Notícias

Clipp 5/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla fica no G4 com ajuda de outro rubro-negro

Time é derrotado por 3 a 1 pelo Cruzeiro, cai do terceiro para o quinto lugar do Brasileiro, mas volta para zona da Libertadores beneficiado por vitória do Sport sobre Palmeiras

Legenda da foto: ANTES DA PARTIDA, os jogadores rubro-negros usam uma camisa com a frase 'Mengão é penta"

BELO HORIZONTE. O Flamengo foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 1 e é penta. O time perdeu a chance de igualar a marca da equipe de 1982, que chegou a seis partidas sem derrota no Brasileiro. Parou na quinta. Vestidos com uma camisa com a frase "O Mengão é penta", os jogadores entraram em campo e mandaram um recado para o São Paulo, que afirmara ser o primeiro a conquistar cinco títulos. Com a derrota, o time tinha caído da 3ª para a quinta colocação, fora da faixa da Libertadores. Mas voltou ao G4 beneficiado pela vitória do Sport sobre o Palmeiras por 3 a 1. O Cruzeiro interrompeu jejum de sete jogos sem vencer.

Kerlon usa drible da foca para passar por Obina

No primeiro tempo, o Cruzeiro jogou sozinho. O time finalizou oito vezes, contra apenas uma do rubro-negro. Logo aos nove minutos, Jonathan acertou o travessão. Aos 13, Guilherme lançou Roni, que tocou cruzado, rente à trave.

Somente aos 19, Obina escorou cruzamento, mas cabeceou para o meio da área. Com mais volume, o Cruzeiro chegava ao ataque a todo momento. Aos 25, o ex-rubro-negro Roni foi derrubado na área por Juan. Ele mesmo bateu o pênalti e abriu o placar.

A dupla Jonathan-Roni estava inspirada. Pelo lado esquerdo do Flamengo, bastante vulnerável, o lateral passou por Thiago Sales e tocou para Roni. O atacante chutou de bico e a bola raspou em Jaílton antes de entrar: 2 a 0.

No intervalo, o técnico Joel Santana reconheceu a superioridade do Cruzeiro:

- Nós não jogamos, só vimos eles jogarem. Vou mudar.

E mudou. O técnico voltou com Roger no lugar de Juan e Renato Augusto no de Maxi. O time chegou a ensaiar uma reação. Nos dez primeiros minutos, chutou três vezes a gol. Já o Cruzeiro, no primeiro chute no segundo tempo, fez o terceiro. Aos 12, Charles, de fora da área, soltou uma bomba sem defesa para Bruno.

Em matéria de gol bonito, o Flamengo não ficou atrás e ainda resolveu o problema da ausência de cobradores de falta no time. Aos 21, Roger bateu falta com estilo, sobre a barreira, no canto de Fábio.

O placar ficou em 3 a 1, mas ainda teve tempo para Kerlon aplicar o drible da foca. Aos 37, o atacante levantou a bola na lateral do campo e foi conduzindo de cabeça até passar por Obina, que se recuperou e conseguiu travar o jogador do Cruzeiro na hora da chute.

Cruzeiro: Fábio, Mariano, Emerson, Léo Fortunato e Jonathan; Luis Alberto, Ramires, Charles e Wagner (Kerlon); Guilherme (Alecsandro) e Roni (Marcinho). Flamengo: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Thiago Sales e Juan (Roger); Jaílton, Christian (Léo Medeiros), Ibson e Toró; Maxi (Renato Augusto) e Obina. Juiz: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)Cartões amarelos: Juan, Emerson,Wagner, Roger.

JOGOS QUE FALTAM: Santos (c), Atlético-PR (c) e Náutico (f)

FLAMENGO

BRUNO: Seguro, não teve culpa nos gols do Cruzeiro. 6.

LEONARDO MOURA: Não estava em um bom dia. Foi facilmente anulado pela marcação e nem de longe lembrava o bom jogador das outras rodadas. 4.

FÁBIO LUCIANO: Mal posicionado, deixou espaços na defesa. 4.

THIAGO SALES: Levou um drible desconcertante de Jonathas, que originou o segundo gol de Roni. 4.

JUAN: Mal, foi substituído no intervalo após Joel Santana dizer que o time estava vulnerável pelo seu setor. 3,5. ROGER: entrou e fez um belo gol de falta, algo que não acontecia há muito tempo com o time do Flamengo. Se estiver livre das dores, pode ser titular nos próximos jogos. 7.

JAÍLTON: Falhou na marcação e teve a má sorte de estar no caminho e desviar a bola no segundo gol de Roni. 3,5.

CRISTIAN: Desatento, também foi mal na marcação e teve uma atuação burocrática. 4. Saiu para a entrada de LÉO MEDEIROS, que melhorou a marcação. 5.

IBSON: Outro jogador que esteve mal. Junto com Leo Moura, é o motor do time. Ontem, errou praticamente tudo que tentou. 4.

TORÓ: Mostrou disposição e lutou bastante, combatendo no meio-campo e tentando levar o time à frente. 6.

MAXI: Enquanto esteve em campo, não deu sequer um chute a gol. Nem mesmo a tradicional disposição e garra ele exibiu. 3,5. Foi substituído no intervalo por RENATO AUGUSTO, que deu mais ânimo à equipe e, ao lado de Roger, procurou levar o time à frente, principalmente nos primeiros minutos do segundo tempo. 6.

OBINA: Sumido boa parte do tempo. Muito marcado, não teve chances, mas lutou e arriscou um chute de longe. No fim, levou o drible da foca de Kerlon, mas se recuperou. 5.

JOEL SANTANA: O Flamengo foi apático no início. Procurou consertar os erros e acertou ao colocar Roger e Renato Augusto em campo. Se o time jogasse com a disposição do segundo tempo, o resultado poderia ter sido outro. 5.

CRUZEIRO

Roni conduziu o time com atuação irretocável e fez dois gols. Jonathan soube aproveitar os espaços pelo lado esquerdo e deu assistência para Roni. Destaque também para Charles, autor de belo gol.

ARBITRAGEM

Héber Roberto Lopes deixou de marcar pênalti de Fábio Luciano em Guilherme no primeiro tempo. Acertou ao assinalar penalidade em cima de Roni.

Ancelmo Gois

Penta é o cacete!

O São Paulo, campeão com justiça, diz ser "o único penta".

Mas o site da Fifa afirma que os são-paulinos se "igualaram em títulos nacionais ao clube mais popular do Brasil, o Flamengo, com cinco troféus". Confere só em http://es.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=626579.html\ sao+paulo+campeon+quinta.\

Fernando Calazans

Perde-ganha

Releiam, por favor, o título aqui em acima. É o título da coluna, desta coluna especificamente, mas pode ser o título de todas as colunas do Campeonato Brasileiro (ainda) em curso - exceto uma: a coluna sobre o São Paulo, é claro. Mas, convenhamos, o São Paulo disputou outro campeonato, um campeonato próprio, particular, para o qual nenhum outro clube se classificou. Os outros fizeram bem.

Pouparam-se de desafiar o São Paulo. Sequer o ameaçaram. Pelo menos foram sensatos, precavidos. Realistas, sobretudo. Esses outros times são ruins, inexpressivos, dispensáveis.

Olhem só: o Flamengo, que dava sinais de superação e heroísmo, levou uma sova de 3 a 1 do Cruzeiro, que podia ter sido maior se o Cruzeiro, dada a facilidade, não tivesse se acomodado, naturalmente, depois de fazer 3 a 0.

E que Cruzeiro é esse? Eis a questão. O Cruzeiro é o mesmo, mesmíssimo, que no meio da semana levou uma sova maior ainda do Botafogo: 4 a 1. Pois é. Dois dos postulantes a uma vaga na Copa Libertadores, Cruzeiro e Flamengo, cada qual levou uma surra memorável em cinco dias.

E o Botafogo, o protagonista do show de bola no Cruzeiro, que ontem empatou bisonhamente com o último colocado, o rebaixado América de Natal?

E o Grêmio, outro postulante, que, em duas rodadas seguidas, nesses mesmos cinco dias, perdeu para o Atlético Paranaense e para o Figueirense?

E o Santos, que, em casa, empatou com o time que estava em décimo-segundo lugar, o Atlético Mineiro?

E o Palmeiras, meus amigos, o que dizer do Palmeiras, que, em quatro dias apenas, perdeu para o Juventude e para o Sport? Ah, quanta gente falando bem do Palmeiras, hein!

Mas já estou preparado. Quando um desses times - três ou quatro - obtiverem a classificação para a Copa Libertadores, alguém me dirá ou me escreverá: "Viu, você foi falar do Cruzeiro (ou do Flamengo, ou do Palmeiras, ou do...) e ele está lá na Libertadores. Viu, seu analfabeto do futebol?"

Eu sei, eu sei, e vocês podem estar certos também: três ou quatro clubes terão que se classificar para a Libertadores, ao lado do São Paulo e do Fluminense. Sejam quais forem. Não há jeito, é o regulamento. Sejam os melhores ou os piores, terão que se classificar. Sejam os que mais ganharam ou os que menos perderam.

Mas são, eles todos, times do Campeonato do Perde-Ganha: Cruzeiro, Flamengo, Santos, Grêmio, Palmeiras, Botafogo... e o resto, o resto menos votado ainda.

É por isso que eu digo e repito: torcedores do Grêmio, só os torcedores do Grêmio, têm o bendito direito de achar que o Grêmio tem um time de futebol e achar até que é bom esse time de futebol. Só os torcedores do Flamengo têm o direito de achar que o Flamengo tem um time de futebol. E, assim, os torcedores do Palmeiras, do Santos, do Cruzeiro...

Há duas categorias, porém, que não podem se deixar iludir: dirigentes de futebol e críticos de futebol. Esses têm que ver o futebol com a cabeça, não com o coração. E críticos, sobretudo, com a preocupação de mostrar a realidade - não a ilusão.

Se me deixei enganar, em algum momento, com uma valente reação do Flamengo, por exemplo, eu estava errado. O time, ontem, no Mineirão, foi um desarranjo, que, no primeiro tempo, não fez uma jogada, não deu um chute na direção do gol. Um Flamengo que, entre quatro jogadores do meio de campo, só um sabe jogar futebol: Íbson.

Joel Santana demorou a modificar o time que não concatenava uma saída de bola sequer e em que Juan foi nada menos do que um desastre completo. E que teria apanhado mais ainda, não fosse o Fábio Luciano, único que se salvou.

Jornal dos Sports

Roger considerou derrota aceitável

Depois de um primeiro tempo melancólico, o técnico Joel Santana decidiu lançar Roger e Renato Augusto nos lugares de Juan e Maxi, respectivamente. Apesar de não terem conseguido mudar o resultado da partida, praticamente já definido na etapa inicial, os jogadores deram outra cara ao time, que se tornou me mais objetivo e enfrentou o adversário de igual para igual.

Como no jogo contra o Corinthians, Roger só precisou de meio tempo para balançar a rede adversária. O apoiador mostrou toda a sua categoria em cobrança de falta e foi o autor do gol de honra da equipe. Ainda no gramado, ele comentou os próximos compromissos do Flamengo na competição, contra Santos e Atlético-PR, ambos no Maracanã.

"A nossa expectativa é de receber os próximos adversários em casa e definir logo a classificação. São dois jogos que definem nosso futuro. A derrota aqui é aceitável. Não tem desespero. O Cruzeiro é uma grande equipe e quer a vaga na Libertadores também", disse o meia.

O meia Renato Augusto concorda com a opinião de Roger a respeito da grandeza do adversário. No entanto, ele não ficou tão conformado com a derrota. Para ele, a falta de disposição do time rubro-negro no primeiro tempo foi determinante para a derrota no Mineirão.

"O time do Cruzeiro é bom. Mas no primeiro tempo a gente entrou com uma postura muito ruim. Um time que quer entrar na Libertadores não pode ser assim. No segundo tempo, melhoramos, mas já era tarde”, criticou Renato.

Clamor pelo reconhecimento do penta

Os rubro-negros entraram em campo com camisas alusivas ao penta brasileiro

Que o Flamengo conquistou cinco títulos brasileiros poucos discutem, porém a novela da taça de pentacampeão continua e parece que não terá um final tão cedo. Depois do maior ídolo do clube, Zico, da Fifa, dos principais atletas de 1987 e dos torcedores, foi a vez de todo o time deste ano mostrar a insatisfação que os flamenguistas têm a respeito da não oficialização por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) do título da Copa União, conquistado em 1987 pelo clube da Gávea. Na derrota de ontem por 3 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, os atletas rubro-negros entraram em campo vestindo camisas em alusão à conquista, com a frase "Mengão é penta" estampada no uniforme.

A iniciativa de usar as camisas foi tomada pela diretoria do clube e elas só chegaram aos jogadores em cima da hora. Os diretores alegam que em 1987 o Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Clube dos 13 e a CBF mudou o regulamento no meio da competição. A Confederação queria que Flamengo e Internacional, finalistas do módulo azul (primeira divisão), fizessem um quadrangular final com o Guarani e o Sport, finalistas do módulo amarelo (segunda divisão).

Agora, o Flamengo briga pelo direito de receber a taça, que pode acabar indo para o São Paulo, que este ano foi campeão nacional pela quinta vez, ao derrotar o América-RN, no Morumbi, por 3 a 0, na última quarta-feira.

Queimadas as últimas gorduras

Joel diz que Flamengo não pode mais bobear para conseguir a vaga na Libertadores

Nathan de Lima e Tiago da Costa\ s\

Diante do cruzeirense Wagner, o armador rubro-negro Ibson é derrubado pelo cabeça-de-área Ramires: o Flamengo jogou muito mal e perdeu

O clima no vestiário do Flamengo após a derrota de ontem por 3 a 1 para o Cruzeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi de pura decepção. Além de praticamente garantir a vaga na Libertadores do ano que vem, um triunfo no Mineirão igualaria a seqüência de seis vitórias consecutivas conquistada pelo Rubro-Negro em 1978 e 82 (neste, foi campeão brasileiro com um timaço formado por Zico & Cia). O técnico Joel Santana não gostou da atuação de seus comandados.

"Faltou equilíbrio para a equipe. Tem um ditado no futebol que diz que podemos queimar gordurinhas. Nós queimamos as últimas. Agora, temos que ganhar seis pontos em casa e depois decidir a vaga lá em Pernambuco", disse o treinador após o jogo.

Como o restante da equipe, o meio-campista Ibson, um dos principais responsáveis pela ascenção do Fla no campeonato, não conseguiu repetir a boa atuação que teve nas últimas rodadas. Ainda no gramado, ele fez uma análise do jogo.

"Agora temos que ter cabeça para absorver esse resultado negativo. Sofremos dois gols no primeiro tempo, quando estavamos jogando muito mal. Voltamos melhor na segunda etapa, mas acabamos levando o terceiro. Aí ficou complicado", comentou.

No próximo domingo, contra o Santos, no Maracanã, o técnico Joel Santana poderá contar com o atacante Souza, que volta após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo.  O zagueiro Ronaldo Angelim, que foi vetado para a partida de ontem, será observado  durante a semana e também pode voltar.

Pane total no Mineirão

Rubro-Negro não reedita as últimas boas atuações e é presa fácil para a Raposa

Nathan de Lima

O armador Toró não conseguiu levar vantagem sobre o meio-de-campo cruzeirense

Os resultados vinham ajudando, só faltava o Flamengo fazer o seu papel. Mas o time rubro-negro jogou muito mal, principalmente no primeiro tempo, e acabou perdendo para o Cruzeiro por 3 a 1, ontem, no Mineirão. O torcedores do Fla que foram ao estádio esperavam ver Obina balançar a rede, mas acabaram assistindo a uma grande partida de Roni, que marcou duas vezes. O outro gol da Raposa foi de Charles. Roger, de falta, descontou.

Assim como na partida contra o Corinthians, o Flamengo começou jogando muito mal e desde do início foi dominado por um Cruzeiro que tomava iniciativa e tocava bem a bola.

Com Juan completamente envolvido por Mariano, o time da Gávea jogava recuado e acabou sofrendo dois gols nascidos pelo setor direito. No primeiro, Roni foi derrubado por Juan na área e o árbitro marcou pênalti. Ele próprio bateu e abriu o placar, aos 26 minutos. Doze minutos depois, Ramires fez bela jogada e rolou para Roni, de bico, ampliar.

Reação tardia

Na etapa final o Fla voltou melhor, as substituições feitas por Joel Santana surtiram efeito. Roger, que voltou no lugar de Juan, e Renato Augusto, que substituiu Maxi, entraram bem. Mas Charles acertou um tiro de longe e fez o terceiro.

Roger ainda marcou o primeiro gol de falta do Fla no Brasileiro, aos 21 minutos, mas de nada adiantou.

Fla volta ao G-4, após derrota do Palmeiras

Com a derrota do Palmeiras, por 3 a 1, na Ilha do Retiro, o Flamengo voltou ao G-4. Rubro-Negro e Alviverde têm 55 pontos e o mesmo número de vitórias. Porém, o Fla leva vantagem no terceiro critério de desempate, visto que tem um gol a mais no saldo que o Alviverde.

Com isso, o Fla é o quarto colocado no Brasileiro, atrás de São Paulo, Santos e Cruzeiro.

Na rodada seguinte, o time da Gávea enfrenta o Santos, às 16h, no Maracanã. O Palmeiras só joga dia 14, contra o Fluminense, no Parque Antártica.

Flamengo tem pedreira pela frente: o Iguaçu

O armador Hélio, do Flamengo, comanda com categoria a equipe dentro de quadra e está confirmado para a partida de hoje contra o Iguaçu

Após um início de returno arrasador, o Flamengo se prepara para enfrentar o Nova Iguaçu. A partida, que é válida pelo Estadual de Basquete, será realizada hoje, às 20h, no Ginásio do IBC, em Nova Iguaçu.

No primeiro confronto entre as duas equipes, vitória do rubro-negro por uma vantagem de 24 pontos, 98 a 74. Como a partida foi no último dia 30, o ala Marcelinho acredita que a maneira dos adversários jogarem ainda está na memória de seus companheiros.

"Acabamos de jogar contra eles, ainda estão frescos a maneira deles se posicionarem e suas jogadas", explicou o capitão da equipe carioca, que destacou a força do Nova Iguaçu jogando em casa.

"Eles são perigosos, sabemos disso, ainda mais dentro de casa. A gente sabe que o Flamengo é favorito, mas temos que entrar focados para sairmos de lá com a vitória".

Caso conquiste a vitória, o Flamengo será o único invicto - sete partias, sete vitórias - em uma competição que conta com a participação de equipes de outros estados que estão disputando o Estadual em de parcerias. O fato não surpreende o técnico Paulo Chupeta que credita o bom desempenho de sua equipe ao trabalho da diretoria do clube em casar uma boa estrutura com bons jogadores.

“Ainda podemos evoluir no decorrer da competição”, disse o técnico

NBA — O Utah Jazz quase perdeu uma vantagem de 23 pontos, mas se recuperou no último quarto de jogo e venceu na rodada de sábado da NBA o Golden State Warriors, em casa, por 133 a 110. O time de Utah conseguiu 12 cestas de três pontos, estabelecendo um novo recorde da equipe no fundamento.

José Antonio Gerheim

Passe Livre

Solidariedade rubro-negra

José Antonio Gerheim gerheim@jsports.com.br

O Flamengo do primeiro tempo do Mineirão voltou a ser aquele time do começo do Brasileiro, ao passo que o Cruzeiro, que vinha de uma goleada de 4 a 1 para o Botafogo ,que fora chamado de time pipoqueiro por sua torcida, inconformada com a série de sete jogos sem vencer, parecia ter acordado de um longo sono, corria em campo como uma raposa faminta e sedenta de vingança.

Os 2 a 0, do primeiro tempo, foram até pouco para o dominio que o time azul teve do jogo, diante de um adversário irreconhecível, apático, errando passes atrás de passes, perdendo todas as divididas, deixando Roni deitar e rolar, distribuir bolas, tabelar, sofrer e bater bem pênalti, chutar desmarcado de bico, enfim jogar tudo aquilo que dele, por seu talento, sempre se espera, mas que andava escondido em algum lugar da Toca da Raposa.

Mas Joel no intervalo soube mais uma vez mexer certo nas peças que mais falhavam na sua engrenagem. Uma mexida de quem conhece como ninguém o grupo que tem a mão e foi preciso na substituição de Juan e Maxi, trocando-os por Roger e Renato Augusto.

Está certo que ainda sofreu o terceiro gol, num chute inesperado, mas certeiro, de Charles, mas o Flamengo do segundo tempo foi outro time.  Roger não  só melhorou a criação, como fez um belo gol de falta. O time correu risco de levar um gol de contra-ataque, sobretudo quando o Kerlon, com sua velocidade e seu drible famoso - o da foca - entrou no Cruzeiro. Mas teve outra atitude, poderia ter marcado mais um gol e com a goleada que o companheiro rubro-negro de Recife, o Sport, aplicou no Palmeiras, continua dependendo só de si para alcançar a vaga na Libertadores.

O Dia

Flamengo: Foi ruim, mas poderia ter sido pior

Fla perde para Cruzeiro, mas fica na zona da Libertadores graças à derrota do Palmeiras

BELO HORIZONTE - Os jogadores do Cruzeiro ganharam, como protesto, pipoca da torcida durante a semana, mas, ontem, preferiram outro prato: devoraram o Flamengo, no Mineirão, quebrando um jejum de sete jogos sem vitórias. Para os rubro-negros, a derrota de 3 a 1 teve gosto amargo. O time caiu do terceiro para o quarto lugar no Brasileirão e, não fosse a derrota do Palmeiras para o Sport, estaria fora da zona de classificação à Libertadores.

Antes da partida, os jogadores do Flamengo vestiram a camisa “Mengão é penta”, mas, quando a bola rolou, a velha e surrada briga com o São Paulo ficou para segundo plano. Afinal, havia uma disputa muito mais importante e atual em campo: aos 9 minutos, Jonathan, sem querer, acertou a trave ao tentar fazer um cruzamento da esquerda.

O sofrimento do Flamengo começou aos 26 minutos, quando seu ex-jogador Roni foi derrubado na área por Juan, em péssimo dia. Ele mesmo fez a cobrança com capricho, deixando o Cruzeiro em vantagem.

RONI AUMENTA

E, confirmando o domínio total do time mineiro, Roni teve outra chance, aos 29, quando limpou e chutou para fora. Mas não perderia a oportunidade de fazer o segundo, aos 38 minutos, após jogada de Jonathan, na confusa área.

Sem conseguir acionar os atacantes Maxi e Obina, o Flamengo, tão apático, só conseguiu sua primeira conclusão a gol aos 41 minutos: uma cabeçada do zagueiro Thiago Salles, por cima do travessão.

Irritado com a desorganização do time, principalmente no lado esquerdo, o técnico Joel Santana trocou Juan por Roger e Maxi por Renato Augusto, no intervalo. O time conseguiu tocar melhor a bola, mas a possibilidade de reação acabou aos 13 minutos, quando Charles acertou um chute, de longe, fazendo o terceiro gol do Cruzeiro.

Foi de bola parada que o Flamengo finalmente conseguiu diminuir a diferença. Aos 21 minutos, Íbson foi derrubado e, na cobrança de falta, Roger acertou um belo chute, por cima da barreira. Era o gol de honra do Flamengo.

DRIBLE DA FOCA

O jogo permaneceria morno, controlado. Com direito apenas a um tímido show de Kerlon, que entrara no lugar de Wagner, aos 25 do segundo tempo. Partindo na direção da área, o garoto levantou a bola na cabeça e aplicou o drible da foca em cima de Obina. Mas seria desarmado em seguida, pelo próprio atacante rubro-negro.

‘Deu tudo errado’

A derrota (3 a 1) do Palmeiras para o Sport manteve o Flamengo na zona de classificação à Libertadores do ano que vem. Mesmo assim, o técnico Joel Santana não escondeu a irritação após o Cruzeiro quebrar sua série de cinco vitórias consecutivas no Brasileirão.

“Deu tudo errado para o Flamengo. Nós jogamos muito mal e eu me incluo nisso aí”, desabafou o técnico, assumindo uma parcela de culpa pelo tropeço do time no Mineirão.\ Para Joel, se quiser uma vaga na Libertadores, o time terá de brigar pelos nove pontos que estarão em disputa nas rodadas que faltam para o fim do Campeonato Brasileiro.\

“Faltou equilíbrio. Tem um ditado que diz que podemos queimar algumas gordurinhas. O Flamengo queimou as últimas. Agora, temos que ganhar seis pontos em casa e depois decidir a vaga lá em cima, em Pernambuco”, afirmou o técnico rubro-negro, que terá pela frente Santos e Atlético-PR, no Maracanã, e Náutico, no Estádio dos Aflitos.

Para Íbson, é fundamental manter a calma num momento tão especial. O Flamengo passou da euforia à decepção, mas ainda tem chances.

“É preciso ter calma para absorver esse resultado negativo. Sabíamos que o Cruzeiro estava em situação complicada e que seria um adversário muito difícil. E estávamos pressionando quando levamos o terceiro gol”, disse o apoiador, destacando a evolução do time no segundo tempo.

Gazeta Esportiva

Fla volta ao G-4, mas time reconhece fragilidade em BH

Belo Horizonte (MG) - A rodada acabou sendo positiva para o Flamengo, que graças à derrota de 3 a 1 do Palmeiras para o Sport, retomou a quarta colocação devido aos critérios de desempate e está na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Mengão e Verdão têm os mesmos 55 pontos e o número de vitórias (15), mas os cariocas levam vantagem no saldo de gols (4 a 3).\ Antes de terminar a partida em Recife, contudo, o elenco flamenguista reconheceu que a equipe jogou abaixo do esperado na derrota de 3 a 1 para o Cruzeiro, nesta tarde, no Mineirão. O técnico Joel Santana foi o primeiro a desabafar sobre o tropeço.\

“Deu tudo errado para o Flamengo. Precisamos ter equilíbrio. Estamos no bolo (briga pela vaga) e queimamos hoje a gordurinha que tínhamos. Se conquistarmos esses seis pontos em casa, criamos uma condição de disputar com o Náutico nossa situação. Por enquanto não tem nada perdido e vamos ter uma semana de trabalho para colocar a equipe nos moldes de trabalho que queremos ver no Maracanã”, disse.

A seqüência final do Fla prevê um confronto com o Santos, domingo, no Maior do Mundo. A equipe ainda enfrenta Atlético-PR (casa) e Náutico (fora). Para o meia Ibson, o confronto direto com o Peixe e a oportunidade de ter mais um duelo em casa podem ser favoráveis.

“Precisamos ter calma neste momento. Não adianta nada nos desesperarmos. Precisamos antes de tudo absorver esta derrota, voltar ao Rio com tranqüilidade e pensar nos últimos jogos do Brasileiro, já que queremos a Libertadores”, completou o jogador.

Afastado da equipe haviam cinco jogos devido a uma lesão, o meia Renato Augusto retornou à equipe neste domingo, entrando no segundo tempo, e também desaprovou a atuação flamenguista. O jogador evitou fazer uma avaliação pessoal e cobrou os companheiros pela vaga na Libertadores.

“Não adianta falar de mim agora. Posso até ter jogado bem, mas precisamos pensar no time. Foi uma derrota muito ruim para a equipe, não tivemos uma boa postura em campo. A obrigação do grupo agora é correr atrás para recuperar os pontos que perdemos. Temos o objetivo de chegar à Libertadores, e faltam apenas três partidas para garantir esta classificação”, avaliou.

Flamengo tropeça em BH e sai do G-4

Belo Horizonte (MG) - O Flamengo vinha de cinco vitórias consecutivas, era a equipe que mais subiu posições na tabela no returno e viu o sonho de disputar a Copa Libertadores se tornar algo concreto. Para isso, no entanto, precisaria passar pelo confronto direto com o Cruzeiro, que atravessa sua pior fase no ano, não conhecia um êxito haviam sete jogos e ficou de fora do G-4 após 17 rodadas.\ Cenário que parecia fácil para os cariocas, se não fosse Roni. O atacante, barrado dos titulares há dois jogos, ganhou nova chance com o ameaçado técnico Dorival Júnior e teve papel fundamental na vitória por 3 a 1 da Raposa sobre o Rubro-negro, resultado que quebrou o jejum e recolocou os mineiros na zona de classificação para a Libertadores, no complemento da 35ª rodada do Brasileirão, no Mineirão.\

O resultado deixou os mineiros na terceira colocação com 57 pontos, dois de vantagem sobre o Fla, agora fora do G-4 na quinta colocação. Na próxima rodada, o Cruzeiro tenta manter a boa fase diante do Internacional, sábado, no Beira-Rio. A seqüência final ainda prevê duelos contra Sport (fora de casa) e América-RN (em casa). O Rubro-negro recebe o Santos, domingo, no Maracanã, e ainda joga com Atlético-PR (em casa) e Náutico (fora de casa).

O dia foi todo de Roni. Com a tarja de capitão novamente sob seus ombros (sinal do respeito que tem dos companheiros), buscou jogo desde os primeiros minutos. Sua primeira chance concreta veio apenas aos 13, quando o atacante recebeu um passe colocado de Wagner, invadiu a área e arrematou cruzado, raspando a trave direita de Bruno.

A impaciência da torcida, que chamou os jogadores de pipoqueiros na sexta, pesava contra, mas a desunião durou pouco. Aos 25, Roni invadiu a área e acabou atropelado por Juan. Pênalti marcado e convertido pelo atacante, que marcou o seu 11º gol no Brasileirão e se tornou o artilheiro celeste na disputa.

Contra seu ex-clube, Roni parecia disposto a se vingar das vaias recebidas no Maracanã. Diante de um Flamengo irreconhecível, a disposição celeste – e em particular de seu capitão – trouxe novos apuros aos 28. Guilherme arrancou em velocidade e tocou curto para o destaque do dia, que girou em cima da marcação e por pouco não acertou o ângulo direito de Bruno.

Aos 38, contudo, Roni não desperdiçou outra chance. Improvisado na lateral esquerda, Jonathan foi buscar o jogo pela direita, recebeu passe e saiu com a bola dominada. Após driblar toda a marcação, rolou rasteiro para o centro da área, onde o atacante chegou batendo forte para marcar.

O Flamengo pouco ameaçava. A única chance da equipe no primeiro tempo foi uma cabeçada de Thiago Salles aos 41 minutos. Entretanto, na volta do intervalo, o técnico Joel Santana colocou Renato Augusto e Roger em campo, o que deu um novo ânimo ao Rubro-negro. Aos cinco, Renato Augusto arriscou um chute de longe, mas a zaga desviou o perigo.

Quando os cariocas esboçavam uma reação, contudo, o Cruzeiro definiu a partida. Aos 13, após rápida jogada de contra-ataque, Charles recebeu passe longo no ataque, dominou sozinho e emendou um forte chute de fora da área, que entrou no canto esquerdo de Bruno e sacramentou a vitória.

O Flamengo não vence o Cruzeiro no Mineirão desde 2001 e, sem tempo de quebrar esse tabu, buscou outras marcas pessoais a serem batidas. Aos 21, Roger cobrou falta com categoria e marcou o primeiro gol de falta do Fla neste Brasileirão. Era um passo, que acabou não rendendo mais nada. O dia era azul em BH e a torcida reatou com os jogadores pela Libertadores. A crise acabou e até o drible da Foca voltou a ser exibido por Kerlon, mostrando que o Cruzeiro está de volta à briga por uma vaga na competição continental

PeléNet

Cruzeiro vence o Flamengo no duelo pela Libertadores

Do UOL Esporte\ Em Belo Horizonte\

Concorrentes diretos por vaga na Copa Libertadores, Cruzeiro e Flamengo conseguiram terminar a rodada na zona de classificação para a competição continental. O time mineiro, que não vencia há sete rodadas, ultrapassou a equipe carioca, que vinha embalada por cinco vitórias seguidas, na tabela do Campeonato Brasileiro, ao derrotá-la por 3 a 1 neste domingo, no Mineirão.

Com a vitória, o Cruzeiro foi a 57 pontos e voltou a figurar no grupo dos quatro que se classificam para a Libertadores, assumindo provisoriamente o terceiro lugar. A equipe celeste não sabia o que é vencer há sete rodadas do Brasileirão. Além da reação, conseguiu afastar o início de crise na Toca da Raposa.

Com a derrota, o Flamengo, que permaneceu com 55 pontos, mas se manteve entre os quatro primneiros, na zona de classificação para a Libertadores, com a derrota do Palmeiras para o Sport, em Recife. O time carioca interrompeu seqüência de cinco vitórias na competição. Agora, terá a chance de reagir dentro de casa.

Na seqüência do Brasileiro, o Flamengo fará dois jogos seguidas no Maracanã, contra o Santos, no domingo, e Atlético-PR, no dia 25. Em 2 de dezembro, encerra a sua participação na competição diante do Náutico, em Recife.

O Cruzeiro fará dois jogos seguidos fora de casa. No Sábado, enfrenta o Internacional em Porto Alegre. No dia 25, pega o Sport em Recife. O time mineiro se despede do Brasileiro contra o América-RN, no Mineirão.

O Cruzeiro entrou modificado em relação aos jogos anteriores. O técnico Dorival Júnior promoveu as entradas de Roni, Luís Alberto, Emerson e Mariano na equipe, além de improvisar Jonathan na lateral esquerda. Depois da goleada sofrida para o Botafogo na rodada passada, um grupo de torcedores protestou e atirou pipoca nos jogadores na chegada a Belo Horizonte.

Depois de um início morno de partida, o Cruzeiro melhorou na segunda metade do primeiro tempo e passou a criar oportunidades, principalmente com o experiente Roni, que abriu o placar aos 26min, em cobrança de pênalti sofrido por ele mesmo em lance com Juan. O atacante ampliou aos 38min após excelente jogada de Jonathan.

O Flamengo pouco produziu no primeiro tempo. O time rubro-negro limitou-se a marcar o adversário sair nos contra-ataques. Mas não levou perigo algum ao gol de Fábio.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com duas mudanças: Roger e Renato Augusto substituíram Juan e Maxi Biancucchi. O time carioca ensaiou uma reação e chegou a criar oportunidades para marcar. Mas o Cruzeiro ampliou aos 12min num forte chute de Charles de fora da área.

O time mineiro administrou o resultado e garantiu a vitória depois de longo perigo em jejum.

Após derrota, Ibson pede "calma" ao Flamengo no Brasileiro

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

A derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro que quebrou a série de cinco vitórias seguidas do Flamengo, neste domingo (4), em Belo Horizonte, fez o meia Ibson pedir calma ao clube carioca para a seqüência do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo deixou a zona de classificação para a Copa Libertadores da América-2008, e cedeu a posição que ocupava no G-4 justamente ao Cruzeiro.

"Precisamos ter calma neste momento. Não adianta nada nos desesperarmos. Precisamos antes de tudo absorver esta derrota, voltar ao Rio com tranqüilidade e pensar nos últimos jogos do Brasileiro, já que queremos a Libertadores", disse o jogador.

"Nós sabíamos que o Cruzeiro estava em uma situação ruim, e que buscaria essa vitória a qualquer custo. Eles precisavam vencer, e o Flamengo acabou levando os gols. Estávamos melhores no segundo tempo, mas fizemos apenas um gol", analisou.

O Flamengo permaneceu com 55 pontos, mas agora ocupa a quinta posição na tabela, enquanto o Cruzeiro chegou a 57, na terceira colocação a três jogos do fim do torneio.

Renato Augusto volta, e reclama de postura do Fla

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

O meia Renato Augusto, apontado como um dos craques do Flamengo, retornou ao time neste domingo (4), na derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, após cinco jogos afastado em função de uma lesão.

O jogador substituiu o argentino Maxi na etapa complementar, e mostrou bom ritmo de jogo na tentativa de ajudar o clube carioca a virar o marcador no estádio do Mineirão. Mas sua participação foi insuficiente para que o Flamengo deixasse Belo Horizonte com pelo menos um empate.

"Não adianta falar de mim agora. Posso até ter jogado bem, mas precisamos pensar no time. Foi uma derrota muito ruim para a equipe, não tivemos uma boa postura em campo", disse Renato ainda no gramado, após o apito final.

"A obrigação do grupo agora é correr atrás para recuperar os pontos que perdemos. Temos o objetivo de chegar à Libertadores, e faltam apenas três partidas para garantir esta classificação", emendou.

Após a derrota para o Cruzeiro, o Flamengo ainda tem mais duas partidas dentro de seus domínios; pega o Santos e o Atlético-PR diante de sua torcida, e depois, no fechamento do Nacional, visita o Náutico.

Flamengo entra em campo com a camisa "Mengão é Penta"

O time do Flamengo entrou no gramado do Mineirão na tarde deste domingo trajando uma camisa com os dizeres:"Mengão é Penta". A inciativa faz parte do movimento do clube pelo reconhecimento do título conquistado em 1987 através da Copa União.

O clube pretende tomar medidas judiciais para garantir

GloboEsporte

Fla chega ao Rio após duas horas de atraso

Diretoria consegue encaixar delegação em vôo e grupo chega à cidade às 3h da manhã

Márcio Iannacca

Jogadores do Flamengo jogam baralho no aeroporto à espera do vôo de volta ao Rio

Baralho, laptop, bate-papo com os amigos e até mesmo uma divisão de fones para escutar um MP3 Player. Essas foram apenas algumas das maneiras que os jogadores do Flamengo utilizaram para passar o tempo enquanto esperava o momento de embarcar de Belo Horizonte rumo ao Rio de Janeiro. O vôo, marcado para deixar a cidade mineira às 23h35 atrasou e não pôde decolar por causa do mal tempo em uma das cidades onde faria escala.

Ibson, Diego, Luizinho, Obina, Juan e Leo Medeiros se divertiam jogando baralho. Divididos em dois grupos, eles se esparramaram no saguão do aeroporto. Enquanto as partidas corriam solta, outros jogadores arrumavam outras maneiras de se distrair. Roger, Fábio Luciano, Egídio e Rodrigo Arroz decidiram por ficar batendo papo.

Em outra sala, separada dos "craques" do baralho por um vidro fumê, Leo Moura, Renato Augusto, Thiago Sales e Toró se divertiam no MSN. Os argentinos Maxi e Colace optaram por dividir os fones e escutar música.

A cúpula do futebol, por sua vez, ficou batendo papo em uma das lanchonetes do aeroporto e, posteriormente, quando o atraso foi confirmado, correram para decidir o rumo que a delegação tomaria. Contornada a situação, o grupo embarcou para o Rio de Janeiro às 1h30m da madrugada.

Fla responde ao São Paulo

Jogadores entram em campo no Mineirão vestindo a camisa 'Mengão é penta'

A polêmica sobre quem é o primeiro pentacampeão brasileiro,  São Paulo ou Flamengo, ganhou mais um capítulo neste domingo. Depois de uma semana de bate-boca, os jogadores rubro-negros entraram em campo no Mineirão, onde perderam para o Cruzeiro por 3 a 1, vestidos com camisas com a frase 'Mengão é penta' (assista ao vídeo ao lado).

A idéia da diretoria do Fla é dar uma resposta aos dirigentes tricolores, que insistem em não admitir que o time carioca conquistou seu pentacampeonato em 1992. Durante a semana passada, uma camisa com a frase 'Penta único' foi confeccionada pela fornecedora de material esportivo do clube paulista, o que aumentou ainda mais a discussão. A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também não reconhece o título do Fla de 87, na Copa União. Segundo a entidade, o campeão daquele ano foi o Sport.

Ibson: 'Fla tem que absorver o resultado'

Meia diz que equipe precisa aproveitar jogos em casa para se recuperar na tabela

Márcio Iannacca

O meia Ibson fez uma análise da derrota do Flamengo por 3 a 1 para o Cruzeiro (assista aos gols), neste domingo, no Mineirão. Para o jogador rubro-negro, o time perdeu a partida por causa da péssima atuação no primeiro tempo. Segundo o principal atleta da equipe, o Rubro-Negro não pode abaixar a cabeça e precisa aproveitar o mando de campo nas próximas duas partidas no Campeonato Brasileiro, contra Santos e Atlético-PR.

GLOBOESPORTE.COM: Essa derrota é motivo para o Flamengo se desesperar?\ Temos que ter calma para absorver esse resultadso negativo. Sabíamos que eles estariam pressionados para conseguir o resultado e que viriam com tudo no primeiro tempo. Não soubemos segurar o ímpeto do Cruzeiro. Levamos o gol, tentamos nos recuperar e depois levamos o terceiro gol. É complicado ficar com um placar adverso jogando fora de casa.\

O Flamengo relaxou na partida deste domingo?\ Futebol é assim. O time não se acomodou. O grupo está sempre conversando para não cometer essas falhas. O Cruzeiro entrou forte, estava bem e fez 2 a 0 no primeiro tempo.\

É um motivo de preocupação ter, ainda que apenas por um momento, saído da zona da Libertadores?\ Não é motivo para ficarmos desesperados. Quando estávamos em penúltimo, o desespero não bateu. Por que ele bateria agora? A pressão é normal e, no Flamengo, ela sempre existiu.\

O Flamengo melhorou no segundo tempo e parecia que reagiria. Como você viu essa recuperação?\ Se a gente fizesse o segundo gol naquele lance do Leo Moura, o jogo ia incendiar, e a gente poderia até empatar o jogo. Agora, não podemos reclamar. Temos dois jogos em casa e precisamos vencê-los.\

Por que o Flamengo não repetiu as boas atuações dos últimos jogos?\ Nem sempre o Flamengo vai jogar bem. Temos uma semana longa, um jogo de seis pontos. Vamos trabalhar para não perdermos mais pontos.\

Joel: 'Deu tudo errado'

Treinador diz que time precisa vencer os três últimos jogos para garantir a Libertadores

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana admitiu logo após a derrota para o Cruzeiro por 3 a 1 (assista aos gols), no Mineirão, que a atuação do Flamengo foi desastrosa. Para o treinador, o time não rendeu o esperado no primeiro tempo do confronto deste domingo. O treinador falou com todas as palavras o que achou da equipe e se incluiu no meio das críticas.

- Hoje (domingo) deu tudo errado para o Flamengo. Nós jogamos muito mal e eu me incluo nisso aí - reconhece.

Para o treinador, o Flamengo não pode perder mais pontos nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

- Faltou equilíbrio. Tem um ditado que diz que podemos queimar algumas gordurinhas. O Flamengo queimou as últimas. Temos que ganhar seis pontos em casa e depois decidir a vaga lá em cima, em Pernambuco - diz o treinador rubro-negro.

Cruzeiro passa por cima do Fla

Raposa volta a vencer após sete jogos e retorna ao G-4. Rubro-Negro segue em quarto\ Márcio Iannacca\

Com uma bela vitória por 3 a 1 sobre o Flamengo, neste domingo, no Mineirão, o Cruzeiro descontou tudo o que sofreu nas últimas sete rodadas do Campeonato Brasileiro e voltou ao G-4 com 57 pontos. Com 55, o Rubro-Negro, mesmo com a derrota, segue em quarto, já que o Palmeiras foi derrotado pelo Sport por 3 a 1 (assista aos gols do jogo em Minas no vídeo ao lado).

Na próxima rodada, enquanto o Flamengo recebe o Santos, no Maracanã, o Cruzeiro vai enfrentar o Internacional, no Beira-Rio. Ambos os jogos ocorrem no domingo, dia 11.

Primeiro tempo de um time só

Como o time não vencia há sete partidas, a torcida celeste não compareceu em bom número, ao contrário dos rubro-negros, que, pelo menos antes de o duelo começar, cantaram tão alto quanto os donos da casa.

Mesmo pressionado pelos recentes maus resultados, o Cruzeiro partiu para cima do Flamengo, na raça. E o primeiro lance de perigo ocorreu meio sem querer, aos 10 minutos, quando Jonathan cruzou da esquerda, bem fechado, e a bola tocou na trave esquerda de Bruno. Logo depois, aos 13, Roni tabelou com Mariano e de dentro da área chutou cruzado, raspando a trave direita rubro-negra.

O time carioca jogava muito mal, principalmente no meio-campo, que pecava demais nas trocas de passes e deixava Obina e Maxi isolados no ataque. E o ímpeto ofensivo da Raposa foi premiado aos 25: Roni foi derrubado por Juan na área, e o árbitro Heber Roberto Lopes marcou pênalti. O próprio Roni cobrou e levantou os torcedores nas arquibancadas do Mineirão: 1 a 0 Cruzeiro

Obina não jogou bem neste domingo

O Flamengo se perdeu completamente e chamou ainda mais o Cruzeiro para o seu campo. Empolgados, os donos da casa foram em busca do segundo gol. Aos 28, Roni, de novo, arriscou de fora de área, rente ao travessão. Aos 36, um lance plasticamente muito bonito: Guilherme recebeu dentro da área, levantou a bola e arriscou uma bicicleta, mas mandou à direita de Bruno.

Aos 38, mais festa azul em Belo Horizonte: Jonathan entrou driblando, tocou para Roni, que, sem marcação, fez o segundo. Para se ter uma idéia da apatia rubro-negra, a primeira conclusão do time a gol foi aos 41, com uma cabeçada de Thiago Sales que passou por cima do travessão de Fábio.

Fla volta com Roger e Renato Augusto no time

Irritado com a péssima atuação do time nos primeiros 45 minutos, o técnico Joel Santana tirou Juan e Maxi e colocou Roger e Renato Augusto já no vestiário. Toró, com isso, passou para a lateral esquerda. O Rubro-Negro até que melhorou, mas aos 13 minutos levou o terceiro, após um belo chute de Charles de fora da área.

A esta altura, os flamenguistas, que dividiram as arquibancadas do Mineirão com os poucos cruzeirenses presentes, abaixaram a cabeça e entregaram os pontos, em silêncio. O time carioca teve uma boa chance aos 15, quando Leo Moura cruzou para Ibson, que cabeceou para boa defesa de Fábio.

Logo depois, aos 21, Ibson foi derrubado na entrada da área. Falta que Roger cobrou com categoria para diminuir a vantagem do Cruzeiro. Um fio de esperança para os rubro-negros que resolveram ficar até o fim no estádio. Aos 34, Leo Medeiros, que havia entrado no lugar de Cristian, chutou de fora da área, Fábio deu rebote mas se recuperou a tempo e garantiu a vitória sob os gritos de 'olé' da torcida celeste.

Lance

Cruzeiro ensaia reação em cima do Fla

Roni (duas vezes) e Charles foram os algozes do Rubro-Negro. Esquenta mais a briga por vaga na Libertadores

Roni comemora, reatando o casamento entre torcida e time do Cruzeiro (Crédito: André Brant)

Fred Gomes

Em jogo marcado pela quebra de duas seqüências - os mineiros não venciam há sete jogos e os cariocas vinha de cinco vitórias -, o Cruzeiro venceu por 3 a 1 o Flamengo neste domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Roni (duas vezes) e Charles maracaram para os anfitriões. Roger descontou. Com o resultado, a Raposa ficou com 57 pontos, tomando o terceiro lugar do Rubro-Negro.

O Cruzeiro iniciou o jogo apresentando total supremacia no meio-de-campo, acuando o Flamengo em seu campo de defesa. O primeiro lance de perigo foi protagonizado pelos donos da casa que, aos 14 minutos, quase abriram o placar com Roni. O atacante cruzeirense chutou com perigo, ao lado de Bruno, após receber belo passe de Guilherme.

O domínio territorial da Raposa persistia e, aos 24 minutos, uma série de erros do trio de arbitragem aconteceu. Em uma bola levantada na área rubro-negra, Fabio Luciano fez pênalti em Guilherme, mas Héber Roberto Lopes ignorou. Logo depois, Maxi foi empurrado por Léo Fortunato e o juiz não marcou. Na seqüência, o zagueiro cruzeirense lançou Roni e este foi derrubado por Juan, que chegou atrasado no lance. Neste último, Héber não falhou e assinalou a penalidade.

Roni cobrou com categoria, colocando no lado direito de Bruno, que caiu para o outro: Cruzeiro 1 a 0. O atacante, ex-Flamengo, voltou a assustar a meta rubro-negra dois minutos após seu gol, com um chute perigoso.

Aos 38 minutos, o endiabrado Roni voltou a castigar seu ex-clube. O camisa 9 do Cruzeiro recebeu de Jonathan e, de bico, fuzilou Bruno, ampliando a vantagem mineira.

Com o final do primeiro tempo, Joel Santana, visivelmente preocupado com a apatia rubro-negra, anunciou que faria mudanças. O Homem da Prancheta voltou para a etapa final com Roger no lugar de Juan, o pior em campo disparado e que não joga nada há alguns jogos, além de substituir Maxi por Renato Augusto.

As mudanças promovidas por Joel surtiram algum efeito, pois se Roger e Renato Augusto não eram brilhantes, deram maior movimentação ao meio-de-campo rubro-negro.

No entanto, aos 12 minutos, um belo chute de Charles jogou um balde de água fria no Flamengo, ampliando a vantagem dos anfitriões para 3 a 0.

O primeiro gol do Flamengo saiu aos 21 minutos, quando Roger, em bela cobrança de falta, proporcinou um pouco de esperança aos muitos rubro-negros que foram acompanhar o time em Belo Horizonte.

O Rubro-Negro tentou exercer pressão sobre o rival, mas esbarrava nas muitas faltas que cometia o time comandado por Dorival Júnior. No entanto, o time de Joel não aproveitava as chances nas bolas paradas.

Aos 37 minutos, Kerlon voltou a fazer embaixadinhas no jogo que marcou a quebra de uma seqüência de sete jogos sem vitórias do Cruzeiro

Fla aproveita jogo para reivindicar título de 1987

Jogadores entram com a inscrição "Mengão é penta" sobre camisa branca

A polêmica iniciada após a conquista do pentacampeonato pelo São Paulo, na qual os tricolores alegam ser os únicos detentores de cinco títulos do Brasileirão, provocou reação imediata desde a quarta-feira, dia do triunfo paulista. Neste domingo, antes do jogo entre Cruzeiro e Flamengo, no Mineirão, os jogadores rubro-negros entraram com uma camisa com a seguinte inscrição: "Mengão é penta".

O Flamengo conquistou os Campeonatos Brasileiros de 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992. O quarto título, no entanto, não é reconhecido pela CBF, entidade que controla o futebol brasileiro.

Renato Augusto ignora bom retorno ao Fla

Jogador deu boa movimentação ao meio-de-campo rubro-negro

Muito critado pelas péssimas atuações desde que voltou do Mundial Sub-20, realizado em julho, no Canadá, Renato Augusto teve boa participação no jogo contra o Cruzeiro, sendo um dos poucos que se livrou da má apresentação rubro-negra na derrota do Flamengo por 3 a 1, neste domingo. No entanto, isso não foi suficiente para o jogador.

- Não adianta pensar em mim, mas sim no grupo. A derrota foi muito ruim para os nossos planos - lamentou.

O jogador de 19 anos acrescentou que um empate não seria um resultado ruim para o Flamengo:

- Até mesmo um empate seria bom para a gente - concluiu Renato Augustou, que não participou das vitórias sobre América de Natal e Corinthians em razão de uma lesão na região glútea.

Ibson pede calma ao Flamengo após a derrota

Volante crê que Fla fez bom segundo tempo, mas terceiro gol foi fatal

Depois da derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, que pôs fim a uma seqüência de cinco vitórias do Flamengo, o volante Ibson disse que é o momento de se ter calma. Ao final da rodada, caso o Palmeiras não para o Sport, na Ilha do Retiro, o Fla deixa o G-4.

- Temos que ter calma para absorver esse resultado negativo fora de casa. Sabíamos que o Cruzeiro, que estava em situação complicada, ia vir para cima, pois precisavam desta vitória. Infelizmente não conseguimos segurar - lamentou.

O camisa 7 rubro-negro aponta o terceiro gol cruzeirense como principal motivo para a derrota do clube da Gávea.

- No segundo tempo, voltamos melhores, mas acabamos sofrendo o terceiro gol - concluiu.