Notícias

Clipp 30/maio

Por - em

O Globo

A melancolia de uma tarde sem técnico na Gávea

Ney viaja a Minas, mas é Souza quem vai desfalcar o Fla

No melhor dos cenários do planejamento rubro-negro, o dia de ontem seria o do último treino antes da semifinal da Libertadores. Na realidade de um time que tem mais 35 jogos do Brasileiro pela frente para voltar ao lugar em que já esteve, a tarde de ontem na Gávea foi fria tanto na temperatura quanto no aspecto emocional dos jogadores. Sem qualquer tensão no ar e com o técnico Ney Franco liberado para tratar de assuntos particulares em Belo Horizonte, a melancolia exterior fez cada um buscar dentro de si uma motivação para a longa caminhada até dezembro.

Leonardo Moura estava chateado por não ter sido pré-convocado para a Copa América. Com um estiramento na coxa, Souza lamentava a inatividade que vai deixá-lo fora do jogo de domingo contra o Sport, em Recife. Paulinho queixava-se da falta de jogos de meio de semana para se manter em forma. Diluído em suaves emoções ao longo de oito meses, o Brasileiro tem a medida da ambição de cada um. Dois dias depois de marcar seu primeiro gol no empate como Botafogo, Paulo Sérgio, de 17 anos, ainda tinha no semblante a vibração que não se via ontem no ambiente:

- Tenho o maior prazer de estar aqui treinando, a coisa que mais gosto é jogar bola.

No lugar da empolgação de outrora, o momento é visto com serenidade:

- Temos muitos jogos pela frente e a possibilidade de voltar a Libertadores. Faz tempo que o Flamengo não chega na frente no Brasileiro, estamos precisando disso - disse Leonardo Moura.

NACIONAL DE BASQUETE

O Flamengo enfrentará o Franca (SP) nas quartas-de-final do Nacional Masculino de Basquete, a partir de sexta-feira. Outro duelo em melhor de cinco será entre Brasília e Saldanha da Gama (ES). Uberlândia e Minas, já classificados, aguardam seus rivais. A fase de classificação termina hoje, com Paulistano e Franca.

Fernando Calazans

Como vocês vêem, mexer com altitude não é fácil. Deve ser por isso que a Fifa não tomava a iniciativa de fazer um estudo sério sobre o tema. O Flamengo acabou de apresentar à entidade as conclusões de um congresso em Buenos Aires, do qual participou o doutor José Luiz Runco. Mas a gritaria dos países que se beneficiam com a altitude já é grande e vai ser maior ainda.

Jornal dos Sports

Ney Franco dá total liberdade para laterais do Fla

Leo Schabbach

Arquivo/JS

Saída pela direita — O lateral Leonardo Moura tem sido um dos principais destaques do time. Ele tem a liberdade de atacar sempre que quiser

Desde o início do ano, o Flamengo vem se destacando pelo poder ofensivo de seus laterais. Com o esquema 3-5-2, adotado pelo técnico Ney Franco, Leonardo Moura e Juan passaram a atuar com um pouco mais de liberdade, como alas, e se tornaram os grandes organizadores da equipe.

Coincidência ou não, o Flamengo mostrou um futebol mais consistente nos últimos jogos e agradou muito ao seu treinador. Maior prova disso é que o esquema, provavelmente, será mantido para o jogo contra o Sport, no domingo, na Ilha do Retiro.

Ontem, o lateral-esquerdo Juan, responsável pela jogada do primeiro gol do Flamengo no clássico com o Botafogo, na última rodada, comentou o bom momento que está vivendo.

"Gosto muito de atuar no Flamengo. Tenho uma grande visibilidade aqui e não irei sair para qualquer mercado. Estou muito feliz e vivendo uma excelente fase. Sei que ainda posso melhorar, mas esse momento pelo qual estou passando é muito gostoso", disse o jogador, que ainda aproveitou para explicara a sua função no novo esquema de jogo da equipe.

"Quando jogo de ala preciso me movimentar o tempo todo, mas tenho muita liberdade para atacar", afirmou Juan.

Já o lateral-direito Leonardo Moura não estava tão feliz, pois, apesar de ter se destacado no Rubro-Negro neste início de temporada, não foi lembrado pelo técnico Dunga na pré-lista para a Copa América. O jogador admitiu que estava ansioso pela convocação e que ficou decepcionado por não ver seu nome entre os convocados.

"Estou num grande clube e espero ser lembrado. Fiquei triste, pois estava na expectativa. De qualquer forma, é difícil falar sobre um assunto como este", disse o jogador.

Entretanto, nesta semana, o lateral garante que está com a cabeça voltada apenas para o Campeonato Brasileiro. Ele se mostrou consciente da necessidade que o Flamengo tem de vencer seus próximos jogos para se reabilitar na competição e falou sobre o objetivo da equipe para as próximas rodadas.

"Tivemos jogos difíceis neste início de competição e agora vamos ter dois jogos fora de casa. No primeiro, contra o Sport, creio que temos condições de vencer. Já no segundo, contra o Figueirense, nossa missão será facilitada, pois eles devem jogar com o time reserva. Por isso, nosso objetivo é vencer os dois", explicou o lateral.

Vinícius Colombiano é promovido aos profissionais do Fla

O jovem apoiador Vinícius Colombiano, que pertence às categorias de base, será integrado ao time profissional do Flamengo nesta quinta-feira. O jogador é apontado como mais uma boa revelação da Gávea e conta com o apoio do vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite. O dirigente classifica Vinícius como um atleta que sempre atua com a cabeça erguida e que poderá dar muitas alegrias à torcida rubro-negra.

Fla espera fechar com Dinelson até sexta

A diretoria rubro-negra, que esperava fechar a contratação de Dinelson até esta terça-feira, viu-se obrigada a estender o prazo até sexta. Os dirigentes decidiram esperar para ver se as negociações evoluem.

“Até agora não tem nada novo sobre a contratação do Dinelson. Ele e o empresário é que tem que resolver a situação com o Corinthians”, disse o vice de futebol Kleber Leite.

Flamengo pode promover outro atacante dos juniores

Arquivo/JS

Ney Franco esteve ausente do treino desta terça-feira e não viu o jovem Kayke treinar entre os titulares do Fla

Sem o técnico Ney Franco, que viajou para Belo Horizonte para acompanhar sua esposa para realizar uma cirurgia, o treino do Flamengo foi comandado pelo auxiliar-técnico Moacir Pereira e pelo preparador físico Geraldo Fabian.

Após a promoção de Paulo Sergio, o treinamento foi marcado pela nova aposta do clube no ataque: o jovem Kayke, de apenas 19 anos. O jogador está sendo observado pela comissão técnica, pois o elenco profissional atualmente só conta com Souza, Leonardo e o novato Paulo Sergio. Obina ainda se recupera de operação no joelho e só deve voltar em julho.

Kayke, que foi campeão estadual pelos juniores, causou boa impressão e disse que por enquanto só foi chamado para participar da atividade.

“Ninguém me avisou nada se vou ficar ou não. Apenas me pediram para treinar”, afirmou o atacante, de 19 anos.

No treino da manhã, Bruno e Renato Augusto não apareceram na Gávea. O primeiro foi liberado para resolver problemas pessoais e o segundo para participar de um programa de Tv, em São Paulo. Na parte da tarde ambos participaram normalmente do treino técnico.

Juan: 'Tenho grande visibilidade aqui no Flamengo'

O lateral-esquerdo Juan, uma das principais armas ofensivas do time, disse estar de bem com a vida. E tem motivos para isso: o jogador vem marcando gols, dando passes decisivos e jogando à vontade no esquema do técnico Ney Franco. Juan sabe que ainda pode melhorar e dar mais alegrias à torcida rubro-negra

“Gosto muito de atuar nesse clube. Tenho uma grande visibilidade aqui. Não vou sair daqui pra qualquer mercado. Estou feliz, num momento muito bom. Sei que posso melhorar mas esse momento é muito importante”, afirmou o lateral

O jogador falou sobre as opções que Ney Franco tem para armar o time, mas acredita numa eficiência do time seja qual for o esquema escolhido.

“O time está bem no 3-5-2, mas temos uma boa base no 4-4-2. Caso o esquema (3-5-2) não funcione, o que eu acho improvável, voltamos sem problema para o 4-4-2. Quando jogo de ala, corro o tempo todo mas tenho muita liberdade para atacar”, concluiu Juan .

Flamengo aposta na tradição para vencer o Franca

Gema e Léo não temem a força do Franca e acreditam na classificação nos playoffs

Eduardo Vieira

Renatto Thielle/JS

Destaque— O pivô Gema, um dos grandes nomes do Flamengo, acredita na força da camisa para derrubar o favoritismo de Franca nos playoffs

“Deixou o Flamengo chegar, agora tem que aturar.” A frase do pivô Gema, ídolo da nação rubro-negra, demonstra o espírito para enfrentar o Franca pelos playoffs das quartas-de-final do Nacional Masculino de Basquete. A primeira partida será na sexta-feira, às 18h30min, em Franca. Gema, com uma tendinite no calcanhar direito, entrará no sacrifício, fazendo da camisa do clube a sua segunda pele.

“Flamengo vem treinando forte e está no mesmo nível do adversário. A parte defensiva está muito forte e a equipe tem todas as condições de superar Franca. Não tem essa de ter medo de jogar em Franca. Esse tempo já passou e vamos a busca da vitória. O peso da nossa camisa sempre faz a diferença”, disse Gema, que já foi vice-campeão duas vezes pelo Flamengo em 1989 e 2004.\ “Chegou a hora de ser campeão e esse grupo tem condições. Franca tem um elenco reduzido e o Flamengo tem que tirar proveito disso. Vamos ter que bater para dentro para cavar faltas e pendurá-los”, ensinou Gema.\

Ele manda o seu recado para os jovens Olivinha e Gustavo, parafraseando o americano Michael Jordan. “É no playoff que os homens se separam dos meninos. Chegou a hora do Olivinha e Gustavo provarem que são homens. Fazerem o nome deles na decisão. São jovens talentos essenciais para o time do Flamengo nesta reta final do Nacional.”

Para o ala Léo, a responsabilidade tem que ser dividida com todo o time. “É um momento de afirmação deles. Mas o que tem que ser valorizado é o time. Não adianta eles jogarem bem e o Flamengo não avancar nos playoffs. Respeitamos o time do Franca, mas não temos medo do Franca. Essa é a diferença”.

O sistema defensivo também foi enfatizado:“Como temos um time leve e rápido, é preciso marcar forte para sair em velocidade. A nossa defensa vem crescendo e será fundamental para surpreender Franca. Temos que vencer um jogo fora. O Pedrocão é um ginásio histórico, faz parte da história do basquete, mas não ganha jogo sozinho”, afirmou Léo.

Zé Boquinha lembra da decisão do Nacional de Basquete de 1989

Na decisão de 1989, o Flamengo foi literalmente garfado pelo arbitragem e perdeu por um ponto (81 a 80) para o Sírio, numa decisão em Franca. O pivô Gema estava presente e o técnico era Zé Boquinha, hoje comentarista da ESPN/Brasil.

“Foi terível. A arbitragem do Fontana (Geraldo )nos comprometeu totalmente. Ele marcou uma falta do Mauri, que passou a um metro do jogador de Franca. Mas foi uma passagem maravilhosa pelo Flamengo. Eu lancei o Gema e o Alberto. Fui campeão estadual em 1988 e só perdemos o Brasileiro. Em 1998, voltei e fui campeão estadual. Tenho uma grande identificação e um carinho pela torcida do Flamengo”, disse Zé Boquinha, que acredita numa série complicada em 2007.

“Pelo que vi do Flamengo, não acredito numa vitória. Franca tem um time que conhece o caminho das pedras com jogadores que jogam com Hélio Rubens desde o tempo de crianças”, disse o treinador, que conhece bem Olivinha, o craquel Flamengo.

“Olivinha é um jogador que ainda tem que ser lapidado. Foi meu atleta no Rio de Janeiro. Tem um potencial enorme, é raçudo e parte para dentro dos adversários. Mas ainda alterna bons e maus momentos numa partida. Se trabalhar os fundamentos, tem tudo para ser um grande jogador. Ter uma boa atuação num playoff será bom para a afirmação dele no basquete.”

O Dia

Benfica, de Portugal, oficializa uma proposta para contratar Bruno

Jogador diz que até o final da próxima semana definirá a sua situação

Rio - De acordo com informações da Rádio Globo, o Benfica, de Portugal, oficializou uma proposta para contratar o goleiro Bruno e tirá-lo da Gávea. O clube português já fez contato com o próprio camisa 1, que escutou atentamente o que foi oferecido pelos dirigentes europeus. O passe de Bruno pertece ao MSI, grupo de investidores que gereciavam o futebol do Corinthians.

Durante todo o início da temporada, Bruno vem sendo assediado por diversos clubes da Europa. O Barcelona, o Atlético de Madrid e o Liverpool foram alguns dos que se mostraram interessados.

No entanto, Bruno tenta deixar a torcida do Flamengo de cabeça fria. Ele afirmou que é muito improvável que a proposta seja aceita, em função dos valores que foram apresentados pelo Flamengo para a sua renovação. O jogador prometeu que até o final da próxima semana chegará a uma definição sobre o seu futuro. Ou seja, apesar de dizer que acha improvável deixar o Brasil, o goleiro não descarta uma transferência.

Claiton, Paulinho e Souza podem não enfrentar o Sport

O caso do atacante é o mais delicado. Ele está praticamente fora da partida

Rio - Para enfrentar o Sport na Ilha do Retiro, o técnico Ney Franco deverá ter três sérios problemas. Na manhã desta terça-feira, os cabeças-de-área Claiton e Paulinho, além do atacante Souza, passaram todo o treinamento no departamento médico tentando a recuperação de lesões. Com isso, as chances desses três jogadores não enfretarem os pernambucanos são grandes.

O problema de Claiton é a dor muscular depois do clássico com o Botafogo, já Paulinho apresenta problemas no joelho esquerdo, enquanto Souza tem estiramento grau dois no músculo adutor da coxa esquerda. O caso do atacante é o que mais preocupa e a sua ausência contra o Sport é praticamente dada como certa.

Mais tímido no ataque, Leonardo Moura comenta sua mudança de postura em campo

Jogador afirma que está mais preocupado em marcar e ajudar a defesa

Rio - Neste início de Campeonato Brasileiro, muitos torcedores do Flamengo devem estar estranhando a timidez do lateral-direito Leonardo Moura no setor ofensivo da equipe. Certamente, as suas últimas atuações não foram as mesmas daquelas apresentadas no Campeonato Carioca. Apesar de ter feito um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, no Serra Dourada, o jogador explica a razão pela qual não tem aperecido constantemente no ataque rubro-negro.

"Acho bem normal dizerem isso. O que muitos não observam é que estou mais preocupado em marcar. Quero dar uma contribuição maior ao sistema defensivo", comentou o jogador, em entrevista à Rádio Brasil.

O lateral comentou ainda o início do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. É claro que ele preferia ter vencido todas as partidas, mas, mesmo com uma derrota, uma vitória e um empate, Léo Moura considera um bom começo de competição.

"Não é excelente como deveria ser, mas estamos bem. É uma competição bem complicada e aos poucos o Flamengo vai se encontrando. Por exemplo, acredito que tenhamos grandes condições de vencer esse compromisso contra o Sport", apostou.

Gazeta Esportiva

Flamengo não deve ter Souza contra o Sport\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Artilheiro do último Campeonato Brasileiro, quando ainda defendia o Goiás, o atacante Souza tem enfrentado dificuldades para defender o seu posto. Na edição deste ano, o jogador só conseguiu disputar um dos três jogos que o Flamengo realizou, justamente contra a equipe goiana quando passou em branco.\ Para piorar, o exame a que foi submetido na última segunda-feira acusou distensão de grau dois na coxa esquerda de Souza, o que deve afastá-lo do jogo contra o Sport, no próximo domingo, em Recife.\

Nesta terça-feira, o atacante ficou de fora dos treinamentos realizados em período integral. Souza permaneceu em tratamento intensivo no departamento médico. Para o jogo contra o Sport, Leonardo deve ser novamente o seu substituto, mas o jovem Paulo Sérgio, de 17 anos, também garante sonhar com a vaga no ataque.

“Estou tranqüilo e confiante. Se o Ney (Franco, treinador do time) optar por mim não vai ser nada de mais. Eu gosto de ser titular, vou trabalhar para isso e quando eu for não vou sair mais”, afirmou o atacante que, no último domingo, marcou seu primeiro gol como profissional.

Enquanto Paulo Sérgio sonha em ficar com a vaga de Souza no time do Flamengo, os volantes Paulinho e Claiton, com problemas físicos, foram preservados dos trabalhos realizados pela manhã. Os dois ficarão em observação ao longo da semana para saber se terão condições de enfrentar o Sport. Nesta quarta, eles podem ser liberados para treinar com bola, caso se apresentem bem.

Dois jogadores não apareceram para treinar também na manhã desta terça: o meia Renato Gaúcho, que gravou um programa em São Paulo na noite de segunda-feira, além do goleiro Bruno que foi resolver problemas particulares em Belo Horizonte. A ausência mais sentida nesta terça-feira, no entanto, foi a do técnico Ney Franco.

Ele foi liberado para acompanhar sua esposa em uma cirurgia que ela realizaria nesta terça-feira, em Belo Horizonte. O treinador retoma seu trabalho nesta quarta. Mesmo sem Ney Franco, a comissão técnica promoveu o jovem atacante Caíque ao elenco de profissionais, já que o clube vem sofrendo com seguidas lesões em atletas do setor.

Léo Moura decepcionado por não ter sido chamado por Dunga\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Quem apareceu normalmente para treinar no Flamengo nesta terça-feira foi o lateral-direito Leonardo Moura, que evitou críticas à irregularidade do Flamengo neste começo do Campeonato Brasileiro , onde o time soma quatro pontos em três partidas.\ “Foi um início bom, não foi excelente, mas foi bom. Tivemos jogos difíceis até agora, mas temos tudo para contra o Sport ir lá e vencer. Se entrarmos como fizemos contra o Goiás no Serra Dourada, temos tudo para sair de lá com um bom resultado”, comentou Léo.\

Leonardo Moura também admitiu ter ficado decepcionado por não ter sido lembrado na lista de pré-convocados para a Copa América. O lateral rubro-negro, no entanto, garantiu que o fato não o atrapalhará na seqüência do Brasileiro.

“Tenho mantido uma regularidade e vou continuar fazendo meu trabalho para ajudar o Flamengo a chegar ao lugar mais longe possível”, disse o lateral, que rebateu as críticas de que tenha caído de produção após o Campeonato Estadual. “Estou marcando mais do que atacando e talvez seja por isso que as pessoas estejam falando isso. Eu acabo aparecendo menos no apoio”, completou.

Se Leonardo Moura convive com algumas críticas no momento, o lateral-esquerdo Juan parece cada vez mais ambientado na Gávea. Tanto assim, que o jogador minimizou as especulações de que possa se transferir na janela do mercado europeu, agora no meio do ano.

“Gosto muito de atuar neste clube. Tenho uma grande visibilidade aqui. Não vou sair daqui para qualquer mercado. Estou muito feliz, em um momento muito bom. Sei que posso melhorar, mas esse momento é muito importante.”

Fora das quatro linhas, a diretoria do Flamengo confirmou ter pago os salários de abril que devia ao elenco rubro-negro. Agora, o clube corre para saldar a premiação pelo título estadual conquistado no início do mês

PeléNet

Souza desfalca o Fla pela 3ª partida no Brasileiro\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ O atacante Souza está mesmo fora da partida do próximo domingo, contra o Sport, no Recife, pelo Campeonato Brasileiro. Desta forma, o atleta vai desfalcar o time pelo terceiro - o segundo seguido - dos quatro primeiros jogos disputados pelo time na competição.\

A cinco dias do jogo em Recife, Souza já é vetado e defalca o Flamengo novamente\ Souza sofreu um estiramento grau dois na coxa esquerda durante o treino recreativo do último sábado. Por isso, ele não enfrentou o Botafogo, no domingo. O atacante também ficou fora da estréia, contra o Palmeiras, por causa de dores no pé direito.\

Na manhã desta terça-feira, o departamento médico do Flamengo informou que as chances de Souza enfrentar o Sport eram reduzidas. Entretanto, à tarde, o próprio atacante descartou a possibilidade de jogar no domingo e contou que vai trabalhar para voltar ao time na partida da quinta rodada.

"Não gosto de ficar muito tempo no departamento médico. Espero voltar a treinar ainda nessa semana para jogar contra o Figueirense. Quero brigar pela artilharia, mas, infelizmente, não estou podendo por causa das lesões", afirmou Souza.

Desta forma, o atacante Leonardo deverá ser mantido na equipe. Ele substituiu Souza no clássico contra o Botafogo e marcou o primeiro gol do Flamengo no empate por 2 a 2.

Na ocasião, Leonardo voltou a atuar depois de quase dois meses fora do time por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo, sofrida na partida contra o Friburguense, no dia 1º de abril, pelo Campeonato Estadual do Rio. Entretanto, no último domingo, ele mostrou estar recuperado. Outra opção para o técnico Ney Franco é o jovem Paulo Sérgio, de 17 anos, que também marcou um gol contra o Botafogo - o seu primeiro como profissional.

Invicto com três zagueiros, Fla elogia manutenção do esquema\ Vinícius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\ Após a derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, no Maracanã, na estréia do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o técnico Ney Franco resolveu adotar o esquema com três zagueiros na equipe para dar maior proteção à defesa. Embora o time tenha sofrido três gols nos dois jogos seguintes, ele venceu o Goiás por 3 a 1, em Goiânia, e empatou com o Botafogo por 2 a 2.\

Assim, o treinador já deu a entender que vai manter a formação na seqüência da competição. Invictos com este sistema neste Campeonato Brasileiro, os jogadores do Flamengo, principalmente os defensores, aprovam a escolha do comandante.

"A cada treino e partida com a mesma formação, o time vai se entrosando mais. Já estou até com uma sintonia com o Juan pelo lado esquerdo, temos feito boas jogadas por ali. Está se tornando interessante, e a tendência é a gente crescer ainda mais com o decorrer dos treinos e dos jogos", disse o zagueiro Ronaldo Angelim.

"É importante [a manutenção do esquema]. O time sabe jogar no 3-5-2 e no 4-4-2. Então, se no futuro não der certo, a equipe já tem uma base no 4-4-2. Se o time for bem, ele vai manter o esquema. Tem tudo para dar certo", afirmou o lateral-esquerdo Juan.

Apesar dos elogios, os jogadores lembram que ainda há defeitos a corrigir. Para Ronaldo Angelim, um time que joga com três zagueiros não pode sofrer três gols em duas partidas.

"Na minha opinião, a gente vem fazendo bons jogos nesse esquema. É lógico que ainda estamos tomando gol, apesar de termos três zagueiros, e isso tem incomodado bastante. Mas a equipe fica com uma boa marcação lá atrás e chega bem ao ataque. O Ney está batendo nessa forma de jogar e é bom para a gente", declarou.

O lateral-esquerdo Juan concorda com o companheiro. Para o jogador, o time ainda busca o equilíbrio necessário para atacar com eficiência sem deixar a defesa exposta.

"Com certeza. A gente tem conversado muito sobre isso para tentar acertar e corrigir nossos erros", contou. "Mas com treinamento e tempo, essa maturidade vai vir naturalmente", projetou.

Uma das formas encontradas por Ney Franco para tentar dar maior equilíbrio ao time com três zagueiros é reforçar a marcação dos alas. Embora o esquema dê mais liberdade para eles atacarem, o treinador tem pedido a Leonardo Moura e Juan que priorizem a marcação.

"Esse esquema libera os alas, mas eu tenho que jogar muito por dentro, às vezes como se fosse um segundo volante, para ajudar na marcação. Ele [Ney Franco ]pede para os laterais estarem sempre fechando. E quando tenho a bola, procuro atacar, como fiz em Goiânia, onde marquei um gol. Mas o primeiro pensamento é ajudar na marcação para depois sair com naturalidade", revelou Leonardo Moura.

"Como ala, também tenho que marcar diretamente o outro lateral. Às vezes, é preciso ir atrás dele, senão, ele vai embora sozinho", observou Juan.

GloboEsporte

Fla fica reticente em relação a Dinelson\ Diretoria rubro-negra fica na expectativa por uma resposta do Corinthians até sexta\ Eduardo Peixoto\

EFE\ Dinelson é cobiçado pelo Flamengo, mas Corinthians segura o negócio\ Lembra do otimismo que o Flamengo tinha em relação à contratação do apoiador Dinelson? Pois bem. Não se pode dizer que acabou, mas a confiança dos dirigentes rubro-negros agora é mais discreta. Tudo porque o Corinthians atrasa a decisão sobre o futuro do jogador.\

Inicialmente, a diretoria rubro-negra pretendia fechar o negócio nesta terça. Agora, estendeu o prazo até sexta-feira. No início da noite de terça-feira, os dirigentes conversaram e decidiram manter a posição de espera.

No entendimento da cúpula flamenguista, a proposta foi feita e está bastante clara. Portanto, resta esperar para saber a decisão. O Corinthians não tem interesse em aproveitar o jogador, mas o presidente Alberto Dualib está resistente à idéia de emprestar o Dinelson a um rival. Outra parte envolvida no imbróglio, o MSI não se opõe ao repasse por empréstimo.

Pré-lista de Dunga revolta dirigentes\ Diretoria do Fla fica frustrada por Bruno e Renato Augusto não estarem selecionados\ Eduardo Peixoto\

Ag. O Globo

Fora da seleção, goleiro Bruno ganha apoio dos dirigentes do Flamengo\ A pré-lista elaborada pelo técnico Dunga não repercutiu bem no Flamengo. A diretoria do clube classificou como "absurda" o esquecimento de jogadores do clube entre os 34 atletas selecionados. Do futebol carioca, apenas Thiago Silva, do Flu, e Morais, do Vasco, foram lembrados.\

A revolta concentra-se sobretudo em dois nomes: Bruno e Renato Augusto. Internamente, os dirigentes consideram que Dunga tem má vontade, sobretudo, com o goleiro. Argumentam que o pré-convocado Diego era reserva do camisa 1 rubro-negro no Atlético-MG.

- É um absurdo não chamarem o Renato Augusto, que foi campeão da Copa do Brasil e do Estadual. Não dá para entender - diz o diretor de futebol, Marcos Braz.

Mais do que tomar as dores pessoais dos atletas, os dirigentes ficaram preocupados com a depreciação da "marca Flamengo". Afinal, na hora de negociarem um contrato, eles usam a visibilidade do clube e a proximidade da seleção como um dos trunfos para convencer os jogadores. Recentemente, o próprio Bruno usou estas palavras como argumento para não aceitar uma proposta do Benfica, de Portugal.

O último jogador do Flamengo convocado para a seleção brasileira foi o volante Jônatas, em julho do ano passado. Porém, antes mesmo de se apresentar ao técnico Dunga, o jogador foi vendido ao Espanyol.

Paulo Sergio: 'Briga com Leonardo é suave'\ Atacante do Fla lamenta lesão de Souza, mas acha que pode ser titular contra o Sport\ Das agências de notícias\

AGÊNCIA O GLOBO\ Paulo Sergio vive fase ascendente no Flamengo. Ele pode ser titular domingo\ Cheio de moral após marcar o gol de empate do Flamengo no clássico contra o Botafogo, o atacante Paulo Sergio almeja uma vaga entre os titulares. Com a lesão de Souza, Dindo pode ter sua missão facilitada, mas ainda terá de disputar a posição com Leonardo.\

- Fico triste pelo Souza, espero que ele volte logo, mas acho que está tudo conspirando a meu favor. Procuro fazer meu trabalho, titular ou reserva, estarei feliz. Mas estou na briga com o Leonardo para ser titular. É uma briga suave - afirma Paulo Sergio, que comentou também que ter apenas 17 anos não vai interferir no seu rendimento.

- É o Ney (Franco, técnico) que decide e o Leonardo também é um grande jogador. A minha juventude não atrapalhará a decisão do Ney, pois se estou no grupo é porque tenho condição de ser titular -

Efeito Obina: revelação opera joelho\ Exaltado por Kléber Leite, William Amendoim ficará seis meses longe dos gramados\ Eduardo Peixoto\

GLOBOESPORTE.COM\ Amendoim (esq.) vai ficar seis meses longe dos campos\ Péssima notícia para os admiradores das categorias de base do Flamengo. Na última quarta-feira, o apoiador William operou o joelho direito e a estimativa é de que fique cerca de seis meses longe dos gramados.\

Destaque do time de juniores do Flamengo, o jogador, também conhecido como Amendoim, recebeu diversos elogios públicos do vice de futebol Kléber Leite e chegou a ser comparado a Robinho.

Neste ano, ele participou da partida contra o Volta Redonda, pela equipe de profissionais e foi campeão estadual de juniores. Ele começou a sentir dores na partida final, contra o Vasco, e foi diagnosticada a lesão no ligamento cruzado anterior esquerdo. O médico do Fla, Marcelo Soares, afirmou que a operação transcorreu bem e o paciente, de 19 anos, terá alta nesta quinta.

A lesão é semelhante à de Obina. O Anjo Negro foi operado em fevereiro e a previsão é de que volte aos campos em julho. Atualmente, ele faz trabalhos com bola para "reacostumar-se" e perder o medo de uma nova lesão no joelho esquerdo.

Crias do Fla tentam título sobre o Flu\ Wilson e Victor Simões começaram na Gávea. Até gerente de futebol já foi do Rubro-negro\ Klima Pessanha\

No fim de 2005, o Figueirense passava por um mau momento. Tinha acabado de se livrar do rebaixamento e precisava de uma mudança no futebol do clube. José Carlos Lages, atual presidente da Figueirense Participações e superintendente de futebol na época, foi buscar no Flamengo um reforço. Não era nenhum zagueiro seguro, um meio-campista talentoso ou um atacante goleador. Era o gerente de futebol do Fla na época, Anderson Barros.

Junto com a diretoria, Barros ajudou a mudar o rumo do futebol alvinegro, chegando até a esta final da Copa do Brasil. Os pratas-da-casa passaram a ser valorizados. E a aposta geralmente em jogadores promissores.

- Fui agente do Vinícius Pacheco. Conheci o Anderson Barros em 2001 por causa disso. E comecei a observar o trabalho dele, vi que se trata de um cara correto, o que é muito difícil de se encontrar no futebol. Em 2005, precisávamos de uma pessoa, e ele cairia como uma luva no clube. Hoje em dia posso dizer que o Anderson é uma das pessoas mais importantes da nossa estrutura - elogia Lages.

Anderson trabalhou por muitos anos no Flamengo, principalmente no futsal, onde conheceu Victor Simões, e nas categorias de base do futebol de campo, onde foi campeão junto do goleiro Wilson da Taça Belo Horizonte de juniores.

- Falei para a diretoria que eram jogadores em que podemos apostar. O Victor, por exemplo, é um jogador pouco conhecido. Mas estava há quatro anos na Bélgica - explica Anderson Barros.

No primeiro ano juntos em Santa Catarina, este trio rubro-negro encontra dois velhos rivais na semifinal e na final. Passou pelo Botafogo (assista às defesas do goleiro na semi), agora tenta o título diante do Fluminense. O goleiro Wilson espera uma final diferente em relação ao que acontecia na base.

- Peguei a fase boa do Fluminense, era sempre jogo difícil. Mas lembro de um título importante conquistado sobre os tricolores na Copa da Amizade (torneio infantil disputado por clubes do mundo todo) - recorda.

Fla espera pedido de Paulo Sergio\ Mas Isaías Tinoco acha difícil a troca do nome artístico do atleta para 'Dindo'\ Eduardo Peixoto\ Paulo Sergio pediu para ser chamado de Dindo a partir de agora. Por enquanto, a diretoria do Flamengo não se posicionou oficialmente, mas o supervisor de futebol do clube, Isaías Tinoco, está descrente do êxito da mudança.\

- Ele ainda não falou nada com a gente. Mas depois que o nome aparece no placar eletrônico não muda mais - diz o dirigente.

Nesta terça-feira, Dindo - ou Paulo Sergio - treinou normalmente na Gávea. Ele começa a se acostumar com a badalação após o primeiro gol pelos profissionais.

- A ficha caiu ontem (segunda-feira). Agora estou tranqüilo, vou trabalhar para enfrentar o Sport. Estou feliz de voltar à rotina de treino, pois o que mais gosto na vida é jogar futebol. Tenho prazer de estar aqui - diz o atacante.

Contra o Sport, no próximo domingo, ele deve começar a partida no banco de reservas. Leonardo e Renato Augusto têm mais chance de começar o jogo como dupla ofensiva. Souza, machucado, não joga.

Souza não enfrenta o Sport\ Atacante sente dores na virilha esquerda e não joga domingo, na Ilha do Retiro\ Eduardo Peixoto\

Seqüência de lesões vem prejudicando Souza na briga pela artilharia\ O que era quase certeza, confirmou-se nesta terça-feira. Souza, que não jogou o clássico diante do Botafogo, continua fora do time.\

O atacante segue com dores na virilha esquerda e é desfalque para o jogo do próximo domingo, contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Após o treino tático, na tarde desta terça-feira, na Gávea, o jogador lamentou sua ausência.

- Não tenho condição. Não gosto de ficar no departamento médico, mas ainda está incomodando muito. Quero brigar pela artilharia, mas fica complicado com essa série de lesões – diz.

Souza também ficou fora da estréia do Flamengo, na derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, no Maracanã. Na ocasião, o jogador estava com um problema no pé direito.

A princípio, o centroavante volta a treinar no campo na próxima quinta-feira. Ele deve retornar à equipe no jogo contra o Figueirense, em Florianópolis, dia 10 de junho.

Lance

Novelas Bruno e Dinelson têm mais um capítulo no Fla\ Goleiro e apoiador são os sonhos de consumo do clube da Gávea\ LANCEPRESS!\

Duas novelas envolvendo negociações com jogadores se cruzaram por conta da conversa que o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, teve por telefone com Kia Joorabchian, homem forte do MSI. É que o dirigente rubro-negro falou sobre a renovação com Bruno e a contratação de Dinelson.

No dia 10 junho, Kia e Pini Zahavi, empresário israelense e um dos donos dos direitos federativos de Bruno, irão se reunir em Londres e o assunto envolvendo o futuro do goleiro será discutido. Kléber está disposto a participar da reunião para convencê-los a manter o jogador por mais tempo na Gávea.

Alguns clubes europeus já manifestaram o desejo de tirar Bruno do Flamengo, entre eles o Barcelona e o Liverpool. O Benfica, segundo a imprensa portuguesa, deverá encaminhar uma proposta oficial pelo goleiro ainda nesta semana.

- Não estou sabendo de nada. Não fui contactado. De oficial só a vontade de os investidores negociarem o Bruno - disse Eduardo Uram, empresário de Bruno.

O caso Dinelson também se prolongará por mais alguns dias. O Flamengo já acertou com o jogador, mas seu empresário, Wagner Ribeiro, vem encontrando dificuldades na negociação com o Corinthians.

O presidente Alberto Dualib estaria retardando o acordo, quando seu vice, Nesi Curi, já teria acertado tudo. Segundo informações, Dualib pensa em negociar o jogador para o exterior.

Wagner e Dinelson, que já abriu mão de receber mais de R$ 400 mil referentes a uma dívida do Corinthians, não descartam levar o caso à Justiça Desportiva.

- Estou apalavrado com Kléber e o Dinelson quer ir para o Flamengo. Mas as coisas estão emperradas. Se ele entrar na Justiça, ganha a causa em 24h - disse Wagner Ribeiro, que descarta essa possibilidade no momento.

Kléber Leite continua otimista:

- Fizemos nosso dever de casa. Agora, não adianta pressa. Uma semana a mais não fará diferença.

Paulo Sérgio: 'Tudo conspira a meu favor'\ Atacante rubro-negro acredita que pouca idade não será problema: 'Se estou no time é porque tenho condições'\

LANCEPRESS!

Cheio de moral após marcar o gol de empate do Flamengo no clássico contra o Botafogo, o atacante Paulo Sérgio já almeja uma vaga entre os titulares. Com a lesão de Souza, o jogador pode ter sua missão facilitada, mas ainda terá de disputar a posição com Leonardo.

- Fico triste pelo Souza, espero que ele volte logo, mas acho que está tudo conspirando a meu favor. Procuro fazer meu trabalho, titular ou reserva, estarei feliz. Mas estou na briga com o Leonardo para ser titular. É uma briga suave - afirmou Paulo Sérgio, que comentou também que ter apenas 17 anos não vai interferir no seu rendimento.

- É o Ney (Franco, técnico) que decide e o Leonardo também é um grande jogador. A minha juventude não atrapalhará a decisão do Ney, pois se estou no grupo é porque tenho condição de ser titular - complementou.

Bruno e Renato Augusto treinam à tarde no Fla\ Jogadores não participaram das atividades pela manhã\ LANCEPRESS!\ Após não terem treinado na manhã desta terça-feira, o goleiro Bruno e o apoiador Renato Augusto, do Flamengo, participaram das atividades da parte da tarde, na Gávea. Bruno estava resolvendo problemas particulares em Belo Horizonte, enquanto Renato Augusto havia sido liberado por ter participado de um programa de TV em São Paulo.\

O treino foi comandado pelo auxiliar técnico Moacir Pereira e pelo preparador físico Geraldo Fabian. O técnico rubro-negro, Ney Franco, encontra-se em Belo Horizonte, onde acompanha sua esposa, que foi submetida a uma intervenção cirúrgica.

A novidade do treino técnico foi o atacante Kayke, que foi campeão estadual pelos juniores. O jogador está sendo observado, já que o Flamengo conta apenas com Souza, Leonardo e Paulo Sérgio para o ataque.

Marcio Braga agradece decisão da Fifa

Presidente diz que Fla foi determinante na proibição de jogos na altitude\ LANCEPRESS!\

A proibição imposta pela Fifa para a realização de jogos internacionais em locais com altitude superior a 2.500 metros foi determinada após uma reclamação do Flamengo. O clube carioca passou sufoco em Potosí, na Bolívia, no jogo contra o Real Potosí pela Libertadores. Nesta quarta, o presidente Marcio Braga divulgou uma carta aberta agradecendo à entidade pela decisão.

Leia a íntegra do agradecimento rubro-negro à Fifa:

"Na semana passada, o Clube de Regatas do Flamengo obteve uma vitória institucional sem precedentes, com a proibição da realização de partida internacional de futebol em altitudes superiores a 2.500m, determinada pela FIFA. A medida acata representação do Flamengo, apresentada após a partida contra o Real Potosi pela Copa Libertadores das Américas.

Nossa iniciativa não pretende ferir interesses de competição da Bolívia, da Colômbia ou do Equador, ou de seus clubes, a quem respeitamos e admiramos. Ela objetiva, tão somente, a defesa da vida e da integridade física dos jogadores de futebol profissional. Foi uma conquista do "Espírito Esportivo" (fair play) e da humanidade.

Devemos agradecer aos médicos Serafim Borges e José Luiz Runco, autores do parecer médico que deu sustentação a nossa tese, ao Vice-Presidente de Futebol Kleber Leite que coordenou nossos profissionais, ao Dr. Clovis Sahione Fadel, que nos instruiu no campo do direito penal e ao advogado Marcos Mota que levou à FIFA nossa representação verbal inicial .

E devemos agradecer muito, especialmente, ao presidente da CBF sr. Ricardo Teixeira, responsável pela articulação política que levou ao reconhecimento de nossa argumentação.

Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar.

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2007

Marcio Baroukel de Souza Braga\ Presidente"\