Notícias

Clipp 4/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Driblar os problemas e vencer o São Paulo, o desafio do Fla

Joel teme que discussão sobre atraso salarial atrapalhe a equipe hoje

Legenda da foto: JOEL (AO CENTRO) conversa com os jogadores na Gávea, pedindo atenção e empenho contra o São Paulo

Márcio Tavares

Em clima de disfarçada insatisfação por causa do atraso no pagamento - que só vai acabar após a entrada em atividade da Timemania e a liberação das cotas de patrocínio da Petrobras, retidas por ordem judicial - o Flamengo vive uma quinta-feira que promete ser de nova quebra de recorde de público. Até ontem 33.204 ingressos tinham sido vendidos e a perspectiva é de que cerca de 60 mil pessoas lotem o Maracanã, às 20h30m, para ver o rubro-negro tentar derrotar o São Paulo, líder do Brasileiro, dando seqüência à sua ascensão na tabela.

Ontem, a CBF divulgou que o Flamengo atingiu a média de público de 25.843 torcedores, superando a marca que era do Sport: 25.238. Na 12ª posição, com 37 pontos, uma vitória sobre o São Paulo, que tem a defesa menos vazada (nove gols em 28 partidas), está sem perder há 18 jogos e sustenta 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, incendiaria o Fla-Flu de domingo. Mas, além da força do líder, um aspecto preocupa o técnico Joel Santana.

- Falar de salário atrasado na véspera de jogo importante tira o foco. Sempre foi assim em todos os clubes em que eu trabalhei - disse Joel.

Obina tenta no STJD última cartada para jogar em 2007

O desabafo sincero de Joel espelhava sua decepção diante do quadro, às vésperas de um jogo tão importante. Agora que estava se livrando do peso da zona de rebaixamento, voltando a ser o técnico de frases bem-humoradas de antes, uma reunião dos jogadores anteontem complicou sua guerra.

Os jogadores discutiram a promessa da diretoria de pagar 50% dos salários de agosto até amanhã e o restante entre os dias 15 e 25. O desagrado do grupo surpreendeu, além de Joel, a cúpula do futebol, que nos últimos dias estava desfalcada do vice de futebol Kleber Leite, em viagem de negócios a Buenos Aires.

- Foi feito um escalonamento e vamos pagar agosto em partes - disse Eduardo Manhães, coordenador de futebol. - Já houve períodos mais complicados. O que está realmente atrapalhando é que os prêmios por vitórias e pela conquista do Estadual estão atrasados. Estamos tentando agilizar esses pagamentos.

Hoje, além do jogo, o rubro-negro vive um dia decisivo em relação a Obina. O STJD, que puniu o atacante com 120 dias de suspensão por ter agredido Índio, do Inter, julga o recurso em que o Flamengo pede revisão da pena.

No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho não terá Souza, machucado, além do zagueiro Miranda e do volante Hernanes, suspensos. Aloísio, recuperado de lesão, está liberado para ser escalado.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jailton e Ibson; Souza e Maxi. São Paulo: Rogério Ceni,Alex Silva, Breno, André Dias e Richarlyson; Zé Luís, Jorge Wagner, Leandro e Jadílson; Dagoberto e Borges.

Juiz: Sérgio Carvalho (DF).

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN

Jornal dos Sports

Flamengo recorre para ter Obina

O guerreiro está ferido, não morto. Mesmo depois de ser punido com 120 dias de suspensão por te dado uma cotovelada em Índio, do Internacional, o atacante Obina poderá receber hoje uma grande notícia. O advogado do clube, Michel Assef Filho, recorreu do resultado do primeiro julgamento, ocorrido no dia 18 de setembro, e o caso será reavaliado pelo STJD.

A expectativa é que Obina consiga pelo menos reduzir a pena pela metade, o que já o faria retornar aos gramados ainda este ano. Abatido com a indefinição, o atacante tem evitado falar com a imprensa. Ele será julgado novamente no artigo 253 (agressão).

Michel Assef tentará desclassificar a falta, para que o jogador seja incurso no artigo 255, que prevê de uma a três partidas de inatividade.\ Há pouco tempo, o advogado  tentou o efeito suspensivo para que Obina voltasse a atuar. No entanto, o STJD negou o pedido.\

A batalha do Maracanã

Inspirado pelos feitos do Império Romano, o Flamengo luta para derrubar a muralha são-paulina

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Jair Motta

Joel Santana comanda o Fla como um verdadeiro general romano

O Flamengo encara o líder do Campeonato Brasileiro, hoje, às 20h30, no Maracanã tentando se afastar de vez da zona do rebaixamento. E para tentar penetrar na difícil linha de três zagueiros do São Paulo, o clube mais popular do país se baseia na terceira Guerra Púnica, que aconteceu entre os anos 149aC a 146 aC.

Durante a batalha, o Império Romano convocou todos os exércitos de seus aliados e marchou em direção a Cartago com uma das maiores tropas já vistas na história da humanidade. A cidade-Estado de Cartago, para se defender, contava com uma das mais incríveis muralhas já vistas na Terra.

A Grande Muralha de Cartago, que protegia a cidade, era formada por três enormes muros, que de tão grandes, guardavam em seu interior um exército inteiro, com cavalos e elefantes. Mas mesmo com uma impenetrável defesa tripla, não conseguiu segurar a força do exército romano que invadiu e incendiou toda a cidade.

Pensando nisso, o técnico Joel Santana convocou a grande nação rubro-negra para lotar o Maracanã e se unir aos jogadores e juntos, furarem a defesa tricolor, que só tomou nove gols durante toda a competição.

“Nossos torcedores são nossos soldados e vão nos ajudar a passar por aquela muralha. Quando estamos em uma situação delicada no meio do jogo, eles nos incentivam, cantam e nos ajudam a dar a volta por cima”, disse o treinador, que durante a semana já havia pedido aos torcedores para apoiarem e terem paciência com a equipe.

Elogios\ Após o treino de ontem na Gávea, o zagueiro Fábio Luciano, que já jogou na Seleção Brasileira e vem fazendo boas atuações, rasgou elogios à defesa menos vazada da competição.\

“Eles só tomaram nove gols na competição, estão bem e merecem o nosso respeito. É uma defesa segura, sem falar no Rogério Ceni que é um goleiro difícil de se bater”, disse o camisa três.

Agora, o pensamento de todos os flamenguistas é de que o time consiga ultrapassar a defesa do São Paulo e queimar a língua de todos que apontaram como impossível a vitória do Fla contra o líder do Brasileiro.

Fábio Luciano nega indignação com atraso de salários

Um dia antes da partida decisiva contra o líder São Paulo, o clima no Flamengo não era dos melhores. Nos momentos que antecederam o treino recreativo na Gávea, Joel Santana conversou durante 45 minutos com os jogadores sobre salários atrasados. A notícia que circulava era de que os jogadores estariam insatisfeitos por receberem apenas 50% dos salários referentes ao mês de agosto. O capitão Fábio Luciano,  irritado, resolveu desabafar.

“Não existiu nada. Quem escreveu essa notícia foi  infeliz, até porque não estamos aqui por causa do dinheiro. Todos os jogadores  confiam nessa diretoria, e entendemos a situação. Estamos focados na partida com o São Paulo”, esbravejou o zagueiro.

Apesar de tentar negar o atraso nos vencimentos, Fábio Luciano não quis dizer se realmente existia a pendência. Ele alegou estar no clube há apenas um mês e se negou a dizer se o Flamengo já havia depositado a sua parte. O treinador rubro-negro, mostrando sinais de insatisfação com problema extra-campo, admitiu ter ficado magoado com a situação.

“É claro que isso tira o foco. Quando se fala de uma coisa que não está relacionada com as quatro linhas, acaba prejudicando. O Flamengo pode atrasar os salários, mas sempre paga, não tem motivo para preocupação”, amenizou Joel.

Mais de 33 mil ingressos vendidos para jogo do Fla

A torcida do Flamengo faz jus ao título de maior do Brasil. De acordo com o site oficial do clube, até a tarde desta quarta-feira já foram vendidos 33.204 ingressos para o jogo contra o São Paulo, líder do Brasileiro. A partida acontece nesta quinta-feira, às 20h30m, no Maracanã. Foram colocados à venda 79.994 ingressos.

No último sábado, na partida contra o Atlético-MG, com a presença de 47.301 torcedores no Maracanã, o Rubro -Negro bateu a marca de 1 milhão de flamenguistas presentes nos estádios para assistir aos jogos de seu time, na atual temporada.

Fla vence o Cabofriense nos juniores

Na estréia, o Flamengo venceu o Cabofriense por 3 a 1, nesta quarta-feira, em Cabo Frio, pela Taça Octávio Pinto Guimarães. Os gols da partida foram marcados por Diego Oliveira (dois) e Pedro Beda.

Vinícius Colombiano, o goleiro Paulo Vitor, o zagueiro Wellington e o cabeça-de-área Marcinho foram os jogadores que deixaram o time profissional para atuar nos juniores.

O Rubro-Negro enfrenta o Nova Iguaçu no próximo sábado, às 15h, na Gávea.

Fábio Luciano nega conversa com diretoria para cobrar salários atrasados

Arquivo/JS

Xerife rubro-negro confia na diretoria

A notícia veiculada em um jornal, informando que os jogadores rubro-negros teriam se reunido com a diretoria para cobrar salários atrasados irritou profundamente o zagueiro Fábio Luciano. Segundo o capitão, o pensamento do elenco é ajudar o time a escapar de vez do rebaixamento.

“Eu sempre falei que quem quisesse dinheiro, que ficasse na Europa. Não estamos no Flamengo por dinheiro. Estamos aqui para fazer nosso trabalho e ajudar o clube. As pessoas colocam coisas que não são verdades”, declarou Fábio Luciano à Rádio Tupi.

O jogador divulgou o teor da conversa com os dirigentes e disse que todo o grupo confia que os salários serão pagos assim que for possível.

“Nós conversamos sobre nossas responsabilidades, sobre os jogos que temos pela frente. Não estamos aqui para discutir parte financeira. A gente confia no Kleber, no presidente. Sabemos que eles estão fazendo de tudo para pagar. Nosso pensamento está em fazer nosso trabalho e vencer os jogos”, concluiu o jogador.

O Dia

Flamengo: Joel caça o ‘fantasma da Gávea’

Técnico arma reunião para contornar problema da falta de pagamento: ele não quer o time desanimado

Marluci Martins

Rio - Uma reunião entre a comissão técnica e os jogadores, durante quase 30 minutos, ontem, no campo, serviu como caça ao fantasma que assombra o Flamengo. Não, não era do São Paulo, adversário de hoje, às 20h30, no Maracanã, que estavam falando. O atraso do salário de agosto, sim, é o que causa pânico no técnico Joel Santana.

“Esse assunto tira o foco. Sempre tirou o foco. Mas é uma coisa que se resolve, não é difícil, não. Uma hora, o Flamengo paga”, disse Joel, temendo que a falta de paciência de seus jogadores com a situação financeira do clube lhes tire o entusiasmo justamente num momento importante para o Flamengo, que começa a se reerguer na tabela do Brasileirão, após uma boa seqüência de quatro jogos sem perder.

Ao sentir a insatisfação do grupo, Joel Santana não pensou duas vezes: convocou os jogadores para a reunião, antes mesmo de o treino da manhã começar.

“Foi necessário fazer aquilo. Há coisas que não podem esperar e tinham que ser colocadas ali naquela hora”, afirmou o técnico.

ZAGUEIRO X IMPRENSA

Apesar de os jogadores estarem reivindicando o pagamento do salário de agosto e, principalmente, do prêmio pela conquista do título estadual, o capitão do time, Fábio Luciano, tentou disfarçar a evidente insatisfação geral na véspera do jogo de hoje, contra o líder do Campeonato.

“Nosso problema aqui não é financeiro. Se eu quisesse dinheiro, ficava na Europa. A gente sabe que a diretoria é formada por pessoas de responsabilidade. Confiamos no Kléber Leite (vice de futebol), mas a questão nem é essa. A gente não quer falar sobre dinheiro agora”, afirmou o zagueiro, irritado.

Aborrecido com a insistência dos jornalistas, Fábio Luciano não quis confirmar o atraso do salário.

“Não pergunto a vocês se seus patrões estão pagando o salário em dia. Vocês têm que perguntar sobre o que acontece dentro de campo. Nem posso falar sobre atraso de salário, pois estou aqui há um mês. E, se isso estiver acontecendo, posso dizer que temos patrões responsáveis. Também tenho empregados que trabalham para mim e, se eu atrasar o pagamento deles uma semana, não haverá problema, pois eles têm confiança em mim”, encerrou Fábio Luciano, contrariado.

Cristian promete arriscar de fora da área

Contra o Atlético-MG, na última rodada, o meia Cristian saiu do Maracanã como herói. Fez o gol da vitória do Flamengo e, desde então, esse filme não sai da sua cabeça. Hoje, contra o São Paulo, novamente no Maracanã, ele espera poder repetir o que fez contra o Galo.

“Se tiver oportunidade de fazer o gol, vou ficar muito feliz. A defesa do São Paulo é uma das melhores do Campeonato Brasileiro. Quem sabe um chute de fora da área não surpreende?”, destacou o jogador, disposto a tentar vencer a defesa menos vazada do Campeonato, que sofreu somente nove gols até agora na competição.

Fazer um gol em Rogério Ceni tem sido missão das mais difíceis entre os times que disputam o Brasileirão. Por isso, vazar o goleiro virou um desafio no Flamengo.\ Cristian, que até pouco tempo não pensaria em fazer gols,já está com Rogério Ceni na cabeça. E não esconde que vencer o goleiro teria um gostinho bem especial. “Ele é um dos melhores do Brasil. Será difícil fazer um gol nele”, admitiu.\

O técnico Joel Santana que terá Íbson de volta ao time e, Roger, no banco, também sabe que não será fácil passar pela defesa do São Paulo.

“A defesa deles é bem postada e falha pouco. E eles ainda têm um goleiro experiente. Quem entra em campo para enfrentar o São Paulo não pode errar”, destacou Joel, garantindo que seu time não terá postura defensiva. “Empurramos o Íbson para a frente e ele é inteligente”.

Pena de Obina pode ser reduzida

O Flamengo terá outra disputa, hoje à tarde, tão importante quanto a que vai travar com o São Paulo, à noite, no Maracanã: Obina será julgado novamente, a partir das 14h, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Suspenso por 120 dias pela cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional, o atacante vive a expectativa de ter sua pena reduzida pelo Pleno do STJD, e o esforço do advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, será pela absolvição do jogador.

“O processo será julgado novamente. O que significa que o Obina tem toda a chance de ter sua pena desclassificada para artigos mais brandos”, disse o advogado, otimista.

O atacante Obina foi julgado no mês passado, e, indiciado por agressão no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, pegou a pena mínima. Neste caso, a punição prevista por lei varia de 120 a 540 dias.

SELEÇÃO NA GÁVEA

O assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, esteve ontem na Gávea, cuidando dos preparativos para o treino que a seleção brasileira fará no campo do Flamengo, no dia 15, como preparação para o jogo contra o Equador, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa de 2010.

Além de ceder o gramado, o Flamengo vai coordenar a venda antecipada de ingressos para a partida contra o Equador, que será disputada no dia 17.

A Gávea não abrirá suas portas somente para a seleção brasileira, mas também para o Equador. A equipe de Dunga fará um treino à tarde na sede do Flamengo. Antes, de manhã, a Gávea será usada pelos equatorianos.

Gazeta Esportiva

Fábio Luciano nega problemas extra-campo no Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de atravessar uma boa fase no Campeonato Brasileiro, o clima no Flamengo ficou conturbado nesta quarta-feira, quando um jornal carioca revelou a insatisfação do elenco rubro-negro com a proposta da diretoria em pagar de forma parcelada, os salários atrasados de agosto. Capitão da equipe, o zagueiro Fábio Luciano negou que o grupo tivesse se reunido para cobrar os dirigentes.\ “Não teve nada disso e quem colocou isso foi muito infeliz. Nosso problema aqui não é financeiro. Se quiséssemos dinheiro estaríamos na Europa, porque é lá que se paga bem. Estamos aqui para fazer nosso trabalho, para honrar a camisa do Flamengo e confiamos muito na diretoria. Sabemos da nossa responsabilidade”, afirmou o defensor rubro-negro.\

Alheio ao problema, o técnico Joel Santana comandou um recreativo na manhã desta quarta-feira, a última atividade antes do jogo com o São Paulo, marcado para esta quinta-feira. A única mudança será a entrada do meia Ibson, que disputava uma vaga com Roger, no lugar de Toró, suspenso.

Arma do Flamengo, Cristian quer surpreender Rogério Ceni\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Mais acostumado à função de marcar, o volante Cristian foi decisivo para garantir a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG no último sábado. Nesta quinta-feira, o jogador irá enfrentar o São Paulo, que tem a defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, Cristian promete arriscar mais chutes de longa distância para tentar superar o goleiro Rogério Ceni.\ “Eles têm um sistema defensivo que praticamente não deixa que o adversário entre na área, então vou voltar a arriscar chutar de fora, porque pode ser esse o caminho de uma nova vitória. Sei que o Rogério Ceni é um dos melhores goleiros do mundo, mas ninguém é perfeito e me cabe tentar vazá-lo”, comentou o volante rubro-negro.\

O gol de Cristian contra o Galo, no entanto, não foi fruto do acaso. Nas últimas partidas, o jogador tem recebido mais liberdade para buscar o ataque, no esquema armado pelo técnico Joel Santana.

“Quando comecei a jogar aqui, o Roger e o Ibson atuavam mais adiantados, então minha preocupação maior era ficar mais fixo para dar liberdade a eles, que são grandes homens na criação de jogadas. Com essa nova formação, sei que tanto o Jaílton quanto o Rômulo podem me proteger quando eu avançar, então me sinto mais à vontade para subir e tentar marcar meus gols.”

No Rio, Tricolor inicia série contra 'fantasmas' do turno

Rio de Janeiro (RJ) - O São Paulo encontrou outro detalhe para motivar ainda mais sua equipe em busca do título do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, o Tricolor ficou três partidas seguidas sem sentir o gosto da vitória, contra Flamengo, Corinthians e Fluminense. Agora, o time do Morumbi inicia a mesma seqüência de jogos para dar o troco nos rivais. O primeiro desafio é contra o Rubro-Negro carioca, nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã.\ “Considero essas três partidas fundamentais. Se a gente vencer esses adversários, acho que ficaremos muito próximos da conquista do título”, opinou o atacante Borges, herói da vitória do final de semana contra o Internacional, no estádio Beira-Rio. O jogador opinou antes mesmo de saber da derrota desta quarta-feira do Cruzeiro diante do Santos, que pode deixar o Tricolor com 15 pontos de diferença em relação ao vice-líder do Brasileirão.\

O São Paulo sabe que vai enfrentar uma grande pressão no Maracanã, já que a torcida do Flamengo está empolgada com a partida desta quinta-feira. Contudo, o zagueiro André Dias observa um ponto positivo para o Tricolor em relação ao grande público previsto na capital carioca.

”Eu já joguei no Flamengo. Eles vão apoiar no começo, mas depois começam a cobrar. Acho que a paciência deles dura uns 25 minutos. Temos que segurar este período e depois jogar o nosso futebol”, receitou o camisa três.

Se depender da última apresentação são-paulina, o Flamengo vai precisar de concentração durante os 90 minutos. Na vitória contra o Internacional, o time do Morumbi precisou de apenas seis minutos para virar o marcador, mesmo sem apresentar um bom futebol.

”Estamos vivendo um bom momento não só na defesa, que leva poucos gols, mas também porque sabemos aproveitar as poucas oportunidades que criamos”, ressaltou Borges, autor de 13 gols na temporada 2007.

Para o compromisso no Maracanã, o técnico Muricy Ramalho vai contar com três desfalques importantes. O zagueiro Miranda e o meio-campista Hernanes estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. André Dias e Zé Luís foram confirmados em seus lugares. Já o meia Souza acabou vetado de última hora por causa de uma contusão no tornozelo. Em compensação, o atacante Aloísio recuperou-se de uma lesão muscular e está à disposição.

Sem medo do líder: No Flamengo, o técnico Joel Santana apresenta um tom mais tranqüilo após a vitória contra o Atlético-MG, mas reconhece que o Flamengo encontrará muitas dificuldades nesta quinta-feira. O comandante rubro-negro não poupa elogios ao adversário.” O time do São Paulo tem muita qualidade e organização. O Muricy sabe o que faz, e por isso eles estão nesta posição”.

Apesar do respeito que Joel Santana prega ao São Paulo, os jogadores do Flamengo garantem que entrarão em campo sem medo do adversário, que não perde no Brasileiro desde o mês de julho. Ao contrário das palavras do são-paulino André Dias, o lateral-esquerdo Juan confia na parceria Flamengo-Maracanã para sair de campo com os três pontos.

”Acredito na força do nosso time no Maracanã. Nós não temos medo do São Paulo. Nosso time dentro de casa é muito forte e acredito no bom resultado, e uma vitória do Flamengo nunca é uma zebra”, afirmou o lateral, que deu as dicas para o time carioca sair de campo com a vitória. “Temos que atuar pelas pontas, como temos feito. Virar bastante a bola para movimentar bem o jogo. Dentro de casa, temos que jogar para ganhar, mas temos que tomar muito cuidado com o adversário”, completou.

Satisfeito com o rendimento que o Flamengo vem apresentando nas últimas partidas, o técnico Joel Santana só fará uma modificação em relação ao time que derrotou o Atlético-MG no último final de semana. Sem poder contar com o meia Toró, suspenso com três amarelos, o treinador optou pela entrada de Ibson.

” Não queria ficar fora do jogo contra o líder de forma alguma e espero ajudar o Flamengo a vencer essa importante partida. Ainda estamos apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento e a vitória nos fará provar que podemos lutar por algo a mais neste Brasileiro”, comentou Ibson. Já o meia Roger, que se recuperou de lesão muscular, ficará no banco de reservas e deve entrar no decorrer da partida.

PeléNet

Flamengo e São Paulo tentam antecipar metas no Brasileiro

Vinicius Souto e Leandro Canônico\ No Rio de Janeiro e em São Paulo\

Distantes na tabela do Campeonato Brasileiro, mas com algo em comum, Flamengo e São Paulo enfrentam-se nesta quinta-feira, às 20h30, no Rio de Janeiro. Apesar do abismo existente entre os times, ambos buscam uma vitória para antecipar a conquista dos seus respectivos objetivos na partida que pode marcar o novo recorde de público desta Série A - pertencente ao time rubro-negro, que levou 51.552 pagantes ao Maracanã contra o Sport.

Líder disparado, com 63 pontos, e invicto há 16 jogos no campeonato, o São Paulo quer oficializar o quinto título brasileiro de sua história o mais rápido possível. Tanto que o time já entrou em contagem regressiva, e espera ser declarado campeão na partida contra o Sport, daqui a cinco rodadas.

Para atingir este objetivo sem depender de mais tropeços do vice-líder Cruzeiro, o São Paulo precisa vencer o Flamengo. Contudo, ao mesmo tempo que esperam o título antecipado, os tricolores refutam euforia. "A empolgação não existe. Aqui não tem oba-oba. Ainda não conquistamos nada", afirmou o zagueiro André Dias.

Do outro lado, o Flamengo vem muito motivado pela vitória do último sábado, sobre o Atlético-MG, que ampliou a invencibilidade do time para quatro partidas e deixou a equipe na "porta" da zona de classificação para a Copa Sul-Americana (12ª posição), com 37 pontos e um jogo a menos. Entretanto, o técnico Joel Santana ainda prega e fuga do rebaixamento.

"Eles [jogadores do São Paulo] vêm tranqüilos, relaxados, e nós temos de procurar o nosso caminho. Ainda estamos remando. Não gostamos da situação em que nos encontramos. Ainda não estamos em uma posição honrosa. Mas temos de subir degrau por degrau", comentou o técnico.

Para isso, o treinador estabeleceu algumas metas. A primeira delas é chegar a 50 pontos o mais rápido possível. Para atingir este objetivo (com sobras), Joel espera que o Flamengo conquiste 15 pontos nos sete jogos que ainda tem para disputar no Maracanã, onde tem bom aproveitamento de 66% - sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, na estréia.

"No Maracanã, temos uma energia muito grande que vem da arquibancada. Em casa, diante da nossa torcida, temos o hábito de jogar bem. A nossa torcida ajuda a ganhar jogo sim", afirmou o treinador, que está invicto no comando do Flamengo no estádio.

"Nossa torcida também é responsável pelos nossos bons resultados no Maracanã. O apoio dela deixa o nosso time mais forte", observou o lateral-esquerdo Juan.

Fla tem última chance de ter Obina em 2007 nesta quinta

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com 120 dias de suspensão, o atacante Obina volta ao banco dos réus nesta quinta-feira. A partir das 14h, acontece o julgamento do recurso impetrado pelo Flamengo, que terá a última chance de contar com o jogador neste ano.

No dia 18 de setembro, Obina foi julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD por ter acertado uma cotovelada no zagueiro Índio, durante a partida contra o Inter, no dia 8 do mês passado.

Indiciado por agressão, o atacante pegou a pena mínima do artigo 253 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), condenado por quatro votos a um.

Nesta quinta-feira, o jogador será julgado pelo Tribunal Pleno do STJD. Como esta é a última instância, a decisão não caberá recurso. O departamento jurídico do Flamengo vai tentar a absolvição de Obina, mas, caso não seja possível, buscará desqualificar a acusação de agressão para ato hostil (artigo 255 do CBJD), o que reduziria a pena para uma suspensão de uma a três partidas.

Assim, o atleta poderia voltar a jogar ainda neste Campeonato Brasileiro. Caso seja confirmada a suspensão de 120 dias, Obina só poderá retornar aos gramados no ano que vem.

Com salários atrasados, elenco do Fla se reúne

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Na última segunda-feira, o zagueiro Fábio Luciano admitiu que os jogadores do Flamengo precisam "superar alguns obstáculos" para a seqüência do Campeonato Brasileiro. A declaração do atleta referia-se ao atraso no pagamento dos salários do grupo, assunto que era tratado com sigilo no clube. No entanto, nesta quarta-feira, véspera da partida contra o líder São Paulo, o problema veio à tona na Gávea.

Antes do início do treino desta manhã, o elenco reuniu-se com o técnico Joel Santana no gramado por cerca de meia hora, debaixo de sol forte. Após a atividade, o capitão rubro-negro mostrou-se irritado com os questionamentos dos jornalistas sobre o assunto e chegou a discutir com um dos repórteres.

"Essa notícia atrapalha o grupo. Os torcedores podem pensar que os jogadores só pensam na parte financeira. Mas nosso problema não é financeiro. Se eu quisesse dinheiro, teria ficado na Europa. Lá pagam bem. Confiamos na diretoria e ninguém reclamou. Teremos um jogo importante e precisamos focar apenas nos treinamentos", disse Fábio Luciano, que estava no futebol turco antes de chegar ao Flamengo.

A diretoria rubro-negra negocia com os jogadores o parcelamento da dívida, referente aos salários de agosto, que deveriam ter sido depositados no dia 10 de setembro. A idéia dos dirigentes é depositar metade ainda nesta semana e a outra na segunda quinzena de outubro.

Apesar do problema, Fábio Luciano assegura que o atraso não vai prejudicar o desempenho do time rubro-negro na difícil partida contra o virtual campeão São Paulo.

"Temos algumas dificuldades que aparecem, alguns obstáculos para ultrapassar. Mas nada que vai nos atrapalhar", dissera o zagueiro na última segunda-feira, na Gávea.

GloboEsporte

Flamengo recebe o estraga-prazer São Paulo

Líder do Brasileirão já desbancou invictos no Rio. Será que Fla e sua torcida resistem?

Eduardo Peixoto

Maxi venceu todos os jogos que disputou no Maraca. Rogério é a muralha do São Paulo. Os dois se enfrentam nesta quinta-feira. Quem vence?\ O Flamengo orgulha-se da marca de 12 jogos invicto no Maracanã. Mas é bom não espalhar para o líder São Paulo, adversário desta quinta-feira, no estádio carioca. Neste Campeonato Brasileiro, o  Tricolor paulista se especializou em quebrar longas invencibilidades de times do Rio.\

Primeiro foi a vez do Botafogo. Sem perder há 25 jogos no Maracanã, o time alvinegro caiu para o líder do Brasileirão por 2 a 0. Depois daquele jogo, não se encontrou mais no Brasileirão. Mais recentemente, o Vasco também viu o caldeirão de São Januário esfriar. Sem perder há 22 jogos (mais de um ano) em seu estádio, a equipe cruzmaltina também foi derrotada por 2 a 0 pelos paulistas.

O SporTV (menos para o Rio) e o Premiere também transmitem\ A fama de estraga-prazer do São Paulo é conhecida. O time tem o melhor desempenho como visitante do Brasileiro - apenas uma derrota, para o Náutico. Mas nem isso assusta os rubro-negros.\

- Mesmo o adversário sendo o São Paulo não podemos mudar o jeito de jogar. Vamos estar em casa, com a nossa torcida e no campo em que ganhamos quase todos os jogos - declara o técnico Joel Santana.

Sob o comando dele, o Fla coleciona sete vitórias e três empates no Maracanã. E, assim como em quase todas as partidas desta caminhada, a expectativa é de casa cheia. Os torcedores rubro-negros compraram mais de 33 mil ingressos na venda antecipada.

Argentino é 100%

A certeza estádio abarrotado é um estímulo a mais para Maxi. O argentino tem um aproveitamento de 100% jogando no Maracanã. São cinco vitórias.

- Maracanã é onde me sinto bem e essa marca só me motiva ainda mais. Nossa torcida é incrível - diz o estrangeiro.

Mas para manter-se invencível no "Maior do Mundo", Maxi terá de superar a muralha Rogério Ceni. Em 28 jogos, ele sofreu apenas nove gols. No primeiro turno, as duas equipes empataram por 0 a 0 (assista ao vídeo com os melhores momentos ao lado).

O técnico Joel Santana fez apenas uma alteração no time que derrotou o Atlético-MG na última rodada. Suspenso, Toró dá lugar a Ibson. O volante retorna ao time depois de recuperar-se de uma torção no tornozelo. Ainda fora da forma física ideal, Roger fica no banco.

São Paulo quer marca histórica

O Tricolor está há 16 jogos invicto neste Brasileiro. Se não perder para o Flamengo, vai igualar a marca de 17 partidas, conseguida no Brasileiro de 1973. Mas todos sabem que o clube carioca não será um adversário fácil. Agora, o Rubro-Negro ainda luta para se afastar da zona de rebaixamento e conta com o apoio de sua torcida, que deve comparecer em massa ao Maracanã.

Souza, sentindo dores no tornozelo esquerdo, foi vetado para a partida. Com isso, Muricy Ramalho deve colocar Breno para trabalhar pela direita. O treinador tem a opção de modificar o esquema tático, recuando Richarlyson. Jadílson pode ter uma chance na lateral esquerda.

- O Muricy conversa antes com a gente sobre usar uma linha de quatro ou de três na defesa. E podemos mudar durante a partida, é só ele fazer um gesto ou nós mesmos sentirmos que o jogo pede a troca - explica Richarlyson.

Zé Luis vai substituir Hernanes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Outro que também cumpre suspensão é Miranda, abrindo espaço para André Dias.

Meta rubro-negra: 15 pontos no Maraca

Dos 11 jogos que ainda restam no Brasileiro, Flamengo vai fazer sete deles no estádio

Márcio Iannacca

Eduardo Peixoto

A calculadora de Joel Santana não pára de fazer contas e estipular metas. Depois de dizer que a idéia é fazer o Flamengo chegar aos 50 pontos no Brasileiro, o treinador agora traça o planejamento do time nos jogos no Maracanã.

Até o fim da competição serão sete jogos no estádio. O próximo será contra o São Paulo, nesta quinta-feira.

- Destes, nós temos de vencer cinco - diz o técnico.

Caso siga o planejamento do técnico, o Flamengo vai somar, pelo menos, mais 15 pontos. Com isso, chegaria a 52 e estaria totalmente livre da ameaça de rebaixamento.

- Não estamos pensando em nada de Sul-Americana. Desde que chegamos aqui, a 12 pontos de sair lá de baixo, a posição sempre foi de fugir do rebaixamento - afirma Joel Santana.

Jogos do Flamengo no Maracanã\ Adversário Data\ São Paulo 4/10 (quinta)\ Fluminense 7/10 (domingo)\ Vasco 18/10 (quinta)\ Grêmio 21/10 (domingo)\ Corinthians 31/10 (quarta)\ Santos 18/11 (domingo)\ Atlético-PR 25/11 (domingo)\

Fla ultrapassa Sport na média de público

Rubro-Negro é o líder após 13 jogos como mandante no atual Campeonato Brasileiro

Márcio Iannacca

Torcida do Flamengo compra ingressos para o jogo contra o São Paulo, na quinta\ A torcida do Flamengo realmente é o 12º jogador do time neste Campeonato Brasileiro. Não é à toa que o técnico Joel Santana e os jogadores têm pedido a presença dos rubro-negros nas partidas no Maracanã. Nesta quarta-feira, a CBF divulgou algumas estatísticas da competição e o time da Gávea ultrapassou o Sport na média de público em suas partidas como dono da casa.\

Na estatística, o Rubro-Negro aparece com uma média de público de 25.843 torcedores contra 25.238 do Sport. E a tendência é que essa média suba ainda mais após o confronto contra o São Paulo, nesta quinta-feira, no Maracanã. A diretoria rubro-negra espera ver 60 mil pagantes no estádio para a partida diante do líder do Brasileirão.

O técnico Joel Santana aponta a torcida do Flamengo como um dos principais fatores para a boa campanha do time nas partida dentro de casa.

- O torcedor do Flamengo tem nos ajudado muito. Em nenhum momento, mesmo com o time atuando mal, eles têm vaiado. Eles vibram e cantam o tempo todo - diz o treinador.

Confira a lista de todos os clubes:

CLUBE MÉDIA DE PÚBICO\ Flamengo   25.843\ Sport   25.238\ Cruzeiro   22.768\ São Paulo   22.424\ Botafogo   20.343\ Grêmio   19.877\ Fluminense   18.146\ Corinthians   17.895\ Atlético-MG   17.145\ Internacional   17.074\ Palmeiras   16.442\ Vasco   13.498\ Náutico   12.547\ Goiás   10.915\ Atlético-PR   9.944\ América-RN   9.007\ Figueirense   8.329\ Paraná   8.117\ Santos   7.304\ Juventude   6.078\

Fla vai auxiliar CBF nas eliminatórias

Clube vai montar logística e ajudar na venda de ingressos de Brasil e Equador, no Maraca

Márcio Iannacca

Dunga e Jorginho vistoriam o gramado do Maracanã, local da partida do dia 17\ A pedido da CBF, o Flamengo, além de ceder o campo da Gávea para o treinamento da seleção brasileira, no próximo dia 15, vai ajudar a entidade em toda a logística da equipe do técnico Dunga e na venda de ingressos para a partida contra o Equador, dia 17, no Maracanã.\

O Flamengo coordenará a venda antecipada de ingressos para a partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 e, caso ainda tenha entradas, no dia do jogo, no Maracanã. O pedido da CBF foi aceito pelo presidente rubro-negro, Marcio Braga.

A diretoria do Flamengo acredita que o pedido é uma valorização do investimento do clube na melhoria do campo e da estrutura da Gávea. Além da seleção, que irá treinar na parte da tarde, o Equador também fará uma atividade na sede rubro-negro, porém, pela manhã.

Sob sol, Fla faz reunião antes do treino

Atraso salarial cria mal-estar e Fábio Luciano bate boca com jornalista durante coletiva

Márcio Iannacca

Eduardo Peixoto

O último treino do Flamengo antes do jogo contra o São Paulo foi precedido por uma longa conversa no centro do gramado da Gávea. Sob sol forte, o técnico Joel Santana fez durante quase meia hora uma explanação para os atletas, que pareciam incomodados por causa do calor.

Um dos assuntos abordados foi a crise iminente por causa do atraso salarial. Nesta quarta-feira, o jornal "Extra" publicou uma reportagem garantindo que os jogadores rubro-negros não aceitam mais receber o pagamento de forma parcelada.

Segundo o planejamento da diretoria, a idéia é pagar 50% do salário de agosto nesta sexta-feira e o restante apenas no dia 15 de outubro. O capitão Fábio Luciano ficou incomodado e chegou a bater boca com um jornalista:

- Nosso problema aqui não é financeiro. Eu falei para os jogadores que se eu quisesse dinheiro, teria ficado na Europa. Lá é que paga bem. Confiamos na diretoria e ninguém reclamou.

Kléberson joga...no rachão

Após o bate-papo com o treinador, os atletas realizaram um animado recreativo, com Leo Lima e Juan como goleiros.

A novidade ficou por conta da participação de Kléberson. O volante, que só pode estrear em 2008, jogou no time vermelho e não deu sorte. Perdeu.

O Flamengo enfrenta o São Paulo nesta quinta-feira, às 20h30m, no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM transmite o jogo a partir de 20h15m. O SporTV (exceto para o Rio) e o Premiere também acompanham o duelo.

FOTO: Filas e 33 mil ingressos comprados

Torcida do Flamengo promete tomar o Maracanã contra o São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro

Na venda antecipada, 33.204 ingressos foram vendidos para a partida Flamengo x São Paulo, quinta-feira, no Maracanã. Apesar das longas filas nos pontos de venda (foto da Gávea), 46 mil entradas ainda estão disponíveis para o torcedor. No dia do jogo, a bilheteria 8 do Maracanã estará aberta a partir das 11h até as 17h. Depois, os ingressos poderão ser adquiridos a partir das 17h nas bilheterias 2,5 e 9.

Fla vai fazer teste para escolher piloto

Clube rubro-negro tem seis candidatos e idéia e levá-los para um circuito na Europa

Márcio Iannacca

Fla vai escolher piloto apenas em 2008

O Flamengo recebeu a oferta de três pilotos dispostos a guiar o carro do clube na Fórmula Superliga, nova categoria do automobilismo. Além disso, Gualter Salles e Popó Bueno interessam ao Rubro-Negro. A idéia do clube é realizar uma bateria de testes em um circuito na Europa, em 2008, para escolher o nome ideal.

- Não escolhemos o piloto. O departamento de marketing do Flamengo já ouviu alguns candidatos, mas vamos esperar. O pessoal da organização da competição vai chegar ao Brasil na semana que vem - diz Ricardo.

A competição será disputada no ano que vem e os circuitos ainda não foram escolhidos. De acordo com o vice-presidente de marketing do Flamengo, Ricardo Hinrichsen Jr., o clube vai tentar inserir uma prova no Rio de Janeiro no calendário da modalidade.

O Flamengo apresentou o desenho do carro em agosto. Agora, a idéia do clube é mostrar o bólido para os seus torcedores no Maracanã. A data ainda não foi escolhida, mas a tendência é que seja na partida contra o Santos, dia 11 de novebro, ou Atlético-PR, no dia 25.

Fla estréia com vitória nos juniores

Diego Oliveira, dois, e Pedro Beda fizeram os gols no triunfo sobre o Cabofriense

Eduardo Peixoto

O Flamengo estreou com vitória na Taça Octávio Pinto Guimarães. Na tarde desta quarta-feira, o time foi a Cabo Frio e derrotou o Cabofriense por 3 a 1. Os gols foram marcados por Diego Oliveira (dois) e Pedro Beda.

- O campo estava ruim e no primeiro tempo tivemos dificuldade. Mas depois passamos a tocar a bola e os gols saíram naturalmente - diz Vinícius Colombiano.

Ele foi um dos que deixaram o time profissional para atuar nos juniores. O goleiro Paulo Victor, o zagueiro Wellington e o volante Marcinho foram os outros.

O Flamengo volta a campo no próximo sábado, contra o Nova Iguaçu. A partida acontece na Gávea, às 15h.

Lance

Fla é especialista em contratações surpreendentes

Suposta oferta de Neves ao clube faz recordar negócios do Fla

Thiago Neves está na mira do Flamengo (Crédito: Paulo Wrencher)

Bruno Braz

Na novela sobre a renovação do apoiador Thiago Neves com o Fluminense, um capítulo surpresa surgiu para dar novas emoções à trama: uma suposta oferta do jogador ao Flamengo, por parte do empresário Léo Rabelo, como antecipou o colunista do LANCE! Paulo Vinícius Coelho.

Apesar de não ser o favorito para chegar ao final feliz, o Rubro-Negro leva como fator positivo a tradição em contratar jogadores mesmo não sendo o interessado de maior alarde ou potencial financeiro.

Em 1995, por exemplo, o atacante Romário, após ter sido o grande herói da conquista do tetracampeonato mundial pela Seleção Brasileira, despertou a cobiça de diversos times de todo o mundo. Porém, em uma manobra audaciosa, comandanda por Kléber Leite - presidente do clube na época - o Flamengo trouxe o Baixinho em uma das negociações mais memoráveis da história do futebol.

No mesmo ano, Edmundo, que havia brilhado no Palmeiras conquistando um bicampeonato brasileiro e paulista (93 e 94), trocou o Palestra Itália sob os gritos de "fica" da torcida, que já o tinha como ídolo, para formar com Romário e Sávio o chamado "ataque dos sonhos" na Gávea, que posteriormente seria lembrado como um dos grandes fracassos rubro-negros.

Nem mesmo o rival Vasco foi perdoado. Após ter ser destacado na Colina, fazendo parte do famoso grupo cruzmaltino campeão da Mercosul e do Campeonato Brasileiro em 2000, o apoiador Juninho Paulista transferiu-se para o Flamengo em 2002 após divergências com dirigentes da Colina.

Outro que trocou o clube de São Januário, onde foi criado, pela camisa rubro-negra foi Felipe, em 2003, após passagem pelo futebol turco (Galatasaray).

Recentemente, o Rubro-Negro também aprontou de "mineirinho". O volante Claiton, que tinha proposta interessante de renovação com o Botafogo, acabou sendo seduzido por Márcio Braga, Kléber Leite e cia. Ibson, e por último Kléberson, que tinham ofertas do Santos, preferiram optar pelo mesmo caminho.

Diego Souza, prata-da-casa do Fluminense, havia sido negociado para o Benfica. Porém, como estava sendo pouco aproveitado, os portugueses logo quiseram emprestá-lo. Com a discórdia do Tricolor em pagar um salário maior do que o anterior, o meio-de-campo foi parar no rival, que aceitou tais condições.

Não bastasse isso, o lateral Juan, o meio-de-campo Toró e o zagueiro Thiago saíram das Laranjeiras direto para a Gávea. Ou seja, se depender do histórico, o Flamengo pode aparecer como "azarão" no páreo pela disputa de Thiago Neves.

Joel Santana analisa jogo contra o São Paulo

Treinador ressalta bom momento do adversário mas confia no Fla em casa

LANCEPRESS!

Animado com os últimos resultados do Flamengo, Joel Santana acredita que a sua equipe pode superar o São Paulo nesta quinta-feira, no Maracanã. Porém, o treinador sabe que terá pela frente um adversário de muita qualidade.

- Vai ser difícil para os dois lados. Eles consideram esse um jogo-chave e nosso histórico é bom em casa. Com a torcida comparecendo pode nos favorecer ainda mais - revelou.

Para o treinador, o Flamengo terá de atrair o São Paulo em seu campo, com muito toque de bola, para não ser surpreendido nos contra-ataques.

- Eles sabem explorar os pontos fracos dos adversários e qualquer erro pode ser fatal diante deles - admitiu Joel.

Piloto de carro do Fla será escolhido em 2008

Carro vai ser apresentado em novembro, no Maracanã. Piloto escolhido deve ser, antes de tudo, rubro-negro

Carro do Fla será apresentado em novembro (Crédito: Divulgação)

LANCEPRESS!

Com previsão de ser apresentado aos torcedores em novembro, no Maracanã, o carro do Flamengo na Fórmula SuperLiga segue sem um piloto. O clube, juntamente com a equipe de corrida, irá escolher quem vai dirigir o carro somente no ano que vem.

Inicialmente, a idéia do clube é levar quatro ou cinco pilotos para fazerem treinos em pistas da Europa. Desses testes, sairia o piloto que deve ser, antes de tudo, rubro-negro.

Enquanto espera o piloto, o carro do Flamengo será apresentado em novembro, no Maracanã. A idéia do departamento de marketing do clube é fazer uma grande festa em um dos jogos do Brasileiro: contra o Santos, no dia 11, ou Atlético-PR, no dia 25.

Kleberson participa de treino com bola

Volante só poderá jogar pelo Flamengo no ano que vem

LANCEPRESS!

No treinamento desta quarta-feira pela manhã, na Gávea, o volante Kleberson realizou a sua primeira atividade com bola desde que chegou ao Flamengo. Ele participou de um rachão bem animado, onde o apoiador Léo Lima e o lateral-esquerdo Juan foram os goleiros.

Kleberson só poderá atuar pelo Rubro-Negro em 2008, já que terminaram o prazo para inscrições de jogadores no Campeonato Brasileiro.

Fla assume liderança média de público

Clube supera o Sport e é o time com maior média de torcedores por jogo

LANCEPRESS!

A CBF divulgou nesta quarta-feira uma tabela atualizada com as médias de público das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. E o Flamengo, que era o segundo colocado na última parcial, ultrapassou o Sport-PE, assumindo a liderança.

O time carioca têm média de público de 25.843 torcedores por jogo contra 25.238 da equipe pernambucana. Se as previsões de que setenta mil torcedores vão comparecer ao jogo contra o líder São Paulo se concretizarem, o Flamengo deve aumentar ainda mais esse número.

Até a noite desta quarta-feira, mais de 33 mil ingressos para a partida já haviam sido vendidos.

Flamengo estréia com vitória em torneio júnior

Equipe faz 2 a 0 na Cabofriense pelo Torneio Octávio Pinto Guimarães

LANCEPRESS!

O time de juniores do Flamengo estreou com vitória no tradicional Torneio Octavio Pinto Guimarães nesta quarta-feira. A equipe venceu a Cabofriense por 3 a 1.

Os gols do Fla foram marcados por Diego Oliveira (dois) e Pedro Beda. O próximo jogo será às 15h de sábado, contra o time do Nova Iguaçu, na Gávea .

Fábio Luciano confia na força da torcida

Retrospecto bom no Maraca faz zagueiro acreditar na vitória sobre o São Paulo

LANCEPRESS!

A boa campanha do Flamengo nas partidas que fez no Maracanã tem animado os jogadores da equipe. Com o zagueiro Fábio Luciano não é diferente. Para ele, a força da torcida rubro-negra tem sido decisiva.

Para o jogo desta quinta-feira contra o líder São Paulo, o zagueiro acredita que a apoio que vem das arquibancadas pode fazer a diferença novamente.

tv l! - Nossa maior motivação é a torcida. É por ela que estamos jogando e por ela que vamos buscar a vitória nesta quinta-feira - declarou o zagueiro.(Clique e veja)

Flamengo e São Paulo se enfrentam no Maraca

Rubro-Negro conta com sua torcida para derrotar o líder do Brasileiro

LANCEPRESS!

Poucas equipes conseguiram, neste Campeonato Brasileiro, passar ilesas pelo São Paulo. O Flamengo é uma delas. E nesta quinta-feira, no Maracanã, a partir das 20h30min, o time carioca terá outra batalha contra o favorito ao título deste ano.

No primeiro turno, no Morumbi, as duas equipes empataram sem gols. No geral, Atlético-MG, Fluminense, Náutico, Corinthians, Palmeiras, Figueirense e Flamengo beliscaram pontos do líder durante o primeiro turno. Os três primeiros saíram vitoriosos e os demais empataram.

No entanto, com o returno, o Tricolor começou a inverter. Nessas nove rodadas, venceu Náutico, Palmeiras e Figueirense. O único até agora a manter-se de pé foi o Atlético-MG - uma vitória do Galo por 1 a 0, no Morumbi, e um empate sem gols no Mineirão.

Dono da melhor campanha fora de casa, com nove vitórias e apenas um derrota, o time paulista terá trabalho, pois a equipe carioca perdeu somente uma vez em 13 confrontos dentro do Maracanã (4 a 2 para o Palmeiras).

- Já joguei lá e sei que a torcida do Flamengo é impaciente, se o time não for bem, ela perde a paciência em 25 minutos de jogo - adiantou o zagueiro André Dias, que substituirá o suspenso Miranda.

Além de Miranda, o volante Hernanes, também suspenso, ficará fora. Para o seu lugar, o técnico Muricy Ramalho escalou o volante Zé Luís. O atacante Aloísio, recuperado de dores na coxa direita, está à disposição. Borges formará o a dupla de ataque com Dagoberto.

Com menos desfalque, o Flamengo terá somente uma mudança em relação aos dois últimos jogos. Sem poder contar com o meia Toró, que está suspenso, o técnico Joel Santana promoverá o retorno de Ibson. O apoiador não joga desde 8 de setembro, quando se contundiu diante do Internacional.

Recuperando a forma física, Roger ficará no banco de reservas. Ciente da dificuldade que a defesa são-paulina acarreta, Joel Santana explorará os laterais Juan e Leonardo Moura nas jogadas de ataque. Eles são o grande trunfo rubro-negro para o confronto.

Fla terá cinco atletas no nado sincronizado

Seleção brasileira disputa mais uma competição de alto nível internacional

LANCEPRESS!

O Flamengo terá cinco atletas na Seleção Brasileira que disputa o II Troféu Mundial de Nado Sincronizado, no Rio de Janeiro. A equipe brasileira se apresenta para os torcedores no Parque Aquático Maria Lenk entre os dias 12 e 14 de outubro. As entradas serão gratuitas.

Michelle Frota, Gláucia Héier e Giovana Stephan, que conquistaram a medalha de bronze por equipe nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, foram selecionadas pela treinadora Roberta Périllier como titulares. Além delas, as companheiras de clube lorena Molinos e Maria Eduarda Werneck também fazem parte da lista.