Notícias

Clipp 6/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia O Flatv entrou no ar e está em testes em www.flamengo.com.br

Por - em

O Globo

A humildade de um campeão do mundo

Para brilhar no Flamengo, Kléberson diz que precisa fazer mais do que na Copa de 2002

KLÉBERSON SE EXERCITA na Granja: suspenso pela Fifa até 26 de janeiro, perderá duas rodadas do Estadual

Carlos Eduardo Mansur

TERESÓPOLIS. Quando se fala em Kléberson, a última imagem que vem à cabeça do torcedor brasileiro remete a um volante marcador e técnico, um jovem que esbanjou personalidade para chegar quase que de surpresa a ser titular e um dos destaques da seleção na Copa do Mundo de 2002. A conquista do pentacampeonato parecia o ponto de partida de uma trajetória meteórica. No entanto, desde então, não são muitas as imagens que lembram Kléberson. No Flamengo, ele garante que não corre para reencontrar o futebol de cinco anos atrás. Quer provar que pode fazer mais:

- A Copa de 2002 foi um momento mágico. Mas no Flamengo vou precisar me esforçar e fazer muito mais. As portas se abriram novamente e preciso corresponder.

Sonho do Manchester pára na forte marcação inglesa

A consagração na Copa o levou ao Manchester United, da Inglaterra. Ao chegar, o que parecia conto de fadas foi virando decepção.

- Acho que tudo ocorreu no momento certo comigo. Só que tive acidentes de percurso. Na Inglaterra, encontrei um futebol de contato físico e senti, era muito franzino. Depois, fui colocado no lado do campo, às vezes quase como um ponta - recorda Kléberson. - Lá, os quatro zagueiros raramente saem da defesa. Não tinha espaço. Precisava partir para cima do marcador. Não é minha característica.

Após dois anos na Inglaterra, foi para a Turquia:

- Até comecei na minha posição. Depois, virei primeiro volante, fugindo de novo da minha característica.

Contratado em setembro do ano passado, Kléberson terá que esperar até 26 de janeiro pelo fim da punição imposta pela Fifa. O jogador deixou o Besiktas alegando atraso nos salários, mas foi punido por abandonar o clube. O apoiador, que não joga desde maio de 2007, perderá os primeiros jogos do Estadual, o que pode lhe causar prejuízo na briga por uma vaga no meio-campo.

- Tenho facilidade em recuperar a condição física. Meu problema deverá ser o ritmo. Mas estou motivado para superar tudo e ganhar títulos - disse o pentacampeão entre a alegria e ansiedade .- No ano passado, fiquei treinando, mas não tão forte porque não poderia jogar. Agora, me sinto integrado ao grupo.

Pelos contato com a bola, Kléberson terá que esperar um pouco mais. Na quarta-feira, poderá acontecer o primeiro treino. No próximo dia 13, o Flamengo faz um amistoso com a seleção de Benin, na Granja Comary.

A receita contra o doping

Numa época em que casos de doping se sucedem e o mercado oferece produtos que prometem mais saúde e desempenho, o Flamengo decidiu se antecipar. Ontem, o médico Serafim Borges fez palestra para os jogadores, advertindo para os riscos da automedicação e do uso de produtos como os energéticos, que se multiplicam no mercado.

Serafim explicou aos jogadores que, ano a ano, a Agência Mundial Antidoping (WADA) atualiza a lista de substâncias proibidas, o que torna fundamental que os jogadores só usem medicamentos receitados por médicos do clube. Ele advertiu, ainda, sobre outras formas pelas quais o atleta pode ter ingerir substâncias dopantes.

- Há tratamentos que a esposa de um jogador pode estar fazendo e uma substância pode ser ingerida numa relação sexual - disse Serafim, que comentou sobre riscos para a saúde, em especial para o coração, do uso de drogas: - Nossa preocupação é com o futuro do atleta. Falamos de doping, mas também de aspectos de saúde importantes para a vida. (C.E.M.)

NACIONAL DE BASQUETE

Começa neste domingo o Campeonato Nacional Masculino de Basquete. Atual tricampeão estadual e vice-campeão nacional em 2000 e 20004, o Flamengo estréia contra o Univates/Bira, às 13h, em Lajeados (RS), com transmissão do Sportv. Às 18h, o Iguaçu enfrenta o Joinville/Univille/Dânica, em Joinville. Também hoje, em Vila Velha, às 11h, jogam CETAF/Garoto/UVV (ES) x Saldanha da Gama (ES).

Jornal dos Sports

Ei, Joel, olha para mim’

Cabeça-de-área Cristian, não está garantido entre os titulares, mas se vê na briga pela vaga

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Wallace Teixeira

Apesar da histórica arrancada do Flamengo no último Brasileiro estar ligada também ao crescimento do meio-de-campo, o setor deverá estar bem modificado na estréia da equipe no Carioca, dia 20, contra o Boavista, no Maracanã. E um dos operários daquele time, terá que suar muito para se manter entre os titulares.

O cabeça-de-área Cristian que veio para o Rubro-Negro no meio do ano passado, acabou 2007 muito prestigiado, mas com as contratações de Kleberson, Jônatas e Gavilán, terá muito trabalho para se manter entre os titulares. O fato, no entanto, não chega a preocupá-lo.

"No meu contrato não há uma cláusula que me obrigue a ser titular ou que poderia ficar bravo com a reserva. Este grupo tem muita qualidade, e como só onze jogarão, alguns terão que ficar no banco. Tenho que procurar meu espaço, e me firmar. O Flamengo está acima disso, o que importa é o grupo", explicou Cristian.

A manutenção do jogador foi um dos pedidos do técnico Joel Santana para esta temporada. Depois de acertar a compra de 50% dos direitos econômicos junto ao Atlético-PR, o Flamengo quase ficou sem o atleta. Isso porque o Lokomotiv Moscou ofereceu aproximadamente US$ 2 milhões para contratá-lo. A mudança de treinador na equipe russa e o desejo de Cristian em permanecer acabaram pesando.

"Nunca demonstrei interesse em sair. Fico até feliz por ter sido procurado, mas minha cabeça está aqui. Depois daquela sondagem inicial, nunca mais me procuraram", esclareceu.

Se Cristian ainda não está certo entre os titulares, o mesmo não se pode dizer do apoiador Kleberson. Ontem, ele chegou a analisar um meio-de-campo com Jônatas, Ibson e Renato Augusto:

"É um excelente meio, que conta com jogadores de muita qualidade. Não sei qual o pensamento do Joel, mas apesar de nenhum destes nomes serem marcadores de ofício, podem jogar juntos", previu Kleberson, que não joga desde o dia 15 de abril de 2007, e deverá ter condições de jogo a partir de 27 de janeiro.

Além do pentacampeão mundial em 2002, Cristian terá que disputar a vaga de titular com Gavilán, Ibson e Jônatas. Deles, os favoritos para começar jogando são os dois últimos, mas como Cristian já mostrou que superação é o seu ponto forte, não será surpresa se conseguir arrumar seu espaço na equipe.

Fla não dá chances ao Nacional (AM) na estréia da Copinha

O Flamengo não deu chance ao Nacional (AM) em sua estréia na Copa São Paulo de Futebol Júnior e goleou o adversário por 4 a 0, neste sábado, no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba.

Pedro Beda, centroavante do Rubro-Negro, foi o grande destaque da partida, marcando três gols. No primeiro tempo ele abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo. Depois, Érick Flores fez um golaço, digno de placar, aumento o escore a favor do Urubuzinho. Na etapa final, o Fla continuou muito superior ao Nacional e fez mais dois, de novo com Pedro Beda, aos 19 e aos 22 minutos.

Com esse resultado, o Flamengo é o líder do Grupo N da Copinha, levando vantagem no saldo de gols, tendo em vista que o XV de Piracicaba, dono da casa, bateu o Ypiranga, do Amapá, por 2 a 0.

Rodrigo manteve sua palavra com o Fla

Contratado no final do ano passado para formar ao lado de Fábio Luciano, uma das melhores zagas do Brasil, Rodrigo quase foi parar no São Paulo. Isso só não aconteceu porque na conversa que ele teve com o clube paulista, antes de acertar com o Flamengo, não houve interesse na sua contratação, na época. Após acertar as bases salariais com o Fla, O São Paulo resolveu investir pesado para trazê-lo, usando inclusive o goleiro Rogério Ceni como mediador.

Sobre formar dupla com Fábio Luciano, o novo reforço rubro-negro ainda está receoso:

"Não vou me escalar, pois tem muitos jogadores de qualidade no elenco e o Joel irá decidir sobre isso mais para frente. O Fábio é um zagueiro que se coloca muito bem na área, é alto e tem muita habilidade, mas não sabemos nem com quantos zagueiros o Joel irá armar a equipe", declarou Rodrigo, que admitiu estar muito ansioso para encontrar pela primeira vez com a torcida rubro-negra no Maracanã.

Fla TV em teste — O torcedor rubro-negro já pode conferir o que acontece nos bastidores do Flamengo. Ontem, quem acessasse a página do Flamengo no site oficial do clube (www.flamengo.com.br), já vislumbrava a versão inicial do projeto da Fla TV. Até pelo fato de ainda estar em testes, o Rubro-Negro pede para quem visualizar o canal, enviar críticas e sugestões para melhorar o conteúdo. A previsão é de que a Fla TV entre no ar na sua versão oficial a partir do dia 15 deste mês.

O ano da redenção de Obina

Uma séria lesão nos ligamentos cruzados do joelho esquerdo, seguida pela suspensão de 120 dias imposta pelo STJD por ter dado uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional, que acabou sendo amenizada no julgamento do tribunal pleno, marcaram 2007 como um ano negativo para a carreira do atacante Obina.

Depois de começar muito bem a temporada passada, sendo titular absoluto do técnico Ney Franco, ele passou por um drama ao se contundir seriamente após marcar um gol no empate em 1 a 1 com Vasco ainda pela Taça Guanabara. Após cinco meses, ele voltou, mas não conseguiu recuperar a antiga condição, entrando somente no decorrer dos jogos. Para o ano que está começando, o pensamento é totalmente diferente.

“Ano passado foi muito difícil para mim, espero fazer muito gol agora para compensar. Até acontecer aquela lesão, estava muito bem, depois houve a suspensão, que me complicou mais ainda. Espero que este ano eu possa ajudar mais a equipe e quem sabe, ser artilheiro de algum campeonato”, desejou Obina.

Sem medo de Ronaldo e Tardelli

A possibilidade da chegada dos ‘concorrentes’ Ronaldo Fenômeno e Diego Tardelli, não assusta o jogador. Apesar de o caminho ficar mais complicado do que já está, pois Souza se firmou de vez entre os titulares no ano passado, Obina acredita em seu potencial e ainda quer dar muitas alegrias aos torcedores rubro-negros.

“O Souza terminou bem o ano, mas tenho que procurar meu espaço, estar bem fisicamente para voltar a ser titular. A chegada de outros atacantes é ótima, pois todo atleta que o Flamengo se interessa, é de alto nível. Acaba sendo uma motivação a mais, pois também quero mostrar meu melhor. O clima aqui está ótimo, quem chegou está se adaptando rápido ao grupo”, afirmou o atacante.

Nas mãos do carrasco

Braço-direito de Joel, preparador físico Ronaldo Torres vai colocar o time para suar a camisa

Thiago Bokel

Jair Motta

A cada início de temporada a história se repete. Jogadores que exageram nas férias acabam sofrendo nas mãos dos preparadores físicos. E no Flamengo não é diferente. Depois de ficar um mês sem treinar, o grupo rubro-negro está sofrendo nas mãos do general Ronaldo Torres. Até o dia 9, a rotina será sempre a mesma: às 8h30min todos já estão no gramado para realizarem um trabalho de recondicionamento físico.

Mesmo exercendo o papel do ‘carrasco’, Ronaldo é muito querido pelos jogadores, que preferem treinar com bola. Mas este mal necessário poderá ser esquecido no final do ano, se tudo correr dentro do planejado, com o Flamengo em Yokohama, comemorando o título do Mundial Interclubes.

“O treinamento físico não pode ser encarado como um sofrimento, precisa ser feito com prazer. Quando está de férias, o atleta joga futebol quase todos os dias, mas é diferente da obrigação que tem quando está no clube. O importante é respeitar essa preparação, pois após a estréia no Carioca, teremos dois jogos por semana quase sempre, e não dará tempo para trabalharmos a parte física como estamos fazendo agora. Preciso dar uma base para que eles agüentem a temporada puxada que terão pela frente”, explicou Ronaldo Torres.

Rodrigo e Obina não preocupam

Na reapresentação do grupo, na última quinta-feira, alguns jogadores apareceram visivelmente acima do peso. Além do atacante Obina, que costumeiramente volta das férias mais gordinho, o zagueiro Rodrigo, que ficou três meses parado por conta de uma artroscopia no joelho, também não está no auge da sua forma física. Para Ronaldo Torres, no entanto, isto não será problema.

“Gosto que meus jogadores estejam com no máximo 11% de percentual de gordura. Quando estão com 12% já acabam sentindo no decorrer das partidas. O Rodrigo voltou a treinar com 18%, mas ele tem a virtude de se recuperar muito rápido. Agora, calculo que esteja com uns 14% já. O Obina está menos ruim, com uns 13%. Ele se reapresentou como saiu”, avaliou o preparador físico.

O zagueiro, inclusive, que tem se esforçado muito durante os treinamentos, está otimista, e acredita que estará pronto para a estréia do time, no dia 20, contra o Boavista, no Maracanã.

“Estou acompanhando bem o grupo, mesmo ficando três meses sem treinar. Mas enquanto eles estavam curtindo o Natal e o Ano Novo, eu estava suando a camisa. Acho que até o final do mês já estarei em dia”, previu Rodrigo.

O clima ameno da serra de Teresópolis, é a aposta da comissão técnica para que o Flamengo possa voar em 2008. E o responsável por isso tem nome: Ronaldo Torres.

Rômulo: “Vou lutar para continuar titular em 2008”

O volante Rômulo, do Flamengo, está muito animado para voltar a jogar com a camisa rubro-negra em 2008. O jovem jogador sabe que a disputa por uma vaga de titular no time comandado por Joel Santana será grande. Principalmente porque ele terá que brigar com pelo menos outros cinco jogadores da sua posição. Ele, no entanto, acredita que a sua participação em 17 partidas do Campeonato Brasileiro deste ano e a confiança total passada pelo treinador podem ser pontos a seu favor nessa batalha.

Rômulo promete muito esforço e dedicação para continuar nos planos de Joel Santana em 2008. Mas, nesse momento, sua preocupação é continuar fazendo tratamento e se recuperar logo da cirurgia realizada no joelho direito, em outubro. Rômulo tem consciência de que a sua volta aos gramados dependerá de sua dedicação e acredita que o ano que vem será muito especial. Ele já planeja participar da pré-temporada junto com o restante do grupo.

“Vou lutar para me manter como titular e continuar nos planos do treinador. O ano de 2008 será um ano muito especial para mim e para o Flamengo, que vai disputar a Libertadores novamente. No trabalho desenvolvido para minha recuperação, estou na fase de trabalhar na areia. Já estou me sentindo muito bem e não sinto mais dores. Agora tenho que ganhar massa muscular. Este ano foi muito bom para mim e só não foi melhor porque tive essa lesão. Mesmo assim, posso dizer que meu futebol foi reconhecido e conquistei meu espaço”, disse o volante, que interrompeu sua seqüência de jogos no Brasileirão, após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Flamengo estréia no Sul pelo Nacional de Basquete

Rubro-Negro enfrenta o Univates, em Lageado (RS), na abertura do Nacional de Basquete

Rafael Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Nina Lima/JS

A armador Fred terá a responsabilidade de comandar o Flamengo

Chegou a hora de o Flamengo dar a largada na luta pelo inédito título do Nacional Masculino de Basquete. E o primeiro obstáculo, se não é uma pedreira como Brasília ou Minas, também não será dos mais fáceis: trata-se do Lajeado (RS) uma das maiores incógnitas do campeonato. A partida será às 13h na cidade gaúcha com transmissão do SporTV.

Pouco se sabe sobre a equipe do sul do país. Eles são os atuais bicampeões gaúchos, mas é a primeira vez que disputam a competição. Os poucos integrantes já conhecidos pelos rubro-negros são os armadores Fernando Reis e Bruninho.

“A equipe deles é basicamente a mesma que disputou o Gaúcho acrescida de alguns reforços. Não conhece cada um dos jogadores mas já me foi passado que o estilo de jogo deles é parecido com o nosso: marcam de forma agressiva para ganhar o jogo nos contra-ataques”, analisou o técnico Paulo Chupeta.

Para o ala Marcelinho, o Flamengo é favorito para a partida de hoje. Todavia, o fato de desconhecer o adversário pode acabar complicando o rubro-negro em sua estréia. “Conhecemos alguns atletas de lá, mas ainda assim é muito complicado porque não sabemos como jogar contra eles. Talvez fosse mais fácil se a partida fosse contra o Minas porque saberíamos qual é a fórmula para vencê-los”.

O pivô Alírio fez questão de ressaltar que sua equipe vai precisar de muita atenção. Ele acredita que o Flamengo não terá oponente fácil no torneio. “Conheço muito pouco do Lajeado. Mas sei que não tem time fraco neste Nacional. É a competição mais importante e todas as equipes irão entrar para ganhar”.

Já para o armador Fred o grupo não deve se preocupar com o fato de pouco saberem sobre os rivais. Ele aposta que os cariocas só precisam se preocupar em fazer sua parte para sair de quadra vencedor. “Temos que impor o nosso ritmo. No decorrer da partida a gente aprende como jogar contra eles, mas não podemos deixar de ter a nossa identidade”.

UNIVATES\ Bruninho, Audrey, Christian, Thulius e Gil\ Técnico: Clairton Xis\

FLAMENGO\ Fred, Marcelinho, Hélio, Alírio e Coloneze\ Técnico: Paulo Chupeta\

Local: Ginásio de Lajeado (RS)\ Horário: 13h\ Árbitros: José Pelissari, Enaldo Batista e Benedito Carvalho.\

Equipes cariocas buscam o quinto título no Nacional

Ao entrar em quadra na tarde de hoje, o basquete carioca, representado por Flamengo e Iguaçu BC, buscará a reabilitação em competições nacionais.

Acostumado com grandes conquistas como a Taça Brasil, conquistada pelo Botafogo em 1967, o Campeonato Nacional em que o Vasco foi bicampeão, 2000 e 2001, época em que grandes nomes da seleção como Helinho, Rogério, Sandro Varejão, Nenê, Oscar, Ratto entre tantos outros desfilavam seu talento nas quadras do Rio e sempre presente entre os primeiros colocados nos principais campeonatos. O último título foi com o Rio de Janeiro, de 2005, com Marcelinho e Demétrius.

O Rio de Janeiro espera voltar a fazer bonito no cenário nacional.

Após dois vice-campeonatos (2000 e 2004) o time do Flamengo aparece como um dos principais candidatos a tirar o Rio dessa fila e chegar ao título da competição. Contando com um bom entrosamento (o time vem jogando junto desde o início do estadual) e com a excelente fase dos alas Marcelinho e Hélio, grandes destaques do time da Gávea a torcida rubro-negra tem motivos de sobra para esperar uma boa campanha dos comandados do técnico Paulo Chupeta e assim como no estadual do ano passadochegar ao lugar mais alto do pódio.

Newton Zarani

Kleberson, Cristian e Gavilán. Um trio de respeito que a galera rubro-negra parece acreditar. Leo Moura, Juan, Bruno, Renato Augusto, Souza, etc... tem tudo para dar certo. Para quem já tem elenco, a camisa, com certeza, vai ajudar muito, com certeza.

O Dia

TV Fla entra no ar em fase inicial

Rio - Os torcedores do Flamengo já podem conhecer um pouco do que será a TV do Flamengo transmitida pela internet, através do endereço eletrônico www.flatv.com.br.

Entrou no ar neste sábado, em versão beta (inicial), o Portal com imagens dos treinos, bastidores, concentrações, preleções, viagens, etc. Através dele o torcedor poderá acompanhar, com exclusividade, tudo que acontece no seu clube de coração.

As imagens já vêm sendo gravadas desde o Fla x Flu ocorrido no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2007, quando o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 (gol de Maxi).

O internauta pode se cadastrar, mandar sugestões e navegar pelo dia a dia do clube. O lançamento oficial está previsto para o final de janeiro.

Futebol carioca mostra a cara

Com muita gente nova, elencos estão formados, e falta apenas o árbitro jogar a moeda para o alto a fim de definir os donos da bola e do campo. É hora de apostar

Rio - Algumas caras são novas.Ou nem são caras, mas coroas. É com a alma renovada que o futebol do Rio arregaça as mangas e começa a trabalhar logo nos primeiros dias da temporada de 2008.

Quando o dia 19 chegar, e o árbitro, no centro do gramado, jogar a moeda para o alto no cara-ou-coroa que define os donos da bola e do campo, estará lançada a sorte dos quatro grandes da elite do futebol estadual.

Quem mais investiu tinha um olho no campeonato e outro bem aberto na Libertadores. Flamengo e Fluminense, numa prévia da competição internacional, iniciaram o Fla-Flu tão logo foi aberto o balcão de negócios.

O Fluminense foi ao outro lado do mundo buscar o atacante Washington. E, numa viagem mais curta, bastou atravessar o Túnel Santa Bárbara para tirar do Vasco um dos melhores jogadores do Brasileirão, Leandro Amaral, além do argentino Conca. Deu um pulo na sede do Botafogo e fisgou Dodô.

Além de ter se reforçado, de quebra enfraqueceu dois adversários do Estadual. E, como ninguém vive só de fazer gols, o Fluminense reforçou seu setor defensivo com um lateral-esquerdo, Gustavo Nery, ex-Corinthians.

Mesmo com Washington, Dodô e Leandro Amaral, não será fácil fazer gols no Flamengo. O time da Gávea, bem ao estilo de Joel Santana, preferiu mirar em jogadores de contenção. Kléberson, que já estava no clube aquecendo as turbinas, ganhou a companhia de Gavilán, ex-Grêmio, e de alguém que já andara pela Gávea, Jônatas, do Espanyol.

Ao Botafogo, restou buscar na Série B seu principal reforço: o cabeça-de-área Túlio Souza, destaque do Coritiba, campeão da Segundona. Essa é a principal aposta do time que terá também os ‘hermanos’ Ferrero e Escalada, entre nomes sem brilho.

Sem Conca e Leandro Amaral, o Vasco brigou com o Fluminense fora de campo e, se saiu perdedor, não sabe como vencerá a disputa pra valer, a que realmente interessa, dentro das quatro linhas. Repatriou Beto e, talvez para se vingar do goleador Leandro Amaral, ex-cruzmaltino, o clube contratou um goleiro, Tiago. Aos 24 anos, ele se destacou na Série B, por ter feito boas defesas na Portuguesa, e mais que isso: 13 gols, batendo até Rogério Ceni, que só fez 10. Se Tiago é o cara, Romário é o coroa. No dia 29, terá 42 anos. Será técnico e jogador, cara e coroa.

Pequenos estão mais fortes

Nos últimos Estaduais, o Madureira tem lutado de igual para igual com os times grandes. Campeão da Taça Guanabara e vice-campeão estadual em 2006, e vice da Taça Rio no ano passado, o Tricolor suburbano apresenta suas armas: o meia-atacante Thiago Coimbra, filho de Zico, Chrys, filho de Aílton (ex-Fla) e o atacante Creedence.

O técnico Carlos Roberto vai contar também com a volta de Odvan e Paulo César, a zaga titular em 2006. O elenco se completa com o goleiro Giulliano Ciarelli, ex-big brother, e o apoiador mexicano Alonso.

O Duque de Caxias, último a conseguir vaga na competição, aposta tudo no experiente Viola, de 38 anos. “O Viola está empolgado e prometeu que vem para incomodar”, diz o presidente Luiz Carlos Areias.

Já a Cabofriense comemora a volta do goleiro Gatti, destaque do time no Estadual de 2007, e que estava no Cruzeiro.

O Boavista, de Saquarema, contratou 11 jogadores para a competição, destaque para o trio formado pelo zagueiro Hélder, ex-Flamengo, o volante Roberto Lopes e o atacante Faioli, ex-Vasco.

Gazeta Esportiva

Com três de Pedro, Flamengo estréia com goleada sobre Nacional

Piracicaba (SP) - O Flamengo estreou com o pé direito na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite deste sábado, em jogo marcado pela forte chuva que caiu em Piracicaba, o Rubro-Negro goleou o Nacional-AM por 4 a 0, pelo grupo N.\ O Rubro-Negro abriu o marcador com Pedro, logo aos dois minutos do primeiro tempo. E ampliaram aos 38, em belo gol de fora da área de Eric. Na etapa final, o Flamengo fechou a goleada com Pedro, que marcou mais duas vezes, aos 19 e 22 minutos, e termina a rodada entre os artilheiros da Copinha.\

Neste sábado, o grupo N ainda teve a vitória por 2 a 0 do XV de Piracicaba sobre o Ypiranga-AP. Os dois gols dos donos da casa foram marcados no final do primeiro tempo, com Marlon, aos 38, e Cleberson, aos 43, em cobrança de pênalti.

Desta maneira, XV de Piracicaba e Falmengo figuram na ponta do grupo, mas os cariocas levam vantagem no saldo de gols. Ao final de três rodadas, somente o primeiro colocado de cada grupos terá vaga garantida na próxima fase, ao lado dos dez melhores segundos lugares.

Os próximos compromissos dos times do grupo N acontecerão na próxima quarta-feira, todos no Estádio Barão de Serra Nega. Às 18h30, o XV enfrenta o Nacional-AM, e às 20h30 será a vez do Flamengo encarar o Ypiranga-AP.

Obina não se incomoda com concorrência\ Gazeta Press\

Teresópolis (RJ) - Em 2008, o atacante Obina, xodó da torcida rubro-negra, começa a pré-temporada pressionado pelas especulações de que o Flamengo está perto de contratar um atacante para formar dupla com Souza. Mas o centroavante garante não temer pela chegada de mais um concorrente.\ 'Qualquer jogador que vier para o Flamengo será de alto nível. Quem está aqui precisa mostrar sempre que merecer uma chance de ser titular. O Flamengo não vai entrar nas competições apenas para participar. Vamos buscar os títulos e espero poder ajudar mais do que consegui no ano passado. Não tive um 2007 dos melhores, mas agora certamente será melhor' comentou o atacante, que sofreu grave lesão no joelho na última temporada.\

Confronto com Benin - A comissão técnica do Flamengo já agendou um teste para sua equipe, que realiza pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis. No próximo domingo, dia 13, o Rubro-Negro fará um jogo-treino contra a seleção de Benín, país africano que está excursionando pelo Brasil. O Flamengo ainda pode enfrentar um time da Nicarágua, mas o clube carioca ainda não confirmou a data para este outro teste.

Kléber Leite desmente interesse do Fla em Marcos Aurélio\ Gazeta Press\

Teresópolis (RJ) - Depois de anunciar uma série de reforços para outros setores, o Flamengo ainda busca um atacante para fechar seu grupo para 2008. Diante da indefinição quanto aos acertos com Ronaldo e Diego Tardelli, o nome de Marcos Aurélio surgiu como possível reforço para o Rubro-Negro da Gávea. Mas o vice-presidente do clube carioca, Kléber Leite, desmentiu o interesse na contratação do jogador que defendeu o Santos no último Campeonato Brasileiro.\ Contudo, Kléber Leite garantiu que, a partir do início da próxima semana, irá intensificar a luta para fechar com Ronaldo e Diego Tardelli. Já a contratação de Falcão Garcia, cujo interesse foi confirmado na última sexta-feira, dificilmente será concretizada, pois o jogador declarou à imprensa argentina que só pretende trocar o River Plate pelo futebol europeu.\

Enquanto um novo atacante não chega, Joel Santana segue comandando a pré-temporada do Flamengo na Granja Comary, em Teresópolis. Porém, por enquanto, o trabalho do treinador se limita a acompanhar a preparação física. 'Nesta semana e na outra os jogadores estarão entregues ao Ronaldo (preparador-físico Ronaldo Torres). Só então começaremos nosso trabalho', explicou Joel.

Fora das quatro linhas, o Flamengo também não esquece da Copa Libertadores. Na próxima segunda, o clube deve enviar um representante ao Peru, onde irá escolher o local de acomodação para a estréia, dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi

PeléNet

Zagueiro Rodrigo deve participar de estréia do Fla no Estadual

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

O zagueiro Rodrigo tem grandes chances de estrear pelo Flamengo já no primeiro jogo da equipe no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, dia 20, diante do Boavista, no Maracanã. De acordo com o preparador físico rubro-negro, Ronaldo Torres, o defensor não apresenta mais qualquer problema no joelho esquerdo, no qual foi submetido a uma artroscopia há cerca de três meses.

Rodrigo participa do treinamento do Flamengo nesta sexta no CT da Gávea

Ronaldo ressaltou ainda que o jogador, apesar do longo tempo de inatividade, está próximo de alcançar sua forma física ideal. Se em seu primeiro dia de trabalho no clube ele apresentava percentual elevado de gordura (18%), hoje reúne condições bem mais favoráveis.

"O Rodrigo não deve ter problemas para a estréia, não. Clinicamente ele está curado e só falta mesmo apurar a forma. Mas ele já está bem melhor. Atualmente, deve estar com algo em torno de treze por cento de gordura corporal. Mas quero que chegue a onze ou, no máximo, doze por cento", explicou o profissional, acrescentando.

"Ele não está muito distante dos outros atletas. Até mesmo por ter uma genética favorável, vem evoluindo muito bem", afirmou o preparador.

Como ficou longo tempo se recuperando da cirurgia, Rodrigo se apresentou ao Flamengo muito aquém de sua melhor forma. Por isso, o próprio jogador pediu para iniciar a preparação já no dia 26 de dezembro, bem antes do restante do grupo, que voltou aos trabalhos na última quinta-feira, 3 de janeiro.

Obina vê 2008 como o ano de sua volta por cima no Fla

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

A última temporada não foi das melhores para Obina. Após um início de ano promissor no Flamengo, o atacante acabou atrapalhado por sucessivos contratempos, a começar pela séria lesão no joelho esquerdo, que o deixou fora de combate por cerca de cinco meses.

Enquanto ainda se readaptava à intensa rotina de treinos e jogos, o xodó rubro-negro se viu diante de mais um complicado obstáculo: pegou gancho de 120 dias, após acertar uma cotovelada no rosto do zagueiro Índio, do Internacional, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro (derrota por 3 a 0).

Menos mal que o departamento jurídico do Flamengo conseguiu reduzir a punição para cinco partidas, convertendo o restante da pena no pagamento de cestas básicas.

Com a virada de ano, porém, Obina espera virar também sua sorte. Positivista, não quer mais pensar no passado. O artilheiro tem como único foco recuperar sua vaga de titular, que inicialmente pertence a Souza, e desenhar um 2008 inesquecível para sua carreira.

"Que seja diferente. Eu esqueci tudo já e imagino uma temporada bem melhor. Sem contusões ou qualquer outro problema. Sei que não tenho lugar certo no time, mas vou me dedicar para reconquistar meu espaço", projetou o avante, que sonha alto.

"É claro que temos de dar um passo de cada vez, mas, aos poucos, e com muita aplicação chego aos meus objetivos. Quem sabe não consigo ser artilheiro de alguma competição nesse ano? Esse é o pensamento", disse.

Ciente da concorrência e de que ela pode ser ainda maior, já que a diretoria busca um reforço para a linha diferente, Obina reconhece que terá de se desdobrar para se garantir na equipe principal. No entanto, não teme o desafio.

"Alguns jogadores de qualidade podem vir, pois o Flamengo quer trabalhar com atleta de alto nível. Mas cabe a mim provar que estou em um nível elevado. E é o que vou fazer", prometeu.

Dois nomes encabeçam a lista de contratações do clube para o ataque: Ronaldo, do Milan, e Diego Tardelli, do São Paulo.

Flamengo fará jogo-treino contra seleção de Benin

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Como parte da preparação da equipe, a comissão técnica do Flamengo agendou um jogo-treino contra a Seleção de Benin, que enfrentará também o Botafogo. A partida será disputada no próximo dia 13, na Granja Comary, em Teresópolis, onde o Rubro-Negro realiza sua pré-temporada.

Além deste, um outro jogo-treino, contra um time da Nicarágua, pode ser marcado. Contudo, a data do possível duelo ainda não foi definida.

O Flamengo estréia no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro diante do Boavista, no próximo dia 20, no Maracanã. A primeira partida pela Copa Libertadores será realizada dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi-PER, no Peru.

Fla-TV já está no ar

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A Fla-TV está oficialmente à disposição dos rubro-negros. Uma versão inicial do projeto entrou no ar neste sábado e já pode ser conferida no endereço eletrônico www.flatv.com.br.

No portal, serão disponibilizadas aos torcedores imagens exclusivas de treinos, bastidores, concentrações e viagens da equipe. Para acessar o conteúdo, os usuários terão de se cadastrar.

A festa de lançamento da Fla-TV, antes programada para o início de janeiro, irá acontecer no próximo dia 15.

GloboEsporte

Fla vive ansiedade pré-Libertadores

Jogadores não esquecem do torneio sul-americano durante a pré-temporada

Eduardo Peixoto Enviado especial

Obina só pensa no título da Libertadores

O Flamengo estréia no Campeonato Carioca no próximo dia 20 e a primeira partida da Taça Libertadores está marcada somente para o dia 13 de fevereiro. A ordem cronológica, porém, pouco importa para os jogadores do Flamengo. Inconscientemente, eles não tiram o torneio sul-americano da cabeça.

Obina, por exemplo, faz questão de lembrar que fez dois gols na última edição em apenas três jogos. Depois se machucou com gravidade e não participou da eliminação para o Defensor-URU.

- Este ano o objetivo é o título - declara.

O zagueiro Rodrigo está com a competição atravessada na garganta. Tudo porque, em 2004, estava no time de São Paulo que perdeu para o Once Caldas, na Colômbia, e foi eliminado nas semifinais.

- Quero esse título. Cheguei perto em 2004, mas agora espero que a história seja diferente - acredita.

O primeiro adversário na trajetória na Libertadores será o Coronel Bolognesi, do Peru. Na segunda-feira, o coordenador de futebol do Fla, Sérgio Helt, embarca para Tacna para conhecer as instalações da cidade peruana. O outro integrante decidido do Grupo 4 é o Nacional-URU. Wanderers-URU e Cienciano-PER disputam a vaga restante.

Fla TV entra na fase de testes

Site entra no ar em versão experimental. Lançamento deve ser no fim do mês

Eduardo Peixoto Enviado especial

A Fla TV está quase pronta. Neste sábado entrou no ar uma versão inicial do projeto, cujo lançamento oficial está previsto para o fim do mês.

Os torcedores que acessarem ao site terão acesso a imagens dos bastidores do time, como concentrações, preleções e viagens. O acervo de vídeos foi iniciado na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último Campeonato Brasileiro.

Como esta ainda não é a versão final, o Flamengo pede para que os torcedores enviem críticas e sugestões.

A Fla TV é a grande aposta da diretoria para 2008. O vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, calcula uma receita mensal de cerca de R$ 5 milhões

Copinha: Pedro marca três e Fla goleia

Rubro-Negro vence o Nacional-AM por 4 a 0 e já lidera o Grupo N da competição

Paulo Sérgio (esq.) reforça o Fla e comemora com os companheiros

Atual tricampeão carioca da categoria, o Flamengo começou avassalador na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com três gols do atacante Pedro Beda, o Rubro-Negro goleou o Nacional, do Amazonas, por 4 a 0, pela primeira rodada do Grupo N, que tem sede em Piracicaba. Erick Flores completou o placar.

O Fla é comandado por Rogério Lourenço, ex-zagueiro e técnico do time juvenil. O treinador dos juniores, Adílio, e algumas "estrelas", como o atacante Kayke e o volante Vinícius Colombiano, estão de férias e só retornam no Estadual.

Com o resultado os cariocas assumiram a liderança da chave, já que na preliminar, o XV de Piracicaba superou o Ypiranga, do Amapá, por apenas 2 a 0. Na próxima quarta-feira, XV e Nacional se enfrentam às 18h30m, e Flamengo e Ypiranga jogam em seqüência.

Fla marca jogo-treino contra Benin

Atividade acontece no próximo dia 13, na Granja Comary, em Teresópolis

Eduardo Peixoto Enviado especial

Na Granja Comary, os jogadores do Flamengo irão encarar a seleção de Benin

Nem só de atividades físicas e táticas será a estadia do Flamengo em Teresópolis. No próximo dia 13 de janeiro, o time vai realizar um jogo-treino contra a seleção de Benin, na Granja Comary.

O país africano tem cerca de 9 milhões de habitantes e a seleção local tem pouca tradição no futebol. Para dar mais ritmo de jogo aos atletas, a comissão técnica rubro-negra estuda a possibilidade de um outro jogo-treino contra um time da Nicarágua.

O Flamengo está em Teresópolis desde sexta-feira e fica na cidade serrana até o próximo dia 15. Por enquanto, o elenco só trabalhou a parte física. O início das atividades com bola deve ser a próxima quinta-feira. A estréia no Estadual será dia 20, contra o Boavista, no Maracanã.

Fla sonha com o inédito título no Nacional

Destaque da seleção, Marcelinho é a principal esperança do tricampeão carioca

Marcelinho é a maior esperança do Flamengo na luta pelo título nacional

Tricampeão carioca, o Flamengo começa a sonhar neste domingo com o inédito título brasileiro de basquete. E para fazer deste sonho uma realidade, deposita suas esperança em Marcelinho Machado. O time estréia no Nacional Masculino neste domingo, às 13h (de Brasília), contra o Lajeado, que fará sua primeira participação na competição. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV.

O Flamengo participa pela décima terceira vez da competição. As melhores colocações do clube carioca foram os vice-campeonatos de 2000 e 2004. Marcelinho conquistou o título brasileiro pelo Rio de Janeiro, em 2005.

- O Flamengo montou uma equipe bastante competitiva para essa temporada, com o objetivo de conquistar o título. Temos que usar a força da camisa rubro-negra a nosso favor, jogando sempre com muita garra e determinação – diz Marcelinho, ala/armador do Flamengo.

A equipe gaúcha faz sua estréia no Nacional e conta com o apoio da torcida de Lajeado para ser o sexto jogador em quadra. Também estreante na competição, o técnico Clairton Wachhloz, conhecido como Xis, aposta na defesa forte para surpreender os adversários.

- É o nosso primeiro Nacional e queremos começar com o pé direito, dentro da nossa realidade. O objetivo é classificar para os playoffs e para isso reforçamos a equipe – diz o treinador.

Obina: 'Sei que começo como reserva'

Atacante elogia Souza e espera reconquistar espaço no time titular do Flamengo

Eduardo Peixoto Enviado especial

Ibson, Cristian e Obina correm durante o treino do Flamengo em Teresópolis

No canto da torcida, Obina ainda é melhor do que Eto'o. Mas, na escalação de Joel Santana, o atacante ainda está sem espaço no time titular do Flamengo no início de 2008. Ele sabe disso e não constesta.

O baiano foge de qualquer polêmica e elogia Souza. Até o uniforme de treino na pré-temporada é o de número 18.

- Já sabia que começaria como reserva. O Souza terminou o ano muito bem. Aos poucos, posso voltar a ser titular - declara.

Obina teve um início de 2007 empolgante. Foram gols e a confirmação da condição de xodó da torcida. Mas a lesão no joelho em fevereiro deu início a meses de angústia. Quando retornou, ainda fora de forma, agrediu Índio, do Internacional, e pegou mais de 30 dias de suspensão.

- Inicio este ano muito melhor do que terminei 2007. Depois da operação, minha perna esquerda ficou um pouco pesada. Agora já não sinto mais nada - declara

Joel vira 'motivador pessoal' na Granja

Nos treinos físicos, técnico incentiva e brinca com jogadores do Flamengo

Eduardo Peixoto Enviado especial

Joel Santana funciona como motivador no treino do Flamengo

A voz de comando do Flamengo nestes primeiros dias de pré-temporada é do preparador físico Ronaldo Torres. Mas nem por isso Joel Santana abandona os jogadores durante os extenuantes trabalhos na Granja Comary, em Teresópolis.

Lado a lado com os atletas, o "Papai" não perde a oportunidade de incentivá-los, cobrá-los e, principalmente, debochar deles. Tudo no maior bom humor, claro.

Com óculos escuros, ele não arrisca sequer uma corridinha. Mas coitado daquele que pare de se movimentar durante os treinos físicos. Que o diga o zagueiro Nilton.

- Tira esse pé do chão, negão!

Nesta etapa dos trabalhos, nem os goleiros são poupados da correria. E, na visão de Joel, Bruno se saiu bem.

- Boa, Brunão! Vai que a camisa 9 é sua. Está muito bem preparado.

O atacante Obina aprova o jeito participativo de Joel Santana.

- A gente fica feliz por ver que ele está se preocupando. Aplaude, cobra. Ele é muito carinhoso conosco - diz.

Confira algumas frases do "motivador" Joel

- Ih, com essa cara o Papada (Ronaldo Angelim) quer correr mais!

- Vamos, Cristian. Fica botando diamante no corpo todo e aí depois não agüenta correr. Na orelha tem que ser latão

- Vamos, capitão (Fábio Luciano)

- Chegou sobrando, Souza. Com carinha de quem quer mais.

- (Souza e Egídio passam) Essa é a melhor dupla que eu vi.

- Boa, Brunão! Vai que a camisa 9 é sua. Está muito bem preparado.

Lance

Fla goleia na abertura da Copa SP de Juniores

Rubro-Negro derrota Nacional-AM por 4 a 0, com três gols de Pedro Beda

O Flamengo estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior goleando. A equipe comandada por Rogério Lourenço derrotou o Nacional-AM por 4 a 0, com gols três gols de Pedro Beda e um de Erick Flores.

O Flamengo começou com tudo e logo aos dois minutos de jogo abriu o placar com Pedro Beda. Parecia que ia golear, mas inexplicavelmente a equipe parou de jogar e deu espaço para o Nacional, que chegou a dar trabalho ao goleiro Marcelo em dois lances.

O Rubro-Negro ampliou aos 36 com Erick Flores, que marcou um golaço. O apoiador cortou um marcador, passou por outro com um belo drible de letra e soltou a bomba de fora da área.

Com a vantagem no placar, o Flamengo voltou acomodado para o segudo tempo. O Nacional aproveitou e se lançou ao ataque, mas esbarrou na falta de habilidade de seus jogadores.

Quando o Flamengo acordou, goleou. Aos 19, Pedro Beda arriscou de fora da área e marcou um belo gol. Três minutos depois, o atacante marcou seu terceiro gol no jogo, aproveitando rebote da defesa.

O time começou com: Marcelo, Michel Macedo, Lucas Galdino, Fabrício e Jobson; Lenon, Wellington, Erick Flores e Renan Silva; Pedro Beda e Paulo Sérgio.

Jônatas chega com sede de títulos no Flamengo

Jogador falou com LANCE! e diz que só pensa na Libertadores

Rodrigo Benchimol TERESÓPOLIS

Jônatas ainda não foi apresentado oficialmente, mas o LANCE! conseguiu falar com ele. O cabeça-de-área, que deixou o Flamengo logo após levantar o caneco da Copa do Brasil de 2006, está de volta com um objetivo fixo em mente: triunfar na Libertadores deste ano:

– Meu objetivo é ser campeão outra vez aqui. Tinha um sonho de jogar e ganhar uma Libertadores. Estou feliz por fazer isso pelo Fla. Mas, para isso, ele terá de provar em campo por que foi uma das principais contratações deste ano.

Jônatas, que está com 25 anos, terá de brigar por uma vaga no meio-de-campo. Para muitos rubro-negros, ele deve ser titular. Mas o volante sabe que a briga será boa. O setor conta com 12 opções.

– A rapaziada que estava aqui no ano passado fez bonito. Eu tenho de chegar com a mesma pegada, porque vai ter briga – brincou.

No Espanyol, ele atuava como uma espécie de homem de ligação, mas ainda não sabe em que posição será aproveitado. Na Gávea, já atuou nas quatro posições do meio-de-campo.

Com Joel, chegou a ser o primeiro volante, jogando entre os zagueiros, quase como um líbero.

– O esquema na Espanha era bem diferente do nosso e eu jogava mais na frente. Mas não tenho preferência. Vou treinar para jogar. Só não sei em qual posição. Mas o Joel pode responder a essa pergunta – disse o volante, ídolo da torcida rubro-negra, que espera, mais do que tudo, que o sonho do jogador de conquistar a América se transforme em realidade já nesta temporada.

Fla tem opções de sobra para o meio-de-campo

Joel Santana pode contar com 12 jogadores para a posição

Gavilán, Ibson, Jônatas, Cristian, Renato Augusto e Kleberson são algumas das opções para o meio-de-campo (Crédito: Karine Freitas)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO\ Hugo Perruso RIO DE JANEIRO\

O Flamengo iniciou a pré-temporada esta semana e o torcedor ainda não sabe como Joel Santana escalará a equipe. Mas uma coisa é certa: o treinador terá de quebrar a cabeça para montar o meio-de-campo.

No grupo, são 12 jogadores que podem ser utilizados no setor, o que dá a Joel muitas opções. Com esse pensamento, o LANCE! pediu a especialistas para escolherem o meio-de-campo ideal para algumas situações: jogos no Maracanã, na altitude, em alçapões, clássicos e para dar espetáculo. E com tanta variedade de jogadores, foram lembradas cinco formações diferentes.

Apenas duas tiveram os quatro jogadores repetidos. Todos habilidosos, bons no passe, mas que não têm a marcação como ponto forte: Jônatas, Kleberson, Ibson e Renato Augusto. A carência defensiva não impede sua utilização pelo técnico.

Até mesmo os jogadores deram seus palpites. Mas, claro, sem dizer quem deve ser o titular. Cristian, por exemplo, comentou que o Flamengo deve jogar em qualquer lugar da mesma maneira como quando está atuando no Maracanã:

– Devemos atuar com raça e vontade. Mesmo assim, temos de nos preocupar com a marcação. Precisamos valorizar a posse de bola, pois o desgaste é maior e temos jogadores de qualidade para isso.

Já Kleberson preferiu não arriscar sobre esquema e tática. O jogador tem grandes chances de ser titular e comentou apenas sobre a possibilidade de jogar na altitude.

– Não vou me arriscar sobre tática. O grupo não está fechado. Na altitude, todos os brasileiros sofrem e devemos trabalhar com o objetivo de sanar esses problemas – disse.

Enquanto Joel não faz o primeiro coletivo e a escalação não é conhecida, os jogadores saem com o discurso de que ninguém tem vaga garantida. Cristian acredita que todos têm condições e lembra que quem chegou terá de brigar:

– Não há nada previsto no contrato dos jogadores para que sejam titulares ao chegarem ao clube

Fla fará jogo-treino contra Seleção de Benin

Comissão técnica ainda estuda outra partida contra um clube de Nicarágua\ LANCEPRESS!\

A programação da pré-temporada do Flamengo na Granja Comary, em Teresópolis, contará com um jogo-treino contra a Seleção de Benin. A partida contra o país africano será no dia 13.

A comissão técnica rubro-negra ainda estuda a possibilidade de marcar outro jogo-treino, contra um time da Nicarágua, mas a data ainda não está definida.

O Flamengo fará pré-temporada na Granja Comary até o dia 15 de janeiro, quando retorna ao Rio e vai treinar na Gávea até a estréia do Campeonato Carioca, no dia 20, contra o Boavista

Obina fala sobre sua expectativa para este ano

Xodó da torcida rubro-negra espera voltar a marcar gols e ser titular\ LANCEPRESS!\

Obina não terminou 2007 como o esperado. O xodó da torcida rubro-negra encarou uma lesão e uma suspensão no ano passado que acabaram complicando a vida do atacante. Com isso, Souza garantiu seu lugar no time titular. Porém, o Anjo Negro não desanima e diz que vai brigar por seu espaço.

- O Souza terminou o ano jogando bem, mas vou fazer por onde para conquistar meu espaço, sempre respeitando meus companheiros. Para ser titular tem que se dedicar nos treinos e aproveitar as oportunidades durante os jogos - comentou Obina, completando:

- Esse ano estou pensando em gols. Ano passado não fiz muitos. Até minha contusão eu estava indo bem. Depois veio a suspensão e acabou não sendo um dos meus melhores anos. Agora é tratar de trabalhar para tentar colocar o Flamengo no lugar mais alto e, quem sabe, ser artilheiro.

Obina poderá ter a companhia de um jogador que, inclusive, já foi campeão do Mundo com a Seleção. Trata-se de Ronaldo, sonho da diretoria do Flamengo. E o atacante vê com bons olhos a vinda do Fenômeno.

- É importante para equipe ter bons jogadores. Se ele vier será bom demais - finalizou