Notícias

Clipp 3/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fábio Luciano chega avisando que tem compromisso com o sucesso

Em sua apresentação, novo zagueiro do Fla impressiona pela confiança

Márcio Tavares

Na apresentação do falante e bem articulado Fábio Luciano, as fisionomias dos dirigentes do Flamengo em torno do zagueiro eram de satisfação pela concretização da contratação. Afinal, Fábio Luciano, de 32 anos, que há um ano se submetera a operação no púbis, foi virado pelo avesso e aprovado nos exames médicos. E vestiu a camisa número 3 com a naturalidade de quem se candidata a assumir um lugar vago de ídolo na zaga rubro-negra. Os exames de rotina foram antecipados para ontem, a fim de evitar o mico de apresentar um reforço e vetá-lo no dia seguinte por algum problema.

- Antecipamos os exames para que ele pudesse ser apresentado com segurança - disse José Luiz Runco, chefe do departamento médico.

Problemas já levam Joel a se preocupar com sua imagem

Para alguns torcedores mais antigos, o desenvolto e objetivo Fábio Luciano tem tudo para ser aclamado como ídolo do calibre de um Rondinelli ou um Gamarra. O zagueiro deixou muito boa impressão:

- Há um ano, sofri uma operação no púbis, não fiquei sem treinar e acho que em uma semana estou pronto. Nasci para grandes conquistas e títulos. Graças a Deus, só conheço um lado da moeda: o do sucesso. Espero ter grandes momentos aqui também.

Se a apresentação de Fábio Luciano era motivo de alegria no auditório Rogério Steinberg, no canto da mesa a expressão séria do técnico Joel Santana mostrava que nem tudo era motivo de festa. Cara fechada, o treinador parecia preocupado com os problemas que o rondam no Flamengo.

O primeiro arranhão na disciplina em sua gestão aconteceu na quarta-feira. Após o treino da manhã, no Ninho do Urubu, todos os jogadores foram para um hotel na Barra da Tijuca almoçar e descansar. Menos um: o goleiro Bruno só apareceu para o treinamento da tarde. Joel chamou Bruno e o treinador de goleiros Roberto Barbosa para uma conversa. O jogador pediu desculpas. Além disso, uma nova discussão entre Juan e Léo Lima desagradou ao técnico.

Ontem de manhã, Joel proibiu que os jogadores bebessem água durante o treino. Vazou e ele não gostou.

- Passaram que eu tinha imposto racionamento de água. Jogador bebe água de cinco em cinco minutos nos jogos? Não. Então por que vão beber nos treinos?

Renato Mauricio Prado

Ao que tudo indica, Joel Santana vai montar o meio-campo do Flamengo com dois cabeças-de-área (provavelmente, Jaílton e Cristian), Ibson e Roger.

Renato Augusto atuará um pouco mais avançado, fazendo companhia a Obina, que será, de fato, o único atacante "de ofício".

No banco, com boas possibilidades de entrar, Maxi Biancuchi, o primo do Messi, que ninguém sabe ainda se honrará o DNA...

Souza, se for suspenso, deve ser negociado para o exterior. Juntamente com ele, o Flamengo deveria mandar, de bônus, o Léo Lima, que continua criando confusão na Gávea. A última foi com Juan no treino.

Jornal dos Sports

O novo xerife da Gávea

Fábio Luciano veste a camisa 3 e é a esperança do Flamengo de dias melhores para a sua defesa

Thiago Bokel e Leo Schabbach

Fábio Luciano, com a camisa do Flamengo, segura a bandeira do clube ao lado de Joel Santana

Para arrumar a defesa rubro-negra, o Flamengo apresentou ontem o seu reforço. O zagueiro Fábio Luciano chega com a responsabilidade de ser o novo xerife da equipe.

O jogador tem 32 anos e foi apresentado com a camisa 3, um indício de que Irineu deverá perder a condição de titular.\ Fábio agora pretende recompensar a aposta feita pela diretoria em seu futebol.\

“Receber um convite do Flamengo pesa muito. Estava há quatro anos fora do país, e quando saí estava acostumado a ganhar títulos. Espero repetir essa história. Nasci para jogar em grandes clubes, e lidar com grandes torcidas, como a Flamengo”, disse o jogador, que já teve passagens por Corinthians e Fenerbahçe, dois clubes com grande número de torcedores.

Apesar do técnico Joel Santana ainda não ter decidido quem será seu capitão para o restante do Brasileiro, é bem provável que Fábio Luciano assuma a braçadeira assim que tiver condições de jogo. Mas isso para ele não é o mais importante.

“Deixo para o treinador escolher. Estou chegando agora e mesmo que não receba a faixa de capitão, procurarei passar a minha experiência, tudo que já vivi no futebol, para os mais jovens principalmente”, explicou o zagueiro.

Mais um reforço\ Outra novidade confirmada ontem pela diretoria foi a contratação do atacante Assumpção, que jogou o Carioca pelo Madureira, mas que tem o passe vinculado ao Olaria. O jogador, de 21 anos, assinou contrato até o final do ano, mas passará por um período de experiência, não sendo aprovado, ele será novamente emprestado ao Tricolor Suburbano para a disputa da Série C. A chegada de Assumpção é uma indicação do supervisor Isaías Tinoco.\

Com a chegada dos dois jogadores, o vice de futebol Kleber Leite espera apenas uma definição da situação de Jônatas para fechar o grupo. Ontem os dirigentes do Espanyol praticamente descartaram a negociação, mas Kleber ainda tem esperança de contar com o jogador, mas será necessário ter paciência para contar com o jogador.

Kleber não quer polêmica com Santos

Durante a coletiva de apresentação do zagueiro Fábio Luciano, o vice de futebol Kleber Leite procurou fugir da polêmica em torno do fato do Santos estar utilizando o atacante Kléber Pereira, que veio também do exterior, assim como Ibson e Biancucchi.

O atacante está jogando nesse Campeonato Brasileiro, sem esperar a data estipulada pela CBF, 3 de agosto, para que jogadores vindos de fora do país pudessem jogar.

“O Flamengo não utilizou esses jogadores até o momento por dois fatores: o primeiro é que o nosso departamento jurídico nos aconselhou a não colocá-los para jogar, e o segundo é que tanto o Ibson, quanto o Maxi só conseguiram agora ter condições físicas de atuar”, explicou o dirigente.

Kleber Leite fez questão de frisar também que o Flamengo não pensa ainda em pedir os pontos da partida, em caso de derrota, pela suposta irregularidade envolvendo a escalação do atacante santista, que atuou no Atlético-PR.

O Vasco também contratou três jogadores do exterior e preferiu não utilizá-los até a data imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Roger será titular contra o Santos

Depois de uma boa apresentação no último jogo do Flamengo, quando comandou a reação rubro-negra no empate, em 2 a 2, contra o Corinthians, no Morumbi, o apoiador Roger passou a ser a grande esperança para o confronto com o Santos. E, apesar de ainda não estar 100% fisicamente, o jogador deve começar na equipe titular.

Após o treino de ontem, ele mesmo explicou a situação e revelou que tentará atuar o maior tempo possível.

“Não sei se poderei jogar 90 minutos, mas pelos treinos tudo indica que começarei jogando. A expectativa é de atuar mais de 45, vou ver se suporto o jogo inteiro, mas se não der vamos melhorando gradativamente”, disse o apoiador.

Tendo voltado a atuar depois de três meses inativo, no jogo contra o Corinthians, o jogador ainda comentou o fato de seu ritmo de jogo ainda não ser o ideal. “Vou fazer de tudo para ajudar a equipe até o momento que agüentar. Porém, o ritmo de jogo só virá com o tempo”, afirmou.

Disposição no treino\ Isso porque, no treino técnico de ontem, a disposição demonstrada pelos jogadores chamou a atenção e o coletivo de dois toques (treino alemão) foi muito movimentado. Beirando as últimas colocações do Campeonato Brasileiro, Roger destacou que só com essa disposição e vontade é que o clube poderá se recuperar na competição deste ano.\

“Acho que este ritmo mais acelerado nos treinos é muito bom. Temos que nos movimentar bastante mesmo. Ir, voltar e forçar ao máximo até não agüentar mais. Só assim poderemos nos preparar bem para buscar os resultados”, explicou.

Sem Jônatas, Flamengo vai de Assumpção

O sonho rubro-negro de repatriar o apoiador Jônatas acabou na manhã desta quinta-feira, mas isso não desanimou a procura da diretoria por reforços para o Brasileirão. Leandro Assumpção, que atuou pelo Madureira no último carioca, é o mais novo meia do Flamengo.

O jogador se apresenta na Gávea ainda nesta semana e já realizou os exames médicos. A negociação de Assumpção, que apesar de ter atuado pelo tricolor suburbano pertencia ao Olaria, foi realizada pelo supervisor Isaías Tinoco.

Amistoso esquenta o Estadual

Flamengo e Cabo Frio se enfrentam em jogo beneficente e se preparam para o Estadual de futsal

Rafael Oliveira

As duas equipes se enfrentaram nas semifinais do Carioca, em maio, e já se preparam para a próxima competição do Rio

Esporte não é apenas competição, mas também solidariedade. Amanhã, a partir das 11h, no Ginásio Municipal de Cabo Frio, a equipe de Futsal da cidade fará um amistoso beneficente contra o Flamengo.

O objetivo é arrecadar fundos para custear o tratamento do pequeno Victor, de 10 anos de idade, que se acidentou no mês passado após cair do terceiro andar do prédio onde morava.

Victor é filho de Anderson Lopes, o ‘Mangueira’, treinador do Drogaria do Povo, e está internado no CTI desde o acidente. "O mais importante neste jogo não será o resultado, mas sim que a casa esteja cheia para ajudarmos o filho do nosso amigo Mangueira", afirmou Rodrigo Barreto, novo treinador do Cabo Frio.

Quem for ao ginásio também terá a oportunidade de conferir de perto o novo elenco dos clubes, que se preparam para a disputa do Estadual de Futsal, ainda sem data para começar. O Flamengo entrará em quadra de cara nova.

Após o quarto lugar no último Carioca, os dirigentes rubro-negros promoveram uma faxina no elenco. Apenas Breno, Dudu, Michel, Passarinho, Otávio, Pablo, Pedro e Marquinho foram mantidos.

Para o Estadual chegaram, do América, o goleiro Rafael, o ala Hélcio e o fixo Magrão; do Vasco vieram os pivôs Gabriel e Sixel, do Piedade veio o pivô Marcelinho, do Bangu o Flamengo trouxe o ala Charles e, da equipe sub-20 do Grajaú, veio o pivô André.

"Agora temos um elenco mais experiente. Este é o grande diferencial para o grupo que jogou o Carioca", comentou o técnico Cid Escarlate.

Mudança de comando\ Já o atual campeão metropolitano sofreu apenas uma modificação até o momento. O técnico Sávio Badini acertou contrato com o Macaé e comandará a equipe do Norte Fluminense no próximo semestre. Em seu lugar entrou um velho conhecido do grupo: Rodrigo Barreto, auxiliar-técnico do clube há cerca de 18 meses.\

"Vou dar seguimento a um trabalho que já vinha sendo feito com o Sávio. Acompanho este elenco desde o ano passado . É um grupo muito homogêneo, que tem tudo para ser campeão", afirmou o novo treinador.

Victor se recupera para o Mundial

Após disputar o Pan com o dedo do pé quebrado, Victor Rosa quer chegar bem ao mundial

A medalha de prata por equipe nos Jogos Panamericanos do Rio deixou um gosto de quero mais para o ginasta Victor Rosa, que já retornou à sua rotina de treinamentos no CT de Curitiba.

Mesmo após fraturar o metatarso do quinto dedo do pé esquerdo, que o impediu de continuar a competir no Pan, o ginasta ajudou a equipe brazuca à conquistar o segundo lugar do pódio e já está em ritmo intensivo na fisioterapia para se recuperar o mais rápido possível.

Toda essa preparação tem um bom motivo: o Campeonato Mundial de Ginástica, em setembro, em Stuttgart, na Alemanha.”Graças a Deus já estou treinando normalmente, só falta a minha equipe técnica  me liberar para treinar solo e salto. O que está perto de acontecer.”, disse o ginasta, que está feliz com os resultados do seu treinamento.

”Estou indo bem. Com a ajuda da equipe médica e técnica e com o carinho das pessoas vou me recuperar logo. O Brasil sofreu, chorou e vibrou comigo e agora torce para a minha recuperação”.

Victor espera que continue bem nas competições.

”Esse ano foi mágico para mim, só tenho que agradecer. Conquistei o Medalha de Prata na Etapa de Cottbus, fui campeão brasileiro pela segunda vez e conquistei a Prata por equipe no Pan. Fico feliz em fazer parte da história da Ginástica no Brasil”.

O Dia

Flamengo: Título no Maracanã, uma doce lembrança

Novo reforço, zagueiro Fábio Luciano foi campeão mundial no estádio, e em cima do Vasco

Marluci Martins

Rio - Foram quatro anos passados na Europa, mas é do Rio de Janeiro a melhor lembrança que o mais novo reforço do Flamengo, Fábio Luciano, tem da carreira: o Maracanã. Foi lá que ele conquistou o Mundial de Clubes, em 2000, quando era jogador do Corinthians.

E, justamente, sobre o maior rival de seu atual clube, o Vasco. “Mas não é hora de pensar em rivalidade. O momento é de vencer, de pensar no adversário de cada jogo. Vamos pensar numa partida de cada vez”, disse Fábio Luciano.

Apesar de ainda não estar regularizado na CBF, o zagueiro, que foi do Fenerbahce (Turquia) e do Colonia (Alemanha), não vê a hora de estrear. Ele não joga desde abril, mas acredita que em no máximo duas semanas estará no ponto.

A contratação do zagueiro foi cercada de cuidados no clube, porque há um ano ele teve de se submeter a uma cirurgia de púbis.

“O Runco (médico) virou ele do avesso. Está tinindo”, afirmou o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite.

O zagueiro também tranqüilizou a torcida, que estava presente em sua entrevista de apresentação, ontem à tarde, na sede da Gávea.

“Fiquei cinco meses em tratamento e estreei no Colonia, da Alemanha”, garantiu o novo jogador do elenco.

Fábio Luciano chega para ser titular. Para que pudesse posar para fotos, ele ganhou uma camisa 3, número que costuma ser usado por Irineu. Mas o técnico Joel Santana não quis antecipar quem perderá a vaga de titular no time rubro-negro.

“Ele veio para jogar, não para ficar na reserva. Mas, no lugar de quem, eu ainda não sei”, disse Joel.

MAIS UM REFORÇO

Além de Fábio Luciano, o Flamengo anunciou ontem uma contratação de bem menos impacto: Leandro Assumpção. O jogador disputou o último Campeonato Estadual pelo Madureira, mas está vinculado ao Olaria. Ele vai ficar na Gávea até o fim desta temporada.

Vitória do Santos põe o treinador em alerta

A vitória (2 a 1) do Santos sobre o Atlético-MG, quarta-feira, no Mineirão, deixou Joel Santana em estado de alerta. O técnico do Flamengo fez questão de assistir com atenção ao jogo de seu adversário de domingo, na Vila Belmiro.

Joel só não pôde chegar a muitas conclusões, pois não acredita que o colega Vanderlei Luxemburgo vai repetir a escalação vitoriosa.

“Não estou dentro da cabeça dele, mas não creio que, em casa, ele vá escalar três zagueiros”, afirmou.

EM DEFESA DE SOUZA

Renato Augusto, com dor muscular, foi poupado do treino de ontem, mas Joel garantiu que vai escalá-lo para o jogo contra o Santos.

Ele ainda tem uma dúvida no ataque, já que vinha insistindo com Obina nos treinos, mas está sensibilizado pelo esforço de Souza.

“Ele pode pegar 120 dias de suspensão, está pra baixo, mas vem treinando com muita vontade”, disse Joel, que criticou a possibilidade de Souza receber uma punição severa no julgamento de segunda-feira pela agressão a Tcheco, do Grêmio. “O árbitro fantasiou. Ele não deu um murro no adversário”, reclamou o treinador.

Fla: Joel não quer contar vantagem antes da hora

Rio - O novo treinador do Flamengo, Joel Santana, disse nesta quinta-feira que não adianta prever resultados melhores com a chegada de novos reforços para o time, como o zagueiro Fábio Luciano, que foi apresentado nesta quinta, Roger, Cristian, Ibson  e Maxi Biancuchi.

Joel se mostrou cauteloso, e usou como exemplo a Copa do Mundo de 2006." Futebol a gente vê dentro de campo. A Copa do Mundo prova isso, todo mundo tava aplaudindo e as coisas não deram certo, e acabou sobrando pra um só(o técnico Parreira"", lembrou.

"No grupo são 30 jogadores, outros estão chegando e vamos ver o que acontece porque o campeonato é dificil", alertou o treinador.

Fla: Roger espera melhorar seu desempenho contra o Santos

Rio - Depois de uma boa atuação no segundo tempo contra o Corinthians, o meia Roger, do Flamengo, ficou ainda mais confiante para enfrentar o Santos, domingo, na Vila Belmiro.

A semana sem jogos deu ao apoiador a chance de se aprimorar fisicamente e se entrosar mais com os companheiros.

" Sinto que estou melhor na parte física e o ritmo virá naturalmente. Espero suportar mais de 45 minutos e ficar em campo até quando agüentar", comentou Roger.

O apoiador elogiou o método de trabalho de Joel Santana, mas evitou qualquer tipo de comparação com o antecessor, Ney Franco.

" Trabalhei pouco tempo com o Ney, mas foram dias excelentes. Ele me deu moral e me colocou para jogar. Seria injusto fazer comparações dele com o Joel. O importante é seguirmos nosso trabalho para melhorar a situação do time", enfatizou.

Flamengo terá apenas Obina no ataque, no jogo contra o Santos

Rio - Joel Santana decidiu adotar a prancheta misteriosa em sua quarta passagem pelo Flamengo. Na tarde desta quarta-feira, ele comandou por 1h10 um treino fechado para a imprensa. Mas o nada discreto Obina revelou que Joel manteve a escalação do treino aberto, que aconteceu pela manhã. A novidade é a presença de apenas um atacante.

Domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, o Rubro-Negro disputa seu primeiro jogo sob o comando de Joel, que deve escalar Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina.

Na disputa pela única vaga no ataque, Obina largou na frente, mas não está garantido. De manhã, Souza o substituiu durante parte da atividade. À tarde, foi a vez de Paulo Sérgio treinar entre os titulares por alguns minutos.

O maior xodó da torcida admitiu que jogou mal contra o Corinthians. “Não fiz uma boa partida. Não me movimentei e, por isso, não recebi as bolas. Gosto de me mexer e sair da área para pegar a bola”, disse Obina.

Irineu abatido

Mesmo confirmado no time titular para a partida contra o Santos, o zagueiro Irineu continua abatido. O jogador anda cabisbaixo desde que marcou gol contra na derrota para o Grêmio por 1 a 0, dia 22 de julho. A contratação de Fábio Luciano — que vai se apresentar hoje, às 18h, na Gávea — deixou o atleta ainda mais desconfiado. Ontem, Irineu deixou o clube sem dar entrevistas.

Primo de Messi deve estrear domingo pelo Flamengo

Rio - O atacante argentino Maxi Biancucchi pode disputar no domingo seu primeiro jogo com a camisa do Flamengo. O atleta começará a partida no banco de reservas e tem boas chances de entrar no segundo tempo. Sem jogar há um mês, Maxi diz que está pronto. “Quero jogar, mas não tenho pressa”, disse.

Maxi ganhou o apelido de ‘Pequeno’ dos companheiros, por causa de sua baixa estatura. Nesta quarta, ele teve seu primeiro contato com o funk carioca no vestiário do Ninho do Urubu e gostou do ritmo. A parte mais difícil da adaptação ao Rio é tomar coragem para dirigir na cidade. “Ainda não sei o caminho”, disse.

Gazeta Esportiva

Flamengo apresenta Fábio Luciano\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo apresentou, na noite desta quinta-feira, o seu mais novo reforço. Aos 32 anos, o zagueiro Fábio Luciano chega para tentar solucionar os problemas do sistema defensivo do Rubro-Negro carioca neste Campeonato Brasileiro.\ “Jogador vive de títulos e quem não conquista títulos passa despercebido. Me acostumei com títulos e espero que aqui não seja diferente. Sei que a situação é difícil, mas temos quatro partidas a menos e vamos procurar somar os pontos”, declarou o defensor.\

Ao contrário do que costuma acontecer, Fábio Luciano, que já vestiu a camisa rubro-negra, só nesta sexta-feira irá realizar os exames médicos de praxe. O jogador passou por uma cirurgia no púbis no primeiro semestre, mas garantiu estar em boas condições físicas.

Ronaldo Angelim ressalta a motivação do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Confirmado como titular na defesa do Flamengo na partida contra o Santos, neste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Ronaldo Angelim ressalta a motivação mostrada pelos jogadores nos treinamentos desta semana.\ “Com a chegada do novo treinador todo mundo ganha uma motivação nova. Quem estava fora quer mostrar serviço e quem estava no time quer permanecer”, afirmou Angelim, que elogiou a contratação do zagueiro Fábio Luciano. “Tenho certeza que é um ótimo zagueiro e vai nos ajudar muito neste Brasileiro.”\

Enquanto Ronaldo elogia a chegada de Fábio Luciano, o argentino Maximiliano Biancucchi vive uma expectativa no Flamengo. Contratado por indicação de Valdir Espinosa e conhecido por ser primo de Lionel Messi, Maxi espera ser relacionado para o jogo de domingo e começar a vencer a desconfiança que enfrenta desde que chegou à Gávea.

“Estou muito ansioso, mas procurando manter a tranqüilidade. É claro que estou pronto para entrar e ajudar o time. Quero conquistar o treinador, os companheiros e a torcida. Sempre farei o máximo para vencer”, afirmou Maxi.

O argentino vinha atuando no futebol paraguaio e garante que também não terá problemas de adaptação no Brasil. “Não é difícil se adaptar ao futebol brasileiro. Em pouco tempo conseguirei. Entendo bem meus companheiros e o futebol tem uma linguagem universal.”

Antes de Maximiliano Biancucchi, o Flamengo apostou recentemente em outros estrangeiros que não deram certo na Gávea, casos do paraguaio César Ramirez e do uruguaio Horacio Peralta. Os dois deixaram o Rubro-Negro sem deixar muitas saudades.

Nesta quinta-feira, de forma oficial, o Espanyol anunciou em seu site que não irá liberar o volante Jônatas para o Flamengo. O clube carioca sonhava em repatriar o jogador por empréstimo de um ano. Para ter Jônatas novamente, o Rubro-Negro até admitia envolver o atacante Souza na negociação, já que este último será julgado na próxima segunda-feira pelo STJD e corre o risco de pegar um longo gancho.

Sem Jônatas, o Flamengo confirmou a contratação por empréstimo do desconhecido meia Assunção, vice-campeão carioca neste ano pelo Madureira. O jogador, que chega para compor elenco, fica até o final do ano na Gávea.

Roger admite não estar 100% para jogo contra Santos\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No próximo domingo, o Flamengo irá ao litoral paulista para encarar o Santos na Vila Belmiro. Para este duelo, uma das grandes novidades do Rubro-Negro deverá ser a presença do meia Roger entre os titulares. Contratado recentemente, o jogador fez sua estréia no último final de semana, quando entrou no segundo tempo da partida contra o Corinthians. Sem atuar um jogo inteiro há alguns meses, Roger admite que ainda não está com 100% de suas condições.\ “Noventa minutos não sei, mas os treinamentos estão indicando que eu possa começar a partida. É lógico que a condição física está crescendo e o ritmo de jogo vem com as partidas. Minha expectativa é que eu jogue mais de 45 minutos e, se ele optar por mim desde o início, vamos ver até onde dá. Tomara que dê os noventa minutos, mas se não der, vamos ver até onde vai”, comentou o meia.\

Contra o Corinthians, Roger atuou ainda sob o comando do ex-treinador Ney Franco, a quem fez alguns elogios. Mas o treinador evitou comparações entre Ney e o atual técnico Joel Santana.

“Não posso falar sobre isso, porque tive pouco tempo de trabalho. Mas o pouco tempo que tive com o Ney foi excelente, ele que deu aval para minha contratação, me deu muito apoio. E não posso fazer comparação entre o trabalho dos dois”, afirmou Roger, que admitiu nunca ter trabalhado com Joel. “Nunca tinha trabalhado com o Joel Santana, mas as referências são ótimas e espero que possamos fazer um grande trabalho pelo Flamengo.”

Caso não haja nenhum problema de última hora, o Flamengo deve enfrentar o Santos com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger; Obina. Na manhã desta quinta-feira, o meia Renato Augusto foi poupado do treinamento realizado no centro de treinamento Ninho do Urubu, após se queixar de dores musculares. De acordo com os médicos, no entanto, o jogador não preocupa para domingo.

PeléNet

'Milagreiro', Joel prepara seu próximo feito no Flamengo

Técnico, que salvou o time da Série B e alcançou façanhas por outros clubes, assume a equipe na penúltima posição do Brasileiro com a missão de levá-la à Libertadores.

Vinicius Barreto Souto, especial para o Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - Nascido no dia 25 de dezembro (Natal dos cristãos) de 1948, ele ganhou o nome de Joel Natalino Santana. Criado em família religiosa, o técnico apóia-se na fé para vencer os desafios da vida pessoal e profissional. Coincidência - para os céticos - ou não - para os crentes -, ao longo da sua carreira ele já alcançou "milagres" improváveis. Assim, na sua volta ao Flamengo, o treinador começa a preparar seu próximo feito.

Recém-chegado ao clube, na verdade, Joel ainda não sabe exatamente até onde pode levar o time, que ocupa a penúltima posição deste Campeonato Brasileiro. De qualquer maneira, ele já sabe qual será seu desafio: tirar a equipe da zona do rebaixamento e classificá-la para a Copa Libertadores de 2008, meta estabelecida pela diretoria rubro-negra para a competição nacional.

"No futebol, você nunca sabe o que vai acontecer amanhã. Mas nossa vida é feita de grandes desafios. Por isso estou aqui pela quarta vez", comentou o técnico, que já dirigiu o Flamengo em 2005, 1998 e 1996, ao Pelé.Net.

Joel Santana sempre nega ser o grande responsável pelas eventuais façanhas alcançadas pelos times que comanda. Entretanto, ele acredita que os "milagres" costumam acompanhar as pessoas que têm fé.

"A fé sempre ajuda. Sigo aquilo que a vida me ensinou. Ter confiança naquilo que você faz é raiz do brasileiro, de pessoas humildes, que vão à igreja todo domingo", afirmou o treinador, que é bastante religioso.

"Meu pai morreu há dois anos, mas nem por isso, com 50 anos de idade, eu deixava de pedir a bênção dele antes de dormir. Nunca desaprendi, era hábito", revelou.

Em sua última passagem pelo Flamengo, em 2005, Joel Santana foi apontado como grande responsável pelo "milagre" alcançado pelo time no Campeonato Brasileiro daquele ano. Afinal, após a chegada do técnico, a equipe não perdeu mais e salvou-se do rebaixamento na penúltima rodada.

"Tínhamos 10% de chances [de ficar na Série A]. Era muito pouco. Mas com a ajuda de todos, saímos daquela situação. Foi bacana, em um clube como esse, as pessoas se uniram por uma causa. Quando vinha para cá, sentia o pavor do torcedor, das pessoas que trabalhavam no clube, e todo mundo falava que ia rezar. Quando conseguimos, a alegria de todos estava de volta", lembrou Joel, contando que trabalha a questão da fé com os seus jogadores.

"O cara tem que ter fé e confiança no que faz, senão, não pode jogar no Flamengo. Aqui tem uma massa muito grande de torcedores apaixonados, que amam o time e choram por ele", continuou.

Agora, Joel novamente assume o Flamengo na zona do rebaixamento. Por isso, antes de começar a buscar o objetivo traçado pela diretoria, o treinador só pensa em tirar a equipe do grupo de risco o mais rápido possível. Como sempre, destacando a importância da fé para seus jogadores.

"Nosso momento não é fácil. Ainda faltam 26 jogos, mas e daí? Podiam faltar nove, mas temos de vencer de qualquer maneira", alertou. "Vamos ver se a coisa dá certo, como deu nas outras vezes. Espero que sim", encerrou Joel.

Flamengo apresenta Fábio Luciano, seu novo reforço

Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\

O zagueiro Fábio Luciano foi apresentado nesta quinta-feira, na Gávea, como o novo reforço do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro. O jogador vestiu a camisa 3 rubro-negra e se mostrou muito confiante sobre seu futuro na equipe carioca.

Fábio Luciano chega ao Flamengo com o pensamento de ganhar títulos no clube\ LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO\ "Nasci para grandes torcidas e grandes times, para conquistar títulos. Foi assim no Corinthians, na Turquia. E tenho certeza que agora será assim no Flamengo. Jogadores vivem de títulos, quem não ganha passa despercebido na história do futebol", afirmou o defensor.\

Fábio Luciano disse que não hesitou ao receber a proposta do Flamengo e só conversou com sua família antes de aceitar o convite do clube. O atleta está sem jogar desde o dia 20 de abril, quando atuou pelo Colônia-ALE, mas foi aprovado nos testes físicos e acha que poderá entrar em campo em breve:

"Se eu tiver que treinar à noite, vou treinar. Começo amanhã [sexta]. Estava mantendo a forma por minha conta no tempo em que fiquei sem jogar, mas não era um trabalho profissional, que só é possível de se ter em um clube. Não vou poder jogar já este domingo, mas acho que em uma ou duas semanas estarei à disposição do treinador".

O técnico Joel Santana se mostrou satisfeito em contar com mais um reforço, depois do atacante Maxi Biancucchi, dos volante Ibson e Cristian e do meia Roger. De acordo com o treinador, Fábio Luciano deve ser o dono da camisa 3 rubro-negra a partir do momento em que estiver 100% fisicamente.

"Um dos pontos de dificuldade do nosso time é o setor defensivo. A diretoria agiu para torná-lo mais forte. No momento em que este jogador estiver apto, vai entrar em campo. Não vamos contratar ninguém para ser reserva e ele tem todas as condições de ser um bom zagueiro para nós, como mostra pelo seu currículo", afirmou o técnico Joel Santana.

Sobre seu contrato com o Flamengo, que vai até o fim deste ano, Fábio Luciano disse que espera poder prorrogar seu tempo no clube: "Tenho contrato até dezembro, mas o pensamento não é esse. Não quero usar o Flamengo de trampolim para voltar à Europa ou algo deste tipo. Este é um clube que é importante ter no currículo".

Por fim, o zagueiro comentou sobre a situação atual do Flamengo, que está na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos: "Temos quatro jogos a menos e são todos em casa. Tenho certeza que, com a força da torcida, conquistaremos vitórias e sairemos dessa situação incômoda".

Joel repete esquema e Flamengo só deve ter um atacante

Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\

Assim como fez na última quarta-feira, o técnico Joel Santana voltou a escalar o Flamengo com apenas um atacante no treino realizado nesta quinta-feira. Desta forma, embora ainda não confirme, o time que enfrentará o Santos, domingo, na Vila Belmiro, deverá ter apenas Obina na frente.

O treinador, que comandará a equipe pela primeira vez neste Brasileirão, deverá escalar desde o início o volante Ibson, que fará sua estréia pelo time na temporada, e o meia Roger, que no último domingo já havia entrado no segundo tempo, no empate contra o Corinthians.

"Ainda não sei se vou atuar desde o início, o Joel não falou nada, mas os treinos indicam que sim. Acho que 90 minutos eu não consigo jogar, mas vou tentar ficar o máximo em campo", disse Roger, que ainda não está em sua melhor forma física.

Confirmado na equipe titular, o volante Cristian comentou a formação com três volantes e destacou a movimentação dos seus companheiros de setor.

"Eles [Jailton e Ibson] têm característica de marcar, mas sabem sair para o jogo. Assim, nossa saída de bola fica bastante rápida. Com os treinamentos, vamos nos entrosando cada vez mais", disse o jogador, que também cobrou uma forte marcação da equipe e saídas rápidas para os contra-ataques.

"Em qualquer lugar, temos que saber marcar primeiro e sair para o contra-ataque, até dentro de casa. Todo mundo tem que carregar o piano junto. O time precisa de equilíbrio", concluiu.

Desta forma, a provável escalação rubro-negra deverá ter Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina.

GloboEsporte

Inteiro, Fábio Luciano chega ao Fla

Zagueiro passa com louvor no exame médico e diz que está aceita o desafio

Eduardo Peixoto

Zagueiro Fábio Luciano chega ao Fla

No início da noite desta quinta-feira, o Flamengo apresentou Fábio Luciano como a solução para sua peneira defensiva. Antes da formalidade realizada no auditório Rogério Steinberg, na Gávea, o jogador passou por uma minuciosa avaliação do médico José Luiz Runco e foi liberado.

A preocupação explica-se. Na última temporada, o zagueiro praticamente não jogou por causa de um problema no púbis.

- Ele foi revirado do avesso e está inteiro - declara o vice-presidente do Fla, Kléber Leite.

Tranqüilo e à vontade na primeira coletiva, Fábio Luciano disse que treina a partir desta sexta-feira. A estréia do zagueiro, de 32 anos, ainda não tem data para acontecer. Sobre as negociações, o jogador ficou honrado com a proposta.

"Receber o convite de um clube como este não dá para recusar"

Fábio Luciano, o xerife flamenguista

- Receber o convite de um clube como este não dá para recusar. Conversei com a família e topei o desafio. Fiquei quatro anos na Europa, fui muito feliz, mas estava na hora de retornar - diz Fábio, cujo contrato inicial com o Flamengo vai até o dia 31 de dezembro deste ano.

O novo xerife rubro-negro foi revelado na Ponte Preta, teve passagem de destaque pelo Corinthians e na Europa jogou no Fenerbahçe, da Turquia, e Colônia, da Alemanha.

'Nasci para vencer', diz Fábio Luciano

Reforço do Flamengo chega com histórico de títulos por onde passou. E espera mais taças

Eduardo Peixoto

Fábio Luciano mostra personalidade

Fábio Luciano começou a carreira na Ponte Preta, clube que jamais conquistou um título. Entretanto, a carreira do novo jogador do Flamengo é recheada de conquistas. Em suas passagens por Corinthians e Fenebahçe, ele colecionou títulos.

- Nasci para vencer e para jogar em clubes com grandes torcidas. Foi assim por onde passei e espero repetir esta trajetória no Flamengo - declara.

O contrato do zagueiro termina no dia 31 de dezembro de 2007. Porém, engana-se quem pensa que sua passagem pela Gávea é um mero "pit stop" antes de um retorno à Europa.

- Não vim para cá para usar o Flamengo como trampolim. Meu contrato é até o fim do ano, mas quero continuar e construir uma carreira de sucesso aqui.

Time branco, de Ibson, dá show

No treino desta manhã, volante comanda festa sobre os companheiros

Eduardo Peixoto

Nem parecia um simples treino de dois toques. Gritos, empurrões (de brincadeira!) e muita animação marcaram o treino do Flamengo na manhã desta quinta-feira. O destaque ficou por conta de Ibson. Ele não apenas foi o destaque da atividade com passes precisos, como comandou a animação do time branco.

As brincadeiras começaram com Leo Moura. Quando o lateral-direito acertou um longo lançamento, Ibson não perdoou: "Valeu, Gérson!". Depois, o volante deu o passe para Toró marcar o primeiro gol da atividade e brincou: "Sou parceiro. Quero te deixar rico com um passe desses". O mesmo Toró marcou o outro gol do longo treino.

O time vencedor ainda teve o reforço do goleiro Diego na linha. Com um problema na mão, ele atuou bem como zagueiro, mas recebeu o apelido de Roque Santacruz, atacante paraguaio.

Clube acerta com Leandro Assumpção

Jogador, ex-Madureira, fica até o fim do ano. Ele vem para compor elenco

Eduardo Peixoto

O Flamengo anunciou na manhã desta quinta-feira o acerto com o apoiador Leandro Assumpção. O jogador disputou o último Campeonato Estadual do Rio pelo Madureira, mas pertence ao Olaria. Ele fica na Gávea até o fim do ano.

Assumpção fez exames médicos na quarta-feira e deve se apresentar ainda nesta semana. A negociação foi conduzida pelo supervisor Isaías Tinoco.

Renato Augusto é poupado do treino

Apoiador está com dores no músculo posterior da coxa direita, mas não preocupa

Eduardo Peixoto

Renato Augusto desfalcou o Flamengo no primeiro treino desta quinta-feira

Renato Augusto não participou do treino físico do Flamengo na manhã desta quinta-feira, no CT Ninho do Urubu. O jogador está com dores no músculo posterior da coxa direita e os médicos acharam melhor poupá-lo da atividade.

No entanto, de acordo com as previsões, ele participa normalmente do trabalho tático, à tarde, na Gávea. A atividade também não contou com Leo Medeiros e Luizinho. O primeiro está com uma lesão na coxa direita, enquanto o segundo amanheceu com febre.

Lance

Fábio Luciano chega ao Fla falando em títulos

Zagueiro não pensou duas vezes em acertar com o Fla

Fábio Luciano diz que, se for preciso, treina até à noite (Crédito: Ricardo Cassiano)

Considerado a solução para a defesa do Flamengo, o zagueiro Fábio Luciano foi apresentado na tarde desta quinta-feira no auditório da Gávea. O jogador, que estava no Colônia, da Alemanha, chegou ao novo clube falando em conquistar títulos.

- Fiquei quatros anos fora do Brasil. Saí daqui conquistando títulos e espero voltar fazendo o mesmo - explicou o zagueiro.

Fábio disse ainda que não titubeou em aceitar a proposta do Flamengo. O zagueiro chegou a consultar a família sobre a transferência, mas já estava com a cabeça no clube, que segundo ele tem uma torcida maravilhosa.

O jogador tem contrato com o clube até dezembro e estava mantendo a forma por conta própria.

- Chego com disposição para ajudar o clube. Treino até a noite se for preciso. Quero estrear logo - finalizou o zagueiro, que ainda não tem data de estréia prevista.

Joel Santana garante Fábio Luciano no time titular

Técnico disse que não foi tão longe para buscar um jogador para a reserva

O zagueiro Fábio Luciano chegou mesmo à Gávea com o status de grande solução para a defesa do Flamengo. E sua condição de titular foi logo mostrada pelo técnico Joel Santana.

- Assim que cheguei ao clube percebi que a defesa precisava de reforços. A direção foi rápida e trouxe um jogador de peso. Ele vai ser titular, mas ainda não sei no lugar de quem. Não fomos tão longe para buscar um reserva - disse Joel, durante a apresentação do zagueiro nesta quinta-feira.

Kleber Leite: 'Fábio está tinindo'

O vice-presidente de futebo do Flamengo, Kleber Leite, garante que a nova contratação do clube, o zagueiro Fábio Luciano, está em condições perfeitas de jogo:

- O doutor Runco fez todos os exames possíveis e nos deu a certeza de que o Fábio Luciano está tinindo - afirma.

Craque da internet é liberado para passar 45 dias na Bahia

Medida visa agilizar adaptação do jogador ao Flamengo

O garoto Maycon, de 15 anos, contratado para as divisões de base do Flamengo por causa de um vídeo que circula na internet, foi liberado pela diretoria rubro-negra. Como os jogadores das categorias infantil e juvenil estão viajando, o garoto ficará 45 dias em Adustina, na Bahia.

Segundo o clube, a medida faz parte da adaptação do jovem jogador ao Rubro-Negro.

Fla jogará no Engenhão se Bota vencer licitação

Rubro-Negro quer cortar os altos custos de mandar jogos no Maracanã

Rodrigo Mandarini

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, disse que, caso o Botafogo seja confirmado como administrador do Engenhão, o Rubro-Negro poderá mandar alguns de seus jogos no estádio. Márcio acompanhou o presidente alvinegro Bebeto de Freitas no local onde foi realizada a licitação para o estádio.

- A prioridade do Flamengo é o estádio na Gávea. Enquanto tivermos nosso estádio sendo construído, em pelo menos três anos teremos de jogar em outro lugar. O Engenhão seria uma preferência – explicou Marcio Braga.

O fato de usar o futuro estádio alvinegro não quer dizer, porém, uma co-administração do Engenhão.

- Nós fomos com o Botafogo apenas para prestar solidariedade a eles. Eles deram um passo ousado, mas estão sozinhos na questão administrativa. Só que é sempre bom ter alguém ao lado para apoiar. Este foi o nosso papel - disse o rubro-negro.

O principal fator para o Flamengo querer usar o Engenhão é a alta taxa paga para jogar no Maracanã.

– Onde o Flamengo vai, ele paga 70% da conta. Já estamos conversando com o Botafogo há seis meses sobre isso – completou.

Novas caras começam a treinar no Flamengo

Clube acerta com Leandro Assumpção, ex-Madureira e Olaria

Rafael Ximenes

Dois novos jogadores começaram a treinar com os profissionais do Flamengo nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O clube acertou com o meia-atacante Leandro Assumpção até o fim do ano. O jogador estava atuando pelo Olaria e no Campeonato Carioca deste ano jogou pelo Madureira.

Outro que está treinando com o grupo é Rodrigo Andrade, apoiador que subiu das categorias de base. Ele não viajou com o time para o Torneio Internacional da Malásia, que começa na próxima quarta-feira.

Confira o perfil de Assumpção:

Nome: Leandro Assumpção da Silva\ Nascimento: 03/02/86\ Natural: Rio de Janeiro-RJ\ Altura:1,76m Peso: 73kg\ Histórico: Olaria, Vitória-BA e Madureira\

Kléber não desiste da contratação de Jônatas

Vice de futebol está confiante em contar com jogador no Brasileirão

Rafael Ximenes

A diretoria do Espanyol divulgou em seu site oficial que o volante Jônatas não voltará para o Flamengo , mas o vice de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, mantém esperanças em contar com o atleta para o restante da disputa do Campeonato Brasileiro.

O dirigente se mostrou otimista com as negociações. O Flamengo enviou um documento para o clube de Barcelona e espera a resposta. Caso a proposta seja aceita, o jogador ficaria até junho de 2008 no clube.

- Já vi esse filme com protagonistas mais pesados. O que resolve mesmo é a vontade do jogador e ele não quer continuar lá - afirmou Kléber Leite.

- Já conversei com os dirigentes do Espanyol e não é ético ficar importunando eles. O Flamengo é a solução para o problema deles. Agora é esperar porque a negociação não é fácil - completou o dirigente.

Presidente Márcio Braga ataca Ferj

Dirigente acha que Fla terá prejuízo no Estadual

LANCEPRESS!\ Os anos passam e as coisas não mudam no cenário da cartolagem carioca. Com a posição da Ferj em formar um Campeonato Carioca com 12 clubes, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, atacou a instituição, declarando que o Rubro-Negro terá prejuízo com tal fórmula de disputa:\

- Isso deve ser bom para eles, e prejuízo para nós. O Flamengo produz cerca de 70% do movimento do futebol carioca, se você aumenta o número de equipes, você aumenta a despesa do clube - alegou.

E o dirigente não parou por aí, ele reclamou de como está sendo feito o pagamento dos clubes para a Federação, em termos de renda bruta, para se participar do campeonato:

- Agora, ao invés de receber os 5% da renda bruta, conforme determina o Estatuto, passaram a cobrar 10%, um absurdo! - reclamou Márcio Braga