tem jogadores de sua confiança", concluiu Tardelli.

Mengão faz o jogo da sua história

Se vencer o Corrientes, Flamengo conquistará o primeiro título internacional no basquete

Pedro Ivo Almeida

Wallace Teixeira

O pivô Coloneze teve atuação destacada nas vitórias do Flamengo sobre o Corrientes

A semana é mais do que decisiva para o Flamengo. Além dos confrontos decisivos no futebol (Estadual e Libertadores), o rubro-negro entra em quadra hoje para a partida de basquete mais importante em sua história.

O time enfrenta o Regatas Corrientes (ARG), às 23 horas (de Brasília), no ginásio do adversário, pela quinta e decisiva partida da série final da Liga Sul-Americana de basquete. É a primeira vez que o clube chega a final do torneio continental. A partida terá transmissão da ESPN/Brasil.

E o time do técnico Paulo Chupeta garante estar preparado para superar todas as dificuldades e chegar ao inédito título do torneio.

Astro

Capitão, cestinha, e destaque do time no campeonato, o ala Marcelinho falou sobre a preparação, não só técnica, mas também psicológica dos jogadores para a batalha final em Corrientes.

"Não há muitos segredos entre os dois times, nós já nos conhecemos bem, sabemos os pontos fortes e os pontos fracos, vai vencer quem conseguir colocar em prática a melhor estratégia, e quem tiver mais vontade e mais tranquilidade. Já sabemos que o ginásio vai estar lotado, que a torcida vai fazer uma pressão enorme, que vão tentar nos irritar, que vão provocar a nossa equipe, já passamos por tudo isso, por muita coisa nessa série e estamos prontos, maduros e muito concentrados para essa final. Vamos brigar pelo título, queremos dar essa alegria à torcida rubro-negra, que nos ajudou muito a chegar aqui", disse o jogador.

Ausência

Apesar de toda a vontade e confiança do elenco rubro-negro, o técnico Paulo Chupeta terá um sério desfalque para a partida decisiva. O armador Fred, que vinha fazendo boas partidas, sofreu uma luxação no dedo médio da mão direita na terceira partida da série, e não conseguiu se recuperar a tempo para o jogo. Mesmo assim Chupeta continua otimista.

"Estou confiante, e meus jogadores também. Cada um dará um pouco a mais de si para superar a ausência do Fred", disse o treinador da equipe rubro-negra.

Corrientes x Flamengo

Corrientes\ Montecchia, Martinez, Stanton, Lopez e Robinson.\ Técnico:  Silvio Santander\

Flamengo\ Hélio, Duda, Marcelinho, Coloneze e Alírio\ Técnico: Paulo Chupeta\

Local:  Ginásio de Corrientes, 23 horas (de Brasília)

João Areosa

Tiro Livre

Garra e farra

Sou escalado por este JS de tantas histórias para escrever numa terça e ver esta coluna sem pé e pouca cabeça ser publicada numa quarta.

Gosto, vou lhes confessar, no entanto, de redigir num domingo de futebol brigado, suado e eventualmente bem praticado. É que o sangue ainda está quente a correr pelas veias, fervendo ao sabor dos momentos de emoção proporcionados no campo de luta.

Faço birra, não escrevo no domingo, mas não baterei nestas teclas na terça. Bato hoje, segunda, e pouco importa que o mundo caia à minha volta e que fatos novos venham a acontecer neste universo de Deus até esta cronica chegar às ruas.

Soube que a terra tremeu no México antes de o Flamengo chegar lá para o jogo da Libertadores. Tremeu a terra também no Rio. E há de tremer a todo instante enquanto esta torcida rubro-negra resolver fazer a farra das farras e carregar no colo um time de futebol como se carrega um bebê mimado e mal acostumado.

Já escrevi aqui mil vezes e escreverei outro tanto enquanto tiver vontade e espaço. Essa torcida arrebenta!

Romário já disse outro dia que a galera do Flamengo não é deste planeta. E duvido que seja. Não sei de onde nem como surgiu. Mas essa torcida, essa torcida...fico sem palavras, mesmo sabendo que delas vivo e sobrevivo (mal, mas deixa pra lá.).

Vejam vocês que Obina deu uma de Romário e garantiu que se trata de outro iluminado pelo todo Poderoso.

Li, vi, ouvi e acreditei que uma substituição promovida pelo Joel garantiu o triunfo sobre o Botafogo. Realmente a troca do Ibson pelo Obina rendeu frutos maduros e de boa safra.

Li, vi, ouvi e acreditei que a bolinha do Botafogo na trave foi o fiel da balança (ou infiel, sabe-se lá).

Li, vi, ouvi e quase acreditei em tudo ou quase tudo. Mas desafio que me convençam que tudo não foi obra daquela força terrível e avassaladora que desce das arquibancadas em ondas coloridas de vermelho e preto. Essa torcida...

O DIA

Inimigo a ser batido

No Azteca, Fla pega América em má fase, mas que nunca perdeu para cariocas

Cidade do México - O Flamengo respira fundo e ‘vira o disco’ para estrear com o pé direito nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, hoje, às 19h45, no Estádio Azteca, contra o América. Empolgado com o bom resultado contra o Botafogo, na primeira partida da decisão do Estadual, o Rubro-Negro procurou ignorar o cansaço da longa viagem até a capital mexicana, e a altitude de 2.400m, para enfrentar um adversário que não vence há seis partidas, mas que nunca perdeu para o Flamengo.

Entretanto, para o apoiador Toró, o jejum do América pouco importa. “Todos crescem quando enfrentam o Flamengo. Ainda mais que eles estão muito mal no Campeonato Mexicano — o América amarga a lanterna da competição — e vão dar a vida nesta Libertadores”, disse o apoiador da Gávea.

Com a finalíssima do Estadual no domingo, a meta da comissão técnica do Flamengo era não se cansar muito. Em vão. O time chegou moído à capital mexicana, após </CW>mais de 13 horas de viagem.

Os jogadores mais altos foram os quem mais sentiram o vôo. ‘Esmigalhado’ entre poltronas cujo espaço de uma a outra não chegava a 40 centímetros, o goleiro Bruno improvisou. Para descansar, o camisa 1 do Flamengo pegou emprestado um banquinho que teoricamente serviria para um comissário de bordo, esticou as pernas e dormiu um pouco.

Na chegada ao México, mais problemas. Às 18h no horário de Brasília (16h locais), a delegação deixaria o hotel para o treino, mas teve de mudar os planos. Quando todos os jogadores estavam no ônibus para ir ao Estádio Azteca realizar o treino de conhecimento do gramado, a comissão técnica alterou os planos e decidiu levá-los para uma academia dentro do próprio Hotel Royal Pedregal, no sul da capital mexicana, devido à chuva e ao frio.

Apesar dos obstáculos, os planos do Flamengo é realizar outra partida épica na altitude, como foi no triunfo diante do Cienciano, do Peru, por 3 a 0, resultado que classificou o time para a segunda fase da Copa Libertadores. “O Flamengo tem de jogar sempre para vencer”, ressaltou o lateral Juan.

Escândalo de Ronaldo foi assunto na viagem

Rio - O envolvimento de Ronaldo com travestis foi um dos assuntos mais comentados entre jogadores e comissão técnica durante a viagem para o México. Apesar de o time ter embarcado no Rio sem saber da repercussão do escândalo, na escala em São Paulo, rumo à Cidade do México, houve burburinho dos jornalistas sobre o assunto. Logo, o Fenômeno foi o tema nas rodas de conversas do avião.

“Todos deviam deixá-lo em paz. Ele é um grande ídolo e não dá para apagar o que ele fez e o que ganhou com o futebol”, comentou Obina.

Ronaldo à parte, um momento de descontração do vôo foi o ‘batizado’ do jovem Airton, que nunca havia entrado em um avião. O jogador, inscrito na vaga de Léo Medeiros, que se transferiu para o Atlético-PR, sentou-se nas últimas poltronas do avião e parecia surpreso com a novidade.

Torcida vai para a Argentina apoiar o basquete

Genilson Junior

Rio - A equipe de basquete do Flamengo vai contar com o seu sexto jogador em quadra também na Argentina. Depois de lotar o Maracanazinho e empurrar a equipe nos dois jogos no Rio de Janeiro (terceiro e quarto da série melhor de cinco jogos da final da Liga Sul-Americana), a torcida rubro-negra se organizou e partiu em dois ônibus para a cidade de Corrientes, na Argentina, onde a equipe comandada por Marcelinho decidirá o título de campeão amanhã, às 23h, contra o Regatas Corrientes.

As torcidas organizadas do Flamengo ( Jovem Fla, Urubuzada e Fla-Manguaça) saíram do Rio de Janeiro às 13h30 desta terça-feira e só devem chegar em terras argentinas momentos antes da partida.

A série está empatada em 2 a 2 e a partida decisiva será na Argentina, devido a melhor campanha da equipe do Regatas Corrientes. A delegação do Flamengo embarcou para a Argentina nesta segunda-feira e já realizou um treino técnico na quadra do Boca Juniors, na parte da noite.

Quase impedido de viajar, Marcinho também encontra problemas no México

Rio - Após quase ser impedido de viajar ao México por confusão com o seu passaporte, o meia-atacante Marcinho enfrentou novo problema. Após solucionar a questão de seu passaporte no consulado mexicano, o jogador quase foi novamente barrado, desta vez já em solo mexicano.

"Eu tinha uma autorização do cônsul mexicano no Brasil para viajar, mas, aqui no México, teria que ter outra autorização ou adquirir o visto. Teve um pequeno probleminha só, nada que me impedisse de entrar. Eles foram até educados, deixaram a gente esperar um pouco numa sala, mas fui tudo conversado e resolvido", explicou, em entrevista à Rádio Globo.

Depois da odisséia para entrar no México, Marcinho agora só pensa na partida desta quarta contra o América. Para o jogador, se tratará de um jogo difícil em que o Flamengo deverá se preocupar em não tomar gols:

"Fora de campo, o Flamengo é favorito, mas quando rolar a bola, será um jogo difícil. O América joga dentro de casa e vai procurar fazer o resultado para segurar no Maraca. Como estamos jogando fora de casa, temos que nos preocupar em não tomar gols e conseguir um bom placar para vencer no Maracanã", concluiu.

GAZETA ESPORTIVA

Empolgado, Flamengo abre oitavas com América no México\ Gazeta Press\

Cidade do México (México) - Empolgado com a vitória na primeira partida da final do Campeonato Carioca no último final de semana, o Flamengo volta suas atenções para a Copa Libertadores. A sorte da equipe nas oitavas-de-final começa a ser definida nesta quarta-feira, quando o time enfrenta o América-MEX, no Estádio Azteca, na Cidade do México, às 19h45 (de Brasília), na partida de ida. O jogo de volta será no dia 7 de maio, no Maracanã.\ O grande objetivo do Flamengo é não repetir o erro cometido na Libertadores do ano passado. Após uma boa campanha na primeira fase, como também aconteceu desta vez, o Rubro-Negro caiu nas oitavas-de-final contra o Defensor-URU. Na ocasião, os flamenguistas perderam o jogo de ida por 3 a 0 e depois não conseguiram reverter a situação no Maracanã.\

“Estamos cientes de que não podemos nos descuidar no primeiro jogo como fizemos no ano passado. Temos que trazer um bom resultado para o Brasil”, afirmou o lateral-direito Leonardo Moura, um dos remanescentes do time de 2007 que disputou a Libertadores. E o grupo rubro-negro garante que vai em busca dos dois títulos, sem priorizar nenhuma das duas competições que disputa.

“Não temos prioridade aqui no Flamengo. Nosso time é experiente e capaz de conseguir os dois objetivos. Já mostramos em outras oportunidades do que somos capazes. Entramos sempre para vencer”, afirmou o goleiro Bruno.

O fato de o Flamengo ter muitos jogos decisivos pela frente é visto como algo positivo na opinião do meia Toró. “Estamos trabalhando desde o começo da temporada em busca de decisões. Chegou a hora de vencer o cansaço com muita raça e disposição”, comentou o meia.

Para a partida desta quarta-feira, o desfalque do Flamengo continua sendo o meia-atacante Renato Augusto que, ainda sofrendo com um problema na perna direita, nem foi ao México com o grupo rubro-negro.

Sem muito tempo para treinar a equipe, diante da longa viagem que fez, o técnico Joel Santana faz mistério e só divulga a equipe nos vestiários do Estádio Azteca. Mas a tendência é o treinador repetir a formação que iniciou o clássico com o Botafogo. O meia Marcinho, que chegou a enfrentar problemas para conseguir o seu visto, viajou com o grupo e joga normalmente.

E o Flamengo entrará em campo para enfrentar um adversário em crise. No campeonato local, o América não vence há 12 partidas. No último domingo, o time perdeu para o Necaxa e completou sua sexta derrota consecutiva. O América amarga a reserva na competição. “Vamos dar nossa vida para que a gente possa conseguir esta classificação e dar uma alegria para nossos torcedores”, afirmou o goleiro Guillermo Ochoa.

Na primeira fase da Libertadores deste ano, o América venceu as três partidas que disputou no Estádio Azteca. Por outro lado, o time mexicano perdeu nas três vezes em que atuou como visitantes. Sem recursos financeiros, o clube mexicano também não inscreveu nenhum novo jogador para a segunda fase da Libertadores.

Com contrato no fim, Rodrigo nega exames no São Paulo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Prestes a ver seu contrato de empréstimo com o Flamengo se encerrando, o zagueiro Rodrigo tem visto seu nome envolvido em uma possível transferência para o São Paulo. Na última segunda, um jornal chegou a estampar que o jogador já teria realizado exames médicos no clube do Morumbi, o que foi rechaçado por Rodrigo, cujos direitos federativos pertencem ao Dínamo de Kiev.\ “Quero enfatizar que estou treinando normalmente no Flamengo, todos os dias, e tenho muito carinho e respeito pela torcida, que me acolheu muito bem. Espero cumprir meu contrato com o Flamengo até o final e comunico que não realizei exames médicos no São Paulo ou em outro clube. Agora precisamos aguardar o que está sendo decidido em Kiev para darmos uma posição oficial”, comentou, através de sua assessoria.\

Rodrigo se machucou em fevereiro, durante um jogo contra o Volta Redonda pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Desde então, o jogador não disputou mais nenhuma partida pelo Flamengo.

PELÉNET

Jogadores do Fla rechaçam favoritismo diante do América-MEX

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A imprensa mexicana não leva muita fé no América-MEX, lanterna do campeonato nacional. Por isso, coloca o Flamengo como favorito para o duelo desta quarta-feira, as 19h45 (de Brasília), no Estádio Azteca, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores.

Contudo, este clima, ao menos aparentemente, ainda não contagiou os jogadores rubro-negros. Cautelosos, eles sabem que terão pela frente um adversário perigoso.

"Não podemos levar isso em consideração. Quando entra em campo, muda tudo. Temos de fazer um bom jogo e buscar a vitória. Mas sempre respeitando eles, porque sabemos que é uma equipe muito boa", frisou o volante Cristian.

O lateral-esquerdo Juan tem opinião semelhante. "Vamos entrar em campo com tudo, para vencer. Mas precisamos ter calma. Afinal, não vamos enfrentar um time qualquer", alertou.

A partida de volta entre Flamengo e América-MEX será realizada na quarta-feira da semana que vem, dia 7 de maio, no Maracanã.

Forte chuva cancela treino do Flamengo no México

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Em função de uma chuva torrencial, a comissão técnica do Flamengo resolveu cancelar o treino desta terça-feira, que seria o primeira realizado na Cidade do México, local da partida contra o América-MEX, nesta quarta, pela rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores.

No fim da tarde, os jogadores seguiram para o Estádio Azteca, onde ocorrerá a partida. Contudo, o campo, encharcado, não apresentava condições. Em seguida, os atletas se deslocaram para o centro de treinamento do Pumas, mas no meio do caminho a comissão técnica acabou desistindo.

A delegação rubro-negra chegou ao México na manhã desta terça-feira, após 11 horas de viagem, partindo de São Paulo. Somando-se conexões de vôo e atrasos de aviões, levou-se cerca de 16 horas até o local de destino.

O Flamengo retorna ao Brasil na quinta-feira, quando começa a preparação para o segundo jogo final do Campeonato Estadual, contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Maracanã. Na partida de ida, vitória do time da Gávea por 1 a 0.

O duelo de volta com o América-MEX ocorre na quarta-feira da semana que vem, dia 7 de maio, no Maracanã.

Por reafirmação na Libertadores, Flamengo encara o América-MEX

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O cerco começa a se fechar e um tropeço agora pode se tornar algo irreversível. Após uma etapa de grupos morna, a Copa Libertadores entra em seu estágio decisivo e ao Flamengo cabe fazer sua torcida esquecer o fracasso do último ano, quando foi eliminado pelo Defensor-URU nas oitavas-de-final, ao ser derrotado por 3 a 0 fora de casa e vencer por apenas 2 a 0 no Maracanã. Nesta quarta-feira, pela rodada de ida da mesma fase da competição, o Rubro-Negro encara o América-MEX, às 19h45 (de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Além do fantasma de 2007, o time brasileiro joga contra um outro inimigo: o cansaço. Ao todo, foram 13 horas de viagem até o México. Somando conexões de vôo e os rotineiros atrasos, passaram-se cerca de 16 horas.

Atacante Souza é uma das esperanças do Flamengo para o jogo com o América-MEX

"O melhor remédio neste caso é descansar. Esse é o grande treino a ser realizado", frisou o preparador físico do clube da Gávea, Ronaldo Torres.

Primeira fase tranqüila para o Fla e sofrida para o América

Com 13 pontos, o Flamengo assegurou a primeira colocação do Grupo 4. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Com esta campanha, a equipe se garantiu como a segunda mais eficiente até o momento, atrás apenas do Fluminense, com melhor saldo de gols.

Representante do Grupo 5, o América-MEX não teve vida fácil. Com River Plate-ARG e Universidad Católica-CHI como principais adversários, quase não se qualificou. Contudo, com nove pontos, conseguiu carimbar seu passaporte, ao lado dos argentinos, líderes da chave, com 12. Entre os times que seguem no torneio, os mexicanos têm o segundo pior aproveitamento, com três vitórias e três derrotas.

Rubro-Negro com uma ausência e uma grande preocupação

O Flamengo entrará em campo sem poder contar com Renato Augusto. O meia segue de fora, pois ainda se recupera de lesão. Desta maneira, Marcinho seguirá como titular.

Porém, mais do que o desfalque, o time tem um outro grande problema: o pensamento já voltado para o segundo jogo final do Campeonato Estadual, domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã.

Todos os jogadores, assim como o técnico Joel Santana, são unânimes em afirmar que temem o desgaste excessivo da viagem para o México. Nem mesmo a vantagem de 1 a 0 construída no primeiro encontro, domingo passado, é capaz de minimizar esta "dor de cabeça".

"É complicado viajar tanto. Fica cansativo demais e depois vamos ter que voltar e logo jogar a final. Espero que não atrapalhe", comentou Joel Santana.

América-MEX é tratado como um "azarão"

Nem mesmo a imprensa mexicana deposita muitas fichas no América-MEX. Na verdade, os jornalistas locais tratam o Flamengo como o grande favorito a avançar para as quartas-de-final.

E um dos principais argumentos é o futebol nada convincente apresentado pelo time, que atualmente ocupa a lanterna do campeonato nacional. Fato inédito em sua história.

O técnico argentino Rubin Omar Romano, porém, acredita na possibilidade de despachar os rubro-negros da competição continental. "Há muita confiança, podemos passar para a próxima fase. Assim, vamos ter outra possibilidade de conseguir e inscrever reforços", avaliou o comandante.

Botafogo x Flamengo: já foram vendidos 47.423 ingressos

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O torcedor precisa correr para adquirir sua entrada para a grande final do Campeonato Estadual entre Botafogo e Flamengo, no domingo, às 16h, no Maracanã. Isso porque, até o fim da tarde desta terça-feira, já foram vendidos 47.423 ingressos, dos 68.030 à disposição.

Folha Imagem

Maracanã estará lotado para a final do Estadual entre Botafogo e Flamengo

Alvinegros e rubro-negros podem continuar comprando normalmente nesta quarta-feira, sempre das 11h às 17h, nos seguintes locais: sede do Flamengo (Gávea), sede do Botafogo (General Severiano), sede do Fluminense (Laranjeiras), Estádio Caio Martins (Niterói), bilheteria 8 do Maracanã e bilheteria norte do Engenhão.

Ingressos para cadeira especial já se esgotaram. Restam apenas entradas de arquibancada, que custa R$ 40 (R$ 20 meia-entrada) e cadeira comum, que vale R$ 30 (R$ 15 meia-entrada).

No primeiro jogo da final, no último domingo, Flamengo e Botafogo proporcionaram um público de 63.413 (67.941 presentes), que originou uma renda de R$ 1.333.455,50.

A torcida do Flamengo "massacrou" a do Botafogo. Após a "goleada", cogitou-se a idéia de uma parte do espaço ocupado pelos alvinegros no Maracanã ser cedido aos rubro-negros. Porém, a Polícia Militar já rechaçou esta possibilidade.

Como o Flamengo venceu o primeiro duelo por 1 a 0, o Rubro-Negro joga por um simples empate para faturar o bicampeonato estadual e o seu 30º título da história desta competição.

Já o Botafogo precisa derrotar o Flamengo por dois ou mais gols de diferença. Caso o triunfo seja pela contagem mínima, independentemente do placar, a decisão acontece nas penalidades máximas.

GLOBOESPORTE

Fla testa no Azteca o poder de superação

Time tenta superar cansaço e foco no Estadual contra um América em crise

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

O mau tempo fez os atletas do Fla trocarem o campo pela academia

O Flamengo na sua fase de sedução tem dois objetos de conquista a curto prazo: o título do Campeonato Carioca e a classificação às quartas-de-final da Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro, dividido, enfrenta o América-MEX no estádio Azteca pelo torneio continental. A partida começa às 19h45m (horário de Brasíla), na Cidade do México.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h30m em Tempo Real. O SporTV transmite para todo o Brasil.\ Depois de vencer o Botafogo por 1 a 0 no primeiro jogo da decisão do Carioca, o clube rubro-negro enfrentou uma maratona de mais de 14 horas de viagem para chegar à América do Norte. Se não bastasse, teve o treino cancelado por causa da chuva. Diante de tantos problemas, a altitude de 2.300 metros somada à poluição do Distrito Federal mexicano foram colocadas em segundo plano.\

O desgaste é público e notório. Por isso, o técnico Joel Santana admite modificar a equipe (assista ao vídeo abaixo). Tudo em nome do condicionamento físico. Ele assegura que não privilegia o Estadual.

- O torcedor quer os dois. E eu também. A Libertadores é um sonho. Todo mundo quer a segunda estrelinha na camisa - declara o treinador, que deve deixar o Flamengo no próximo dia 5 e assumir a África do Sul.

A partida acontecerá no histórico Azteca, único estádio do mundo a ter recebido duas finais de Copa do Mundo. Uma delas bastante especial para os brasileiros. Em 1970, a equipe conquistou o tricampeonato com a goleada por 4 a 1 sobre a Itália.

O adversário desta quarta-feira passa por uma crise profunda. Em último lugar no seu grupo no Campeonato Mexicano, o time apega-se à Libertadores como salvação para o semestre.

- Jogamos a temporada nesta competição - declara o goleiro Ochoa.

O experiente goleiro Ochoa é um dos destaques do América do México

O relacionamento do time com a imprensa mexicana é péssimo. Nesta semana, apenas os jornalistas brasileiros foram autorizados a assistirem aos treinos. Artilheiro da Libertadores de 2007, o paraguaio Cabañas foi grosseiro ao recusar-se a dar entrevista. Primeiro, fingiu que não ouviu. Depois, completou com um sonoro "não".

Apesar deste clima, os Águias têm a fama de time caseiro. Na primeira fase do torneio continental, conseguiram nove pontos. Todos atuando no Azteca. Incluindo uma vitória sobre o River Plate. Por sinal, o mítico estádio deve receber cerca de 80 mil pessoas nesta quarta.

Mistério

Sem adiantar a escalação, o técnico Joel Santana confirmou apenas o goleiro Bruno. Entretanto, se ele for poupar algum jogador, a tendência é que seja um dos defensores. Leo Moura é o mais cotado. O único desfalque confirmado é o de Renato Augusto, que sequer viajou para o México.

No lado mexicano, o técnico Rubén Romano segue sem poder contar com o argentino Insúa, machucado desde janeiro. Os principais destaques são o goleiro Ochoa e Cabañas. No time titular também está o argentino Sebá, que teve passagem apagada pelo Corinthians.

Obstáculos curiosos na rota do Fla

Série de curiosidades atrapalham a vida do time carioca antes mesmo de chegar ao México

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

Marcinho chega ao hotel do Flamengo no México depois de uma maratona

"Oh céus, oh vida, oh azar". O bordão de um personagem ranzinza de desenho animado serviria perfeitamente ao Flamengo nas primeiras horas da viagem ao México. A delegação rubro-negra coleciona obstáculos curiosos na sua trajetória para a partida contra o América, nesta quarta-feira.

Confira alguns dos empecilhos:

Madrugar é preciso\ Na sexta-feira que antecedeu à viagem, os jogadores tiveram de acordar às 5h30m para conseguir tirar o visto. Tudo seria tranqüilo se não fosse o...\

... homônimo assustador\ Quando Marcinho foi tirar o seu visto, o cônsul rejeitou. Motivo: um outro Márcio José Oliveira teve problemas com no México e ficou com a ficha "suja". Sem provar sua inocência, o apoiador do Flamengo só conseguiu entrar no país com uma autorização especial do governo. A confirmação só ocorreu no aeroporto da Cidade do México, depois de horas de expectativa.\

Cadê a mala?\ Ao chegar ao México, Joel Santana descobriu que sua mala não fora despachada para o destino correto. Os pertences do treinador rubro-negro estavam em Buenos Aires. Curiosamente, o treinador afirmou que gostaria de enfrentar o Boca Juniors nas oitavas-de-final da Libertadores. Talvez a mala tenha vontade própria...\

Motorista inimigo\ Depois de 12 horas de viagem ao México praticamente sem atraso, o Flamengo enfrentou outro problema inusitado. O motorista do ônibus simplesmente não sabia o caminho do aeroporto até o hotel. Desta forma, o trajeto que duraria uma hora foi feito no dobro do tempo. Nem precisa dizer como os jogadores chegaram "empolgados".\

Para o América, tudo...

Às 13h (horário de Brasília), o América treinou com céu nublado e temperatura agradável. Mais tarde, chegou a vez do Flamengo. A temperatura diminuiu rapidamente e a chuva impediu que o time saísse do hotel. Desta forma, o treino foi na academia.

'Só o Bruno está garantido', diz Joel

Treinador ainda não decidiu se vai poupar jogadores no jogo desta quarta-feira

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

Bruno e mais dez. Isso se o goleiro do Flamengo não acordar com uma "dorzinha de cabeça", como o técnico Joel Santana fez questão de dizer. Na véspera do jogo contra o América-MEX, na Cidade do México, pela oitavas-de-final da Taça Libertadores, o treinador ainda não decidiu qual será a escalação.

Pelo discurso do treinador, a possibilidade algum jogador ser poupado é grande. Principalmente o lateral-direito Leo Moura.

- Ali atrás os jogadores estão mais desgastados por isso essa a minha maior preocupação - diz.

Joel está em busca do equilíbrio. Ele quer privilegiar o lado físico do grupo.

- Quero uma equipe mais inteira tanto amanhã (quarta) quanto no domingo, contra o Botafogo.

Na viagem ao México, o Flamengo levou 23 atletas. Apenas Maxi e Renato Augusto ficaram no Rio de Janeiro porque ainda se recuperam de lesão.

A partida entre Fla e América-MEX acontece nesta quarta-feira, às 19h45m, no estádio Azteca. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e o SporTV transmite ao ao vivo para todo o Brasil.

Altitude preocupa, mas só um pouco

Médico Serafim Borges diz que perda no rendimento não é tão significativa

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

Diego Tardelli, do Flamengo, é assediado pela imprensa mexicana

Depois dos 3.300 metros de Cusco, o Flamengo chegou nesta terça-feira aos 2.300 metros de altitude da Cidade do México. Na vez anterior, o time superou o adversário invisível e venceu o Cienciano por 3 a 0. Para tal, houve uma preparação que, pelas circunstâncias, será repetida em menor escala para a partida contra o América-MEX.

Especialista no assunto, o cardiologista Serafim Borges viajou novamente com a delegação. Desta vez, porém, ele só utilizará o oximêtro - aparelho que mede o nível de oxigênio no sangue - na capital mexicana. Na viagem anterior a medição foi feita em São Paulo, Lima e Cusco.

- A perda na altitude da Cidade do México deve ficar em torno de 15% da absorção de oxigênio, o que para os atletas profissionais não é muito significativo - explica.

Por via das dúvidas, o Flamengo reservou cilindros de oxigênio para a partida. O jogo será nesta quarta-feira, às 19h45m (horário de Brasília), no estádio Azteca. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real. O SporTV transmite.

Marcelinho: 'Estamos prontos para tudo'

Rubro-negro decide o título da Liga Sul-Americana contra o Regatas Corrientes na Argentina

GLOBOESPORTE.COM Corrientes, Argentina

Marcelinho diz que time está pronto para tudo na busca pelo título inédito

Quando o assunto é a final da Liga Sul-Americana de basquete, o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, é taxativo.

- Estamos prontos para tudo. Todos nós sonhávamos chegar a este momento, lutamos muito para chegar à decisão e queremos muito esse título. E a final está aí. É a chance de fazer história com a camisa do Flamengo, e final se joga com o coração - diz o cestinha, destaque rubro-negro na temporada 2007/08.

O jogador, capitão do time rubro-negro, será o comandante da equipe brasileira na noite desta quarta-feira, dia 30 de abril, a partir das 23h (de Brasília), na quinta e decisiva partida da série melhor-de-cinco das finais da competição. Depois de perder duas vezes na cidade argentina, o Flamengo, empurrado por sua torcida, venceu duas vezes no Maracanãzinho e empatou a série em 2 a 2. Agora, quem vencer conquistará o título inédito.

- Já sabemos que o ginásio vai estar lotado, que a torcida vai fazer uma pressão enorme, que vão tentar nos irritar e que vão provocar a nossa equipe. Já passamos por tudo isso nesta série e estamos prontos, maduros e muito concentrados para esta final. Vamos brigar pelo título, queremos dar essa alegria à torcida rubro-negra, que nos ajudou muito a chegar até aqui - afirmou Marcelinho.

Sobre as estratégias a serem utilizadas na partida decisiva, Marcelinho diz que as principais são a vontade e a frieza em quadra.

- Como já jogamos quatro vezes, não há muitos segredos entre os dois times, nós já nos conhecemos bem, sabemos os pontos fortes e os pontos fracos. Vai vencer quem conseguir colocar em prática a melhor estratégia, quem tiver mais vontade e mais frieza - completou o ala da seleção brasileira.

Chuva e frio cancelam treino do Fla

Jogadores não fazem treino de reconhecimento do gramado do estádio Azteca

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

Ao cansaço da longa viagem, o Flamengo viu a Cidade do México adicionar chuva e muito frio à lista de seus problemas. Se o rival América treinou sob céu nublado, mas com temperatura amena, na vez dos rubro-negros o clima piorou bastante.

Às 18h do horário de Brasília (16h no horário local), a delegação deixaria o hotel para o treino, mas teve de mudar os planos. Quando todos os jogadores estavam no ônibus para ir ao estádio Azteca realizar o treino de reconhecimento do gramado, a comissão técnica alterou os planos e decidiu levá-los para a academia dentro do próprio hotel Royal Pedregal, no sul da capital mexicana.

Flamengo e América-MEX se enfrentam às 19h45m desta quarta-feira na Cidade do México em jogo válido pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir de 19h30m. O SporTV transmite a partida para todo o Brasil.

PM nega mais espaço para torcida do Fla

Eduardo Paes também rechaça idéia, mas abre possibilidade em caso de necessidade

João Gabriel Rodrigues

A torcida do Fla foi maioria no domingo

O major João Busnello, do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), descartou qualquer possibilidade de ceder o setor amarelo do Maracanã localizado do lado reservado a botafoguenses a torcedores do Flamengo no jogo de domingo, que decide o Campeonato Carioca-2008. Busnello alega que a mudança traria problemas para o plano de segurança da final.

- Não há qualquer possibilidade de acontecer isto. É impossível - afirma o major, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

O secretário estadual de Esportes e presidente da Suderj, Eduardo Paes, também é contrário à mudança. Paes, porém, afirma que, caso haja uma necessidade de momento, uma alteração poderá ser feita.

- Caso não haja espaço para os torcedores do Flamengo e se este espaço do setor amarelo estiver vazio, poderá ser uma possibilidade. Mas só em último caso - diz.

Na primeira partida da final, o setor amarelo do lado da torcida do Botafogo teve vários clarões, enquanto torcedores rubro-negros ainda procuravam por ingressos no lado de fora do estádio.

Fla chega 'moído' à Cidade do México

Jogadores se espremem nas poltronas e tentam descansar em uma viagem longa

Eduardo Peixoto Enviado especial do GLOBOESPORTE.COM, na Cidade do México

Bruno se estica todo para tentar dormir no vôo para o México

Do Rio de Janeiro à Cidade do México, o Flamengo demorou quase 13 horas. Destas, passou dez dentro de aviões. Tempo de sobra para relaxar, dormir e sonhar tranqüilamente com o América-MEX, certo? Na prática, o deslocamento não permite momentos de conforto e sono tranqüilo aos atletas.

Esmigalhados entre poltronas cujo espaço de uma a outra não ultrapassa os 40cm, eles bem que tentaram evitar o desgaste para a partida de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores. O vôo, longe da lotação completa, até propiciou assentos vagos para alguns aprontarem minicamas.

Bruno não foi um deles. Para deitar, o goleiro pegou "emprestado" um banquinho que teoricamente serviria para um comissário de bordo. Esticou os pés e avisou, com os olhos vermelhos de sono:

- Depois de comer, vou tentar dormir.

Pernas encolhidas

Cristian, do Flamengo, cansado durante a viagem para o México

Mais à frente, o volante Jônatas recorreu a um tradicional remédio antienjôo, mas cujos efeitos também favorecem à soneca. Enquanto permanecia acordado, não largou o dvd do computador portátil.

Em uma das últimas poltronas, Cristian enterrou o boné na cabeça, cobriu-se com a manta e fechou os olhos. Depois de cinco minutos de "descanso", constatou:

- É, não tem jeito. Vou chegar "moído" ao México.

O desembarque do Flamengo ocorreu às 8h50m (horário de Brasília). Até o hotel, os jogadores demoraram mais 1h30m. Só então puderam deitar na cama e relaxar. Por pouco tempo: às 14h haverá o almoço e logo depois atendimento à imprensa.

Às 19h30m o time faz um treino leve no estádio Azteca, palco do jogo desta quarta-feira, contra o América.

Tardelli reconhece: 'Tentei chutar para o gol'

Atacante diz que 'passe' para o gol do companheiro Obina era para ser um chute

Autor da jogada que resultou no gol da vitória do Flamengo contra o Botafogo por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão do Carioca, no domingo passado (assista ao vídeo ao lado), o atacante Diego Tardelli demonstrou sinceridade ao admitir que seu passe aconteceu por uma mera obra do acaso. Ele comentou o lance que decidiu o clássico e deu vantagem ao Rubro-Negro para a segunda partida.

- Tentei tirar do goleiro e chutar no canto. A sorte é que o Obina estava lá para conferir e consertou da melhor maneira o meu erro - disse.

Sobre o fato de não se firmar no time titular desde que chegou à Gávea e, mesmo assim, contribuir para os triunfos da equipe, Tardelli pensa no grupo e garante que o mais relevante é ser campeão.

- Para mim é importantíssimo participar decisivamente dos jogos. Não venho atuando muito e isso não é o que eu gostaria. Porém, na frente, no quadro, vai estar a minha foto se formos campeões. Isso para mim tem muito valor - disse.

Perguntado se a saída de Joel Santana do Flamengo - vai dirigir a seleção da África do Sul - pode fazer com que ele ganhe mais chances no clube, Tardelli não esconde que a mudança deve lhe favorecer.

- Tanto para mim quanto para outros que não vêm atuando. Mas o Joel é um grande treinador e tem jogadores de sua confiança.

LANCE

Paes pensa em ceder espaço aos rubro-negros

Setor amarelo dos alvinegros seria a possibilidade mais viável

Quantidade de rubro-negros foi muito maior que a de alvinegros

Bruno Braz RIO DE JANEIRO

A grande superioridade de rubro-negros no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, somada aos apelos sobre a necessidade de haver um espaço maior para comportar os torcedores, parece ter ganho uma atenção especial das autoridades responsáveis pelo espetáculo no Maracanã. Nesta terça-feira, o presidente da Suderj e secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Eduardo Paes, acenou com a possibilidade de ceder um setor a mais aos flamenguistas no intuito de proporcioná-los mais conforto.

Tal setor seria o amarelo, originalmente cedido aos torcedores do Botafogo e que apresentava um grande "buraco" na partida do último domingo.

- Eu vou conversar com o pessoal para ver se há a possibilidade de pegar a amarela do setor do Botafogo para os torcedores do Flamengo. Vou conversar com o Busnello (major do Gepe) a respeito disso - informou por telefone ao LANCENET!, acrescentando:

- A cultura nos estádios precisa mudar. Por que os torcedores não podem ficar juntos em outros setores como é na branca? Se neste domingo houver necessidade, poderemos pôr